
Recentemente, no meio da folia, encontrei o amigo Rafinha carregando nos braços a pequena Eduarda. Diz um ditado popular que diz: “filho de gato, é gatinho”. Mas, neste caso, além da menina Eduarda ser filha do folião Rafinha ela traz também, nas veias, o sangue do grande folião, carnavalesco, compositor e cantor, Zeca de Abelardo.
Arquivo da categoria: Editorial
FREVO E VASSOURINHAS
Não é possível se falar em Frevo, sem se referir a Pernambuco,Vassourinhas e Felinho. Porque não há dúvida de que o frevo nasceu entre Olinda e Recife, e é o único ritmo genuinamente nacional.
Não existe frevo nem nada parecido em lugar nenhum do mundo. Até a palavra frevo vem do verbo “ferver”, oriunda da pronúncia troncha, como “frevura”, referindo-se às atividades canavieiras, como nos engenhos de açúcar.
Diz que Vassourinhas, considerado o Hino do Carnaval Pernambucano, foi composto por Matias da Rocha e Joana Batista Ramos, para o Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas, lá pelo início do século passado, mil novecentos e alguma coisa. Porém, há quem tenha fuxicado que viu Joana cantando os versos de Vassourinhas para Matias, já em 1889. Sei não.
Felinho, Félix Lins de Albuquerque (1895-1980), conhecido popularmente como O Homem dos 11 Instrumentos, nascido ali em Bonito, inventou 8 Variações para sax-alto, no meio de Vassourinhas, em 1941. O frevo foi gravado, com a novidade, em junho de 1956, pela orquestra de Nelson Ferreira, para incendiar a Terra dos Altos Coqueiros.
Infelizmente, já não se toca Vassourinhas como antigamente. Tenho uma cópia da execução original, para dizer que deram uma vassourada no Hino do Carnaval Pernambucano.
Fervoroso abraço!
Sosígenes Bittencourt
“Turma da Praça”: A CELEBRAÇÃO DA AMIZADE.

A Agremiação Carnavalesca “Turma da Praça”, na sua 14ª edição, cumpriu com êxito sua apresentação no carnaval vitoriense 2016. Tradicionalmente a “brincadeira” ocorria no domingo que antecedia o carnaval. Este ano, acertadamente, a diretoria antecipou o evento, medida, que agradou a todos os componentes. A festa da “Turma da Praça” é uma espécie de CELEBRAÇÃO DA AMIZADE. Parabéns aos organizadores pela promoção de mais uma apresentação da “Turma da Praça”.
O “Bloco Esquenta” também “esquentou” o carnaval 2016.
“Estais Louco”, com frevo, também animou o domingo.
O “sim” de Swanne e André…
Depois de mais de uma década, entre namoro e noivado, finalmente, o grande o dia chegou. Refiro-me ao enlace matrimonial de Swanne e André (meu sobrinho), ocorrido em Aldeia, na tarde do último sábado (23).
Ao lado dos familiares e amigos mais próximos o jovem casal era só felicidade. Na ocasião fizemos alguns vídeos realçando momentos importantes da cerimônia. Veja os vídeos:
“Pereirinha e 100 Noção” realizaram prévia na Matriz.

Na noite do sábado (23) as Agremiações Carnavalescas “100 Noção” e “Pereirinha” realizaram em conjunto, no Pátio da Matriz, uma das prévias mais animadas do carnaval 2016. Contando com um grupo de pagode e uma orquestra de frevo a “moçada” mostrou que está pronta para os festejos de MOMO na República da Tabocas. Veja os vídeos:
No meio da folia gravamos um pequeno vídeos com os diretores das duas agremiações onde os mesmos falaram da animação e responsabilidade que tem com o carnaval da Vitória. Veja o vídeo:
“Depravados” faz a festa na Matriz.
Na noite da sexta (22) a Agremiação Carnavalesca “Os Depravados” realizou no Pátio da Matriz sua, já tradicional, prévia. Ao som da Orquestra de Frevo Ciclone, regida pelo Maestro Givaldo Barros, os admiradores da simpática troça, na sua esmagadora maioria formada por jovens, lotaram a praça para “esquentar” a folia. Veja o vídeo:
Na ocasião gravamos um vídeo com um dos diretores da Agremiação, Willams Moura, onde o mesmo falou da comemoração dos 10 anos da troça e da ousadia dos “Depravados”para o carnaval 2016. Veja o vídeo:
SAUDADE 2016: Agradecimentos aos nossos patrocinadores e apoiadores.

Apesar do curto espaço de tempo, entre o final de ano (2015/2016) e o início das festividades carnavalescas, o cronograma de execução das atividades referentes ao CARNAVAL DA SAUDADE vem cumprindo os prazos. Na noite de ontem (21), por exemplo, concluímos a mídia para rádios/divulgadoras e carro de som, contendo todos os nossos parceiros e apoiadores.

O amigo Samuel Pedro, mais conhecido por SAMUCA, proprietário do SPG Studio, localizado aqui na Vitória, é o “cara” que empresta sua imponente voz para fazer a coisa acontecer. Além do raro talento, Samuca ainda é portado do chamado perfeccionismo, ou seja: ELE SÓ SABE FAZER BEM FEITO.
Portanto, a partir de hoje, a nossa mídia já está “rodando” com a “assinatura” de todos os nossos parceiros e apoiadores, como já falei. São eles:
Engarrafamento Pitú – Whisky Teachers – Cartório Mais – Centro de Ensino Grau Técnico – Juliana Móveis – Kasa Fina – Atacadão Rede Souza – Óticas Diniz – Produtos Vitarella – Restaurante Pizza Grill – Lojas Nagem – Vitória Park Shopping – Ruanna Madeiras – Auto Escola Vitória – Grupo a Fortuna – Pizzaria Mil Graus – RS Locações de Veículos – Nininho Imóveis – Daniel Telecomunicações – Betel Fardas – Prefeitura da Vitória – Farmácia Nossa Senhora de Fátima – Niná – Frigorifico Boi Kente – MV Contábil – Master Gráfica – Borba Construtora – Silvio Serralharia – Hidrovida – Pronto Gráfica – Laboratório Silvano Sarmento – Soraya e Chris Doces Finos – JC2 Projetos e Execuções – Brasil Formatura – SPG Stúdio – Andrade Engenharia – Grupo JB – Arquiles Petrus Fotografia – Posto BR Vitória – Companhia de Dança Neto e CIA – Jornal da Vitória – Blog A Voz da Vitória e Instituto Histórico da Vitoria. Ao folião da SAUDADE – nosso patrocinador numero 1, MUITO OBRIGADO MAIS UMA VEZ.
SERVIÇO
Kit Saudade – até o dia 30 de janeiro de 2016.
À vista – R$ 75,00 ou em 5 vezes de R$ 15,00 no cartão de crédito.
Orquestra Super Oara
Trio Asas da América.
Na saudade!! Você sabe: A GENTE BRINCAR MELHOR.
O PEREIRINHA, O BLOCO DO JAVAN: FIRME E FORTE.

Na manhã de hoje (22) recebemos na nossa redação dois diretores da Agremiação “O PEREIRINHA, O BLOCO DO JAVAN”. Edivaldo Pereira e Mariano Ageu, esse último filho do saudoso carnavalesco e folião Javan Ageu de Lima, estão empenhado na organização do desfile da referida agremiação para o carnaval 2016.

Antes de falar propriamente sobre a programação do Pereirinha, O Bloco do Javan cabe, portanto um pequeno relato sobre o pai de Mariano Ageu. Javan, figura com quem convivi bastante, era um sujeito diferente. Nos primeiros anos do Pereirinha, fui eu quem forneci as camisas. Eram, portanto, os kits que sobravam da Cavalgada Fest (sempre realizada no mês de novembro) que javan mandava colocar o nome do Pereirinha e que servia de kit da Agremiação. Certa vez, em pleno café da manhã da cavalgada, observando a chegada de muita gente, Javan, sempre brincalhão, falou: “Pilako, desse jeito o negócio para o Pererinha vai dá errado, é melhor suspender as vendas da cavalgada para que não faltar as camisas Pererinha”.
Pois bem, para manter viva a memória do espirituoso Javan Ageu de Lima, este ano (2016) os meninos estão preparando uma grande festa. A concentração será no Antigo Esquina Bar (Avenida Silva Jardim). Duas Bandas animarão a festa, regados a bebidas e ao, já tradicional, opem de caldinho. E fechando a festa: ORQUESTRA DE FREVO PELAS PRINCIPAIS RUAS DA MATRIZ.
O Pereirinha, juntamente com a Agremiação “Sem Noção”, estão convidando os foliões vitorienses para a prévia que acontecerá amanhã, dia 23 (Sábado), às 20h, na Matriz. Veja o vídeo e veja os detalhes da festa.
Momento Vitória Park Shopping: Caixa Econômica Federal com data marcada para começar operar.

Recentemente estive no Vitória Park Shopping para falar com o senhor Valdir Nagem sobre carnaval. Na ocasião alongamos o papo e falamos de “um-tudo”, como diz o matuto. Sobre a situação financeira do País, à chamada macroeconomia, disse-me ele: “os investimentos estão travados, do jeito como estar, todos saem perdendo, o rico e o pobre”.
Já com relação ao andamento dos negócios do Vitória Park Shopping, uma vez que ele havia projetado uma série de investimentos, para o último semestre, disse-me ele: “as coisas não andaram no ritmo desejado, mas conseguimos avançar e tirar do papel boa parte das coisas planejadas”.
Apesar da atividade econômica continuar num momento de retração, disse-me Valdir, “conseguimos colocar em operação novas lojas, inclusive algumas daqui de Vitória”. Referiu-se ele, entre outras, ao “Espaço A” e a “Camisaria”. Em breve a Rede de Farmácia Santo Antão, do empresário vitoriense Djalma Gomes, também começa a funcionar no Vitória Park Shopping com uma unidade, pontuou Valdir.
A noticia aguardada – para vitorienses e a população das cidades circunvizinhas – é que as obras da Caixa Econômica Federal estão em ritmo acelerado, com data marcada para começar operar no dia 04 de março de 2016, podendo inclusive, confidenciou-me Valdir, ser antecipada para o dia 20 de fevereiro.

Ao final do nosso encontro, que inicialmente estava ligado ao carnaval da SAUDADE, acabou sendo, mais uma vez, um alongado, proveitoso e agradável bate-papo.
Fábrica Betel: Kits da SAUDADE já estão nas máquinas.
Na manhã de hoje (21) estive na fábrica de fardamentos BETEL. Lá, como faço há vários anos, “batemos o martelo” no que diz respeito à confecção dos kits da SAUDADE. Este ano, como já está sendo amplamente divulgado, estamos fazendo uma homenagem à passagem dos 390 anos do povoamento da nossa Terra Mãe (Vitória de Santo Antão). Mais uma vez, agradeço à parceria ao casal amigo Arlindo e Joelma.
SERVIÇO
Kit Saudade – até o dia 30 de janeiro de 2016.
À vista – R$ 75,00 ou em 5 vezes de R$ 15,00 no cartão de crédito.
Orquestra Super Oara
Trio Asas da América.
Na saudade!! Você sabe: A GENTE BRINCAR MELHOR.
Falando de carnaval para o Blog Nossa Vitória.

Na tarde de ontem (20) recebi na nossa redação a equipe do Blog Nossa Vitória – Danilo e Santos – para conceder uma entrevista sobre carnaval. Evidentemente não irei adiantar o conteúdo da conversa, pois isso caberá aos meninos que estão produzindo a série. Agradeço aos editores do Blog Nossa Vitória por haver sido escolhido como primeiro entrevistado.
Givaldo e Silvano: Parabéns para eles…

Ao sair do Engarrafamento Pitú na semana passada, encontrei – entrando – dois homens importantes para o carnaval da Vitória. Os Maestros Givaldo e Silvano, Orquestra Ciclone e Venenosa, respectivamente, cumprem, juntamente com seus músicos, uma agenda “puxada” de apresentações, animando agremiações daqui e de outras cidades. Parabéns para eles…
Reunião da ABTV.
Na noite de ontem (19) aconteceu mais uma reunião ordinária da ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória. Na pauta, entre outros assuntos, avaliação da 5ª Feijoada da ABTV (ocorrida dia 09), equipe de segurança e cordeiros para os blocos e informes financeiros do caixa da entidade, repassada pelo atuante tesoureiro, Heleno Rodrigues.
OS DESACORDOS DE UM ACORDO – por Ronaldo Sotero
A partir de janeiro de 2016 começarão a vigorar as novas regras ortográficas que mudam cerca de 0,5% das palavras em português. O governo federal decidiu adiar para essa data a obrigatoriedade do texto para sincronizar com as mudanças com Portugal, conforme decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff e publicado em 28 no Diário Oficial da União.
Previsto desde 1990 para padronizar textos nos países lusófonos, a Acordo Ortográfico foi modificado nos anos 2000. O primeiro acordo entre Brasil e Portugal data de 1931. Em 1945 foi assinado um novo. Finalmente, em 2009 o Brasil assinou o último, com prazo até 2015 para o país europeu realizar a transição completa.
Em visita a Portugal, em julho de 2015, o ministro Juca Ferreira, da Cultura, disse que “talvez tenhamos errado no acordo ortográfico”. Era a primeira vez que no primeiro escalão do governo admitia-se publicamente o desacordo. Na prática, desde 2010, as novas regras já estão em circulação. Jornais e editoras se anteciparam na hora de tirar o acento agudo de “ideia”, o trema de “lingüiça” e abolir o hífen de algumas palavras compostas.
Dos oito países que integram a comunidade lusófona, composta de Angola, Moçambique, Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Principe, Guiné-Bissau, Timos-Leste, ainda não existe um concenso sobre a uniformização dessas mudanças.
Infelizmente o Brasil não conseguiu melhorar o tratamento de seu idioma, em decorrência da ausência de uma política educacional efetiva, como se configura nos 500 mil zeros na redação no Exame Nacional de Ensino Médio de 2014.
Agradeço aos amigos o prestígio da leitura, desejando votos de um Feliz Natal e um 2016 de realizações permanentes.
Ronaldo Sotero
Artigo para o Jaboatão Jornal – Dezembro 2015.
SAUDADE 2016: segundo lote é até o dia 30 de janeiro.

No último sábado, 16 de janeiro, fechamos as vendas do primeiro lote da SAUDADE. Agradeço aos parceiros – vendedores autorizados – e principalmente aos foliões vitorienses que escolheram nossa agremiação para brincar, adquirindo o kit de maneira antecipada.
Hoje, terça, 19 de janeiro, começamos as vendas dos kits do 2º lote. Portanto, você que não comprou seu kit antes poderá fazê-lo agora. Sendo assim, procure os pontos de vedas ou os nossos vendedores autorizados, até porque todos já sabem: NA SAUDADE A GENTE BRINCA MELHOR.
SERVIÇO
Kit Saudade – até o dia 30 de janeiro de 2016.
À vista – R$ 75,00 ou em 5 vezes de R$ 15,00 no cartão de crédito.
Orquestra Super Oara
Trio Asas da América.
Na saudade!! Você sabe: A GENTE BRINCAR MELHOR.
Veículo da Prefeitura: SEM “PALPITE” PARA O JOGO DO BICHO…
Não costumo jogar no bicho, mas, vez por outra, faço uma “fezinha”. Ontem (18), dia chuvoso, acordei com a “certeza” que havia “pegado na milhar”. O curioso é que, no sonho, não ficou claro em que bicho ou milhar eu havia sido contemplado.
Pois bem, disse comigo: vou ficar olhando para a placa dos veículos, vai ver SE eu encontro uma “palpite” bom. Passando na Praça Duque de Caxias, por volta das 9h, encontrei um veículo, pertencente a frota da prefeitura, que estava carregando uns cavaletes.
Ao observar à placa traseira do referido veículo, não consegui visualizar os números. Pensei comigo: minha Nossa Senhora, minha vista tá ruim mesmo!!!
Ao fixar bem a vista, até porque aquele poderia ser o “palpite” do meu jogo e, possivelmente, a minha “sorte grande”, é que fiquei sabendo que o carro da prefeitura, mais uma vez, TÁ RODANDO SEM PLACA OBRIGATÓRIA DE IDENTIFICAÇÃO.

Gostaria, portanto, de pergunta aos técnicos da AGTRAN: é legal um veiculo circular nas vias públicas sem a placa traseira? será que carro de prefeitura não precisa de lacre na placa? E se o motorista que estiva dirigindo está camionete, cometesse uma infração, como seria realizada a multa?
Com o fato, para meu descontentamento, a dúvida no jogo do bicho persistiu. Já com relação à bagunça na gestão do Governo de Todos, mais uma vez, FICOU RATIFICADA.
391ª edição da festa do Padroeiro Santo Antão.

Dentro das festividades alusivas ao Padroeiro Santo Antão, na tarde de ontem (17), ocorreu, pelas ruas centrais da cidade, a tradicional procissão. Este ano o evento religioso comemorou sua 391ª edição. Apesar do dia chuvoso e do feriado municipal ter coincidido com o domingo – o que não quebrou a rotina da cidade – um bom número de fies compareceram ao evento religioso.
Às 17 horas os andores de São Sebastião e Santo Antão deixaram a Igreja da Matriz. Veja o vídeo:
Nossas lentes registraram a passagem da procissão na Praça Diogo de Braga. Veja o vídeo:
Este ano toda programação da 391ª da festa do Padroeiro Santo Antão teve a coordenação do novo pároco da Matriz Monsenhor Maurício Diniz.















