A 392ª edição da Festa de Santo Antão teve início ontem.

Com a procissão das bandeiras de São Sebastião e Santo Antão, na noite de ontem (08), deu-se oficialmente aberta a  programação da 392ª edição da tradicionalíssima Festa de Santo Antão, uma das mais antigas do Brasil. Veja o vídeo:

Após as celebrações litúrgicas, ocorridas na Igreja da Matriz de Santo Antão, aconteceu no centro da Praça D. Luiz de Brito diversas apresentações culturais. Registramos uma delas: veja o vídeo:

A extensa programação religiosa e festiva, segue até o dia 17 de fevereiro, feriado municipal dedicado ao nosso padroeiro, o Glorioso Santo Antão.

 

Carnaval 2017: ACTV com nova diretoria para o carnaval.

Conforme anunciado, aconteceu na noite da sexta (06) a eleição da ACTV – Associação do Carnaval Tradicional Vitoriense, para eleger sua nova diretoria para o biênio 2017\2018. A chapa 1 (chapa única), que teve como candidata a presidente a carnavalesca Viviane, doravante, é quem vai coordenar o processo das agremiações que são animadas por orquestra e afins.

Na qualidade de presidente da Comissão eleitoral, o produtor cultural Leonardo Edardina, juntamente com toda comissão, foi o responsável pelo rito processual eleitoral. Desde já, nós que fazemos o Blog do Pilako, desejamos sucesso à nova diretoria da ACTV.

Carnaval 2017 – SAUDADE – mais comunicação e interação com os foliões vitorienses.

Diz a música de minha autoria: “na segunda-feira o carnaval é de primeira, a SAUDADE tá na rua, é festa a noite inteira”. Pois bem, para que seja concretizada a festa, na noite da segunda-feira de carnaval, precisamos, antecipadamente, planejar e trabalhar para que as coisas saiam do papel, do hipotético para o mundo real e concreto.

Seguindo a forte tendência no contexto da comunicação, esse ano (2017), a SAUDADE, além das outras ferramentas já utilizadas para se comunicar com os foliões vitorienses, em particular o seu associado  – TV, rádio, jornal, blog e carro de som – também terá uma página oficial no Facebook e um canal direto pelo whatsApp, para tirar dúvidas e acrescentar informações,  que por ventura se façam necessárias.

Com mais essa iniciativa, de fato, estaremos produzindo uma comunicação mais ampla. Contudo, não podemos deixar de evidenciar que a melhor propaganda de um produto ou serviço ainda é o já tradicional “boca a boca” sobretudo, no nosso caso,  quando estamos  nos referindo aos  autênticos foliões pernambucanos que apreciam o frevo, o frevo canção, o frevo de bloco e as tradicionais marchinhas carnavalescas.

Portanto, doravante, na medida do possível, estaremos ONLINE – horário comercial – para encurtamos a distância na nossa, já pavimentada, relação social e carnavalesca. Aliás, não custa nada lembrar: NA SAUDADE, A GENTE BRINCA MELHOR!

Acesse nossa página no Facebook e fale conosco através do WhatsApp – 9.8456.4281

CARNAVAL 2017: ABTV promove reunião de trabalho.

Dentro dos preparativos para o Carnaval 2017 e para o evento intitulado 6ª Feijoada da ABTV, que ocorrerá no dia 28 de janeiro no Restaurante Gamela de Ouro, na  noite de ontem (05), aconteceu mais uma reunião ordinária da ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória.

Na ocasião os empresários Jucival Amorim e Cesar Romão apresentaram suas propostas comerciais aos diretores da referida entidade. As agremiações, como todos sabem, entre outros, contratam serviços de cordeiro, segurança e bombeiro civil.

Até o carnaval,  na noite das quintas,  acorrerão as reuniões da ABTV, em sua sede, localizada na Rua Saldanha da Gama, bairro do Livramento. Não custa nada lembrar que esse ano (2017) a ABTV estará comemorando duas décadas  de fundação, razão  pela qual estará homenageando todos os carnavalescos vitorienses que atuaram como diretor da entidade, no transcorrer desses últimos vinte anos de serviços prestados ao carnaval da Vitória.

Carnaval 2017 -GIRAFA -Fundação da Girafa – por Dryton Bandeira

Ávidos por algo diferenciado e motivador para brincar o carnaval de 1950, um grupo de “corrioleiros” (amigos), teve a inusitada idéia de “roubar” a girafa alegórica usada como símbolo do Armazém Nordeste – A Girafa Tecidos (casa comercial situada na Praça da Bandeira). Discretamente a missão foi cumprida com sucesso, e o produto do ilícito sorrateiramente recolhido à Oficina Atômica, de propriedade de Zé Palito.

Reunião marcada, corriola reunida, bebidas servidas, discursos proferidos: estava fundada a Troça Carnavalesca Mista A Girafa. Oficialmente a data da fundação é 16/01/1950, como consta em Ata lavrada à época.

A primeira Diretoria ficou assim constituída:

– Presidente: José Mesquita de Freitas (Zezinho Mesquita);
– Vice-Presidente: José Augusto Férrer;
– Secretário: José Jacinto;
– Diretor Geral: José Celestino de Andrade (Zé Palito);
– Orador: Mauro Paes Barreto;
– Tesoureiro: Aluízio Férrer;
– Diretor Musical: Paulo Férrer;
– Fiscais: João Carneiro (Doido) e Hugo Costa;
– Diretor Artístico: Nivaldo Varela;
– Porta-Estandarte: Wilson Coelho (O Bruto);
– Comissão de Recepção: Donato Carneiro, José Pedro Gomes, Eliel Tavares, José Vieira (Zequinha), Rubens Costa e João Peixe.

Após o carnaval, sanadas as arestas geradas por conta de “roubo” do animal símbolo de Armazém Nordeste, ficou devidamente acordado entre as partes que a alegoria em questão, seria emprestada anualmente pela referida loja e posteriormente devolvida em perfeito estado de conservação. Anos após, a diretoria mandou confeccionar sua própria Girafa, símbolo maior e marca-registrada dos girafistas até os dias atuais. Vale enfatizar que a Girafa é a única agremiação da cidade a participar de todos os carnavais desde sua fundação.

Durante anos e já na condição de Clube, abnegados foliões conduziram os destinos da folia girafista e suas alegorias foram montadas em diversos locais da cidade, até que em 1986 foi concluída a construção do um moderno e amplo barracão, localizado à Rua Eurico Valois (Estrada Nova). O citado barracão não foi festivamente inaugurado, em face do falecimento de Dona Jura. Tão girafista quanto seu marido Mané Mizura.

As apresentações ocorriam nas manhãs de domingo e terça-feira de carnaval, saindo da Praça Félix Barreto, no Bairro do Livramento. Acordes do famoso hino e gigantesca queima de fogos sinalizavam o início de mais um desfile. Clarins anunciavam a presença do Clube na ruas da cidade e o abre-alas era composto do animal símbolo e de foliões devidamente caracterizados de Girafa. Belas e criativas fantasias compunham as alegorias, geralmente inspiradas em temas infantis. Transcorridas alguma horas, o percurso era alegremente cumprido. Novo show pirotécnico, frevo e muita confraternização, fechavam com risos e lágrimas mais um dia de exaltação à Girafa.

Três estandartes saíram às ruas da cidade durante mais de cinco décadas de existência. Inúmeras orquestras animaram os girafistas. Dentre elas: A Venenosa, 3 de Agosto e a do Maestro Seminha de Limoeiro. O hino oficial é: Exaltação à Girafa, composto por Guga Férrer (letra) e Sérgio Patury (música), gravado na voz de Babuska Valença.

Pesquisa e Texto de de Dryton Bandeira

ACTV convoca afiliados para a eleição que acontece amanhã (sexta 06).

Aconteceu na noite do ontem (04) a última reunião preparatória para a eleição da ACTV – Associação do Carnaval Tradicional da Vitória. No encontro, ocorrido no Clube dos Motoristas “O Cisne”, entre outras coisas, ficou definido que a eleição ocorrerá amanhã – sexta 06 – conforme já estava prevista, pela Comissão eleitoral.

Na ocasião gravamos um vídeo com a Dra Verônica Andrade,  onde a mesma explica detalhes sobre o processo eleitoral da ACTV e aproveita para convocar os diretores das agremiações carnavalesca que desfilaram nos dois últimos anos no carnaval vitoriense. Veja o vídeo:

Carnaval 2017- SAUDADE: comemorando o Centenário da Praça Leão Coroado

Com o ano novo, além das esperanças renovadas, chega também o carnaval. Aliás, dizem por aí, que no Brasil, o ano pra valer só começa após o reinado de MOMO. Em tempos de decepção na política, na economia e com a operação Lava Jato em plena atividade, um porre de fantasia também ajuda a melhorar o astral.

Pois bem, para os pernambucanos 2017 será um ano pra lá de especial, em função do Bicentenário da Revolução Pernambucana, ocorrida em 06 de março de 1817. Nosso estado,à época, talvez o mais  rico e próspero do pais,  sob os raios do iluminismo francês, também deu seu grito de liberdade abafado, posteriormente, pelo poderio bélico da Monarquia  portuguesa.

Com a intenção de celebrar o centenário deste importante acontecimento em nossa cidade, sob o comando do então prefeito Eurico do Nascimento Valois, em 1917, aconteceu a inauguração  da nossa Praça Leão Coroado.

A obra alegórica, que relembra o gesto heroico do Capitão de Artilharia José de Barros Lima que matou com sua espada o Brigadeiro português Barbosa de Castro,  foi um trabalho do renomado escultor Bibiano Silva.

Assim como em edições anteriores, em que evidenciamos às coisa boas da Vitória de Santo Antão,  nossa agremiação carnavalesca, SAUDADE, no desfile de 2017, fará uma homenagem à passagem do Centenário deste importante monumento histórico do nosso município, assim como relembrará o Bicentenário do movimento libertário que ficou conhecido como Revolução Pernambucana.


Portanto, na SAUDADE, além dos foliões brincarem um carnaval animado, com músicas que alegra o coração e que nos remete aos velhos e bons carnavais, o folião  ainda aprende um pouco da história da nossa cidade. Aliás, não custa nada lembrar: NA SAUDADE, A GENTE BRINCA MELHOR!!

SERVIÇO:

Agremiação Carnavalesca SAUDADE
Atrações: Orquestra Super Oara e o Trio Asas da América
Preço: à vista por R$ 73,00 ou em 5x R$ 16.00 no cartão de crédito – até o dia 04 de fevereiro.
Vendas: Escritório do Blog do Pilako – Óticas Diniz – Posto BR Vitória – Vendedores Autorizados.

NA SAUDADE, A GENTE BRINCA MELHOR!!!

Sosígenes Bittencourt: UM PROFESSOR MULTIFUNCIONAL!

O amigo professor, pensador e poeta vitoriense, Sosígenes Bittencourt, por ocasião de uma prévia carnavalesca, recentemente ocorrida, mostrou que não é bom apenas na pena e no latim. Na qualidade de bom ouvinte o nosso amigo professor,  além  das extraordinárias aulas de regência verbal e nominal, parece também estar qualificado para a regência musical.  Veja o vídeo:

Tempo Voa Vídeo está de volta…

A partir de hoje (04), até o carnaval, voltaremos com nossa  postagem diária, na coluna Tempo Voa Vídeo. Nela, como de costume, realçaremos um pequeno vídeo com o carnaval vitoriense de outrora exibindo, entre outra coisas, desfiles dos carros alegóricos, orquestras de frevo, bailes e entrevistas.

Hoje, contudo, relembraremos uma das entrevistas com o  saudoso carnavalesco e grande folião, Seu Sitonho do Posto. Veja o vídeo:

Prefeito Aglailson Junior assume o comando da cidade!!

Começo essas linhas agradecendo o convite recebido, enviado pela assessoria do prefeito Aglailson Junior, para solenidade da posse. Por estar com a família fora da cidade, em virtude da festa da virada do ano, antes já programada, não pude comparecer. Portanto, Obrigado!

Foto: Reprodução/Facebook Julio de Pipia

Pois bem, através da internet e ligações telefônicas tomei conhecimento das movimentações atinentes à tomada de posse do prefeito eleito Aglailson Junior, na tarde do dia primeiro de Janeiro de 2017. Como era esperado, muita participação popular.

Aglailson Junior assume o comando do Poder Executivo local em meio ao caos administrativo, instalado na cidade pela gestão do Governo de Todos, comandada pelo ex-prefeito Elias Lira. Aliás é de conhecimento público que os serviços básicos foram paralisados, pagamentos não foram honrados e obras ficaram pelo meio do caminho. Tudo isso é fato! Em nome da micro-crise e da macro-crise espera-se, contudo, muita criatividade  e austeridade do novo prefeito.

Logicamente que as primeiras ações não serão determinantes, mas não deixarão de ser indicativos, sobretudo para os que acompanham com mais atenção às movimentações políticas\administrativas.

Com relação à montagem do organograma administrativo, à primeira vista, ficou “enxuto”. Acredito ter faltado uma secretária de imprensa, mas se uma diretoria for montada, subordinada à Secretária de Governo, certamente cumprirá o seu papel. Já com relação aos novos secretários, confesso que não conheço todos.

Já com relação aos primeiros pronunciamentos do prefeito Aglailson Junior devemos analisa-los por vários aspectos:

No tocante à disposição para o trabalho, quando ele diz que acorda cedo e quer toda equipe fazendo o mesmo, isso é bom, desde que eles tenham liberdade para agir e atuar, pois não adianta cobrar empenho dos auxiliares se os mesmos não tiverem autonomia para tocar os projetos. Foi acertada sua ideia de começar os trabalhos fazendo uma grande “faxina” na cidade, pois a mesma está imunda, fedendo e com sujeira nos seus quatro cantos.

Ao fato de Aglailson Junior haver gerado uma mensagem política, com relação ao seu filho, achei desnecessária para o momento, pois a mesma gera mais demanda de ordem política\pessoal ao início da sua administração, que convenhamos, deveria estar  pautada essencialmente nas soluções dos problemas da cidade, que não são poucos.

Foto: Reprodução/Facebook Julio de Pipia

Outro anúncio desproporcional, na minha modesta opinião, refere-se à ação de expor, em praça pública, os equipamentos danificados e imprestáveis, deixados pela gestão anterior. Isso, convenhamos, não soma em nada. O correto seria dar publicidade aos desmandos e  denunciar o ex-prefeito Elias Lira e seus secretários correlatos às esferas de fiscalização competentes. Isso seria a atitude correta. Não se pode ser mais do mesmo!!

O prefeito Aglailson Junior está tendo a oportunidade de começar um novo tempo administrativo na nossa cidade, com uma caneta cheia de tinta e muitas folhas em branco e deveria, na medida do possível,  procurar compreender que “os tempos” são outros e que não basta apenas dizer que será o prefeito de todas as cores, tem sim que avançar para provar que pode ser diferente e ampliar o raio de atuação, saindo  da bipolaridade administrativa. Nossa cidade, Vitória de Santo Antão, não aguenta mais ficar patinando ou dando voltas em círculos.

De resto, assim como a maioria dos antonenses, espero e torço para que o prefeito Aglailson Junior promova uma exitosa gestão e  que possamos crescer todos juntos com a nossa cidade. Portanto, desde já, nós que fazemos o Blog do Pilako, desejamos sorte, equilíbrio e sucesso ao prefeito Aglailson Junior,  nessa sua nova empreitada.

Novo da Banca é o Presidente da Câmara de Vereadores da Vitória.

Foto: Reprodução/Facebook Julio Pipia

Após tentativa frustrada, em 2013, o vereador Novo da Banca, em 2017, chegou à presidência da Câmara de Vereadores. Com um plenário formado por dezenove parlamentares o presidente que acaba de assumir pela primeira vez o Poder Legislativo do município haverá de ter muito jogo de cintura para administrar os interesses da maior bancada da história da Casa Diogo de Braga.

Pilotando o seu quinto mandato consecutivo, o Novo da Banca obteve dezoito votos, dos dezenove possíveis (quase unanimidade). O vereador Mano Holanda lançou sua candidatura e votou nele mesmo. Desta maneira Mano acabou sinalizando que pretende manter-se alinhado ao grupo político “amarelo” cujo perfil do eleitorado está mais próximo dos eleitores que lhe reconduziu ao parlamento local,  após permanecer quatro anos fora do poder. Mas, para os que conhecem um pouco de política, será muito improvável que o Mano Holanda seja um opositor ferrenho do sistema.

O curioso dessa disputa  para a Mesa Diretora da Câmara é que o Novo da Banca foi reeleito  vereador (2016) no palanque liderado pelo ex-prefeito Elias Lira, mas que durante o processo de negociações – pós eleição municipal – arrematou as “bênçãos” do prefeito Aglailson Junior para conseguir o cargo, algo  incomum nesses processos.

Portanto, ao vereador e agora presidente da Câmara de Vereadores para o biênio 2017\18, Novo da Banca, cabe promover uma gestão sintonizada com os novos conceitos administrativos e procurar adequar, na medida do possível, os interesses da casa às demandas mais urgentes da população vitoriense. Nós que fazemos o Blog do Pilako, aproveitamos para parabeniza-lo e desejar sucesso nessa nova empreitada do amigo e  vereador Novo da Banca.

“PORQUE HOJE É SEXTA” abre a temporada das prévias carnavalescas da Vitória.


Na última sexta-feira do ano (2016) aconteceu no Pátio da Matriz a prévia da agremiação carnavalesca “PORQUE HOJE É SEXTA”. Se preparando para sua quinta participação no carnaval vitoriense (2017), o grupo surgiu em função do tradicional encontro de um grupo de amigos, que ocorria sempre ao final da tarde das sextas, para tomar umas e outras e colocar o papo em dia. Este ano, conforme adiantou a sua diretoria, a saída da agremiação será antecipada para o dia 17 de fevereiro, ou seja: duas sextas antes do sábado de Zé Pereira. Veja o vídeo:

Com a tradicional mesa de frutas tropicais, tenda, som e a orquestra de frevo,  comandada pelo Maestro Silvano, o “embalo” na noite da última sexta do ano (2016) foi garantido. Veja o vídeo:

Na qualidade de secretário de cultura, turismo e esporte – confirmado antecipadamente – o amigo Marcos Rocha prestigiou o evento, mostrando que está ligado e disposto para desempenhar sua mais nova função laboral.


Portanto, com a prévia do PORQUE HOJE É SEXTA o carnaval vitoriense 2017 já começa ser efetivado, de fato, nas ruas da cidade.

Apelidos vitorienses: JOÃO POTÓ.

Na  nossa Coluna Apelidos Vitorienses, hoje, vamos revalar o motivo pelo qual o senhor João Ferreira do Nascimento ficou mais conhecido na cidade pelo seu apelido – João Potó – do que pelo próprio nome.

Contou-nos o senhor João Ferreira do Nascimento que quando ele ainda era jovem, na década de 1950, gostava de jogar bola e também se destacava por ter um bom preparo físico, aliás  desenvolvia  uma velocidade acima da média da maioria dos seus colegas.

Nessa época, até então, as pessoas lhe chamava apenas por João ou João de Baixa – uma referência direta ao seu pai (Baixa Jiló). Contudo, uma música que fazia sucesso à época,  lá pelas bandas do Sertão, falava assim: “ trabalhadores do Sertão…vamos agora apresentar João Potó…..João Potó é o maior…….”.

Pois bem, em uma determinada manhã,  no Campo do Dique, em função de uma jogada futebolística em que João estava participando, no mesmo momento em que a música estava tocando em um  rádio, gritou  o torcedor “Dadai Pichilinga”: “João Potó é o maior.. João Potó é o maior…”.

Pronto, desde esse acontecimento o senhor João Ferreira do Nascimento passou a ser chamado por todos pela alcunha de “João Potó”.  Essa  é, portanto, a história que fez mais um vitoriense ser mais conhecido na cidade pelo apelido do que pelo próprio nome. Veja o vídeo:

Câmara de Vereadores: QUEM SERÁ O NOVO PRESIDENTE?


Há mais ou menos quinze dias, aqui na Praça Leão Coroado, bati um alongado papo com o vereador reeleito, Novo da Banca. Aliás, gravamos até um vídeo que foi postado no nosso jornal eletrônico.

Na ocasião o cardápio principal da nossa conversa fez referência direta à eleição da mesa diretora da Casa Diogo de Braga –  biênio 2017\18 –  que acontecerá na tarde do dia primeiro de janeiro de 2017.

Aparentemente o Novo da Banca me transpareceu seguro quanto ao consenso em torno do seu nome para ser eleito o  próximo presidente da casa. Falou do interesse do prefeito eleito Aglailson Júnior em seu nome e disse que já havia conversado individualmente com todos atores envolvidos na disputa.

Neste contexto,  não custa nada lembrar que em 2012 o Novo da Banca, antecipadamente, também foi o escolhido como “presidente” da casa. Mas numa manobra de bastidores, na hora “H”, ele acabou saindo de cena. Segundo informações o prefeito Elias Lira, juntamente com alguns vereadores, em  articulações “subterrâneas”, deram-lhe uma rasteira.  O eleito foi o  vereador Edmo Neves,  apesar do mesmo nunca ter creditado sua vitória ao interesse  direto do chefe do executivo.

Na atual situação – com dezenove vereadores –  uma “virada de mesa” não é tão simples assim. Aliás, no início do mês de novembro, o vereador eleito Mano Holanda rechaçou à ideia de “interferência do Poder Executivo na eleição da mesa diretora da casa”.

Recentemente, em duas ocasiões, conversei com o articulado vereador eleito, André de Bau – filho do atual presidente da Câmara, Bau Nogueira – sobre o assunto. Em nenhum momento ele confirmou que já havia o consenso em torno do nome do vereador Novo da Banca, apesar de reconhecer que o mesmo tem qualidades para tal.

Contudo, diante da falta de clareza de alguns atores envolvidos nesse processo o vereador Novo da Banca estar correndo o risco de “morrer na praia” novamente. Ou seja: no dia da eleição aparecer “um candidato surpresa”, como ocorreu da outra vez (2012).

Como observador da cena política local, acho que numa  eleição para presidente da câmara tudo pode acontecer. Existem muitos interesses no entorno dessa disputa. Mas, neste contexto, pelo menos um trunfo está na mão do vereador Novo da Banca, ou seja:

Caso o próximo presidente eleito não sejá o vereador Novo da Banca, o prefeito eleito Aglailson Junior já começaria seu mandato com uma RETUMBANTE DERROTA, pois “nos corredores do mundo político” o prefeito que não consegue articular a eleição da mesa diretora da casa legislativa,  já começa mostrando fraqueza e insegurança.

Portanto, desde já, a sorte está lançada: SERÁ QUE  O PREFEITO ELEITO,  AGLAILSON JUNIOR, TERÁ FORÇA POLÍTICA PARA ELEGER O SEU CANDIDATO OU SERÁ QUE OS VEREADORES MAIS TARIMBADOS É QUE TEM  MAIS PRESTÍGIO NO PLENÁRIO DA CASA?

Dona Ina: UMA GUERREIRA…

Na manhã de hoje (23) fiz o trajeto do Bairro do Cajá até o Cemitério São Sebastião, acompanhando o enterro de Dona Ina, uma das moradoras mais antigas da Rua Dr José Rufino. Ela, na qualidade de inquilina de um imóvel de meu pai, Zito Mariano, há mais ou menos cinquenta anos, acompanhou todo desenrolar da nossa família. Toda vez que a encontrava, ela dizia: “eu vi todos vocês criancinhas”. Papai gostava muito dela.

Dona Ina foi uma guerreira. Ela era uma espécie de coluna vertebral, um esteio para toda família. Portanto, em nome da família de Zito Mariano, nos irmanamos aos seus familiares, nesse momento de dor e luto.

Governo de Todos: e o dinheiro dos funcionários ?

A expressão  “no fundo do poço” pode ser  aplicada nas mais  variadas situações. Há quem afirme que é de lá – fundo do poço – que o sujeito consegue dialogar verdadeiramente consigo mesmo. Na ceara da política, sobretudo no submundo dos políticos, o “fundo do poço” parece ser um lugar que não existe, pois todos os dias  eles estão conseguindo cavar mais e mais e, nessa lamentável operação, conseguindo se superar.

Falando dos poderes constituídos do nosso Brasil – Legislativo, Executivo e Judiciário – sabemos que já foram piores. Não à toa o historiador Sérgio Buarque de Holanda, no seu  seu livro  “Raízes do Brasil”, lançado em 1936, revelou em primeira mão o perfil predominante da população brasileira,  na figura do “homem cordial”.

Quero acreditar que se desde a criação da República, em 1889, o Poder Judiciário viesse cumprindo com rigor o seu papel na sociedade, nossa nação estaria em um patamar mais elevado. Mas, ao mesmo tempo, não podemos deixar de reconhecer que a “República de Curitiba” vem nos enchendo de esperança.

Pois bem, agora, falando “Republica da Cachaça – Vitória de Santo Antão – no que se refere aos atos administrativos promovido pela gestão do Governo de Todos,   ao longo dos últimos oito anos, no que se refere ao tratamento com o funcionalismo público, parece que o prefeito Elias Lira ainda continua “cavando o poço” para provar que o mesmo não existe.

Se já não bastasse a perseguição aos concursados, logo nos primeiros meses de 2009, se já não bastasse o corte das gratificações e reduções de até 20% nos salários, se já não bastassem demissões em massa, logo após os pleitos eleitorais e à reedição do trabalho semi-escrevo na cidade – ao passo que muitos funcionários foram obrigados a trabalhar sem receber salário para “segurar a vaga”-  o prefeito Elias Lira resolveu,  agora, NÃO PAGAR AOS FUNCIONÁRIOS EFETIVOS E APOSENTADOS.

Essa, portanto, foi a informação que recebi hoje pela manhã, dos funcionários que estão OCUPANDO as dependências internas do prédio da prefeitura em forma de protesto por conta do não pagamento do décimo terceiro e o salário de dezembro (2016), assegurados por Lei e previsto em recente acordo,  realizado entre a prefeitura e os sindicatos que representam a categoria.

Em conversas informais, contudo, algumas funcionárias demonstraram indignação. Falaram que só irão desocupar o prédio após os respectivos  pagamentos. Eis ai, portanto, um exemplo de que no mundo da política e no submundo dos políticos “o fundo do poço” é algo que não existe, pois, como já falei, os políticos continuam cavando, cavando e cavando p “fundo do poço”…… Aliás, não custa nada lembrar que até pouco tempo – na mais recente campanha eleitoral – falava-se a todos pulmões: “Vitória está passando pelo seu melhor momento“. Imagina se num tivesse?