Juliana Móveis: DINHEIRO VIVO.

bandeirola1
Com sorteio marcado para o dia 31 de dezembro (2015) a promoção mais falada no comercio da Vitória é a promovida pela Juliana Móveis, juntamente com as lojas  Kasa Fina, Cred-lar Avenida, Eletro-lar, Leonam Móveis e O Baratão.

Os consumidores vitorienses, e cidades circunvizinhas, além do atendimento especial, novidades e preços baixos, já praticados pelas lojas citadas, desta vez, também concorrerão a prêmios EM DINHEIRO VIVO.

Comprando nas lojas credenciadas,  os consumidores concorrerão a R$ 15.000,00 (quinze mil reais). São 10 prêmios de R$500,00 (quinhentos reais) e o grande prêmio de R$ 10.000,00 ( dez mil reais em dinheiro), no dia 31 de dezembro.

Além dos prêmios em dinheiro, os clientes também podem participar dos festivais de prêmios que serão realizados, semanalmente nos bairros e várias localidades da Zona Rural, através dos bingos. Portanto, não perca esta oportunidade de começar 2016 com DINHEIRO VIVO no bolso.

Endereço das lojas Juliana Móveis:

Rua Rui Barbosa, 14, Centro – 3523-2780

Rua Primitivo de Miranda, 247, Centro – 3526-1436

Atenção ex-alunos do Colégio 3 de Agosto: OPORTUNIDADE ÚNICA.

O TEMPO VOA - Colégio 3 de Agosto - Década de 50

Por ocasião das festividades alusivas à passagem dos setenta anos do nosso Colégio 3 de Agosto, que ocorrerão entre os dias três e seis de novembro do corrente ano, uma comissão, formada por ex-alunos, com total apoio da atual direção do educandário, realizará, na noite do dia sete de novembro um jantar comemorativo na Quadra do Colégio 3 de Agosto.

Portanto, você que é ex-aluno do Colégio 3 de Agosto, assim como eu, e ficou  interessado em participar dessa oportunidade única  de rever colegas e celebrar os 70 anos do nosso Colégio,  que por um certo período foi a extensão da nossa casa e da nossa família, favor entrar em contato com a comissão de ex-alunos pelos fones: 9 91625101/9 88530987.

Fica aqui, portanto, o convite a todos os ex-alunos do Colégio 3 de Agosto.

Serviço:

Evento – Jantar comemorativo 70 anos do Colégio 3 de Agosto.

Local – Quadra do Colégio 3 de Agosto

Dia – 07 de novembro de 2015

Valor da taxa: R$ 35,00 (trinta e cinco reais)

Obs: o valor da taxa de adesão deverá ser efetuado o quanto antes (até o dia 30 de outubro). Maiores informações: 9 91625101/9 88530987

70 anos do Colégio 3 de Agosto e 50 anos que Seu Heleno tá na cantina.

Com um culto em Ação de Graças, ocorrido na noite de ontem (03), na Assembleia de Deus da Saldanha da Gama, iniciou-se a programação alusiva à passagem dos setenta anos do nosso Colégio 3 de Agosto.

Conforme narrei aqui, dias atrás, estive no Colégio 3 de Agosto para confirmar minha presença no jantar, pagando a taxa  de adesão (R$ 35,00), que será promovido pela comissão de ex-alunos que acontecerá na noite do próximo sábado (07). Por lá, além de muitas lembranças, encontrei uma pessoa que também é “a cara daquele educandário”.

No tempo em que fui aluno do Colégio 3 de Agosto gostava de ser um dos primeiros a ser atendido na cantina, na hora do recreio. Para isso, invariavelmente, monitorava o horário da aula que antecedia o recreio para ficar livre de atividades na hora que a sineta tocava.

Dessa maneira, e depois da boa e atenta “carreira” pelo pátio do colégio, ainda vazio, dificilmente não era o primeiro ou um dos primeiros da fila de atendimento do tão aguardado “lanche do recreio”.

Na cantina, que ainda continua no mesmo local e é  dirigida pela mesma pessoa – HELENO – já chegava com o dinheiro na mão e o pedido na ponta da língua. Era dessa maneira que, além de lanchar, também aproveitava, praticamente, todo horário do intervalo para jogar bola ou perambular pelo colégio.

helenoCerta vez, em um dia chuvoso, parti da sala de aula no mesmo pique na direção da cantina, quando vou chegando próximo,  avisto Doutor Mário Bezerra saindo da secretaria, ao tentar diminuir a velocidade,  bruscamente, acabei escorregando e levei uma cinematográfica queda  e, por cima, um bom “carão” do Doutor Mário: “não sei pra que tanta carreira, “seu Vasconcelos”, a comida não vai  fugir, poderia o senhor, agora,  ter quebrado uma perna ou braço… eu iria dizer o quê ao seu pai e a sua mãe “seu Vasconcelos” … Eu?……. fique mais desconfiado que gato, quando cai de mudança.

Ainda nessa oportunidade, recentemente, em que estive no Colégio 3 de Agosto, aproveitei para bater um papo com o amigo Heleno. Disse-me que está na cantina do colégio desde 1965, ou seja: há 50 anos.

Contou-me  também Seu Heleno que entre 1962 e 1965 vendia, na hora do recreio e no término das aulas, doce japonês e sorvete aos alunos. Mas, depois que Doutor Mário tomou um prejuízo de 200 cruzeiros com uma turma de terceiro ano (1965),  que gerenciou  a cantina resolveu ele,  chamar Heleno para ficar fixo na cantina do Colégio que ficava no mesmo local que ainda é hoje, ou seja: por baixo do famoso “Trepa Bode”.

Portanto, no momento em que o nosso Colégio 3 de Agosto chega aos seus 70 anos, o nosso amigo Seu Heleno da Cantina completa 50 anos de atividade comercial, no mesmo local. Apenas a titulo de sugestão ao amigo diretor, José Batista, seria interessante, dentro das comemorações, abrir um espaço para homenagear SEU HELENO DA CANTINA.

José Sebastian: um repórter a serviço da notícia.

jose-sebastian
Agradeço ao amigo repórter da Vitória José Sebastian, pela oportuna gravação de parte do meu discurso de posse na AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência – ocasião em que falei representando os oito acadêmicos, recém empossados. O evento ocorreu no Teatro Silogeu José Aragão, no dia 24 de outubro 2015. Portanto, amigo José Sebsatian, fica aqui,  publicamente,  meus agradecimentos pela sua gentileza. Veja o vídeo:

Novos Acadêmicos e seus respectivos Patronos.

Cadeira – 3 –  Valdenice José Raimundo – Patrono José Teixeira de Albuquerque.
Cadeira – 6 –  Sônia Maria Costa –  Patrono – Henrique de Holanda Cavalcanti.
Cadeira  -7 – Cristiano de Melo Vasconcelos Barros, Patrono – Ceciliano Célio Meira de Oliveira Melo.
Cadeira – 11 –  Zózimo Ferreira Alves – Patrono –  Corina de Holanda Cavalcanti.
Cadeira – 15 –  Adeilda Dias de Sousa,  Patrono –  José Bonifácio de Holanda.
Cadeira – 17 –  Maria do Socorro Beltrâo  Guimarâes – Patrono – Gilvanete Guedes.
Cadeira – 22 – Christienne Marie dos Santos Cavalcanti – Patrono – Adão Barnabé dos Santos Cavalcanti.
Cadeira- 23 –  Rildo de Deus Melo Júnior – Patrono –  Manoel Dilson Lira dos Santos

Com a palavra, o prefeito Elias Lira…

IMG_3145
Passada toda aquela “euforia” da campanha do filho do prefeito Elias Lira – Joaquim, aquele que dizia que detestava política e que por ele seu pai já tinha saído desse negócio –  onde foram inauguradas, ÀS PRESSAS, as reformas das Praças da Restauração e 3 de Agosto, ambas no bairro do Livramento, registramos, ontem (03) que o tanque ornamental  de uma delas, continua FURADO, ou seja, foram investido mais de R$ 2.000.000,00 (Dois Milhões Reais) e o dinheiro que foi usado para embelezar o referido tanque, foi para o ralo. Com a palavra, o prefeito Elias Lira…

ATAQUE DOS PORCOS…

poco
Não podemos, sob qualquer ponto de vista, achar que porcos circulando livremente pelas vias públicas da cidade, na busca de lixo, postos nas calçadas pelas donas de casa, em praticamente todos bairros, seja uma coisa normal, em pleno século 21.

Secretária de Saúde Dra. Veraluce Lira – Foto: Portal da Prefeitura de Vitória

Secretária de Saúde Dra. Veraluce Lira – Foto: Portal da Prefeitura de Vitória

O prefeito Elias Lira, juntamente com sua sobrinha e secretária de saúde, Veraluci Lira, precisam entender que a população da Vitória não é obrigada a conviver com essa imundice. Com tida certeza, se os porcos tivessem fuçando seus respectivos portões, uma solução para essa pouca vergonha já havia sido resolvido.

Segundo informações, o secretário de governo da gestão de Governo de Todos, até  já se comprometeu com os promotores de justiça de transportar esses animais para um lugar adequado, mas, aparentemente, também  os promotores de justiça da nossa comarca estão sendo levado  com a “barriga”.

Na noite do último sábado (31), na Rua Horácio de Barros, próximo a FACOL, nossas lentes flagraram, mais uma vez, um ataque de porcos a sacos de lixo, promovendo assim, a maior sujeira e imundice. Veja o vídeo:

Sendo assim, mesmo a contragosto, serei obrigado a abrir a “Jaula do Elias” e zerar o contador do nosso blog.

A EMPRESA ADMINISTRADORA DA ZONA AZUL EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, A SINALPARK, NÃO RESPEITA A LEGISLAÇÃO VIGENTE NO MUNICÍPIO REFERENTE A PESSOA DEFICIENTE

Ontem dia 30/10/2015 as 13:46 hrs, meu veiculo estava estacionado na Rua 15 de novembro enfrente ao numero 56, atrás dos correios, com o certificado de Vaga Especial em meu nome de numero do registro 117 devidamente colocado no tabelie, como deve ser, quando chegou uma jovem com o fardamento da SinalPark cobrando o pagamento, eu estava um pouco longe, mas o meu amigo que dirige meu veiculo se dirigiu a mesma e afirmou que de acordo a Lei 3.959/2014 de 20/08/2014 (observem o ARTIGO 4º), as pessoas com mobilidade reduzida é isento do pagamento, explicando ainda que foi uma lei de autoria do Vereador Geraldo Filho, aprovada por unanimidade pelos pares da Câmara e sancionada pelo Senhor Prefeito, ai eu cheguei próximo e me identifiquei como Presidente da Associação dos Deficientes da Vitória de Santo Antão – ADVSA e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Vitória de Santo Antão, afirmando que a muitos anos luto para que a legislação vigente em prol das pessoas com deficiência seja cumprida, e não devia e nem podia aceitar aquele ato de notificar meu veiculo, a resposta dela foi que não estava sabendo dessa lei e que iria notificar, respondi que ela notificasse. Eu já constrangido porque muitas pessoas que iam passando foram parando, e sem saber direito os meus direitos , um chegou a mim e pediu permissão para pagar meu estacionamento, eu de pronto respondi que aquele problema não era monetário, nem de dinheiro e sim de DIREITO.
Decapitaram meu direito abruptamente na frente da população e no centro da minha cidade, mesmo eu tentando de todas as maneiras mostrar e apresentar meus direitos para aquela jovem desinformada, e PASMEM, quando se passou algum tempo chega outra jovem com a mesma farda da SinalPark questionando quem era o proprietário do veiculo, nos apresentamos, ela falou que teria que notificar novamente, eu e meu amigo explicamos a ela novamente os meus direitos, ela respondeu que iria passar um comando e não voltou mais.
NÃO RESPEITAM NOSSOS DIREITOS DE IR E VIR QUE A CONSTITUIÇÃO NOS DÁ, PORQUE SE SAIRMOS DE CADEIRA DE RODAS PELAS RUAS TODO DIA TEMOS QUE ULTRAPASSAR OBSTÁCULOS IMENSOS COM A FALTA DE MOBILIDADE URBANA SE SAIRMOS DE CARRO NOSSO DIREITOS TAMBÉM SÃO DESCUMPRINDO VINDO JUNTO O CONSTRANGIMENTO….
Queria saber, se algum amigo ou amiga souber me responda: EU DEVO ESPERAR CHEGAR A NOTIFICAÇÃO PELOS CORREIOS OU JÁ POSSO FAZER A MINHA DEFESA NA AGTRAN E LOGO EM SEGUIDA ADENTRAR COM UMA AÇÃO NO MINISTÉRIO PUBLICO POR TER SIDO CONSTRANGIDO EM VIA PUBLICA, PERANTE UM GRANDE NUMERO DE PESSOAS…. INDEVIDAMENTE?

Alexandre Rogério Nascimento.

1611000_10205755708712825_591567245463194988_n 11412272_10205755721793152_4079558237686869280_o 12119159_10205755708432818_7867724070254177449_n 12189653_10205755736233513_6304619660820847586_n

Zé Catinga e o seu ATACADÃO REDE SOUZA.

IMG_3067
Indiscutivelmente, esta semana, na cidade da Vitória o assunto mais falado foi à inauguração do ATACADÃO REDE SOUZA. Localizado na Rua Dr José Rufino, Próximo ao Viaduto do Cajá, o “novo mercado de Zé Catinga”, como muitos estão chamando, “chegou chegando”.

Dentro dos padrões comerciais das grandes lojas do Recife, conhecidas como “Atacadão”,  o Atacadão Rede Souza, para Vitória, é uma loja ampla, com estacionamento, lanchonete e até parquinho infantil. Dotada de  iluminação inteligente, onde boa parte do dia as lâmpadas elétricas não são acesas, a loja tem um visual agradável e é  bem  arejada.

A Rede Souza de Supermercado, na Vitória de Santo Antão, já é, sem sombra de dúvidas, um grupo comercial  consolidado. José Manoel de Souza, o popular Zé Catinga, como ele gosta realmente de ser chamado, começou sua vida, ainda muito jovem, trabalhando no balcão de alguns mercadinhos e mercearias.

IMG_3063
Contou-me Zé, que aos dezessete anos de idade resolveu pedir demissão na empresa que  trabalhava, por ganhar pouco e pelo fato do seu patrão não querer aumentar seu salário. De posse de um empréstimo de C$ 20,00 (vinte cruzeiros), efetuado por  sua mãe, Zé “partiu” para Recife atrás de comprar mercadorias em promoção para revender aqui, em Vitória. Disse ele: “Pilako, a primeira mercadoria que eu ganhei dinheiro foi “óleo Bentivi”- aquela da lata redondinha, amarela e preta”.

Depois de conseguir um banco na feira, já que seu desejo, após começar a negociar por conta própria foi ter um ponto fixo, começou à difícil tarefa de arrumar o crédito para surtir seu negócio. Disse-me ele: “foi quando comecei a enfrentar as primeiras decepções na minha vida”.

Depois de muito trabalho e acúmulo de experiências na atividade comercial, segundo Zé, a vida financeira dele deu um salto para cima quando, depois de vender um camionete D-10, que consegui com muita dificuldade, viajou à São Paulo para comprar carne. Daí pra frente, disse ele: “os negócios nunca mais pararam de crescer e comecei a ficar seguro no ramo”.

Hoje, José Manoel de Souza, o popular Zé Catinga, com a abertura de mais uma loja da sua Rede Souza, financeiramente, é um homem realizado, mas, segundo ele nos confidenciou, “foi a vontade de Deus, a minha luta e aqueles vinte cruzeiros da minha santa mãezinha que me fizeram chegar  até aqui”.

IMG_3087Pois bem, na tarde de ontem (29), tive a oportunidade de fazer um pequeno registro, em vídeo, com  o amigo Zé Catinga  nas dependências da sua nova loja – Atacadão Rede Souza – na oportunidade,  disse ele: “  eu não imaginei que a loja iria ficar tão bonita”. Veja o vídeo:

Gildo Alves: depoimentos – Elias Lira e Henrique Queiroz.

Fechando a série de  vídeo,  gravados no funeral do comunicador Gildo Alves, hoje, destacamos os pronunciamentos  do prefeito Elias Lira e do deputado Henrique Queiroz.  Com relação à fala de Elias, face ao baixo volume da voz, não conseguimos captar o conteúdo. Já no discurso do Henrique, destacamos a frase: “Gildo viu meus filhos nascerem e  eu vi os seus filhos nascerem também” Veja os vídeo:

RECORDAR

No intuito de pesquisar sobre a história do nosso aero clube lancei-me numa busca no jornal “Diário da Manhã”, matutino circulante na capital, durante boa parte do século XX. Deparei-me com esta pérola que merece, no meu entender, ser publicada, pelo tom jocoso e pela abordagem do método de fazer política de José Joaquim da Silva, que de acordo com Pilako permanece até hoje.

Para os menos avisados ou pouco versados em nossa história, especialmente os políticos que adoram trocar nomes de logradouros, RONCADOR é o riacho que passa por baixo da avenida Mariana Amália e Aquino foi um vereador que chegou a ser presidente da nossa Câmara de vereadores e fazia ferrenha oposição ao prefeito de então.

“Com maioria na Câmara, o sr. Agamenon (Governador) não terá necessidade de convidar os demais partidos para colaborarem com o seu governo, porque lá na Assembleia estará um deputado como JOSÉ JOAQUIM FILHO para, com ardor do seu verbo, com a pujança da sua inteligência, defender as críticas que forem feitas.

Convém não esquecer o sr. Agamenon que o seu deputado da Vitória de Santo Antão, quando vereador ali, proferiu tais e tantos discursos que dominou a Câmara local. Foram tantos os seus projetos que o prefeito, por sinal pai do grande tribuno, se atrapalhou de tal forma que só conseguiu fazer três coisas que o município jamais se esquecerá: a Bomba do Roncador, uma banca de jogo que se estendeu por todo o município e uma surra no vereador Aquino”. (Diário da Manhã, Recife, 8 de novembro de 1950).

Pedro Ferrer

Participe da nossa “pesquisa” de intenção de voto

(Está com preguiça de ler tudo? Clique aqui: http://bit.ly/pesquisaaposente)

A liberdade da internet é ainda maior que a liberdade de imprensa” (Ministro Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal)

aposenteAs pesquisas políticas foram implantadas no Brasil na década de 1950 e até hoje tem papel central no processo de democratização. Os principais veículos de comunicação se informam sobre estudos disponíveis e fortalecem opinião pública e, por isso, quanto mais uma sociedade intensifica a divulgação desses instrumentos, mais se consolida nossas instituições democráticas.

Vitória de Santo Antão possui um papel fundamental neste debate, tanto antes, pela tradição da imprensa em nossa história, quanto agora, com a democratização da informação no município em consequência da blogosfera. É notável o quanto os blogs na cidade têm agendado os debates públicos, as agendas dos nossos políticos, as pautas na câmara dos vereadores e influenciado diretamente outros meios de comunicação, como o rádio e a televisão.

Neste ambiente de maior circulação de informações, e com o intuito de poder informar a população a respeito da situação política e eleitoral do nosso município, o movimento #aposente, em parceria com Célio Meira Bisneto, realiza um levantamento de intenções de voto através das redes sociais. Do dia X até Y, estaremos realizando entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais — avaliando seu perfil de gênero, escolaridade, classe social, a região onde mora e a renda familiar — no universo de eleitores do município da Vitória de Santo Antão. Ressaltamos que, embora estejamos realizando esta investigação com a maior seriedade possível, ainda não dispomos de todos os elementos científicos necessários para uma pesquisa. Entretanto, é um projeto que pretendemos levar adiante, e a sua contribuição para o debate político na nossa cidade é fundamental para a consolidação deste projeto, pois nos ajudará a obter um instrumento de valor democrático.

Gostaríamos de contar com a sua colaboração na divulgação desta pesquisa e posteriormente dos resultados, pois esperamos que nosso trabalho possa ajudar a sociedade civil a refletir sobre o sua própria realidade política e social. Para participar, clique neste link: http://bit.ly/pesquisaaposente

Grupo Aposente.

EDUCAÇÃO MUSICAL – Um caminho paralelo a alfabetização infanto-juvenil. (PARTE 3)

Da mesma forma que é utilizada a pauta, para ser escrito as vogais e as consoantes na Educação Escolar Regular, utilizaremos também uma pauta para trabalharmos as sete (07) notas musicais. No início do aprendizado musical, o Corpo Discente infanto-juvenil como não está habituado com a nova gramática musical, não irá entender o que e para que signifique aquelas cinco (05) linhas, como também, as bolinhas – as notas musicais – pretas e brancas, colocadas subindo ou descendo na pauta musical. Na primeira abordagem podemos trabalhar aplicando apenas uma linha no quadro, na posição horizontal e, explicar que se escrevermos uma nota abaixo desta linha, o som será mais baixo e, se escrevermos uma nota acima desta linha, o som será mais alto.

A criança ou algumas crianças ao pronunciar diversas palavras, poderá encontrar dificuldades em razão da complexidade existente entre a vogal e uma consoante e, consoante e uma vogal. Por exemplo: a palavra trabalhar, às vezes, pode ocorrer que a criança sinta dificuldades no momento da pronúncia t-r-a-ba-lhar, porque as letras t, r, a, ao serem pronunciadas, acontecerá uma espécie de vibração da língua entre os dentes e a parte superior da boca. Acreditamos que passo a passo a continuação do trabalho com o Corpo Discente, ao associar Educação Musical e Educação Escolar Regular, os benefícios no que diz respeito, ao fator aprendizagem, alcançarão níveis superiores em comparação a abordagem didática tradicional.

João Bosco do Carmo
http://lattes.cnpq.br/8222363703321930
e-mail: bcarmo45.bcm@gmail.com

Moisés Sales completa mais um ano de vida.

moises-sales

Hoje, dia 30 de outubro,  face à passagem de data natalícia, é dia de abraçar o eterno camisa 10 da Praça Futebol Clube, Moisés Sales. Conheço o amigo Moisés desde que me entendo por gente. Fã incondicional  do Rei Roberto Carlos  e torcedor apaixonado  do tricolor do Arruda, Moisés Sales é um sujeito do tipo: SANGUE BOM.

Atenção ex-alunos do Colégio 3 de Agosto: OPORTUNIDADE ÚNICA.

O TEMPO VOA - Colégio 3 de Agosto - Década de 50

Por ocasião das festividades alusivas à passagem dos setenta anos do nosso Colégio 3 de Agosto, que ocorrerão entre os dias três e seis de novembro do corrente ano, uma comissão, formada por ex-alunos, com total apoio da atual direção do educandário, realizará, na noite do dia sete de novembro um jantar comemorativo na Quadra do Colégio 3 de Agosto.

Portanto, você que é ex-aluno do Colégio 3 de Agosto, assim como eu, e ficou  interessado em participar dessa oportunidade única  de rever colegas e celebrar os 70 anos do nosso Colégio,  que por um certo período foi a extensão da nossa casa e da nossa família, favor entrar em contato com a comissão de ex-alunos pelos fones: 9 91625101/9 88530987.

Fica aqui, portanto, o convite a todos os ex-alunos do Colégio 3 de Agosto.

Serviço:

Evento – Jantar comemorativo 70 anos do Colégio 3 de Agosto.

Local – Quadra do Colégio 3 de Agosto

Dia – 07 de novembro de 2015

Valor da taxa: R$ 35,00 (trinta e cinco reais)

Obs: o valor da taxa de adesão deverá ser efetuado o quanto antes (até o dia 30 de outubro). Maiores informações: 9 91625101/9 88530987

Rádio Sintonia Brasil

Banner Sintonia Brasil
Um time de primeira, capitaneado pelos grandes nomes da MPB, atrelado à novos talentos da nossa música compõem a programação da Rádio Sintonia Brasil. Tudo isso para você, ouvinte seleto que tem bom gosto musical. Aqui na Sintonia Brasil você é o personagem principal. Divulgue a seus amigos e faça da Rádio Sintonia Brasil a sua rádio na internet. Ouça no computador, notebook, tablet ou smartphone.

Prof. Sosígenes Bittencourt comenta no blog

Comentário postado na matéria “A história que mudou o fardamento do Colégio 3 de Agosto.“.

Bacharel Mário Bezerra da Silva

Isso foi no tempo de Coca-Cola à base de noz de cola, acondicionada em garrafa de vidro. Hoje, toma-se xarope gaseificado em ampola de alumínio.

Uma noite, eu presenciei a banda do Colégio 3 de Agosto executar a “Marcha para a Cavalaria Ligeira”, de Franz von Suppé, em frente à Igreja do Rosário dos Pretos. Foi um verdadeiro espetáculo!

Mário Bezerra me deu uma aula, no primeiro andar, sobre Análise Sintática, que nunca mais esqueci a diferença entre Sujeito e Predicado. Não imito direitinho, com o livro de Português, de José Brasileiro Vilanova, nas mãos, em respeito à alma do insigne diretor.

Vi, muitas vezes, o povo sair da calçada para o bel. Mário Bezerra desfilar de queixo erguido, meio de bandinha, com os sapatos rigorosamente engraxados. O paletó conhecia o caminho, da Rua Horácio de Barros à Praça 3 de Agosto.

Mário era perfeccionista, gostava dos pontos nos “ii”, por isso, chegado a uns histerismos quando desobedeciam suas ordens. Contam que Mário só tinha um pulmão, mas quando dava um grito, as colunas do colégio estremeciam.

Não obstante, foi o sujeito que botou moral em colégio, no município. Depois dele, já soube de aluno que urinou, do primeiro andar para o pátio, que nem um Dionísio desvairado, e menino que deu rasteira e puxavante de cabelo em professora de Moral e Cívica.

Sosígenes Bittencourt