Praça Futebol Clube: Moisés Sales conta como tudo começou…

img_2585x

Por ocasião de um vídeo gravado com o amigo Zé Ribeiro, que foi postado aqui no blog e que servirá de conteúdo para o segundo livro Apelidos Vitoriense, o mesmo revelou uma das facetas vivenciada por um grupo de jovens,  que depois veio se formalizar no contexto do “Praça Futebol Clube” e Clube Carnavalesco “ A Praça”.

Sobre o referido vídeo, disse-me o então famoso “camisa 10 da Praça”, Moisés Sales: “Pilako, eu assisti o vídeo de Zé Ribeiro e fiquei muito emocionado. Tudo verdade. Quem levava a radiola com os discos para a calçada da Igreja da Matriz, era eu. Fizemos muitos quadros do “QUAL É A MÚSICA?”,  naquela época a gente  imitava  o programa de Silvio Santos”.

Pois bem, no feriado de “finados”, ocorrido na última quarta (02), bati um alongado papo com o amigo Moisés Sales, onde o mesmo contou-me várias histórias envolvendo a “Turma da Praça”. Sugeri, inclusive, que  gravássemos  uma serie de vídeos (ele aceitou) contando os muitos fatos daquele período que compreendeu o final dos anos 60 até a metade dos anos 90.

Como ponto de partida para os registros que serão feitos, doravante, questionei  sobre o inicio do time da Praça. Como tudo começou. Disse-me Moisés que nos primeiros anos da segunda metade da década de 60, muitos garotos, inclusive ele, se reuniam no Pátio da Matriz para jogar bola. À época de chão batido. Tudo começou, de fato, em 1968.

Segundo Moisés, foi o desportista vitoriense que se chamava  Seu Antônio da Cobal, então presidente da Liga Vitoriense, que, ao promover um torneio de futebol infanto-juvenil, no Campo do Dique, despertou o interesse da turma que bati pelada na praça, participar pela primeira vez de um jogo de futebol de campo. Isso ocorreu em fevereiro 1968.

Sem nenhuma experiência em futebol de campo e com um padrão de camisa alugado,  disputando no modelo “mata-mata”, o time dos meninos foi empatando os jogos sem gols e ganhando nos pênaltis. Segundo Moisés os destaques nas penalidades foram o goleiro Nau (filho de Seu Badinho do Leão) e Misso de Mané Maques. “Nau pegou tudo e Misso foi o cara”. Disse Moisés Sales.

Para surpresa de todos, inclusive dos próprios, o então incipiente Time da Praça sagrou-se campeão do Torneio Vitoriense Infanto-Juvenil, sem marcar um gol sequer. Com muita festa e animação o grupo, ao regressar ao Pátio da Matriz, deu uma volta triunfal na Praça, empunhando o troféu de campeão. Este, portando, foi o inicio do Praça Futebol Clube que começou em 1968 e seguiu até o inicio da década de 80 (82\83) e que depois também chegou a participar do carnaval vitoriense, inclusive com alegoria. Veja o vídeo:

Augusto Cesar: um artista completo, no claro e no escuro!!

img_2540

Falar dos predicados musicais do afamado e querido cantor romântico, Augusto Cesar, é ser redundante e repetitivo. Augusto, na qualidade de artista popular, tem o cheiro do povo e sabe se adaptar às mais diversas situações. Na sua mais recente apresentação no Restaurante Varanda do Tadeu, aqui na Vitória, ocorreu um apagão elétrico no bairro. Ele, por sua vez, não deixou a peteca cair e continuou cantando apenas com o acompanhamento da bateria. Para ajuda-lo, já que estava bem próximo, acionei o flash do celular para ilumina-lo e, após alguns minutos, resolvi gravar aquele momento inusitado. Pois bem, eis que registrei, acredito, uma cena nunca antes vivida pelo veterano cantor Augusto Cesar, ou seja: gravei-o interpretando um dos seus maiores sucesso  – “Escalada”-  no escuro e no claro. Veja o vídeo:

Governo de Todos: também fracassou nessa área….

Em uma rápida circulada pelo bairro do Jardim São Pedro, na direção da Bela Vista, na manhã de ontem (03), fiz vários registros fotográficos que bem demonstram que nossa cidade, efetivamente, É UM GRANDE CURRAL – aliás, no sentido mais amplo da palavra.

img_2596

Em um dos momentos fomos obrigados a parar o veiculo para  que uma vaca atravessasse  a via – como se estivéssemos na Índia. O animal, com um par de chifre amolado, até “encarou” uns estudantes que caminhavam, como se não estivesse gostando da presença deles por perto.

img_2598

Mais adiante, outra vaca pastava pela calçada. Cavalos também foram avistados às margens da rua. Contudo, não resta dúvidas que na questão da fiscalização e recolhimento dos animais de grande porte,  nas ruas da cidade, a gestão do Governo de Todos também FRACASSOU.

img_2600

IV Semana da Consciência Negra do IHVSA

unnamed-1
Há quatro anos, o Instituto Histórico vem desenvolvendo e realizando diversas ações em prol da Educação das Relações étnico-raciais. Ao longo desse tempo, buscamos trazer a problemática étnico-racial para o centro dos debates para depois desconstruí-la. E isso foi e está sendo importante. Durante este mês de novembro, realizaremos mesas redondas, lançamento de livros, shows, oficinas de teatro, penteados e capoeira. Ações em prol da promoção da diversidade étnica e cultural do nosso povo. Esperamos contar com a participação de todos/as, afinal a sua participação marca o seu envolvimento e comprometimento com o Instituto e com os eventos que ele promove.

Com informações da assessoria de imprensa. 

Prefeito Elias Lira: Diogo de Braga merece respeito!!

Levando-se em conta que o Brasil é um jovem País de pouco mais de 500 anos nossa cidade, Vitória de Santo Antão, nunca esteve tão próximo de completar a incrível marca de 400 anos de história.  Foi o português Diogo de Braga que saiu lá da Ilha de Santo Antão, localizada no Arquipélago do Cabo Verde – também então Colônia de Portugal – para junto com sua família fundar o Povoado de Braga – primeiro nome do nosso torrão.

Pois bem, foi em cima das atividades agrícola e agropastoril que a comunidade abençoada pelo Glorioso Santo Antão desenvolveu-se e ficou afamada como importante entreposto comercial da Província de Pernambuco.

Foi entre a segunda metade do século XIX e à primeira metade o do século  XX, não mais como Vila de Santo Antão –  elevada à categoria de cidade a partir de 1843 –  que a cidade começou a ganhar monumentos para homenagear seus vultos, nas mais diversas áreas.

Entre as várias e importantes comemorações,  ocorridas em 1926, para marcar o tricentenário de fundação da cidade cujo prefeito, à época, era José Horácio Carneiro Leão, institui-se uma comissão de renomados membros da sociedade local para criar, planejar e executar diversas  atividades, dentre as quais a inauguração da Praça Diogo de Braga.

Passados noventa anos e depois de várias reformas, reparos e consertos eis que o prefeito Elias Lira (2016), na reta final da sua pífia e medíocre administração, resolveu dá uma nova feição à referida praça, investimento nela quase cem mil reais (R$ 100.000,00).

img_2576

Com pouco mais de um mês de reinaugurada, recentemente, estive perambulando por ela (praça). Com relação à restauração do monumento não precisa nem ser  um curioso para detectar que o serviço ficou mal feito. A placa fixada no mesmo, com 90 anos de existência, não recebeu sequer um polimento ou mesmo uma pintura para “acender” o que já estava escrito. Ou seja: FIZERAM UMA PREACA.

img_2577

Apesar de não ser nenhum técnico na área,  achei algo desproporcional nos bancos, fixados na mesma. Os refletores e algumas barras de ferro parecem ter sido confeccionadas com materiais recicláveis, o que não chega ser “um crime”  desde que constasse no projeto original, o que certamente não foi o caso. Já com relação às caixas coletoras de lixo, parece-me que já estão quebradas ou já foram colocadas de “segunda mão”, uma vez que arames estão adornando as mesmas.

img_2579

Para encerrar, contudo, espero que em 2026 (se Deus permitir), quando estivermos comemorando os quatrocentos anos de fundação da nossa polis possamos voltar à histórica praça para relembrarmos o feito do nosso Diogo de Braga sem que sejamos obrigados a encarar tanto descaso, desrespeito e “sabedoria” com o dinheiro público.

“Não irei decepcionar”: disse o vereador eleito Jota Domingos.

Na tarde da terça (01),  ao caminhar pela Centro Comercial, encontrei o amigo comunicador e agora vereador eleito, Jota Domingos. Aproveitei para parabeniza-lo pela vitória nas urnas assim como provoca-lo – no bom sentido da palavra – no que diz respeito ao desempenho do seu mandato parlamentar. Na ocasião o Blogueiro Lissandro Nascimento também participou do bate papo.

Entre outras coisas,  disse Jota Domingos: “eu tive 1842 votos, graças a Deus e o povo eu cheguei, estou muito feliz. Não irei decepcionar”. Com relação à sua postura no legislativo, disse ele: “será de cobrança ao executivo em favor do povo”. Já com relação ao seu trabalho na imprensa local, desempenhado há décadas, será mantido  paralelamente  com a nova função. Confirmou  Jota. Ao final do nosso bate papo, onde gravamos um vídeo, aproveitou para agradecer a todos os eleitores. Veja o vídeo:

Espaço Gamela de Ouro: NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO: Diante dos inúmeros boatos surgidos após o incidente ocorrido no show na noite de ontem, o Espaço Gamela de Ouro vem informar que TODAS as medidas cabíveis de segurança foram tomadas para a realização do evento e que absolutamente NINGUÉM saiu da casa de shows com qualquer tipo de ferimento. Lamentamos profundamente o encerramento prévio de um dos Shows, mas, foi para evitar um incidente maior. Lamentamos também o fato de pessoas que usarem um espaço festivo e privado para provocar confusão, justamente quando deveriam dar exemplo de comportamento e civilidade. E da mesma forma que os boatos inverídicos se espalharam pelas redes sociais, esperamos que os amigos, parceiros e clientes nos ajudem a esclarecer a verdade, agradecendo desde já a compreensão de todos.

Professor Beto é um ESPETÁCULO!

img_2526

Para os antonenes que já passaram do meio século de vida e que eram chegados a um “rala-bucho”, certamente, falar do conjunto musical VR7 – Vitória Ritmo Sete – é uma delícia. Eu, particularmente, lembro, apenas, de algumas apresentações uma vez que a mesma (banda)  surgiu praticamente quando eu nasci e encerrou suas atividades ainda na minha adolescência.

Vitória Ritmo Sete, entre outros, foi composto por: Sinha, Zé Maria, Beto, Caçula, Duda da Passira e Castelo. A banda teve praticamente duas décadas de vida. Segundo informações, surgiu em 7 de setembro de 1967 e foi até o ano de 1985. Aqui na Vitória o VR7 fez de tudo. Abriu grandes espetáculos, aniversários, matinê nos salões menos recomendados e etc.

vr

Um dos seus componentes, Beto –  também conhecido por ‘Beto Catatau” e “Professor Beto”- na tarde dos sábados, com sua guitarra,  produz  do que de melhor existe em termo de música. De maneira humilde, solícita e pedagógica o Beto, apesar das muitas primaveras, continua aquele mesmo jovem que “ganhou o Mundo” e fez-se entender, do outro lado do atlântico, através das cordas da sua guitarra pelo idioma universal da música. Indiscutivelmente, o Professor Beto, É UM ESPETÁCULO!! Veja o vídeo:

Lourinaldo Junior solicitou o asfaltamento da Estrada de Natuba.

img_2571

Conforme noticiou o Jornal da Vitória, em sua mais recente edição, o PMDB local, que tem como presidente o empresário Alexandre Ferrer, cumpriu agenda junto ao vice-governador do Estado, Raul Henry, para reivindicar melhorias para municipalidade.

Na qualidade de vereador eleito e mais votado do partido nas últimas eleições, Lourinaldo Junior solicitou o asfaltamento da Estrada de Natuba. “Além de ser importante via de escoamento da nossa produção agrícola, a mesma liga a Zona Oeste da cidade à BR 232.” Justificou o jovem edil.

“Esta é a melhor maneira de retribuir o voto e a confiança de 2.431 eleitores, mas reconhecendo também o nosso dever de trabalhar por toda a população vitoriense”. Acrescentou o vereador eleito Lourinado Junior.

IMPRENSA 150 ANOS

o-vitoriense-clique-aqui

Na próxima sexta-feira, 04, o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão, realizará importante cerimônia em comemoração aos 150 anos da imprensa na cidade da Vitória. O evento é aberto para TODA a sociedade antonense, será ocasionalmente inaugurada a exposição, “IMPRENSA 150 ANOS”, pelo dr. Alexandre Ferrer; além de, ser oferecido um coquetel para os presentes.

Lembrando: A solenidade tem início às 19:00 horas, ás 19:30 o jornalista José Edalvo fará breves considerações acerca da relação Jornalismo e História, ás 20:00 será entregue simbólica homenagem aos presentes. A coordenação dos trabalhos ficará por conta do jornalista Arijaldo Carvalho

Contamos com a sua estimada presença!

Carlos Americano é o “cara do xadrez”.

14720556_1192526474150878_2325867539948461213_n

Recentemente aconteceu IX Memória de Xadrez Miguel Arraes. O tradicional evento esportivo ocorreu na Capital pernambucana, no Hotel Jangadeiro. Da nossa cidade, Vitória de Santo Antão, na qualidade de participantes, os irmãos Carlos Americano e Zé Junior marcaram presença. Na oportunidade os conterrâneos também conversaram com o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Darci Lima. Americano, como é mais conhecido, é uma espécie porta-voz da nossa polis, no que diz respeito à modalidade.

IV Semana da Consciência Negra do IHVSA

unnamed-1
Há quatro anos, o Instituto Histórico vem desenvolvendo e realizando diversas ações em prol da Educação das Relações étnico-raciais. Ao longo desse tempo, buscamos trazer a problemática étnico-racial para o centro dos debates para depois desconstruí-la. E isso foi e está sendo importante. Durante este mês de novembro, realizaremos mesas redondas, lançamento de livros, shows, oficinas de teatro, penteados e capoeira. Ações em prol da promoção da diversidade étnica e cultural do nosso povo. Esperamos contar com a participação de todos/as, afinal a sua participação marca o seu envolvimento e comprometimento com o Instituto e com os eventos que ele promove.

Com informações da assessoria de imprensa. 

Internauta Rogério luiz comenta na Coluna O Tempo Voa

Comentário postado na coluna: “O Tempo Voa: abertura do Obelisco (Praça da Matriz)“.

EU ESTAVA LÁ NO MOMENTO DA ABERTURA E FUI UMA DAS, APENAS ,DUAS PESSOAS QUE ENTRARAM NO OBELISCO E PARA NOSSA MAIOR SURPRESA ,PASMEM !!!
NÃO HAVIA NENHUM OBJETO LÁ DENTRO E
SE COLOCARAM ALGUM NO ANO DE 1900, alguém durante uma suposta reforma deve ter feito uma ” visitinha” e surrapiado o que lá foi colocado (se é que colocaram)-
A primeira pessoa a entrar foi o pintor conhecido por Lampião(…de óculos e braços cruzados à frente) e logo em seguida eu (que no momento da foto fui surpreendido pentendo o cabelo)… vasculhamos tudo no no interior do obelisco e como falei :
NÃO HAVIA NADA NO SEU INTERIOR …

Rogério luiz

 

Foto: acervo pessoal do blogueiro

Na praça da Matriz o Obelisco (a pirâmide) é guardião de nossa história; a cada 100 anos, é aberta para a retirada de itens do século passado. Na foto acima, tirada em 31 de dezembro de 2000, a Prof. Severina Moura, membro da Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência e Geraldo Guerra Jr, precursor da internet em nossa cidade, entre outros que participaram do momento histórico.

Pátio da Matriz: “hoje tem espetáculo?”

patio-da-matriz-1942

Na Vitória de Santo Antão dos nossos antepassados o Pátio da Matriz era o local escolhido pelas companhias circenses para armar a lona. Ainda segundo os livros que contam um pouco do nosso cotidiano, os animais “selvagens” –  atração maior dos antigos circos – logo viravam o “xodó” da cidade, muitos deles sendo rebatizados pelas crianças com simpáticos apelidos.

Aqui, assim como nos filmes do gênero, também aconteciam romances dos nativos com os artistas do circo. Os pais das moças donzelas redobravam a vigilância nas crias. Os espetáculos em pleno Pátio da Matriz quebravam a rotina da cidade e atraia pessoas da mais variadas localidades, afinal, Vitória, assim como hoje, era cidade grande.

Pois bem, na noite de ontem (30), ao registrar um “homem que cospe fogo” na Praça Dom Luis de Brito,  imediatamente lembrei dos artigos que me revelaram à relação dos vitorienses com os circos na Vitória de Santo Antão de antigamente. Veja o vídeo:

Augusto Cesar faz a festa no Varanda.

img_2538

Na tarde do sábado (29) aconteceu no Restaurante Varanda do Tadeu mais um Encontro dos Amantes da Boa Música. Após várias apresentações de artistas locais, o renomado cantor Augusto Cesar, patrocinado pela PITÚ, fechou a festa com “Chave de Ouro”. Veja o vídeo:

O amigo Macena, fã de Augusto Cesar, aproveitou para levar para casas os novos CDs do artista, já autografado.
img_2551

img_2531

Aniversário de Moisés Sales: “AO VIVO!”

img_2563

Na tarde noite do domingo (31) a “corriola da Matriz” rendeu homenagens ao amigo Moisés Sales em função da passagem do seu aniversário. Moisés, o “eterno camisa 10” do Praça Futebol Clube, é um sujeito “sangue bom”.

Fá incondicional do cantor Roberto Carlos, Moisés tem associado, nas paredes da sua privilegiada memória, várias passagens da sua vida de jovem, ao sucesso do Rei no ano correspondente ao fato. Sobre seu nascimento, ocorrido em um sábado, as 14h, no Engenho Vila Granito o acontecimento já foi marcado por festa e comemoração. Veja o vídeo:

Após algumas garrafas de uísque o clima ficou mais animado. Com os filhos e os amigos o aniversariante escolheu uma musica do Rei para celebrar o auspicioso momento. Veja o vídeo: