Como esse ano a campanha eleitoral ficou mais curta, os candidatos estão se virando como pode. O vereador Novo da Banca, por exemplo, já começou a fazer reunião em praça. Na noite de ontem (08), por exemplo, encontrei o amigo Edmilson Zacarias – NOVO DA BANCA – em um dos bancos da Praça Leão Coroado com correligionários. Aliás, nas mais variadas “bolsas de apostas” da cidade, este ano, Novo disputa o primeiro lugar do “pódio” eleitoral da cidade.
Arquivo da categoria: Editorial
O escritor de livros infantis, Cleiton Nascimento, foi homenageado.
O psicólogo e escritor, Cleiton Nascimento, este ano, foi um dos agraciados na parada cívica do dia 7 de Setembro pela Escola Mariana Amália, que reservou abrir um espaço para homenagear aos escritores infantis. O imortal da AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência, juntamente com a esposa Maria Odácia e a filha Maria Clara, agradeceu o reconhecimento.
Francisco Junior: “pelotão da família”.
“Veteranos” da Banda do Colégio 3 de Agosto.
Na passagem pelo Pátio da Matriz da Banda Marcial do Colégio 3 de Agosto, registramos um encontro auspicioso. “Veteranos” da banda, juntamente com os atuais diretores do educandário – como falava o saudoso Mário Bezerra – fizeram pose para fotografia memorável. Pena, que nesse momento, meu telefone descarregou e eu não puder registrar, em vídeo, a festa completa.
Rifa da Igreja do Livramento: VAMOS COMPRAR…
No feriado da quarta, no Pátio da Matriz, fui abordado por uma equipe da Pastoral Familiar – pertencente a Igreja Nossa Senhora do Livramento – para contribuir com as obras da igreja, adquirindo uma rifa no valor de R$ 10,00. Entre outros prêmios, o contribuinte concorre a um automóvel do modelo ônix. A rifa “corre” no dia 26 de novembro do ano em curso.
José Sebastian e Vanderlândia no desfile cívico da Vitória.
“Parabéns Chã Grande”: disse o professor, pensador e poeta vitoriense, Sosígenes Bittencourt.
PROTESTO
Momento Grau Técnico Vitória.
Vitória comemora o tradicional feriado do dia 7 de Setembro.

Como tradicionalmente acontece na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, o feriado do dia 7 de Setembro vira uma festa popular. O desfile cívico, alusivo à INDEPENDÊNCIA DO BRASIL do colonizador e explorador português, ocorrido em 1822, congregou todas as tribos nas ruas da nossa cidade.
É bem verdade que o sentimento histórico não é – e nunca foi – a questão central da comemoração. Estudar a história do homem no tempo é, acima de tudo, estar preparado para desfazer mitos e verdades, antes, inquestionáveis.

Quando criança, nas escolas, somos “apresentados” aos portugueses como uma espécie de “salvadores da pátria”, ou seja: os caras que nos tiraram da condição de primitivos e que nos trouxeram à modernidade, inclusive nos tornado criaturas de Deus, através dos jesuítas.
Nos contatos com as primeiras lições, os professores nunca nos relataram que os portugueses, entre tantas maldades, roubaram-nos e mataram-nos, saquearam também nossa dignidade, inverteram nossos costumes e tomaram nossa liberdade, tudo isso, sob o gatilho dos mosquetões e em nome de um Deus, até então, estranho às nossas crenças.

Que a Nação passe o dia todo festejando, isso é bom, afinal, um feriado sempre é bem vindo para quebrar a ditadura da rotina. Mas, como você se sentiria em saber que a tomada da decisão de Dom Pedro Primeiro, em não aceitar que o Brasil fosse mais colônia portuguesa, não aconteceu às margens do Rio Ipiranga? E que o famoso grito – INDEPENDÊNCIA OU MORTE – nunca ocorreu da maneira que nos ensinaram ?
Pois bem, alheio a tudo isso, os BRASILEIROS e, muito particularmente particularmente os vitorienses comemoram com festa o feriado do dia 7 de Setembro. Corpo docente e discente, militares, familiares e a população em geral prestigiaram os desfiles, protagonizados pelas diversas escolas municipais e de outras localidades, como Chã Grande. Veja algumas imagens e vídeos que registramos nas ruas.
Senador Álvaro Dias esteve em Vitória para reforçar a candidatura de Zé Catinga.

De passagem por Pernambuco, ontem (07), o Senador da República pelo Estado do Paraná, Álvaro Dias (PV), esteve na nossa cidade para reforçar a candidatura majoritária e proporcional dos companheiros de partido, nessas eleições.
Álvaro Dias começou sua carreira política na década de 70, como deputado estadual. Foi também deputado federal, governador de estado e atualmente é líder do Partido Verde, no senado. Indiscutivelmente, hoje, Álvaro Dias é um nome conhecido em todo Brasil que começa ganhar musculatura política para disputar, em 2018, o poder central.

Aqui em Vitória, o candidato a prefeito Zé Catinga e o seu vice, Irmão Madí, reuniu os candidatos a vereador para recepcionar Álvaro Dias. Na ocasião, ele, o maior nome nacional do partido, gravou mensagens de apoio aos postulantes locais.
Ao receber o convite do amigo Zé Catinga, para registrar a passagem na nossa terra de um político com nome nacional e sabendo que ele – antes mesmo de ser político – é um historiador de oficio, aproveitei para presenteá-lo com um exemplar do meu livro -Apelidos Vitorienses – que, de certa forma, oportunizará ao senador Álvaro Dias conhecer a história da alcunha do seu aliado político, José Manoel de Souza, assim como um pouco da nossa cultura e dos nossos costumes . Veja os Vídeos:
“Vamos ganhar as eleições”: disse Aglailson Junior, ontem, na Matriz.

No inicio da tarde de ontem, feriado nacional comemorativo ao dia da independência do Brasil, circulei pelas via centrais da cidade para acompanhar as movimentações e desfiles cívicos. Ao final da tarde, “plantei-me” na Praça Dom Luis de Brito, próximo da Sorveteria do amigo Ailton e, entre um bate papo e outro, resolvi registrar, em vídeos, depoimentos dos candidatos que por ali passaram.
Paulo Roberto e Ozias Valentim, juntamente com um grupo de pessoas, até que apareceram na praça, mas não se aproximaram de mim. Só mesmo Marco Aurélio – Marcos da Rádio – foi quem veio tirar uma brincadeira, aliás, com conteúdo impróprio para ser postado aqui.
Já o candidato a prefeito Aglailson Junior e alguns candidatos a vereador pertencentes, inclusive, a partidos e coligações diferentes, cumprimentaram-me, possibilitando assim, o respectivos registros.
Com relação ao candidato que concorre pelo PSB ao cargo eletivo máximo da cidade, Aglailson Junior, o mesmo disse que o desfile estava bonito, mas “o povo tava meio morgado nas escolas”. Com relação ao resultado do pleito do dia 02 de outubro, demostrou confiança, dizendo: “ vamos ganhar as eleições”. Veja o vídeo:
Os homens de confiança de Paulo Roberto.

Também circulando na Praça da Matriz, no ferido do dia 07 de setembro, encontrei os amigos Fernando Santiago e David Sabino. Na qualidade de coordenadores da campanha eleitoral do candidato a prefeito, Paulo Roberto e Ozias Valentim, falaram-me que estão confiantes na vitória. Fernando Totinha, como também é conhecido, é um sujeito que trata mais dos bastidores eleitorais, ou seja: é o camarada do chamado “pé de ouvido”. Já David, indiscutivelmente, é um quadro capaz de jogar em qualquer posição num eventual governo municipal. Mas, o momento, segundo eles, ainda é de suar a camisa para só depois pensar no “paraíso”.
Doutor Silvio Gouveia: “Vitória com um carnaval forte”.
Mano Holanda: “o povo vai votar com força”.

Também encontrei circulando no meio do povo, no desfile cívico do dia 7 de Setembro, o ex-vereador e também candidato a um assento na Casa Diogo de Braga, Mano Holanda. Sobre sua campanha – apesar haver conseguido uma expressiva votação na eleição anterior – falou com animação: “ o povo vai votar com força”. Veja o vídeo:
Bia da Tapioca: “a Tiririca da Vitória”.
André de Bau: “estou precisando de cada voto”.
Jota domingos disse que está tranquilo.
Vereador Geraldo Filho: “a campanha está esquentando”.
Vejam os candidatos da nossa cidade que usam a profissão para turbinar o nome, na disputa eleitoral.
Dando continuidade as postagens que realçam um pouco do perfil dos postulantes locais, hoje, falaremos dos candidatos que, de certa forma, se socorreram das suas profissões para turbinar a comunicação com o eleitor.
Neste contexto deixarei de fora os doutore da eleição proporcional, simplesmente para não confundir alguns internautas, visto que vários médicos e advogados que estão concorrendo a um assento na Casa Diogo de Braga, não incorporaram o “DR” ao nome que vai à urna eleitoral.
Dos dez candidatos que cocorrem pela majoritária apenas dois realçaram suas profissões. O professor (Edmo), que é um dos cinco candidatos a prefeito, e o médico (Saulo) que é um dos candidatos que concorre ao cargo de vice.
Na disputa para vereador a categoria “professor”, indiscutivelmente, foi a que mais se inscreveu para concorrer a uma vaga no parlamento local. Dos dez postulantes – 4,71% do total – sete são mulheres e três são homens.
Segue a lista: Abgail, Carlos Melo, Mônica, Verísimo, Eliane, Jorge Luis, Cleonice Quaresma, Socorro Portela, Alcione e Józy.
Já os candidatos Zequinha e Luizinho, ambos mototaxistas, estão apostando na incorporação da profissão ao nome para angaria votos.
Os empresário Siyvio Serralheiro e Vadinho Serralheiro, além de disputarem “preço” no concorrido mercado das ferragens, também estão concorrendo no “mercado” do voto.
Fechando a lista dos postulantes ao cargo de vereadores, que agregaram suas profissões ao nome eleitoral, podemos dizer que de Maestro (Deivisson) à Conselheira (Betânia Barros) de tudo temos um pouco.
Temos um Pintor (Junior), um Barbeiro (Mido) e um Corredor.
Para fechar a lista lembramos que também temos concorrendo um Construtor (Isaías), um Sapateiro (Robson) e um Segurança (Tenório). Portanto, essas foram as informações curiosas que nós anotamos, no que diz repeito aos postulantes que se apropriaram das suas profissões e atividades laborais para turbinarem seus respectivos nomes na disputa eleitoral 2016, na nossa Vitória de Santo antão.
























