Governo de Todos: o Brasil inteiro clama por mudança nas práticas políticas.

Mesmo após oito anos consecutivos administrando a cidade, a gestão do Governo de Todos ainda não conseguiu engrenar sequer nos serviços básicos. Na manhã de ontem (18), no bairro Cajá, próximo a FAINTVISA, registramos, mais uma vez, que o mato na rua “seca e resseca” e a prefeitura não o recolhe.

IMG_0644

Como já falei, são oito anos e não oito meses de gestão. Acho que não existe desculpa para tanto descaso. Não podemos imaginar que esse modelo de gestão cujo foco é o poder pelo poder, deva prosperar, afinal o Brasil inteiro clama por mudanças e novas práticas na política. Aliás, vestir as pessoas na mesma cor, de certa forma vinculadas à máquina pública para dançar e cantar “alegremente”, pelas ruas da cidade, apenas demonstra que  até o modelo de campanha é de continuidade. A música e os paredões de som, pode até  animar os incautos e os aproveitadores de plantão, que certamente já se imaginam participando da farra do poder, mas, passada a euforia da campanha, logo entenderão que foi apenas mais um sonho fugaz.

DIREITOS HUMANOS DISCUTE IMPASSE

Explanação dos Advogados

Reunião com empresários de transportes urbanos foi realizada às 10:00h do dia 28/07/2016, no templo da Igreja Batista Sinai, nesta cidade. O pastor André Manoel Presidente Executivo do escritório Vitoriense dos Direitos Humanos convocou os empresários para discutirem os problemas de desrespeito aos idosos e deficientes concernentes a gratuidade concedida pela Legislação Federal (Estatuto do Idoso). Houve palestras e debates durante a reunião, o sargento “Julho” da AGTRAN falou sobre as exigências do Código Nacional de Trânsito, os advogados Dr. Arthur falou sobre os Direitos dos Idosos e o Dr. Jadson do Centro de Referência em Direitos Humanos, falou sobre as exigências do Estatuto do Idoso, das empresas de transportes e das Agências Bancárias. 

Também estava presente o Embaixador da Paz Wilson Brito, que oportunamente explanou sobre Direitos Humanos. Os empresários reclamaram da quantidade das carteiras de idosos expedidas pela Ação Social da Prefeitura local, tornando inviável às suas respectivas empresas, transportarem gratuitamente sem limites. Como medida paliativa de consenso, ficou acordado que os micro ônibus terão 2 (duas) cadeiras reservadas, e os ônibus maiores serão 4 (quatro) cadeiras reservadas que serão devidamente pintadas de amarelo para melhor identificação. O próximo gestor do município terá a missão de estruturar uma secretaria de transportes, para disciplinar e organizar o transporte urbano.

Empresário de ônibus
Pr. André Manoel abre reunião

Com informações da assessoria de imprensa. 

VIGÍLIA, ONLINE, DE PROTESTO E REIVINDICAÇÃO 

foto-de-cima4

Há 713 dias (18/08/2014 – 31/07/2016) – 102 segundas-feiras, 102 terças-feiras, 102 quartas-feiras, 102 quintas-feiras, 102 sextas-feiras, 103 sábados, 103 domingos, 106 semanas, 01 ano e 23 meses, 713 alvoradas, 713 crepúsculos vespertinos, 713 noites, 23 luas cheias, 23 luas minguantes, 23 luas novas, 23 luas crescentes e 20 feriados, oficial, nacionais – 17.112 horas , está sendo cobrado do Prefeito a restituição de um bem CULTURAL, PATRIMONIAL, dos residentes e nativos .

Sr. Elias Lyra, devolva a nossa PRAÇA DUQUE DE CAXIAS, arborizada e ajardinada.

Uma de suas funções como servidor, gestor, é de empenho no zelo da preservação e proteção do patrimônio municipal .

No seu governo, há quase dois mandatos, houve continuidade, permissiva, na desfiguração, devastação, extirpação, iniciada por atos de imprudência e desatino do governante anterior, sr. José Aglailson, num de nossos bens patrimoniais da cidade.

Fomos apartados, forçadamente, do bom costume da nossa cultura, de sentar para descanso reflexivo e uso como lazer naquele tradicional local, herança memorial, que faz parte da história da terra.

Aquele jardim público – memorial, foi erguido com o peso do dinheiro pago pelos contribuintes de impostos, da época, por 03 gerações como avós, bisavós e trisavós; queremos SIM a perpetuação daquele espaço inalterado e com a mesma extensão desde sua inauguração.

Código Penal – CP – DL-002.848-1940
Dos Crimes Contra o Patrimônio
Capítulo IV

Dano
Art. 163 – Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia:

Pena – detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

Dano Qualificado

Parágrafo único – Se o crime é cometido:

Inciso III – contra o patrimônio da União, Estado, Município . . . (Alterado pela L-005.346-1967)

Eu, no gozo dos meus direitos à *cidadania, peço ao Ministério Público Federal a apuração das responsabilidades.

SE INTERESSAR POR TUDO O QUE É DE TODOS (Carlos Augusto Ayres de F. Britto, é membro da Academia Bras.de Letras Jurídicas, foi Pres.do STF, também foi Pres. do TSE, é Pres. da Comissão Especial de Defesa da Liberdade de Expressão da OAB e membro da Academia Sergipana de Letras).

*fiscalização, controle, cobrança, denúncia, representação, queixa e acionamento do poder judiciário.

JORDANIA

Prefeito Elias Lira faz manobra com pessoas aprovadas no concurso público da prefeitura.

IMG_0641
Se já não bastasse à “cruzeta” de transformar advogados em  procuradores na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, agora, uma nova modalidade de enganação estar em curso. Segundo informações, a bronca é a seguinte: o prefeito quer retirar direitos de pessoas aprovadas em concurso público.

IMG_0638

Na manhã de hoje (18), passando pela Praça Leão Coroado,  registramos um grupo de manifestantes reagindo com a manobra realizada pelo prefeito, com o apoio da Câmara de Vereador (Lei 4.139\16), de transformar 176 vigilantes em guardas municipais, desprezando e ignorando  os aprovados no último  concurso que concorreram às vagas disponíveis em edital. Segundo um dos manifestante a manobra política é evidente, uma vez que praticamente todos os vigilantes são moradores  da cidade e os aprovados como guardas municipais,  nem todos são. Veja o vídeo:

Michel Zaidan: “PSB em Pernambuco está constrangendo prefeitos”.

zaidan

Na noite de ontem (17), mais uma vez, tive o privilégio de participar de uma palestra ministrada pelo professor Michel Zaidan. Na medida do possível acompanho o trabalho do renomado professor já li, inclusive, um livro por ele escrito realçando os motivos e as causas sobre os movimentos populares, intitulado “Jornadas de Junho”, ocorrido em todo Brasil, em 2013.

Após o evento acadêmico do qual participei, aproveitei para fazer uma entrevista com o renomado cientista político Michel Zaidan. Sobre a nova legislação eleitoral, ele disse: “ houve avanços e recuos”. Com informações de Marília Arraes, ele disse que “ o PSB em Pernambuco está constrangendo prefeitos”. Perguntado sobre o processo político na nossa cidade, ele arrematou: “ o poder de fogo dessa oligarquia já teve mais forte”. Veja o vídeo.

Governo de Todos: oito anos de descaso.

A prefeitura da Vitória de Santo Antão, sob o domínio do prefeito Elias Lira e sua tropa,  há oito anos consecutivos, parece que ainda não conseguiu engrenar sequer nos serviços básicos. Na tarde ontem (17), por exemplo, registramos que os galhos de mato, cortados das árvores fixadas na calçada da “Praça da Bela Vista”, já estão RESSECADOS de tanto “esperar” para serem recolhidos, assim como os transeuntes irritados de serem obrigados a caminharem na rua, juntos com os carros e as motos.

IMG_0627

Como podemos observar, esse pessoal que já estar há oito anos consecutivos no poder, estão querendo continuar para dá continuidade à esse desastroso modelo de gestão que mesmo após todo esse tempo ainda conseguiram montar uma equipe eficiente para realizar um trabalho razoável,  pela população vitoriense.

elias-rindo

Festa dos Ex-alunos e Ex-alunas do Colégio Nossa Senhora da Graça, será no próximo domingo.

http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/2016/04/IMG-20160425-WA0001.jpg

Com informações da amiga Gizelda Melo de Lima, chamada carinhosamente por “Zeldinha”, no próximo domingo, 21 de agosto, acontecerá mais uma Festa dos Ex-alunos e Ex-alunas  do Colégio Nossa Senhora da Graça. Na programação do evento constam  missa e almoço.

Acredito que uma parcela expressiva da população vitoriense  tenha frequentado as bancas escolares da referida respeitada e conceituada instituição de ensino. Portanto, assinalo este encontro  como uma ótima oportunidade para rever amigos e relembrar os tempos que residem apenas nas paredes sagradas da memória dos lá estudaram.

SERVIÇOS

Missa na Capela do Colégio: 10h30
Almoço na Quadra: após a missa
Próximo Domingo: 21 de agosto
Valor da Adesão: R$ 35,00

 

José Sebastian: UMA UNANIMIDADE NACIONAL

http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/jose-sebastian1.jpg

Hoje, 18 de agosto, o amigo repórter José Sebastian, com toda certeza será bastante festejado. Sebastian, como é mais conhecido, é um desses sujeitos raros que goza da unanimidade. Eu, particularmente, não conheço uma só pessoa que não sinta prazer em se relacionar com o amigo José Sebastian. Sincero, leal, respeitador, atencioso, sensível, alto astral e etc, são alguns dos predicados que o amigo José Sebastian traz na sua composição genética, ou seja: Sebastian agrada a todos sempre, não apenas em algumas ocasiões. Portanto, amigo comunicador e cuidadoso repórter, receba um afetuoso abraço de todos que fazem o Blog do Pilako,  pela  passagem de mais uma data  natalícia.

Governo de Todos: oito anos sem planejamento.

gato-e-leao

Oficialmente a campanha eleitoral 2016 começou ontem (16). Na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, como se esperava, apenas algumas manifestações, aqui e acolá. Com o encurtamento do tempo para  a campanha oficial, determinado pelas novas regras do TSE, os candidatos menos conhecidos vão precisar ser muito criativos, uma vez que à questão financeira e o enquadramento das despesas é um novo ingrediente que merece toda atenção, por parte dos candidatos.

Pois bem, como o prefeito Elias Lira e seu filho não estão candidatos nessa eleição,  mas sua gestão está sendo avaliada na medida que ele apresentou dois secretário do Governo de Todos para dar continuidade ao seu modo de administrar, doravante, os serviços públicos de responsabilidade do município, inevitavelmente,  serão uma espécie de “cabo-eleitoral” invertido para os seus afilhados políticos.

IMG_0591 xxxx

Apenas para ilustrar o meu raciocínio, na tarde de ontem (16) registramos, mais uma vez, que um dos coletores pluvial que fica no entorno da Praça Leão Coroado continua entupido de terra, ou seja: a prefeitura  não se passa sequer uma vassoura, muito menos faz uma limpeza, há meses, mostrando assim que mesmo após os oito anos consecutivos no poder a atual  gestão ainda não encontrou tempo para engrenar nos serviços básicos.

Como os candidatos da máquina, em seus discursos, elevam o prefeito Elias Lira à “Máxima Potência” em administração pública, certamente devem querer, caso ganhem mais quatro anos na prefeitura (12), manter esse mesmo ritmo de serviços públicos municipais disponíveis aos vitorienses.

Sem querer, evidentemente, realçar que na ilustração fotográfica, acima exposta, “salta aos olhos” do eleitor mais atento uma tremenda contradição administrativa, ou seja:  quase quatrocentos mil reais investidos na reforma de uma praça e nem um centavo de investimento na manutenção e limpeza dos  “bueiro” da  mesma praça…Esta é apenas uma, dentre tantas,  da incoerência administrativa da gestão do Governo de Todos

elias-rindo

Lourinaldo Júnior inaugura seu comitê eleitoral no Lídia Queiroz.

IMG_0614

Na noite de ontem (16), primeiro dia oficial da campanha eleitoral 2016, participei da inauguração do Comitê político do agora candidato a vereador Lourinaldo Junior. O evento congregou pessoas das mais variadas localidades do nosso município, inclusive  as do bairro de  Lídia Queiroz, com as quais a família Martins mantém forte relação, há décadas.

O prestigiado Jornalista José Edalvo, amigo da família, fez questão de realçar sua confiança no projeto político de Lourinaldo Junior que a partir de agora, definitivamente, saiu do campo do sonho e passa a ser uma realidade. Veja o vídeo:

Após os pronunciamentos de várias lideranças, inclusive do amigo Lourinaldo Martins, proprietário da Farmácia Nossa Senhora de Fátima e pai de candidato a vereador, Lourinaldo Junior fez uso da palavra para agradecer a presença de todos e, visivelmente emocionado, convocou os amigos, sobretudo a juventude, para se unir e trabalhar renovação na Casa Diogo de Braga. Veja o vídeo:

IMG_0594 IMG_0597 IMG_0609
IMG_0620

 

EDUCAÇÃO MUSICAL – Abordagem e noção básica referente a arte de compor. (PARTE 2)

20160704_203649

O Clarinetista utiliza a Clave de Sol na segunda linha do Pentagrama, onde o Trombone, o Bombardino e as Tubas Bb e Eb, utilizam a Clave de Fá na quarta linha para escrever as notas musicais. O Clarinetista conhecia a gramática musical, mas não conhecia as extensões de cada instrumento musical.

Ele teria que escrever os arranjos da seguinte forma: 1, 2 e 3 Clarinetes, 1 e 3 Sax Altos, 2 e 4 Sax Tenores, 1, 2, 3 e 4 Trompetes, uma peça musical para Bombardino, que sendo a mesma melodia igual a do Sax Tenor, fazendo um contratempo, estava escrito na Clave de Fá, 1, 2, 3 e 4 Trombones, o quarto Trombone fará o Trombone Baixo, sem ter os rotores ( Chaves que proporcionam atingir as regiões gravíssimas no Pentagrama na Claves de Fá ), o arranjador pode oitavar a peça do 1 Trombone para o 4 Trombone, usando uma oitava descendente.

João Bosco do Carmo. 
http://lattes.cnpq.br/8222363703321930
E-mail: bcarmo45.bcm@gmail.com

Edmilson Silva fez a festa no Varanda.

IMG_0537Na tarde do sábado (13) aconteceu mais um Encontro dos Amantes da Boa Música no Restaurante Varanda do Tadeu Souza. Desta vez quem subiu ao palco para fazer a festa foi o talento Edmilson Silva. Aliás, o anfitrião, Tadeu Souza, “puxou” o  famoso parabéns pra você,  pera comemorar a idade nova do Edmilson. Veja o vídeo.

Para homenagear à passagem do Dia dos Pais (domingo), Tadeu Souza interpretou a belíssima canção do Rei Roberto Carlos. Veja o vídeo.

IMG_0539 IMG_0545

Neide & Pepeu: música com qualidade…

IMG_0561

Na noite do sábado (13), juntamente com o amigo Cornélio, prestigiei a apresentação dos amigos Neide & Pepeu, no Bar Asa Branca localizado no bairro de Redação. Por lá, ambiente tranquilo e muita música com qualidade. Veja os Vídeos:

Na ocasião, aproveitei para realizar uma gravação com o dono do estabelecimento comercial para colocar a história do seu apelido, no nosso segundo livro – Apelidos Vitorienses.

IMG_0557 IMG_0564

ATENÇÃO: Chamada pública.

13000321_988801681203507_1686405792093451387_n

O Plano Municipal de Cultura (logo abaixo) está disponível para CONSULTA PÚBLICA na fanpage oficial do Conselho Municipal de Cultura (https://www.facebook.com/cmcvsa/) e nos sites e blogs da cidade. No dia 02 de setembro 2016, às 13h, na Escola Municipal Pedro Ribeiro, será realizado o 2º Fórum Municipal de Cultura para debater, avaliar e aprovar o Plano de Cultura. É importante que toda a sociedade participe, sobretudo, a classe artística e os demais agentes culturais de Vitória de Santo Antão. É mais uma oportunidade de debater e aprovar questões importantes para o desenvolvimento cultural da cidade. 

Durante um (01) ano, o Conselho manteve o diálogo aberto com os diversos segmentos artístico-culturais através de reuniões setoriais registradas em atas. Também foram feitas visitas técnicas às comunidades rurais e periféricas. Estudantes, professores, jovens e idosos foram instigados a refletir sobre as demandas da cidade. Escolas municipais, estaduais, faculdades e universidade foram visitadas a fim de desenvolver propostas e colaborar com o desenvolvimento do Plano.

Atenciosamente,
Pablo Dantas – Membro do Conselho Municipal de Cultura e integrante da Comissão de Elaboração do Plano.

 

Festa para estudante ou movimento político?

fac.direito 1

Nossa cidade, Vitória de Santo Antão, não obstante ser um expressivo polo educacional do Estado de Pernambuco, não tem tradição em comemorar à passagem do dia do estudante com festas populares. Aqui e acolá, sobretudo em ano de eleição, surge alguma comemoração. Salve engano foi o então candidato a prefeito (2000), Antônio de Lemos,  que primeiro se “comoveu” com a causa estudantil.

No âmbito internacional, o Dia do Estudante é comemorado em 17 de novembro e faz referência à resistência estudantil à ocupação nazista na antiga Tchecoslováquia, em 1939. No Brasil a comemoração foi instituída por sugestão do advogado Celso Gand Ley, por ocasião da comemoração do centenário (1827 – 1927) da criação das duas primeiras faculdades do Brasil:  a Faculdade de Direito de Olinda  e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto, também se comemora o dia do advogado no Brasil.

Muito bem, na noite da sexta – dia 12 de agosto – ao circular pelo Pátio da Matriz encontrei uma festa, com banda, som, iluminação e etc. Ao procurar saber de que se tratava tal evento, fui informado que a Faculdade Osman Lins estava promovendo a festa para comemorar o Dia do Estudante. Sinceramente, não lembro  de nenhuma manifestação da FACOL nos último anos, nesse sentido.

IMG_0530 xxx

É de conhecimento de toda cidade que Paulo Roberto, diretor  afastado da Facol, a partir de amanhã (16), será o candidato a prefeito da Vitória, apoiado pelo atual gestor e que, teoricamente,  terá  a preferência da máquina pública municipal.

Pois bem, para mim soa estranho à realização desta festa. A Justiça Eleitoral precisa ficar atenta para esse tipo de promoção. Pareceu-me um clone daquela tal “prévia” do Bloco Alú-dedé, às véspera das eleições, salve engano, em 2008.  É bom que se diga que a Justiça Eleitoral precisa dá uma resposta à sociedade sobre essas tais manobras. A operação Lava-jato, recentemente, escancarou aos brasileiros que as prestações de contas dos candidatos, antes aprovadas pelos TREs e TSE,  não passavam de “peças de ficção”.

No último carnaval,  ocorrido na nossa cidade (2016),  o então secretário de turismo,  Paulo Roberto, condutor do evento,  ignorou os princípios da administração pública e todo arcabouço jurídico em vigor e estampou, em locais públicos,  seu nome com fins eleitoreiro,  demonstrando assim imaginar  está acima da lei e da ordem. As autoridades públicas da nossa Comarca, fizeram de conta que o problema não era com eles.

Sem Título-1 xxx

São por essas e outras que o Brasil precisa ser passado a limpo. São por essas e outras que o Juiz Sergio Moro virou herói nacional e tornou-se  uma das cem figuras mais importante do planeta, na atualidade. Não podemos deixar de imaginar que se um pré-candidato a prefeito  tentar confundir  a justiça,  antes do pleito,  não vá querer, após a vitória nas urnas,  ludibriar os eleitores na gestão.  Vamos ficar atentos.

Apenas a título de curiosidade em uma pequena navegada nas redes sócias facilmente encontraremos demonstrações  espontâneas no referido  evento,  promovido pela FACOL  na tentativa de  enaltecer os estudantes, que estão mais  sintonizado com o sentimento da campanha do psd (55), que por enquanto, não está autorizado pela regras eleitorais.

IMG_0578

Reprodução FACEBOOK.

IMG_0580

Reprodução FACEBOOK.