Carnaval vitoriense 2016: NA SAUDADE, A GENTE BRINCAR MELHOR !!

http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/pilako-saudade.jpg

Mantendo a tradição no carnaval vitoriense, A SAUDADE desfilará ao som da ORQUESTRA SUPER OARA E DO TRIO ASAS DA AMÉRICA. Como todos sabem, na SAUDADE, é aquela tranquilidade, ou seja: NA SAUDADE A GENTE BRINCA MELHOR.

Portanto, você que já decidiu brincar na SAUDADE e ainda não adquiriu seu kit, lembre-se que o primeiro lote, com preço promocional, acaba  amanhã – SÁBADO 16 DE JANEIRO. Veja o vídeo.

SERVIÇO

Kit Saudade – até o dia 16 de janeiro de 2016.

À vista – R$ 64,00 ou em 5 vezes de R$ 14,00 no cartão de crédito.

Orquestra Super Oara

Trio Asas da América.

Na saudade!! Você sabe: A GENTE BRINCAR MELHOR.

Propaganda Enganosa: Pablo Dantas acusa diretor do Colégio de Aplicação.

Recebi, agora a pouco, do amigo e internauta Pablo Dantas, um material para ser postado no nosso Jornal eletrônico cujo conteúdo acusa o Diretor do Colégio de Aplicação/FAINTVISA, Everaldo Santos, de haver cometido crime. Portanto, segue abaixo, material enviado pelo senhor Pablo Dantas que disse ser o representante de uma comissão formada por professores, pais e alunos.

12546244_941567225880181_7693045_o

Everaldo Santos, Diretor do Colégio de Aplicação/FAINTVISA, comete crime de propaganda enganosa.

O Diretor Everaldo Santos cometeu crime de propaganda enganosa e, com isso, afetou toda a comunidade escolar. Desde janeiro de 2015 que o diretor fazia propaganda de produtos que, segundo ele, era o “diferencial” do Colégio de Aplicação/FAINTVISA.

Segundo o Diretor Everaldo Santos (ver imagem), o Colégio de Aplicação oferecia: Material Didático disponível em Tablet; Escola de Idiomas; Disciplinas Isoladas para o Enem; Ensino Técnico Integrado; Projeto de Iniciação Científica; Apólice de Seguro de Vida MetLife.

Nenhum desses “diferenciais” foi cumprido. Todos foram propagados enganosamente. Diante disso, o Diretor Everaldo Santos cometeu CRIME. Segundo o Código de Defesa do Consumidor – CDC – Lei nº 8.078 de 11 de setembro de 1990 (Art. 37): “É proibida toda propaganda enganosa ou abusiva.”
Segundo informações de professores, pais e alunos, o Diretor Everaldo Santos será processado. Além disso, há denúncias de abuso de poder e assédio moral. O caso é grave. Em breve mais informações.

Assinado por Pablo Dantas.

5ª Feijoada da ABTV: um verdadeiro palco para os artistas.

girafaEncerrando as postagens referentes ao evento intitulado 5ª Feijoada da ABTV, promovido pela entidade que congrega as agremiações que desfilam animadas por trio elétrico,  ocorrido no último sábado (09) no Restaurante Gamela de Ouro, destacamos  à animação  da festa protagonizada pelos  vocalistas do Asas da América – Deyse Trajano e Morais Junior –

asas
A orquestra Ciclone, regida pelo  Maestro Givaldo, também botou “fogo” na festa ao tocar a tradicional música da Agremiação Carnavalesca “A GIRAFA”. Veja o vídeo:

Amanda Cunha: A RAINHA DO CARNAVAL 2016.

cunha
A agremiação Carnavalesca REI MOMO, presidida por Fernando  Damásio, já escolheu a jovem Amanda Cunha para representar a beleza feminina no Carnaval vitoriense 2016. O “Casal Real” – Amanda (Rainha) e Anderson (Rei Momo) – já confirmaram presença no desfile das seguintes agremiações: Saudade, Coelho, Fera, Etesão, Pinguço, Zebra, Monges,  Galo e Barriga da Água.

A bela jovem vitoriense Amanda Cunha, moradora do bairro Águas Branca, assim como as jovens da sua idade, também sonha em ser modelo e até trabalhar na televisão, como atriz. Amanda já foi vencedora de concursos de dança e, recentemente, foi destaque no desfile cívico (07 de setembro) da Escola Doutor Ivo Queiroz Costa.

Com relação à sua expectativa para o carnaval 2016, já que ela irá cumprir uma agenda corrida, face os muitos desfiles, ela disse: “ eu quero que um carnaval de paz, sem violência”. Veja o vídeo.

SANTO ANTÃO

capa1tabocas

Foto: Autor desconhecido

A Igreja Católica no decorrer de sua história atravessou sérias crises tanto teológicas, como morais. Em algumas saiu chamuscada. Chamuscada mas vitoriosa. Vitoriosa, por não ser dirigida por homens, mas sim pelo Divino Espírito Santo. E esse mesmo Espírito intervia nas crises através de sua divina pedagogia. Sabiamente utilizava os próprios homens. Fazia deles, com traumas algumas vezes, é bem verdade, instrumentos de seu magnífico plano, sem agredir, o que o homem tem de mais sagrado, sua liberdade.

No início do cristianismo, por influências do judaísmo e dos sábios gregos, surgiram muitas dúvidas doutrinárias que geraram as primeiras grandes heresias. Para combatê-las, o Divino Paráclito, lançou mão de seus doutores, os grandes padres da Igreja. Era a época da Patrística. Entre muitos temos: João Crisóstomo, Basílio, Inácio de Antioquia, Atanásio, Clemente de Alexandria,  Gregório de Nissa,  Jerônimo, Ambrosio,  Agostinho.

Na obscura Idade Média, novamente a Igreja entra em crise, dessa feita, mais moral que teológica. Entretanto o Espírito de Deus vela por ela. E através dos próprios homens, como Francisco de Assis e Catarina de Sena, encontrou-se a solução.

O mundo evoluiu.  Eis que entramos na efervescência do Renascimento e da Reforma. Mais uma vez o Espírito Santo pedagogicamente vai buscar  Inácio de Loiola, Teresa de Jesus (Teresa de Ávila), Erasmo de Rotterdam, Tomás Moro etc. Personagens cultas, formadoras de opinião, expoentes da intelectualidade cristã. O Pai, com seu carinho, vai ajudando o homem a crescer e os obriga a encontrarem as soluções. Após o Renascimento vem o período Barroco e a Contra Reforma. Nele vamos encontrar  Vicente de Paulo, Bossuet e João Batista de La Salle.

Nos dois últimos séculos despontam, Frederico Ozanam, Charles Péguy, Leão XIII, João XXIII, Pedro Casadálgia e Helder Câmara. Poderíamos citar muitos outros, todavia os mencionados são aqueles que primaram em levar a Igreja a trilhar seu caminho mais original e mais autêntico, a caridade.

E o que tem Santo Antão a ver com essa maravilhosa epopeia da Igreja? Retornemos aos primeiros séculos. Santo Antão foi contemporâneo de alguns dos Santos Padres.

Os Santos Padres, é importante frisar, nasceram num marco teológico que foi se originando a partir do Novo Testamento e são os detentores do legado da Igreja apostólica. Legado que tinha como principal opção, os pobres e os oprimidos.

Alguns dos Santos Padres da Igreja, como é o caso de Agostinho, que tinha dois anos de nascido quando Santo Antão morreu, receberam forte influência da carismática figura que era Santo Antão. Sua contagiante personalidade irradiou-se por muitos séculos.  Seu exemplo de fé, de desprendimento, de amor aos pobres marcaram, não só Santo Agostinho, o principal doutor da patrística latina, mas uma multidão de monges. Santo Antão com sua vida contemplativa solidificou e expandiu a prática monástica. Vale registrar a considerável marca que nosso PADROEIRO imprimiu na vida de Atanásio, um dos Santos Padres. Atanásio, quando jovem, atraído pela vida ascética, foi viver ao lado de Santo Antão que levava uma vida austera e contemplativa no deserto. Um dia, Alexandre, o Bispo de Alexandria, cidade egípcia que fica às margens do Mediterrâneo, visitando Santo Antão, conheceu Atanásio. Convidou-o para ir assessorá-lo em Alexandria e o ordenou diácono. Nessa época surgiu o arianismo, heresia que negava a divindade de Jesus Cristo. Essa doutrina causou muitos estragos entre os cristãos da época. Silenciosamente, pedagogicamente, “sem querer, querendo”, o Divino Espírito chamou Atanásio, que se tornou o cruzado da divindade de Jesus Cristo. Assumiu a causa, defendeu bravamente a ortodoxa doutrina, atraindo para si muitos inimigos.

Mais tarde, Atanásio, que foi canonizado após sua morte, enlevado pelo exemplo de Santo Antão, resolveu escrever lhe a biografia. Biografia essa, que tornou Santo Antão mais conhecido, difundindo seu exemplo, colaborando para propagar e solidificar a vida monástica.

Pedro Ferrer

Seu Ademário, depois de 43 anos, visita a terra natal.

No início da tarde de ontem (13) encontrei uma turma boa saindo do Restaurante Boteco do Camarão, localizado no bairro do Livramento. Andando meio apressado, disse: essa esquina ficou a mais importante da Vitória. A turma, entre outros, formada por pessoas que conheço bem – Arlindo, Izabel, Chalega e Telma – disse: “registre essa história no seu blog”.

amigos
Pois bem, apesar da minha pressa, em função de um compromisso, voltei e comecei a entender a animação daquele encontro. Seu Ademário (camisa branca), irmão de Dona Mariinha, havia quarenta e três que não colocava os pés na sua terra, Vitória de Santo Antão.

No inicio da década de 70, disse-me Chalega, que o Ademário saiu daqui, com ele, para São Paulo. Tempos depois, Chalega voltou e ele ficou. Seu Ademário, hoje um químico respeitado, está radicado na cidade de Belo Horizonte, no Estado das Minas Gerais. Durante todo esse tempo aconteceram alguns contatos, mas que depois cessaram.

Animado em reencontrar a família e os amigos de infância, disse-me ele bem baixinho: “namorei muito nessa praça, saia do colégio 3 de agosto para ficar aqui”. Ele lembrou de papai – Zito Mariano – uma vez que morava na antiga localidade “Das Pedrinhas”, hoje, próxima da Casa dos Pobres. Falou-me até de uma namorada, que eu conheço, mas não vou colocar aqui, prometi a ele.

Portanto, eis aí uma história igual a tantas outras,  onde jovens deixava a terra natal para “ganhar” a vida em  cidades desconhecidas. Sendo assim, nós vitorienses, ficamos felizes com a visita do nosso conterrâneo que venceu os desafios e agora tem  muita história pra contar.

ABTV também homenageou a carnavalesca Eunice Xavier.

Foto: Blog Nossa Vitória PE

Foto: Blog Nossa Vitória PE

A homenagem realizada pela ABTV à professora Eunice de Vasconcelos Xavier, ocorrida na 5ª edição da  tradicional  feijoada, no último sábado (09), no Restaurante Gamela de ouro, foi um reconhecimento  da  sua dedicação às coisas da nossa  terra, principalmente o seu amor e a sua  devoção pelo carnaval vitoriense.

Os descendentes  do casal Xavier, hoje morando no andar de cima, mostraram,  na festa,  que herdaram por completo  a vibração carnavalesca. Com os  familiares bastantes emocionados, um dos  filhos, Aloizio José, agradeceu aos diretores da ABTV pela lembrança do nome da matriarca da família.

plks1

Carro de Som: o “recado” tá na rua….

Desde o início do ano (2016) que estamos “na rua”. Através dos blogs,  das divulgadoras, das rádios, da TV e, claro, do Carro de som. Mas um ano, a mídia de carro de som volante da SAUDADE está sob a coordenação do amigo “Fofão”. Na manhã de ontem (13), ao caminhar pela Praça Leão Coroado cruzei com o veiculo “dando o recado” aos foliões vitorienses. Veja o vídeo:

Frevando na MR.

mr
Através do convite do amigo Rômulo Mesquita, proprietário da Rádio e Divulgadora MR, participei  do programa FREVANDO MR, que vai ao ar todas as tardes – segunda à sexta – das 16h às 18h e no sábado, das 11h às 13h.

Como o  próprio nome  do programa sugestiona, o assunto foi carnaval. Comandando o bate papo, a simpática jovem Fany. Entre outros assuntos, falamos um pouco da história do Carnaval da Vitória, das músicas alusivas ao reinado de MOMO e, claro, da nossa agremiação, SAUDADE.

Saudade 2016: branca, marrom e laranja serão as cores predominantes no kit.

DSCN1952

Para os foliões que já decidiram brincar na SAUDADE e que pretendem comprar adereços para embelezar-se ainda mais, gostaria de dizer que este ano (2016), onde estamos homenageando a passagem dos 390 anos do povoamento da nossa cidade, que as cores predominantes na camisa do kit serão: branca, marrom e laranja.

Portanto, para o folião que já decidiu brincar na SAUDADE e ainda não adquiriu o seu “passaporte da alegria”,  não custa nada lembrar que as vendas dos kits do primeiro lote se encerrarão no próximo sábado – dia 16 de janeiro de 2016.

DSC_0180

DSC_0099DSC_0011DSC_0132DSC_0042DSC_0078

SERVIÇO

Kit Saudade – até o dia 16 de janeiro de 2016.

À vista – R$ 64,00 ou em 5 vezes de R$ 14,00 no cartão de crédito.

Orquestra Super Oara

Trio Asas da América.

Na saudade!! Você sabe: A GENTE BRINCAR MELHOR.

5ª Feijoada da ABTV: Homenagem para a Troça Carnavalesca Companhia dos Monges em Folia.

monges
A partir da 5ª Feijoada da ABTV, doravante, ficou decidido pela atual diretoria da entidade que será inserido, como homenageado, uma agremiação carnavalesca que desfila com orquestra de frevo. Este ano (2016) a Troça Carnavalesca Companhia dos Monges em Folia foi a contemplada.

Na ocasião o carnavalesco e folião, Seu Orlando de Souza Leão, foi chamado pera entregar a placa comemorativa. O diretor dos Monges, Rivaldo Felipe, proferiu algumas palavras de agradecimentos. Veja o vídeo:

5ª Feijoada da ABTV: Homenagem a Rubens de Deus.

x12
Na 5ª edição da Feijoada da ABTV, ocorrida no Restaurante Gamela de Ouro, no último sábado (09), a entidade que congrega as agremiações que desfilam com trio elétrico (ABTV), também homenageou, pelos relevantes serviços prestados ao Carnaval da Vitória, o grande folião e carnavalesco, Rubens de Deus. Na ocasião, seu filho, Rubinho foi o escolhido para lhe entregar a placa alusiva. Veja o vídeo.

SAUDADE 2016: homenagem aos 390 anos da Vitória.

DSCN2089
Este ano a SAUDADE está homenageando os 390 anos do povoamento da nossa cidade. Foi em 1626 que o portuguêsDiogo de Braga, oriundo da Ilha de Santo Antão – Arquipélago do Cabo Verde –  chegou por aqui, com sua família. Uma das suas heranças, deixadas para todos nós vitorienses,  é a crença no Padroeiro da Vitória de Santo Antão: O GLORIOSO SANTO ANTÃO.

Portanto, para o folião vitoriense que deseja brincar o carnaval na cidade e vai desfilar na SAUDADE, não custa nada lembrar que as vendas dos kits do primeiro lote se encerrarão no próximo sábado – dia 16 de janeiro de 2016.

SERVIÇO

Kit Saudade – até o dia 16 de janeiro de 2016.

À vista – R$ 64,00 ou em 5 vezes de R$ 14,00 no cartão de crédito.

Orquestra Super Oara

Trio Asas da América.

Na saudade!! Você sabe: A GENTE BRINCAR MELHOR.

5ª Feijoada da ABTV: JOSÉ EDALVO

edalvo
Por mais um ano o jornalista José Edalvo comandou a cerimônia de homenagens promovida pela ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória. É bom que se diga que o amigo Edalvo é  um dos fundadores da entidade e também fez parte da primeira diretoria, exercendo o cargo de secretário.

Com a categoria de quem sabe pensar,  escrever e falar, o jornalista José Edalvo, ao longo dos quase vinte anos da ABTV,  vem contribuindo com o engrandecimento da entidade. Com memória privilegiada e como maior  testemunha ocular da história da Vitória nas últimas três décadas, o amigo Edalvo mostrou, na 5ª Feijoada da ABTV, que é detentor de uma capacidade ímpar na condução de eventos públicos.

Portanto, nós que fazemos parte da diretoria da ABTV, agradecemos, mais uma vez, ao talentoso jornalista vitoriense, José Edalvo, pela imprescindível participação no nosso evento que tem, entre outros objetivos, realçar figuras que construíram para o carnaval da nossa terra e abrir, oficialmente, os festejos de MONO NA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO.

5ª FEIJOADA DA ABTV FOI UM SUCESSO.

trob
A 5ª Edição da Feijoada da ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória – ocorrida durante todo o dia do sábado (09) no Restaurante Gamela de Ouro, foi um sucesso. A prévia carnavalesca congregou foliões de todas as gerações que dançaram ao som do autêntico frevo pernambucano, executado pela Orquestra Ciclone, e à mistura de ritmos embalados pelo conjunto musical  Social Samba Clube. Veja os vídeos:

A festa, entre outras coisas, tem por objetivo homenagear carnavalescos, artistas e agremiações que contribuíram e que ainda contribuem com a nossa festa maior, assim como promover um encontro festivo para abrir os festejos de momo na Terra da Pitú.

Dentro de um clima animado o evento congregou pessoas de todas as tendências. Carnavalescos, foliões, artistas, diretores de agremiações, imprensa,  políticos, empresários, homenageados e seus familiares. A Gamela foi palco de uma grande CONFRATERNIZAÇÃO CARNAVALESCA. Veja os vídeos.

A 5ª edição da Feijoada da ABTV promoveu cinco homenagens. Ao Carnavalesco Rubens de Deus, à Troça Carnavalesca Companhia dos Monges em Folia e três homenagens póstumas – Eunice Xavier, Gildo Alves e Pierre (durante a semana realçaremos detalhes da premiação).

Portanto, nós que fazemos a diretoria da ABTV, agradecemos a presença de todas as pessoas. Dos patrocinadores, dos homenageados e seus respectivos familiares, dos diretores de agremiações, carnavalescos e foliões que prestigiaram a 5ª Edição da Feijoada da ABTV.