Encontro de intelectuais no Pátio da Matriz.

IMG_0172

Na noite da última da terça (02), por ocasião do encontro festivo realizado pelo Instituto Histórico, nossa cidade reviveu os grandes encontros de intelectuais em plena praça pública.  Apenas a título de curiosidade, este ano de 2016, comemora-se o centenário da “Academia dos Supersticiosos” –  entidade de caráter lítero-recreativa ”sui generis” que ganhou vida efêmera no nosso torrão, em 1916.

Presentes ao auspicioso encontro, além dos diretores e membros do nosso Instituto Histórico  e da nossa Academia Vitorienses  de Letras (AVLAC),  a presidente da UBE – União dos Escritores, Luciene Freitas, padre estudioso nas questões raciais, Clóvis e o   presidente do Instituto Arqueológico e Geográfico Pernambucano, professor José Luiz da Mota Menezes. Para marcar a informalidade do casual encontro registramos em vídeo os momentos de pura descontração. Veja o vídeo:

 

Entrevista com Pastor Ozéas: “na cidade da Vitória, tive muitas alegrias”.

IMG_0133

Por ocasião da solenidade promovida pelo Instituto Histórico, na noite da terça (02), no Teatro Silogeu José Aragão, para comemorar à passagem de mais um aniversário da Batalha das Tabocas e, entre outras coisas, homenagear o ilustre Pastor Ozéas, tivemos a grata de satisfação de gravar uma  entrevistas exclusiva com o religioso. Na ocasião, disse ele: “na cidade da Vitória, tive muitas alegrias”. Veja o vídeo:

Regis do Amendoim: de vendedor a atacadista.

IMG_0286

Por ocasião da minha visita ao Monte das Tabocas, no feriado da quarta, dia 03, registrei o amigo Regis do Amendoim, ladeado por dois jovens vendedores do produto que empresta “sobrenome” ao amigo Reginaldo. Disse-me ele, após a fotografia, como ele mesmo gosta de chamar: “Pilako, vendi muito amendoim aqui no Monte. Naquele tempo, minha mãe fazia dois caldeirões e eu vinha para cá. Quando vejo esses meninos, ficando lembrando de mim”. O nosso amigo Regis, hoje, é uma POTÊNCIA NO RAMO DO AMENDOIM,  NA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO.

Vitória: “Cidade do Porcos”.

IMG_0299

No início da tarde de anteontem (03) nossas lentes registraram uma porca circulando livremente às margens da movimentada Avenida Henrique de Holanda. Quer seja noite ou dia, os animais de grande porte, sobretudo os porcos, são “paisagens” garantidas na nossa Vitória de Santo Antão. Caso não se tome uma atitude, já já, nosso município será conhecida como a “cidade dos porcos”. Lamentável.

Cineclube Avalovara

13920798_1042164155903741_845365604192053919_n

No dia 07 de agosto o Cineclube Avalovara apresentará uma sessão de 3 curtas: (IN)CÔMODOSQUEM MATOU ELOÁ? e INTOLERÂNCIAS DA FÉ, que abordam temas como religião, intolerância, preconceito, gênero e violência.

Na sessão, contaremos com a participação de Fernando Sousa, um dos realizadores do curta “Intolerâncias da Fé”, que nos contará um pouco sobre seu trabalho e o processo de concepção do mesmo. Fernando é um dos diretores e roteirista do curta, além de bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e Mestrando em Ciências Sociais pela UERJ.

A sessão acontecerá no Silogeu do Instituto Histórico, a partir das 17h, com entrada gratuita.
Nos ajudem a divulgar, compareçam e chamem mais um@!

Filmes:

(IN)CÔMODOS (10 min.) – Direção: Clementino Jr. // Produção: Cineclube Atlântico Negro

Sinopse:
Experimentação documental realizada durante a oficina INCOMODANDO – SOMOS FELA, durante o I SEMINÁRIO FELA KUTI DA UERJ. Criado a partir de depoimentos sobre “em que momento você incomodou?”
Realizado como parte das oficinas MEMÓRIA PORTÁTIL do Cineclube Atlântico Negro

QUEM MATOU ELOÁ? (24 min.) – Direção: Lívia Perez // Produção: Doctela

Sinopse:
Uma análise crítica da espetacularização da violência e da abordagem televisiva em casos de violência contra a mulher, revelando uma das razões pelas quais o Brasil é o quinto país com o maior número de assassinato de mulheres no mundo.

INTOLERÂNCIAS DA FÉ (15 min.) – Direção: Alexandre Borges, Fernando de Sousa e Taís Capelini // Produção: Asha Filmes

Sinopse:
A partir do depoimento de pesquisadores, lideranças religiosas e praticantes de religiões afro brasileiras, Intolerâncias da Fé pretende retratar os conflitos religiosos ocorridos no espaço público e problematizar o tratamento conferido a estes conflitos pela sociedade e por instituições como a escola e a polícia. Os episódios de intolerância religiosa e a exposição de aspectos da luta histórica dos adeptos das religiões de matriz africana e brasileira por legitimação e reconhecimento mostram que “ninguém quer ser tolerado”, e sim respeitado.

SERVIÇO
Cineclube Avalovara exibe “Sessão Intolerâncias”
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 49 min.
Data e hora: 07/08/16, às 17h
Local: Teatro Silogeu do IHGVSA
Entrada Franca

Materialização da igualdade

Testemunha a história que os atentados mais graves aos direitos humanos guardam como fundamento a supremacia da diferença, compreendida como elemento justificador para abolir direitos. Nesse contexto, temos os episódios da escravidão, do racismo, do tratamento diferenciado aos índios e as mulheres e tantos outros que retratam atos de intolerância.

Imagem1

Assim, como mecanismo de reparação de desigualdades históricas sofridas por grupos de minorias discriminadas historicamente e vítimas da exclusão sócio econômica, é essencial a efetivação de estratégias que promovam o direito à igualdade.  São as chamadas ações afirmativas que devem ser implementadas pelo Poder Público e a sociedade. Parcerias entre o Poder Público e a comunidade são capazes de assegurar aos grupos particularmente desfavorecidos uma posição de igualdade, removendo barreiras de acesso às oportunidades. Portanto, a criação de ações que visem a disponibilização igualitária de espaço para todos é um desafio cultural que deve ser encarado, na busca por uma sociedade justa e igualitária.

Lourinaldo Júnior

Com a casa lotada, Instituto Histórico comemora os 371 anos da Batalha das Tabocas

IMG_0074

Na noite da terça (02) aconteceu no Teatro Silogeu José Aragão, a solenidade comemorativa ao 371º  aniversário da Batalha do Monte das Tabocas. O evento foi promovido pela diretoria do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória.

O presidente da instituição, professor Pedro Ferrer, abriu a celebração enaltecendo os heróis de tabocas e, entre outras coisas, cobrados dos nossos atuais e futuro gestores  mais respeito com o nosso Patrimônio Material e  Imaterial. Veja o vídeo:

A premiada escritora e oradora do Instituto Histórico, Luciene Freitas,  especialista no tema: Martha de Hollanda, proferiu uma extraordinária palestra realçando o Nativismo da ilustre vitoriense que marcou época na nossa cidade,  no inicio do século XX.

IMG_0083

O Instituto outorgou a medalha Doutor Djalma Raposo – idealizador e cofundador do nosso maior projeto cultural de todos os tempos da Vitória,  IHGVSA – ao seu filho. Bastante emocionado ele agradeceu. Veja o vídeo.

O evento também contou com uma bonita e justa homenagem ao Pastor Ozéas Correia dos Santos. O religioso, após 36 anos,  está deixando a cidade da Vitória. O presidente da Casa do Imperador, professor Pedro Ferrer, convidou o Padre Clóvis para entregar a placa comemorativa ao religioso, Pastor Ozéas,  Veja os vídeos:

Ao final da solenidade  os presentes foram convidados a seguir para o prédio ao lado,  que abriga o Museu para participar do coquetel comemorativo.

 

Visita ao Monte das Tabocas no feriado do 3 de Agosto.

IMG_0267

Na manhã do feriado da quarta, 3 de agosto, data Magna da Vitória de Santo Antão, acompanhado dos  amigos Pedro, Aldenisio e Enedino,  estive no “Sagrado” Monte das Tabocas. Apesar da indiferença dos últimos prefeitos, com o “pedaço de chão” mais importante de todo os trezentos e sessenta e oito quilometro quadrado da nossa circunscrição territorial, a tradição  da visita ao Monte  continua viva, apesar de combalida e esfacelada.

Pois bem, por lá, encontramos o mesmo cenário “acinzentado”. Se antes de ascender  ao poder,  Elias Lira e sua tropa  falavam em construir um teleférico no Monte das Tabocas , hoje, após oito anos de administração, faltam até lixeiras.

IMG_0222

Cheguei por volta das 11hs. Monsenhor Maurício Diniz ainda celebrava  a tradicional  missa campal.

IMG_0183

Voltar ao Monte das Tabocas, mesmo que seja apenas por um único dia no ano, sempre é uma alegria renovada, até porque, quando criança e adolescente sempre o fiz das mais diversas maneiras. Hoje, além do sentimento pátrio aflorado, por entender à sua importância no contexto histórico do então Brasil Colonial,  descer até às margens do rio me é sempre,  uma aventura prazerosa.IMG_0265

Este ano, diferentemente do ano passado, gravei o “informal” vídeo com o presidente do Instituto Histórico, professor Pedro Humberto Ferrer de Moraes,  na parte mais  baixa do Sítio Histórico. Veja o vídeo:

Portanto, segue algumas imagens colhidas pelas nossas lentes,  nesse feriado do dia 3 de agosto de 2016,  de pontos diferente do Monte das Tabocas.

Primeira Festa da Saudade acontece no próximo sábado.

pastedImage

No próximo sábado (06) estaremos promovendo a Primeira Festa da Saudade no Clube dos Motoristas “O Cisne”. A expectativa para o vento, é a melhor possível uma vez que praticamente já conseguimos vender todas as “mesas” da festa.

IMG_9339

IMG_9326

A celebração dançante, contará com três apresentações musicais. Quinteto Dourado, liderado pelo amigo Edmilson, “abre” os festejos. A apresentação de  Neide & Pepeu, com direito a um repertório diferenciado, antecipa a principal atração musical: Orquestra Super Oara.

pastedImage-2

Relembre uma das apresentações da Orquestra Super Oara na nossa cidade, gravada pelas lentes do Blog do Pilako. Veja o vídeo:

Evento: Primeira Festa da Saudade

Local: Clube dos Motoristas “O CISNE”

Data: 06 de Agosto 2016 – Valor da mesa com quatro lugares: R$ 180,00

Obs: não haverá venda de senha individual avulsa

Reservas: e-mail: pilakovb@hotmail.com  – 9.8437.5414 ou 9.9192.5094

Vote no candidato do prefeito, os porcos agradecem!

Apesar da gestão do Governo de Todos está comandando o município nos  últimos oito anos, os animais de grande porte, sobretudo os PORCOS, continuam, dia e noite,  circulando livremente pelas vias públicas, calçadas,  praças e etc.

IMG_0176 web

Antes fosse o “insolúvel” problema dos bichos a única insatisfação da população com está “cansada e cínica” administração municipal.  Portanto, para você que se sente bem com os porcos rasgando bolsas de lixo, cagando e  mijando  nas  calçadas,  aconselho hipotecar seu sufrágio, no próximo dia 02 de outubro, no candidato do prefeito, assim sendo, os PORCOS continuarão “dando as cartas” na cidade.

“Parabéns minha amada terra”: disse Alex Santana.

Parabéns minha amada terra, Vitória de Santo Antão, terra não apenas da melhor cachaça do Brasil, como é conhecida em todo o país. Mas  esta é a terra onde nasceu o nosso sentimento de amor a pátria, através da união de todas as raças para a expulsão dos holandeses (invasores) em defesa das nossas terras.

Algo que serve de exemplo para todos, mas não é colocado em prática em nossa cidade, nas últimas décadas, lideranças políticas, implantaram a discórdia, rivalidades entre as pessoas e famílias. Chamo da “Era das Cores”, que se sustenta através do rancor, da política atrasada e coloca Vitória de Santo Antão como uma terra “atrasada” no campo da política.

Perdemos muito tempo, e estamos perdendo um espaço importante em Pernambuco, um exemplo claro disto, é a nossa maior riqueza cultural, o carnaval. Que já foi um dos melhores do Estado, e neste momento perde para outros municípios que não possuem a mesma tradição.

Outro exemplo da falta de zelo, desta geração de políticos com a nossa cidade, é o descaso com a popular “Feira de Vitória”, levei alguns amigos para conhecer a famosa feira que é cantada por Luiz Gonzaga e passei um vexame terrível, totalmente abandonada, a imagem que fica é do mercado público que agoniza e serve de cartão postal, para a demonstração do que existe de pior em falta de respeito das administrações públicas, com a nossa história.

Outro exemplo que esta geração de políticos deixa para Vitória de Santo Antão, como sendo uma das piores que já existiram, é a falta de água na cidade, eles ocupam espaços na Assembleia, tem afinidade com governadores e não conseguem dar um basta a tamanha vergonha que o nosso povo passa.

Mas definitivamente, o que eles fizeram de pior, destruíram a base de toda nossa história, a união do nosso povo, foi através da união que conseguimos a vitória diante dos holandeses, é através desta união, apenas através dela, é que conseguiremos recolocar o nosso município no seu devido lugar. Que esta geração de políticos aprenda apenas uma coisa, palanques são armados no período eleitoral, após isto, trabalhem unidos por nossa terra, por nosso povo. Chega de divisões, particularmente não valorizo “cores”…mas a bandeira da nossa cidade que simboliza verdadeiramente o nosso povo, os anseios da nossa gente e a nossa história.

Sigam o exemplo dos portugueses, negros e índios que no passado nos ensinaram como também deveriam ser nossas ações no futuro. Acredito que uma nova geração de políticos deverá surgir e com ela poderemos ser também vitoriosos no campo da política.  Unidos somos e sempre seremos mais fortes, Parabéns Vitória !

Alex Santana.

Apelidos Vitorienses: Gongué.

IMG_0042 we

Dando continuidade à nossa coluna: Apelidos Vitorienses, que tem como principal objetivo revelar a origem da alcunha dos vitorienses que são mais conhecidos pelo apelidos do que pelo nome de batismo, hoje, revelaremos a história dos senhor José Gonçalves.

Contou-nos o amigo José que desde rapazinho que as pessoas lhe chamam pelo apelido. Faz mais ou menos há 50 anos, hoje, ele já tem quase setenta. Em função do surgimento  de uma escola de samba – TAMBÉM CONHECIDA POR BATUCADA – para  se apresentar no carnaval vitoriense que tudo começou.

Na formação do conjunto musical, coube ao amigo José Gonçalves, tocar o instrumento musical com o nome de Gongué. Após a brincadeira, segundo ele, a turma passou a lhe chamar pelo apelido de “Nego Gongué”.

O apelido deu tão certo que até sua mãe, Dona Maria Formosina Gonçalves, deixou de chama-lo por José  e também passou a referencia-lo por Gongué. Sua esposa, na qualidade de professora no município, também recebeu o “sobrenome” do apelido do marido. Chamavam-a de “Maria de Gongué”.

Eis aí, portanto, a revelação da origem do apelido de mais um apelido vitoriense que é mais conhecido na cidade pelo apelido do que pelo próprio nome. Veja o vídeo:

No próximo sábado, acontece a Primeira Festa da Saudade com a Orquestra Super Oara

pastedImage

No próximo sábado, dia 06 de agosto, acontecerá, no Clube dos Motoristas, a Primeira Festa da Saudade. A promoção festiva terá como atrações musicais o Quinteto Dourado, Neide & Pepeu e a Banda  Super Oara – Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos – que tem como atração o eclético artista Elaque Amaral.

pastedImage-2

Antes da principal  apresentação musical – Super Oara – faremos o sorteio de dois brindes, para os compradores das mesas. Pelo Engarrafamento Pitú, uma garrafa de Vitoriosa e pelo Vitória Shopping uma Vale Compras.

Portanto, veja o vídeo e relembre um pouco das apresentações da Super Oara na Terra do VR-7 – Vitória Ritmo Sete, conjunto musical que marcou época em nossa cidade, na década de 70.

 

De tudo, não é ruim…

Na manhã do domingo (31),  nossas lentes registraram às margens da movimentada Avenida Henrique de Holanda, mais uma vez, um burro circulando livremente. Desta vez, em função do sol “forte”, o animal preferiu ficar quietinho na sombra de uma pequena palmeira.

IMG_0040 cópia

Apesar do iminente risco de acidente e proliferação de bosta pelas vias públicas, a presença desse equino, neste local, de tudo não é ruim. Como a cidade está abandonada,  e portanto o mato cresce por toda parte, certamente os “bichos” estão aparando a vegetação. Seria até cômico, se não fosse trágico, como diz o adágio popular…

Internauta Marcus Prado comenta na coluna O Tempo Voa.

Comentário postado na “O Tempo Voa: Inauguração do Teatro Silogeu (1971)“.

O primeiro à direita, de óculos escuros, é o saudoso amigo, jornalista Costa Porto, convidado especia e conferencista sobre o 3 de Agosto. Tornei-me seu amigo, quando ele dirigia o DIARIO DE PERNAMBUCO, quando eu iniciava a carreira de crítico literário desse Jornal. Seu filho, Walter Costa Porto, hoje radicado em Brasília, ia sempre a Vitória me visitar a pedido do pai.

Marcus Prado

Foto: acervo pessoal do blogueiro

Foto registrada durante a inauguração do Teatro Silogeu, ocorrida em
01 de Setembro de 1971.

PT VITÓRIA CONVOCA FILIADOS PARA CONVENÇÃO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA CONVENÇÃO DO PT.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE CONVENÇÃO
MUNICIPAL PARA ELEIÇÕES DE 2016                                   

O PRESIDENTE DO DIRETORIO MUNICIPAL DO PT – PARTIDO DOS TRABALHADORES DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, PE, EM CUMPRIMENTO Á LEGISLAÇÃO ELEITORAL VIGENTE, CONVOCA TODAS AS FILIADAS E FILIADOS, PARA PARTICIPAREM DA CONVENÇÃO MUNICIPAL, QUE IRÁ ACONTECER NO PRÓXIMO DIA 03 DE AGOSTO DO CORRENTE ANO (2016) NA CAMARA MUNICIPAL DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, PE, PRAÇA 3 DE AGOSTO (PRAÇA DO ANJO) Nº 72 – LIVRAMENTO, NESTA CIDADE, A PARTIR DAS 14 HORAS, PARA DISCUTIR E DELIBERAR SOBRE A SEGUINTE ORDEM DO DIA:

1 – ABERTURA/ACOLHIMENTO/COMPOSIÇÃO DA MESA

– DEBATE SOBRE A CONJUNTURA NACIONAL/ESTADUAL/MUNICIPAL

4 – DELIBERAÇÃO SOBRE TÁTICA ELEITORAL (COLIGAÇÃO PARTIDÁRIA PARA ELEIÇÃO MAJORITÁRIA E PROPORCIONAL E DISCUSSÃO, APROVAÇÃO E NOME DA COLIGAÇÃO;

5 – DELIBERAÇÕES SOBRE: CANDIDATURAS A PREFEITO/A E VICE-PREFEITO/A E PROPORCIONAIS;

7 – SORTEIO DO NÚMERO DOS CANDIDATOS/AS A VEREADOR/A;

8 – OUTROS ASSUNTOS DE INTERESSES PARTIDÁRIO E ELEITORAL.

Atenciosamente

Vitória de Santo Antão, PE  29 de Julho de 2016

Aristides Joaquim Félix Júnior
Presidente