Política da Vitória: “NEM FREUD EXPLICA”

Reprodução

Reprodução

Como já falei aqui no blog, até agora, nem na qualidade de blogueiro ou até mesmo de  um simples eleitor, não marquei presença em nenhuma carreata ou comício de quem quer que seja. Casualmente na rua ou em qualquer outro ambiente privado, na medida possível, estamos conversando, fotografando e filmando os candidatos para postar no nosso jornal eletrônico, o que julgo relevante.

Dias atrás, através de um vídeo de aproximadamente oito minutos, enviado para mim através de um desses “perfis operários” de campanha, assisti um pronunciamento do candidato a prefeito Aglailson Junior. Como sempre, na qualidade de orador, Aglailson Junior é fraquinho, apesar da longa estrada na vida pública. Tem conteúdo limitado, pouco esclarecedor e ao final da fala não consegue transmitir razoavelmente bem a mensagem emitida.

Pois bem, dentre outras coisa que o referido postulante falou,  no seu pronunciamento,  ele disse, mais uma vez,  que se sente indignado com a doação de um terreno à FACOL (23.6 hectares),  realizada pela  gestão do Governo de Todos.

img_1418No guia eleitoral televisivo de ontem (14), reservado à coligação liderada pelo PSB, Aglailson Junior, mais uma vez,  voltou a falar no assunto, inclusive, mostrando-se “INDIGNADO” com a  operação realizada pelo prefeito Elias Lira, no sentido de beneficiar  o seu então secretário de cultura, turismo e esporte e atual candidato a prefeito, Paulo Roberto.

pr-e-elias-645x461

Muito bem, sem querer entrar no mérito da questão, sobre à legalidade, impessoalidade, transparência e etc – elementos que aos “olhos da Lei” norteiam a administração pública – gostaria de dizer  que fica  muito difícil de acreditar nessa  “INDIGNAÇÃO”  toda, do atual candidato a prefeito  Aglailson Junior.

Não custa nada lembrar que foi no inicio da administração do Governo Que Faz (ano de 2001)  que a Facol  e Paulo Roberto (por tabela),  receberam de mão beijada do então prefeito José Aglailson e  seus filhos, a  Rua Pedro Ribeiro – Rua em frente a Facol – para que a mesma fosse “integralizada” à área comum da unidade de ensino,  cujo proprietário era justamente o Paulo Roberto. Vale ressaltar que naquela época (2001) nossa cidade já  sofria com problemas na chamada  mobilidade urbana.

Ora!! Para nós, simples mortais, fica muito  difícil  entender essa equação! Por que é que Aglailson Junior, agora, está reclamando da doação do terreno à FACOL, realizada pelo Prefeito Elias Lira se no passado foi justamente o seu grupo político (pai e filhos) que primeiro “presenteou”  a instituição de ensino e o próprio Paulo Roberto?

Passam as décadas, anos, mas, ao que parece, a  política da  nossa cidade parece caminhar em círculo espirais. No  que diz respeito à “vida política” da nossa pólis, aparentemente, “NEM FREUD EXPLICA“.

 

O candidato a prefeito Paulo Roberto cometeu ou não cometeu crime?

untitled-217

Ainda na noite de ontem (13) tomei conhecimento dos fatos políticos ocorridos em nossa cidade, envolvendo o postulante ao cargo de prefeito,  Paulo Roberto.  Os vídeos gravados, e posteriormente  disponibilizados nas redes sociais, de certa forma, nos coloca como “juízes” dos acontecimentos. Logicamente que os comentários dos  “internautas partidários”, cada qual com seu nível de dependência e ingenuidade,  procuram reforçar suas conveniências. Uma coisa é certa: A INTERNET, INDISCUTIVELMENTE, VIROU A PROTAGONISTA DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016.

Não custa nada lembrar que na eleição de 2008, um “infernal” vento de 40km destruiu as instalações da TV Vitória, impossibilitando assim a transmissão do guia televisivo eleitoral na nossa cidade. Hoje, oito anos depois, as imagens dos fatos ocorridos ontem (13) – com menos de 24hs – de certa forma, já estão “velhas” para os eleitores vitorienses. Mostrando  assim, que os tempos são outros. A tal ditadura da mídia estar em declínio acentuado, tal qual, os que se acham donos de tudo e todos.

Ainda sobre as eleições de 2008, quando os deputados Henrique Queiroz e Aglailson Junior “engalfinharam-se” numa briga corporal, muitas foram as versões na rua: “Junior plantou a mão na cara de Henrique”, “Henrique Queiroz deu um chute no deputado”, “o filho de Zé de Povo puxou o cabelo do deputado de bobes”, “o segurança estava com a arma na mão, atira, atira” … e por ai vai… Foram muitas versões.

henriqueaglailsonjr

Já com relação aos lamentáveis fatos, envolvendo o candidato Paulo Roberto e os  “eleitores arapongas”, ocorridos ontem (13), no bairro de Santana, as imagens não  deixam dúvidas do que ocorreu. Isso não quer dizer que as imagens “falem” além do que não se pode ver.

Depois de muito “disse me disse” nas redes sociais, hoje pela manhã, procurei saber da versão oficial do candidato Paulo Roberto. Acessei sua página no facebook e não encontrei nenhuma nota sobre o incidente. Liguei para Djalma Andrade, mas o telefone estava desligado (tenho um número antigo, talvez não seja o mesmo). Acabei ligando para Ozias, uma vez que não tenho o número de Paulo Roberto. Quem atendeu foi Gilberto Lira, também assessor de comunicação da campanha. Disse-me que o pessoal estava em uma reunião e que ligaria em seguida.

Com poucos minutos, ligou-me o Gilberto e disse: “Paulo estava em um porta-porta sozinho, com eleitores comuns e o pessoal “do outro” lado insinuaram compra de votos”. As 13h, ligou-me novamente o Gilberto dizendo que mandaria para o meu e-mail uma nota oficial. Nota está que até agora (15:41) não chegou.

Pois bem, em nenhum momento as imagens gravadas mostram “dinheiro vivo”. É bem verdade que os áudios revelam muito mais o que se falou dentro do carro dos “arapongas”, inclusive quando um deles diz que “não tem crédito” para fazer uma ligação.

img_1404

Reprodução/Facebook

Em nenhum momento os “eleitores arapongas” – pelo menos nas imagens que circularam – fizeram algo ou atentaram contra os princípios democráticos, muito pelo contrário, de certa forma, auxiliaram a justiça eleitoral que vem incentivando, através de campanhas publicitárias, os eleitores a denunciarem práticas delituosas e que necessitam ser expurgadas do processo das campanhas eleitorais.

Já com relação à reação do candidato Paulo Roberto,  ao saber que estava sendo filmado, essa foi, indiscutivelmente, um tanto desproporcional, um verdadeiro surto. Aliás, se o Paulo Roberto estava ali “em um porta-porta sozinho” –  como bem falou sua assessoria de imprensa – por qual motivo ele se exaltou tanto?Sinceramente, não é compreensivo.

Aliás, a bem da verdade, ele deveria está naquele local com a sua própria equipe de filmagem, para colher depoimentos e imagens e que os mesmos pudessem ser usados no seu guia eleitoral na TV e nos vídeos produzidos para  internet.

Com relação ao seu “destempero e truculência”, não é novidade. Paulo é um cara agressivo por natureza. Todos em Vitória sabem disso. Não adianta “esconder o sol com a peneira”. Aos que tem no espiritismo sua doutrina religiosa, certamente devem acreditar que o Paulo é uma espécie reencarnação de algum Rei Absolutistas do século XVIII, cujo espírito ainda está tentando se purificar na vida terrena.

workshop_of_hans_holbein_the_younger_-_portrait_of_henry_viii_-_google_art_project

Ainda com relação aos fatos, esperei que nos guias eleitorais de hoje (13h) o caso fosse falado. Não precisava de grandes produções, bastava depoimentos verdadeiros, realçando os acontecimentos. Este é o assunto do momento que os  eleitores estão falando, precisando de esclarecimentos.  Acho que as equipes de marketing dos candidatos perderam uma boa oportunidade de “esquentar” o debate.

Para encerrar gostaria de falar pelo menos duas coisas: Indiscutivelmente, as cenas mostraram que as leis de trânsito foram violadas inúmeras vezes, isso é uma constatação.  Agora,  uma outra questão para a gente refletir e imaginar: O que teria acontecido com os “eleitores arapongas”, se o candidato Paulo Roberto e sua “tropa” tivessem conseguido encurrala-los?

Segue abaixo, uma reprodução que fiz dos vídeos que circularam nas redes sociais (esses vídeos são copias )

José Maria Bacelar: ” porque não organiza um debate com os candidatos a prefeitura da cidade de Vitoria”

Recebi do amigo José Maria Bacelar, dias atrás, através do sistema do blog o seguinte comentário:

“Pilako, vc como tem o blog mais organizado da cidade, e estamos na era da informação e tecnologia, porque não organiza um debate com os candidatos a prefeitura da cidade de Vitoria, para ficar gravado cada  proposta, para depois podemos cobrar depois a melhoria em nossa cidade. Ta bom da eleição  em vitoria deixar de fazer caminhadas e carreatas para mostrar as propostas, e isso com um debate com pessoas profissionais e imparciais seria de grande importância para o desenvolvimento da cidade. Escolhia um lugar tipo o Clube Leão, sei lá, o que acha ???”

debate-eleitoral-formato-falido

Em primeiro lugar, quero agradecer pelo reconhecimento. Ao amigo Zé Maria, pessoa esclarecida, digo também que esse modelo político vigente na cidade é de total interesse das oligarquias que se alternam no poder. Na nossa cidade, infelizmente, os postulantes não precisam dizer nada de consistente e racional. Basta colocar música para tocar nos carros de som e paredões, realçando suas pseuda qualidades e confirmando os defeitos dos adversários… Pronto! Com isso, 80% da campanha já está assegurada…

Engano pensar que debates e confrontos de ideias nos meios de comunicação de massa – no período eleitoral –  é coisa de Capital. Em várias cidades do interior de Pernambuco o modelo já existe. Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe são bons exemplos disso.

indice

Portanto, encerro esta reflexão, iniciada pelo amigo Zé Maria dizendo que os políticos da Vitória  “deitam e rolam”, entre outras coisas, justamente pelo baixo nível de escolaridade do eleitorado assim como,  pelo alto nível de interferência do poder econômico – caixa dois – derramando, principalmente nos bairros periféricos do nosso município.

Cuidado com os bichos na rua…

Recebi,  hoje (14), através do facebook, imagens de animais de grande porte circulando livremente pelas vias centrais da nossa cidade. Segundo o internauta, que pediu para não ser identificado, este “passeio dos bichos” ocorreu na anteontem (12), por volta das 11hs, próximo ao Fórum da nossa cidade.

14341539_1139685769431071_92282916_n

Certamente, a criação de animais de grande porte nas  vias públicas da cidade, é um dos projetos que o Paulo Roberto, caso ganhe as próximas eleições, deverá ser mantido. Aliás, diga-se de passagem, este “projeto ecológico” já vem desde a Era do Governo Que Faz.

Do outro lado do Oceano Atlântico, o amigo Pedro Ferrer manda noticia para os conterrâneos Antonenses…

Recebi do amigo e professor Pedro Ferrer informações sobre suas mais recentes andanças no Velho Mundo. Abaixo, segue fotos e o conteúdo dos e-mails que enviou, recentemente. Espero, apenas, que não esqueça o presente prometido, lá da comunidade do Adolf Hitler.

dsc00043

“Revi Berlim com entusiasmo e curiosidade. Um misto.

Última vez que lá estive o maldito muro comunista estava insolente de pé, separando irmãos e amigos. Conheci Berlim Oriental sem descer do ônibus.  Descida só para visitar os museus. Proibido qualquer contato com os cidadãos. Esse tempo passou. Hoje me penitencio em ter defendido o regime que lá vigorava.

Mas vamos à Berlim. Nestas notas me restrinjo ao lado oriental. Matei a vontade: caminhei da Praça Alexander até à Catedral (Avenida Karl Liebknecht) e da Catedral até ao Portão de Brandenburger. Belas e largas avenidas construídas na época da Guerra Fria. Belas e majestosas. Não podemos negar estes feitos do regime comunista. Visitar a catedral internamente valeu. Ouvir seu belo e enorme órgão de gaitas foi inusitado.  A majestade da Universidade de Humboldt e a torre da TV são atrações que marcam o turista.

Tudo fiz a pé, sem guia e sem companhia de turismo. Palmilhei chão a chão. Obviamente que me dei ao trabalho de ler e de me preparar para este passeio. Não sei, nem me envergonho de dizer, que não digo nem OBRIGADO em alemão.   O inglês, o espanhol e o francês o substituem tranquilamente.

O acesso ao transporte público é facilitado. Falar da organização, limpeza é redundância.

Dois pontos merecem destaque: o antigo prédio da Gestapo e dos órgãos de repressão e tortura do nazismo durante a segunda guerra. Temos duas exposições permanentes, uma interna e outra externa. Através de fotos e cartazes acompanhamos toda a evolução do

social nacionalismo e a chegada de Hitler ao poder máximo. As primeiras conquistas, a perseguição racista, a prisão dos facínoras nazistas. Este setor é conhecido como a TOPOGRAFIA DOS TERRORES.

O outro ponto é a galeria aberta.. Conservaram umas três centenas

de metros do muro .Na sua face leste, artistas de diversas nacionalidades expressaram, através da pintura sua revolta aos regimes totalitários. Amanhã,  volto a falar de Berlim”.

EM OUTRO E-MAIL, COMPLETOU PEDRO.

“Escapou-me dizer que o edifício onde funcionavam a Gestapo e outros órgãos do terror e da tortura nazistas, foram feitos terra rasa. Destruídos. No local, um prédio baixo (pavilhão), onde funciona a  exposição,  referente à chegada do nazismo ao poder, sua evolução e sua queda. Alerta-se a nova geração sobre o grande perigo que paira sobre a sociedade livre e democrática. Em Berlim, tornou-se habitué uma foto na passagem Charlie. Ponto policial de controle entre as duas Berlim. Fica no setor americano. Quando lá estive passei por um fato inusitado.

Na época usava uma grande barba. O policial comunista ao revistar os passageiros questionou a diferença entre minha pessoa e a foto do passaporte. Retiraram-me do ônibus e levaram-me para a cabina do lado soviético. Tudo com a presença de um intérprete e do responsável da excursão. Queriam, porque queriam raspar-me a barba. Resisti e eles terminaram cedendo. Hoje atravessei sem nenhum embaraço. Caminhei livremente pela Berlim Oriental pisando

na marca que resta do antigo muro. Em Berlim visitei ainda o Memorial do Holocausto. No momento encontro-me em Frankfurt.

Daqui sigo para Munique. Regressarei a Berlim onde permanecerei por mais 5 dias. Estarei na nossa Santo Antão para cumprir meu dever e direito cívico: VOTAR”.

O passeio, graças a Deus, está ótimo.

Abração e recomendações ao Gabriel e Soraya.

Pedoca.

20160909_110650

dsc00044 dsc00045

Manoel Contador: “candidatos poderão ganhar nas urnas e não assumir”.

img_1379

No inicio da noite do  domingo (11) encontrei o amigo contador Manuel Neto, também conhecido por “Dedo Contador”, e aproveitei para – no bom sentido da palavra – explorar seus conhecimentos com relação às mudanças ocorridas na Legislação Eleitoral, principalmente ao que se refere às prestações de contas dos candidatos.

Segundo Manoel, um dos profissionais da cidade  mais preparados na área, certamente os candidatos que estão gastando muito “por fora”, poderão até ganhar nas urnas, mas, caso sejam denunciados,  poderão não assumir o mandato. Veja o vídeo e tire suas dúvidas.

Foods trucks Hot Dogão: “AS PILAKETES”.

dogao

Domingos e feriados – dias de encontro oficial da “corriola da Matriz”- o amigo Jurandir Soares é o financiador de uma rodada de cachorro quente para os componentes da mesa. Na qualidade de fornecedor oficial do referido lanche, encontra-se o foods trucks mais famoso da cidade,  ou seja: o Hot Dogão. Segundo informações das proprietárias – Deyse e Suzane – devido às nossas postagens, realçando a qualidade e às novidades do ponto comercial, as mesmas já estão sendo apelidadas por alguns clientes como “AS PILAKETES”. Olha aêeeee…

Disse-me Ozias Valentim: “eu não tenho dúvida: Aglailson Junior vai perder a eleição”

img_1315

Na trade do sábado (10), casualmente, encontrei no Restaurante Varanda do Tadeu o  amigo e atual  candidato a vice-prefeito de Paulo Roberto, Ozias Valentim. Aproveitei a ocasião para conversar com ele sobre o momento atual político da nossa cidade. Disse-me Ozias que apesar de haver cinco chapas majoritárias registradas no pleito atual, a campanha está polarizada em função da forte influência política que ainda exercem Elias e Aglailson. Quando questionado sobre o resultado da campanha, no próximo dia 2 de outubro,  disse ele: “estamos em clima favorável”. Veja o vídeo:

Muitos católicos acompanhara a 6ª Caminhada da Família.

img_1353

Na tarde do domingo (11) acompanhei a passagem do movimento católico pela Praça Severino Ferrer, na Matriz. O evento intitulado 6ª Caminhada da Família, foi acompanhado por uma grande número de fies, demonstrando assim, organização e força de mobilização.  Políticos e aspirantes a tal aproveitaram o evento religioso para renovar a fé e chegar junto dos eleitores, com o aperto de mão. Veja o vídeo:

img_1357 img_1361

Movimento #RegulaBusão”: “PREFEITURA OMISSA”.

img_1275

Conforme anunciado aqui no blog, aconteceu na manhã do sábado (10), mais uma vez, o movimento de protesto da classe estudantil vitoriense relacionado com as péssimas condições que se encontram os ônibus da prefeitura,  que transportam os universitários até Capital. O grupo, intitulado “#RegulaBusão”, também reclama da falta de informação e transparência por parte da prefeitura. Os estudantes usaram cartazes e revezaram ao microfone para acusar,  entre outras coisas, a gestão do Governo de Todos de “omissa”. Veja o vídeo:

Como um dos lideres desse movimento – há mais de três anos – o ativista social André Carvalho, atual candidato a vereador, falou da falta de respeito com a categoria, por parte do  senhor Flávio Costa, atual controlador da prefeitura.

Aliás, não é razoável  imaginar que um gestor público, pago para trabalhar pela municipalidade,  não “tenha tempo” para atender a população, sobretudo os que lhe procuram e até marcam dia e hora com antecedência. Portanto, senhor Flávio Costa, fica difícil de acreditar no seu “controle” na municipalidade, visto que  o senhor não está conseguindo nem CONTROLAR sua própria agenda de trabalho.

img_1261 img_1264 img_1269 img_1271

Vaquejada no Parque Roberta Urquiza.

img_1305

Na tarde do sábado (10) compareci ao Parque Roberta Urquiza, na Bela Vista, para acompanhar o movimento da vaquejada. Os shows musicais aconteceram no horário da noite. Já com relação à “queda do boi” o movimento estava intenso. Nossa cidade, Vitória de Santo Antão, tem forte tradição neste costume nordestino. Daqui, já saíram vários campeões e referência nessa atividade. Zezinho de Adélio e Chico Gentil são duas boas referências. Na ocasião acompanhei algumas duplas de vaqueiros em plena atividade. Veja os vídeos:

img_1282 img_1284 img_1291
img_1308

Augusto Cesar fez a festa na Varanda do Tadeu.

img_1346

Na tarde do sábado (10) aconteceu no Restaurante Varanda do Tadeu mais um Encontro dos Amantes da Boa Música. Abrindo a cena musical da tarde, subiu ao palco o talentoso e simpático Rick Anjo, para interpretar seu eclético show. Veja o vídeo:

Com a casa cheira e como atração principal da festa, o “quase vitoriense” Augusto Cesar manteve sua fama de artista consagrado. Além dos velhos e novos sucessos,  arrebatou os corações femininos. O amigo Helder Nery, também cantor ao lado do Augusto. Veja o vídeo:

img_1330 img_1334 img_1335 img_1338 img_1341

” A campanha está ótima”: falou o candidato a vereador Camilo.

img_1267

Na manhã sábado (10), em dos cruzamentos mais movimentados do nosso sempre agitado comércio, encontrei o amigo Camilo na “caça” ao voto. Concorrendo ao cargo de vereador pela primeira vez, Camilo é um sujeito entrosado e muito conhecido na nossa cidade em função da sua atividade comercial. Na ocasião gravamos um vídeo com ele. Entre outras coisas, disse Camilo: “a campanha está ótima”. Veja o vídeo:

Governo de Todos: “apodrecendo” ainda no poder…

img_1257

Para quem diariamente acompanha nosso jornal eletrônico, intitulado Blog do Pilako, não é nenhuma novidade saber que a gestão do Governo de Todos, ao longo desses últimos oito anos, apenas deu continuidade à gestão governada por Aglailson e seus filhos. Mudaram as figuras, os parentes, as cores e etc, mas o modelo de gestão continua o mesmo. Não custa nada lembrar aos internautas que até os argumentos nas campanhas são os mesmos, ou seja: Quando os “vermelhos” estava na prefeitura, os militantes do “amarelo” diziam que faziam campanha “por amor” e que não eram obrigados a participar das carreatas, hoje, com os “amarelos” no poder, são os vermelhos que dizem a mesma coisa… Todos estão certos, mas caminhado na direção errada…

Pois bem, do ponto de vista administrativo,  não existe nenhuma lógica achar que no último de uma gestão consecutiva de oito anos, as coisas estejam piores que quando se começou. Dizia Elias Lira e sua tropa que, ao assumir o governo em 2009, havia  encontrado um ROMBO nos cofres da prefeitura. O curioso é que justamente agora, após oito anos de uma das “MELHORES GESTÕES DO NORDESTE, SEGUNDO A UBD – as coisas parecem estar  se derretendo…

elias-lira-melhor-prefeito

A “torre de babel” que se afundou o  Governo de Todos num parece ser só fruto da falta do dinheiro, parece ser também uma crise de comando, de gerenciamento. Como dizia o velho Lula Gonzaga: “deixa a tanga voar”.

No desfile do dia 7 de Setembro, registramos que além das crianças e professores,  os automóveis também “marcharam”.

img_1173

O palanque oficial do evento, de onde o prefeito Elias Lira  acompanhou à passagem das escolas, hoje, sexta feira (09), ainda encontra-se interrompendo o ir e vir dos pedestres,  na via mais movimentada do comercio.

img_1259

Também na manhã de hoje, daqui da redação, registrei o movimento grevistas dos funcionários municipais cobrando seus salários atrasados. Veja o vídeo:

Para amanhã, sábado (10),  um grupo de estudantes marcaram protestos por conta das precárias condições em se encontra os transportes escolares no nosso município. Em Vitória, o filme se repete. Na era do Governo Que Faz, o então Imperador de Vermelho, José Aglailson, na greve dos professores “jogou” os ônibus em cima, para abafar as manifestações.

Os Eleitores da nossa cidade estão precisando é tomar vergonha na cara. Aliás, há dois anos, eu disse ao amigo Ozias Valentim que Elias Lira não tinha motivos para fazer seu sucesso. Será que ele está trabalhando para eleger o Paulo ou derrota-lo? Afinal, na cabeça de Elias, o chefe agora tem que  passar a ser o seu  o “Príncipe” herdeiro,  Joaquim Lira……………

elias-rindo

“Militantes” desfilaram na Matriz.

Como já falei, boa parte da tarde e até um pedaço da noite do feriado do dia 7 de Setembro (quarta), “plantei-me” na Praça Dom Luis Brito, próximo ao Quiosque do amigo Ailton,  para  fazer com os atores políticos de partidos e coligações diversas, registros para o nosso jornal eletrônico.

Pois bem, bati papo com várias pessoas. Em um determinado momento, juntamente com o compositor Aldenisio Tavares, formei uma “roda” de conversa com o amigo e comunicador esportivo local, Maury e também o Joca. Ambos, declaradamente apoiadores do grupo vermelho. Aliás, na ocasião os dois estavam vestidos com camisas vermelhas.

Observei que um grupo de “militantes” bem apanhados fisicamente, vestidos com camisetas  na cor amarela,  distribuíam material do candidato Paulo Roberto e Ozias Valentim próximo ao  local que  estávamos.

Em seguida o grupo caminhou na nossa direção e a simpática e bonita jovem se ofereceu para colar  a “praguinha 55” em nossas camisas. Aquela atitude, apenas confirmou o que já havíamos falado,  antes na conversa: “esse pessoal não é daqui

img_1232

“Dito e feito”. Agradeci pela abordagem e, educadamente e sem enxerimento, perguntei  a bonita jovem:

– Vocês são de onde?

Ela, sorridente e simpaticamente respondeu:  “somos de Recife”.”

Gostaria de saber quem foi o inteligente marqueteiro da campanha de Paulo Roberto que teve essa “brilhanteideia de trazer jovens bonitas e rapazes “marombados” da Capital – que não votam aqui-  para serem militantes na nossa cidade?

Certamente, esse pessoal bonito que trabalham nas  agencias de modelos da Capital, por algumas horas de trabalho devem receber o correspondente ao que ganha uma pessoa que trabalha por duas semana no comitê da mesma coligação e de quem é exigido o compromisso do voto da família, parentes, vizinhos, amigos e etc…

Portanto, dou um conselho ao amigo Paulo Roberto: cuidado com essas ideias de jerico de trazer gente bonita,  de fora da cidade,  para “conquistar os votos dos jovens” pois, ações como estas não somam em  nada e, quando reveladas ao públicos, apenas puxam a campanha pra baixo, no contexto geral…

Aldo Deluque: pelo menos uma explicação se faz necessário!

Recentemente recebi um material de campanha do amigo Manoel Aldo, conhecido popularmente por Aldo Deluque. Consta o bojo da sua propaganda política, já que Aldo disputa uma das dezenove vagas disponíveis na casa Diogo de Braga, algumas informações para o julgamento do eleitorado. Entre outras coisas, Aldo revela sua infância de dificuldades financeiras, sua atuação no cenário musical e ações na sua recente passagem pela gestão do Governo de Todos, na condição de secretário de Ação Social. Indiscutivelmente, a trajetória de vida do amigo Aldo revela-se vencedora.

img_1254

Pois bem no inicio da tarde do feriado do dia 7 de Setembro, da forma mais primitiva de locomoção,  fui até a Rua Senador João Cleofas – próximo ao Banco do Brasil – para fazer alguns registros sobre o desfile cívico. Usei como trajeto a Rua Imperial, também conhecida pelos mais velhos como “Rua do Meio”.

Pois bem, lá,  seguia próximo  à “Subida do Abacaxi”  – para os mais velhos a Antiga Venda de Seu Tota –  eis que chega um garoto – aparentando pré-adolescência –  entregando material político. Quando peguei um, logo vi que se tratava do material de campanha eleitoral de Aldo Deluque.

img_1170-2

Parei um pouco, deixei-o afastasse e fiz um registro fotográfico,  Em seguida  continuei minha caminhada. Com poucos minutos, já estava eu enfrente ao Banco Itaú,  quando dois rapazes me abordaram,  perguntando por qual motivo eu  “tinha tirado a foto”. Antes mesmo que eu falasse algo, já foram ameaçando-me: “se o senhor postar a foto eu vou lhe processar”.

À pouco metros de onde eu estava, haviam quatro policias militares. Disse-lhes, baixinho,  para não causar vexame: “a policia está logo ali, vocês num querem dizer porquê foi que eu tirei aquela foto?” Depois que falei na polícia voltaram com a mesma rapidez que apareceram. Eu, no mesmo ritmo, continuei minha caminhada.

Não estou afirmando que o amigo Aldo, na qualidade de ex-secretário da pasta da Ação Social e atual postulante ao cargo de vereador na nossa cidade, tenha contratado menor para trabalhar na sua campanha, até porque, ninguém mais do que ele é sabedor que este procedimento é terminantemente PROIBIDO POR LEI. Mas, ao mesmo tempo, estou dizendo que recebi das mãos de um garoto o seu material de campanha.

Portanto, seria imprescindível que o candidato a vereador Aldo Deluque prestasse as devidas explicações à população e, em especial ao eleitorado vitoriense, o que fazia um garoto (pré-adolescente) com uma porção de seu material de campanha nas mãos.

Com a palavra, Aldo Deluque…

“Mercado do Voto”: quanto vale o candidato a vereador Josafá dos Fogos?

img_1165

Por ocasião da passagem do Senador Álvaro Dias,  pela nossa cidade encontrei, na manhã da quarta (07), o amigo e candidato a vereador pelo Partido Verde, Josafá do Fogos. Disse-me ele: “Pilako, o pessoal do amarelo quis me comprar”. Pois bem, em off, contou-me a história “tim tim por tim”, inclusive revelando-me o nome do portado que lhe fez a proposta, aliás, gente bem conhecida na nossa cidade. Indignado, o amigo Josafá do Fogos fez questão de gravar um vídeo contando como funciona o “mercado do voto” em Vitória de Santo Antão. Veja o vídeo:

E tome burros na gestão do Governo de Todos…

img_1250

Por volta do meio de ontem (08), ao trafegar pela movimentada Avenida Henrique de Holanda, encontrei, mais uma vez,  burros circulando livremente às margens da via. A gestão do Governo de Todos está completando oito anos consecutivos no poder e não conseguiu resolver este problema, aparentemente simples. Sob os vários aspectos, fica apenas o sentimento que os nossos governantes se preocupam apenas com aquilo lhes rendam voto e dinheiro. Lamentável…