-
Morte: Dedicado, apresentou a cachaça Pitú ao mundo
FERNANDA PEREIRA NEVES
DE SÃO PAULO21/12/2016 – 00h00
O sonho de fazer engenharia química levou Elmo Cândido Carneiro para Recife ainda na adolescência. Estudou, prestou vestibular, mas o legado da cachaça falou mais alto e fez o jovem voltar para a pequena cidade pernambucana de Vitória de Santo Antão e para a empresa da família, a Engarrafamento Pitú. O rapaz sério e observador não lamentou a mudança. Era apaixonado pela cidade natal e apegado à família. E, em pouco tempo, estava encantado também por Maria Vitória, filha do sócio do pai. Casou com a moça em 1951.
No comando da empresa, Elmo expandiu os negócios. Primeiro levou a cachaça Pitú para São Paulo e Rio de Janeiro, nos anos 1960, depois vieram as exportações. “Começou com a Alemanha, mas hoje nós somos a principal exportadora de cachaça do Brasil”, conta a filha Vitória. Também inovou o mercado ao propor a venda de cachaça em latinhas –hoje, 40% de todas as vendas da empresa.
Apesar da dedicação à companhia, ele não deixava de levantar voo de vez em quando. Estava sempre fazendo uma nova viagem, que podia ser das mais luxuosas às mais rústicas. Chegou a percorrer parte dos EUA de carro por mais de 50 dias em 1962, com a mulher, que estava grávida.
Nada o parava. Ia de carro, ônibus ou avião. Sozinho, com a mulher ou com a família toda. Desde Jequié, no interior da Bahia, até Paris. No final, garantia a quem quisesse ouvir que as cidades mais lindas do mundo eram Paris e sua Vitória de Santo Antão.
Morreu dia 10, aos 90 anos, devido a uma infecção. Deixa a mulher, Vitorinha, seis filhos, 11 netos e 11 bisnetos.
Arquivo do Autor: Cristiano Pilako
Em noite memorável no Teatro Santa Isabel, Getúlio Cavalcanti grava seu DVD.
Para os que gostam do saudoso carnaval pernambucano, a noite de ontem (20) foi memorável. O imponente Teatro Santa Isabel, no Recife, abriu suas portas para receber uma plateia diferenciada. No palco, o que existe de melhor no Brasil do gênero musical de frevo de bloco e coral lírico, juntamente com a maior autoridade no assunto: Getúlio Cavalcanti.
Com o apoio da Rede Globo Nordeste foi realizada a gravação do DVD de Getúlio Cavalcanti. Contudo as imagens colhidas, ontem, também serão exibidas na televisão aberta, em programas alusivos ao nosso Triduo Momesco.
A convite participei do memorável evento festivo. Antes mesmo de acomodar-me em um dos camarotes da secular casa de espetáculo, as movimentações para adentrar já davam o tom da noite. Veja o vídeo:
Com a experiência de muitas décadas de carnaval o artista Getúlio Cavalcanti falou um pouco da sua história pessoal, da sua vivência no segmento dos blocos líricos, assim como narrou a essência de algumas das suas composições.
Com a filha e a neta, Getúlio recebeu no palco corais e pastoras das agremiações que mais se destacam no carnaval pernambucano – nesse gênero musical, Veja os vídeos:
Fechando a parte musical do espetáculo lírico e gravação do DVD, Getúlio Cavalcanti cantou, juntamente com todos os corais convidados, a sua mais famosa composição. Veja o vídeo.
Ao final, depois de ser aplaudido de pé pelo público presente, Getúlio Cavalcanti agradeceu a presença de todos. Uma das suas filhas, visivelmente emocionada, disse: “ meu pai, o senhor é o baluarte disso tudo. Esse teatro está aqui lotado em sua homenagem……”. Veja o vídeo:
Portanto, para os que se identificam culturalmente com as festividades carnavalesca, em particular pelo movimento lírico, resta, apenas, esperar a exibição do programa pela TV Globo para conferir com mais detalhes esse belíssimo espetáculo genuinamente pernambucano e, claro, preparar a fantasia para outros desfiles, que acontecerão em breve, nos primeiros meses de 2017.
Nossa cidade no século XIX…
Faltando dez dias para deixar o Palácio Municipal – o que resta de uma jornada de oito anos consecutivos no poder – a gestão do Governo de Todos na questão da fiscalização e recolhimento dos BICHOS NAS RUAS configurou-se num total fracasso.
Na tarde de ontem (20), por exemplo, nossas lentes registraram na “Subida”, próxima a Praça Luis Boaventura, uma “família” de porcos de alimentando de lixo, nas calçadas. Não custa nada lembrar que esse tipo problema, não solucionado pela municipalidade, nos leva, por assim dizer, à Vitória de Santo Antão do Século XIX.
Lourinaldo Junior no dia da diplomação como vereador da Vitória de Santo Antão.
Em mensagem enviada ao nosso blog, disse o vereador eleito e diplomado, Lourinado Junior:
“Na manhã de segunda feira 19/12/2016, recebemos nosso diploma de vereador eleito. Só tenho a agradecer a Deus, a minha família, aos 2431 amigos que confiaram e acreditaram no nosso trabalho.
Tenho fé em Deus que a partir de 2017 estarei representando todos os cidadãos vitorienses com muito trabalho, honra e dedicação. Deus abençoe nossos caminhos para que cada vez mais tenhamos sucesso em nossas vidas. Muito Obrigado a todos !!
Apelidos Vitorienses: MORENO
Dando continuidade a nossa coluna: Apelidos Vitorienses, que tem por objetivo revelar a origem do apelido dos conterrâneos que são mais conhecidos pela alcunha do que pelo próprio nome, hoje, falaremos do senhor Clóvis Amaro de Lira.
Disse-nos o senhor Clóvis Amaro de Lira que pelo fato de haver nascido com a pigmentação da pele mais escura da família, sua avó, com apelido de “Abelha”, foi logo dizendo: “esse é o moreninho da família”.
Contou-nos ainda o senhor Clóvis Amaro de Lira que desde criança que seus familiares, vizinhos e amigos nunca lhes trataram pelo nome de batismo, e sim pelo apelido de MORENO. Na escola, contudo, o nome social também continuou em detrimento ao nome de batismo.
Identificamos, portanto, o senhor Clóvis Amaro de Lira como mais um vitoriense que é mais conhecido pelo apelido do que o próprio nome, ficando assim, desde já catalogado na coluna do nosso blog: Apelidos Vitorienses. Veja o vídeo:
Retrospectiva Vitoriense 2016!

Sintonizado com os grandes meios de comunicação do País que sempre, ao final de cada ano, condensam em um só programa, intitulado RETROSPECTIVA, os fatos marcantes e importantes do Brasil e do Mundo nosso Jornal Eletrônico Vitoriense – Blog do Pilako – convida, mais uma vez, os internautas ANTONENSES a construir conosco a RETROSPECTIVA da Vitória de Santo Antão (2016).
Na medida do possível iremos catalogar os fatos e acontecimentos, nas mais diversas áreas, que foram importantes e relevantes para história da nossa cidade no ano de 2016.
Portanto, envie sua indicação e sugestão – a partir de hoje para o nosso e-mail, pilakovb@hotmail.com – para construirmos juntos nossa retrospectiva vitoriense. Se preferir, comente nesta postagem!
Para você quais foram os acontecimentos relevantes e fatos marcantes que acorreram na nossa cidade durante o ano de 2016?
Rede Souza: QUER GANHAR UMA MOTO?
Vitória de Santo Antão: Natal nas Trevas da escuridão…

Entre as muitas matérias que li no Diário de Pernambuco do domingo (18) uma, particularmente, me fez refletir com mais profundidade sobre nossa Vitória de Santo Antão, algo que já faço naturalmente.
Pois bem, diz o título da publicação: “O tradicional Natal da Suíça pernambucana”. Completa o subtítulo: “Natal Luz de Garanhuns já virou tradição no Nordeste e segue como opção econômica ao turista local”.
A matéria realça o clima vivenciado pela cidade, fincada na Região Agreste do nosso Estado. Em função da programação natalina promovida pela prefeitura, segundo o jornal, os 3.000 leitos de hotéis e pousadas estão sendo ocupados. Espera-se para o ciclo natalino algo em torno de 600 mil pessoas, até o dia 31 de dezembro.
Com relação à decoração de Natal produzida na cidade inteira – segundo a matéria – foi obra de 60 artesões locais. Com relação às apresentações musicais para a festa os artistas da terra é maioria nos palcos.
Carros alegóricos temáticos e trenzinho desfilam pelas ruas cidade. O mercado de suvenires, logicamente produzido pelos nativos da cidade das flores, é também incentivado, o que ajuda no incremento da economia local que já aqueceu em torno de 7%, segundo a matéria.

Após essas variáveis desse verdadeiro desenvolvimento sustentável local – que está em total ebulição num município do mesmo porte da nosso – a noticia mais animadora é que TODA ESSA CONSTRUÇÃO ACONTECEU EM APENAS QUATRO ANOS ( UM MANDATO).
O prefeito reeleito de Garanhuns (Izaías Regis), juntamente com sua equipe das áreas da cultura e do turismo, com vontade política, planejamento e competência produziram uma verdadeira “industria ecológica” na Suíça Pernambucana, em apenas um mandato.
O Curioso dessa “mágica” é que na nossa cidade – município do mesmo porte, do mesmo estado e com arrecadação financeira semelhante – a gestão do Governo de Todos, mesmo após oito anos consecutivos no poder, não conseguiu avançar “um palmo” sequer na questão turística, mesmo possuindo uma potencialidade extraordinária. Por aqui, aliás, só se fala em crise e calote.
Com relação ao Natal, contudo, não custa nada lembrar: POR INICIATIVA DA PREFEITURA DA VITÓRIA NÃO TEREMOS NEM UM BICO DE LUZ PISCANDO NA CIDADE, PARA FESTEJAR O NASCIMENTO DO MENINO JESUS. Será que é castigo ou incompetência mesmo?
1ª Salão de Arte Vitoriana por Aldênio Marques.
Na tarde do sábado (17) visitamos o evento intitulado 1º Salão de Arte Vitoriana que tem, entre outros objetivos, realçar a arquitetura da cidade nas mais diversas formas de expressão artística.
O evento foi aberto ao público no dia 16 e segue até o próximo dia 22, com entrada franca. O Casarão dos Deus e Melo, localizado na Rui Barbosa, foi o local escolhido para abrigar o movimento que congrega vários artistas da cidade.
Por ocasião da nossa passagem, gravamos um vídeo com o amigo diretor do Centro Artístico Corarts e também idealizador do evento, Aldênio Marques, sobre suas impressões do 1º Salão de Arte Vitoriana. Veja o vídeo:
Seu Rochina: PATRIMÔNIO VIVO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

No último encontro do ano, promovido pela AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência, ocorrido na manhã do domingo (18), em sua sede (Sobradinho), registrei uma preciosidade.
Eulâmpio Valois da Rocha, mais conhecido por Seu Rochinha, na qualidade de sócio da entidade e prestes a completar noventa e cinco anos (25-12), distribuiu vitalidade, escrevendo e lendo sua mensagem natalina.
Para os que não sabem, em tempos remotos, Seu Rochinha, atrás de um balcão farmacêutico, atuou como uma espécie de “anjo salva-vidas” dos vitorienses. Dos mais velhos aos mais novos, para os mais ricos e também para os mais pobres, Seu Rochinha era “o cara”.
Minha mãe (Dona Anita), prima legitima de Rochinha (como ela chamava), não cansava de dizer: “eu não sei o que seria de mim, com dez filhos, se não fosse Rochinha”. Portanto, assim como outros emblemáticos vitorienses, Seu Rochinha, inquestionavelmente, se configura num verdadeiro PATRIMÔNIO VIVO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. Veja o vídeo:
Carnaval 2017: agremiações animadas por trio elétrico, voltarão a desfilar no Pátio da Matriz.
Após reparos e ampliações, na noite de ontem (15), aconteceu uma reunião na sede da ABTV- Associação dos Blocos de Trio da Vitória – entre os diretores das agremiações afiliadas e os membros da equipe de transição do prefeito eleito Aglailson Junior, convidados através do oficio 29/2016.
Na qualidade de interlocutores da nova gestão municipal, que assumirá a partir de 2017, Marcos Rocha e Junior Macarrão escutaram atentamente as demandas e ações que se fazem necessárias para que o Carnaval 2017 aconteça de maneira exitosa.
Com relação às questões financeiras, no que diz respeito ao incentivo por parte do governo municipal, na direção das agremiações, Marcos Rochas adiantou que só poderá se posicionar em janeiro, em função das analises financeiras que só serão conhecidas com a posse da nova gestão.
Já com relação ao percurso oficial do carnaval 2017, foi taxativo: “volta ao normal”, ou seja: as agremiações que desfilam animadas por trio elétrico, voltarão a passar no Pátio da Matriz. “Tudo como antes”, disse ele.
Após esse primeiro encontro a impressão que ficou para os diretores das agremiações presentes é que, doravante, um novo ciclo se abre entre o governo municipal e as agremiações. Marcos Rocha demonstrou interesse em solucionar várias questões, inclusive se colocando à disposição para novos encontros.
Após a informação da volta do percurso normal, fiz questão de dizer: só com essa medida, de partida, o carnaval já melhora em 50%. Portanto, se já existia uma boa expectativa para o carnaval 2017 – por “N” fatores” – agora, após esse primeiro encontro, as coisas começam a tomar forma PARA A NOSSA FESTA MAIOR “VOLTAR A SORRIR”.
Elmo Cândido Carneiro: jornais da Capital publicam nosso artigo.
Foi com satisfação que constatei, hoje, a publicação em dois grandes jornais da Capital – Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco – o artigo postado no nosso blog, homenageando a figura do eminente antonense Elmo Cândido Carneiro.
Utilizando-me de um dos atributos do homenageado – humildade – devo confessar que as referidas publicações encontraram mais motivação no assunto abordado do que propriamente na qualidade textual.
Reconheço também, contudo, que quando se “fala” (escreve) com a voz do coração, cuja mesma esteja alicerçada na luz da realidade plena, há junção de bons motivos para que as coisas aconteçam.
Programa Maquinho Saile na TV Vitória, em breve!
Na tarde de ontem (15) recebi na nossa redação o apresentador Marquinho Saile. Nesse nosso primeiro contato – articulado por sua assessoria de imprensa – tive o prazer de conhecer um cara simpático e bem comunicativo.
Marquinho, em breve, estará comandando um programa de auditório na Tv Vitória, canal 58, de segunda a sexta, logo após o programa do Jota Domingos. Palavras dele: “um programa local com qualidade nacional”.
Com direito a plateia e quadros variados, tais como: calouros e quadros itinerantes – “quebra- galho”, tapa-no-visual e etc – Marquinho Saile também vai garantir espaço para artistas locais e atrações já consagradas.
Portanto, a partir de agora, é esperar o anuncio da estreia do Programa Marquinho Saile, que tem na sua produção, entre outros, o competente vitoriense Pablo Dantas.
Elmo Cândido Carneiro: Missa de Sétimo Dia.
Na manhã de hoje (16) aconteceu na Igreja Nossa Senhora do Livramento a Missa de Sétimo Dia de Seu Elmo Cândido Carneiro. Familiares, amigos e funcionários do Engarrafamento Pitú participaram da celebração.
Agradecimento da família:
“Queremos agradecer a todos os familiares e amigos que manifestaram as suas condolências e pêsames pela nossa grande perda. Pelos gestos e palavras de conforto, e pelo carinho e atenção que tiveram para com nossa família. Muito Obrigado!”
Aniversário em dose dupla!

Hoje, 16 de dezembro, é dia de cantar o famoso “PARABÉNS PRÁ VOCÊ” na direção das gêmeas Symone e Soraya, em função da passagem natalícia. Apesar da soma de décadas de primaveras as duas ainda continuam sendo confundidas nas mais diversas ocasiões, assim como no passado. A enfermeira Symone, além de ser minha cunhada, é minha comadre. A empresária Soraya, minha esposa e mãe do meu Gabriel. Quem é Symone e quem é Soraya na foto?
Gustavo Free: “Quero que as pessoas sejam livre, sejam elas, assim como tento ser”
Recentemente o vitoriense José Gustavo Ferrer de Morais Santana, conhecido por Gustavo Free, foi destaque nas páginas do Diário de Pernambuco. Além da história profissional, a matéria também retrata um pouco do sentimento do estilista com a arte. Entre outras coisas, disse Free: “Quero que as pessoas esqueçam a ditadura fashion, levem a vida com mais leveza. Quero que as pessoas sejam livres, sejam elas, assim como tento ser”.
1º Salão de Arte Vitoriana.
Ônibus dos estudantes: UM ROSÁRIO DE MENTIRAS…

As últimas informações que circulam pela cidade, no que diz respeito ao transporte público aos estudantes, coordenado pela gestão do Governo de Todos, são lamentáveis. O prefeito Elias Lira estar concluindo sua carreira política “caindo pelas tabelas”.
Se antes das últimas eleições os universitários foram às ruas – em passeata – exigir respeito e compromisso cobrando melhorias no sistema, após o dia 02 de outubro (2016) os mesmos estão sendo obrigados a pagar um transporte alternativo para concluir o semestre na faculdade. Tudo isso, sob o silêncio dos nossos atuais gestores.

Não custa nada lembrar que na campanha de 2008 o então deputado e candidato a prefeito, Elias Lira, desfilou com um ônibus de primeiro andar pelas ruas da cidade.

No ano da sua reeleição, em 2012, voltou às ruas com outra bravata visual para impressionar os estudantes. Além de expor ônibus novos no prédio da Secretária de Saúde, localizada na Avenida Henrique de Holanda, promoveu uma espécie de carreata pelas principais vias do município.

Passado o tempo, e hoje a gestão do Governo de Todos com apenas duas semanas de poder, é hora de fazermos uma pequena avaliação, apenas desse contexto. Quantas mentiras, quantas falsidades e quantas ilusões…….. No campo eleitoral, Elias até conseguiu enganar e arrematar a prefeitura, nas suas últimas disputas, mas esqueceu que todos esses estudantes serão os formadores de opinião da cidade e que estarão apostos para emitir veredictos – com conhecimento de causa – sobre sua ações como gestor e , consequentemente, sobre o futuro político do seu herdeiro, o Joaquim Lira.

Perigo na Rua Velois Correa…
Na manhã de ontem (13) ao caminhar pelo bairro do Livramento fui abordado por uma jovem senhora. Disse-me ela: “Pilako, foi bom eu lhe ver. Estou toda arranhada por conta de uma queda que levei da moto, naquela rua da Simetria, por conta daquela brita que está espalhada na rua e a prefeitura não faz nada”. Continuou ela: “bota no teu blog, para ver se a prefeitura toma alguma providencia”.
Realmente o problema que ela se referiu é verdadeiro. Existe uma construção nessa rua – Valois Correa – que o material fica atrapalhando os pedestres e os motoristas. Aliás, um morador dessa rua já fez até reclamação escrita, aqui no blog.
Eu disse que iria postar o fato, narrado por ela, mas que a situação da atual gestão é de total abandono e que infelizmente, outras pessoas irão passar pelo mesmo problema dela. De resto, apenas faço um alerta aos transeuntes para terem cuidado e que os condutores de veículos, principalmente ciclistas e motoqueiros, redobrem a atenção ao trafegar na referida via.
Apelidos Vitorienses – PEZÃO
Dando continuidade à nossa Coluna: Apelidos Vitorienses, que tem como objetivo revelar a origem dos conterrâneos que são mais conhecidos pela alcunha de que pelo próprio nome, hoje, revelaremos a história do nome social do senhor Fernando Soares da Silva.
Contou-nos o senhor Fernando que seu apelido começou desde os tempos de adolescente – 15 anos – na escola. Em função do avantajado par pé de que possui os colegas da época passaram a lhe chamar por “Pezão”.
O curioso é que dois irmãos mais velhos – que também possuem pés grandes – também foram apelidados por Pezão. Segundo Fernando, no inicio ela não gostava da alcunha, mas com o tempo se acostumou e atualmente apenas seus pais lhe chamam pelo nome de batismo – Fernando.
Eis aí, portanto, mais um antonense que é mais conhecido em toda cidade pelo seu apelido – Pezão – do que pelo próprio nome – Fernando Soares da Silva. Veja o vídeo:





















