Reunião de campanha na praça.

img_1251

Como esse ano a campanha eleitoral ficou mais curta, os candidatos estão se virando como pode. O vereador Novo da Banca, por exemplo, já começou a fazer reunião em praça. Na noite de ontem (08), por exemplo, encontrei o amigo Edmilson Zacarias – NOVO DA BANCA – em um dos  bancos  da Praça Leão Coroado com correligionários. Aliás, nas mais variadas “bolsas de apostas” da cidade, este ano, Novo  disputa  o primeiro lugar do “pódio” eleitoral  da cidade.

O escritor de livros infantis, Cleiton Nascimento, foi homenageado.

img_1203-web

O  psicólogo e escritor, Cleiton Nascimento, este ano, foi um dos agraciados na parada cívica do dia 7 de Setembro pela Escola Mariana Amália, que reservou abrir um espaço para homenagear aos escritores infantis. O imortal da AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência, juntamente com a esposa Maria Odácia e a filha Maria Clara, agradeceu o reconhecimento.

“Veteranos” da Banda do Colégio 3 de Agosto.

img_1248

Na passagem pelo Pátio da Matriz da Banda Marcial do Colégio 3 de Agosto, registramos um encontro auspicioso. “Veteranos” da banda, juntamente com os atuais diretores do educandário – como falava o saudoso Mário Bezerra – fizeram pose para fotografia memorável. Pena, que nesse momento, meu telefone descarregou e eu não puder registrar, em vídeo, a festa completa.

Rifa da Igreja do Livramento: VAMOS COMPRAR…

img_1212

No feriado da quarta, no Pátio da Matriz,  fui abordado por uma equipe da Pastoral Familiar – pertencente a Igreja Nossa Senhora do Livramento –   para contribuir com as obras da igreja, adquirindo uma rifa no valor de R$ 10,00.  Entre outros prêmios, o contribuinte concorre a um automóvel do modelo ônix. A rifa “corre” no dia 26 de novembro do ano em curso.

Vitória comemora o tradicional feriado do dia 7 de Setembro.

img_1181
Como tradicionalmente acontece na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, o feriado do dia 7 de Setembro vira uma festa popular. O desfile cívico, alusivo à INDEPENDÊNCIA DO BRASIL do colonizador e explorador português, ocorrido em 1822, congregou todas as tribos nas ruas da nossa cidade.

É bem verdade que  o sentimento histórico não é – e nunca foi – a questão central da comemoração. Estudar a história do homem no tempo é, acima de tudo, estar preparado para desfazer mitos e verdades, antes, inquestionáveis.

http://www.historiaeimagem.com.br/wp-content/uploads/2014/05/primeira-missa-brasil-630x210.jpg

Quando criança, nas escolas, somos “apresentados” aos portugueses como uma espécie de “salvadores da pátria”, ou seja: os caras que nos tiraram da condição de primitivos e que nos trouxeram à modernidade, inclusive nos tornado criaturas de Deus, através dos jesuítas.

Nos contatos com as primeiras lições, os professores nunca nos relataram que os portugueses, entre tantas maldades,  roubaram-nos e mataram-nos,  saquearam  também  nossa dignidade, inverteram nossos  costumes e tomaram nossa liberdade, tudo isso,  sob o gatilho dos mosquetões e em nome de um Deus, até então,  estranho às nossas crenças.

http://www.colegioweb.com.br/wp-content/uploads/2012/06/1127.jpg

Que a Nação passe o dia  todo festejando, isso é bom, afinal, um feriado sempre é bem vindo para quebrar a ditadura da rotina.  Mas,  como você se sentiria em saber que a tomada da decisão de Dom Pedro Primeiro, em não aceitar  que o Brasil fosse mais  colônia portuguesa,  não aconteceu às margens do Rio Ipiranga? E que o famoso grito –  INDEPENDÊNCIA OU MORTE –  nunca ocorreu da maneira que nos ensinaram ?

Pois bem, alheio a tudo isso, os BRASILEIROS e,  muito particularmente particularmente os vitorienses comemoram com festa o feriado do dia 7 de Setembro. Corpo docente e discente, militares, familiares e a população em geral prestigiaram os desfiles,  protagonizados  pelas diversas escolas municipais e de outras localidades,  como Chã Grande. Veja algumas imagens e vídeos que registramos nas ruas.

img_1183 img_1187 img_1246

Senador Álvaro Dias esteve em Vitória para reforçar a candidatura de Zé Catinga.

verde
De passagem por Pernambuco, ontem (07), o Senador da República pelo Estado do Paraná, Álvaro Dias (PV), esteve na nossa cidade para reforçar a candidatura majoritária e proporcional dos companheiros de partido, nessas eleições.

Álvaro Dias começou sua carreira política na década de 70,  como deputado estadual. Foi também deputado federal, governador de estado e atualmente é líder do Partido Verde, no senado. Indiscutivelmente, hoje, Álvaro Dias é um nome conhecido em todo Brasil que começa ganhar musculatura política  para disputar, em 2018, o poder central.

senador
Aqui em Vitória, o candidato a prefeito Zé Catinga e o seu vice, Irmão Madí, reuniu os candidatos a vereador para recepcionar Álvaro Dias. Na ocasião, ele,  o maior nome nacional do partido,  gravou mensagens de apoio aos postulantes locais.

pilakoAo receber o convite do amigo Zé Catinga, para registrar a passagem na nossa terra de um político com nome nacional e sabendo que ele – antes mesmo de ser político –  é um historiador de oficio,  aproveitei para presenteá-lo com um exemplar do meu livro  -Apelidos Vitorienses –  que, de certa forma, oportunizará ao senador Álvaro Dias conhecer a história da alcunha do seu aliado político, José Manoel de Souza, assim como um pouco  da nossa cultura e dos nossos costumes . Veja os Vídeos:

“Vamos ganhar as eleições”: disse Aglailson Junior, ontem, na Matriz.

x
No inicio da  tarde de ontem, feriado nacional comemorativo ao dia da independência do Brasil, circulei pelas via centrais da cidade para acompanhar as movimentações e desfiles  cívicos. Ao final da tarde, “plantei-me” na Praça Dom Luis de Brito, próximo da Sorveteria do amigo Ailton e, entre um bate papo e outro, resolvi registrar, em vídeos, depoimentos dos candidatos que por ali passaram.

Paulo Roberto e Ozias Valentim, juntamente com um grupo de pessoas, até que apareceram na praça, mas não se aproximaram de mim. Só mesmo Marco Aurélio – Marcos da Rádio – foi quem veio tirar uma brincadeira, aliás, com conteúdo impróprio para ser postado aqui.

Já o candidato a prefeito Aglailson Junior e alguns candidatos a vereador pertencentes, inclusive,  a partidos e coligações diferentes,  cumprimentaram-me, possibilitando assim, o respectivos  registros.

Com relação ao candidato que concorre pelo PSB ao cargo eletivo máximo da cidade, Aglailson Junior, o mesmo disse que o desfile estava bonito, mas  “o povo tava meio morgado nas escolas”. Com relação ao resultado do pleito do dia 02 de outubro, demostrou confiança, dizendo: “ vamos ganhar as eleições”. Veja o vídeo:

Os homens de confiança de Paulo Roberto.

img_1206
Também circulando na Praça da Matriz, no ferido do dia 07 de setembro, encontrei os amigos Fernando Santiago e David Sabino. Na qualidade de coordenadores da campanha eleitoral do candidato a prefeito,  Paulo Roberto e Ozias Valentim, falaram-me que estão confiantes na vitória. Fernando Totinha, como também é conhecido, é um sujeito que trata mais dos bastidores eleitorais, ou seja: é o camarada do chamado “pé de ouvido”. Já David, indiscutivelmente, é um quadro capaz de jogar em qualquer posição num eventual governo municipal. Mas, o momento, segundo eles,  ainda é de suar a camisa para só depois pensar no “paraíso”.

Mano Holanda: “o povo vai votar com força”.

mano
Também encontrei circulando no meio do povo, no desfile cívico do dia 7 de Setembro, o ex-vereador e também candidato a um assento na Casa Diogo de Braga, Mano Holanda. Sobre sua campanha – apesar haver conseguido uma expressiva votação na eleição anterior –  falou com animação: “ o povo vai votar com força”. Veja o vídeo:

Vejam os candidatos da nossa cidade que usam a profissão para turbinar o nome, na disputa eleitoral.

urna-eletronica-mao

Dando continuidade as postagens que realçam um pouco do perfil dos postulantes locais, hoje, falaremos dos candidatos que, de certa forma, se socorreram das suas profissões para turbinar a comunicação com o eleitor.

Neste contexto deixarei de fora os doutore da eleição proporcional, simplesmente para não confundir alguns internautas, visto que vários médicos e advogados que estão concorrendo a um assento na Casa Diogo de Braga, não incorporaram o “DR” ao nome que vai à urna eleitoral.

edmo-saulo

Dos dez candidatos que cocorrem pela majoritária apenas dois realçaram suas profissões. O professor (Edmo),  que é um dos cinco candidatos a prefeito,  e o médico (Saulo) que é um dos candidatos que concorre ao cargo de vice.

Na disputa para vereador a categoria “professor”, indiscutivelmente, foi a que mais se inscreveu para concorrer a uma vaga no parlamento local. Dos dez postulantes –  4,71% do total – sete são mulheres e três são homens.

candidatos1

Segue a lista: Abgail, Carlos Melo, Mônica, Verísimo, Eliane, Jorge Luis, Cleonice Quaresma, Socorro Portela, Alcione e Józy.

candidatos2

Já os candidatos Zequinha e Luizinho, ambos mototaxistas, estão apostando na incorporação da profissão ao nome para angaria votos.

seralheiros

Os empresário  Siyvio Serralheiro e Vadinho Serralheiro, além de disputarem  “preço” no concorrido mercado das ferragens, também estão concorrendo no “mercado” do voto.

candidatos3

Fechando a lista dos  postulantes ao cargo de vereadores,  que agregaram suas profissões ao nome eleitoral, podemos dizer que de Maestro (Deivisson) à Conselheira (Betânia Barros) de tudo temos um pouco.

candidatos4

Temos um Pintor (Junior), um Barbeiro (Mido) e um Corredor.

candidatos6

Para fechar a lista lembramos que também temos concorrendo um Construtor (Isaías), um Sapateiro (Robson) e um Segurança (Tenório). Portanto, essas foram as informações curiosas que nós anotamos, no que diz repeito aos postulantes que se apropriaram das suas profissões e atividades laborais para turbinarem seus respectivos  nomes na disputa eleitoral 2016, na nossa Vitória de Santo antão.