No Tempo Voa Vídeo Carnaval de hoje, relembramos a passagem do Clube de Fado Taboquinhas, em 1990, pela residencia dos “Xavier”. Veja o vídeo:
Arquivo do Autor: Cristiano Pilako
Primeiro lote da saudade é até sábado (20).

Lembramos aos foliões que já decidiram desfilar conosco na SAUDADE que a promoção do 1º lote segue até o próximo sábado, dia 20. Os kits estão disponíveis nos seguintes pontos de venda: Escritório do Blog do Pilako (Praça Leão Coroado), Óticas Diniz, Posto BR Vitória, Farmácia Nossa Senhora de Fátima, Loja GASCLUB no Vitória Park Shopping e com os vendedores autorizados.
Augusto Cesar e Helder Neri comandaram a festa.

Na tarde/noite do sábado (13) quem comandou a festa no bairro da Bela Vista foi a dupla Augusto Cesar e Helder Neri. Cantando seus maiores sucessos Augusto Cesar, como sempre, atraiu fãs de todas as tendências. Veja o vídeo:
Lavora: 60 anos de boemia…

Nossos parabéns de hoje, 15 de janeiro, segue na direção do amigo Paulo Fernando – o popular “Lavora” – pela passagem da data natalícia. A partir de agora, oficialmente, um dos maiores boêmios da nossa cidade entra na categoria de idoso, mas sem perder o ritmo festeiro e sua arte de fazer sucessos no mundo feminino – uma das suas características mais evidente. Lavora é um espetáculo!!
Primeiro Concurso de Adereço de Cabeça da SAUDADE – VAMOS PARTICIPAR!!

Com o objetivo de embelezar ainda mais o desfile da nossa agremiação – SAUDADE – estamos lançando esse ano o “Primeiro Concurso de Adereço de Cabeça da SAUDADE”. Carnaval, como todos sabem, é uma festa de cores, sentimentos, emoções e, a cima de tudo, paz e alegria.
A iniciativa, por assim dizer, não tem intuito de provocar “disputas acirradas”, tal qual ocorria nos carnavais antonenses de outrora, entre os simpatizantes do “Leão” e do “Camelo” ou dos foliões da “Girafa” com os da “Cebola Quente”. Com efeito, queremos proporcionar um momento lúdico, agradável e único aos nossos foliões, afinal, como todos já estão “carecas de saber”, NA SAUDADE A GENTE BRINCA MELHOR!!
Confesso que a premiação não é robusta. Volto a dizer: o momento é para brincadeira e folia. A verdadeira premiação, na verdade, reside na criação de uma atmosfera propicia para embelezar o desfile e o carnaval vitoriense como um todo.
Nesse contexto, lembremos que muitos dos nossos vendedores autorizados já incrementam sua renda vendendo adereços e bordando os kits para alguns grupos de foliões. Dessa forma, novos adereços serão confeccionados e o nosso carnaval oportunizará renda para os artesões da cidade. Isso é bom!!
Portanto, a partir de hoje, os foliões da Saudade já podem se inscrever. Não existe custo financeiro para participar. Ao se inscrever, preenchas os campos com atenção e sugiro a leitura do regulamento. É simples e Objetivo. Mas, se alguma dúvida persistir podem nos “chamar” pelas redes sociais, que estaremos prontos para dialogar e responder!! Boa Sorte para Todos!!
Abaixo, segue o vídeo do lançamento do concurso, gravado na noite de ontem (11), através de uma live na nossa página oficial no Facebook.




Tigre Car: tem tecnologia, tem preço e serviço com a mesma qualidade das autorizadas do Recife.

Dias atrás estive em uma visita comercial na empresa Tigre Car, localizada no cruzamento da Avenida Henrique de Holanda com a Rua Manoel Borba. Em bate papo agradável com o amigo Leonardo Tigre sobre questões gerais, envolvendo sua área de atuação – manutenção de automóvel – sai de lá convencido de que o consumidor da nossa cidade, Vitória de Santo Antão, começa ter uma opção segura para deixar de se dirige a uma autorizada no Recife, para fazer a manutenção do seu automóvel, quer seja ele nacional ou importado.
Com a expertise adquirida na teórica e na prática, vivenciada por vinte e seis anos no rigor técnico das chamadas “empresas autorizadas”, Leonardo conhece profundamente esse crescente mercado. Sua empresa – Tigre Car -, com pouco mais de um ano em atividade, já superou todas as expectativa. Com boa localização e sinalização profissional, instalações modernas e equipamentos seguros, a empresa do amigo Leonardo tem o que o consumidor mais procura, ou seja: PREÇO E QUALIDADE!

Portanto, quando você tiver pensando em enfrentar o infernal trânsito do Recife e ainda por cima pagar até o “ar que vai respirar” lá, numa autorizada, para fazer a revisão do seu carro, dê uma passadinha – sem compromisso – na Tigre Car para comprovar o que estou dizendo.
Entre outros serviços prestados:
Troca de óleo de motor, filtros de ar (motor, combustível e ar), oxi-Sanitização, pastilhas de freio, correia do alternador, líquido e arrefecimento de motos e etc.
Evoé para Alexandre da Pitú!!

Os parabéns de hoje (12), face passagem natalícia, segue em ritmo de carnaval para um dos foliões mais emblemáticos da nossa festa maior: Alexandre Siqueira Ferrer de Morais, ou simplesmente: ALEXANDRE DA PITÚ. Envolvido com o carnaval desde os tempos de criança, Alexandre, tanto na qualidade de brincante quanto de incentivador, e na mesma proporção, participa intensamente do reinado de momo pernambucano. Assim sendo, gritemos: EVOÉ, EVOÉ e EVOÉ!!!!
A 7ª Feijoada da ABTV acontece nesse sábado (13).

Acontece amanhã, sábado, dia 13, no Restaurante Gamela de Ouro a 7ª Feijoada da ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória. Várias atrações musicais marcarão presença no palco, assim como orquestras de frevo, executarão o melhor a música genuína de Pernambuco.
Além da suculenta feijoada, preparada com toda competência e carinho pelo Antônio, o popular “Olhos de Pires”, o evento também marca a abertura oficial do carnaval vitoriense, ou seja: uma confraternização entre diretores de agremiações, foliões e patrocinadores da nossa festa maior.

Como já virou tradição, o evento também fará algumas homenagens: Engarrafamento Pitú, “Os BarrigaDÁgua”, Orquestra Super Oara e uma homenagem póstuma ao grande carnavalesco Paulo Freitas.
Serviço:
7ª Feijoada da ABTV
Restaurante Gamela de Ouro
Sábado – 13 de janeiro – 11h
Pulseira/ingresso por R$ 20,00.
Vendas com os diretores dos blocos, Kiko e na portaria do evento.

Tempo Voa Vídeo Carnaval: entrevista com “Seu” Adroaldo – 1988
No Tempo Voa Vídeo Carnaval de hoje, relembramos a entrevista de “Seu” Adroaldo, então diretor do Clube Abanadores “O Leão”, em 1988. Na ocasião ele ressalta o tema o carro alegórico – 100 Anos da Abolição. Com relação ao orçamento, ele diz” em torno de hum a dois milhões”. Veja o vídeo:
Reunião da ABTV: com união e respeito, em 2018, Vitória terá um bom carnaval!!!

Dentro do cronograma de reuniões da ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória – aconteceu, na noite de ontem (10), na sua sede, no bairro do livramento, uma reunião que, além dos afiliados, contou com presença da diretoria da ACTV – Associação do Carnaval Tradicional da Vitória -, dos secretários municipais Bio da Morepe e Coronel Targino, além de representantes da AGTRAN e de mais auxiliares.

A pauta, basicamente, girou nas questões do planejamento e execução das atividades dos agentes públicos, no que se refere à organização da nossa festa maior (carnaval).
Vários pontos foram levantados: comércio ambulante, iluminação do circuito oficial da folia, limpeza pública as ruas principais, nos dias dos festejos, fechamento das ruas, estacionamentos para veículos, poda de árvores e etc. Questões ligadas ao cruzamento de agremiações também foram discutidas.

Ao final do encontro podemos observar claramente à boa vontade dos agentes públicos envolvidos nesse contexto. Nós que fazemos a ABTV agradecemos a todos. Com a mudança da gestão municipal, estabeleceu-se, de fato, um ambiente favorável para os debates e ações, envolvendo ABTV, ACTV, Polícia Militar e representantes da prefeitura.
“O Pereirinha”- o Bloco do Javan – já tá pronto para o carnaval…

Recebemos recentemente na nossa redação os diretores da Agremiação Carnavalesca “O Pereirinha”. De maneira sugerires essa brincadeira, por assim dizer, começou com o pai de um dos diretores, que juntava os amigos para tomar umas e outras, sempre no sábado de Zé Pereira.

Particularmente tenho uma relação próxima com tudo isso. Todos os anos, com as sobras dos kits da Cavalgada Fest, fazia a doação das camisas para o amigo Javan, de maneira original e brincalhona, tirar a sua onda e fazer do Pererinha “O Bloco do Javan”, como bem realçou, na composição do hino da agremiação, o saudoso carnavalesco, Zeca de Abelardo.
O tempo passou e hoje “O Pereirinha” ganhou um novo formato, uma nova performance, até porque os tempos são outros e muitos dos convidados do Javan já estão brincando o carnaval no baile da eternidade.
De sorte que “O Pereirinha” continua firme. Esse ano tem seu encontro marcado para o dia 10 de fevereiro, no Restaurante Gamela de Ouro, 19h, com o super open bar e o open caldinho, mais orquestra de frevo. No palco, Helton Lima e Long Neck.

Andressa Carneiro: um depoimento, uma declaração de amor ao carnaval!!!

Segue, abaixo, o depoimento de quem tem “carnaval nas veias”. Andressa Carneiro postou na sua página do Facebook uma “memória afetiva”, uma construção ideias, uma verdadeira declaração de amor ao carnaval, sobretudo ao seu histórico familiar. Vale apena ler:
As melhores Histórias
Os melhores carnavais
Minha vida!Silvano hj contou, talvez mais uma vez, que Seminha e Painho na terça feira de carnaval, subindo a duque, no último desfile do Camelo, faziam os músicos tocarem mesmo que com a boca sangrando!
Imaginei que se fosse dentista naquela época, usando alguns recursos , pudesse ajudar!
Que nada!
Era muito gelo, muita vaselina, nem lembro minha idade (7?), mas lembro mainha me dando a pomada para distribuir entre eles!
E eles lá, tocando!!!
E mesmo que com a boca sangrando:
“Frevão” “Lágrimas de fogo”
“Bomba relógio” saiam daqueles instrumentos!Vi bocas sangrando, mas ouvi os melhores frevos que jamais ninguém escutou!
Subi a duque, pequena, muito pequena, rodeada de músicos e me esquivando das brigas!
Talvez qdo a gente chora ouvindo um frevo ninguém entenda!
Ou qdo a gente quer está naquela muvuca do etesão, nos chamem de loucas!Pq ninguém sente o frevo como parte de sua vida!
Não é só uma música!
É amor!É amor!
Amor por uma época!
Amor por uma música!
Amor pelo frevo!Andressa Carneiro.
Primeiro lote da SAUDADE é até o dia 20 de janeiro!!

Orquestra Super Oara
Trio Asas da América
NA SAUDADE, A GENTE BRINCA MELHOR!!
Tempo Voa Carnaval Vídeo: Cebola Quente 1988 – há 30 anos
No Tempo Voa Vídeo Carnaval de hoje, relembramos o desfile da Agremiação Carnavalescas “Cebola Quente”.
Elaque Amaral e a nova música: ” Tô na Saudade”.

Em recente missão especial na nossa polis, o amigo e parceiro Elaque Amaral (Super Oara) juntou-se a nós para contribuir e, ao mesmo tempo, concluir com o novo projeto musical da SAUDADE, visando o carnaval 2018. Agradeço, mais uma vez, pela sua doação e entrega nessa empreitada.

Na outra ponta, os também parceiros Aldenisio Tavares e Samuka Voice, compositores da referida canção, seguem enriquecendo Vitória de Santo Antão com suas produções musicais. Nossa terra, em tempo pretérito, em função da sua rica produção literária e artística, já recebeu o codinome de “Atenas Pernambucana”.
No próximo desfile da SAUDADE, porém, estaremos sendo brindados com mais uma música genuinamente vitoriense ou antonense, como gosta de chamar o eminente presidente do nosso Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, professor Pedro Ferrer. Concluo, contudo, repetindo a seguinte frase: fazer carnaval não é só vender kit…
Escute o áudio completo.
Fabinho Godofredo: ” um dos maiores dançarinos da Vitória”.

Registramos, mais uma vez, o amigo Fabinho Godofredo fazendo seu show particular. No sábado (06), na Cascatinha do Daniel, face ao ensaio do Etesão, ao ouvir a execução da música (hino) da sua agremiação de coração – “Os Barrigas Dágua” – levantou-se da cadeira, rapidamente, e danou-se, tal um qual um passista adolescente, a pular, dançar e exibir sua peculiar coreografia. Eis aí, portanto, indiscutivelmente, um autêntico folião pernambucano, “made in Vitória”. Veja o vídeo:
Tempo Voa Vídeo Carnaval: entrevista com Renovato.
No Tempo Voa Vídeo Carnaval de hoje, relembramos uma entrevista do então presidente do Clube dos Motoristas ” O Cisne”. Entre outros questionamentos, o mesmo reclama da falta de apoio e divulgação para nosso secular carnaval.
A Orquestra Super Oara também será homenageada na 7ª Feijoada da ABTV: “Seu” Beto confirmou presença!!
Só depois da confirmação da sua presença, em função da agenda apertada, é que estamos anunciando também, como um dos homenageados da 7ª edição da Feijoada da ABTV, além do Engarrafamento Pitú, dos “Barriga Dágua” e do carnavalesco Paulo Freitas (póstuma), o Maestro Egerton Verçosa, mais conhecido por “Beto da Oara”.
“Seu” Beto fundou a Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos em 28 de outubro de 1958 – A Super Oara. A primeira apresentação aconteceu no Esporte Clube de Arcoverde. Isso ocorreu, após a Banda Municipal da cidade se apresentar no carnaval, pela primeira vez, sob a regência do então músico Egerton do Amaral Verçosa.
Da interiorana cidade de Arcoverde a Super Oara, literalmente, “ganhou o mundo”. Tornou-se a orquestra de baile com maior longevidade no Brasil. Unanimidade em Pernambuco e cumprindo agenda em todos estados do Nordeste a Oara também já se apresentou em vários países, tais como Japão, Grécia e França.
Nos salões da Capital pernambucana a Orquestra Super Oara já teve a honra de dividir o palco com o arranjador e maestro norte-americano Ray Coniff. Com sessenta anos na estrada a Orquestra Super Oara é um empreendimento familiar de sucesso. “Seu” Beto formou várias gerações de músicos: seus filhos são um bom exemplo disso.
Hoje, na qualidade de comandante e principal atração musical da orquestra, seu filho, o Elaque Amaral, segue, na mesma linha do profissionalismo empunhando a bandeira desse verdadeiro patrimônio de todos Pernambucanos. Na nossa cidade o grupo Oara tem história. Desde 1962 que se apresenta garbosamente aos vitorienses. Aliás, “Seu” Beto fez grandes amigos aqui. Por tudo isso, nesse ano em que a Orquestra Super Oara completa 60 anos, a 7ª Feijoada da ABTV fará uma homenagem ao grupo musical arcoverdense.
Começou ontem a 393ª edição da Festa do nosso Glorioso Santo Antão!
Iniciou ontem (08) a programação festiva da 393ª edição da festa do nosso Padroeiro, O Glorioso Santo Antão. O evento religioso segue até o dia 17, feriado municipal, com a procissão que ocorre pelas principais ruas da cidade. Durante todos os dias haverá programação religiosa e sócio/cultural. O tema desse ano: “Abençoai os leigos, ó Santo Antão, sejam templos e altares, onde Deus é conhecido”.
Na noite de ontem circulamos pelo Pátio da Matriz. O evento religioso também marcar a reabertura da Igreja Matriz de Santo Antão, fechada há oito meses para restauração e reforma, no teto e demais ajustes estruturais.
No centro da praça, apresentou-se o Pastoril da Melhor Idade e logo após o talentoso artista Rick Anjo. Muitas outras atrações musicais estão programadas para se apresentarem no palco principal da festa, até o último dia. Veja o vídeo:
Repercutiu bem a operação “Interior Seguro”, realizada pela Polícia, no Pátio da Matriz.
Na noite do último sábado (06) a Polícia Militar de Pernambuco realizou na nossa cidade a operação “Interior Seguro”. Entre as atividades empreendidas, com flagrantes, TCOs e fechamento de pontos comerciais irregulares, uma vez que Corpo de Bombeiro, juntamente com outros órgãos que também foram acionados, o foco da operação foi o tráfico de drogas.
Pessoalmente não acompanhei nem vi nada, estava em casa. Mas, segundo informações de amigos e postagens nas redes sociais, a ação que mais repercutiu foi à realizada no Pátio da Matriz. Com o rigor devido, para ações dessa natureza, os polícias chegaram e deram conta do recado, na medida certa.
Como todos sabem o Coreto do Rosário, como assim é conhecido, tem dia que fica “uma bagaceira só”. Os espaços públicos de convivência, como a Praça Dom Luiz de Brito, Restauração, 3 de Agosto, Padre Feliz Barreto e etc, há muito, estavam carecendo de uma ação de “força” da polícia. Esperamos que atividades como esta sejam uma constante.
Com o inicio das festividades do Glorioso Santo Antão, a partir de hoje (08), pessoas das mais variadas classes sociais, sobretudos religiosos com suas respectivas famílias, começarão a circular no Pátio da Matriz com mais frequência, de maneira que enviamos nossos parabéns a todo efetivo da polícia militar, comandado pelo Major Ariel.





