Nestor de Holanda Cavalcanti Neto.

pedro-ferrer-gravacao-2Nasceu na Vitória de Santo Antão, no ano de 1921. Desde cedo mostrou pendores para as letras. Era neto do Nestor de Holanda Cavalcanti, farmacêutico, estabelecido na atual João Cleofas. Ficou órfão ainda criança. Sua genitora ficou residindo algum tempo na casa dos sogros. Logo partiu para o Recife, levando em sua companhia o casal de filhos. Foram residir na rua do Sossego, bairro da Boa Vista. Mais tarde ele escreveria um romance cognominado: “Sossego, rua da revolução”.

Na capital trabalhou na imprensa, escreveu peças, poesias e compôs inúmeras músicas em parceria com Nelson Ferreira, Levino Ferreira, Luís Gonzaga. Aos 19 anos partiu para o Rio de Janeiro. Sua veia de escritor abriu-lhe as portas de revistas, jornais, rádios, teatros e finalmente TV.

Trabalhou em inúmeros jornais. Foi redator de rádios e TV. Escreveu muitas peças para teatro de revistas e compôs centenas de músicas. Entre seus parceiros citaria: Ary Barroso, Dolores Duran, Lamartine Babo, Ismael Neto, Haroldo Lobo. Suas crônicas prendiam-se muito a fatos ocorridos no Rio de Janeiro e na sua terra natal. Merecidamente ganhou o título de Cidadão do Estado da Guanabara. Nessa época seu livro, “A ignorância ao alcance de todos”, vendeu 120 mil exemplares, valendo-lhe o título de  escritor de maior venda no Brasil, na década de 1960. Nestor morreu jovem, no dia 30 de novembro de 1970, com apenas 49 anos. Jorge Amado, o famoso escritor baiano, resumiu em três linhas a importância, o valor e a originalidade de Nestor de Holanda: “Com Nestor de Holanda estamos longe de todo formalismo sem sentido com que certos escritores buscam esconder a inutilidade de sua voz. Nestor é um homem do seu tempo e do seu povo”.

Recomendo ao leitor seu livro “O decúbito da mulher morta”. História ocorrida na nossa cidade.

Finalizo transcrevendo algumas palavras escritas por Rachel de Queiroz, escritora cearense, primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, por ocasião da sua morte: ““Contista e, acima de tudo, cronista, esse pernambucano de Vitória de Santo Antão assimilou melhor do que ninguém a alma e a graça do carioca, sua irreverência, seu humor desabusado, sua mordente sátira, entremeada de momentos de enternecimento e romantismo. Curioso é que conseguiu figurar assim entre os mais “cariocas” dos cronistas desta cidade do Rio, sem por um instante imolar sua condição de homem vindo do Norte, parte daquela frente migratória anunciada por Manuel Bandeira em “São os do Norte que vêm”. O carioquíssimo “Sargento Iolando” jamais esqueceu ou sonegou o menino de Vitória, suas lembranças, saudades, e pontos de vista. A simbiose de ambos foi o milagre do talento – talento era coisa que não faltava a esse que nós choramos tão cedo, partido muito antes do seu tempo natural, quando ainda teria tanto para dar ao jornalismo, nas letras, na vida.”

Amanhã, às 9 horas, estarei defendendo a cadeira nº 14, na Academia de Letras do Brasil, que tem como patrono Nestor de Holanda Cavalcanti Neto.

tes

Internauta J. S. Machado comenta no blog

Comentário postado na matéria “UM PARTIDO NECESSÁRIO PARA UM NOVO TEMPO“.

Este PSOL não passa de um puxadinho do Partido das Trevas (PT). Formado por uma maioria de intolerantes com os que pensam diferente deles, mas que insistem em rotular os outros de intolerantes. Possuem como referenciais figuras assassinas e sanguinárias, como Che Guevara e Fidel Castro. São simpatizantes do comunismo, regime ditatorial que não deu certo em nenhum país do mundo. Já fui por muitos anos esquerdista, mas após estudar história livre de doutrinações e paixões, me libertei desta alienação nefasta e fanática. Lamento ver tantos jovens sendo abduzidos por este engano da esquerdopatia que passam a se considerar seres intelectuais e politizados.

J. S. Machado

Curso Intensivo de Fotografia para Iniciantes

13641261_1069439736470216_882293644910141750_o

Vamos muito além do nível básico! Curso destinado a aqueles que desejam mergulhar de forma intensa no mundo da fotografia e ir além do clique. Aprenda fotografia com o fotografo premiado pela FEARLESS (Estados Unidos), WPS (Inglaterra), INSPIRATION (Brasil), FINEART (Brasil) e BRIDE (Brasil). Curso destinado a quem deseja aprender fotografia como Hobby ou para quem deseja começar a se profissionalizar, esse é o primeiro passo!

Curso Intensivo de Fotografia para INICIANTES.
12 à 14 de Agosto. VAGAS LIMITADAS.
Aulas em Vitória de Santo Antão – PE.
25 horas/aula (opção 01).
35 horas/aula (opção 02).

INVESTIMENTO:

OPÇÃO 01:
INTENSIVO PARA INICIANTES: PERCEPÇÃO E OLHAR + TÉCNICA (FOTOMETRIA e COMPOSIÇÃO BÁSICA) + PRATICA EXTERNA.
R$ 600,00 ou 3x de 220,00 no cheque ou cartão de crédito.

OPÇÃO 02:
OPÇÃO 01 + AULA EXTRA: COMO FAZER CURADORIA/EDIÇÃO DAS SUAS MELHORES FOTOS (aprenda a escolher suas fotos corretamente) + FLUXO E TRATAMENTO NO ADOBE LIGHTROOM
R$ 900,00 ou 3x de 320,00 no cheque ou cartão de crédito.

Inscrições e mais informações:
contato@arquilespetrus.com.br
81 9 91809377 (ligações ou whats app)

AP2_3941-web copiar

Se for caminhar na Praça da Bela Vista, à noite, NÃO ESQUEÇA DE LEVAR SUA LANTERNA.

sonhar-com-lanterna

Na fria noite de ontem, quarta-feira (06), resolvi dá uma caminhada no Parque Joel Cândido Carneiro, mais conhecido por “Praça da Bela Vista”. Chegando lá, por volta das 20hs, o ambiente que encontrei se assemelhava a uma caverna.  Ainda pensei em desistir da atividade física, mas, encorajado pela proteção do Glorioso Santo Antão, resolvi arriscar.

IMG_9294

Após a primeira volta – das doze que realizei na escuridão – o sentimento de indignação já tomou conta de mim.  Não sei há quanto tempo este absurdo está ocorrendo, isso porque,  das últimas vezes que frequentei o espaço, o fiz durante o dia.

Pois bem, com relação a este parque, num  um determinado período  em que o prefeito Elias Lira estava  precisando aparecer na mídia, o site da prefeitura, entre outras coisas, colocou a  seguinte mensagem:

“O Parque da Bela Vista (Academia das Cidades) foi repensado para promover mais saúde para a população em geral. O espaço possui pista de cooper, campo de areia, quadra de futsal/vôlei/basquete, mesa para jogos de tabuleiro, pista de skate, além de ter recebido, a exemplo da Praça da Matriz, equipamentos do projeto Academia da Terceira Idade (ATI).

Além disso, passou por importantes reformas para se tornar modelo em acessibilidade garantindo a locomoção de idosos e pessoas com deficiência, além de contar com um ambiente para eventos artísticos e culturais”.

FIMG_9292

Na cabeça do prefeito Elias Lira, certamente, deve circular a ideia que os vitorienses devem ser tratados como verdadeiros idiotas, imbecis, babacas e etc. Ora! Se o Parque tem todos os equipamentos para proporcionar inúmeros  benefícios à  população, dia e noite, porque é então que a prefeitura não dispõe de “350 mirreis” para fazer as  devidas reposições de lâmpadas queimadas?

O banheiro masculino do parque, de tão escuro, tá parecendo uma CAFUA. O medo que faz é o camarada entra para urinar e um bicho qualquer dá uma mordida no “bilau” e arrancar um pedaço. Barbosa, chama o dono dessa empresa que tá cuidando da iluminação e dá uma passadinha lá,.no horário da noite pra ver a situação……

IMG_9290

O prefeito Elias Lira chega ao final dos seus oito anos de governo, tal qual o folclórico ex-prefeito José Aglailson chegou, ou seja: CONVERSANDO BESTEIRA NAS PRAÇAS PÚBLICAS. Dias atrás convocou uma dúzia de funcionário da prefeitura e mais meia dúzia de pré-candidato a vereador à marcar presença na Praça Duque de Caxias para apresentar a “solução” para generalizada  escuridão da cidade. Um “pastoril”  danado, para NADA!!!!

Portanto, amigos internautas, esta é atual situação  da Praça da Bela Vista. Por lá, o abandono é visível,  muito diferente da aplicação  dos recursos que a prefeitura dispões e  que são  manipulados pelos nossos gestores……

IMG_9282 IMG_9286

UM PARTIDO NECESSÁRIO PARA UM NOVO TEMPO

13631463_302107253458706_8743782072847502220_n

Quando inauguraremos na política vitoriense um novo tempo? Essa é a pergunta que tem inquietado a mim, a muitos companheiros e a grande parte da população de Vitória de Santo Antão. Apesar de tudo de desastroso e nocivo que possa existir no mundo e em nossa cidade, dos Bolsonaros,Temers, Liras e Queiralvares, é sempre bom lembrar que existem sim alternativas para a construção de uma política diferente, comprometida com a promoção da cidadania e com o princípio democrático de dar voz e vez as pessoas para que elas possam decidir sobre os assuntos que impactam em suas vidas (saúde, educação, transporte, segurança, etc.).

É com esse sentimento que o PSOL, partido nacionalmente e estadualmente fortalecido como alternativa política séria e comprometida deste país, assume em Vitória a tarefa de lutar contra o jeito antigo e ultrapassado de fazer política nessa cidade. Definitivamente, não temos espaço, dentro deste partido, para alianças junto aos poderosos e ao sistema montado para favorecer as castas políticas que já se encontram no poder. Vitória precisa de estratégias que viabilizem a superação desse modelo de cidade que vivenciamos, baseado na falta de transparência pública, no coronelismo, no clientelismo político, na destruição ambiental, no patrimonialismo, no racismo, no machismo e na homofobia.

Para além dessa identidade progressista e republicana que o PSOL assume em Vitória, também possibilitaremos a discussão sobre o papel das mulheres no espaço público e na política. Nós, mulheres, somos ensinadas desde cedo que a política não é lugar para a gente. Isso é nítido na falta de representatividade entre os políticos (homens, brancos, heterossexuais) de Vitória de Santo Antão. Em uma cidade onde homens e coronéis imperam há anos, o PSOL assume a tarefa necessária de dar voz e vez às mulheres. Não podemos mais suportar viver em uma cidade em que somente homens comandam o cenário político (somos governados por um prefeito, 11 vereadores e NENHUMA mulher). Queremos uma Vitória de Santo Antão de direitos, democrática e com vozes femininas. O PSOL entende que o lugar da mulher não é mais o gueto político, mas sim o protagonismo da defesa da democracia partidária e do enfrentamento contra o machismo institucional.

Queremos ouvir as vozes das ruas e das minorias, construindo um novo projeto de política em Vitória, com e para as pessoas. O PSOL deseja se constituir como uma alternativa necessária, diferenciada e combativa em Vitória de Santo Antão. Seguirão conosco os que desejam construir um novo tempo para a cidade. Vitória precisa ser nossa! E quando ela for nossa? Ela será mais democrática, plural e participativa. Ah, e com mulheres na política.

Yarla Alvares – Professora, militante feminista e presidenta do diretório municipal do PSOL/Vitória.

Momento Cultural: OLHOS AZUIS – Por Rejane Dutra Santos

Olhos azuis que olham pra mim, com tanta pureza.
Que brilham, como um brilhante,
cheios de alegria e de vida.
Você menina dos meus olhos.
Você vida da minha vida.
Ser do meu ser.

De olhos azuis, tão ternos e tão meigos.
Posso até compará-los com a beleza do céu ou do mar.
Você minha filha, ainda um bebê,
que fala comigo, numa linguagem sem som, apenas com brilho.

O brilho dos seus olhos.
Anjo de pureza, reflexo de amor.
Meu belo bebê, minha pequenina filha,
Meu anjo, minha alegria.

Rejane Dutra Santos

Vitória de Santo Antão nas Olimpíadas Rio 2016.

Ingressos-olimpiadas-rio-2016-8

Apesar da flagrante incapacidade dos nossos atuais gestores e políticos, por deixarem o evento “único” com a Tocha Olímpica “PULAR” Vitória, saindo de Gravatá direto para Jaboatão, nós, vitorienses devemos realçar que nossa cidade estará bem representada nas Olimpíadas Rio 2016.

12805953_754608101307398_3970493246518236871_n

Os vitorienses José Manuel Santiago da Silva e André de Deus e Melo, respectivamente, Pirrita e André, estarão, na qualidade de árbitros internacionais, atuando como juízes de linha na modalidade esportiva de Badminton. O internauta, naturalmente, deverá, então, perguntar: Pilako, e o que é Badminton?

Segundo definição da Wikipédia:

” O badminton é um jogo de raqueta, que pode ser praticado individualmente ou em pares, sendo disputado num campo por dois ou quatro jogadores, respectivamente. O campo é dividido em duas áreas iguais por uma rede e os jogadores utilizam raqueta para bater o volante entre as duas partes, por cima da rede. O objectivo do jogo é fazer passar o volante por cima da rede respeitando as regras do jogo, fazendo-o tocar no campo do adversário – acção ofensiva – e impedir que o volante toque no seu próprio campo – acção defensiva. O jogo é ganho pelo jogador ou equipa que conseguir vencer dois parciais, e cada parcial é ganho pelo jogador ou equipa que atingir primeiro os 21 pontos, com uma vantagem de 2 pontos. O jogo é dirigido por treze árbitros, sendo um o Árbitro Geral, um Árbitro Principal, um Árbitro de serviço e dez juízes de linha. O campo de jogo de badminton deve ter de comprimento 13,40 metros e deve ter de largura 5,18 metros (jogo singulares) e 6,10 metros (jogo pares)”

maxresdefault

Os vitorienses Pirrita e André são membros da Confederação Brasileira de Badminton. Para divulgar a modalidade na nossa cidade, o amigo Pirrita montou uma “base” no Vitória Park Shopping e tem sido o maior sucesso. Crianças, jovens e adultos, ao serem apresentados ao Badminton, aprovaram a modalidade esportiva. Portanto, se você também quer aprender e praticar um pouco do Badminton gratuitamente, hoje, quarta (06) é o último dia da apresentação, lá no Vitória Park Shopping, das 14 às 20hs.

13579740_480893092101025_1425957261_o 13621400_480893072101027_1646325962_o 13582460_480892982101036_1061587211_o 13632623_480893025434365_41045395_o

Primeira Festa da Saudade com Orquestra Super Oara!!

pastedImage
No primeiro sábado de agosto – dia 06 –  acontecerá no Clube dos Motoristas “ O CISNE” a PRIMEIRA FESTA DA SAUDADE. Como principal atração musical do evento a Banda Super Oara, sob o comando do amigo Elaque Amaral, não deixará ninguém parado.

Portanto, para você que gosta dançar ao som de um bom repertório musical, recomendo reservar uma mesa para curtir, juntamente com familiares e amigos, uma noite dançante e inesquecível.

pastedImage-2

SERVIÇO

Evento: Primeira Festa da Saudade

Local: Clube dos Motoristas “O CISNE”

Data: 06 de Agosto 2016 Valor da mesa com quatro lugares: R$ 180,00

Obs: não haverá venda de senha individua avulsas.

Reservas: e-mail: pilakovb@hotmail.com  – 9.8437.5414 ou 9.9192.5094

EDUCAÇÃO MUSICAL – Abordagem referente a construção da harmonia pelos instrumentos melódicos e harmônicos. (PARTE 2)

20160704_203649Vamos analisar como ficaria na prática, esta execução harmônica simultaneamente: o quarto trombone sopraria o C (grave), o terceiro trombone o E (grave), o segundo trombone o G (médio), e, o primeiro trombone o C (agudo), localizado na terceira posição da vara. Alguns trombones de vara, este C pode ser localizado bem junto da Campânula do instrumento, no entanto, em razão a alguns fatores de fabricação, nem todos  trombones baseiam-se nesta teoria. Pode acontecer do trombonista ao chegar ao palco, e, na hora do show ao afinar com o Teclado, Baixo e Guitarra, o trombonista perceber que está totalmente desafinado e as posições da vara do seu trombone, estarem menores a distância das notas. Então continuando a abordagem da construção da harmonia, enquanto o quarteto de trombones executam os quatros sons simultâneos, um trombonista executaria a escala de Dó Maior ( C ) da seguinte forma:  ( C ) sexta posição, (D) quarta posição, ( E ) segunda posição, ( F ) primeira posição com a vara toda fechada, ( G ) quarta posição, ( A ) segunda posição, ( B ) quarta posição antes  da Campânula do trombone de vara, e o ( C ) oitavado (agudo), na terceira posição.

A finalidade de colocarmos as notas da escala, escrita com Cifras, é justamente para quem não tem o hábito de ler uma peça musical – a partitura – , possa entender como é o procedimento da execução de um instrumento de sopro, executando uma escala, na melodia de uma música, ou, um exercício. Para que haja a escrita musical, é preciso a presença do pentagrama – as cinco linhas paralelas onde são escritas as notas musicais – , no entanto, o objetivo abordado, é apresentarmos as Cifras e seus nomes para uma melhor compreensão. Sabemos que as Cifras, são utilizadas por: Violões, Teclados, Cavaquinhos, Guitarras, Baixos Elétricos, mas não seria possível colocarmos um Pentagrama para trabalharmos as notas musicais e suas localizações, junto com o que estamos escrevendo, ficaria irregular e sem a estética musical, na grafia musical. Esta simbólica abordagem que trabalhamos, nos deixa um momento de reflexão, sobre a construção harmônica e a sua abrangência no campo musical, como também, a sua aplicação individual em cada instrumento musical. O que queremos referente a abordagem apresentada, é simplesmente, que a harmonia tanto no Trombone (sopro), onde utiliza o pentagrama para trabalhar as (07) sete notas musicais e, quanto  o  Teclado onde utiliza as Cifras, para a harmonia e o acompanhamento da música, possam deixar uma base para o enriquecimento do musicista. No caso do Teclado, a melodia vai surgir na voz do cantor, enquanto os acordes (harmonia), nas mãos do tecladista. Quanto ao trombonista, irá soprar e, este sopro será amplificado pelo Trombone até sair pela Campânula na qualidade de som melódico ou harmônico, conforme o momento apresentado e escrito na peça musical, por exemplo: 1, 2, 3 Trombones e o Trombone Baixo.

João Bosco do Carmo

http://lattes.cnpq.br/8222363703321930

E-mail:bcarmo45.bcm@gmail.com

Emendas parlamentar para shows: Com a palavra, o deputado Henrique Queiroz……

show

Segundo informações da imprensa, o Ministério Público de Pernambuco, através da Promotoria de Justiça da Comarca de Olinda, em parceria com a Comissão de Defesa do Patrimônio Público, ingressaram com duas ações civis públicas por atos de improbidade administrativa contra vários deputados estaduais, empresas promotoras de eventos  e ex-diretores da Empetur.

Ainda segundo a imprensa “os réus são acusados de operar, ao longo do ano de 2014, um esquema de contratação direta de shows por dispensa de licitação, com recursos oriundos de emendas parlamentares e sem a observância da Lei de Licitações e Contratos, gerando prejuízos ao erário e afrontando os princípios da administração pública”.

Muito bem, dentre os parlamentares acusados encontra-se um dos deputados que representa nossa Vitória de Santo Antão, Deputado Henrique Queiroz. Aliás, gostaria de dizer que no ano de 2014, tratei, aqui no blog, de questões relativas a shows com as chamadas emendas parlamentares. (veja aqui)

Foto: ALEPE

Foto: ALEPE

De início, ainda segundo a imprensa da Capital, “o MPPE requereu à Justiça, em caráter liminar, o bloqueio de bens e valores em nome dos deputados Augusto César, Clodoaldo Magalhães, Diogo Moraes e João Fernando Coutinho e da HC Produções Artísticas e Eventos, empresa de propriedade de dois filhos e uma ex-assessora do deputado Augusto César”

Entre outras coisas “Os promotores de Justiça também solicitaram, através da ação, a quebra dos sigilos bancário e fiscal de todos os deputados citados, do ex-presidente da Empetur, das empresas com vínculos com parlamentares (WM e HC) e das pessoas físicas sócias das empresas utilizadas para o recebimento dos recursos públicos”. Complementou a matéria da imprensa recifense.

Portanto, como os canais de comunicação tradicionais  da nossa cidade –  rádios e TV de propriedade dos  políticos – costumeiramente,  mostram-se “desatentos”  à essas questões (agenda negativa) os mesmos  não deverão  nem noticiar o assunto, acima aludido.

Fica, desde já,  aqui aberto o espaço para o deputado Henrique Queiroz dá as devidas explicações necessárias aos seus eleitores da Vitória de Santo Antão. Com a palavra, o deputado Henrique Queiroz….

 

Arraiá do Instituto Histórico promove arte, cultura e diversão.

IMG_9222

O presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, professor Pedro Ferrer, transformou as dependências da Casa do Imperador em um grande “Arraiá Junino”. Regados a comida típica e bebidas diversas – ofertados pelos sócios/convidados –  Recital  do Grupo Literatos e  muito forró pé de serra, a “reunião” do domingo (03) foi pra lá de animada.

Pois bem, com a presença de sócios, convidados, imprensa e políticos, aconteceu na manhã do domingo um encontro festivo para comemorar à passagem  do festejo mais celebrado no Nordeste Brasileiro. O Grupo  Literatos, sob a coordenação do professor Rafael, produziu momentos de pura arte. Veja o vídeo:

Um trio de forró pé de serra, tocando os clássicos da nossa música regional, colocou todo mundo para dançar e depois “puxou” o inconfundível ritmo da quadrilha junina, formada de maneira improvisada e animada. Vejam os vídeos:

Disse o internauta: “Em Vitória ainda não saímos da TV a válvula”.

O FUTURO VAI SER DURO!

Caro Pilako em um tempo não tão distante deste que vivemos hoje, Deus nos deu a graça de podermos acompanhar as transformações provindas da evolução tecnológica através do conhecimento dos homens.

Isso é muito bonito, sabermos que todo o empenho e todas as experiências visavam à melhoria para todos. Não tenho muita certeza, mas essas transformações devem ter consumido cerca de 30 a 40 anos no máximo para acontecerem levando em conta minha idade, mas podemos afirmar que o objetivo foi alcançado.

1

Agora em termos de evolução política local e se medirmos o mesmo tempo, peço a você que me diga onde evoluímos, aonde vimos transformação e progresso.

2

Eu tenho certeza que continuamos no tempo da televisão de válvula, quando agente pensa que vai pegar ela apaga, e daí é preciso um tempo enorme para esquentar e é assim que esse time manda na cidade nos últimos 40 anos.

E pensando na televisão do futuro, olha o que o destino nos reserva.

3

Em Vitória ainda não saímos da TV a válvula.

LEITOR DO BLOG

Abandonados nas ruas da cidade…

WP_20160629_21_22_06_Pro

Recebi por email, ontem (03), dois registros fotográficos,  enviado por um amigo e leitor do blog. No e-mail ele diz o seguinte:

“Pilako, segue imagens de animais dormindo nas obras da reforma (parada) da Praça do Jardim Ipiranga,na última terça-feira. Lembrei de tu. Fique à vontade se quiser usa-las”.

Pois bem, ao final dos oito anos da pífia gestão do Governo de Todos, os animais de grande porte não só se alimentam do lixo, colocado pelas donas de casa nas calçadas, como muitos imaginavam. Alguns deles como bem mostra a fotografia, moram literalmente nas vias públicas… Como falei outro di.. O QUE JÁ TÁVA  RUIM, AINDA PODE  PIORAR …

 

WP_20160629_21_22_12_Pro

Orquestra Super Oara e Elaque Amaral comandam a festa.

13578973_990362834417506_91189061_n.png

Estamos na fase de organização e divulgação da Primeira Festa da Saudade. A receptividade das pessoas que curtem este estilo musical, sobretudo dos coroas, está sendo a melhor possível. Com mais de trinta dias para o evento (06-08) já ultrapassamos 50% das mesas  disponíveis à vendas.

Como principal atração musical da noite teremos a Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos, a já bem conhecida dos vitorienses, SUPER OARA. Como nosso parceiro há anos, o amigo Elaque Amaral, hoje, comandante geral da banda, tanto no palco quanto nos negócios, é  um sujeito que podemos dizer, sem sombra de duvida, “SANGUE BOM”. Com formação musical no seio da família,  aos 10 anos, tocando trompete,   se  incorporou  ao grupo musical comandado por seu pai. Ele e o irmão, com 11 anos, faziam uma apresentação à parte nos Shows da Oara. Disse ele brincando: “ainda bem que  naquela época não existia fiscalização do Conselho tutelar”.

13598984_990360814417708_1843435915_n.png

13595532_990363181084138_2043673224_n.pngA primeira apresentação da Orquestra Super Oara, por assim dizer, foi no dia 28 de outubro de 1958, no Esporte Clube Arcoverde. Esta oportunidade surgiu logo após uma apresentação no carnaval arcoverdense, onde a banda municipal tocou pela primeira vez sob a regência do músico Egerton Verçosa do Amaral, que depois veio a ser o Maestro Beto da Super Oara ou mesmo, o Beto do Trombone.

Daí pra frente, como se diz no popular, a OARA “ganhou”, literalmente o Mundo, além de rodar o  Brasil  inteiro, também tocou no Japão, Grécia e França. Também dividiu o palco em noite memorável no Recife, com o arranjador e maestro norte-americano Ray Coniff.

Segundo o amigo Elaque, sua vida sempre foi muito precoce. “Comecei com  papai em 1981,  e fomos  juntos até o ano 2000. Com 21 anos,  já assumi os negócios da banda  e vou continuar  cantando até quando Deus quiser”.

Com relação ao mercado musical para esse estilo (Baile), segundo Elaque, as bandas de forró e os chamados Djs estão invadindo as festas de formaturas, onde antes havia mais espaços para  as músicas tradicionais e românticas.

Mesmo com a Banda OARA completando 58 anos de “vida”, este ano (2016), Elaque diz que o seu repertório musical varia muito,  do local da festa  da faixa etária do público. Nas festas mais populares, disse ele: “evito tocar músicas americanas, procuro evidenciar mais as músicas que estão  na mídia”

13563314_990362964417493_606139759_n.png

Com relação à sua apresentação na Primeira Festa da Saudade, no primeiro sábado (06) de agosto, no Clube dos Motoristas, disse-me ele: “ Pilako, gosto de tocar em Vitória, o pessoal daí gosta festa e de dançar, tanto na rua quanto nos salões. Já conheço bem o estilo do povo de Vitória”

Portanto, para “alimentar a saudade” da Orquestra da Super Oara, enquanto o dia 06 de agosto não chega, veja o vídeo abaixo:

Momento Vitória Park Shopping: Valdir Nagem anuncia abertura do DETRAN para o mês de agosto.

11046457_433342263483370_8442490026010953398_n

Na tarde de ontem (30), por telefone, bati um papo com o amigo Valdir Nagem, proprietário do Vitória Park Shopping. O motivo da minha ligação foi para convida-lo para  participar da Primeira Festa da Saudade, com a Orquestra Super Oara, no Clube dos Motoristas no próximo dia 06 de agosto. Disse-me ele, que eu poderia reservar duas mesas.

Pois bem, em seguida falamos por mais vinte minutos sobre a situação política e econômica  do Brasil. Falamos também sobre os novos negócios que o Vitória Park Shopping está efetivando. Além dos empreendimentos na área dos serviços, como salão de beleza, faculdade e uma loja da operadora Claro, falou-me também, e com bastante  entusiasmo do Posto do DETRAN que entre os próximos dias 15 e 30 de agosto, estará em pleno atendimento no Centro de Compras.

Confirmou Valdir, que na terça da próxima semana, dia 06 de julho, estará com o presidente estadual do órgão, Charles Ribeiro, em Recife para assinar o contrato. Especificamente sobre esta conquista, para a cidade e região, sobretudo para os negócios do Vitória Park Shopping, disse-me Valdir: “Pilako, tenho que agradecer, mais uma vez, a atuação direta do deputado Joaquim Lira por ter conseguido, junto ao presidente do órgão, Charles Ribeiro, a unidade  do DETRAN aqui para o Vitória Park Shopping”.

Concluindo nosso conversa ao celular, até porque quem havia ligado fui eu e a despesa estava correndo por minha conta, convidou-me para na próxima semana aparecer para falarmos sobre outras novidades. Disse-me ele: “não deixe para vir aqui apenas na inauguração do DETRAN”.

Que asfalto é esse meu irmão? Eps ! tem coisa errada nessa parada…

13569959_989813144472475_2140819866_o

Na tarde de ontem (30) fui até o bairro da Bela Vista. Foi a primeira vez que “pisei” no novo asfalto da via conhecida como “subida da Morepe”. Não preciso de muito esforço, ao fechar os olhos, para “enxergar” está  ladeira ainda no barro, ou seja: estrada de terra batida. Por ali, antes mesmo daquele bairro existir – Bela Vista – andei muito de bicicleta. empurrava a bike ladeira acima, para depois, monta-la e “me danar” ladeira abaixo. Veículo por ali, naquela época,  rareava. Mato de um lado e mato do outro, casa por ali, era um “bicho”. Pois bem, digo tudo isso para embasar meu sentimento com cada “quadrado” da minha terra.

Pois bem, eu gostaria de perguntar ao prefeito Elias Lira e também à secretária de finanças da gestão do Governo de Todos – acho que ainda deve ser Ladjane da Silva – se  já foi pago algum dinheiro dos cofres da prefeitura para essa tal  empresa que realizou este asfaltamento?

13555690_989813354472454_385026316_o

Se já não bastasse, no bairro da Bela Vista, ruas estreitadas para se gastar menos com pavimentação (obra próximo ao Depósito do Armazém Veneza) e ruas asfaltada pela metade – próximo ao Restaurante Gamela de Ouro –  será que ainda  termos que engolir, na mesma localidade,  um serviço de péssima qualidade,  no principal acesso de um bairro importante e populoso como a Bela Vista?

Eu nunca vi um serviço de asfaltamento tão “lambrojeiro e fuleiro” como esse asfalto da “Subida da Morepe”. Gostaria de saber,  qual vai ser o funcionário da prefeitura que vai assinar para dá o OK nessa obra, do jeito que está?

13555954_989813601139096_763891834_o

Portanto, se os entendidos da prefeitura não sabiam que ali foi realizado um asfaltamento “Gato por Lebre”, procurem tomar “um chá de bússola para se orientar”, se  ligar nessa parada. “Tem boi na linha e Catarina tá no trem”.

13579942_989813421139114_859717273_o