Internauta Marcus Prado comenta na coluna O Tempo Voa

Comentário postado na coluna O Tempo Voa.

VIS DO PRINCIPE D PEDRO E DE SUA ESPOSA A PRINCESA D

Vou mandar essa foto a um dos descendentes de dom Pedro, em visita a Vitória, para o meu amigo príncipe João, que mora em Paraty (RJ), aonde tenho ido há vários anos, com Antônio Campos, representando a FLIPORTO na famosa festa literária dessa cidade. O Principe João é uma pessoa súper alegre e cordial, é autor de vários livros de fotografia. Nossa agenda sempre abre um espaço especial para uma troca de conversa com o Príncipe.

Marcus Prado.

CineClube Avalovara

14141931_1063128763807280_316850691302145590_n
No próximo domingo (04/09), o Cineclube Avalovara tem a honra de exibir os curtas-metragens premiados da terceira edição do Recifest
– Festival de Cinema de Diversidade Sexual e de Gênero.

Este é o segundo ano consecutivo que nós recebemos e discutimos – com o apoio da Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC) – os filmes desse festival, que consideramos ser um dos mais significativos dentre os realizados em Recife.

O Recifest levanta a bandeira da diversidade e se constitui como um verdadeiro grito de luta e resistência.

Estão todas e todos convidados! Convidem as amigas e os amigos tudo!

Lembrando que a rede de apoio continua, e nossa caixinha de doações estará ao lado do livro-ata para quem puder contribuir. Para saber sobre isso, acesse:

http://goo.gl/4M5Kpk

Até lá! 😀😀 

CURTAS-METRAGENS:
– VIRGINDADE
Chico Lacerda, PE, 15’43”
Sinopse: Se pudesse, eu voltaria a ser uma criança só pra poder fazer mais do que eu já fiz quando era pequena!

– PALLOMA
William Tenório, PE, 9’12”
Sinopse: Palloma vive uma luta diária na construção de sua identidade.

– ACEITO
Felipe Cabral, RJ, 20’
Sinopse: Junior prepara uma grande surpresa para pedir seu namorado em casamento, mas as coisas não acontecem do jeito que ele esperava.

– CRUA
Benedito Leandro, PE, 20’
Sinopse: Tarcísio, membro de uma torcida organizada do Recife e entregador de água, mantém um caso amoroso com Adones, ator e escritor. Por não aceitar a homossexualidade de forma tranquila Tarcísio decide acabar de vez com o seu romance, mas por estar completamente envolvido com Adones não consegue enxergar uma forma de findar esse amor.

– TRANSLÚCIDOS
Guilherme Cândido e Asaph Luccas, SP, 14’20”
Sinopse: “Translúcidos” narra a vida de pacientes presos em uma clínica de tratamento de disforia de gênero. Ali transgêneros vivem à base de medicamentos e técnicas de aversão, fazendo um claro comentário sobre a presença de transgeneridade na Classificação Internacional de Doenças (CID).

– CORÇO
Rafael Vascon, PE, 7’03”
Sinopse: Um homem, um dia comum. A caminho do trabalho ele é chamado de “veado”. Amordaçado pelo preconceito, ele encontra na arte o seu grito de libertação.

SERVIÇO

Cineclube Avalovara exibe “CURTAS PREMIADOS: III RECIFEST – Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero”
Classificação indicativa: 18 anos
Duração: 86 min.
Data e hora: 04/09/16 (domingo), às 17h
Local: Silogeu do IHGVSA
Entrada Franca

Internauta Sebastião comenta na coluna O Tempo Voa

Comentário postado na coluna om

O TEMPO VOA - INSTITUTO PROFISSIONAL DE PACAS - 1936

Meu nome é Sebastião Epaminondas da Silva vou completar 60 anos, mas, os meus 11 até 15 anos fui internado – sai de lá com a 5.ª série. Sou advogado e estou quase aposentado, tenho dois filhos um com 18 anos e outro com 29 anos. Sou feliz. Amo a minha esposa que é do Rio de Janeiro. Moramos em Niterói-RJ.

sebastião epaminondas da silva

Lenda do Barão da Escada: ESSA, NEM PEDRO FERRER SABIA…

IMG_0922

No domingo (28) o Diário de Pernambuco estampou na sua coluna “curiosamente” histórias, mitos e lendas realçando o imaginário popular pernambucano. Com o título: Assombrações made in Pernambuco, o jornalista João Vitor Pascoal elencou elementos populares que estiveram presente na cabeça das pessoas no que diz repeito às assombrações.

Certamente  os mais velhos devem lembrar  da história da “Perna Cabeluda”,  que ganhou força na Região Metropolitana do Recife e que em 1976 os programas de rádio e TV da Capital chegaram encontrar até “vitimas” da temida perna que circulava atacando as pessoas.

IMG_0925

Pois bem, dentro deste imaginário popular pernambucano descobri que nossa cidade, Vitória de Santo Antão, também contribuiu para mais  este “patrimônio” estadual. Segundo reza a lenda o senhor Belmiro da Silveira Lins, Tenente-coronel da Guarda Nacional o primeiro Barão da Escada, ainda hoje anda por todo estado coberto com lençol ensopado de sangue.

Para quem não sebe, o Barão da Escada foi morto na maior refrega política já ocorrida em nossa terra. O fato ocorreu no dia 27 de junho de 1880 na Igreja do Rosário. O Evento sangrento ficou catalogado na história da cidade como:  A HECATOMBE DA VITÓRIA.

Pois bem, com relação ao evento histórico muita gente na cidade tem conhecimento e detalhes. Mas com relação à lenda do Barão da Escada, apesar de ser um curioso da história da cidade, confesso, nunca havia escutado essa história, aliás, vou mais além: ESSA,  NEM O PRESIDENTE DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DA VITÓRIA, PROFESSOR PEDRO FERRER, SABIA…

Nessa eleição, Helder, não está “jogando” no time amarelo.

IMG_0920'

No final da tarde de ontem (29), ao caminhar pela Rua 15 de Novembro e passar pela Sorveteria Peixe, encontrei os amigos Chico, Helder e Edalvo. Aproximando-me do grupo logo percebi que o tema em debate era política local. Helder, um dos mais entusiastas eleitor de Ozias Valentim na pré-campanha, não conseguiu “engolir” a indicação monocrática do prefeito Elias Lira. Militante atuante do grupo amarelo,  nas últimas disputas eleitorais, com toda certeza Helder será um desfalque irreparável na campanha do time  amarelo…

Na Rua Imperial, os galhos da árvore estão chegando no chão…

IMG_0886 web

Mesmo após oito anos consecutivos no poder, como sempre falo,  a gestão do Governo de Todos não conseguiu engrenar ainda. Pelo menos no que se refere à manutenção nas árvores, registrei,  no último domingo (28), que os galhos de uma das que estão fixadas na Rua Imperial estão faltando meio metro para encostar no chão da calçada. O curioso é que esse mesmo pessoal ainda quer ficar na prefeitura por conta da “exitosa” administração de Elias com sua tropa…

Internauta, que pediu para não ser identificado, comenta no blog

20160827_125140

Caro blogueiro, eu tenho certeza que aqui em nossa CIdade como sempre acontece, a entrega deste espaço público conforme as fotos mostram, esta certamente vinculado a campanha da legenda da cor amarela, para mais uma vez servir de bla bla bla pra enganar as pessoas, por que a reforma ja ta pronta a pelo menos 30 dias que venho acompanhando e nem tem mais pessoas trabalhando no local, e olhe que a placa colocada pele prefeitura informa o prazo da reforma, nessa leva de reformas nas pracas o índio quase ia embora da praça do livramento, na leão coroado o leão foi outro que esperou um montão, a da matriz nem se fala, só teve um que mesmo depois da reforma não aguentou e hoje não mora mais lá,  foi o coitado do jacaré.

Brincedeiras a parte neste caso em especial o que foi feito na verdade foi a troca do piso, as árvores são as mesmas, então no mais fica caracterizado mesmo as maracutais políticas desse governo.

LEITOR DO BLOG

Livro sobre Pedro Ribeiro será lançado no dia 2 de Setembro

Captura de Tela 2016-08-26 às 16.35.46
Após o lançamento deste livro a história da Vitória de Santo Antão, não será mais a mesma. Leia, conheça a participação desse antonense na Guerra dos Mascates, 1710. Movimento que buscava a liberdade de Pernambuco. Professor Aragão considerava Pedro Ribeiro da Silva o antonense mais digno de homenagens.

O mestre Aragão, quando prefeito, criou dois grupos escolares, os mais importantes da cidade. Um, ele cognominou Pedro Ribeiro da Silva. Fica ao lado da Matriz de Santo Antão. O professor Pedro Ferrer resgata-nos através deste opúsculo, o bravo capitão mor
Pedro Ribeiro. O exemplar custa apenas R$ 30,00. Você poderá adquiri-lo no dia 2 de setembro por ocasião do seu lançamento na Câmara de Vereadores, às 19.30 h. ou na sede do Instituto Histórico e Geográfico.

Participe desse evento. Sua presença é fundamental.

A cultura da Vitória de Santo Antão é forte e dinâmica.

Ajude a mantê-la viva.

Doutor Rui Ferreira: UM CIDADÃO PLANETÁRIO.

IMG_0914

Um cidadão planetário, entre outras coisas, é ser um consumidor do mundo. É estar atualizado com as novas tecnologias e ter fome de conhecimento e, ao mesmo tempo, ser um indivíduo que busca compreender a origem do universo e às necessidade das autonomias individuais, interligadas às participações comunitárias e à consciência de pertencer a espécie humana.

Pois bem, é com essa compreensão que inicio essas linhas para comentar sobre uma pessoa que  tenho pouco contato, mas que tem  com amigos em comum,  através do Grupo  Vitória 4X4 Off Road,  uma  intensa e saudável convivência.

xxxxxx2

O primeiro contato que tive com o médico cirurgião Rui Ferreira foi através do amigo Heleno da Jaca, por ocasião de um evento social festivo. Na ocasião, dividimos a mesma mesa. Recentemente, por ocasião de uma festividade junina, estive na sua propriedade rural, localizada na estrada que liga Vitória à Escada.

Ao ler a uma matéria no Jornal do Commercio do domingo (28)  – Mãos que aliviam a dor –  tomei conhecimento que o “doutor Rui”, através da  parceria com a ONG francesa La Chaine de L Espoir (A Corrente da Esperança) já realizou 75 missões humanitárias. Entre elas estão atividades realizadas em países cuja guerra é uma realidade, como é o caso da Síria.

IMG_0917-2

Doutor Rui, nas missões, se junta a médicos especialistas de vários países para operar mãos mudo a fora, principalmente das crianças. Casado com a vitoriense Merciana Freire, a matéria também conta um pouco da sua vida e das suas dificuldades revelando, inclusive, que a medicina entrou na sua vida quase por acaso.

Portanto, depois de saber dessas informações sobre o trabalho humanitário do Doutor Rui cuidando da espécie humana nos quatro cantos do mundo,  não podemos deixar de acreditar nos princípios da fé cristã. Parabéns Doutor Rui Ferreira.

Instituto Histórico promoveu reunião no Salão Nobre.

IMG_0863

Na manhã de ontem (28), sob o comando do professor Pedro Ferrer, presidente da entidade, aconteceu mais uma reunião ordinária do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória. O encontro, como de costume, foi realizado no Salão Nobre da Casa do Imperador.

IMG_0874

Após a aprovação das atas das reuniões anteriores pelos sócios presentes, o presidente, junto com a diretoria, trouxe ao conhecimento de todos projetos sobre a Primavera dos museus, Semana da Consciência Negra, Festa do aniversário do IHGVSA e etc.

IMG_0885

Com relação ao lançamento de mais uma edição da Revista do Instituto, na qualidade de membros da comissão, Stephem e eu, deixamos os sócios presentes inteirados do andamento do projeto. Ao final do encontro, participamos de pequeno e descontraído lanche.

IMG_0872

Carreata de Lourinaldo Junior, ontem, mostrou força.

IMG_0899

Por volta das 18h registrei, ontem (28), na Rua Manoel de Holanda, à passagem do movimento político promovido pelo candidato a vereador Lourinaldo Junior. Pelo volume de pessoas e veículos, mais parecia um evento de uma campanha majoritária. A adesão à candidatura do jovem postulante, Lourinaldo Junior, além das suas qualidades pessoais e à necessária renovação política na Casa Diogo de Braga, indiscutivelmente, passa pelas mãos do amigo dos amigos, Lourinaldo Pai. Aliás, conheço Lourinaldo, desde o tempo em que se chamava Láu, e jogava bola no Campo de Matuto, na famosa “Campina”, onde hoje está edificado o Fórum da nossa Vitória.

IMG_0904

Governo de Todos: oito anos “k….gando” na cabeça das pessoas…

elias-rindo

Na tarde do sábado (27), às margens da movimentada Avenida Henrique de Holanda, próximo ao Terminal Rodoviário,  nossas lentes flagraram uma   cena  curiosa. Se já não bastassem as cenas do século 18, onde animais de grande porte circulavam “naturalmente” entre as pessoas, na nossa cidade, hoje, ainda somos obrigados a “engolir” e  achar natural um  jumento,   em pela via pública,  rasgando bolsas de lixo e espalhando a sujeira pra todo lado. Essa  verdadeira esculhambação, entre tantas, é mais um “legado” que a gestão do Governo de Todos nos deixa, após oito anos consecutivos administrando a cidade. Lamentável.

IMG_0847

Foods trucks mais famoso da cidade,HOT DOGÃO, apoiando a cultura.

IMG_0906 xxx

Aconteceu ontem (28) e também ocorrerá nos próximos domingos – 11 e 18 de setembro – no Teatro Silogeu José Aragão, a peça infantil “O Macaco Malandro”. O evento é uma realização da companhia de teatro “Máquina Teatral” e o ingresso custa R$ 10,00. Vale salientar que a promoção cultural recebe o apoio do foods trucks mais famoso da cidade, o HOT DOGÃO que é pilotado, literalmente, pelas jovens empreendedoras Deyse e Suzana. Aliás, não custa nada lembrar que é no HOT DOGÃO que você pode delicia-se com o famoso hot-dog MASSARICADO. Veja o vídeo:

Paredões de som estão atrapalhando as atividades religiosas na cidade, disse Apolinário Junior.

IMG_0911 web

Na qualidade de cidadão cristão e atuante membro do movimento Terço dos Homens da Igreja Matriz de Santo Antão, Apolinário Junior, na noite de ontem (28) fez questão de registrar sua indignação no  Blog do Pilako, por ocasião do infernal barulho produzidos pelos tais “Paredões de som”.  Entre outras coisas, disse ele: “primeiramente,  as coisas de Deus”. Veja o vídeo:

Weverton: artista da terra na estrada.

IMG_0851 web

Na noite do sábado (27), ao dirigir-me à sala do cinema do Vitória Park Shopping, registrei um pouco da apresentação musical do nosso talentoso WEVERTON, na Praça de alimentação do referido centro de compras. Weverton é um desses caras, que tem tudo para “estourar” no concorrido mundo da música. É galã, desenrolado, talentoso e sintonizado com as novas tecnologias. Veja o vídeo:

Veja os candidatos “mais ricos e mais pobres” que estão concorrendo nas eleição 2016.

http://www.upb.org.br/wp-content/uploads/2016/01/urna-eletronica.jpg

Dentro da série de postagens sobre o perfil dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores da nossa cidade, hoje, destacaremos algumas informações no que diz repeito ao patrimônio dos candidatos. Vale salientar que todas as informações, aqui reveladas, foram repassadas pelos próprios candidatos e estão disponíveis aos internautas no site TSE.

madi

Muito bem, com relação à situação financeira dos nossos candidatos que estão na disputa majoritária, podemos dizer todos os candidatos, com exceção de Zé Catinga e Irmão Madi, que declaram à Justiça Eleitoral não possuir nenhum patrimônio, possuem patrimônio suficiente para gastarem o teto máximo estabelecido pela Lei.

170000002694

De acordo com as informações disponíveis no site do TSE, o candidato a prefeito da Vitória de Santo Antão,  “mais rico”,  é o professor Edmo Neves que possui um patrimônio de R$ 1.080.000,00. Já o candidato a vice-prefeito que tem o maior volume de bens é o Antônio de Lemos, com uma declaração de R$ 4.278.223,96, perfazendo, portanto, junto com o com o candidato a prefeito, Henrique Filho (1.003.074,46), a chapa detentora de maior patrimônio (4.278.223,96).

xxx

Apenas a titulo de curiosidade para o internauta do Blog do Pilako: ao somarmos o patrimônio de todos os candidatos que estão concorrendo nas chapas  majoritárias chegaremos ao seguinte valor: R$ 9.726.901,57. Outro detalhe desta eleição, de acordo com as informações disponíveis no site TSE, é que apenas um candidato a vice-prefeito tem patrimônio inferior  ao candidato a prefeito da própria chapa. É o Ozias Valentim que declarou possuir R$ 639.980.00, valor menor que os  R$ 936.818,55  do  companheiro de chapa, Paulo Roberto.

170000009626

Com relação à situação da esmagadora maioria dos candidatos a vereador, podemos dizer que dos 212 candidatos 138 – em torno de 65% – declaram à Justiça Eleitoral,  não possuir qualquer patrimônio. Dos 35% restantes dos candidatos (74) a maioria possuem bens modestos (um carro ou uma moto) e apenas 7% possuem patrimônio acima de R$ 100.000,00.

Observamos, de acordo com as informações do TSE, que apenas dois candidatos – total de 212- possuem patrimônio acima de hum milhão de reais que, curiosamente são os irmãos Gouveia, candidatos, aliás, que concorrem por coligações diferentes. São eles: Dr Vadinho (4.585.296,20) e Sylvio Gouveia (1.099.449.01).

170000018175.jpegxx

Fechando a lista dos cinco candidatos ao cargo de vereado, na nossa cidade, mais bem posicionados,   sob o ponto de vista patrimonial, juntamos mais três  nomes. São eles: Elias Martins (R$ 943.169,00), Marcone da Charque (R$ 888.419,75) e Mano Holanda (R$ 616.899,08).

xxx1

Uma coisa curiosa e que chamou minha  atenção  foram as informações  relacionadas  à situação patrimonial dos atuais (oito) vereadores que estão tentando a reeleição. Apenas dois:  Irmão Duda (R$ 25.000,00) e Geraldo Filho (R$ 5.000,00), declaram possuir algum patrimônio.

xxxxx2

Já com relação aos outros  postulantes, detentores de mandatos que estão concorrendo ao mesmo cargo – Danda da Feijoada, Bione, Edinho, Novo da Banca, Sandro da Banca e Toninho –  afirmaram à Justiça Eleitoral não possuírem  qualquer bem patrimonial.

170000008115

Portanto, estas são informações que conseguimos inferir do site do TSE que julgamos importantes e curiosas que disponibilizamos para os amigos internautas do Blog do PIlako ficarem mais inteirados com o processo eleitoral da nossa cidade. Em breve, estaremos postando outras informações que julgamos interessante, com relação aos nossos atuais candidatos.

Tradicionalmente a nossa população é mal representada pelos nossos vereadores.

331

Assim como a maioria das cidades do interior, sobretudo da Região Nordeste do Brasil, nossa Vitória de Santo Antão respira política. Também é público e notório que através da internet, paulatinamente, o eleitorado  mais qualificado vem externando  sua impaciência e o seu esgotamento com o tradicional modelo de campanha que visa apreender os eleitores com o  chamado “pão e circo”. A “decisão” do  voto no nosso município, apesar de já estarmos em pelo século 21, ainda continua muito ligado ao poder econômico e às benesses\arrumadinho que o poder público municipal pode proporcionar ao eleitor,  nos quatro anos que estão por vir.

No voto proporcional, ou seja: aos candidatos a vereança o favor e o assistencialismo são os “carros chefe”. Por incrível que pareça os eleitores na  nossa cidade ainda não  despertaram  em investir em candidatos que possam, depois de eleitos, representa-los , vinculados com  determinado segmento algo, aliás, que já ocorre nas câmaras legislativas das  capitais e também em  nível estadual,  na ALEPE. Isso é legitimo e está dentro das regras do jogo democrático.

Vitória, por exemplo, tem mais de dois mil mototaxistas e a categoria  nunca se preocupou em eleger um vereador vinculado,  para cobrar ao poder executivo melhorias para a categoria. Assim ocorre também  com os professores, taxistas, estudantes e etc.

MOTO TAXI (12)

Digo tudo isso para fazer uma referência ao amigo e atualmente candidato a vereador  Roberto Soares que, na qualidade de comerciário – há mais de trinta anos – poderia uma ser uma boa oportunidade dos comerciários da cidade – categoria numerosa – marcarem  um gol nas eleições municipais 2016.

Pois bem, apesar de Roberto Soares ainda ser um cara jovem, tem muita história pra contar sobre o comercio varejista local. Roberto começou sua história no comércio, ainda criança, na famosa Casa Leão do Norte cujo proprietário foi o jornalista, historiador e também empresário João Álvares. Lá,  trabalhou por dois anos.

14137673_187895544956521_390964199_n-2

Mas, foi na “Casas Araujo”, tradicional loja da nossa cidade que Roberto desenvolveu-se na função de comerciário,  profissão, aliás que lhe enche de orgulho até hoje. Na “Casas Araujo” Roberto permaneceu por quase trinta anos. Neste período, aliás, travou-se uma verdadeira “guerra”  no comércio local, entre patrões e empregado pois discutia-se,  naquela  oportunidade, o fechamento das lojas aos sábados, a partir das 13hs. Roberto foi um dos comerciários que levantou bandeira pelo lado da categoria e lutou contra os patrões.

14114730_1031241343662988_2091389842_o

Hoje, o Roberto Soares, continua atuando no mesmo segmento,  na  loja Juliana Móveis e continua com  o seu ideário de melhorias para toda categoria, pois junto com   o presidente  do Sindicato dos Comerciários, Luis Carlos,  continua trabalhando pela categorias.

14139296_187895258289883_1026177299_o

São histórias como essas, assim como do também amigo Dilson Lira,  através do segmento dos mototaxistas, que devemos  refletir na hora do voto. Equivocadamente, uma boa  parcela dos eleitores imaginam que só os ricos podem ser candidatos e se elegerem, mas, ao mesmo tempo,  esquecem que a verdadeira força – o voto – está na mão do povo.

dilsonlirajr

Nosso Tiro de Guerra celebrou o Dia do Soldado.

IMG_0798

Na manhã de ontem, 25 de agosto, participei da Cerimônia Militar comemorativa ao Dia do Soldado, ocorrida no nosso Tiro de Guerra que fica localizado no Alto do Reservatório. O evento contou com a participação dos instrutores, atiradores,  convidados e familiares dos soldados.

O chefe da Instrução do TG-07-004 e o instrutor auxiliar, S Tem Mizael e Sargento Sidclei, respectivamente, usaram da palavra para realçar a passagem da data, assim como à importância da participação do Exército Brasileiros nos mais recentes acontecimentos ocorridos no País tal qual,  às Olimpíadas Rio 2016. Veja os vídeo:

O  referido evento militar, como tradicionalmente acontece, ficou marcado pela emoção e vibração dos atiradores que se  esmeraram nas manobras e canções. Veja os vídeos:

Ao final da cerimônia um lanche foi oferecido a todos os presentes, pelo “eterno” comandante do nosso Tiro de Guerra, Major Eudes. Na oportunidade o Tenente da reserva e ex-vereador da Vitória, Gildo Sales, parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Cabo  Sérgio, na efetivação do projeto Tiro de Guerra Mirim. Esta promoção, vale salientar, ocorre  com os esforços e com o comprometimento  de parte do  salário  do amigo Sérgio. Veja o vídeo:

IMG_0775 IMG_0778 IMG_0779 IMG_0785 IMG_0800 IMG_0815 IMG_0831

“Cansados de esperar pelo poder público”: disse o internauta Clarysson Rafael.

Mesmo após oito anos consecutivos comandando a cidade a gestão do Governo de Todos ainda não conseguiu engrenar sequer, nos serviços básicos. Mais uma prova disso,  foi o e-mail que recebi ontem (25) contendo  alguns registros fotográficos e o seguinte comentário:

“Cansados de esperar pelo poder público municipal da vitória os moradores da quadra 30 do bairro Mario Bezerra resolveram, por conta própria comprar canos e fazer a encarnação dos esgotos. Isto é uma vergonha!”

Clarysson Rafael.

IMG-20160824-WA0029IMG-20160824-WA0025