Patrimônio Cultural do Brasil: o caboclinho em Vitória armava sua sede no Pátio da Matriz.

A partir da quinta-feira (24) da semana passada O Caboclinho pernambucano passou a ser considerado Patrimônio Cultural do Brasil. O primeiro registro do oficio desta arte nos remete ao ano de 1584, através do  livro “Tratado e Terra da Gente do Brasil” do Padre Fernão Cardim.

Em Pernambuco, de acordo com o Iphan, existem cerca de 70 grupos de Caboclinho. Os elementos que compõe o estilo faz referência direta aos primeiros habitantes (índios) do que veio a ser o Brasil. Na coreografia e nas danças, por exemplo, existem  o pedido de chuva e o preparo para guerra, assim como às comemorações festivas e religiosas.

Na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, o Clube Carnavalesco Caboclinho surgiu em 1907. Curiosamente, na festa  do Rei Momo o grupo armava sua sede ou maloca, como  bem relatou o professor Aragão,  no Pátio da Matriz. Com estacas de madeira coberta com palhas de coqueiro os membros do grupo  utilizavam a mesma como  como uma espécie de apoio, enquanto peregrinavam pelas mais diversas casas,  dos carnavalescos mais bem posicionado financeiramente.

A Praça da Matriz e o Largo da  Praça Duque de Caxias (Antiga Lagoa do Barro) e mais adiante as praças centrais do bairro do Livramento sempre foram os principais locais de manifestações carnavalescas da Vitória de Santo Antão, como fica claro,  no exemplo do Clube de Caboclinho. Infelizmente a gestão do Governo de Todos, através da secretária de turismo, sob a coordenação do Paulo Roberto, passou oito anos conduzindo equivocadamente a festa mais popular da República da Cachaça ao, entre outros erros,  tentar desativa – a ferro e a fogo –  os mais tradicionais focos da folia antonense.

Vitória Park Shopping em ritmo de Black Friday.

6ff6187f-f3d1-40c4-919f-e9c1f2a04d2d

Desde a sexta (25) o Vitória Park Shopping, em função da midiática promoção Black Friday, também teve um aumento considerável no fluxo de pessoas, em busca dos atrativos descontos nas mais diversas lojas do centro de compras.

43cf3fc3-a0c4-4230-bc10-9b5140dcae34

Por lá,  algumas lojas praticaram descontos de até 70%. Mas de trinta lojas investiram nas promoções para tentar atrair mais  consumidores. Assim como na maioria dos shoppings em todo País o peso maior  nas vendas ficaram por conta dos produtos eletro eletrônicos.

332f27b0-098c-4d5c-8398-430919711897

Motoqueiro: “só ando avexado, mesmo quando não estou com pressa”.

No início da tarde do sábado (26) nossas lentes registraram um “reboque aventureiro”, na Avenida Henrique de Holanda, próximo ao DETRAN. A maioria dos condutores das motocicletas populares em todo País e muito particularmente na nossa Vitória de Santo Antão, se acostumaram a guiar em ritmo de aventura. Certa vez disse-me um amigo que pilota moto, há mais de uma década: “Pilako,  só ando avexado, mesmo quando não estou com pressa.  Fico arretado quando sou obrigado a parar a moto  no meio do trajeto. Vou logo lhe dizendo: motoqueiro que vive colocando  o pé no chão é um otário, é um babaca”. Após essa declaração mandei-o fazer logo um plano na mortuária. Veja o vídeo:

EDUCAÇÃO MUSICAL – Abordagem referente a produção e execução sonora dos fraseados musicais.

20160704_203649

Quando falamos em frases musicais, produções musicais, e, o produto final, onde iremos denominá-lo de execução sonora, nos direcionamos a analisar a qualidade e a preparação, que é preciso para se conseguir um resultado satisfatório e, também agradável, para o expectador que está assistindo, vendo e ouvindo, como também, a consideração, o respeito pelo autor, pelo compositor, pela sua obra, sua peça musical e, o sentimento que está sendo transmitido através de cada compasso contido nesta peça musical. Analisando a profundidade do tema apresentado, onde o foco essencial preocupa-se em apresentar qualidade musical, tanto para quem escuta, quanto para quem executa por meio instrumental, onde para que isso aconteça, existe um outro detalhe bem simples que merece ser apreciado. Vamos trabalhar e discutir neste momento, um estilo de música pernambucana, um ritmo bem conhecido de Pernambuco, que é o Frevo. Este rítmo é muito executado nas Festividades Carnavalescas, no entanto, repetindo que em razão a essência desta abordagem, não podemos  sair do foco e da visão acadêmica.

As vezes por não valorizar a questão da produção e da execução sonora, o Frevo será executado de uma tal maneira, que tudo ficará parecendo um borrão, uma velocidade que  não haverá condições dos fraseados musicais  saírem limpos, a qualidade sonora declinará, o músico se expressará gastando uma quantidade de energia maior do que a normal, em vez de som, iremos ouvir um barulho desagradável, o surdo guiará toda orquestra marcando duas batidas em vez de uma, em razão a produção sonora de qualidade ruim,  não haverá harmonia entre os naipes, tais quais: Trombones, Trompetes, Saxs Altos, Saxs Tenores, Tubas Bb, Eb, Requintas, Clarinetas (Opcional). Por se tratar de instrumentos  melódicos, para que haja por exemplo: um acorde entre os Trombones no momento da execução sonora dos fraseados musicais, precisamos da primeira, segunda e terceira voz, em outras palavras, estamos falando de harmonia no momento da produção sonora. Para que consigamos uma produção e  uma execução sonora de ótima qualidade no cenário musical, precisamos urgentemente, de analisarmos algumas “ferramentas” contidas na Educação Musical, onde servirão de enriquecimento para os fraseados musicais do presente e do futuro.

João Bosco do Carmo
http://lattes.cnpq.br/8222363703321930
E-mail:bcarmo45.bcm@gmail.com

Momento Cultural: A Carta – Stephem Beltrao

1013677_10200249617738296_1867956990_n

Sobre a folha branca
A caneta voa de leve e escreve
Apenas o seu adorado nome.
Deito-me, desligo o abajur
Durmo e sonho com você.

A carta que não escrevi
Chegou ao seu destino
Lançou-se nas autopistas dos sonhos
Do meu amor ingênuo e divino.

Por que fiz essa loucura?
Será que ela desvendou meu segredo?
Anseio que ao acordar
Ela me olhe com desejo.

Festival de Tortas: ” VAI TER FESTA. A GENTE TÁ NA LUTA”

img_3161
Há pouco mais de um mês registrei que um grupo de estudantes da nossa cidade havia organizado um movimento comercial, na Avenida Mariana Amália, com a intenção de arrecadar dinheiro para promover a festa de formatura.

img_3167
Pois bem após outras iniciativas –  com a mesma finalidade – encontrei o referido grupo na  noite do sábado (26) promovendo uma espécie de “festival de Tortas”, desta vez no Pátio da Matriz.  Para animar a “promoção e chamar a freguesia” o pessoal improvisou um espetáculo musical que teve como atração algumas garotas do próprio grupo. Veja os vídeos:

Procissão de Nossa Senhora do Livramento.

proci
Na noite de ontem (27) registramos no Pátio da Matriz a passagem da Procissão com imagem de Nossa Senhora do Livramento. O evento religioso foi o ponto alto do fechamento da rica  programação 104ª “Festa da Igreja do Livramento”, como é mais conhecida. Veja o vídeo:

Após a Solene Celebração Eucarística que teve como celebrante o D. Antônio Fernando  Saburido – Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife – os fies caminharam ao lado do pároco André Martins e do Arcebispo pelas principais ruas da cidade.

É oportuno registrar que a vida religiosa do hoje Arcebispo Metropolitano – D. Fernando Saburido – teve inicio na Igreja Nossa Senhora do  Livramento, aqui em na nossa Vitória de Santo Antão, conforme registro fotográfico, abaixo.

Foto: arquivo pessoal de Socorro Breckenfeld

Na foto: Zé Luiz, Evaldo, Ailton, Reinaldo, Arnóbio, Maurício Brayner, Valter, Alfredo Câmara, Severino Rufino, Francisco de Assis, Antônio Fernando Saburido, Carlos Breckenfeld, Severino Santana, João Santana e Wellington.

“Encontro das Amigas da Vitória terá espaço na Revista Movimento”. Disse o publicitário Arijaldo Carvalho.

img_3178
O 4º Encontro das Amigas da Vitória, ocorrido no Clube Abanadores “O Leão” no último sábado de setembro (24), será fruto de matéria na conceituada Revista Movimento,  cujo diretor presidente é o festeiro e contemporâneo dos promotores e participantes do referido evento, Arijaldo Carvalho.

Recentemente falou-me o amigo Arijaldo: “Pilako, eu não conhecia essa festa. Rapaz, muita boa. Não perco mais”. Pois bem, no último sábado (26) enviei à redação da Revista Movimento  um farto material (histórico, fotos e vídeos ) realçando desde à ideia primária do evento até a sua última edição. Pelo talento que possui e pela capacidade de  comunicação, o vitoriense Arijaldo Carvalho será, doravante, mais um  importante elo dessa salutar iniciativa  que atende pelo nome de “Encontro das Amigas da Vitória”.

Pitú é a marca destaque do Carrinho de Ouro 2016

A Pitú ganhou o prêmio da categoria Marca Destaque na 22ª edição do Carrinho de Ouro. O evento é promovido anualmente pela Associação Pernambucana de Supermercados (APES) e neste ano reconheceu, no total, o desempenho de 18 empresas dos setores industrial, atacadista, distribuição de representações e serviços. A premiação aconteceu na noite da quinta-feira (24/11), na Arcádia Paço Alfândega, bairro do Recife Antigo. Alexandre Ferrer, diretor comercial e de marketing da Pitú, foi quem representou a empresa na cerimônia.

Prefeito Elias Lira “convoca” ambulantes para invadir calçadas no Centro Comercial da Vitória.

img_3118-logo

Durante a campanha municipal de 2008 o então deputado Elias Lira consorciado com o também deputado Henrique Queiroz, alardearam nos quatro cantos da cidade que, caso ganhassem a disputa, promoveriam uma “cidade bem administrada”.

No transcurso dos quatro anos do mandato, basicamente empregaram os parentes na prefeitura, acomodaram os seus respectivos cabos eleitorais e foram “empurrando os problemas mais urgentes com a barriga”, uma vez que faltava argumento ao seu principal opositor para questiona-lo sobre os mesmos (problemas), num provável novo confronto eleitoral, mais adiante.  Na campanha de 2012 o mantra desenvolvido por Elas Lira foi: “o que tá bom, vai ficar melhor”.

Reeleito, em 2013, o prefeito Elias Lira começou seu quarto mandato como prefeito da Vitória. Na partida  “contratou” a Rede Globo de Televisão para fazer uma reportagem  falando  mal dos ambulantes que ocupavam as calçadas do Centro Comercial  como  também para chancelar que o trânsito local era uma verdadeira  bagunça. Aliás, por mim já catalogado como uma espécie de trânsito “salve-se quem puder”.  Em seguida,  criou uma agência de trânsito e emitiu a seguinte nota:

Atenção vitória! Atenção vitorienses!  

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão comunica aos criadores de animais que, a partir do dia 01 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos adotará todas as medidas cabíveis para apreensão de animais que estiverem soltos nas ruas, avenidas e praças da cidade. 

A prefeitura comunica também aos comerciantes ambulantes, que deverão retirar suas barracas, carros de mão, painéis e cavaletes que se encontram nas calçadas da Avenida Mariana Amália e demais áreas do centro da cidade, obstruindo a passagem de pedestres e contrariando o que dispõe os artigos 85 e 86 do Código de Postura do Município, que garantem a ordem, a segurança, o livre trânsito e bem estar dos transeuntes. 

As medidas serão tomadas a partir de 01 de fevereiro deste ano, decorrente da necessidade de ordenamento das vias urbanas, em especial pela preservação das condições de higiene e saúde pública, atendendo apelos da população e autoridades constituídas. 

A Prefeitura da Vitória agradece, desde já, pela atenção, colaboração e compreensão de todos os ambulantes e criadores de animais. 

Evite constrangimento. Mantenha sua cidade limpa. 

Prefeitura da Vitória de Santo Antão

 

Com relação aos animais soltos nas ruas, avenidas e praças que  a gestão do Governo de Todos prometeu apreender e resolver, vale salientar:  FOI UM FRACASSO TOTAL. Já com relação ao comercio ambulante, exercido nas calçadas do Centro, parcialmente, a bronca foi resolvido.

A operação denominada de “Novo Centro”, segundo informação do site da própria prefeitura, à época, contou com “um total de 60 profissionais”. Na ocasião, sobre o referido projeto,  disse o diretor da AGTRAN, Hildebrando Lima: “o trabalho está no caminho certo e o vitoriense vai aos poucos se acostumando com esse novo modelo de gestão”.

Foto: Reprodução/Site da Prefeitura Municipal de Vitória

Foto: Reprodução/Site da Prefeitura Municipal de Vitória

Muito bem, sem querer entrar na recente disputa eleitoral municipal, neste momento, apenas farei referência à situação em que se encontram,  novamente, as calçadas das ruas do nosso Centro Comercial. Vale a pena lembrar que um pouco antes e muito fortemente após o pleito eleitoral do dia 02 de outubro (2016),  os ambulantes voltaram para as mesmas calçadas, desta vez,  “com força total”.

Foto: Reprodução/Site da Prefeitura Municipal de Vitória

Foto: Reprodução/Site da Prefeitura Municipal de Vitória

O curioso disso tudo é que ainda estamos sob o comando da mesma administração onde os atuais secretários disseram, lá no inicio da gestão (2013), que precisavam “devolver as calçadas aos pedestres e ordenar o comércio ambulante”. Pergunto ,  então: em qual dos dois houve mudança, na necessidade dos pedestres ou  no interesse dos gestores?

Implicitamente, contudo, o abandono total  do controle do comércio ambulante no Centro, entre tantas outras operações, é mais uma “bola quadrada” que o prefeito Elias Lira deixa de herança maldita  para o seu sucessor, prefeito eleito Aglailson Junior.

elias-e-agla

Algumas pessoas incrédulas (aparentemente) estão falando desse lado macabro do prefeito Elis Lira, que elas  apenas ouviam falar,  mas não acreditavam. Uns até me confessaram: “Pilako, quando tu colocava matérias no blog falando de algumas coisas sobre Seu Elias, eu não gostava, mas hoje sou obrigada a dizer que eu é que estava enganada”.

Portanto, eis aí, alguns registros que devem ser levados em consideração pelos escritores da história da Vitória de Santo Antão, iniciada brilhantemente pelo professor Aragão e que vem sendo alimentada e continuada  por outros também ilustres escritores antonenses.

Trabalho e exploração infantil na Vitória de Santo Antão !!

img_3141

Recentemente li uma matéria no Diário de Pernambuco que teve por objetivo realçar alguns números e algumas causas do trabalho infantil no Brasil. Segundo dados do PNAD (2014) mais 3,3 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, estão em situação de trabalho infantil.

Falar de “exploração” do trabalho infantil num pais como o nosso, sobretudo da região na qual estamos inseridos (Nordeste) é sempre um tema muito delicado. Uma coisa são as leis e os programas que são apresentados, na prática sabemos que as coisas ficam muito aquém do minimamente do razoável.

Existe uma “linha muito sensível” para ser observada. Onde começa o abuso dos pais, em fazer com que seus filhos trabalhem precocemente, muitas das vezes em atividades desenvolvidas para o sustento da própria família,  e  em que ponto termina sua responsabilidade de criar seus filhos,  com direito a brincar e conviver com outras crianças na comunidade cujo estado mantém-se totalmente ausente  e que o chefe do tráfico de droga é o sujeito que cria e executa as Leis  vigentes?  A discussão é muito ampla.

Na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, para observar crianças trabalhando não precisa de nenhuma operação especial: basta caminhar na feira livre, principalmente aos sábados. O problema,  imagino, não é detectar e constatar que existe  criança  trabalhando, o “X” da questão é saber o que o governo propõe e assegura para que a mesma possa viver condignamente com atividades alusivas ao seu tempo etário. Todos os pais, indiscutivelmente, querem o melhor para seus filhos. O problema, contudo, está justamente entre o querer e o poder.

Ainda segundo a matéria do Diário de Pernambuco, dos 184 prefeitos eleitos em Pernambuco em 2016, somente 33 assinaram o compromisso com a Fundação Abrinq – Organização que tem como  objetivo mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência. Até o presente momento, o prefeito eleito da nossa cidade, Aglailson Junior, não firmou parceria com a referida fundação.

A BLACK FRIDAY VITORIENSE!!

Em função da badalada e propagada BLACK FRIDAY o nosso Centro Comercial, hoje (25), amanheceu agitado. Nas mais diversas ruas centrais os consumidores caminhavam freneticamente em busca dos prometidos descontos e das tão sonhadas promoções. Durante todo dia, as lojas permaneceram com um movimento muito acima do normal.

img_3139

Não obstante o referido evento comercial ser uma coisa nova para a “cultura brasileira” – a primeira edição no País só ocorreu no dia 28 de novembro de 2010 – não seria nenhum absurdo dizer que, em função da grande exposição midiática, a BLACK FRIDAY já marca, definitivamente, o calendário comercial nacional como o  inicio da temporada das compras para o  Natal.

Criada nos EUA, precisamente no estado da Filadélfia, no início dos anos 90 o evento comercial teve como objetivo estimular o consumo varejista. O evento ocorre na primeira sexta feira do mês de novembro em função do feriado nacional norte americano do “Dia de Ação de Graça”, instituído pelo então presidente Abraham Lincoln, em 1863, que ocorre sempre na quarta quinta feira de mês de novembro.

img_3135

Em função da sua liderança regional, sobretudo no comércio, nossa cidade, Vitória de Santo Antão,  ganha com esse evento que, a partir dos EUA, já influencia na atividade econômica de outros países,  além do nosso, claro.  Neste momento de acentuada desaceleração na atividade comercial varejista brasileira a BLACK FRIDAY cumpri a função de injetar ânimo nas “veias do consumidor”.

Convite

O Instituto Histórico e Geográfico tem motivos de sobra para festejar.

No dia 3 de dezembro reunirá seus amigos e sócios para comemorarem:

– aniversário de fundação;

– tomada de posse da diretoria recém eleita;

– lançamento da revista comemorativa aos 65 anos de sua fundação.

Com tantos motivos a festejar, a festa só poderia acontecer em um ambiente lindo e atraente. 

Portanto, meus amigos, no dia 3 de dezembro, às 19 horas, espero por todos na Pizzaria Grill, próxima ao Silogeu professor José Aragão.

Será uma maravilhosa festa. A adesão custa R$ 35,00 por pessoa e dá direito às iguarias, sucos, refrigerantes e água.

Participe e divulgue.

Atenciosamente,

Diretoria

Apelidos Vitorienses: PITUCA.

img_3007

Dando continuidade à nossa coluna, Apelidos Vitorienses, que tem por objetivo evidenciar os conterrâneos que são mais conhecidos pelo apelido do que pelo próprio nome, hoje, revelaremos a história do senhor Rinaldo José de Souza.

Contou-nos o senhor Rinaldo José de Souza que desde criança é chamado pelo nome social. Segundo ele, inicialmente, também foi chamado por “PITOCO”, mas prevaleceu o “PITUCA”. A origem do seu apelido,  Rinaldo atribui ao seu avô “Santinho”.

Também revelou Rinaldo que mesmo nos tempos de escola, assim como hoje, ele preferia ser tratado pela alcunha. Quando uma professora, na hora da chamada, citava seu nome de batismo – Rinaldo – ele reclamava e ameaçava não responder, caso não fosse identificado pelo apelido: “PITUCA”.

O tempo passou e o amigo Rinaldo José de Souza “batizou” sua empresa com o seu apelido: PITUCA VARIEDADES. Portanto, eis ai, mais um vitoriense que é mais conhecido em toda cidade pelo apelido do que pelo próprio nome. Veja o vídeo:

“O Dia Mundial em Memória às Vitimas do Trânsito”: falta seriedade nos governantes.

Mais uma vez o assunto passou longe das discussões. Desde 2005 o terceiro domingo de novembro é dedicado aos que já morreram, e deveria ser também uma ótima oportunidade para se pensar em soluções para evitar que os vivos de hoje não sejam os mortos do amanhã, nessa verdadeira guerra viária.

No Mundo, segundo dados da OMS, morrem 1,3 milhões por ano. No nosso Brasil, conforme a ONVS – Observatório Nacional de Segurança Viária – foram 43.780 vitimas ( 2014), levando-se em conta que o registro estaria sub-notificado. O custo governamental com mortes e mutilações no trânsito brasileiro, apenas no ano de 2014, ultrapassou os 55 bilhões de reais. Informações oficiais revelam que A CADA MINUTO uma pessoa fica sequelada permanentemente no trânsito brasileiro.

Pois bem, na qualidade de sujeito “curioso” sobre o trânsito realço estes números motivado basicamente por dois fatos: primeiro pela tremenda incoerência administrativa governamental que prefere penalizar o cidadão sistematicamente –  elevando o valor das multas de trânsito, por exemplo – ao invés de procurar educar o condutor de veiculo.

Foto ilustrativa

Foto ilustrativa

O segundo fato, contudo, ocorreu na noite de ontem (23). Ao trafegar pela movimentada Avenida Henrique de Holanda e ser obrigado a parar no semáforo, observei que uma mota trafegava com quatro pessoas. Dois adultos e duas crianças. Os adultos – um homem e uma mulher – teoricamente seriam os pais das crianças, que aparentavam ter entre 3 e 5 anos.

Por alguns instantes, pensei: se os pais dessas crianças fossem abordados por uma fiscalização séria e lhes fossem dada a oportunidade de fazer uma opção de não pagar as multas, decorrente do grave delito por eles flagrantemente praticado, em troca de uma penalidade pedagógica cuja função fosse mostrar em algumas horas aulas, vídeos e explicações teóricas e práticas dos riscos que eles estavam expondo seus filhos (inocentes), com toda certeza esses pais nunca mais cometeriam estes mesmos  erros e ainda seriam, com toda certeza,  potências multiplicadores  e disseminadores de novas práticas no trânsito.

Neste ínterim, o sinal ficou verde, os apressados começaram acionar suas buzinas e os motoqueiros saíram desembestados,  como sempre,  inclusive o pai das crianças que junto com a mãe poderiam, hoje,  estar chorando a morte ou a mutilação dos seus amados filhotes.

I Encontro Discutindo sobre a infância: A importância de uma infância saudável

blog-do-pilako

Objetivo Geral: Promover informações sobre saúde mental e nutricional para genitores e cuidadores de crianças que estejam no período da infância, de maneira que possibilite novos olhares no desenvolvimento infantil.

Público Alvo: Pais ou cuidadores que tenham filhos no período da infância; ou estudantes de Psicologia e Nutrição que tenham interesse na temática.

EM VITÓRIA: CRONOVISOR – RENATO RUSSO, DE CORPO E ALMA

14516534_989002924555514_8264837206792418000_n

Vitória de Santo Antão recebe a maior turnê independente do Brasil: o show-espetáculo“CRONOVISOR – RENATO RUSSO, DE CORPO E ALMA” um estudo psicológico sobre vida e obra do líder da Legião Urbana que virou show e já emocionou fãs em mais de 100 cidades e 5 países.Dia 03 de Dezembro, no teatro Silogeu às 20h. Ingressos antecipados na farmácia Nossa Senhora de Fátima ou pela internet no site:https://www.eventick.com.br/crono25 pelo preço de R$20,00. Leia também no site: www.cronovisor.com.br comentários de quem já assistiu ao emocionante Cronovisor. LIVRE PARA TODAS AS IDADES.