“As Virgens da Vitória”: Denilson confirma a presença no carnaval 2018!

Em recente encontro com o amigo presidente da Agremiação Carnavalesca “As Virgens da Vitória”, Denilson Canejo, gravamos um vídeo no qual ele confirmou a participação da agremiação mais irreverente da cidade, no carnaval 2018.

Depois de algumas dificuldades estruturais, que ameaçou o desfile, Denilson nos confidenciou que recebeu um “reforço” dos antigos e novos parceiros que lhe deu condição, inclusive, de baratear o valor do kit e do crachá, para os que desfilam fantasiados.

O bloco “As Virgens da Vitória” fará sua concentração na Matriz, no sábado antes do carnaval (03-02). De cima do trio a eletrizante artista vitoriense, Joelma Mota não deixará ninguém parado. Garantiu Denilson.

Portanto, eis aí, uma boa notícia para o nosso carnaval. Os kits e os crachás estão custando R$ 20,00 e já podem ser adquiridos com os vendedores autorizados – Olímpia, Pedro Silva e Marluce (Duque de Caxias). Veja o vídeo:

“Primeiro Concurso de Adereço de Cabeça” da SAUDADE – a mulherada gostou da novidade!!

Em parceria com o “Barretus Stúdio” – Fotografia e Vídeo – estamos realizando esse ano o “Primeiro Concurso de Adereço de Cabeça” da SAUDADE. A brincadeira, por assim dizer, tem como principal objetivo embelezar o desfile da nossa agremiação, assim como promover o envolvimento das pessoas com clima, magia e encanto que só o carnaval produz.

Teremos três categorias: individual, dupla e grupo. A premiação será algo simbólico. Para o ganhador da categoria individual o premio será R$ 100,00 em dinheiro e um 01 kit Saudade (2019). Para a dupla vencedora 02 kits Saudade (2019) e R$ 100,00. Já para o grupo ganhador serão disponibilizados 05 kits Saudade (2019) – independente de quantos membros formem o grupo.

Antes do desfile será disponibilizado um espaço padrão para que todos os participantes sejam devidamente fotografados. Logo após o carnaval, em nossa página oficial do Facebook, haverá, em forma de enquete, a primeira disputa e os escolhidos serão avaliados por uma comissão julgadora. O resultado do concurso será transmitido ao vivo, através de uma Live.

Para entrar na “brincadeira” o folião deverá comprar o kit e se inscrever na nossa página. A inscrição é gratuita. Para maiores detalhes o internauta/folião deverá consultar o regulamento clicando aqui.

“Seu” Beto da Super Oara: uma história inspiradora de amor a música!

Por ocasião da homenagem prestada pela ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória – ao senhor Egerton Verçosa do Amaral, mais conhecido por “Beto da Super Oara”, pela passagem dos 60 anos da orquestra que ele idealizou e fundou, na cidade sertaneja de Arcoverde – Super Oara – e que hoje ostenta o título da mais antiga banda de bailes no Brasil, gravamos um vídeo no qual o mesmo relata a forma como tudo começou.

Oriundo da pequena cidade de Carnaiba, “Seu” Beto, ainda muito jovem, foi ao Rio de Janeiro atraído pela música. Voltou a sua terra natal por dois motivos: assumir um emprego de “agente arrecadador” e para se casar com “Dona” Marlí, com quem vive até hoje e dividiu a criação dos dez filhos, muitos deles também seguiram a carreira da música.

A Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos – Super Oara – avançou no tempo, conquistou o interior pernambucano e chegou às capitas do Nordeste para atravessar o Oceano Atlântico e se apresentar na Grécia, Japão e França. No Recife, em apresentação memorável, dividiu o palco com o instrumentista americano Ray Canniff.

“Seu” Beto, hoje com 85 anos de bem vividos, já passou o bastão para o seu filho, Elaque Amaral. Mas continua como uma das maiores referências do nosso estado, no que se refere ao profissionalismo e amor a causa.  Abaixo, portanto, segue o vídeo completo do seu histórico depoimento.

Promoção do primeiro lote da SAUDADE é até sábado (20).

Encerra nesse sábado, dia 20 de janeiro, a promoção do primeiro lote de kits da SAUDADE. Para aproveitar, basta procurar um dos nossos pontos de venda – Escritório do Blog do Pilako, Posto BR Vitória, Óticas Diniz, Farmácia Nossa Senhora de Fátima, GASCLUB no Vitória Park Shopping ou nossos vendedores autorizados – e adquirir seu kit, ao preço de R$ 75,00 à vista ou em 5 vezes de R$ 16,00 no cartão.

Como todos os foliões vitorienses já estão “carecas” de saber, “NA SAUDADE, A GENTE BRINCA MELHOR”. Esse ano, nosso desfile homenageará  os 80 anos do Engarrafamento PITÚ e os 60 anos da Orquestra SUPER OARA. Veja o vídeo da música nova, composta em parceria por Aldenisio Tavares, Samuka Voice e Elaque Amaral (Super Oara).

“Made In Recife” fez na festa no Club do Chopp.

Já tá virando tradição no feriado dedicado ao nosso Santo Padroeiro – Santo Antão – a comemoração musical, promovida pelo amigo Helder Neri, no Pátio da Matriz, defronte a sua residência. Esse ano a “brincadeira” contou com o apoio do Engarrafamento Pitú e do Club do Chopp. Por lá festeiros da mais diferentes origens…

No palco, quem comandou a festa foi a Banda Made In Recife, liderada por Fabí e Raminho na Bateria. Sucessos nacionais e internacionais dos anos 80, foi o que mais rolou…Veja o vídeo.

Santo Antão: fies católicos enchem as ruas em procissão.

Na tarde ontem (17), feriado municipal dedicado ao nosso padroeiro – o Glorioso Santo Antão – aconteceu a procissão, ponto alto das festividades que se iniciaram no dia 08 de janeiro.  Este ano foi comemorado a 393ª celebração  – uma das mais antigas do Brasil – e teve como tema  “Abençoai os leigos, ó Santo Antão querido, sejam templos e altares, onde Deus é conhecido”.

O cortejo religioso teve inicio às 16h30 e percorreu as principais ruas da Matriz/Centro/Livramento. A procissão desse ano superou edição passadas,  em números de fies. Veja os vídeos.

Ainda dentro da  programação religiosa, ocorrida ontem, o dia começou com missa solene na Igreja da Matriz, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Antônio Tourinho Neto. A tradicional missa campal, no calçadão, foi conduzida pelo Monsenhor Maurício Diniz.

 

SAUDADE 2018: promoção do primeiro lote é só até sábado (20).

Programada para se encerrar no próximo sábado – 20 de janeiro – a promoção com vendas de kits no primeiro lote da SAUDADE tem como objetivo ampliar a participação do folião no desfile da referida agremiação. Esse ano, além de toda estrutura dos outros anos, teremos o “Primeiro Concurso de Adereço de Cabeça”, que visa justamente embelezar ainda mais o desfile, na noite da segunda-feira de carnaval.

Portanto, para os que desejam brincar o carnaval na SAUDADE e ainda não adquiriu o kit, procure um dos nossos pontos de vendas – Escritório do Blog do Pilako, Posto BR Vitória, Óticas Diniz, Farmácia Nossa Senhora de Fátima, GASCLUB no Vitória Park Shopping e Vendedores Autorizados – para assegurar o seu “passaporte da alegria”, afinal, como bem diz uma das nossas músicas, “ Na segunda-feira o carnaval é de primeira, a SAUDADE tá na rua, é festa a noite inteira…”

Promoção primeiro lote:

À vista R$ 75,00 ou em 5X de R$ 16,00 no cartão.

Orquestra Super Oara e Trio Asas da América.

Reginaldo Barros: bem de saúde e com cara de amendoim…

Casualmente, na noite da terça (16), no Pátio da Matriz, encontrei com amigo Regis do Amendoim. Duas alegrias: encontrei-o bem recuperado da sua cirurgia, ocorrida no mês de dezembro. Depois, sempre é bom abraçar uma pessoa querida, sobretudo no dia do seu aniversário. Regis completou sessenta e dois anos e continua com mesma cara de amendoim…

Banda Asas da América comanda hoje a “Quinta do Galo”.

Dentro do projeto cultural “Quinta do Galo”, no Recife, quem irá comandar a festa hoje (quinta 18) é a banda Asas da América. Além da participação de blocos líricos e desfiles de fantasias também será convidada ao palco, entre outros, a artista pernambucana Nádia Maia. A eclética e vibrante Banda Asas da América “puxará” a nossa “GiRAFA” no domingo e segunda de carnaval.

Tempo Voa Vídeo Carnaval: entrevista com Doutora Iara Gouveia.

No Tempo Voa Vídeo Carnaval de hoje, relembramos o desfile da Agremiação Carnavalesca Clube Abanadores “O Leão”,  na Praça Duque de Caxias – Quartel General do Frevo –  em 1988. Na ocasião a doutora Iara Gouveia fala do tema enredo do carro alegórico – Centenário da Abolição da Escravidão. Veja o vídeo:

“Girafa é sentimento, Girafa é coração…Girafa é sentimento, Girafa é carnaval…”

Sendo a Agremiação Carnavalesca “A Girafa” a única do nosso Entrudo a desfilar três dias consecutivos,  é natural que haja muita expectativa por parte do folião, no que diz respeito à sua participação. Nos carnavais de outrora a rivalidade com o Clube Cebola Quente era grande.

Para 2018 a diretoria da “Girafa” mantém a eclética e vibrante Banda Asas da América – domingo e segunda – e trás para a terça de carnaval um dos artistas da nova geração pernambucana com mais carisma e versatilidade, o Geraldinho Lins.

Não obstante ser um camarada novo, Geraldinho tem bastante experiência na cena musical. Sabe o que é grandes plateias e tem facilidade em  dialogar com público. No maior evento do carnaval de Pernambuco – o Galo da Madrugada –  por exemplo,  Geraldinho Lins é dos mais festejados,  durante o percurso festivo.

De sorte que os autênticos e a nova geração de “girafeiros”, formada ao longo das duas últimas décadas,  no entorno do trio elétrico, tem na “Girafa” uma das mais simbólicas referências carnavalescas, tal qual diz a música do compositor Gustavo Ferrer e repercutida por todos,  com bastante emoção e entusiasmo: “Girafa é sentimento, Girafa é coração… Girafa é sentimento, Girafa é carnaval…”.

SAUDADE 2018: música nova já tá na boca do folião!!

Ao circular no final de semana encontrei muito folião da SAUDADE que já tá ligado na nova música. O projeto musical foi produzido a “três mãos”, por assim dizer: Aldeniso Tavares, Samuka Voice e Elaque Amaral (Super Oara).

Nos últimos dias, através do Jornal eletrônico (Blog do Pilako) e das nossas redes sociais divulgamos o vídeo (trecho) e o áudio completo da canção que foi confeccionada especialmente para homenagear a passagem dos 80 anos do Engarrafamento Pitú e os 60 da Super Oara.

Abaixo, portanto, segue o áudio completo da música que vai embalar o desfile da SAUDADE – 2018.

Aproveitamos para lembrar aos foliões que a promoção do primeiro lote da SAUDADE segue até o próximo sábado, dia 20 de janeiro.

“Taboquinhas” anima os festejos do Glorioso Santo Antão.

Dentro da programação da Festa do nosso Glorioso Santo Antão, padroeiro de todos os vitorienses, na noite do domingo (14), apresentou-se, no Pátio da Matriz,  com a animação de sempre o Clube de Fado Taboquinhas. Como uma espécie de prévia, a nossa “relíquia” lírica mantém-se intacta, no gosto popular. Veja o vídeo.

7ª Feijoada da ABTV manteve a tradição: O REINADO DE MOMO, OFICIALMENTE, COMEÇOU NA VITÓRIA!

Conforme anunciado, aconteceu na manhã/tarde do sábado (13), no Restaurante Gamela de Ouro, a 7ª edição da Feijoada da ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória. O evento, entre outras coisas, tem como objetivo reunir toda comunidade carnavalesca antonense para “decretar” o início do reinado de momo na Terra de José Marques de Senna.

O encontro foi bastante prestigiado. Homenageados, patrocinadores, políticos, diretores de blocos, artistas e toda imprensa local se fez presente. Convidado pelo presidente da entidade, Charles Romão, para anunciar à participação do poder público local na nossa festa maior, o prefeito Aglailson Junior realçou a pujança do nosso carnaval assegurando que “estava pronto para ajudar naquilo  que fosse necessário, aos blocos e agremiações”. Veja o vídeo.

Dentro programação da festa, constou também homenagens: 80 anos do Engarrafamento Pitú, 60 anos da Orquestra Super Oara, Troça Carnavalesca “Os Barrigas DÁgua” e ao carnavalesco Paulo Freitas (póstuma).

O evento foi animado pela Orquestra Avalovara e contou com a participação de várias atrações dos blocos filiados a ABTV, tais como: Watuse (Baby Alegria), Banda Bolsa de Madame (Papaléguas),  Kekeu  (Fera) e Banda Asas da América (Girafa). A festa também foi abrilhantada pelas orquestras Ciclone e Venenosa, regidas pelos maestros Givaldo e Silvano, respectivamente.

Como  animação e muita música, com feijoada e Pitú, o  encontro festivo realizado pela ABTV, mais uma vez, cumpriu sua função, ou seja: aqueceu antecipadamente o carnaval vitoriense e homenageou pessoas e entidades que construíram e continuam edificando um dos maiores Patrimônio Imaterial da nossa Vitória de Santo Antão.

Faleceu no sábado (13) o conceituado jornalista vitoriense Toni Almeida.

Vítima de complicações pós-cirurgia, realizada na terça-feira (09), para retirada da próstata,  faleceu na tarde do último sábado (13) no Hospital Maria Lucinda, no Recife,  o conceituado jornalista pernambucano Toni Almeida.

Toni era vitoriense e deu os seus primeiros passos no mundo da comunicação na sua terra natal. Seu precoce falecimento repercutiu na nossa cidade, sobretudo com os seus contemporâneos.

Em várias oportunidades, através do meu contato, Toni  esteve atuando na nossa cidade realizando trabalhos jornalísticos. Abaixo, portanto, segue um vídeo realizado em uma das edições da Cavalgada Fest, no qual ele entrevista o meu pai, Zito Mariano.