
O ANOITECER é a hora da SAUDADE.
O AMANHECER é a hora da ESPERANÇA.
Sosígenes Bittencourt
Na hora do almoço do sábado (21) participei de mais um agradável encontro do Círculo dos Amigos da Vitória. Esta confraria, por assim dizer – já que os participantes são vitorienses ou tem ligações profundas com a cidade – foi fundada em 1981 por um conjunto de eminentes conterrâneos.
Na ocasião aconteceu, de maneira simbólica, a transferência da presidência do Círculo do então coordenador, Rogoberto Rangel, para o amigo Aluizio José, filho da professora Eunice Xavier que encarnava, de maneira emblemática, o “espírito e o corpo” desse movimento nativista. Veja o vídeo:
Dentro da “ordem do dia”, gentilmente, nos foi aberto um espaço à divulgação do nosso recém-lançado livro Apelidos Vitorienses. O presidente do Instituto Histórico, professor Pedro Ferrer se encarregou de fazes as devidas apresentações. Veja o vídeo:
Ao fazer uso da palavra, realcei às vezes em que participei de eventos do Círculo. Invariavelmente atuava como companhia e motorista para meu pai, Zito Mariano. Aliás, por uma feliz coincidência, lembrei a todos que, caso estivessem vivos, papai e mamãe, completariam – sábado 21 de maio 2016 – sessenta e um anos de casados.
A receptividade ao livro foi muito boa. Os amigos conterrâneos, ao adquirirem a obra, sempre sugestionam pessoas apelidadas para servir de conteúdo em um próximo volume. Estou anotando tudo e já tem um bom número de apelidos catalogados.
O clima do encontro não poderia ser melhor. De maneira colaborativa e vibrante alguns participantes, portadores de dotes musicais, “subiram” ao palco para brindar os presentes com música de qualidade. Veja os vídeos com os “artistas” Paulo Machado e os irmãos Xavier (Fátima e Gustavo).
Aconteceu na noite do sábado (21) a tradicional festa junina “Forró do Coelho”. O evento mantém a tradição de abrir o ciclo das festividades do gênero na cidade. Este ano a diretoria da agremiação (carnavalesca) comemorou sua 37ª edição. A Banda do forrozeiro Jorge Neto iniciou a festa. Veja o vídeo:
O renomado compositor e cantor pernambucano da cidade de Caruaru, Petrucio Amorim, principal atração musical da festa, enriqueceu a festa e botou o povo para dançar. Veja o vídeo:

O amigo Batfino, no domingo (22), reuniu em sua residência familiares e amigos para comemorar seu aniversário, ocorrido na última segunda feira (16). Como um sujeito festeiro e reconhecidamente “bom de embalo”, Batfino conseguiu reunir convidados de todas as tendências, mostrando assim que é uma pessoa querida e plural. O amigo Joel Neto, entre outros, usou da palavra para realçar o “enorme coração” do aniversariante. Veja o vídeo:
De maneira animada e musicada, coordenado pelo artista Rick Anjo, todos os presentes cantaram o famoso “Parabéns Pra Você”. Veja o vídeo:
Mais uma vez quero agradecer o convite ao amigo Batfino e parabeniza-lo, junto com toda sua família, pela forma carinhosa e acolhedora com recebei todos.

Na noite de ontem (19), através da internet, leitores do nosso blog repassaram-me informações (difusas) sobre o projeto enviado à Câmara de Vereadores pelo Poder Executivo, tratando de questões sobre desafetação.
Antes de comentar, segue, portanto, a definição de afetação e desafetação: “Afetação consiste em conferir ao bem público uma destinação. Desafetação (desconsagração) consiste em retirar do bem aquela destinação anteriormente conferida a ele”.
Muito bem, com relação ao conteúdo do projeto aludido confesso que não tive acesso. Assim sendo fico impossibilitado, neste momento, de tecer maiores comentários no que diz respeito aos valores e às devidas transações. Mas, com relação às últimas práticas da gestão do Governo de Todos posso emitir minha opinião, sem maiores problemas.
Pois bem, coisa muita pior que desafetação o prefeito Elias Lira, no curso do seu mandato, vem promovendo na nossa cidade. É bom que se diga que o prefeito, a revelia de tudo e de todos, doou vários espaços públicos na cidade na maior CARA DE PAU. A Praça Professor Luis Boaventura, hoje, “Praça do Gena”, é um bom exemplo!!

Com relação ao negócio realizado com o Grupo Veneza (troca de ruas por asfaltamento) a comunidade local não ficou satisfeita com a permuta. Além das ruas terem diminuído de tamanhos, prejudicando quem tem galpão na área e que precisa trafegar com caminhão, uma delas foi pavimentada pela metade. Algo esquisito e estranho ao rito do processo legal.
Já com relação ao galpão da “ex-futura-sulanca”, transacionado com o Grupo Raça, segundo especialista, o preço saiu bem abaixo do valor de mercado, um negócio, digamos: “de pai pra filho”. É bom que se diga que a gestão do governo de todos passou oito anos no poder e não conseguiu uma afetação qualquer para o referido prédio, o que demonstra, claramente, uma tremenda incompetência ou uma possível má fé.
Mas, segundo os “cientistas políticos populares” toda essa “moda” de desafetação na cidade, produzida no último ano da gestão do prefeito Elias Lira, entre outros motivos, tem como objetivo contemplar a FACOL com a rua que já foi ocupada por ela , há mais de uma década, ainda na gestão do Governo Que Faz. Quem viver verá!!
Por falar em Governo Que Faz, comandado pelo folclórico ex-prefeito José Aglailson e seu filhos, por uma questão de justiça, devo dizer que no quesito patrimônio público municipal a sua gestão foi bem diferente da atual.

Na Era do Governo Que Faz o grupo político amarelo chegou a chamar a gestão comandada por Aglailson de “Imobiliária Municipal”, uma vez que a mesma adquiriu vários imóveis na cidade, alguns deles, inclusive, até hoje tendo total serventia para coletividade, a exemplo do prédio doado ao Instituto Histórico e Geográfico da Vitória e o terreno do Distrito Industrial, ao passo que a gestão do Governo de Todos, com muito mais recursos, no mesmo quesito, as coisas “só andaram para traz”, ou seja: Elias vendeu até o que Aglailson construiu e, no ritmo que vai, até o final do seu governo poderá, sabe se lá, desafetar até o Palácio Municipal e a Praça da Matriz….
Não quero aqui, portanto, desdizer o que sempre disse – Elias e Aglailson são farinha do mesmo saco – mas, mesmo com o folclórico ex-prefeito José Aglailson “pintando miséria” na cidade, invadindo terrenos e construindo aberrações urbanísticas , sou obrigado a dizer, neste momento, que no quesito “patrimônio municipal” a gestão do Governo Que Faz produziu algo de positivo, fato, inversamente ocorrido na Gestão do Governo de Todos, ou seja: SOB A ADMINISTRAÇÃO DE ELIAS LIRA NOSSO MUNICÍPIO TORNOU-SE, EM TEMOS DE PATRIMÔNIO PÚBLICO, MAIS POBRE. Sendo assim, não seria nenhum absurdo dizer que o prefeito Elias Lira passa à história como o mandatário municipal que mais DILAPIDOU O PATRIMÔNIO PÚBLICO DA NOSSA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO..
No final manhã de ontem (19) nossas lentes registraram dois burros “tucaiando” o prédio da Antiga Estação Ferroviária. Por se encontrar em estado de abandono, o histórico prédio, o prefeito certamente deve ter contratado-os por um precinho bem em conta. Bom para os cofres da municipalidade.
Seria cômico, se não fosse trágico!!!
Na manhã de hoje (20) recebi na nossa redação a visita do amigo comunicador Josué Correia. Na ocasião o mesmo entregou-me o convite para participar dos eu conceituado programa “Gente Interessante”. A minha participação será, ao vivo, no próximo dia 02 de junho, das 14 às 16 horas, pela Rádio Tabocas Fm. Desde já Agradeço ao amigo Josué pela atenção e distinção.

Não vou aqui discutir sobre o impeachment da presidente Dilma, muito menos falar das expectativas do governo do presidente interino Temer. Com relação ao suposto golpe e às chamadas peladas fiscais, o tempo se encarregará de estabelecer, com a devida coerência e a necessária sensatez, o enquadramento dos fatos.
Daqui da minha Vitória de Santo Antão – Centro do meu Mundo – observo que o Brasil estar mudando de patamar. Não pelo recente processo político de impedimento imposto ao governo central. Não pelas recentes medidas administrativamente tomadas pelo recém entronado mandatário, e sim pela Operação Lava-Jato, que tem como timoneiro o juiz federal Sérgio Moro.

Não obstante o Magistrado, lá de Coritiba, já ter enjaulado brasileiros da mais alta plumagem, nesta empreitada cívica/jurídica saneadora, ontem, 18 de maio de 2016 a divulgação da sentença de vinte três anos e três meses de cadeia, por ele prolatada, na direção do ex-ministro e “capitão” do time do governo na Era Lula, Zé Dirceu, modifica, de maneira acentuada, nossa sensação de que vivemos no Pais da impunidade. Deve-se também levar em consideração que o apenado, Dirceu, já havia sido condenado por ocasião do processo conhecido como “escândalo do mensalão“.
Nada muda do dia para noite. No último dia 13 de maio, por exemplo, relembramos à passagem dos 128 anos da abolição da escravatura no Brasil, mas, apesar do ato jurídico perfeito, hoje, somos obrigados a reconhecer que, de maneira prática – apesar das novas leis e de uma nova ordem social – houve apenas uma transferência dos irmãos de matrizes africana, das senzalas para as favelas. Vale salientar que mesmo após treze décadas da mudança 45% da população negra, recebem menos de um salário mínimo para viver.
Portanto, enquanto sociedade civil organizada – verdadeiros donos da Nação – precisamos cobrar dos nossos funcionários públicos (políticos) posturas diferentes, sob pena, ao que parece, em curso, de sermos obrigados a retira-los a força das confortáveis cadeiras dos suntuosos palácios e parlamentos, diretamente para as masmorras dos presídios.
Na manhã de hoje (19) estive na Câmara de Vereadores para fazer uma doação de um exemplar do meu primeiro livro – Apelidos Vitorienses, ao arquivo da casa. Por lá, fui recepcionado pela simpática amiga Vera que, de maneira muito gentil, levou-me para conhecer as dependências onde repousam os registros pretéritos mais importantes do Poder Legislativo local.
O jornalista Luís Boaventura está preparando um livro que conta história da TV Asa Branca, emissora afiliada a Globo em Caruaru. Além de relatar a evolução do canal de TV e mostrar como ABTV é feito, Boaventura também faz um relato ano a ano, de 1991 a 2016, dos principais fatos que a emissora cobriu.
“Fatos que fazem parte da história de Pernambuco e foram registrados pela Asa Branca como a tragédia da hemodiálise, denúncia de trabalho infantil na Feira da Sulanca, tremores de terra e as enchentes”, explica o autor.
Além de levantar os fatos nos arquivos da emissora, foi também feito uma busca para encontrar os repórteres que passaram pela Asa Branca e cobriram esses fatos destacados. Alguns, inclusive, dos primeiros anos da TV, como Ana Paula Freire que hoje mora no interior de São Paulo. A previsão é que o lançamento ocorra no começo de agosto, quando a emissora completa 25 anos.
Com informações da assessoria de imprensa
Hoje (17) pela manhã, ao trafegar pela Antiga BR 232, deparei-me, novamente, com o veiculo da frota da prefeitura que “roda”, há meses, sem o devido emplacamento. Ora!! Dessa maneira o trabalho da AGTRAN fica, no mínimo, maculado. Como pode, então, o agente de trânsito na rua exigir que o cidadão comum cumpra as leis se a própria Prefeitura desmoraliza o sistema? E se o motorista dirigindo este veiculo, por ventura, atropelar uma criança na rua e se evadir do local? Nem a placa do veiculo poderá ser anotada… já pensou ?
Meses atrás mostrei aqui também que foi a própria Prefeitura – ao promover uma reforma no posto de saúde do bairro de Águas Branca – que invadiu a calçada e quebrou o alimento urbanístico da principal rua do bairro.

Recentemente, divulguei aqui no blog que foi o próprio Prefeito que “presenteou” um parente dele com um espaço público no centro da cidade para que o mesmo construísse, sob o asfalto da via pública, um prédio para servir como ponto comercial.

Como podemos observar, apenas nesses poucos maus exemplos, nossa cidade, no que diz respeito à qualidade dos políticos, ainda encontra-se no século 18, quando o Brasil ainda era um grande latifúndio. O curioso disso tudo, é que certa vez o amigo Ozias Valentim, então secretário de governo desta gestão municipal, se utilizou do microfone da Rádio Vitória FM para dizer: “ Elias é um prefeito legalista….Ele gosta de tudo dentro da lei”… IMAGINA SE NÃO FOSSE?
O motorista ao deixar a Antiga BR 232, com destino ao Distrito de Pirituba, na altura do Posto de Rubão, caso não conheça a Região, ficará desorientado. A placa indicativa, fixada às margens da via, estar sendo “engolida” pelo mato.

A gestão do Governo de Todos chega ao seu oitavo ano consecutivo no poder e ainda não conseguiu engrenar. Elias Lira, na campanha eleitoral de 2008, dizia que, caso ganhasse a parada, iria promover uma cidade bem administrada. Moral da história: enganou a todos e de quebra elegeu seu filho deputado estadual – aquele que dizia detestar política e que por ele seu pai já tinha deixado esse negócio… E TOME MENTIRA!!!!
Hoje (17) pela manhã, mais uma vez, fiquei “enganchado” no trânsito, no trecho que compreende a “Rua da Casa dos Pobres”. Como já falei inúmeras vezes, ainda não consegui entender a manutenção, pela AGTRAN, do estacionamento ao lado da Igreja Assembleia de Deus. Valendo salientar: SEM COBRANÇA DA CHAMADA ZONA AZUL.
Sugestiono aos entendidos da AGTRAN, mais uma vez: RETIREM O ESTACIONAMENTO POR UMA SEMANA PARA FAZER UM TESTE… SE PIORAR A FLUIDEZ DOS VEÍCULOS, VOCÊS RETORNAM COM O ESTACIONAMENTO… FAÇAM UM TESTE E PERGUNTEM AOS MOTORISTAS QUE TRAFEGAM DIARIAMENTE PELO LOCAL, SE PIOROU OU MELHOROU?… Como já falei, sou apenas um curioso na matéria…
Ontem (16) recebi um e-mail do internauta J.S Machado contendo um registro fotográfico e o seguinte comentário:
Bom dia, Pilako.
Após sua matéria no blog na semana passada sobre as árvores que estavam necessitando de poda na rua Valter de Barros no Cajá, na subida do Colégio Santo Inácio, a prefeitura rapidamente fez uma intervenção desastrosa na última sexta-feira. Simplesmente depenaram por completo as 3 árvores, e abandonaram durante todo o fim de semana os entulhos na calçada, comprometendo a mobilidade dos transeuntes e bloqueando a entrada da moradora da casa.
J.S. Machado.
Pois bem, também na manhã de ontem (16), nossas lentes registraram a veracidade das informações do internauta J.S Machado, quando encontramos os funcionários da prefeitura recolhendo os galhos das árvores.
Toda essa ação atrapalhada e sem critério, realizada pela gestão do Governo de Todos apenas revela, de maneira saliente, o que venho falando reiteradamente: mesmo após oito anos consecutivos no poder, a gestão do GOVERNO DE TODOS AINDA NÃO CONSEGUIU ENGRENAR.
Tudo isso, sem contar que o município mantém no quadro de funcionários contratados uma profissional da área do meio ambiente, trazida por Barbosinha lá das bandas de Caruaru, recebendo um salário considerável, para simplesmente PELAR AS ÁRVORES, QUANDO NÃOS AS DEIXAM COM OS GALHOS QUASE NO CHÃO… Meus Deus, quanto absurdo… Quando acabar !! Esse pessoal ainda deseja ser reconhecidos como gestores sérios e comprometidos……
No inicio da noite de ontem (16), no bairro do Cajá, próximo ao prédio da Faculdade, registramos dois cavalos circulando na área. “Certamente” a gestão do Governo de Todos deve estar querendo aproveitar à circulação de pessoas de outras cidades na localidade, em função dos muitos alunos da instituição superior de ensino, para apresentar-lhes – sutilmente – O “NOVO” PROJETO ECOLÓGICO, onde equinos “capinam” os matos próximos aos meio fio e “tratam” e recolhem na barriga, seletivamente, o lixo colocado nas vias públicas.
SERIA CÔMICO, SE NÃO FOSSE TRÁGICO…
Caro Pilako, se possível fazer uma matéria com este material que lhe envio.
Trata-se de um descasco com a Rua: 2ª Travessa Dilermano Tavares de Lima (segunda rua após a LOCAR). Todas as ruas do Bairro Novo foram asfaltadas a um ano atras ficando apenas esta rua, três Abaixo Assinado foram entregues a prefeitura e não se obteve respostas, gostaria do apoio do blog como uma das ferramentas para divulgação deste apelo.
Envio fotos com e trago as legendas, logo abaixo.
Obrigada.
Maria Odacia
Acesso da Rua: 2ª Travessa Dilermano Tavares de Lima (segunda rua após a LOCAR). 
Entulhos e sucatas ocupam espaço na rua, coleta de lixo e capinação não é realizada.
Todo o Bairro Novo foi Asfaltado menos a Rua: 2ª Travessa Dilermano Tavares de Lima.

Na tarde do domingo (15) os torcedores do Tricolor do Arruda, na Vitória de Santo Antão, tinham motivos de sobra para saírem as ruas. Ao som do trio Pileque, puxado pelo talentoso artista vitoriense Jonatha Chocolat, as rua centrais da cidade ficaram nas cores vermelha, branca e preta.


Nossas lentes registraram a passagem do “carnaval tricolor” pela Praça Diogo de Braga. Com a Copa do Nordeste no papo, com o bi pernambucano na sacola e a vitória na estreia no campeonato brasileiro da séria “A”, os torcedores, mais animados, do Santa Cruz estavam dizendo de o Santinha havia se tornado o Big Brother, ou seja: TODA SEMANA ELEMINAVA UM. Veja os vídeos:
Na tarde do domingo (15), no bairro do Cuscuz, nossas lentes registraram que o NOVO PROJETO ECOLÓGICO do prefeito Elias Lira, continua em teste pela cidade. Trata-se de equinos – CAVALO E BURRO – roçando matos bem no cantinho do meio fio. Veja o vídeo.
SERIA CÔMICO, SE NÃO FOSSE TRÁGICO.
Veja matéria anterior com o mesmo projeto ecológico:
Sob o comando da presidente Lúcia Martins, na tarde do domingo (15), aconteceu na sede da AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência – um evento dedicado ao dia das mães intitulado TARDE POÉTICA. Além da apresentação dos acadêmicos, artistas vitorienses enriqueceram musicalmente o encontro. Veja o vídeo:

Aconteceu no sábado (14) no Restaurante Varanda do Tadeu mais um Encontro dos Amantes da Boa Música. Por lá, quem comandou a festa foi o talentoso Willams, juntamente com o professor Beto e o Sinéia na Bateria. Veja o vídeo:
No palco, com uma participação especial, o recém-chegado à Vitória de Santo Antão, Juliano Martinez com seu estilo sertanejo arrancou aplausos acalorados dos presentes. Veja o vídeo:
Ao final do show do Juliano Martinez fiz uma rápida entrevista com ele onde o mesmo afirma que escolheu nossa cidade para morar e trabalhar. Veja o vídeo:
