Aconteceu na noite do sábado (30) um baile carnavalesco no Clube dos Motoristas “O CISNE”. A Orquestra Temperada da cidade de Chã Grande foi quem animou a festa. Por lá, encontramos alguns foliões da velha guarda que continuam contribuindo com nossa festa maior.
Arquivo da categoria: Editorial
Rivaldo Felipe: “impreterivelmente às 21:32hs”
Na noite do domingo (31) o amigo Rivaldo Felipe, diretor da Troça Carnavalesca Companhia dos Monges em Folia, animado e vibrador, aproveitou para convidar os foliões da Vitória para o desfile “Dos Monges”. Veja o Vídeo:
“Curral do Cajá” é frevo no pé.
Padre Edinaldo e Chico Lima lideraram o Bloco da Paz.

Na manhã do domingo (31) registramos grupo pertencente a Igreja Nossa Senhora de Aparecida – Carnaval da Paz – desfilando pelas principais ruas da cidade. Animados por um trio elétrico, sob a coordenação e a liderança do Padre Edinaldo e do comunicador Francisco Lima, a festa, entre outras coisas, teve como arrecadar fundos para a construção da Igreja da comunidade da Bela Vista. Veja o Vídeo:
“BUIU” desfila pela segunda vez.

Na tarde do domingo (31) acompanhamos à passagem da Agremiação Carnavalesca, “Buiu Em Folia”, pela Praça Dom Luis de Brito. Na parte da manhã, aconteceu a concentração no bairro da Bela Vista que foi animada pelo artista vitoriense Nildo Ventura. Essa foi a segunda apresentação do “BUIU” no carnaval vitoriense. Veja o vídeo:
“Os Barrigas da Água” mantém tradição e arrasta os foliões.
Sem tomar conhecimento de “crise” – ou coisa parecida – as Comunidade do Sítio de Meio, Lídia Queiroz, Paraíso, Maranhão e adjacências, através da Agremiação Carnavalesca “Os Barrigas da Água”, promoveram, na manhã/tarde do domingo (31) um carnaval com a cara do povo.
Contando com três orquestra de Frevo a multidão acompanhou o desfile da agremiação pelas principais ruas da cidade. Estivemos na concentração e acompanhamos também à passagem pelo bairro da Matriz, na Rua do Rosário. Veja os vídeos:
Baby Alegria promove a festa da criançada na tarde do domingo.
Na tarde do domingo (31) a Agremiação Carnavalesca Baby Alegria colou a criançada para brincar. Promovendo uma concentração que distribui guloseimas para foliões mirins, que esse ano foi realizada no Centro da Praça da Matriz, o Baby também animou a garotada com a apresentação com personagem do mundo infantil. Veja o vídeo:
Após o desfile do Baby Alegria gravamos um vídeo com o amigo Charles Romão – presidente do Baby – que comemorou o sucesso da festa. Aproveitou também, como presidente da ABTV – Associação dos Blocos de Trios da Vitória – para mandar um recado para o folião. Veja o Vídeo:
Prévia da Agremiação “OS INTRUSOS”
“AS VIRGENS DA VITÓRIA”, com muita irreverência, mostra sua força no carnaval vitoriense.

Na noite do sábado (30) a Agremiação Carnavalesca “AS VIRGENS DA VITÓRIA” promoveu um grande desfile. Além das ricas, luxuosas, criativas e irreverentes fantasias, que dão um toque ímpar à festa, os participantes, dentro e foram do cordão de isolamento, dançaram ao som do trio “puxado” pelo talentoso artista vitoriense Jonatha Chocolate. Veja o vídeo:
Bloco TE KERO: UMA NOVA DATA PARA O DESFILE.
Por ocasião de um protesto popular, ocorrido na BR 232, na tarde ontem (30), o trio que estava programado para “puxar” o Bloco TE KERO ficou impossibilitado de chegar na hora marcada. O diretor da agremiação, Márcio, nos concedeu um entrevista onde ele explica o fato e revela a nova data para saída do bloco. Veja o vídeo:
O vitoriense Aloísio José toma posse no Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano

Na noite de ontem (28) tomou posse como membro efetivo no Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano o vitoriense Aloísio José. No seu discurso de posse, representando os novos sócios, entre outras coisas, realçou a figura dos seus pais – Aloísio e Eunice – e fez referência ao berço nativista – Vitória de Santo Antão.

Uma comitiva, representando o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória e a AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência se fez presente ao importante acontecimento.
Encontro na Promotoria reune autoridades e diretores de agremiações.
Na manhã de ontem (28) aconteceu uma reunião na sede da promotoria local que teve como objetivo, entre outras coisas, anunciar algumas medidas para carnaval 2016. Com a participação de representantes da Prefeitura, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, ABTV e ACTV e demais diretores de agremiações, o coronel Gilmar Oliveira, presidente do Grupo de Trabalho Operação Carnaval 2016, explanou sobre a festa de MOMO no Estado de Pernambuco.
O Secretário Municipal de Serviços Públicos, Demétrio Ribeiro e o representante do Corpo de Bombeiro, entre outros, também explanaram sobre o regramento relativo ao carnaval vitoriense 2016. Veja os vídeos:
Os Intrusos
Prévia dos Intrusos já tem data marcada! Sem pedir permissão, Os Intrusos invadirão a Praça da Matriz no dia 29 de janeiro, para fazer sua prévia carnavalesca a partir das 20h. Com muito pagode do grupo 100% Amizade. A turma que sequer pede licença está providenciando 100 litros de Suco Gummy para distribuir gratuitamente aos participantes durante esse pré-aquecimento para a folia, que acontece numa sexta-feira.
Os Intrusos saem pelo terceiro ano. O abadá antecipado custa R$ 30,00 com direito a open bar de cerveja, Pitú Cola, Suco Gummy, batida, vinho, mesa de frutas e feijoada. A concentração acontece às 10h da manhã na Gamela de Ouro. Quem tiver interesse em adquirir a camisa, basta ligar para Douglas Farias pelo número (81) 98633 – 5792.
Momento Vitória Park Shopping: DETRAN e novas lojas

Tomei conhecimento na manhã de ontem (27), através do proprietário do Vitória Park Shopping, senhor Valdir Nagem, que a unidade do DETRAN já está com data marcada para inaugurar. Depois de alguns meses de negociação com o Governo do Estado a tomada de decisão aconteceu essa semana. Ainda segundo Valdir: “a interferência do deputado Joaquim Lira, indo comigo para reunião, com o presidente do Detran, foi de fundamental importância para a “batida do martelo” junto algo ao órgão.”
Com data prevista para começar a operar entre os dias primeiro de junho ao primeiro de Julho, deste ano, a unidade do DETRAN no Vitória Park Shopping cumprirá mais uma etapa importante na consolidação do novo Centro de Compras na Vitória de Santo Antão e Região.
Um cronograma de inaugurações começa ser desenhado pelo senhor Valdir Nagem para o próximo mês (fevereiro). Além da Caixa Econômica Federal – que pode ser antecipada para o dia 20/02 – estão previstas a abertura das seguintes empresas:
Caixa econômica – 25.02
Galeria das tortas – 15 /02
Flor do Sal – 15/02
Valentina – 25/02
Mr Victor – 25/02
Farmácia Santo Antão 15/04
INICIO DA OBRA DO HOTEL EM ABRIL.
Conforme anunciamos anteriormente, a direção do Vitória Park Shopping, através do senhor Valdir Nagem, vem tirando do papel aquilo que foi planejado e desenhado, lá atrás. Disse-me Valdir, concluindo a conversa: “Pilako, apesar do momento econômico difícil, no que diz respeito aos investimentos, estamos avançando”.
“Cabeça de Leão” é o nome da nova troça carnavalesca vitoriense.

Tomei conhecimento através do amigo Joel Neto que no carnaval 2016 uma nova troça marcará presença nas ruas da Vitória. A Agremiação Carnavalesca vai se chamar “Cabeça de Leão” e tem por objetivo reunir os torcedores e simpatizantes pelo famoso Leão da Ilha do Retiro. Quando toquei no assunto com os dois torcedores do Sport da foto, dizendo que certamente a torcida tricolor iria montar uma troça também, falaram-me o seguinte: “Pilako, cobra nem cabeça tem… muito menos torcida… ” olhe aí a provocação!
“Doutor” Zé Maria em ritmo de frevo…
Recentemente, no meio da folia, encontrei o “doutor, músico e advogado” Zé Maria do Triângulo. Dessa vez, sintonizado com o momento, seu ritmo foi o frevo. A música dizia: “ouvi dizer…….que o mundo vai se acabar……….”. Veja o vídeo:
Ivair: leitor assíduo do Blog do Pilako.
Elaque Amaral, comandante da Orquestra Super Oara, manda um recado para os foliões vitorienses.

Na tarde ontem (26) recebi na nossa redação o amigo comandante da Orquestra Super Oara, Elaque Amaral. Na ocasião, após nossos acertos de ordem financeira, repassamos o repertório para o desfile da SAUDADE, no carnaval 2016. Elaque é um cara tranquilo, e boa praça. Ele já conhece bem o gosto musical do folião vitoriense, em particular o da SAUDADE. Ao final do nosso encontro Elaque Amaral mandou um recado para a comunidade carnavalesca vitoriense. Veja o vídeo:
SERVIÇO
Kit Saudade – até o dia 30 de janeiro de 2016.
À vista – R$ 75,00 ou em 5 vezes de R$ 15,00 no cartão de crédito.
Orquestra Super Oara
Trio Asas da América.
Na saudade!! Você sabe: A GENTE BRINCAR MELHOR.
Formação de novos talentos musicais.
Texto de Osmam Lins é encenado pela primeira vez em Pernambuco e será apresentado em Vitória de Santo Antão.

A Casa de Dionísio, em parceira com o Coletivo Galileia e o CAV-UFPE, apresenta o Romance dos Dois Soldados de Herodes. A peça, escrita pelo vitoriense Osman Lins, faz parte da fase experimental da sua dramaturgia, composta pela trilogia Santa, Automóvel, Soldado. A apresentação será no dia 29 de janeiro, às 20h, no Silogeu. Ingressos disponíveis 2 hora antes por R$ 10,00.
A pesquisa que deu origem ao espetáculo foi desenvolvida pela Casa de Dioniso, grupo teatral que atualmente desenvolve suas atividades no NUTE – Núcleo de Teatro Experimental – do Centro Cultural Benfica. A primeira fase do projeto foi orientada pelo professor Luís Reis e contou com a participação da guia de percepção corporal Carol Benavides. A montagem do espetáculo, no segundo semestre de 2015, teve a supervisão pedagógica do professor Marcondes Lima.
O espetáculo, Romance dos dois soldados de Herodes, conta a história de dois soldados mercenários que são contratados pelo rei Herodes para matar todas as crianças de até dois anos, nascidas em Belém e nas cercanias. Os dois soldados, velhos amigos, se desentendem após a primeira matança e tomam caminhos diferentes, um decide salvar as crianças em troca de algumas moedas e o outro segue implacável na sua caçada às crianças e ao soldado desertor.
SERVIÇO
Local: Silogeu/Matriz.
Dia: 29 de janeiro de 2016.
Hora: 20h.
Quanto: R$ 10,00 (inteira).
Texto: Osman Lins.
Encenação: Durval Cristóvão.
Elenco: Fell Silva, João Neto, Pedro Rodrigues, Raphael Bernardo e Thays Fernanda Santos.














