Como tem andado essa transição?

img_3158

Assim como na maioria dos médios e grandes municípios, nas mais diversas regiões do nosso País, a equipe de transição da gestão que assumirá o comando, nas suas respectivas prefeituras a partir de janeiro de 2017, tem com a instituição Caixa Econômica Federal uma importante parceira.

Na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, Capital da Zona da Mata e destacado município no mapa sócio econômico e geopolítico do Estado de Pernambuco também não  ficou de fora da oportuna parceria. Recentemente, ao circular pelos corredores do Vitória Park Shopping, observei que um espaço para a equipe que representa o prefeito eleito Aglailson Junior  – articulado pela Caixa Econômica Federal – foi preparado. Aliás, não custa nada perguntar: como tem andado essa transição?

Patrimônio Cultural do Brasil: o caboclinho em Vitória armava sua sede no Pátio da Matriz.

A partir da quinta-feira (24) da semana passada O Caboclinho pernambucano passou a ser considerado Patrimônio Cultural do Brasil. O primeiro registro do oficio desta arte nos remete ao ano de 1584, através do  livro “Tratado e Terra da Gente do Brasil” do Padre Fernão Cardim.

Em Pernambuco, de acordo com o Iphan, existem cerca de 70 grupos de Caboclinho. Os elementos que compõe o estilo faz referência direta aos primeiros habitantes (índios) do que veio a ser o Brasil. Na coreografia e nas danças, por exemplo, existem  o pedido de chuva e o preparo para guerra, assim como às comemorações festivas e religiosas.

Na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, o Clube Carnavalesco Caboclinho surgiu em 1907. Curiosamente, na festa  do Rei Momo o grupo armava sua sede ou maloca, como  bem relatou o professor Aragão,  no Pátio da Matriz. Com estacas de madeira coberta com palhas de coqueiro os membros do grupo  utilizavam a mesma como  como uma espécie de apoio, enquanto peregrinavam pelas mais diversas casas,  dos carnavalescos mais bem posicionado financeiramente.

A Praça da Matriz e o Largo da  Praça Duque de Caxias (Antiga Lagoa do Barro) e mais adiante as praças centrais do bairro do Livramento sempre foram os principais locais de manifestações carnavalescas da Vitória de Santo Antão, como fica claro,  no exemplo do Clube de Caboclinho. Infelizmente a gestão do Governo de Todos, através da secretária de turismo, sob a coordenação do Paulo Roberto, passou oito anos conduzindo equivocadamente a festa mais popular da República da Cachaça ao, entre outros erros,  tentar desativa – a ferro e a fogo –  os mais tradicionais focos da folia antonense.

Vitória Park Shopping em ritmo de Black Friday.

6ff6187f-f3d1-40c4-919f-e9c1f2a04d2d

Desde a sexta (25) o Vitória Park Shopping, em função da midiática promoção Black Friday, também teve um aumento considerável no fluxo de pessoas, em busca dos atrativos descontos nas mais diversas lojas do centro de compras.

43cf3fc3-a0c4-4230-bc10-9b5140dcae34

Por lá,  algumas lojas praticaram descontos de até 70%. Mas de trinta lojas investiram nas promoções para tentar atrair mais  consumidores. Assim como na maioria dos shoppings em todo País o peso maior  nas vendas ficaram por conta dos produtos eletro eletrônicos.

332f27b0-098c-4d5c-8398-430919711897

Motoqueiro: “só ando avexado, mesmo quando não estou com pressa”.

No início da tarde do sábado (26) nossas lentes registraram um “reboque aventureiro”, na Avenida Henrique de Holanda, próximo ao DETRAN. A maioria dos condutores das motocicletas populares em todo País e muito particularmente na nossa Vitória de Santo Antão, se acostumaram a guiar em ritmo de aventura. Certa vez disse-me um amigo que pilota moto, há mais de uma década: “Pilako,  só ando avexado, mesmo quando não estou com pressa.  Fico arretado quando sou obrigado a parar a moto  no meio do trajeto. Vou logo lhe dizendo: motoqueiro que vive colocando  o pé no chão é um otário, é um babaca”. Após essa declaração mandei-o fazer logo um plano na mortuária. Veja o vídeo:

Festival de Tortas: ” VAI TER FESTA. A GENTE TÁ NA LUTA”

img_3161
Há pouco mais de um mês registrei que um grupo de estudantes da nossa cidade havia organizado um movimento comercial, na Avenida Mariana Amália, com a intenção de arrecadar dinheiro para promover a festa de formatura.

img_3167
Pois bem após outras iniciativas –  com a mesma finalidade – encontrei o referido grupo na  noite do sábado (26) promovendo uma espécie de “festival de Tortas”, desta vez no Pátio da Matriz.  Para animar a “promoção e chamar a freguesia” o pessoal improvisou um espetáculo musical que teve como atração algumas garotas do próprio grupo. Veja os vídeos:

Procissão de Nossa Senhora do Livramento.

proci
Na noite de ontem (27) registramos no Pátio da Matriz a passagem da Procissão com imagem de Nossa Senhora do Livramento. O evento religioso foi o ponto alto do fechamento da rica  programação 104ª “Festa da Igreja do Livramento”, como é mais conhecida. Veja o vídeo:

Após a Solene Celebração Eucarística que teve como celebrante o D. Antônio Fernando  Saburido – Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife – os fies caminharam ao lado do pároco André Martins e do Arcebispo pelas principais ruas da cidade.

É oportuno registrar que a vida religiosa do hoje Arcebispo Metropolitano – D. Fernando Saburido – teve inicio na Igreja Nossa Senhora do  Livramento, aqui em na nossa Vitória de Santo Antão, conforme registro fotográfico, abaixo.

Foto: arquivo pessoal de Socorro Breckenfeld

Na foto: Zé Luiz, Evaldo, Ailton, Reinaldo, Arnóbio, Maurício Brayner, Valter, Alfredo Câmara, Severino Rufino, Francisco de Assis, Antônio Fernando Saburido, Carlos Breckenfeld, Severino Santana, João Santana e Wellington.

“Encontro das Amigas da Vitória terá espaço na Revista Movimento”. Disse o publicitário Arijaldo Carvalho.

img_3178
O 4º Encontro das Amigas da Vitória, ocorrido no Clube Abanadores “O Leão” no último sábado de setembro (24), será fruto de matéria na conceituada Revista Movimento,  cujo diretor presidente é o festeiro e contemporâneo dos promotores e participantes do referido evento, Arijaldo Carvalho.

Recentemente falou-me o amigo Arijaldo: “Pilako, eu não conhecia essa festa. Rapaz, muita boa. Não perco mais”. Pois bem, no último sábado (26) enviei à redação da Revista Movimento  um farto material (histórico, fotos e vídeos ) realçando desde à ideia primária do evento até a sua última edição. Pelo talento que possui e pela capacidade de  comunicação, o vitoriense Arijaldo Carvalho será, doravante, mais um  importante elo dessa salutar iniciativa  que atende pelo nome de “Encontro das Amigas da Vitória”.

Prefeito Elias Lira “convoca” ambulantes para invadir calçadas no Centro Comercial da Vitória.

img_3118-logo

Durante a campanha municipal de 2008 o então deputado Elias Lira consorciado com o também deputado Henrique Queiroz, alardearam nos quatro cantos da cidade que, caso ganhassem a disputa, promoveriam uma “cidade bem administrada”.

No transcurso dos quatro anos do mandato, basicamente empregaram os parentes na prefeitura, acomodaram os seus respectivos cabos eleitorais e foram “empurrando os problemas mais urgentes com a barriga”, uma vez que faltava argumento ao seu principal opositor para questiona-lo sobre os mesmos (problemas), num provável novo confronto eleitoral, mais adiante.  Na campanha de 2012 o mantra desenvolvido por Elas Lira foi: “o que tá bom, vai ficar melhor”.

Reeleito, em 2013, o prefeito Elias Lira começou seu quarto mandato como prefeito da Vitória. Na partida  “contratou” a Rede Globo de Televisão para fazer uma reportagem  falando  mal dos ambulantes que ocupavam as calçadas do Centro Comercial  como  também para chancelar que o trânsito local era uma verdadeira  bagunça. Aliás, por mim já catalogado como uma espécie de trânsito “salve-se quem puder”.  Em seguida,  criou uma agência de trânsito e emitiu a seguinte nota:

Atenção vitória! Atenção vitorienses!  

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão comunica aos criadores de animais que, a partir do dia 01 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos adotará todas as medidas cabíveis para apreensão de animais que estiverem soltos nas ruas, avenidas e praças da cidade. 

A prefeitura comunica também aos comerciantes ambulantes, que deverão retirar suas barracas, carros de mão, painéis e cavaletes que se encontram nas calçadas da Avenida Mariana Amália e demais áreas do centro da cidade, obstruindo a passagem de pedestres e contrariando o que dispõe os artigos 85 e 86 do Código de Postura do Município, que garantem a ordem, a segurança, o livre trânsito e bem estar dos transeuntes. 

As medidas serão tomadas a partir de 01 de fevereiro deste ano, decorrente da necessidade de ordenamento das vias urbanas, em especial pela preservação das condições de higiene e saúde pública, atendendo apelos da população e autoridades constituídas. 

A Prefeitura da Vitória agradece, desde já, pela atenção, colaboração e compreensão de todos os ambulantes e criadores de animais. 

Evite constrangimento. Mantenha sua cidade limpa. 

Prefeitura da Vitória de Santo Antão

 

Com relação aos animais soltos nas ruas, avenidas e praças que  a gestão do Governo de Todos prometeu apreender e resolver, vale salientar:  FOI UM FRACASSO TOTAL. Já com relação ao comercio ambulante, exercido nas calçadas do Centro, parcialmente, a bronca foi resolvido.

A operação denominada de “Novo Centro”, segundo informação do site da própria prefeitura, à época, contou com “um total de 60 profissionais”. Na ocasião, sobre o referido projeto,  disse o diretor da AGTRAN, Hildebrando Lima: “o trabalho está no caminho certo e o vitoriense vai aos poucos se acostumando com esse novo modelo de gestão”.

Foto: Reprodução/Site da Prefeitura Municipal de Vitória

Foto: Reprodução/Site da Prefeitura Municipal de Vitória

Muito bem, sem querer entrar na recente disputa eleitoral municipal, neste momento, apenas farei referência à situação em que se encontram,  novamente, as calçadas das ruas do nosso Centro Comercial. Vale a pena lembrar que um pouco antes e muito fortemente após o pleito eleitoral do dia 02 de outubro (2016),  os ambulantes voltaram para as mesmas calçadas, desta vez,  “com força total”.

Foto: Reprodução/Site da Prefeitura Municipal de Vitória

Foto: Reprodução/Site da Prefeitura Municipal de Vitória

O curioso disso tudo é que ainda estamos sob o comando da mesma administração onde os atuais secretários disseram, lá no inicio da gestão (2013), que precisavam “devolver as calçadas aos pedestres e ordenar o comércio ambulante”. Pergunto ,  então: em qual dos dois houve mudança, na necessidade dos pedestres ou  no interesse dos gestores?

Implicitamente, contudo, o abandono total  do controle do comércio ambulante no Centro, entre tantas outras operações, é mais uma “bola quadrada” que o prefeito Elias Lira deixa de herança maldita  para o seu sucessor, prefeito eleito Aglailson Junior.

elias-e-agla

Algumas pessoas incrédulas (aparentemente) estão falando desse lado macabro do prefeito Elis Lira, que elas  apenas ouviam falar,  mas não acreditavam. Uns até me confessaram: “Pilako, quando tu colocava matérias no blog falando de algumas coisas sobre Seu Elias, eu não gostava, mas hoje sou obrigada a dizer que eu é que estava enganada”.

Portanto, eis aí, alguns registros que devem ser levados em consideração pelos escritores da história da Vitória de Santo Antão, iniciada brilhantemente pelo professor Aragão e que vem sendo alimentada e continuada  por outros também ilustres escritores antonenses.

Trabalho e exploração infantil na Vitória de Santo Antão !!

img_3141

Recentemente li uma matéria no Diário de Pernambuco que teve por objetivo realçar alguns números e algumas causas do trabalho infantil no Brasil. Segundo dados do PNAD (2014) mais 3,3 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, estão em situação de trabalho infantil.

Falar de “exploração” do trabalho infantil num pais como o nosso, sobretudo da região na qual estamos inseridos (Nordeste) é sempre um tema muito delicado. Uma coisa são as leis e os programas que são apresentados, na prática sabemos que as coisas ficam muito aquém do minimamente do razoável.

Existe uma “linha muito sensível” para ser observada. Onde começa o abuso dos pais, em fazer com que seus filhos trabalhem precocemente, muitas das vezes em atividades desenvolvidas para o sustento da própria família,  e  em que ponto termina sua responsabilidade de criar seus filhos,  com direito a brincar e conviver com outras crianças na comunidade cujo estado mantém-se totalmente ausente  e que o chefe do tráfico de droga é o sujeito que cria e executa as Leis  vigentes?  A discussão é muito ampla.

Na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, para observar crianças trabalhando não precisa de nenhuma operação especial: basta caminhar na feira livre, principalmente aos sábados. O problema,  imagino, não é detectar e constatar que existe  criança  trabalhando, o “X” da questão é saber o que o governo propõe e assegura para que a mesma possa viver condignamente com atividades alusivas ao seu tempo etário. Todos os pais, indiscutivelmente, querem o melhor para seus filhos. O problema, contudo, está justamente entre o querer e o poder.

Ainda segundo a matéria do Diário de Pernambuco, dos 184 prefeitos eleitos em Pernambuco em 2016, somente 33 assinaram o compromisso com a Fundação Abrinq – Organização que tem como  objetivo mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência. Até o presente momento, o prefeito eleito da nossa cidade, Aglailson Junior, não firmou parceria com a referida fundação.

A BLACK FRIDAY VITORIENSE!!

Em função da badalada e propagada BLACK FRIDAY o nosso Centro Comercial, hoje (25), amanheceu agitado. Nas mais diversas ruas centrais os consumidores caminhavam freneticamente em busca dos prometidos descontos e das tão sonhadas promoções. Durante todo dia, as lojas permaneceram com um movimento muito acima do normal.

img_3139

Não obstante o referido evento comercial ser uma coisa nova para a “cultura brasileira” – a primeira edição no País só ocorreu no dia 28 de novembro de 2010 – não seria nenhum absurdo dizer que, em função da grande exposição midiática, a BLACK FRIDAY já marca, definitivamente, o calendário comercial nacional como o  inicio da temporada das compras para o  Natal.

Criada nos EUA, precisamente no estado da Filadélfia, no início dos anos 90 o evento comercial teve como objetivo estimular o consumo varejista. O evento ocorre na primeira sexta feira do mês de novembro em função do feriado nacional norte americano do “Dia de Ação de Graça”, instituído pelo então presidente Abraham Lincoln, em 1863, que ocorre sempre na quarta quinta feira de mês de novembro.

img_3135

Em função da sua liderança regional, sobretudo no comércio, nossa cidade, Vitória de Santo Antão,  ganha com esse evento que, a partir dos EUA, já influencia na atividade econômica de outros países,  além do nosso, claro.  Neste momento de acentuada desaceleração na atividade comercial varejista brasileira a BLACK FRIDAY cumpri a função de injetar ânimo nas “veias do consumidor”.

Apelidos Vitorienses: PITUCA.

img_3007

Dando continuidade à nossa coluna, Apelidos Vitorienses, que tem por objetivo evidenciar os conterrâneos que são mais conhecidos pelo apelido do que pelo próprio nome, hoje, revelaremos a história do senhor Rinaldo José de Souza.

Contou-nos o senhor Rinaldo José de Souza que desde criança é chamado pelo nome social. Segundo ele, inicialmente, também foi chamado por “PITOCO”, mas prevaleceu o “PITUCA”. A origem do seu apelido,  Rinaldo atribui ao seu avô “Santinho”.

Também revelou Rinaldo que mesmo nos tempos de escola, assim como hoje, ele preferia ser tratado pela alcunha. Quando uma professora, na hora da chamada, citava seu nome de batismo – Rinaldo – ele reclamava e ameaçava não responder, caso não fosse identificado pelo apelido: “PITUCA”.

O tempo passou e o amigo Rinaldo José de Souza “batizou” sua empresa com o seu apelido: PITUCA VARIEDADES. Portanto, eis ai, mais um vitoriense que é mais conhecido em toda cidade pelo apelido do que pelo próprio nome. Veja o vídeo:

“O Dia Mundial em Memória às Vitimas do Trânsito”: falta seriedade nos governantes.

Mais uma vez o assunto passou longe das discussões. Desde 2005 o terceiro domingo de novembro é dedicado aos que já morreram, e deveria ser também uma ótima oportunidade para se pensar em soluções para evitar que os vivos de hoje não sejam os mortos do amanhã, nessa verdadeira guerra viária.

No Mundo, segundo dados da OMS, morrem 1,3 milhões por ano. No nosso Brasil, conforme a ONVS – Observatório Nacional de Segurança Viária – foram 43.780 vitimas ( 2014), levando-se em conta que o registro estaria sub-notificado. O custo governamental com mortes e mutilações no trânsito brasileiro, apenas no ano de 2014, ultrapassou os 55 bilhões de reais. Informações oficiais revelam que A CADA MINUTO uma pessoa fica sequelada permanentemente no trânsito brasileiro.

Pois bem, na qualidade de sujeito “curioso” sobre o trânsito realço estes números motivado basicamente por dois fatos: primeiro pela tremenda incoerência administrativa governamental que prefere penalizar o cidadão sistematicamente –  elevando o valor das multas de trânsito, por exemplo – ao invés de procurar educar o condutor de veiculo.

Foto ilustrativa

Foto ilustrativa

O segundo fato, contudo, ocorreu na noite de ontem (23). Ao trafegar pela movimentada Avenida Henrique de Holanda e ser obrigado a parar no semáforo, observei que uma mota trafegava com quatro pessoas. Dois adultos e duas crianças. Os adultos – um homem e uma mulher – teoricamente seriam os pais das crianças, que aparentavam ter entre 3 e 5 anos.

Por alguns instantes, pensei: se os pais dessas crianças fossem abordados por uma fiscalização séria e lhes fossem dada a oportunidade de fazer uma opção de não pagar as multas, decorrente do grave delito por eles flagrantemente praticado, em troca de uma penalidade pedagógica cuja função fosse mostrar em algumas horas aulas, vídeos e explicações teóricas e práticas dos riscos que eles estavam expondo seus filhos (inocentes), com toda certeza esses pais nunca mais cometeriam estes mesmos  erros e ainda seriam, com toda certeza,  potências multiplicadores  e disseminadores de novas práticas no trânsito.

Neste ínterim, o sinal ficou verde, os apressados começaram acionar suas buzinas e os motoqueiros saíram desembestados,  como sempre,  inclusive o pai das crianças que junto com a mãe poderiam, hoje,  estar chorando a morte ou a mutilação dos seus amados filhotes.

Nova gestão municipal: MESMICE OU PROATIVA?


Em função das minhas insistentes cobranças, no que diz respeito à fiscalização e recolhimento dos animais de grande porte que circulam livremente pelas ruas dos mais diversos bairros da cidade, assim como pelo Centro Comercial e até pelo privilegiado Pátio da Matriz – primeiro espaço de habitação da nossa polis – recebi, não sei de quem,  uma simpática  “homenagem”, que circulou  pelas redes social: “queremos Pilako no Globo Rural”.

Brincadeiras à parte, o fato é que tal desleixo administrativo, promovido pela gestão municipal  de plantão –  já  que lhe é de oficio, entre outras coisas, zelar e cuidar pela saúde coletiva na sua circunscrição territorial – tem acarretado inúmeros problemas, sobretudo à população de baixa renda. Vez por outra, nas minhas postagens, aqui no nosso jornal eletrônico realço que o atual problema – BICHOS NAS RUAS –  nos remete ao século XIX.

Pois bem, por ocasião das comemorações do sesquicentenário da imprensa Antonense, circulou uma edição especial do jornal “O LIDADOR” que em uma das suas páginas – Fatos e Curiosidades – republicou a seguinte notícia:

img_3123

Logicamente que hoje – na aurora do século XXI – dispomos de mecanismos menos ortodoxos, mas infelizmente continuamos a conviver com o mesmo problema dos nossos antepassados. Aliás, em algumas cidades brasileiras a prefeitura local,  através de gestões sérias e comprometidas, já se utilizam de chips para identificar e rastrear animais  “fujões” e penalizar seus proprietários irresponsáveis com os rigores da Lei vigente.

Portanto, nossa cidade –  na privilegiada condição de Capital da Zona da Mata –  não pode conviver mais com esse tipo de problema,  se utilizando dos mesmos métodos ineficazes adotado pelo atual governo,  que  aliás já dobrou a última esquina. À nova gestão  que assumirá, a partir de janeiro de 2017, caberá decidir em qual dos  dois caminhos seguirá: o da medíocre mesmice ou da proatividade.

Vitória de Santo Antão: Três deputados e silêncio absoluto!!!

Na condição de governador de Pernambuco, Eduardo Campos, implantou o Pacto Pela Vida. Enquanto esteve sentado na cadeira mais importante do Palácio do Campo das Princesas, conseguiu dividir com a sociedade os frutos colhidos pelo exitoso programa pacificador. Na qualidade de pensador e “trator” político era sabedor que para se apresentar ao País, como alternativa de poder,  apenas ser neto de Arraes e portador de um bonito par de olhos azuis, não seria o bastante. Reeleito folgadamente virou “dono” da província, ao ponto de tirar da cartola dois postes para disputar e ganhar os dois cargos do poder executivo mais importante do estado. Mas o destino lhe foi cruel.

O prefeito Geraldo Júlio, politicamente falando, já cumpriu a sua parte. Foi reeleito e tem um mandato para “chamar de seu”. Já com relação ao governador Paulo Câmara – pelo andor da carruagem – começa demonstrar que o mandato, “ganho de presente”, começa ficar pesado para suas posses  e capacidade política administrativa.

Para ficar apenas no campo da segurança, nesses últimos meses, estamos assistindo uma sequencia de explosão de caixas eletrônicos nunca antes imaginável. Basta dizer que em locais públicos e privados, como estações  de metrô e postos de gasolina, estão  se abrindo mão dos equipamentos,  temendo serem as próximas vitimas.

Ainda dentro do mesmo tema, definitivamente, os presídios e as casas destinadas à recuperação de menores, no nosso Estado, através das redes sociais e reportagens televisivas com amplo conhecimento nacional, viraram verdadeiras “terras de ninguém”. Tudo isso, sob a batuta do governo Paulo Câmara.

Os homicídios em Pernambuco estão matando mais que  nos países em guerra. Para se ter uma ideia da tragédia social, no último final de semana (18, 19 e 20) foram 20 mortes na Região Metropolitana e 31 no interior do Estado. A nossa cidade, Vitória de Santo Antão, infelizmente, continua alimentando esta trágica estatística.

deputados

Portanto, governador Paulo Câmara, a violência em Pernambuco não é um caso pontual ou episódico. Não se trata de uma onda. É, de fato, a ausência de firmeza e políticas públicas estratégicas. Ao que parece, este será um dos legados negativo que deixará o atual governador à sociedade pernambucana. No meio dessa guerra civil, os três deputados vitorienses, para não melindrar o seu líder político, preferem calar e ficar do lado da violência. Tudo isso é lamentável!

Apelidos Vitorienses: PIRRAIA DO FEIJÃO

img_3019

Dando continuidade à coluna Apelidos Vitorienses, onde procuramos evidenciar os conterrâneos que são mais conhecidos pelo apelido do que o próprio nome, hoje, revelaremos o motivo pelo qual o senhor Severino João do Nascimento recebeu a simpática alcunha  de “Pirraia do Feijão”.

Contou-nos o senhor Severino João do Nascimento que desde muito pequeno foi obrigado a “viver no mundo para ajudar em casa”. Certa vez, disse ele, que o motorista de um comerciante de farinha que se chamava “Sibio”, ao vê-lo,  muito pequeno, negociando em um banco de feira, perguntou se ele tinha pai e mãe.

Nesta ocasião, contudo, ainda pelo fato do senhor Severino do Nascimento não demonstrar ter forças para sequer colocar uma saca de feijão em cima de estrado de madeira, o mesmo homem começou a chamo-lo de “Pirrainha do Feijão”.

Pois bem, o tempo passou e os negócios do senhor Severino João do Nascimento só fizeram aumentar. “Com as Graças de Deus”, como ele mesmo gosta de enfatizar, além de haver se tornado um forte comerciante de feijão também ascendeu ao cargo de verdadeiro representante do povo, na vizinha cidade de Pombos ao ser eleito vereador, por mais de uma vez,  com o nome de “Pirraia do Feijão”.

Sendo assim, catalogamos o senhor Severino João do Nascimento como mais um  vitoriense que é mais conhecido pelo apelido do que pelo próprio nome. Veja o vídeo:

O Vitória Poker Clube é uma referência na modalidade em Pernambuco.

img_3117

O caderno de Esportes do Jornal do Commercio do último domingo (20) publicou uma matéria cujo título foi: O AZAR ESTÁ FORA DA MESA. A matéria, entre outras coisas, revela uma nova face do já conhecido pôquer. “Um jogo em que a sorte é quase como uma carta fora do baralho e o principal oponente ainda é mesmo o preconceito”. Escreveu o jornalista Leonardo Vasconcelos.

Pois bem, sem querer entrar na polêmica, recentemente (2010),  o pôquer foi reconhecido pela IMSA – Associação Internacional de Esporte da Mente – como um “Esporte da Mente”. Em 2012, o Ministério dos Esportes reconheceu como entidade esportiva a Confederação Brasileira de Texas Hold  – estilo de pôquer mais conhecido no Mundo.

Após sair da “clandestinidade”, por assim dizer, já que o mesmo era considerado “jogo de azar”, pela legislação brasileira, hoje a modalidade vem conquistando novos adeptos. Em Pernambuco, por exemplo, nossa cidade, Vitória de Santo Antão, aparece como uma das forças do esporte no interior.

O Vitória Poker Clube funciona na Rua Melo Verçosa – no prédio onde funcionou o Restaurante Sobradinho. Portanto, para você que ainda achava que a modalidade (pôquer) vivia na clandestinidade, hoje, a mesma está equiparada ao Jogo de Dama e Xadrez.

Tiro de Guerra vitoriense promove Cerimônia Militar.

img_3039

Na noite do sábado (19) o nosso Tiro de Guerra promoveu na quadra da Universidade Federal, localizada no Alto do Reservatório, uma Cerimônia Militar, que teve como objetivos comemorar o Dia da Bandeira Nacional e o encerramento da instrução, referente ao ano de 2016.

O evento contou com a participação de autoridades militares, representante dos Poderes Executivo e Legislativo local, representação de instituições civil e militar, assim como familiares e amigos dos atiradores.

Dentro do planejado, os atiradores cantaram o Hino da Bandeira, fizeram o tradicional juramento à Bandeira e também desfilaram em continência à Bandeira. Veja os vídeos:

Entre outros, usaram da palavra no evento alguns  atiradores, os instrutores do Tiro de Guerra e autoridades civil e militar. Veja os vídeos:

O  Tiro de Guerra vitoriense, devemos ressaltar, configura-se entre as poucas instituições  centenária (106 anos) da nossa cidade que estão em plena atividade e que vem cumprindo fielmente os objetivos pelos quais foi criada. Ao final do evento, oportunamente, entrevistamos o Subtenente Mizael e o Sargento Sidiclei, ambos instrutores do Tiro 07-004. Veja o vídeo:

Na qualidade de Atirador da reserva do nosso Tiro de Guerra, para parabenizo os comandantes e também os atiradores da turma de 2016 por mais uma missão cumprida.

img_3029 img_3042 img_3047 img_3064 img_3067

Comemoração de mais um aniversário do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória.

img_3072

O Instituto Histórico e Geográfico tem motivos de sobra para festejar. No dia 3 de dezembro reunirá seus amigos e sócios para comemorarem:

– aniversário de fundação;

– tomada de posse da diretoria recém eleita;

– lançamento da revista comemorativa aos 65 anos de sua fundação.

Com tantos motivos a festejar, a festa só poderia acontecer em um ambiente lindo e atraente. Portanto, meus amigos, no dia 3 de dezembro, às 19 horas, o Instituto conta com sua nobre presença na Pizzaria Grill, próxima ao Silogeu professor José Aragão.

Será uma maravilhosa festa. A adesão custa R$ 35,00 por pessoa e dá direito às iguarias (queijos, saladas, salames, azeitonas, fatias crocantes de massa de pizza, iscas de peixe, iscas de frango, carne ao molho madeira), sucos, refrigerantes e água.

Pois bem, com a data da festa comemorativa  marcada para o dia 03 de dezembro, na noite do último sábado (19 de novembro), por ocasião de  um casual  encontro com o professor Pedro Ferrer, na Praça Dom Luiz de Brito, brindamos os 66 anos de fundação do maior projeto cultural da Vitória de todos os tempos. Mas, indiscutivelmente, a celebração oficial será no dia 03 de dezembro, onde todos, desde já,  estão convidados. Veja o vídeo:

Roda de capoeira no Pátio da Matriz.

img_3077

Oficializado através da Lei 10.639, em 2003, a data 20 de novembro ficou marcada no calendário nacional como o Dia da Consciência Negra que, entre outras coisas, tem como objetivo chamar a população à reflexão e à discussão sobre a igualdade de oportunidades das pessoas, no nosso contexto socioeconômico. Vale salientar o simbolismo do dia 20 de novembro, pois é uma referência direta ao dia em que morreu o escrevo líder, Zumbi dos Palmares.

Pois bem, na tarde ontem (20) registramos no Pátio da Matriz uma roda de capoeira. É oportuno dizer que a capoeira é uma representação das mais expressivas  dos nossos irmãos  afrodescendentes e catalogada pelo IPHAM, desde 2008,  como bem cultural. Apesar do nosso Brasil haver sido o último País das Américas a abolir a escravidão,  estamos caminhando para um novo tempo, mesmo que a passos lentos. Veja o vídeo:

Procissão: Rota 300 anos de Aparecida.

img_3087

Cumprindo o planejado do vicariato da Arquidiocese de Olinda e Recife – de visitar 121 paróquias –  registramos, na noite de ontem (20), a passagem da imagem de Nossa Senhora Aparecida pelo Pátio da Matriz. O evento religioso –  A Rota 300 anos de Aparecida –  está sendo articulado por meio da Coordenação do Santuário Nacional em diálogo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Veja o vídeo: