Registro o recebimento do convite, enviado pelo prefeito Elias Lira, para o evento que ocorrerá na próxima segunda, dia 29 às 10h, que tem como objetivo à realização do sorteio do Programa Minha Casa Minha Vida. Desde já, agradeço pela lembrança.
Arquivo da categoria: Editorial
COMUNICADO CINECLUBE AVALOVARA
Vimos insistindo na importância das doações voluntárias, a fim de que pudéssemos ampliar a qualidade de nossas exibições. Agora, mais que nunca, essas doações são caso de vida ou morte do Cineclube Avalovara, pois há aproximadamente 1 mês o nosso projetor – comprado sob muito esforço – quebrou, e as duas últimas sessões aconteceram com projetores emprestados.
No primeiro ano do cine, tentamos nos manter dessa maneira, mas diante de tantos imprevistos, fomos impulsionados a comprar um projetor nosso, equipamento básico para o andamento do projeto.
O orçamento para conserto do projetor é 600 reais, e a nossa equipe não tem como arcar com serviço. Como todxs sabem, estamos trabalhando de maneira independente e precisamos muito da ajuda de vocês.
VAMOS UNIR NOSSAS FORÇAS? Qualquer valor é muito bem-vindo. Vocês podem procurar um dos curadores (Claudia, Darlan, Saulo, Vitor e Walter) ou realizar a doação através do PagSeguro pelo link abaixo:
Nos comprometemos em prestar conta de todo dinheiro recebido, informando nas redes sociais e nas sessões quando o valor for atingido.
Desde já, somos muito gratos. Abraços!
Equipe do Cineclube Avalovara
EDUCAÇÃO MUSICAL – Abordagem e noção básica referente a arte de compor. (PARTE 3)
A Tuba Bb escreve-se a peça na quarta linha, com o tom igual ao Sax Tenor, porém na Clave de Fá, e, a Tuba Eb, escreve-se a peça na quarta linha, com o tom igual ao Sax Alto, mas na Clave de Fá, respeitando os intervalos de terceira entre cada voz instrumental, para que haja harmonia entre os naipes. Ao compormos uma peça para Tuba Bb, onde o tom esteja em Dó Maior ( C ), onde sabemos que as Tubas são instrumentos conhecidos como os Baixos da orquestra, por exemplo: de Frevos, onde trabalham fazendo suas marcações, porém podemos escrever peças melódicas para as Tubas.
Então, ao escrevermos no tom de Dó Maior ( C ) e, queremos copiar a peça para Tuba Eb, contaremos uma quarta descendente, onde de Dó ( C ) para Sol ( G ), ficaria assim: C, B, A, G. No Pentagrama, a armadura de Clave na Clave de Fá para a Tuba Bb, não existirá acidente, no entanto, para a Tuba Eb, colocaremos o primeiro acidente – o sustenido – na quarta linha, formando assim o tom de Sol Maior ( G ) . Do início até o fim da peça musical, trabalharemos com os intervalos de quarta descendente.
João Bosco do Carmo
http://lattes.cnpq.br/8222363703321930
E-mail: bcarmo45.bcm@gmail.com
Livro sobre Pedro Ribeiro será lançado no dia 2 de Setembro

Após o lançamento deste livro a história da Vitória de Santo Antão, não será mais a mesma. Leia, conheça a participação desse antonense na Guerra dos Mascates, 1710. Movimento que buscava a liberdade de Pernambuco. Professor Aragão considerava Pedro Ribeiro da Silva o antonense mais digno de homenagens.
O mestre Aragão, quando prefeito, criou dois grupos escolares, os mais importantes da cidade. Um, ele cognominou Pedro Ribeiro da Silva. Fica ao lado da Matriz de Santo Antão. O professor Pedro Ferrer resgata-nos através deste opúsculo, o bravo capitão mor
Pedro Ribeiro. O exemplar custa apenas R$ 30,00. Você poderá adquiri-lo no dia 2 de setembro por ocasião do seu lançamento na Câmara de Vereadores, às 19.30 h. ou na sede do Instituto Histórico e Geográfico.
Participe desse evento. Sua presença é fundamental.
A cultura da Vitória de Santo Antão é forte e dinâmica.
Ajude a mantê-la viva.
Candidatos a vereador na Vitória usam o nome da comunidade como”sobrenome”.

Na medida do possível, a partir de hoje, estaremos postando um conjunto de matérias realçando detalhes, curiosidade e informações dos nossos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores cujas informações estão sendo colhidas oficialmente, no site TSE e, portanto, disponível para toda população.
Apesar da mídia oficial (TSE), recentemente veiculada nos grandes canais de comunicações do País convocando as mulheres para participar mais das disputas eleitorais , as postulações majoritárias na nossa cidade não trouxeram nenhuma mulher. Já com relação às postulações proporcionais, onde são exigidos o preenchimento de 30% da “vagas para mulheres”, anotamos que 59 representantes do sexo feminino estão concorrendo, o que representa 27,83% do conjunto das 212 candidaturas ao cargo disponível na Casa Digo de Braga.

Apesar da nossa cidade, ao longo da sua história política só haver concedido assento na Câmara Legislativa Municipal à apenas três mulheres – Florianita Oleron, Iara Gouveia e Fátima Carneiro – destacamos o nome de uma candidata que já concorreu (Silvia do Geral) em outras oportunidades e duas que estão entrando na disputa pela primeira vez (Osmarina Gomes e Dra Kátia).

De todos os postulantes ao cargo de vereador identificamos que 16 deles (7.54%) incorporaram ao nome que vai aparecer na urna eletrônica uma referência direta à comunidade com a qual é identificado ou até mais conhecido, de modo que agregaram ao nome ou apelido a referência do bairro ou localidade para ser, de fato e de direito os legítimos representantes. Foto: Edna do Mário Bezerra- Nene do Mauês – Josias de Militina
Edna do Mário Bezerra- Nene do Mauês – Josias de Militina – Kátia de Natuba – Lula de Campinas – Edmilson de Várzea Grande – Junior de Redenção – Zé Victor de Pirituba – Leu da Militina – Luciano Galeto Mangueira – Irmão Duda do Lídia – Orlando de Redação – Junior de Galiléia – Galego Soledade – Carlinhos da Balança – Edinho Serraria.
A próxima postagem sobre o tema, estaremos realçando a questão patrimonial dos postulantes ao cargo de prefeito, vice-prefeito e vereador. Vale salientar, que todas as informações que serão repassadas aos internautas do Blog do Pilako, foram declaradas pelos próprios postulantes, por ocasião dos respectivos registros de candidaturas repassadas ao TSE e que as mesmas encontram-se disponíveis a todos os eleitores brasileiros.
CONVOCAÇÃO

A diretoria do IHGVSA convida os sócios desta entidade para participarem da “Sessão Ordinária” a realizar-se no próximo domingo, dia 28 de agosto, às 9:30 h., no seu Salão Nobre.
Esperamos contar com a presença de todos.
Atenciosamente,
Pedro Ferrer – Presidente
Pauta:
- Leitura das atas anteriores e comunicações;
- Primavera dos museus;
- Debate político com os candidatos;
- Semana da Consciência Negra;
- Festa do aniversário do IHGVSA;
- Viagem ao Alto do Moura ou Triunfo;
- Bandeira do IHGVSA
Haverá uma apresentação cultural. Espaço livre para os que quiserem manifestar seus dotes artísticos;
Solicitamos salgados ou doces para o lanche a ser servido.
Já temos prometidos 20 cachorros quentes e um bolo de massa de mandioca.
Antecipadamente agradecemos a colaboração de todos.
Diretoria
IHGVSA
Momento Grau Técnico Vitória
Os alunos do Curso Técnico em Administração realizaram uma Visita Pedagógica Orientada a exposição “O Fantástico Corpo Humano”. Confira o registro! #GrauTécnico
Campanha do grupo Amarelo: “MUITAS COINCIDÊNCIAS”
Na tarde de ontem (23), como de costume, estacionei meu carro na Praça 3 de Agosto, popularmente conhecida por “Praça do Anjo”. Pois bem, ainda não era 18h (17:58hs) quando caminhava pela Praça da Restauração, popularmente conhecida por “Praça do Jacaré”, quando deparei-me com um cidadão – que sei de quem se trata – com uma porção de camisas amarelas, que carregava encostada na sua barriga, por baixo da sua camisa também amarela.
Categoricamente, afirmo, não tê-lo visto doando as peças. Mas, “coincidentemente”, ontem, terça feira (23), foi o dia destinado pela justiça eleitoral para que o candidato apoiado pelo prefeito, Elias Lira, promovesse seu movimento de rua, cujo comitê central está localizado na Praça citada. Podemos anotar também, como outra pontual “coincidentemente” é que o carro-chefe, no que diz a cor predominante no movimento político citado, seja justamente à AMARELA.
Outra “coincidentemente” também, é o movimento que estava ocorrendo no palco da praça, foi justamente promovido pelas secretarias municipais de Educação e Ação Social. Justamente no dia e próximo ao comitê do candidato que é “sugerido” – para não dizer apoiado – pela máquina pública municipal.
Gostaria de dizer aos inúmeros candidatos da cidade, que não estou a serviço da Justiça Eleitoral como sugerem as autoridades no assunto, nem estou a procura de irregularidades de quem quer que seja, mas gostaria de dizer também que, por favor evitem determinadas ações ao alcance dos meus olhos, pois, assim ocorrendo, na medida do possível, registrarei e postaria nas páginas do nosso jornal eletrônico.
Patrimônios do Pátio da Matriz.
Desde que me entendo por gente tenho, no Pátio da Matriz, uma extensão da minha casa. Nasci e cresci correndo pela Avenida Silva Jardim, jogando bola e andando de bicicleta pelas Praças Severino Ferrer e Dom Luis de Brito.
Pois bem, assim como as igrejas, os coretos e o obelisco em forma de pirâmide, na Matriz, compõem representação do Patrimônio Material Histórico da cidade, os senhores Antônio Freitas e BIla, indiscutivelmente, são algumas das pessoas que representam uma espécie de Patrimônio Vivo do Pátio da Matriz.
Tiro de Guerra celebra o Dia do Soldado.
Assessor da Corregedoria do TRE-PE, Orson Lemos, esclarece dúvidas eleitorais na Vitória de Santo Antão.
Na noite de ontem (22) participei de uma palestra ministrada pelo assessor da corregedoria do TER-PE, professor Orson Lemos. O encontro, de caráter eminentemente técnico, ocorreu no Fórum da nossa cidade e teve como objetivo esclarecer dúvidas e questões atinentes ao conjunto de mudanças ocorridas com a nova Lei Eleitoral.
Inicialmente, senti falta dos representantes das outras coligações, mas o advogado e também professor, Osvaldo Gouveia, articulador do encontro, na sua fala fez questão de dizer que todos os envolvidos no processo eleitoral local, haviam sido convidados.
Pois bem, durante a maior parte do tempo em que o professor Orson Lemos palestrou, um barulho infernal adentrava na sala obrigando-o a parar, por várias vezes. Não podemos deixar de dizer que essa foi uma ótima oportunidade para que uma autoridade do TER-PE, aqui na Vitória, sentisse na pela o que nós, vitorienses, sentimos com esse modelos de campanha superado e que é IMPOSTO – goela abaixo – pelos “donos do poder” local, aos munícipes.
Voltando à palestra, gostaria de dizer que foi boa. Advogados, contadores e muitos candidatos a vereador marcaram presença. Dentre eles, o Vereador Edmilson Zacarias, popularmente conhecido por NOVO DA BANCA.
Ao final do evento tive a oportunidade de realizar uma pequena entrevista com o palestrante, professor Orson Lemos. Entre outras coisas, perguntei-lhe sobre à aprovação das contas dos políticos, pelo TREs e TSE, na medida em que o marqueteiro João Santana confirmou que em 98% das campanhas eleitorais, há o chamado caixa dois.
Com relação à nossa cidade, questionei-o sobre o gasto excessivo de alguns candidatos a vereador, que muito antes da campanha começar já ultrapassaram o teto do gasto estabelecido pela justiça. Assista o vídeo e confira as respostas do assessor da corregedoria do TRE-PE, professor Orson Lemos.
Amigo Hildebrando: o desafio continua de pé…
Na manhã de ontem (22), mais uma vez, fiquei enganchado na rua que fica em frente a Casa dos Pobres (Matriz). A referida via pública, em função de um dos lados servir como um IRRACIONAL estacionamento, tornou-se uma espécie de FUNIL, ou seja: são veículos chegando e se “espremendo” para passar por apenas um espaço da via.
O diretor da AGTRAN, Hildebrando Lima, precisa começar a entender que não pode administrar o trânsito da cidade com caprichos. Já está mais que provado, tecnicamente, que o estacionamento de veículos – ainda por cima da forma obliquo – ao lado da Igreja Assembleia de Deus promove, diariamente, uma retenção quase que continua no fluxo de veículos na localidade.
Mais uma vez, lanço o desafio ao amigo Hildebrando Lima: RETIRE POR UMA SEMANA O ESTACIONAMENTO AO LADO DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS PARA VER SE O FLUXO DE VEÍCULOS NA LOCALIDADE, MELHORA OU PIORA?… SIMPLES ASSIM…
Atenção Justiça Eleitoral da nossa Comarca…
“Não sou de polemizar, nem muito menos de usar a rede social para desabafo, mas quero a opinião de vocês.
Sem levantar cores ou bandeiras, devemos rever essas formas de fazer carreata. Ontem eu, tal como centenas de pessoas, foram impedidas por mais de 2h de chegar até suas residências. Tive que pedir a minha família para sair de casa e me encontrar em uma das ruas paralelas, além de se tornar impossível acessar o percurso até a minha rua, devido as dezenas de paredões que vale salientar, alguns fazem mais zuada que os mais potentes trios elétricos do carnaval de Salvador, tornou-se impossível permanecer em casa. A JUSTIÇA ELEITORAL fala que não irá tolerar NADA, mas o que ocorre é uma imprudência generalisada e pactuada. A JUSTIÇA fecha os olhos e se acovarda perante os CACIQUES da nossa cidade. Até quando ficaremos a mercer disto, tudo tem LIMITES.
Viver em sociedade é além do dever de seguir as leis, respeitar o direito do próximo”
Alcimar Carlos (Mazinho)
Entra prefeito, sai prefeito, fica prefeito e a mudança não chegou……..
Na noite de anteontem (21), ao trafegar pela Rua Dr José Rufino Bezerra – também conhecida como “Principal do Cajá” – observei que a mesma também está servindo de dormitório para porcos.
A gestão do Governo de Todos, mesmo após oito anos consecutivos no poder, ainda não conseguiu efetivar ações que pudesse retirar os animais de grande porte das ruas. Aliás, este problema também ocorreu nos oito anos da gestão do Governo de Faz. Entra prefeito, sai prefeito, fica prefeito e os porcos continuaram dando as cartas…
SESI/PE oferece curso preparatório para o Enem em Goiana
Para ajudar quem deseja conquistar uma vaga na universidade, o Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI/PE) oferece, neste segundo semestre, 200 vagas no curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Pré-Enem. Na Zona da Mata, as vagas são na Unidade de Goiana. É uma oportunidade para reforçar a base de conhecimentos para a prova, já que no curso haverá revisão de conteúdo e resolução de exercícios de todas as disciplinas cobradas no exame. Trabalhadores da indústria, seus dependentes e alunos do SESI têm desconto especial. Mais informações pelo telefone (81) 3626.0658, pelo e-mail relacionamento@pe.sesi.org.br ou pelo WhatsApp (81) 9.8829.3330.
Em Vitória, os magistrados da Justiça Eleitoral já estão precisando aumentar a “Dose do Remédio”
Passado pouco menos de uma semana do inicio da campanha eleitoral municipal, em todo Brasil, na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, parece que o “Remédio” aplicado pela justiça eleitoral, no que diz respeito ao rodízio dos eventos políticos promovidos pelas cinco coligações, FOI PEQUENO. Digo isso, pois, não podemos achar que campanha eleitoral é uma espécie de disputa que, ganha quem fizer mais bagunça e esculhambação.
Não é novidade para ninguém – muito menos para os magistrados da nossa Comarca – que Vitória tem histórico de eleições BAGUNÇADAS E ESCULHAMBADAS, praticadas, aliás, por essas mesmas pessoas que, hoje, estão conduzindo algumas das postulações majoritárias e proporcionais.
Para quem tem um pouco de noção da política local, logo vai entender, que o Paulo Roberto e o Aglailson Junior, postulantes ao cargo de prefeito, querem por querem, eliminar os outros concorrentes promovendo uma polarização, como se fossem os dois caciques (Elias e Aglailson pai).
Dessa forma, inevitavelmente, eles tentam suprir da eleição o voto mais racional, o voto do protesto, da revolta e principalmente o voto da rejeição a esses dois grupos, que estão comandando o município, há mais de três décadas. Aliás, o Paulo e o Aglailson Junior, simultaneamente, são portadores de rejeição pessoal da expressiva parcela do eleitorado vitoriense, motivo pelo qual eles sonham “de olhos abertos” com a polarização, para fazer com que o eleitor seja obrigado a escolher o “MENOS PIOR”.
Na tarde de ontem (21), por exemplo, as pessoas que estavam no Pátio da Matriz, foram obrigadas a assistir e ouvir uma espécie de “campeonato de irregularidades”, promovidos pelos referidos grupos partidários. Valendo salientar que o dia – segundo sorteio – estava dedicado ao candidato Henrique Filho.
Um automóvel branco, com a tampa da mala aberta e o som nas alturas, ao ficar dando infinitas voltas na praça, logo foi “perseguido” por uma camionete “do outro lado”, com o som mais alto ainda. Veja o vídeo:
No quesito BAGUNÇA E ESCULHAMBAÇÃO, novamente, todos que estavam no referido espaço de lazer (praça) foram obrigados a assistir cenas de transgressões às Leis e um afronta às boas regras da convivência, sobretudo em um período onde a população está avaliando os postulantes ao cargo máximo do município.
Ora! Se um candidato que está precisando do seu voto, já não cumpri as leis nem respeita as pessoas no período eleitoral, imagine quando ele estiver sentado na cadeira de prefeito com a caneta e o “chicote” na mão? Veja os Vídeos:
Portanto, na qualidade de eleitor e de observador da cena política local, sugiro aos magistrados, que estão conduzindo o processo eleitoral vitoriense, que AUMENTE A DOSE DO REMÉDIO, POIS, NA NOSSA CIDADE, DO JEITO QUE ESTÁ, GANHARÁ O PLEITO QUEM COMETER MAIS IRREGULARIDADES, O QUE CONVENHAMOS, NÃO ESTÁ DENTRO RAZOABILIDADE….
Governo de Todos: administração MAMBEMBE.
Na noite da sexta (10) nossas lentes registraram um flagrante no Pátio da Matriz, que bem reflete à forma MAMBEMBE com que o prefeito Elias Lira e sua tropa vem administrando nossa cidade, nesses últimos oito anos.
Pois bem, se já não bastasse animais de grande porte circulando dia e noite pelos logradouros públicos, rua e calçadas de praticamente todos os bairros da cidade, agora, os funcionários da municipalidade também tem que atuar como uma espécie de ADESTRADOR DE PORCOS, pois um desses animais, IMUNDO E FEDORENTO, só deixou os jardins da Praça Dom Luis de Brito, na noite da sexta (19), depois que um dos administradores da referida praça, enxotou-lo com um pedaço de pau. Não custa nada lembrar ao internauta, que são oito anos consecutivos no poder, com os porcos dando as cartas na cidade. Lamentável…
Reunião da Academia de Letras da Vitória.

Na manhã do domingo (21) aconteceu mais uma reunião ordinária da AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência. O encontro ocorreu no Salão Nobre do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória e contou, entre outras discussões, com a rica apresentação do acadêmico professor Pedro Ferrer sobre a vida e a arte do conterrâneo Nestor de Holanda.

Apesar de já ter certo conhecimento sobre a obra de Nestor de Holanda, ontem, com alguns detalhes revelados pelo professor Pedro, na sua apresentação, passo, doravante, apontar o conterrâneo Nestor de Holanda como uma das figura mais proeminente já nascida Terra das Tabocas. Veja o vídeo:
Ao final da reunião a presidente da AVLAC, professora Lúcia Martins, lembrou a todos o evento que será promovido pela entidade na Praça de Evento do Vitória Park Shopping, voltado ao público infantil e que em breve estaremos divulgando.
Vitória tem três deputados de “mentirinha”…
Foi pensando no desenvolvimento estadual e na maior integração das regiões Agreste e Sertão, com a capital pernambucana, que o governado Paulo Câmara anunciou, ontem (18), investimento de 5 milhões de reais na malha aérea estadual, particularmente nos aeroportos de Garanhuns e Serra Talhada. “Estamos investindo para que as pessoas que moram nessas duas cidades tenham mais facilidade de se deslocar”, disse o chefe do executivo estadual.
Muito bem, parabéns ao Governado Paulo Câmara, pela iniciativa. Logicamente não podemos imaginar que neste segmento (aeroporto) nossa cidade, Vitória de Santo Antão, deveria ser priorizada. Estamos a pouco mais de 50 km do Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freire.
Mas, são notícias como esta que escancara – pelo menos para os mais atentos – o quanto nosso município é mal representado no mapa geopolítico pernambucano. Apesar de termos três “legítimos” representantes na Assembleia Legislativa, cada qual oriundo de clãs políticos enraizado na cidade há décadas, hoje, em pleno século 21, somo obrigados a engolir diariamente um “eterno” RACIONAMENTO DE ÁGUA POTÁVEL, de vinte e até 30 dias, em alguns barros mais afastados do Centro.
São leituras e comparações como esta que deveriam “acordar” o eleitor da Vitória de Santo Antão o quanto a “união” conveniente destes três grupos políticos – Elias, Aglailson e Henrique – prejudicaram, prejudicam e prejudicarão o desenvolvimento da nossa terra. Tá na hora do eleitor da Vitória começar a ter também uma pouco de VERGONHA NA CARA e iniciar o processo para desempregar das tetas do governo, essas famílias.
Governo de Todos: cadê o dinheiro da saúde?
Na manhã de hoje recebi de uma pessoa que tem toda minha credibilidade – que não direi seu nome por motivos óbvios – a informação de que os profissionais contratados da área de saúde, da prefeitura do Governo de Todos, receberam no dia 21 de julho o salário referente ao mês de junho (2016). Hoje, 19 de agosto, ainda estão esperando receber o salário referente ao mês de julho.
O curioso é que também não há previsão, ainda segundo a fonte. Uma boa pergunta aos gestores Elias Lira e Veraluci Lira: CADÊ O DINHEIRO DA SAÚDE? Outra bronca é que os profissionais, em função dos constantes atrasos, já começaram fazer uma espécie de “rodizio branco”. Quem perde com isso, indiscutivelmente, são as pessoas mais pobres que precisam do atendimento nas unidades básicas de saúde.
Será este o modelo administrativo que Paulo Roberto adotará na chamada continuidade do Governo de Todos, caso vença as próximas eleições?



























