Dentro da programação musical da festa do nosso Padroeiro, “O Glorioso Santo Antão”, registramos no palco da Praça Dom Luiz de Brito algumas atrações. Com perfis diferentes os conjuntos musicais estão animando a festa. Na sexta (13), no sábado (14) e no domingo (15) o Pátio da Matriz recebeu um bom numero de pessoas. Indiscutivelmente, tanto na programação religiosa quanto na festiva, o tradicional evento vitoriense de um UP!!! Veja os vídeos:
Arquivo do Autor: Cristiano Pilako
Tempo Voa Vídeo Carnaval – Taboquinhas – 1990
Regis do Amendoim: “um vinho vitoriense”.

Hoje, 16 de janeiro, é mais um dia especial para o nosso amigo Regis do Amendoim. Dia em ele que dobra mais uma “manga do tempo”. Regis é feito vinho, ficando mais velho e mais valioso. Parabéns amigo, por mais uma passagem natalícia.
Carnaval 2017: Sorteio de um kit da SAUDADE. Participe!!!

Na intenção de premiar os internautas que estão interagindo com a página oficial da nossa agremiação carnavalesca, facebook, lançamos uma promoção, recentemente, na qual, para concorrer, o “internauta folião” deverá marcar três amigos por comentário. Claro, quanto mais amigo marcar, mais chance terá de ganhar.
O sorteio será realizado e divulgado na sexta, dia 20/01/2017, através de uma live na página oficial da SAUDADE. Todos os comentários válidos serão contabilizados e o sorteio será processado eletronicamente pelo site RANDOM.ORG
Portanto, para você que pretende brincar na SAUDADE, no carnaval 2017, essa é uma ótima oportunidade de garantir seu kit, desde que a sorte esteja com você. Aliás, não custa nada lembrar: NA SAUDADE A GENTE BRINCAR MELHOR !!!
Carnaval 2017: ABTV segue com o cronograma de reuniões.

Dentro do ciclo de planejamento para o carnaval vitoriense 2017, na noite de ontem (12), aconteceu mais uma reunião ordinária da ABTV, realizada na sua sede, localizada à Rua Saldanha da Gama, bairro do Livramento.
Após tratativas e rodadas de negociações ficou “batido o martelo” que o empresário Jucival Amorim será o contratado pela entidade para prestar o serviço de “cordeiros”, a todos os blocos filiados.
Também na noite de ontem a diretoria da ABTV fechou com o senhor Antônio – mais conhecido por “Olho de Pires” – o preparo da suculenta feijoada, assim como o serviço de Buffet para a 6ª Feijoada da ABTV. que acontecerá no sábado, dia 28 de janeiro.
Este ano (2017) a Associação dos Blocos de Trio da Vitória completa 20 anos de fundação. Para homenagear todos aqueles que contribuíram diretamente com a consolidação da entidade (ABTV), no transcorrer das duas últimas décadas, a organização da festa condecorará todos os carnavalescos que fizeram parte dos seus quadros.
Portanto, desde já, fique ligado e participe desse momento único do Carnaval Antonense. Compre, antecipadamente, sua pulseira\ingresso por R$ 20,00 aos diretores dos blocos afiliados ou na KIKO.
Serviço:
6ª Feijoada da ABTV
Dia 28 de janeiro 2017
Local: Restaurante Gamela de Ouro
Valor: pulseira\ingresso R$ 20,00
Obs: Na ocasião, além da banda contratada para animar a festa, artistas que se apresentarão no carnaval, estarão se apresentando no palco.
O psicólogo Cleiton Nascimento volta com sua coluna: “Dialogando Psicologia”.
Para tudo que façamos precisamos de dedicação e a pausa que aconteceu na Coluna Dialogando Psicologia deste blog passou por este viés, abordar um assunto em período sistemático, expor, dialogar com os leitores exige cuidado, pensando neste cuidado precisei pausar os abastecimentos, mas a partir deste mês a Coluna volta à ativa com o objetivo de apresentar temas do cotidiano relacionados a questões que envolvam aspectos do campo psicológico. Com textos simples e dinâmicos pretendo continuar contribuindo e com isto também atender aos pedidos para que a Coluna “acordasse”. Portanto, segue, abaixo o primeiro texto:

Sobre Janeiro Branco o que se faz?
Para conscientização da importância do cuidar da saúde mental foi desenvolvida a campanha Janeiro Branco, ações em espaços sociais são o grande foco da proposta organizada por grupos de psicólogos por todo o país. Inspirada no outubro rosa que buscava alertar a sociedade da importância da prevenção ao câncer de mama. No caso do Janeiro Branco o comprometimento é com a saúde mental. A campanha tem como filosofia o mês de janeiro como momento de reflexão e início de mudanças assim como a cor branca simbolizando a paz, ao mesmo tempo em que numa folha de papel em branco uma história pode ser escrita, possibilitando criar, realizar.
Na luta pelo bem estar emocional a campanha se estende também para esclarecer que a saúde metal não é privilegio de alguns e sim um dever do Estado para todos. Qualquer pessoa pode ser acometida de doenças que envolva a saúde metal, é uma doença invisível, mas gravíssima. O tratamento não é complexo, precisa passar por acompanhamento psicológico e dependendo do caso ajuda psiquiátrica.
Caso se perceba desajustado, se assisti confuso, triste, sempre cansado e irritado, ou por algumas vezes pessoas próximas sinaliza desajustes em seu comportamento é algum sinal de que sua saúde metal pode não estar bem. A promoção em saúde mental acontece em diversas esferas do convívio social, da mesma maneira que a campanha não apenas abraça a prática do profissional psicólogo, mas também profissionais de outras áreas como terapeutas ocupacionais, médicos, psiquiatras. A proposta do Janeiro Branco visa ações durante todo o ano e não apenas no mês de janeiro, como se trata de uma campanha preventiva e quando se fala também em saúde metal se sente a necessidade de ações constantes neste ângulo social.
– Aproveito para informar que volto a publicar na Coluna: Dialogando Psicologia, próximo mês vamos conversar sobre o mal da doença de Depressão.
Psicólogo Cleiton Nascimento
Tempo Voa Vídeo Carnaval – As vizinhas e Otoni Rodrigues – 1991
“LIQUIDA VPS” no Vitória Park Shopping, descontos de até 50% !!!
Começou hoje (12) no Vitória Park Shopping o “LIQUIDA VPS”, promoção que tem mais de vinte lojas participando com descontos que estão entre 20% e 50%. Como todos sabem, o comercio varejista aproveita o mês de janeiro para renovar o estoque.
No “LIQUIDA VPS”, além dos descontos, nas compras a cima R$ 100,00 o cliente ganha um voucher de 10 minutos para criançada brincar na piscina de bolinha.
Para conseguir o Voucher da Tchibum Park, o cliente deve apresentar a nota da compra da loja participante no guichê da Tchibum Park – piscina de bolinhas. O voucher não é acumulativo e é limitado por CPF.
Portanto, para você que quer ocupar a criança nesse mês de férias e ainda comprar com descontos de até 50%, o Vitória Park Shopping é uma boa opção para o lazer e para o bolso. A campanha promocional segue até o próximo domingo (15).
Na sua 16ª edição, “Amparo Fest” acontecerá nos dias 28 e 29 de janeiro.
Com a intenção de movimentar e alegrar a comunidade do bairro Nossa Senhora do Amparo e adjacências, o produtor cultural, Fábio Hilux, criou no ano de 2001 o evento intitulado “Amparo Fest”. Este ano a festa chega na sua 16ª edição.
O evento, segundo os organizadores, também tem como objetivo animar o carnaval local, como uma espécie de prévia da nossa festa maior. Subindo ao palco, além de atrações já consolidada na cena musical regional, artistas da terra, como o “Príncipe do Gueto” BILLY SHOW, se apresentarão ao público.
O evento acontecerá nos próximos dias 28 e 29 de janeiro, na Praça principal do bairro do Amparo. Portanto, nós que fazemos o Blog do Pilako, desejamos aos amigos Fábio e Sandro, assim como toda sua equipe, sucesso!! Pela iniciativa e pela perseverança na manutenção deste já tradicional evento vitoriense.

CD “Nas Nuvens” – MPV – Música Popular Vitoriense !!!
No último domingo (08) o compositor e produtor cultural Aldenisio Tavares realizou mais “venda coletiva” do CD “NAS NUVENS”, produzido em parceria com o também compositor Guilherme Pajé. Na ocasião os amigos em comum Fernando Verçosa, Cornélio, Orlando Souza Leão, João do Livramento e Paulinho Lima também adquiriram um exemplar e garantiram a continuidade do trabalho do selo MPV, ou seja: MÚSICA POPULAR VITORIENSE.
Tempo Voa Vídeo Carnaval – José Marques de Senna – 1991
Carnaval 2017: ACTV com nova diretoria
Na noite de ontem (10) ocorreu no Clube dos Motoristas “O Cisne”, a tomada de posse da nova diretoria da ACTV – Associação do Carnaval Tradicional Vitoriense. Após um período comandada por uma comissão provisória, a entidade, recentemente, promoveu sua eleição interna. No comando do período de transição, Dra Verônica Andrade – presidente do Clube de Fato Taboquinhas – arrematou: “vamos escrever uma nova história”. Veja o vídeo:
Após o produtor cultural e diretor do “Boi Gereba”, Leonardo Edardina, anunciar a formação da nova diretoria empossada, Viviane Ramos, a nova presidente da ACTV, em rápidas palavras, disse: “vamos fazer um carnaval organizado”. Veja o vídeo:
Prestigiando o evento o novo secretário municipal de Cultura, Turismo e Esporte, Marcos Rocha, aproveitou para trocar ideias com os diretores das agremiações afiladas à entidade, sobre o carnaval 2017. Na ocasião, o secretário falou da precária situação financeira em que se encontra a prefeitura e que ainda está “tomando pé” das questões, mas, ao mesmo tempo, prometeu participar de outros encontros para ajustar a festa com os interesses das agremiações.
Contudo, fica a expectativa dos diretores, das mais variadas agremiações, no que diz respeito ao investimento, por parte da municipalidade, com a nossa festa maior que se chama CARNAVAL DA VITÓRIA.
Gilberto Lorena: “eleição da ACTV uma verdadeira marmelada”
Pois é, a eleição da ACTV – Associação do Carnaval Tradicional Vitoriense, para eleger sua nova diretoria para o biênio 2017\2018 que aconteceu no dia 06 (sexta-feira) não passou de um tremendo arrumadinho! A chapa 1 (chapa única), que teve como candidata a presidente a senhorita Viviane, que hoje faz parte da Comissão Provisória não divulgou de forma o que pede o Estatuto da ACTV e tão pouco fez a comunicação da tal eleição. Alguns associados só ficaram sabendo no último dia para inscrições ou no dia da eleição onde a maioria se negou a ir votar.
Pois bem, no universo de 96 agremiações aptas a votar só compareceram 24 agremiações, 03 agremiações *fantasma (*a mesma pessoa votando em duas agremiações e agremiações que não podia votar votaram) e 02 votaram nulo, sendo computados 22 votos para tal chapa única e 72 agremiações não compareceram por falta de comunicação tirando o direito de outros associados poderem inscrever sua chapa e cessando seu direito Estatutário e democrático de concorrer.
Em anexo segue relação das agremiações que votaram, nela podemos observar o mesmo RG para duas agremiações: RG 5321467 votou nas: As Caluas de Pirituba e Os Melequentos e o RG 7053842 votou no Baby Folia e Bacalhau na Vara; e a agremiação Pinto do Meio Dia que não estava apta a votar e registrou seu voto.
Por: Gilberto Lorena
Diretor do bloco A Fênix o Regresso que é associado à ACTV.
Tempo Voa Vídeo Carnaval – Os Cabaceiros – 1993
Bruno Barros e Márcia Barros na festa do nosso Padroeiro Santo Antão.
De passagem pelo Pátio da Matriz, na noite de ontem (10), local em que estão se apresentando as atrações musicais, dentro da programação festiva do nosso padroeiro – o Glorioso Santo Antão – registramos os talentosos artistas Bruno e Márcia Barros Na ocasião, ouvimos um tradicional frevo de bloco. Veja o vídeo:
Carnaval 2017: Bloco 100 Noção no 6º desfile.
Assim como tantas outras agremiações carnavalescas vitoriense, criadas informalmente em encontros de amigos, O Bloco 100 Noção não fugiu à regra. Foi a partir de um debate sobre os rumos que o carnaval local havia seguido, que o pessoal tomou a iniciativa de fundar um bloco para atender todos os públicos que se interessavam pelo carnaval tradicional, principalmente a turma jovem.
Pois bem, em 2017, o Bloco 100 Noção chega para o seu 6º desfile, com muita animação. Assim como nas edições anteriores, a diretoria promete muita festa na concentração e muito frevo no pé, pelas principais ruas da cidade.
Com um super open bar – Cerveja, Pitu-Cola, Drinks, Refrigerante, Água, Feijoada e Mesa de Fruta – e duas bandas na concentração – pagode do Social Samba Club e Dom Ferraz e Banda Swing do Rei – a festa tá garantida.
Portanto, não esqueça: domingo de carnaval, dia 26/02 com inicio previsto para às 11:00hs, na Pub Mucic (Antiga Space Prime). A sua diretoria, formada por JOSÉ ANDRÉ, EDUARDO BRAZ, PEDRO JÚNIOR, RODRIGO PEDRO e WYRON THALES, assegura que o Bloco 100 Noção terá total segurança e conforto para seu associado.
O CD “Nas Nuvens” é sucesso no encontro da EFTPE, no Recife.
Em recente encontro na cidade do Recife, que teve como objetivo reunir os concluintes da turma de 1981 da ETFPE – Escola Técnica Federal de Pernambuco, da qual fez parte o compositor e produtor cultural vitoriense, Aldenisio Tavares, a novidade ficou por conta do CD “Nas Nuvens”, recém-lançado pela dupla, Aldenisio Tavares e Guilherme Pajé.
Com selo da MPV – Música Popular Vitoriense, o projeto “reuniu” cantores, maestros, compositores e instrumentistas da Vitória e do nosso Estado que, hoje, se encontram numa outra dimensão. Adquirir um exemplar, não deixar de ser um apoio à cultura local e também um tributo a todos aqueles que deixaram seu legado musical, por ocasião da sua passagem, aqui, “no nosso mundo dos vivos”.
ACTV: a posse da nova diretoria é hoje !!

Comunicado
A ACTV, convida seus associados para a POSSE DA NOVA DIRETORIA, que acontecerá hoje (10/01/2017) às 20hs, na sede do Clube dos Motorista “O Cisne”. Aproveitaremos a oportunidade para também esclarecer e repassar algumas informações referente ao Carnaval de 2017.
Wagner Oliveira.
Tempo Voa Vídeo Carnaval – China Contador – 1991
Apenas uma pergunta: Por que é que os agentes da AGTRAN e a Polícia não bota ordem na bagunça provocada pelos PAREDÕES DE SOM?

Após a missa ocorrida na Igreja da Matriz, na noite de ontem (08), duas pessoas que participaram da mesma, me relataram o incômodo do barulho, provocado pelo som emitido por um automóvel, equipado com o “tal paredão de som”.
Coincidentemente também testemunhei, juntamente com todas as pessoas que se encontravam no Pátio da Matriz, no mesmo horário, os malefícios desse verdadeiro ABUSO, provocado por motoristas que não tem respeitos às leis de trânsito e muito menos noção das regras básicas da chamada convivência social coletiva. Veja o vídeo:
Muito bem, se já bastassem Leis vigentes para proteger o cidadão, recentemente, mais precisamente no dia 19 de outubro de 2016, o CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito – baixou a resolução 624\16, que diz o seguinte:
Art. 1º Fica proibida a utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou freqüência, que perturbe o sossego público, nas vias terrestres abertas à circulação.
Parágrafo único. O agente de trânsito deverá registrar, no campo de observações do auto de infração, a forma de constatação do fato gerador da infração.
Art. 2º Excetuam-se do disposto no artigo 1º desta Resolução os ruídos produzidos por:
I – buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha-à-ré, sirenes, pelo motor e demais componentes obrigatórios do próprio veículo;
lI – veículos prestadores de serviço com emissão sonora de publicidade, divulgação, entretenimento e comunicação, desde que estejam portando autorização emitida pelo órgão ou entidade local competente, e
III – veículos de competição e os de entretenimento público, somente nos locais de competição ou de apresentação devidamente estabelecidos e permitidos pelas autoridades competentes.
Art. 3º A inobservância do disposto nesta Resolução constitui infração de trânsito prevista no artigo 228 do CTB.
Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Pois bem, depois dessa resolução, que toda autoridade vinculadas à ordem pública e principalmente as que são ligadas ao trânsito, tem obrigação de saber, fica apenas uma pergunta: POR QUE É QUE A POLÍCIA E OS AGENTES DA AGTRAN NÃO FAZ ESSE PESSOAL DOS PAREDÕES DE SOM CUMPRIR A LEI?
![]()














