Teve inicio a programação comemorativa dos 10 anos da AVLAC.

IMG_2473

Na noite do sábado (17) a AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência – deu inicio às comemorações alusivas à passagem da primeira década de fundação. Os acadêmicos e futuros acadêmicos participaram da Missa em Ação de Graças na Igreja da Matriz. Em ato continuo, aconteceu no Salão Nobre da Casa do Imperado, o lançamento da “Antologia da Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência”.

IMG_2469O Monsenhor Maurício Diniz, na homilia, destacou com ênfase data comemorativa. De maneira muito apropriada, como não poderia deixar de ser, citou alguns santos da igreja – Agostinho e Inácio de Loiola –  para realçar a importância da produção cultural e literária. Um grupo de acadêmicos conduziu o ofertório na celebração. Veja os vídeos:

O Monsenhor Maurício Diniz, convidou os acadêmicos ao altar e, após as palavras da presidenta  da AVLAC, professora Lúcia Martins, “puxou” o tradicional “parabéns pra você”. Veja o vídeo:

No Salão Nobre do  Instituto Histórico, acadêmicos e convidados, participaram do lançamento da Antologia que como organizadores os acadêmicos Cleiton Nascimento, Lúcia Martins, Pedro Ferrer e Stephem Beltrão. Na ocasião vários oradores se revezaram no palco para enaltecer o trabalho.

capaNo próximo sábado, dia 24,  às 20h, acontecerá, no Teatro Silogeu José Aragão Bezerra,  o fechamento da programação comemorativa dos dez anos da AVLAC. Na ocasião novos acadêmicos  tomarão posse.

Sucesso de público e de vendas, está de volta o Domingo Show Bairro Nobre

Front_F3_00815_Evento_de_vendas_PostFacebook-01
Para marcar o início da segunda etapa de vendas do loteamento Bairro Nobre II, a Pavane e a Fronte Imóveis promovem amanhã mais um Domingo Show Bairro Nobre. Na primeira etapa de vendas do empreendimento foram comercializados mais de 250 unidades. E para este domingo as vantagens continuam: lotes de até 300m² com financiamento em até 120 meses pelo mesmo preço de à vista e parcelas a partir de R$ 199.

O Domingo Show acontece das 9 às 17h e contará com ambientes exclusivos para clientes, shows musicais, recreação para crianças e outras atividades de lazer. Tudo isso em uma estrutura montada no terreno do loteamento.

 fronte perspectiva

SERVIÇO

Domingo Show Bairro Nobre

Quando: domingo, 18/10, das 9 às 17h.

Onde: Loteamento Bairro Nobre II (Águas Claras, Vitória de Santo Antão-PE)

Informações: Fronte Imóveis (3526.3545) ou acesse o site www.bairronobre2.com.br.

 MONTAGEM

(1987) Mistério em Vitória: SANGUE JORRA DE CALÇADA.

Na noite de ontem (15), ao “passear” pelos canais abertos da televisão, dei uma parada na Emissora RedeTV! O programa em exibição era o Documento Verdade. O conteúdo das matérias teve como objetivo realçar fatos envolvendo milagres. Além de elencar casos famosos como a visão do Padre Cícero, ocorrido na cidade do Juazeiro, os milagres atribuídos ao Padre Donizetti, na cidade de Tambaú, São Paulo, a reportagem também falou de um caso ocorrido na cidade de Macatuba, onde uma imagem “chorou lágrimas de sangue”.

Muito bem, sem querer fazer qualquer ligação com os casos citados na referida reportagem da Rede TV, de maneira instantânea, lembrei-me de um fato  ocorrido aqui em nossa cidade, Vitória de Santo Antão, há mais ou menos trinta anos, lá na Rua Prefeito Manuel de Holanda, no Bairro Alto José Leal.

fotox1Pois bem, antes de falar dos detalhes do caso, já que tenho em meus arquivos um exemplar do Diário de Pernambuco do dia 18 de setembro de 1987, onde o jornal deu destaque ao fato aludido, inclusive na folha de capa, gostaria de dizer que lembro dos comentário da época. Naquela ocasião, tais quais tantos  outros curiosos, ainda cheguei a me dirigir para  lá, para vê a “tal” calçada que “JORROU SANGUE”. Aliás, lembro também que na cidade não se falava em outra coisa.

Vamos ao fato:

A “tal” calçada que JORROU SANGUE, ficava em frente à casa de nÚmero 748, da Rua Prefeito Manuel de Holanda, no Bairro do Alto José Leão. Os moradores da casa, naquela ocasião,  eram  o pedreiro José Severino da Costa e sua mulher, Antônia Teófilo de Lima.

IMG_2432
O “mistério”, como assim ficou definido o “tal” evento, à época, mobilizou muitos profissionais para o local, o corpo de bombeiro, a polícia  e etc. Um dos médicos renomados da cidade, Doutor Fernando Gouveia, foi  o profissional que atestou que aquele “liquido vermelho que jorrou da calçada” era, verdadeiramente sangue.

Segundo a reportagem pessoas de Caruaru, Maceió, Escada, Pombos, Gravatá e Recife, fizeram caravanas para Vitória, para vê de perto aquele “milagre” ou “Castigo”. O delegado da cidade, à época, Paulo Alberes, mandou quebrar a calçada para tentar desvendar o caso.

IMG_2433
Nessa diapasão, houve também pessoas, como o senhor Armando Caetano da Silva, que não acreditou em nenhum acontecimento “sobrenatural”, segundo ele tudo aquilo foi obra de algum “engraçadinho” para chamar à atenção do povo.

Portanto, para as pessoas que tem mais de quarenta e cinco anos, sobretudo às que moraram ou moram  no bairro Alto José Leal, certamente devem lembrar bem desse  caso. Sendo assim, qualquer pessoa que tenha maiores informações sobre este “evento curiosos”, ocorrido na nossa cidade na década de 80 e  do seu, respectivo desfecho (eu não lembro mais), favor complementar a postagem com mais detalhes.

Dia dos Professores: Acidália Tavares – competência e compromisso.

IMG_2421O dia de ontem, 15 de outubro, foi dedicado aos professores. Na nossa turma, segundo período de história, na noite de ontem, a aula foi ministrada pela professora Acidália Tavares. Como bons alunos e futuros professores, conhecedores dos desafios, preparamos uma celebração  festiva para marcar a passagem da data.

IMG_2425A professora Acidália é uma profissional competente e comprometida com a função que exerce, há quase quatro décadas. Segundo ela, apesar do longo tempo “na estrada”, ainda se emociona toda vez que começa lecionar em uma turma nova. Quanto questionada sobre o tempo que gostaria de ficar em sala de aula, daqui pra frente, ela não tem duvida: “MAIS UNS VINTE ANOS”. Veja o vídeo:

roneym

Atenção torcida do Santa Cruz: “O ALMOÇO MAIS COBIÇADO DO ESTADO EM VITÓRIA”.

IMG-20151009-WA0019Na manhã do próximo domingo, dia 18, a torcida do Tricolor do Arruda da nossa cidade, terá a oportunidade de participar do “ALMOÇO MAIS COBIÇADO DO ESTADO DE PERNAMBUCO”. O evento intitulado: “SOU SANTA CRUZ DE CORPO E ALMA – SEM FRONTEIRAS – acontecerá nos salões do Clube Pitú e Folia.

Além da presença dos jogadores,  os torcedores vitorienses do Santa Cruz também terão a oportunidade de visitar o Mini Museu com troféus e adquirir produtos diretamente na loja oficial do clube. Haverá também, SORTEIO DE BRINDES.  Maiores informações, com Ednaldo Seguros ( 81-9 99621656) e Stenio da Pitú (81- 9 88581975).

SERVIÇO:

Evento: Sou Santa Cruz de Corpo e Alma – Sem Fronteiras.

Local: Clube Pitú e Folia.

Dia: Domingo dia 18-10-2015

Horário: 11hs.

Obs: Sócios Adimplentes,  R$ 10,00 – Sócios + Novo Sócio,  GRÁTIS – Novos Sócios, Adesão de um Plano – VAGAS LIMITADAS.

INFORMAÇÕES :  Ednaldo Seguros ( 81-9 99621656) e Stenio da Pitú (81- 9 88581975).

Comerciantes e comerciários à deriva.

IMG_2428

Na manhã de hoje (16), ao passar pela Rua 15 de Novembro, Centro Comercial, encontrei essa “trinca” de amigos comerciantes conversando. Jacel, Antônio Miguel e Zé da Juliana, na ocasião, comentavam sobre às dificuldades comerciais, nesse período de macro retração econômica. Sobre o comercio local, falavam sobre a reativação do “sindicato patronal”, entidade que caducou,  por aqui. Enquanto os comerciantes locais não se organizarem, as empresas de fora da cidade, como é o caso da “Lojas Americanas”, continuarão ignorando os feriados municipais – 3 de Agosto e 17 de Janeiro –  A Prefeitura da Vitória, aparentemente, só “mostra força”,  para fazer cumprir às Leis,  aos  vendedores  de macaxeira. Já  o sindicato dos comerciários da Vitória, segundo comentários dos próprios filiados, é uma entidade distante da categoria, já que o seu presidente é lá da cidade do Cabo de Santo Agostinho.

Internauta João do Livramento comenta no blog

Comentário postado na matéria “Osman Lins: UMA REFERÊNCIA BRASILEIRA.“.

Caro amigo Pilako, digo-lhe que este “Se Osman Lins é tão grandioso…”, é a prova viva de que precisamos valorizar mais os vitorienses que elevaram e que elevam o nome da cultura vitoriense, pois da forma como o amigo “Carlos” colocou o “se”, pôs em dúvida a excelência deste nosso magnífico conterrâneo “Osman Lins”, autor de obras traduzidas em várias línguas e reconhecido internacionalmente, porém “se” houvesse em nossa cidade uma secretaria de cultura, comprometida em avivar os grandes nomes da nossa cultura, não seriam cometidos equívocos desta natureza. Forte abraço do seu amigo João do Livramento.

João do Livramento.

Internauta J.S.Machado comenta no blog

Comentário postado na matéria “Sobre as eleições para o conselho tutelar e sobre a compra de votos“.

A prática de compra e venda de votos é muito antiga em Vitória, no Brasil e no planeta Terra. Isto é um fato. Porém com o atual estágio da tecnologia, em que qualquer grã-fino ou pé-de-chinelo andam 24 horas com um smart phone, que filma e grava áudio com som e imagem de alta qualidade, considero burrice ou então leviandade esse tipo de denuncismo verbal, espalhada no boca a boca. Quando alguém chega prá mim com um tipo de resenha dessa, eu logo pergunto: você filmou? alguém filmou? então deixe de conversa mole prá cima de mim e fique calado, porque a chance daquele relato ser um boato é enorme. Observem que antigamente frequentemente se relatavam aparecimentos de OVNIS, ET´s, Comadre Florzinha, etc. Não se filmava nada, e quando passaram a filmar, sempre eram imagens de péssima qualidade. Curiosamente, hoje, quando os equipamentos de alta definição são altamente comuns, esses aparecimentos estão cada vez mais raros. Eu não quero ser nunca um divulgador de boatos. Resumindo, eu tenho uma tese de que todo disse-me-disse nos dias atuais devem ser confrontados pela tecnologia.

J.S.Machado

Osman Lins: UMA REFERÊNCIA BRASILEIRA.

osman jornal

Matéria publicada no Caderno VIVER, do Diário de Pernambuco do último domingo, dia 11, onde trouxe  como título: O SEGREDO DOS RASCUNHOS, teve como objetivo revelar alguns segredos contidos nos rascunhos dos grandes escritores.

Como  nome central da matéria, aparece  o renomado escritor vitoriense Osman Lins. O estudo sobre a obra “Lisbela e o Prisioneiro” mostra como as observações e rascunhos  feitos  pelo autor são  capazes  de revelar traços desconhecidos da identidade do artista que vão muito mais além do conteúdo publicado no livro, afirmou  o autor da matéria.

Para encerrar, nós vitorienses, nunca devemos perder a oportunidade de evidenciar o nome do conterrâneo Osman Lins que, indiscutivelmente, é uma das maiores referências na literatura brasileira.

Atenção torcida do Santa Cruz: “O ALMOÇO MAIS COBIÇADO DO ESTADO EM VITÓRIA”.

IMG-20151009-WA0019Na manhã do próximo domingo, dia 18, a torcida do Tricolor do Arruda da nossa cidade, terá a oportunidade de participar do “ALMOÇO MAIS COBIÇADO DO ESTADO DE PERNAMBUCO”. O evento intitulado: “SOU SANTA CRUZ DE CORPO E ALMA – SEM FRONTEIRAS – acontecerá nos salões do Clube Pitú e Folia.

Além da presença dos jogadores,  os torcedores vitorienses do Santa Cruz também terão a oportunidade de visitar o Mini Museu com troféus e adquirir produtos diretamente na loja oficial do clube. Haverá também, SORTEIO DE BRINDES.  Maiores informações, com Ednaldo Seguros ( 81-9 99621656) e Stenio da Pitú (81- 9 88581975).

SERVIÇO:

Evento: Sou Santa Cruz de Corpo e Alma – Sem Fronteiras.

Local: Clube Pitú e Folia.

Dia: Domingo dia 18-10-2015

Horário: 11hs.

Obs: Sócios Adimplentes,  R$ 10,00 – Sócios + Novo Sócio,  GRÁTIS – Novos Sócios, Adesão de um Plano – VAGAS LIMITADAS.

INFORMAÇÕES :  Ednaldo Seguros ( 81-9 99621656) e Stenio da Pitú (81- 9 88581975).

EDUCAÇÃO MUSICAL – Um caminho paralelo a alfabetização infanto-juvenil. (PARTE 2)

Pode parecer um impacto ou talvez sem fundamento, a realização das seguintes perguntas: Como pode a alfabetização ter algum paralelismo com a Educação Musical? A temática referente à aprendizagem na Educação Escolar Regular funcionará paralela a Educação Musical? Ao associarmos vogais e consoantes, como também, a contagem numérica, a abordagem do fator aprendizagem abrangerá o período da alfabetização, por ser o momento mais importante na formação educacional da criança.

Quando pronunciamos uma vogal, estamos emitindo um som característico da letra executada. Quando pronunciamos um número, seja qual for, emitiremos um som característico do número executado. Na Educação Musical, não encontraremos diferença no que diz respeito, a pronúncia de cada nota executada na pauta musical, no momento da escrita musical. Então, quando olhamos a pauta, e, ao vermos a nota, seja ela qual for já sabemos o nome, o som característico da mesma, a sua altura e o seu tempo. No entanto, ao começarmos um trabalho de Educação Musical com o Corpo Discente infanto-juvenil, podemos trabalhar com jogos, palavras cruzadas e dominó musical. Passo a passo serão distribuídos os assuntos básicos, referentes à composição teórica musical, que irá compor a Educação Musical.

João Bosco do Carmo

http://lattes.cnpq.br/8222363703321930

e-mail: bcarmo45.bcm@gmail.com

Gestores públicos da nossa Vitória: UMA VERGONHA.

Não! Não é uma cena do século 19. Esse registro fotográfico ocorreu na noite da sexta feira, dia 09 de outubro de 2015. O local do flagrante de imundice, foi No Cruzamento da Rua Horácio de Barros com a Cônego Américo Vasco (“Beco do Major”). Curiosamente, ruas limítrofes com bairros “chiques” – Matriz e Cuscuz – da nossa Vitória de Santo Antão.

porco2

O prefeito Elias Lira, juntamente com sua sobrinha e secretária municipal de saúde, suponho, devem ser portadores de uma doença chamada de “excesso de cinismo”. Não podemos conceber como uma cena “NORMAL” – apesar de ser comum –  em pleno século 21, porcos se alimentando de lixo, constantemente, em plena via pública.

elias-veraluce-liraNão custa nada lembrar, que foi esse sujeito, Elias Lira, que se utilizou dos microfones nas praças publicas, para dizer, em 2008, caso as pessoas lhe confiasse mais um mandato de prefeito, iria promover uma cidade “bem administrada”. Após sete anos no comando da administração municipal, posto pelo povo de boa fé que acreditou nas suas palavras mentirosas, eis aí, portanto, a prova cabal do sentimento que o prefeito nutre pelos munícipes, ou seja: tal qual ele sente pelos porcos.

ozias-valentim-02O secretário de governo da prefeitura, Ozias Valentim, segundo comentários, já se comprometeu com os promotores de justiça da nossa Comarca, dizendo que quando o novo Prédio do Parque de Exposição ficasse pronto o problema seria sanado. O tempo passou e aquela “verdade” tornou-se OUTRA MENTIRA. Quando acabar, esse pessoal quer exemplo  de alguma coisa na gestão  pública.

Portanto, mesmo a contragosto, serei obrigado, mais uma vez , a abrir a “jaula do Elias” e zerar o contador do nosso blog.

Atenção torcida do Santa Cruz: “O ALMOÇO MAIS COBIÇADO DO ESTADO EM VITÓRIA”.

IMG-20151009-WA0019Na manhã do próximo domingo, dia 18, a torcida do Tricolor do Arruda da nossa cidade, terá a oportunidade de participar do “ALMOÇO MAIS COBIÇADO DO ESTADO DE PERNAMBUCO”. O evento intitulado: “SOU SANTA CRUZ DE CORPO E ALMA – SEM FRONTEIRAS – acontecerá nos salões do Clube Pitú e Folia.

Além da presença dos jogadores,  os torcedores vitorienses do Santa Cruz também terão a oportunidade de visitar o Mini Museu com troféus e adquirir produtos diretamente na loja oficial do clube. Haverá também, SORTEIO DE BRINDES.  Maiores informações, com Ednaldo Seguros ( 81-9 99621656) e Stenio da Pitú (81- 9 88581975).

SERVIÇO:

Evento: Sou Santa Cruz de Corpo e Alma – Sem Fronteiras.

Local: Clube Pitú e Folia.

Dia: Domingo dia 18-10-2015

Horário: 11hs.

Obs: Sócios Adimplentes,  R$ 10,00 – Sócios + Novo Sócio,  GRÁTIS – Novos Sócios, Adesão de um Plano – VAGAS LIMITADAS.

INFORMAÇÕES :  Ednaldo Seguros ( 81-9 99621656) e Stenio da Pitú (81- 9 88581975).

Momento Cultural: Admoestação Reverente – por Corina de Holanda

Corina de Holanda

(Ante um quadro da Virgem que estreitando ao colo o Divino Filho, fita, súplice, os céus.)

 

És a Mãe da eterna Aurora.

Nem precisavas Senhora,

Erguer os olhos aos céus.

Que as outras mães façam isto…

Mas, tu, Mãe de Jesus Cristo,

Que queres desses espaços

Para teu filho? – Ele é Deus.

E tu, Mãe Imaculada.

Tendo em teus braços, Jesus,

Embalas a própria Luz

Do amor envolta nos véus.

Baixa os Olhos, Mãe amada,

Sobre a terra, o pecador…

Diz a teu Filho adorado

Que nos livre do pecado!

Salve, ó Mãe do Puro Amor!

 

1971

(Entre o céu e a Terra – 1972 – Corina de Holanda – pág. 38).

Espaço para eventos e lazer: “Piscina BORA BORA”

20150904_084248
Para quem deseja alugar um espaço na cidade da Vitória, para promoção de eventos festivos, encontro corporativos e até o churrasco do fim de semana com a família, uma boa opção é o espaço de lazer: Piscina BORA BORA.

Localizada no bairro de Água Branca o spaço de Lazer: “Piscina BORA BORA” dispõe de hum mil e quatrocentos metros  de área, toda murada. Com estacionamento interno, casa, vários espaços de  acomodação para convidados, duas piscinas, palco fixo, quadra de esporte, churrasqueira, muito verde,  privacidade e  segurança.

Portanto, para os interessados na locação do espaço de eventos e lazer, para ocasiões de apenas um dia, fins de semana e até encontros  semanais corporativos, deve entrar em contato com senhor Carlos Farias pelos fones: 9-99665068 e o 984228096. Faça um  orçamento sem compromisso e agende seu evento.
20150904_084225 20150904_084107 20150904_084012

20150904_084248

20150904_083924 20150904_083905 20150904_083848 20150904_083808 20150904_083656 20150904_082742 20150904_082711

Colégio 3 de Agosto: 70 anos educando os vitorienses.

O TEMPO VOA - EDIFICIO DO GINÁSIO DA VITORIA INAUGURADO EM 5 DE JULHO DE 1937 APOS A REFORMA DO PREDIO ANTIGO

Hoje, 13 de outubro de 2015, o nosso Colégio 3 de Agosto completa 70 anos de vida. É bom que se diga que a referida unidade de ensino, antes, funcionou com o nome de Ginásio da Vitória. Para quem já “mergulhou” um pouco na história da nossa Vitória de Santo Antão, não será surpresa encontrar  os nomes do Padre Felix Barreto e do Mestre Aragão como figuras centrais nesse empreendimento educacional.

Revirando meus arquivos separei trechos  de uma carta, enviada pelo Mestre Aragão ao amigo João Álvares, no dia 27 de agosto de 1995 – ano do cinquentenário do Colégio 3 de Agosto – onde o mesmo revela, entre outras coisas, fatos marcantes da história do Colégio 3 de Agosto: “O Ginásio da Vitória foi, para mim, especialmente, verdadeiro martírio”. Mais adiante ele revela: “adoeci gravemente e tive recomendação médica de optar pela direção ou pelo magistério”.

http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/Jo%C3%A3o-Cleofas-e-o-ex-prefeito-e-ent%C3%A3o-presidente-do-Instituto-Hist%C3%B3rico-de-Vit%C3%B3ria-de-Santo-Ant%C3%A3o-Jos%C3%A9-Arag%C3%A3o-Bezerra-Cavalcanti-quando-foi-agraciado-com-a-Medalha-de-M%C3%A9rito-Tabocas-em-1985.jpg

Em outro trecho da carta, o Mestre Aragão desabafa: “Pude com a ajuda de Deus, a intervenção de João Cleofas e de Agamenon Magalhães reabrir o educandário e chagar ao  ano de 1940, sem prejuízo para os poucos  alunos remanescentes. Em janeiro de  1941 remeti o arquivo escolar do Ginásio da Vitória para o Ministério da Educação , encerrando meu martírio”.

Encerrando a carta, disse o Mestre Aragão: “O Ginásio as Vitória voltou a funcionar no Governo do velho José Joaquim da Silva, que me procurou e a Aloizio Xavier, e , juntos, preparamos a documentação necessária para criação do Colégio Municipal 3 de Agosto, em 13 de outubro de 1945”.

Pois bem, o registro dessa carta, foi fruto de uma publicação ocorrida na 14ª edição da Revista do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, em 2008. Para encerrar, gostaria de registrar também, coincidentemente hoje, 13 de outubro, a passagem do aniversário do bom vitoriense, João Álvares, autor da publicação, ex-aluno do Mestre Aragão e também ex –aluno do Colégio 3 de Agosto.

http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/livro-vitoria-de-santo-antao2.jpg

Segue abaixo a publicação na integra da Revista do Instituto Histórico.

Entre os escritos do grande mestre, destaco o trecho de uma correspondência que me enviou em 27 de agosto de 1995, onde, com riqueza de detalhe, aborda o problema e a grave crise vividos pela Ginásio da Vitória – o atual Colégio Municipal Três de Agosto – onde o responsável pela difícil situação era o governo federal, através do Ministério da Educação: “O Ginásio da Vitória foi, para mim, especialmente, verdadeiro martírio. A instrução e educação do povo de qualquer pais bem organizado são deveres do governo. Foi o governo quem fechou o Ginásio da Vitória, porque o educandário não teve recursos financeiros para pagar a taxa de inspeção federal, que o equiparava ao velho Colégio Pedro II, mantido pela Ministério da Educação como padrão para os estabelecimentos de ensino secundário. Eu acumulava as funções de professore e diretor executivo. O Padre Felix era apenas diretor proprietário e visitava o nosso Ginásio uma vez por semana, nele demorando um dia apenas. Eu ganhava como diretor e professor, setecentos mil reais por mês. O Padre Felix nunca recebeu um centavo. Tanto era o seu idealismo que, em 1937, tomou cem contos de réis emprestados ao Banco Popular de Vitória, aplicando essa quantia em reforma do antigo sobradão que ele adquirira por quarenta mil réis e reformara, transformando os quartos em salões de aula. Trabalhamos juntos de 1936 a 1938, quando adoeci gravemente e tive recomendação médica de optar ela direção ou pelo magistério. Comuniquei ao Padre Felix o laudo médico e ele resolver vender o educandário ao Dr. Pelópidas Galvão, sem incluir a propriedade do prédio. O novo proprietário liquidou com o educandário fazendo péssima administração, tendo até transformado externo que servia para aulas do curso primário e parar umas promoções educativas, em salão de danças (do Clube dos 40) por ele fundado, realizando bailes em que até as meretrizes tinham franca entrada. Eu fiquei como professor de português até maio de 1939 e retirei-me porque não recebia um real de pagamento. Após encerrar o ano, Galvão devolveu o prédio ao Padre Felix, levando consigo grande parte do mobiliário escolar para fundar um colégio no Recife.Voltando ao Ginásio, em 1940, os pais do poucos alunos apelaram para mim no sentido de salvar o ginásio, prometendo-me ajuda, que não recebi. Propus moratório da divida e o Ministério de Educação não aceitou. Pude com a ajuda de Deus, a intervenção de João Cleofas e de Agamenon Magalhães reabrir o educandário e chegar ao fim do ano de 1940, sem prejuízo para os poucos alunos remanescentes. Em janeiro de 1941, remeti o arquivo escolar do Ginásio da Vitória para o Ministério da Educação, encerrando seu martírio. O Ginásio da Vitória voltou a funcionar no Governo do Velho José Joaquim da Silva, que me procurou e a Aloísio Xavier, e, juntos preparamos a documentação necessária para a criação do Colégio Municipal 3 de Agosto, em 13 de Outubro de 1945.”

O TEMPO VOA - GINÁSIO DA VITÓRIA (1936 - 1940) CAPELA INTERNA REFORMADA EM JULHO DE 1937

GINÁSIO DA VITÓRIA (1936 – 1940) CAPELA INTERNA REFORMADA EM JULHO DE 1937

GINÁSIO DA VITÓRIA (1936-1940) GABINETE DE FÍSICA, QUÍMICA E HISTÓRIA NATURAL (TÉRREO)

O TEMPO VOA - GINÁSIO DA VITÓRIA - 1936-1940 - SALA DA DIRETORIA E BIBLIOTECA (ANDAR TERREO)

GINÁSIO DA VITÓRIA – 1936-1940 – SALA DA DIRETORIA E BIBLIOTECA (ANDAR TERREO)

O TEMPO VOA - GINÁSIO DA VITÓRIA - (1936-1940) PRIMEIRA SALA DE AULA SITUADA NO 1º ANDAR

GINÁSIO DA VITÓRIA – (1936-1940) PRIMEIRA SALA DE AULA SITUADA NO 1º ANDAR

O TEMPO VOA - GINÁSIO DA VITÓRIA (1936 - 1940) CAPELA INTERNA EM FEVEREIRO DE 1936 - 2ª SALA TÉRREA

GINÁSIO DA VITÓRIA (1936 – 1940) CAPELA INTERNA EM FEVEREIRO DE 1936 – 2ª SALA TÉRREA

O TEMPO VOA - GINÁSIO DA VITÓRIA - SALÃO DO DORMITÓRIO DO INTERNATO NO 2º ANDAR DO EDIFICIO - ANO NÃO REGISTRADO

GINÁSIO DA VITÓRIA (Atual Colégio 3 de Agosto) – SALÃO DO DORMITÓRIO DO INTERNATO NO 2º ANDAR DO EDIFÍCIO – ANO NÃO REGISTRADO.