No último dia 30 comemoramos o Dia Mundial da Juventude

juventude
O panorama político brasileiro construiu contornos que impulsionam um novo desenho para o futuro, o qual decorre estreitamente da atuação política da juventude. O envolvimento da juventude cria espaços para perceber o modo como a política pode ser reinventada, enfatizando o reconhecimento do jovem como integrante da sociedade e igualmente detentor da responsabilidade frente ao destino comum. Dessa forma, interações formadas entre a juventude e as vozes da experiência são capazes de fortalecer a democracia, contribuindo para o desenvolvimento e a melhoria do país. Já podemos observar que em nossa Vitória de Santo Antão, alguns jovens já se postularam pré-candidatos a disputar as eleições proporcionais contribuindo, com sua força e criatividade, para o engrandecimento do legislativo da nossa cidade. Isso é o que motiva cada vez mais.

Lourinaldo Jr.

EDUCAÇÃO MUSICAL – Um caminho paralelo a alfabetização infanto-juvenil. (PARTE 9)

Quando trabalhamos com Educação Musical com o Corpo Discente infanto-juvenil, ao trabalharmos por exemplo: Rítmo, uma ferramenta fundamental no campo musical, onde sem o rítmo não seria possível existir uma peça  executada por um músico, ou, uma canção executada por um cantor, podemos apresentar os batimentos cardíacos como forma de análise rítmica. No campo musical, se trabalharmos qualquer andamento musical em diversos gêneros, encontraremos rítmos lentos, rítmos moderados e rítmos acelerados.

Se por acaso alguém tivesse perguntado: O que os batimentos cardíacos tem a ver com a ferramenta denominada de rítmo? Iríamos responder simplesmente, que os batimentos cardíacos em seu estado natural, fica aproximado ao rítmo de Samba Canção, no entanto, quando uma pessoa tem um susto, ou, está com bastamente medo, os seus batimentos cardíacos ficam tão acelerados, parecendo o rítmo do Frevo. Estes exemplos nos direcionam a trabalhar com o Corpo Discente infanto-juvenil, de uma forma bem descontraída, para que a Educação Musical na qualidade de Ciência Educacional, Ciências Humanas e Ciências Sociais, tenha aproveitamento no que diz respeito, a esfera do aprendizado musical, como também, as demais disciplinas que compõem as estruturas da formação acadêmica infanto-juvenil.

João Bosco do Carmo
http://lattes.cnpq.br/8222363703321930
E-mail: bcarmo45.bcm@gmail.com

A “Caixa do Shopping” já está atendendo a população.

Participamos na manhã de ontem (04), no Vitória Park Shopping, do ato inaugural da Agência da Caixa Econômica Federal. O evento, entre outras coisas, teve por finalidade marcar o início das atividades bancarias da agência no centro de compras.

Diante de uma plateia composta por funcionários do banco, empresários, político e imprensa a Superintendente da Caixa, Simone Nunes, comemorou o momento realçando a importância da nossa cidade para a Caixa Econômica Federal no  contexto Estado de Pernambuco, disse ela: “ Vitória é o 10º município mais importante”. Veja o vídeo:

Portanto, a partir de agora, os vitorienses e a população das cidades circunvizinhas já podem contar com o atendimento da  “Caixa do Shopping”, que proporciona, sem sombra de duvida, mais conforto, segurança e comodidade.

IMG_7220 IMG_7224 IMG_7226 IMG_7230 IMG_7232 IMG_7233

Lá dos EUA, Pedro Ferrer comenta no blog.

Em temporada nos EUA o presidente do Instituto Histórico, professor Pedro Ferrer, alimenta a saudade da terrinha através do Blog do Pilako. Mesmo “brigando” com o  teclado do computador ele comenta no nosso jornal eletrônico.

Amigo Pilako Alegre com a noticeable da aperture da Caixa no shopping. Tin ha receio que o centro commercial fechasse. Nova luz, nova esperanca. Em San Diego, California, visited o bairro antigo, uma area exclusiva ao tempo do Faroeste, seculo XIX, um museu a ceu aberto. Valeu como suggestao e subsidios para investments no nosso museu.

Abraço,
Pedro Ferrer.

Ps corrija os erros. Dificuldade com o teclado ingles.

KUNG FU VERDE: filme independente produzido na Vitória de Santo Antão.

DSC06836

UM FILME DO CINEMA INDEPENDENTE SOBRE ECOLOGIA E ARTES MARCIAIS, PRODUZIDO EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE. ESCRITO, PRODUZIDO E DIRIGIDO POR: AQUILES THOMAZ.

SÍNOPSE DO FILME:

VILAREJO DA ESPERANÇA. Uma reserva ecológica existente há três gerações onde uma organização denominada de IDM tenta se instalar com a finalidade de fazer desmatamento ilegal. Moram neste local uma mulher chamada Marize (RENATA SILVA) e sua filha Carol de 8 anos (JÉSSICA OLIVEIRA e um irmão TED GREEN (RENNÊTH MILLE) perito em artes marciais que viaja pelo país ensinando que as pessoas devem proteger a natureza. Eles são herdeiros e protetores do lugar que garante a sustentabilidade de 20 famílias. E também existe um segredo secular que acaba despertando ainda mais a ganância dos invasores. Um filme que une EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MUITA AÇÃO! Não perca esta aventura do CINEMA INDEPENDENTE.

Assista o filme agora:

Entrevista com Augusto Cesar: ” Vitória é uma cidade maravilhosa”

augusto
Por ocasião da passagem do cantor Augusto Cesar por nossa cidade, no último sábado (02), fizemos uma entrevista com ele. Acompanhado dos vitorienses Eraldo Boy e Regis Souza, amigos do artista há muito tempo, eu, na qualidade de fã do Augusto, lhe fiz algumas perguntas. Dentre elas, perguntei: por que é que Augusto Cesar não tem uma presença marcante na internet? Assita o vídeo completo:

RECORDAR É VIVER – NO TEMPO DE EU MENINO

(A Cascatinha da Matriz e Manoelzinho de Horácio)

Papai me contava e mamãe assevera que quem construiu essa praça, chamada Dom Luis de Brito, foi Horácio de Barros, pai de Manoelzinho Rangel. Depois, diz que Horácio de Barros não foi à inauguração da obra, porque estava acometido de Tifo. Assistiu ao evento, debruçado na janela de sua casa, na Rua Imperial, popularmente conhecida como Rua do Meio.
Era nessa Cascatinha que Manoelzinho de Horácio tomava cachaça com caramelo de menta, contava piada, soltava lorota e empulhava o mundo.

Manoelzinho de Horácio partiu para a Eternidade aos 73 anos, já faz algum tempo. Ele contava que o médico que lhe tirou o baço e garantiu-lhe um ano de existência morreu primeiro.

Certa vez, Manoelzinho de Horácio me contou que fez um frio tão grande em Vitória de Santo Antão que o Leão Coroado, na frente da Estação Ferroviária, saiu do monumento e foi se esconder dentro de uma barbearia do outro lado da Praça.

Manoelzinho de Horácio era jogador de futebol. Diz que, um dia, ele foi bater um pênalti, quando o adversário Tenente Índio o ameaçou: – Se fizer o gol, me apanha!

Manoelzinho não teve dúvida, furou o gol e saiu correndo do estádio José da Costa, solto na buraqueira, pelo Dique afora.

Sosígenes Bittencourt

O consagrado Augusto Cesar faz a festa no Varanda, mais uma vez,

IMG_7169
Na tarde do sábado (02) aconteceu no Restaurante Varanda do Tadeu, mais um Encontro dos Amantes da Boa Música. O talentoso Rick Anjo deu inicio às apresentações interpretando seu eclético  repertório. Veja o vídeo.

Fechando a tarde festiva, o sempre simpático cantor Augusto Cesar interpretou suas consagradas canções além, claro, das músicas do seu novo CD, não menos românticas. Veja o vídeo.

O evento festivo contou com o patrocínio do Engarrafamento Pitú e do amigo Lourinaldo Jr.

IMG_7159IMG_7153 IMG_7163 IMG_7186 IMG_7188 IMG_7196 IMG_7199

Atenção secretária municipal de saúde da Vitória.

Na noite do sábado (02) nossas lentes registraram na Praça da Rua Amarela, próxima a FACOL,  mais uma cena lamentável que ocorre em toda cidade.

IMG_7202 cópia

Na ocasião dois porcos se alimentavam de lixo e promoviam a maior sujeira e imundice em plena via pública. A secretaria municipal de saúde, sob o comando da sobrinha do prefeito, Veraluci Lira, precisa ter mais responsabilidade e respeito com a população, afinal, porcos comendo lixo em praça pública, definitivamente, se configura em um GRAVE PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA.

Secretária de Saúde Dra. Veraluce Lira – Foto: Portal da Prefeitura de Vitória

Secretária de Saúde Dra. Veraluce Lira – Foto: Portal da Prefeitura de Vitória

Sendo assim, mesmo a contragosto serei obrigado a abrir a “Jaula do Elias” e zerar o contador dos bichos.

Momento Vitória Park Shopping: “A Caixa do Shopping” será inaugurada segunda-feira (04)

VPS1

Foto: Blog A Voz da Vitória

Dentro do planejamento e compromisso do Grupo  Nagem, sob o comando do empresário Valdir Nagem, a direção do Vitória Park Shopping anuncia o evento inaugural da Caixa Econômica Federal – “A Caixa do Shopping” – para a próxima segunda-feira, dia 04 de abril, conforme havíamos anunciado anteriormente.

Com o início das atividades da “Caixa do Shopping”, a partir da próxima segunda, o Vitória Park Shopping entra em uma nova fase, ou seja, agrega serviços essenciais e, consequentemente passa a ser rota diária de pessoas das mais diversas classes sociais, gerando assim, mais fluxo de pessoas e negócios.

Apesar da desaceleração na economia brasileira, sobretudo no segmento do varejo, o Vitória Park Shopping investiu R$ 1.000.000.00 (hum milhão de reais) nessa operação. Portanto, eis aí, uma boa notícia para todos nós da Vitória e cidades circunvizinhas, pois a partir de agora o cliente da Caixa Econômica Federal ganhará mais comodidade, segurança e agilidade nas atividades diárias.

marca_caixa

SERVIÇO
Inauguração da Agência da Caixa Econômica Federal (Caixa do Shopping)
Local: Vitória Park Shopping
Dia : 04 de abril – próxima segunda
Horário: 11h30

Dois milhões de investimento e o tanque continua furado…

Na manhã de hoje (01) nossas lentes registraram, mais uma vez, que o tanque ornamental da Praça da Restauração continua furado. Não custa nada lembrar aos internautas  que o investimento público na reforma da referida praça girou em torno de DOIS MILHÕES DE REAIS.

IMG_7135
Nossa cidade, sob o comando da gestão do Governo de Todos, parece que há se acostumou com a falta de responsabilidade e espírito público dos nossos gestores. Faltando apenas seis messes para as eleições municipais o prefeito Elias Lira vem colocando seu plano em prática. Enquanto  seu aliados pesam que ele está norte,  ele tá no sul.

Atenção Vitória! Atenção Vitorienses a gestão do Governo de Todos não faz o que diz…..

Apesar da Prefeitura já ter se comprometido com o Ministério Público e até publicamente (por mais de uma vez) na retirada dos animais de grande porte das ruas, infelizmente, somos obrigados a dizer que, definitivamente, essa gestão do Governo de Todos é SEM MORAL.

cavallo
Na noite de ontem (31), por exemplo, ao chegar na minha residência, no bairro do Cajá, deparei-me com três cavalos pastando livremente pela via pública. Segue abaixo a nota oficial da prefeitura:

Atenção vitória! Atenção vitorienses. 

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão comunica aos criadores de animais que, a partir do dia 01 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos adotará todas as medidas cabíveis para apreensão de animais que estiverem soltos nas ruas, avenidas e praças da cidade.

A prefeitura comunica também aos comerciantes ambulantes, que deverão retirar suas barracas, carros de mão, painéis e cavaletes que se encontram nas calçadas da Avenida Mariana Amália e demais áreas do centro da cidade, obstruindo a passagem de pedestres e contrariando o que dispõe os artigos 85 e 86 do Código de Postura do Município, que garantem a ordem, a segurança, o livre trânsito e bem estar dos transeuntes.

As medidas serão tomadas a partir de 01 de fevereiro deste ano, decorrente da necessidade de ordenamento das vias urbanas, em especial pela preservação das condições de higiene e saúde pública, atendendo apelos da população e autoridades constituídas.

A Prefeitura da Vitória agradece, desde já, pela atenção, colaboração e compreensão de todos os ambulantes e criadores de animais.

Evite constrangimento. Mantenha sua cidade limpa.

Prefeitura da Vitória de Santo Antão

Mesmo a contragosto, serei obrigado a abrir a “Jaula do Elias” e zerar o contador do blog.

Foto: Portal da Prefeitura de Vitória

Foto: Portal da Prefeitura de Vitória

Wedson Garcia: “nunca vi uma secretaria tão omissa”.

IMG_7114
Mesmo após oito anos consecutivos no poder, a gestão do Governo de Todos, em particular a secretária de cultura, turismo e esporte, comandada por Paulo Roberto,  ainda não conseguiu desenvolver um projeto que atenda, minimamente, a comunidade artística da cidade,  sentenciou Wedson Garcia.

Em conversa com Wedson, meu colega de turma no curso de história, na qualidade de dirigente de grupo teatral,  o mesmo citou inúmeras dificuldades encontradas para realizar arte na cidade da Vitória de Santo Antão.

Com relação ao Conselho de Cultura, criado para cuidar e gerir demandas relacionadas aos movimentos ligados às artes, disse ele: “não funciona”. Segue abaixo, portanto, vídeo com depoimento completo. Veja o vídeo:

Disse o internauta: “bem estacionado”…

Recebi ontem (30) de um internauta que pediu para não ser identificado, um registro fotográfico contendo o seguinte comentário:

“Pilako,  você mais que ninguém saber o que fazer com essa foto. Diga somente que ele estava bem estacionado…..rsrsrsrsr”

bem-estacionado-burrinho
Sendo assim, mesmo a contragosto serei obrigado a abrir a “Jaula do Elias” e zerar o contador do bichos.

VIGÍLIA, ONLINE, DE PROTESTO E REIVINDICAÇÃO

http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/foto-de-cima4.jpg

Há 560 dias (18/08/2014 – 29/02/2016) – 81 segundas-feiras, 80 terças-feiras, 80 quartas-feiras, 80 quintas-feiras, 80 sextas-feiras, 81 sábados, 81 domingos, 85 semanas, 18 meses, 01 ano, 560 alvoradas, 560 crepúsculos vespertinos, 560 noites, 18 luas cheias, 18 luas minguantes, 18 luas novas, 18 luas crescentes e 16 feriados, oficial, nacionais – 13.440 horas , está sendo cobrado do Prefeito a restituição de um bem CULTURAL, PATRIMONIAL, dos residentes e nativos .

Sr. Elias Lyra, devolva a nossa PRAÇA DUQUE DE CAXIAS, arborizada e ajardinada.

Uma de suas funções como servidor, gestor, é de empenho no zelo da preservação e proteção do patrimônio municipal .

No seu governo, há quase dois mandatos, houve continuidade, permissiva, na desfiguração, devastação, extirpação, iniciada por atos de imprudência e desatino do governante anterior, sr. José Aglailson, num de nossos bens patrimoniais da cidade.

Fomos apartados, forçadamente, do bom costume da nossa cultura, de sentar para descanso reflexivo e uso como lazer naquele tradicional local, herança memorial, que faz parte da história da terra.

Aquele jardim público – memorial, foi erguido com o peso do dinheiro pago pelos contribuintes de impostos, da época, por 03 gerações como avós, bisavós e trisavós; queremos SIM a perpetuação daquele espaço inalterado e com a mesma extensão desde sua inauguração.

Código Penal – CP – DL-002.848-1940
Dos Crimes Contra o Patrimônio
Capítulo IV

Dano
Art. 163 – Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia:

Pena – detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

Dano Qualificado

Parágrafo único – Se o crime é cometido:

Inciso III – contra o patrimônio da União, Estado, Município . . . (Alterado pela L-005.346-1967)

Eu, no gozo dos meus direitos à *cidadania, peço ao Ministério Público Federal a apuração das responsabilidades.

*SE INTERESSAR POR TUDO O QUE É DE TODOS (Carlos Augusto Ayres de F. Britto, é membro da Academia Bras.de Letras Jurídicas, foi Pres.do STF, também foi Pres. do TSE, é Pres. da Comissão Especial de Defesa da Liberdade de Expressão da OAB e membro da Academia Sergipana de Letras).

*fiscalização, controle, cobrança, denúncia, representação, queixa e acionamento do poder judiciário.

JORDANIA

Regis Souza: “ALÔ GALERA”…

http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/regis.jpg

Hoje, 31 de março, é dia de parabenizar o popular comunicador Regis Souza,  por mais uma passagem natalícia. Com seu jeito brincalhão e extrovertido Regis introduziu na cidade a seguinte expressão: “ALÔ GALERA”. Nós, que fazemos o Blog do Pilako, desejamos felicidades ao amigo Regis Souza.

Na Matriz a “Zona Azul” virou uma zona…

Dias atrás observei que em um dos lados da Praça Dom Luis de Brito – lado dos banheiros públicos – não mais existem as placas de trânsito regulamentando o estacionamento pago, a chamada “Zona Azul”.

IMG_7105
Muito bem, dessa maneira, segundo a Lei, o usuário não é obrigado a pagar por algo “que não existe”. A AGTRAN e a empresa “sortuda” que administra o sistema, precisam entender que  a população deve  ser respeitada.

O diretor da AGTRAN, o amigo Hildebrando Lima, sabe muito bem que a sinalização de trânsito não pode ser duvidosa, dúbia, sob pena, inclusive, dos atos decorrentes dos agentes de trânsito serem todos nulos.

As tais placas que deveriam estar fixadas, na referida calçada, estão “repousando” próximo à caixa da água. Como já falei anteriormente barrotes de madeira não são matérias indicados  para esse tipo de aplicação: Moral da História, estão tombando em série…

IMG_7102

ACORDA ELIAS LIRA…

Na manhã de hoje (30), ao retornar da Capital Pernambucana por volta do meio dia, na altura do Motel Ckisabe, encontrei uma boiada pastando livremente às margens da Avenida.

IMG_7110
Várias famílias na Vitória de Santo Antão já enterraram seus entes queridos, vítimas de acidentes envolvendo animais, muito deles nessa mesma via de acesso à cidade. Já disse outras vezes e volto a dizer: O PROBLEMA DOS ANIMAIS SOLTOS na Avenida Henrique de Holanda, certamente,  só será resolvido no dia em morrer um parente próximo do prefeito. Acorda para o serviço Elias!!!!!!

Sendo assim, mais uma vez, serei obrigado a abrir a “Jaula do Elias” e zerar o contador.

Foto: Portal da Prefeitura de Vitória

Foto: Portal da Prefeitura de Vitória

Câmara de Vereadores: Bau Nogueira quer dar uma rasteira nos candidatos.

http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/331.jpg

Na manhã de ontem (28), ao estacionar meu carro nas proximidades da Câmara de Vereadores, encontrei os amigos Fernando do Vera Cruz e Josias, ambos pré candidatos a vereador. Do semblante dos dois “saltava” um pouco de aflição.

A “boca miúda”, na cidade, corre uma conversa que a Mesa Diretora da Câmara, assim como na outra legislatura, está preparando uma rasteira nos candidatos do chamado “bloco intermediário”, ou seja, àqueles postulantes que terão uma quantidade de votos que dependendo da arrumação eleitoral – coligação – disputarão, na próxima eleição, com chances reais de vitória.

A bronca é a seguinte: o plenário da casa, meses atrás, aprovou o aumento de 11 para 19 vagas. Segundo informações, o presidente Bau Nogueira estaria sofrendo pressão para, após o prazo de filiação – início de abril –  mudar a regra do jogo, ou seja, a mesma coisa que fez o Aglailson, na eleição municipal passada, quando presidiu a Câmara no segundo biênio (2011-2012). Ocorrendo essa modificação, muitos dos candidatos do chamado “bloco intermediário” estariam liquidados antecipadamente, isto é: seriam apenas calda ou “escada”, como alguns gostam de falar.

Criando esse clima de terror, pré-filiação, os candidatos menos experientes ficam mais vulneráveis ainda, isso porque, caso a disputa seja com menos vagas (11 ou 13), poucas coligações alcançariam o chamado coeficiente eleitoral. Neste caso (com menos vagas) a chance dos candidatos a vereador (intermediário) passa a ser analisada sob outro ponto de vista, ou seja: para ter a possibilidade de se eleger, ele tem que está filiado em um partido que, com ou sem coligação, alcance o coeficiente eleitoral.

Foto: Câmera de Vereadores de Vitória

Foto: Câmera de Vereadores de Vitória

Solicitado para opinar, disse que esse “jogo de terror”, que o presidente Bau Nogueira está promovendo não melhora em nada seu histórico no legislativo, isso porque sua passagem pela presidência da casa em outra ocasião, não foi lá uma “BRASTEMP”.

Como conselho, disse o seguinte: com esse mar de incertezas e com esse clima de terror, para quem quer realmente brigar por uma vaga, a melhor opção é convocar todos os pré-candidatos e ESVAZIAR OS PARTIDOS QUE TEM VEREADOR FILIADO.

Com essa ação, inicialmente, o jogo se inverte, ou seja: os partidos que tem CANDIDATOS  com mandatos (VEREADOR) forçadamente serão obrigados a se coligarem entre si, isto é: eleitoralmente “um vereador matará o outro”, abrindo-se, portanto, vagas para os partidos ou coligações que não tem vereador disputando. Para isso, completei: tem que se ter coragem,  realmente  tem que estar  focado na disputa para ganhar. Mas, para  quem está nesse jogo apenas para ganhar dinheiro a melhor opção é ficar aonde o Prefeito mandar, pois cargo e “mamatinha”  na Prefeitura,  só ele tem pra dá.