EDUCAÇÃO MUSICAL – Na qualidade de reflexão na alfabetização da EJA. (PARTE 2)

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Podemos aproveitar recursos simples existentes no Corpo Humano e, assim, trabalharmos a disciplina denominada: Ritmo. Este Corpo Discente ficará impressionado com a “ferramenta” contida dentro do seu próprio corpo, onde todos conhecem,  o órgão interno chamado de coração. O Educador Musical começará explicando que o coração realiza uma marcação ao bombear o sangue, e, este bombeamento sanguíneo, podemos chamá-lo de Ritmo ou pulsação, no momento da execução. Trabalhamos o Ritmo de Frevo e Samba-canção. O ser humano ao ficar nervoso, automaticamente, ocorrerá uma aceleração  em seus batimentos cardíacos e haverá modificações e reações orgânicas.

O exemplo apresentado fará toda classe trabalhar e neste momento, ouvir o seu próprio Ritmo ser marcado em sua própria Caixa Toráxica, onde acreditamos que durante muitos anos, quase que 100% dos alunos nunca ouviram falar em um assunto deste gênero, nível, onde talvez não imaginavam que um dia, estes exemplos tão simbólicos, tivessem um significado realístico no campo da Educação Musical. O coração em seu trabalho normal, podemos representá-lo assim: Tum, tum-tum,tum-tum,tum-tum…, e, assim sucessivamente. Ou representá-lo com uma numeração da seguinte forma: 1,1-2;2-3;3-4. Esta simples representação numérica é apenas, uma fórmula para que possamos entender a matemática contida na formação do Ritmo, com esta exemplificação, o Corpo Discente sinta-se estimulado a começar o processo do aprendizado da música. Se a fórmula apresentada, onde simboliza um desenho no momento da execução do Ritmo em Samba-canção, for acelerada, ficará aproximada para o Ritmo do Frevo.

João Bosco do Carmo

http://lattes.cnpq.br/8222363703321930

E-mail: bcarmo45.bcm@gmail.com

6 pensou em “EDUCAÇÃO MUSICAL – Na qualidade de reflexão na alfabetização da EJA. (PARTE 2)

    • Caríssimo Divanir Barbosa! ” Grande Barbosa! ”

      A Educação Musical é abrangente e, direcionando o objetivo em abordar não apenas o Corpo Discente Infanto- Juvenil, buscamos também apresentar a música na qualidade de ciência social, cujo foco, pretendemos trabalhar com adultos, que talvez nem imaginem a profundidade existente na Educação Musical. Então, partindo deste princípio, a Educação Musical passo a passo será apresentada, na qualidade de ciência educacional Multidisciplinar. Obrigado pela tua participação também. Um grande abraço.

      João Bosco do Carmo

    • Caríssimo Vladimir Kuznetsov!

      A Educação Musical está comprovada, que serve de complemento para as demais disciplinas existentes na Grade Curricular Escolar. O objetivo que estamos buscando, está incluso em duas linhas da pesquisa: a primeira no aprendizado musical, e a segunda linha, na abertura do auto-conhecimento e, o estímulo para o aprendizado da Matemática, Geometria, Física, Geografia, História, Português e da Gramática. Agradeço desde já, tua participação nesta coluna musical. Onde apesar de saber um pouco de música, tenho o prazer de transmitir e apresentar de uma forma bem simples, pequenos momentos contidos na Educação Musical. Fico muito feliz pela tua participação. Um grande abraço!

      João Bosco do Carmo.

      • Não te conheço João Bosco, porem pelo seu grau de universidade da música e a demonstração de generosidade de disseminar “graciosamente”, faz de voce uma pessoa luminosa.

        • Caríssima JORDANIA!

          A Educação Musical, ainda é um pouco desconhecida para diversas pessoas, no entanto, quando colocamos o foco na direção Multidisciplinar, a Arte dos Sons começará trabalhando de forma horizontal, por exemplo: o aprendizado da música, e, o aprendizado das demais disciplinas existentes na Formação Escolar Regular. Onde acreditamos, que em razão a abrangência existente, no que diz respeito, ao ser humano, não apenas como um exclusivo músico, mas como ser social e componente importante da sociedade, podemos analisar quão modificado será este ser social e a sociedade de modo geral, ao aprender o alfabeto musical. Por exemplo: DÓ; RÉ; MI; FÁ; SOL; LÁ; SI. Este alfabeto musical, tem um poder transformador e formador de seres humanos. Fico feliz e agradeço desde já, tua participação nesta coluna musical. Um grande abraço.

          João Bosco do Carmo.

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