Humilhado e com mágoas profundas, Ozias Valentim não vai “engolir” Paulo Roberto.

IMG_9889

O Colégio Municipal 3 de Agosto, mais uma vez, foi o palco escolhido pelo prefeito Elias Lira para promover o evento político partidário, com vistas às eleições  municipais. Como não poderia deixar de ser, até porque muitos funcionários foram “obrigados” a comparecer, por lá, um bom numero de pessoas ocuparam as arquibancadas da quadra do educandário, como bem gostava de enfatizar o seu mais famoso diretor, o saudoso Mário Bezerra.

Por uma questão de registro, até porque registrar é uma salutar e pedagógica prática, antes mesmo das eleições estaduais de 2014, ano que o prefeito Elias Lira “fez até chover” para eleger o seu filho deputado estadual – aquele que dizia detestar política e que por ele seu pai já tinha deixado esse negócio – explicitei em muitas rodas de conversas políticas e até aqui no blog, que após Joaquim eleito, Elias,  iria se encarregar de dividir o seu  próprio grupo político. Para confirmar o que estou dizendo, basta consultar postagens antiga no nosso blog, assim como várias  pessoas, dentre elas o jornalista José Edalvo e o próprio Ozias Valentim. Dito e feito.

Ontem, na minha passagem pela convenção do Partido Social Democrático e mais uma penca de agremiações políticas, o que senti foi um clima pesado. Com a “novela mexicana” que se tornou a escolha do candidato a prefeito, Elias conseguiu por em prática seu plano maquiavélico, inclusive, produzindo,  antecipadamente a sua desculpa para uma eventual derrota em 2016. Certamente, dirá ele, com a cara mais cínica do mundo: “quem mandou vocês brigarem. Pelo que tô vendo,  no grupo da gente, só quem tem voto, sou eu e Joaquim”.

IMG_9892

Sobre Paulo Roberto, candidato ungido  à prefeito pelo cacique Elias Lira, pesam muitas queixas, dentro  e fora do grupo, assim como  no eleitorado em geral. Dentro do grupo,  ele é uma espécie de “rei sem trono”. Arrogante, prepotente e brabo. Ninguém confia nele e por sua vez, ele não confia em ninguém.

Fora do grupo, no contado com as pessoas envolvidas em política e na sociedade em geral,  Paulo não é visto com bons olhos. No mundo político ele famoso por não cumprir a palavra empenhada. Com as pessoas em geral, a reclamação é que ele é muito “esquecido”, combina uma coisa com você e depois “esquece”. Paulo, para melhorar no conceito popular e diminuir essa colossal rejeição generalizada, precisa arrumar um “remédio” para o seu esquecimento, seja ele medicamentoso e terapeutico.

No momento em que passei pelo evento, na qualidade de blogueiro, escutei o pronunciamento do amigo Ozias Valentim, preterido por Elias, mesmo sendo o preferido da maioria do grupo, inclusive de mais de 80% dos candidatos a vereador. Nas suas palavras, visivelmente abalado e decepcionado, Ozias, para um bom entendedor, apenas falou da “boca pra fora”, internamente – para quem conhece os bastidores da política – sabe que Ozias, mesmo como vice-prefeito na mesma chapa com Paulo, nessa altura do campeonato, prefere perder a eleição a  ter que ser submisso ao arrogante Paulo Roberto. Veja o vídeo.

Paulo, para ganhar a eleição que se avizinha  terá que “fazer das tripas coração”. Não terá, por exemplo, nada de consistente e positivo para mostrar, como legado, em decorrência da sua atuação como gestor público nos últimos oito anos, apesar de comandar três pastas que poderiam lhe dá uma boa visibilidade. O Pior disso tudo é ainda não pode colocar a culpa em ninguém pois,  é obrigado, por questões obvias, de exaltar a pífia e desastrosa gestão comandada pelo seu padrinho político.  No mais, agora é aguardar os próximos capítulos desse seriado que está apenas começando.

IMG_9891 IMG_9893 IMG_9895

“Desidratado”, grupo vermelho tenta voltar ao poder.

IMG_9866

Aconteceu na tarde do domingo (24) no Clube Abanadores “O Leão”, na Matriz, o evento político partidário que teve como  principal objetivo referendar os  nomes do deputado Aglailson Junior e do vereador Doutor Saulo – prefeito e vice – à chapa majoritária que vai representar o grupo “vermelho” na disputa eleitoral da

 República das Tabocas.

Bem diferente daquele tempo, em que estavam sentados na cadeira mais importante do Palácio Municipal, onde faziam com que o “exercito dos vermelhinhos”, movidos a contratos temporários na máquina pública local, “desfilassem” pelos bairros e depois seguissem  “marchando” até o extinto Parque de exposição da cidade (hoje shopping), embaixo de sol e chuva, os “Querálvares”, neste evento de suma importância para manutenção do espaço político que ocupam no município desde o inicio do século passado, não conseguiram sequer lotar completamente as dependências do Clube abanadores “O Leão”, mostrando assim que a militância, antes “apaixonada”, é tão pragmática e interesseira  quantos os políticos mais experientes.

Fora do poder executivo local há oito anos o grupo vermelho, hoje comandado pelo primogênito da quarta geração do clã político,  iniciado com Coronel José Joaquim da Silva, característica própria das monarquias hereditárias, visivelmente perdeu status e a  consistência. Na atual conjuntura, curiosamente, a estrela em cima do palanque será o carismático médico recifense (vitoriense por adoção), vereador no terceiro mandato, Doutor Saulo,  que conseguiu o respeito da população vitorienses, em particular dos eleitores, pela sua forma de agir, tratar e dialogar com as pessoas, bem diferente do estilo arrogante, prepotente, violento e truculento do deputado Aglailson Junior,  que apesar do pouco mais do meio século de vida, só consegue  enxergar as pessoas na posição vertical, ou seja: de cima para baixo.

IMG_9882

Pela primeira vez estive presente em uma convenção dos “Querálvares”. Na qualidade de blogueiro, que tem a intenção de registrar o cotidiano da nossa Vitória de Santo Antão,  senti-me interessado em comparecer. Na minha passagem por lá, por dever de justiça,  devo registrar que até o momento foi a decoração mais criativa e alegre das convenções  municipais de 2016. Na ocasião, também registrei em vídeo o pronunciamento do ex-prefeito José Aglailson. Veja o vídeo:

Com problemas na Justiça Eleitoral e com a idade avançada, o popular Zé do Povo será um soldado fora de combate, apesar da sua imagem, no contexto municipal, nos reportar ao heroico ato do guerreiro Ei Cid, na sua batalha final, travada entre os cristãos e os  mouros,  no longínquo século XI.

Apesar das dificuldades o grupo vermelho tem fortes raízes na cidade e,  indiscutivelmente, ao final do certame eleitoral, poderá subir no lugar mais alto do podium, até porque, existe também  uma corrente de pensamento que um grande acórdão  pode haver ocorrido nas salas suntuosas dos  palacetes da Capital,  para que em 2020 Aglailson Junior, na qualidade de prefeito,  “afine o jogo” também  para o filho do sócio oculto do seu pai. Quem viver verá……..


IMG_9879 IMG_9880 IMG_9882 IMG_9887

Henrique Filho: “A bananeira vai voltar”.

IMG_9805

Na noite da sexta (22) a coligação que tem o Partido da República (PR) como principal agremiação, liderado na cidade pelo deputado Henrique Queiroz, confirmou o nome de Henrique Filho e Antônio de Lemos na chapa majoritária, em convenção realizada no Clube Abanadores “ O Leão”.

Contando com um grupo de candidatos a vereador animado, o evento ocorreu conforme programado, confirmaram os comunicadores Jota Santos e Francisco Lima que atuaram como mestres de cerimônia. Na minha passagem pelo evento escutei alguns discursos, dentre eles o do Henrique pai e filho.

IMG_9803

Do Henrique pai, aquela mesma ladainha: fala de muita coisa, ou seja, “entra pela perna do pato, sai pela perna do pinto” e não dia nada de consistente que se possa sublinhar. Com relação às palavras do jovem advogado e atual vice-prefeito Henrique Filho,  confesso que achei confuso no conceito, apesar da forte carga de emoção que aparentou estar sentindo. Veja o vídeo:

A linha de discurso de oposição, hoje, de Henrique filho continua sem aderência e consistência pelo fato de haver aceitado, em 2012, continuar compondo a chapa com o atual prefeito Elias Lira,  na reeleição. Ora! Praticamente todas as falhas e equívocos da gestão do Governo de Todos, apontadas por eles (Queiroz, pai e filho) decorrem desde janeiro de 2009, com a chegada ao poder do então grupo Verde/amarelo.

Henrique Filho, apensar de tentar se apresentar como algo “novo”, em função da juventude, aparentemente, não conseguirá, caso venha ser eleito prefeito da Vitória, produzir  algo diferenciado, até porque, segundo suas palavras, ele buscar inspiração nas “folhas da bananeira”, uma clara alusão ao tio, Ivo Queiroz, que é uma espécie de caricatura do atraso na cidade e, diga-se de passagem um dos prefeito que mais deixou problemas urbanos para as gerações vindouras. A invasão, com construções de alvenaria na Praça 13 de Maio, é uma das  “heranças” deixada pela velha raposa, Doutor Ivo Queiroz.

Mas, via de regra, os políticos julgam que os eleitores não tem memória, contudo, a sorte está lançada, até porque, o deputado Henrique Queiroz joga no time dos que dizem: “na política, o feio é perder”. Até eleição, na minha modesta opinião, tudo pode acontecer com a  postulação do Henrique Filho. Quem viver, verá…….

IMG_9791 IMG_9794 IMG_9814

A apresentação do Quinteto Dourado e Neide & Pepeu na Primeira Festa da Saudade vai surpreender a plateia!

pastedImage

Desde ontem (21) começamos entregar as senhas aos compradores das mesas para a Primeira Festa Da Saudade,  que será realizada no Clube dos Motoristas no dia 06 de agosto. A festa terá como principal atração musical a Banda Super Oara.

Alguns dos amigos que já receberam as senhas e os devidos avisos,  ligaram-me perguntado sobre o conjunto musical que fará a abertura do evento festivo, uma vez que os mesmo não conheciam as atrações anunciadas – Quinteto Dourado e Neide & Pepeu.

IMG_9339

Pois bem, disse-lhes, então, que as respectivas  atrações – Quinteto  Dourado e Neide & Pepeu –  são formadas por artistas  vitorienses e  que   traduzem, nos seus estilos musicais, em algo diferenciado para o contexto, ou seja: O amigo Edmilson, vocalista do Quinteto, é um cara talentoso e apaixonado pelo que faz e, juntamente com os componentes do grupo, produz o “melhor da Jovem Guarda”.

IMG_9326

Já a amiga Neide e o seu irmão Pepeu trazem nos seus DNAs o talento e a vocação para música do seu pai, Bí do Violão. Aliás,  a família de Seu Bí, de saudosa memória, nasceu e se criou “dentro da música”. Portanto, aos amigos que adquiriram senhas (mesa) para curtirem  uma noite dançante com ao som da  Orquestra Super Oara, gostaria de dizer que o Quinteto Dourado e Neide & Pepeu, com toda certeza, irão  surpreende-los pelo extraordinário repertório musical e pela performance no palco da nossa amiga Neide.

SERVIÇO

Evento: Primeira Festa da Saudade

Local: Clube dos Motoristas “O CISNE”

Data: 06 de Agosto 2016 – Valor da mesa com quatro lugares: R$ 180,00

Obs: não haverá venda de senha individual avulsa

Reservas: e-mail: pilakovb@hotmail.com  – 9.8437.5414 ou 9.9192.5094

 

IAPCA segue firme com o Maestro Freire.

IMG_9585

Recentemente esteve em nossa redação o amigo Maestro Freire. Com a satisfação estampada no rosto, ele veio me trazer um exemplar da 2º Edição do Jornal Informativo do IAPCA – Instituição de Assistência Profissional da Criança e do Adolescente – instituição a qual é fundador e atual presidente.

No informativo, entre outras coisas, ele realça um pouco da história da instituição, suas dificuldades e conquistas, assim como abre espaço para as críticas e os devidos agradecimentos. Com relação à gestão do Governo de Todos,  ele diz: “a entidade está bem, apesar da falta de apoio do Poder Público do município o qual vai fazer 8 anos de tentativas para exterminar esta entidade”.

IMG_9721

Explica também, no bojo das informações, que através do Projeto “Me Dê a Mão” a entidade recebeu vários títulos, dentre os quais, “Título de Utilidade Pública Estadual”. Informa também o Maestro Freire que vários alunos carentes  que  passaram  pela ONG já estão bem encaminhados na vida, como se diz popularmente.

Portanto, gostaria de parabenizar o amigo Maestro Freire e toda sua diretoria, pelo trabalho desenvolvido, assim como  agradecer pelo reconhecimento ao nosso blog,  em virtude da nossa  singela contribuição que ofertamos ao  IAPAC, tanto financeira como na divulgação.

Governo de Todos: SEM SORTE…

Quer seja dia ou noite, os bichos continuam circulando pelas vias públicas da nossa cidade. Na noite de ontem (21), por exemplo, um burro “passeava” tranquilamente pela ruas mais conhecida como “Principal do Cajá”.

IMG_9719

A gestão do Governo de Todos realmente não tem sorte com os animais: O carnaval dos bichos, naufragou; os bichos do zoológico entraram em depressão e os bichos das ruas estão abandonados. Lamentável…

Procissão de São Cristovão será na segunda-feira.

IMG_9727

Na próxima segunda-feira, dia 25, a diretoria do Clube dos Motoristas “ O Cisne”, promoverá a tradicional Procissão de São Cistovão.  O evento terá como ponto de partida a sede do clube que fica localizado no bairro do Cajá.

Programação:

19:00h – Terço

19:30h – Procissão Motorizada

21:00h – Sorteio de Brindes

Sentido contrário…

Mesmo após oito anos consecutivos no poder a gestão do Governo de Todos continua “batendo cabeça”. Na tarde de ontem (21), por exemplo, mais uma vez,  deparei-me com o IRRACIONAL roteiro das carroças, trafegando no sentido contrário pela Rua Senador João Cleofas de Oliveiras.

IMG_9723

Pois bem, o que observamos, entre outras coisas,  é um “monte” de gente incompetente  recebendo dinheiro público sem produzir absolutamente nada. Nada que possa melhorar a vida das pessoas. O curioso é que este pessoal “importante” do governo  é uma pose medonha…Produzir quer bom…NADA……

Duas convenções partidárias serão realizadas no domingo

elias21-2

Os grupos políticos liderados pelo ex-prefeito José Aglailson e pelo atual prefeito Elias Lira, promovem suas respectivas convenções partidárias na tarde deste domingo (24). A que tem o PSB como partido hegemônico será realizada no Clube Abanadores “O Leão”. Já o grupo que gravita em torno do Partido Social Democrático realizará seu encontro no Colégio Municipal 3 de Agosto.

Convenção de Zé Catinga é realizada em clima de festa.

IMG_9697

Na noite de ontem (20) aconteceu no Clube Abanadores “O Leão” a convenção partidária para escolher o empresário Zé Catinga (PV) e o religioso Irmão Madí, prefeito e vice respectivamente, para liderar a chapa majoritária que mais expressa o sentimento da renoção política na nossa cidade.

Dentro e fora do clube, pessoas das mais variadas tendências marcaram presença para acompanhar o evento de caráter eminentemente político. Além dos candidatos proporcionais (vereador), que também tiveram seus nomes referendados para a disputa, registramos a presença dos presidentes estaduais dos partidos que integram a coligação. O deputado federal Pastor Eurico, na sua fala, aproveitou a oportunidade para agradecer os mais de cinco mil votos que recebeu dos vitorienses na eleição de 2014.

IMG_9711

Em clima de euforia o  Zé Catinga e o Irmão Madí chegaram ao palco carregados pelos correligionários.

IMG_9631

Após os discursos das mais variadas lideranças, locais e estaduais, onde invariavelmente a palavra RENOCAÇÃO foi o tema central, o empresário Zé Catinga, visivelmente emocionado, falou da sua vontade de acertar como gestor público, assim como, “devolver aos vitorienses tudo que recebeu deles durante a vida” Assista o discurso na íntegra.

Registramos, abaixo, outros momentos do evento, fora e dentro do Clube Abanadores “ O Leão”.

IMG_9602 IMG_9643 IMG_9697

Gráfica Rápida: Jonantha Diego tem preço e qualidade.

IMG_9590

Por ocasião de um serviço gráfico rápido, que precisei recentemente, conheci o jovem empreendedor vitoriense Jonantha Diego. Ao chegar na sua empresa, ele foi logo dizendo: “Seu PIlako, que bom lhe vê, eu estava querendo mesmo falar com o senhor. Eu estou precisando divulgar o meu trabalho no seu  blog”.

Com esta receptividade, claro, não poderíamos deixar de fechar negócio. Com relação à minha necessidade urgente ele a solucionou com 100% de êxito. Portanto, aos amigos que acompanha o blog do Pilako, sobretudo os candidatos nas próximas eleições municipais, aconselho incluir  a empresa do nosso amigo Jonantha Diego nas respectivas  tomadas de preço, para os mais variados tipos de serviços que são comuns em campanhas eleitorais.

Serviço:

Empresa: Gráfica Rápida – info- Grat e STAMP-graf

Local: Avenida Mariana Amália – 210 – sala 101 ( em cima da Farmácia Santo Antão)

Telefone: 081 – 9.9866.6671

Grupo político liderado pelo deputado Henrique Queiroz, promove sua convenção nesta sexta.

henrique-filho1

Dando sequencia aos atos políticos em que os partidos e coligações chancelam os nomes dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores, o grupo liderado na cidade pelo deputado Henrique Queiroz promove, amanhã, sua convenção.

O atual vice-prefeito da Vitória, Henrique Filho (PR), será o escolhido para concorrer ao cargo de prefeito. Segundo informações o empresário Antônio de Lemos (PSC) fechará a chapa majoritária como vice.

O evento político acontecerá nesta sexta feira, dia 22,  no Clube Abanadores “O LEÃO”, no bairro da Matriz, a partir das 19h.

Imbiziga – Zezé do Forró

Do novo CD de Zezé do Forró, ouça a música IMBIZIGA, de autoria dos vitorienses Aldenisio Tavares e Samuka Voice.

[wpaudio url=”http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/Imbiziga-Zeze-Do-Forro.mp3″ text=”Imbiziga – Zezé do Forró” dl=”http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/Imbiziga-Zeze-Do-Forro.mp3″]

Aldenisio Tavares

Apelidos Vitorienses: BRANCA

IMG_9441

A coluna Apelidos Vitorienses de hoje, pela primeira vez, realçará a origem da alcunha e do nome de batismo de uma mulher, que é mais conhecida na cidade pelo apelido de que pelo próprio nome. Aliás, por ocasião do lançamento do nosso primeiro livro realcei os motivos pelos quais não constou nenhuma mulher.

Pois bem, contou-nos a amiga Sônia Maria Gonçalves que ao nascer, em 12 de janeiro de 1961, sua própria mãe, Iracema, por acha-la com a pele muito alva, passou a lhe chamar de “Branquinha”.

Quando ainda criança, na escola, revelou a amiga Sônia Maria Gonçalves, nos primeiros dias ainda chegava ser chamada pelo nome de batismo, mas em pouco tempo o pessoal passava a lhe chamar por “Branca”, “branquinha”, “branquela” e etc.

Contou-nos também a amiga Branca que, hoje,  adulta e totalmente adaptada ao nome social,  chega a  estranhar quando em algum lugar, como repartição pública, consultório médico e etc a mesma  é chamada por Sônia Maria Gonçalves.

Portanto, nossa amiga Sônia Maria Gonçalves, conhecida por todos pelo apelido de BRANCA, também fica catalogada na nossa coluna e  que também fará parte do segundo volume do livro Apelidos Vitorienses que tem como objetivo revelar a origem do apelido das pessoas que são mais conhecidas pelo mesmo de que pelo próprio nome de batismo. Veja o vídeo.

Primeira Festa da Saudade: amanhã começaremos entregar as “mesas”.

pastedImage

Avisamos aos amigos que reservaram mesa, para curtirem a Primeira Festa da Saudade ao som do Quinteto Dourado, Neide & Pepeu e a Orquestra Super Oara, no Clube dos Motoristas que, a partir de amanhã (quinta -21), estaremos entrando em contato para enviar as senhas referentes à aquisição.

Portanto, aos amigos que ainda não fizeram suas devidas reservas, gostaria de comunicar que estamos com apenas 19 mesas disponíveis à venda. Desde já, mais uma vez, agradeço a todos as pessoas  pela receptividade ao evento por nós promovido.

pastedImage-2

SERVIÇO

Evento: Primeira Festa da Saudade

Local: Clube dos Motoristas “O CISNE”

Data: 06 de Agosto 2016 – Valor da mesa com quatro lugares: R$ 180,00

Obs: não haverá venda de senha individual avulsa

Reservas: e-mail: pilakovb@hotmail.com  – 9.8437.5414 ou 9.9192.5094

 

Vereadores: JUNTOS E SEPARADOS…

IMG_9522

Recentemente, em ambiente festivo, registrei o harmônico encontro de cinco amigos que em breve estarão “pescando votos no mesmo aquário”. Lourinaldo Júnior, Jota Domingos, Luis Carlos, Marcone e Luizinho estão filiados em agremiação partidária distintas, apesar de apenas um pertencer a campo político diferente. Deste grupo, na minha modesta opinião, dois tem cadeira garantida na Casa Diogo de Braga, um  é bem cotado e ou outros dois, para conseguirem avançar, dependem da boa vontade de terceiros.

Zé Catinga abre a temporada de convenções na Vitória de Santo Antão.

IMG_8942

Abrindo a temporada das convenções partidária na Vitória de Santo Antão, com vistas ao pleito municipal 2016, o Partido Verde realizará amanhã o seu evento para referendar o nome do empresário Zé Catinga ao cargo de prefeito e do religioso Irmão Madí ao cargo de vice, assim como dos candidatos que concorrerão ao cargo de vereador.

Dos nomes ventilados para a disputa majoritária, Zé Catinga, é único que nunca disputou nenhum cargo público. Bem sucedido no ramo de supermercado, uma vez que tem origem humilde e “ganhou” a vida trabalhando, Zé Catinga começou a “colocar seu nome na rua” e foi bem aceito, sobretudo nos bairros periféricos da cidade.

Apostando na rejeição aos nomes dos políticos profissionais da cidade, tal qual como está ocorrendo no Brasil inteiro,  em função da deterioração do sistema político, Zé Catinga aposta nas pesquisas de opinião que mostra uma forte inclinação do eleitorado em  não votar em candidatos que já  exerceram  cargos públicos.

Convenção do Partido Verde (PV – PHS – PT do B – PRTB)

Dia:  20 de julho (quarta)

Hora: 19h

Local: Clube Abanadores “O LEÃO”

Aluisio José lembra o encontro do Círculo, no próximo sábado.

 

ImageProxy.mvc-2

A diretoria do Círculo dos Amigos da Vitória através do seu presidente, Aluisio Xavier, lembra aos conterrâneos vitorienses que no próximo sábado – dia 23 – acontecerá mais uma reunião no Clube Português. O encontro é um extraordinário momento de descontração e serve também como uma ótima oportunidade para rever velhos amigos.