A FELICIDADE

15107380_1081953705260419_8245714375516939688_n

A felicidade não é um grande evento que irá acontecer um dia. A felicidade é feita de momentos felizes. Portanto, a felicidade pode ser a qualquer momento, em qualquer lugar.
É ilusório pensar que trabalhamos a semana inteira para sermos felizes no domingo.

A felicidade é uma alegria, uma emoção, um entusiasmo, logo, você não poderá ser feliz, a todo instante, senão você não perceberia a felicidade. Só existe felicidade porque existe ausência de felicidade, é a ausência que destaca sua presença.

Sosígenes Bittencourt

Nova gestão municipal: MESMICE OU PROATIVA?


Em função das minhas insistentes cobranças, no que diz respeito à fiscalização e recolhimento dos animais de grande porte que circulam livremente pelas ruas dos mais diversos bairros da cidade, assim como pelo Centro Comercial e até pelo privilegiado Pátio da Matriz – primeiro espaço de habitação da nossa polis – recebi, não sei de quem,  uma simpática  “homenagem”, que circulou  pelas redes social: “queremos Pilako no Globo Rural”.

Brincadeiras à parte, o fato é que tal desleixo administrativo, promovido pela gestão municipal  de plantão –  já  que lhe é de oficio, entre outras coisas, zelar e cuidar pela saúde coletiva na sua circunscrição territorial – tem acarretado inúmeros problemas, sobretudo à população de baixa renda. Vez por outra, nas minhas postagens, aqui no nosso jornal eletrônico realço que o atual problema – BICHOS NAS RUAS –  nos remete ao século XIX.

Pois bem, por ocasião das comemorações do sesquicentenário da imprensa Antonense, circulou uma edição especial do jornal “O LIDADOR” que em uma das suas páginas – Fatos e Curiosidades – republicou a seguinte notícia:

img_3123

Logicamente que hoje – na aurora do século XXI – dispomos de mecanismos menos ortodoxos, mas infelizmente continuamos a conviver com o mesmo problema dos nossos antepassados. Aliás, em algumas cidades brasileiras a prefeitura local,  através de gestões sérias e comprometidas, já se utilizam de chips para identificar e rastrear animais  “fujões” e penalizar seus proprietários irresponsáveis com os rigores da Lei vigente.

Portanto, nossa cidade –  na privilegiada condição de Capital da Zona da Mata –  não pode conviver mais com esse tipo de problema,  se utilizando dos mesmos métodos ineficazes adotado pelo atual governo,  que  aliás já dobrou a última esquina. À nova gestão  que assumirá, a partir de janeiro de 2017, caberá decidir em qual dos  dois caminhos seguirá: o da medíocre mesmice ou da proatividade.

Vitória de Santo Antão: Três deputados e silêncio absoluto!!!

Na condição de governador de Pernambuco, Eduardo Campos, implantou o Pacto Pela Vida. Enquanto esteve sentado na cadeira mais importante do Palácio do Campo das Princesas, conseguiu dividir com a sociedade os frutos colhidos pelo exitoso programa pacificador. Na qualidade de pensador e “trator” político era sabedor que para se apresentar ao País, como alternativa de poder,  apenas ser neto de Arraes e portador de um bonito par de olhos azuis, não seria o bastante. Reeleito folgadamente virou “dono” da província, ao ponto de tirar da cartola dois postes para disputar e ganhar os dois cargos do poder executivo mais importante do estado. Mas o destino lhe foi cruel.

O prefeito Geraldo Júlio, politicamente falando, já cumpriu a sua parte. Foi reeleito e tem um mandato para “chamar de seu”. Já com relação ao governador Paulo Câmara – pelo andor da carruagem – começa demonstrar que o mandato, “ganho de presente”, começa ficar pesado para suas posses  e capacidade política administrativa.

Para ficar apenas no campo da segurança, nesses últimos meses, estamos assistindo uma sequencia de explosão de caixas eletrônicos nunca antes imaginável. Basta dizer que em locais públicos e privados, como estações  de metrô e postos de gasolina, estão  se abrindo mão dos equipamentos,  temendo serem as próximas vitimas.

Ainda dentro do mesmo tema, definitivamente, os presídios e as casas destinadas à recuperação de menores, no nosso Estado, através das redes sociais e reportagens televisivas com amplo conhecimento nacional, viraram verdadeiras “terras de ninguém”. Tudo isso, sob a batuta do governo Paulo Câmara.

Os homicídios em Pernambuco estão matando mais que  nos países em guerra. Para se ter uma ideia da tragédia social, no último final de semana (18, 19 e 20) foram 20 mortes na Região Metropolitana e 31 no interior do Estado. A nossa cidade, Vitória de Santo Antão, infelizmente, continua alimentando esta trágica estatística.

deputados

Portanto, governador Paulo Câmara, a violência em Pernambuco não é um caso pontual ou episódico. Não se trata de uma onda. É, de fato, a ausência de firmeza e políticas públicas estratégicas. Ao que parece, este será um dos legados negativo que deixará o atual governador à sociedade pernambucana. No meio dessa guerra civil, os três deputados vitorienses, para não melindrar o seu líder político, preferem calar e ficar do lado da violência. Tudo isso é lamentável!

EDUCAÇÃO MUSICAL – Abordagem e noção básica referente a arte de compor. (PARTE 10)

20160704_203649

Referindo-se a técnica da composição musical com o Frevo de Rua, podemos executa-la da mesma forma, porém pode acontecer que dependendo de quem vai   arranjar, pode colocar uma Introdução antes do (S) ou, simplesmente começar a execução com a mesma formação estética aplicada no gênero Frevo Canção, não esquecendo de harmoniza-lo. A estética que podemos aplicar logo após a Clave, seja de Sol (G) ou de Fá (F), observando antes a armadura ou tonalidade, será o anacruse, o primeiro Ritornelo, o sinal do (S), do (S) até a primeira (casa) pode ser escritos compassos pares, na segunda (casa) também, porém pode acontecer  que esta regra de compassos pares, fugir e, dependendo da melodia, o arranjo do Frevo de Rua, ter a primeira ou a segunda parte (casa), terminada em compassos ímpares, onde mesmo assim, não deixará de existir um bom arranjo. O sinal do (O), ficará bem acima da barra do compasso da primeira (casa), porque quando o Maestro levantar a mão sinalizando que a música vai terminar, automaticamente, todos os componentes da Orquestra de Frevo, dos Trombonistas aos Percussionistas e, as Tubas Bb e Eb que estão bem no final dos naipes instrumentais, saberão que na segunda repetição da primeira parte, vão obedecer o sinal do Maestro e o da peça – partitura –  musical, finalizando com a Fermata.

A finalidade desta simples abordagem referente a arte de compor, deixa para todos que estão inclusos no contexto da produção  textual musical, gramática musical, composicional, orquestral. copista, letrista, a refletirmos quanto ao grau da aproximação e abrangência, a todos que buscam uma melhor compreensão no campo da técnica da arte de compor. Se formos pesquisar esta área ou, este campo da música, iríamos descobrir o quanto é extenso, porque o que estamos discutindo aqui, é uma pequena e simbólica partícula do que contém neste campo musical.

João Bosco do Carmo
http://lattes.cnpq.br/8222363703321930
E-mail: bcarmo45.bcm@gmail.com

Convite

O Instituto Histórico e Geográfico tem motivos de sobra para festejar.

No dia 3 de dezembro reunirá seus amigos e sócios para comemorarem:

– aniversário de fundação;

– tomada de posse da diretoria recém eleita;

– lançamento da revista comemorativa aos 65 anos de sua fundação.

Com tantos motivos a festejar, a festa só poderia acontecer em um ambiente lindo e atraente. 

Portanto, meus amigos, no dia 3 de dezembro, às 19 horas, espero por todos na Pizzaria Grill, próxima ao Silogeu professor José Aragão.

Será uma maravilhosa festa. A adesão custa R$ 35,00 por pessoa e dá direito às iguarias, sucos, refrigerantes e água.

Participe e divulgue.

Atenciosamente,

Diretoria

I Encontro Discutindo sobre a infância: A importância de uma infância saudável

blog-do-pilako

Objetivo Geral: Promover informações sobre saúde mental e nutricional para genitores e cuidadores de crianças que estejam no período da infância, de maneira que possibilite novos olhares no desenvolvimento infantil.

Público Alvo: Pais ou cuidadores que tenham filhos no período da infância; ou estudantes de Psicologia e Nutrição que tenham interesse na temática.

Apelidos Vitorienses: PIRRAIA DO FEIJÃO

img_3019

Dando continuidade à coluna Apelidos Vitorienses, onde procuramos evidenciar os conterrâneos que são mais conhecidos pelo apelido do que o próprio nome, hoje, revelaremos o motivo pelo qual o senhor Severino João do Nascimento recebeu a simpática alcunha  de “Pirraia do Feijão”.

Contou-nos o senhor Severino João do Nascimento que desde muito pequeno foi obrigado a “viver no mundo para ajudar em casa”. Certa vez, disse ele, que o motorista de um comerciante de farinha que se chamava “Sibio”, ao vê-lo,  muito pequeno, negociando em um banco de feira, perguntou se ele tinha pai e mãe.

Nesta ocasião, contudo, ainda pelo fato do senhor Severino do Nascimento não demonstrar ter forças para sequer colocar uma saca de feijão em cima de estrado de madeira, o mesmo homem começou a chamo-lo de “Pirrainha do Feijão”.

Pois bem, o tempo passou e os negócios do senhor Severino João do Nascimento só fizeram aumentar. “Com as Graças de Deus”, como ele mesmo gosta de enfatizar, além de haver se tornado um forte comerciante de feijão também ascendeu ao cargo de verdadeiro representante do povo, na vizinha cidade de Pombos ao ser eleito vereador, por mais de uma vez,  com o nome de “Pirraia do Feijão”.

Sendo assim, catalogamos o senhor Severino João do Nascimento como mais um  vitoriense que é mais conhecido pelo apelido do que pelo próprio nome. Veja o vídeo:

O Vitória Poker Clube é uma referência na modalidade em Pernambuco.

img_3117

O caderno de Esportes do Jornal do Commercio do último domingo (20) publicou uma matéria cujo título foi: O AZAR ESTÁ FORA DA MESA. A matéria, entre outras coisas, revela uma nova face do já conhecido pôquer. “Um jogo em que a sorte é quase como uma carta fora do baralho e o principal oponente ainda é mesmo o preconceito”. Escreveu o jornalista Leonardo Vasconcelos.

Pois bem, sem querer entrar na polêmica, recentemente (2010),  o pôquer foi reconhecido pela IMSA – Associação Internacional de Esporte da Mente – como um “Esporte da Mente”. Em 2012, o Ministério dos Esportes reconheceu como entidade esportiva a Confederação Brasileira de Texas Hold  – estilo de pôquer mais conhecido no Mundo.

Após sair da “clandestinidade”, por assim dizer, já que o mesmo era considerado “jogo de azar”, pela legislação brasileira, hoje a modalidade vem conquistando novos adeptos. Em Pernambuco, por exemplo, nossa cidade, Vitória de Santo Antão, aparece como uma das forças do esporte no interior.

O Vitória Poker Clube funciona na Rua Melo Verçosa – no prédio onde funcionou o Restaurante Sobradinho. Portanto, para você que ainda achava que a modalidade (pôquer) vivia na clandestinidade, hoje, a mesma está equiparada ao Jogo de Dama e Xadrez.

EM VITÓRIA: CRONOVISOR – RENATO RUSSO, DE CORPO E ALMA

14516534_989002924555514_8264837206792418000_n

Vitória de Santo Antão recebe a maior turnê independente do Brasil: o show-espetáculo“CRONOVISOR – RENATO RUSSO, DE CORPO E ALMA” um estudo psicológico sobre vida e obra do líder da Legião Urbana que virou show e já emocionou fãs em mais de 100 cidades e 5 países.Dia 03 de Dezembro, no teatro Silogeu às 20h. Ingressos antecipados na farmácia Nossa Senhora de Fátima ou pela internet no site:https://www.eventick.com.br/crono25 pelo preço de R$20,00. Leia também no site: www.cronovisor.com.br comentários de quem já assistiu ao emocionante Cronovisor. LIVRE PARA TODAS AS IDADES.

Momento Grau Técnico Vitória

15110912_1183866601661226_4410140415300322643_o

O nosso corpo utiliza os alimentos que ingerimos para gerar energia e também se proteger de possíveis doenças. Mas você sabia que cada tipo de alimento possui uma função específica? Os carboidratos, por exemplo, são energéticos. Já as proteínas possuem uma função plástica, enquanto as vitaminas são excelentes reguladoras. #GrauTecnico

Tiro de Guerra vitoriense promove Cerimônia Militar.

img_3039

Na noite do sábado (19) o nosso Tiro de Guerra promoveu na quadra da Universidade Federal, localizada no Alto do Reservatório, uma Cerimônia Militar, que teve como objetivos comemorar o Dia da Bandeira Nacional e o encerramento da instrução, referente ao ano de 2016.

O evento contou com a participação de autoridades militares, representante dos Poderes Executivo e Legislativo local, representação de instituições civil e militar, assim como familiares e amigos dos atiradores.

Dentro do planejado, os atiradores cantaram o Hino da Bandeira, fizeram o tradicional juramento à Bandeira e também desfilaram em continência à Bandeira. Veja os vídeos:

Entre outros, usaram da palavra no evento alguns  atiradores, os instrutores do Tiro de Guerra e autoridades civil e militar. Veja os vídeos:

O  Tiro de Guerra vitoriense, devemos ressaltar, configura-se entre as poucas instituições  centenária (106 anos) da nossa cidade que estão em plena atividade e que vem cumprindo fielmente os objetivos pelos quais foi criada. Ao final do evento, oportunamente, entrevistamos o Subtenente Mizael e o Sargento Sidiclei, ambos instrutores do Tiro 07-004. Veja o vídeo:

Na qualidade de Atirador da reserva do nosso Tiro de Guerra, para parabenizo os comandantes e também os atiradores da turma de 2016 por mais uma missão cumprida.

img_3029 img_3042 img_3047 img_3064 img_3067

Comemoração de mais um aniversário do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória.

img_3072

O Instituto Histórico e Geográfico tem motivos de sobra para festejar. No dia 3 de dezembro reunirá seus amigos e sócios para comemorarem:

– aniversário de fundação;

– tomada de posse da diretoria recém eleita;

– lançamento da revista comemorativa aos 65 anos de sua fundação.

Com tantos motivos a festejar, a festa só poderia acontecer em um ambiente lindo e atraente. Portanto, meus amigos, no dia 3 de dezembro, às 19 horas, o Instituto conta com sua nobre presença na Pizzaria Grill, próxima ao Silogeu professor José Aragão.

Será uma maravilhosa festa. A adesão custa R$ 35,00 por pessoa e dá direito às iguarias (queijos, saladas, salames, azeitonas, fatias crocantes de massa de pizza, iscas de peixe, iscas de frango, carne ao molho madeira), sucos, refrigerantes e água.

Pois bem, com a data da festa comemorativa  marcada para o dia 03 de dezembro, na noite do último sábado (19 de novembro), por ocasião de  um casual  encontro com o professor Pedro Ferrer, na Praça Dom Luiz de Brito, brindamos os 66 anos de fundação do maior projeto cultural da Vitória de todos os tempos. Mas, indiscutivelmente, a celebração oficial será no dia 03 de dezembro, onde todos, desde já,  estão convidados. Veja o vídeo:

Roda de capoeira no Pátio da Matriz.

img_3077

Oficializado através da Lei 10.639, em 2003, a data 20 de novembro ficou marcada no calendário nacional como o Dia da Consciência Negra que, entre outras coisas, tem como objetivo chamar a população à reflexão e à discussão sobre a igualdade de oportunidades das pessoas, no nosso contexto socioeconômico. Vale salientar o simbolismo do dia 20 de novembro, pois é uma referência direta ao dia em que morreu o escrevo líder, Zumbi dos Palmares.

Pois bem, na tarde ontem (20) registramos no Pátio da Matriz uma roda de capoeira. É oportuno dizer que a capoeira é uma representação das mais expressivas  dos nossos irmãos  afrodescendentes e catalogada pelo IPHAM, desde 2008,  como bem cultural. Apesar do nosso Brasil haver sido o último País das Américas a abolir a escravidão,  estamos caminhando para um novo tempo, mesmo que a passos lentos. Veja o vídeo:

Procissão: Rota 300 anos de Aparecida.

img_3087

Cumprindo o planejado do vicariato da Arquidiocese de Olinda e Recife – de visitar 121 paróquias –  registramos, na noite de ontem (20), a passagem da imagem de Nossa Senhora Aparecida pelo Pátio da Matriz. O evento religioso –  A Rota 300 anos de Aparecida –  está sendo articulado por meio da Coordenação do Santuário Nacional em diálogo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Veja o vídeo:

Candidato a prefeito derrotado: qual caminho político seguir ?

brasil-prisao-sergio-cabral-20161117-007

Com o fim das eleições municipais, realizadas em todo Brasil, a operação Lava Jato volta a ser o assunto mais comentado,  nas mais diversas rodas políticas. Com as recentes prisões de dois ex-governadores do importante Estado do Rio de Janeiro –  Anthony Garotinho e Sérgio Cabral – por fatos distintos,  mas que tem à corrupção como  linha mestra, os atores políticos, nas mais diversas esferas do poder começam repensar, com mais profundidade, seus próximos passos, sejam na seara política eleitoral e/ou no contexto administrativo.

Na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, as atenções e curiosidades na questão política, hoje, estão mais voltadas à montagem da equipe administrativa que deverá promover o prefeito eleito Aglailson Junior, assim como à eleição da mesa diretora da Casa Diogo de Braga.

img_2331

É natural que as pessoas próximas ao grupo do prefeito Elias Lira, neste momento, demonstrem sinais de abatimento e estejam mergulhados no isolamento. Após uma disputa nas urnas, basicamente, analisam-se dois tipos de contexto; o político e o eleitoral. O grupo amarelo saiu-se mal nos dois.

img_1020

Já com relação às outras chapas majoritárias, que não lograram êxito eleitoral na última disputa municipal, devemos observar por outro prisma. Para o candidato Zé Catinga, apesar da votação abaixo das expectativas, ele conseguiu eleger um vereador e demonstrou que não entrou na política para “se vender”, como muitos apregoavam. Aliás, segundo informações, em função dos vínculos  criados com o partido (PV) que  disputou a eleição, deverá enfrentar as urnas,  no pleito que se avizinha (2018).

O candidato Edmo Neves, na qualidade de experiente pensador político, certamente, não deverá cometer o pecado de voltar ao grupo do prefeito Elias Lira para apoiar a candidatura  do deputado Joaquim Lira (2018),  pois se assim o fizer ou até compor com as postulações apresentadas pelos os outros dois tradicionais grupos locais (verde e vermelho) estará apagando e desmanchando aquilo que conseguiu construir, em recente empreitada solo.

timthumb

Na qualidade de herdeiro primogênito do Deputado Henrique Queiroz, decano da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, o Henrique Filho, no quesito político e eleitoral, aparentemente, alcançou o desejado com o resultado do pleito. Logicamente, não devemos esquecer, claro,  de creditar a maior parte da façanha ao seu pai.  Deverá, portanto, esperar o dinamismo do mapa geopolítico do estado para seguir carreira, uma vez que seu caminho político já foi “traçado na maternidade”, como bem diz a música de Cazuza.

Já com relação ao candidato Paulo Roberto, caso queira continuar na vida política com reais chances de ter um mandato para “chamar de seu”, deverá repensar sua ligação com o prefeito Elias Lira, pois, apesar da expressiva votação alcançada nas urnas – mais de 30.000 sufrágios – e de ter saído do pleito um pouco maior que entrou, não conseguiu identificar, eleitoralmente, o que “foi seu e o que lhe foi dado pelos seus principais apoiadores”, verdadeiramente. Para avançar terá que sair da sua zona de conforto, ou seja:  impreterivelmente deverá anunciar, já no dia 02 de janeiro de 2017, sua candidatura a deputado estadual por outra legenda e se distanciar de Elias Lira.

Quanto aos candidatos a vice, das chapas derrotadas, pairam algumas  incógnitas. À exceção deste grupo, na minha modesta opinião,  será o caminho a ser percorrido pelo  advogado Ozias Valentim, pois pelo seu histórico político, evidentemente, continuará fazendo parte do mesmo grupo e estará, em 2018, empinado a reeleição do deputado do Joaquim Lira. Estas, portanto, seriam as primeiras observações pós eleitoral, na Terra de João Cleofas de Oliveira, o Maior de Todos. De resto, é esperar pela natural  gangorra política,  inerente ao  ciclo do poder.