Raminho Fotógrafo: muitos flashs para ele…


Quase sempre, ao encontrar o amigo Raminho Fotógrafo, nas mais variadas ocasiões, dizia: Raminho, Pedro Ferrer deixou a porta do Instituto Histórico aberta mais uma vez….num foi? Invariavelmente, suas palavras  eram precedida por um largo sorriso, aliás, algumas  das suas marcas registradas, assim como  o fino trato, o bom humor e a vontade de interagir com as pessoas… Nas minhas palavras, com tal saudação, residia um elogio: Raminho era uma espécie de peça valiosa para todos vitorienses, um verdadeiro patrimônio de todos nós, algo, portanto, que deveria, desde sempre, permanecer guardado no relicário da cultura vitoriense, ou seja: Instituo Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão.


Se registrar encontros e momentos, ocasiões únicas e fatos marcantes é também uma forma de contar a história das pessoas, Severino Francisco de Matos, O RAMINHO, além de fotógrafo esmerado na labuta, indiscutivelmente,também foi um dos maiores contistas que habitou na terra de Diogo de Braga, face ao seu rico acervo fotográfico e os seus incontáveis cliks.

Com quase seis décadas no oficio na arte de fotografar, Raminho registrou quase tudo e todos no nosso torrão. Há pouco menos de um ano, na Praça da Matriz, na noite que antecedeu (05)  o sábado de Zé Pereira do carnaval passado (2016), bati um alongado papo com ele. Falamos sobre um bocado de coisas. Na qualidade de “fotógrafo oficial” dos eventos sociais e carnavalescos da nossa Vitória de Santo Antão, falou do que mais lhe marcou, ocasião, aliás, em que resolvi gravar um vídeo com ele. Veja o Vídeo:

Com o seu sepultamento, ocorrido na tarde do domingo (22) no Cemitério local, nos fica a certeza de que a sequência dos seus registros fotográficos, por força imperiosa do tempo, chegou ao The End . Mas, na mesma proporção e com a mesma certeza, fica-nos também a sensação de que o amigo Raminho estará sempre emoldurando nossos momentos eternos – fotografias –  através dos registros fotográficos,  por ele produzido.


Portanto, aos familiares e amigos de um dos mais  famosos “retratistas” da nossa Vitória de Santo Antão, Raminho Fotógrafo, resta-nos apenas a lembrança viva de que o mesmo cumpriu sua missão na vida terrena com galhardia, responsabilidade social e com respeito aos semelhantes, honrando com maestria o sopro de vida que lhe foi ofertado pelo criador todo poderoso. Ao “pisar” no céu, certamente Raminho será alvo de muitos flashs, afinal não é todo dia que se recebe  lá – na morada  eterna  – uma alma com tanta pureza.

Clube dos Motoristas “O Cisne” promoveu seu ensaio de rua.

Conforme anunciado,  aconteceu na noite do sábado (21) o ensaio “de rua” do Clube dos Motoristas “O CISNE”. Mantendo a tradição da cidade “O CISNE”, liderando pelo empolgado presidente Lula Damião, vem fazendo bem feito o seu dever de casa.

Pois bem, com a Orquestra Temperada, da cidade de Chã Grande, os foliões acompanharam o desfile dos  estandartes da agremiação pelas ruas que compõe o percurso oficial do carnaval vitoriense. Na ocasião registramos a sua passagem pelo Pátio da Matriz. Até os noivos que recebiam seus convidados, na cerimônia festiva no Clube Abanadores “ O Leão”, saíram para marcar o passo no frevo. Veja o vídeo:

Informação  extraoficial dão conta que  o Clube dos Motoristas, nesse ano de 2017,  renderá homenagens ao grande carnavalesco e alegorista, José Marques de Senna. Parabéns a toda diretoria do Clube dos Motoristas, pela acertada escolha.

 

Novo da Banca: o vereador folião.

O atual presidente da Câmara de Vereadores da Vitória, Novo da Banca, indiscutivelmente, é o legislador municipal que mais se identifica com a festa maior da nossa cidade (carnaval). Ele, tanto na qualidade de empresário como de político gosta de participar, investir e contribui,  na medida do possível, de maneira continua com os que lhe procura.  Aliás, não é a primeira vez que digo isso publicamente. Na noite do sábado (21), por exemplo, registramos no Pátio da Matriz, o casa Zacarias acompanhando o ensaio “de rua”  do Clube dos Motoristas “O CISNE”.

Carnaval 2017: SAUDADE promove sorteio através de uma LIVE !!

Conforme anunciado, hoje pela manhã, dia 20 de janeiro, realizamos o sorteio do kit da SAUDADE por uma LIVE, através da página oficial da SAUDADE, no facebook. De maneira transparente, objetiva e inédita (na cidade), segundo especialista da área, a promoção foi um sucesso.

Com mais de 600 comentários e com um alcance de exatamente 5.903 internautas, podemos afirmar que a nossa agremiação carnavalesca – SAUDADE – é um espaço cobiçado e disputado não só pelos foliões  mais “maduro”, como também pelos mais jovens, maioria esmagadora dos participantes da aludida promoção.

Portanto, desde já, agradeço a todos aqueles que participaram do referido sorteio e que de certa forma nos ajudaram, ampliando a informação, através das redes sociais. Para concluir, gostaria de dizer que o comentário contemplado,  com o kit da SAUDADE,  foi postado pela internauta\foliona Monique Neri de numero 596. Parabéns para ganhadora.

VEJA O VÍDEO DA LIVE:

Aconteceu mais uma reunião da ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória.

Na noite de ontem (19) aconteceu mais uma reunião ordinária da Associação dos Blocos de Trio da Vitória, localizada à Rua Saldanha da Gama, bairro do Livramento. Após acertos de ordem financeira com a tesouraria da entidade, a pauta da reunião focou no fechamento das homenagens que ocorrerão na 6ª edição da  Feijoada da ABTV, evento que tem como finalidade, entre outras, condecorar pessoas e entidades que contribuíram na construção do nosso secular carnaval.

A 6ª Feijoada da ABTV será realizada no Restaurante Gamela de Ouro, no sábado, 28 de janeiro, com inicio às 11h. Além da banda contratada para animar o encontro carnavalesco,  subirão ao palco atrações dos blocos afiliados, tais como: SILVANA SALAZAR (Girafa) SERGINHO (Baby) VÂNIA AMÉRICA (Virgens) Banda BOLSA DE MADAME (Papaleguas) e etc.

Serviço:

Evento : 6ª Feijoada da ABTV.

Local : Restaurante Gamela de Ouro

Dia : 28 de janeiro (sábado)

Hora: 11hs

Preço pulseira\ingresso: R$ 20,00

Vendas: diretores dos blocos associados, kiko, e na portaria do evento.

 

Provedores de internet colocam fios na altura que querem e esculhambam a cidade.

Não obstante ostentarmos o importante título de melhor carnaval do interior de Pernambuco nossa cidade, Vitória de Santo Antão, ainda precisa avançar muito para que possamos, de fato, promover um festejo momesco  razoavelmente eficiente, condizente com o nosso status.

Apenas para ficar na questão da altura dos fios que cruzam o percurso oficial do carnaval vitoriense, podemos dizer que este é um problema que vem se arrastando há anos,  sem que os gestores municipais tomassem a iniciativa de solucionar – apesar da ABTV (Associação dos Blocos de Trio Elétrico) haver denunciado e cobrado  solução para o problema reiteradas vezes, todos os  anos.

Apenas para entendermos um pouco do tamanho das dificuldades enfrentada pelos diretores das mais diversas agremiações carnavalescas, quer desfilem com carro alegórico ou trio elétrico, registramos que os organizadores da procissão do padroeiro Santo Antão, ocorrida na terça (17),  tiveram enormes problemas para fazer fluir  a imagem do santo, em  virtude da baixa altura dos fios.

Imaginar, portanto, que o desfile de um carro alegórico ou até mesmo de um trio elétrico possa “andar”,   com naturalidade, uma vez que os fios que cruzam o percurso com altura incompatível com as regras vigente, cujo o andor de uma procissão tem dificuldade de passar, é simplesmente preocupante!!

Portanto, seria uma atitude extremamente acertada se a nova gestão municipal, liderada pelo prefeito Aglailson Junior “chamasse o feito à ordem” e notificasse todas os provedores de internet e empresa de telefonia,  que atuam na cidade,  e desse-lhes um prazo para que as mesmas se adequassem as normas técnicas vigentes. Essa medida, aliás, não seria recebida com a alegria apenas pela comunidade carnavalesca mais também pelo comercio, pois, vez por outra, tem caminhão baú arrancando fios e poste pela cidade, trazendo prejuízo às atividades comerciais, em função das inevitáveis paralisações.  Veja os vídeos:

Os três filhos de Dona Dora!!

Registramos na procissão do Glorioso Santo Antão os três filhos de Dona Dora. Paulo, Antônio e Pedro. Desde sempre, moradores da Avenida Silva Jardim, são devotos fies do Glorio Santo Antão e frequentadores assíduos do Pátio da Matriz. O tempo passou mas eles continuam acompanhando a procissão, como faziam quando crianças, agarrados na mão de Dona Dora.

O cd “Nas Nuvens” continua ganhando novos apoiadores


O compositor e produtor cultural, Aldenisio Tavares, vem investindo pesado na consolidação do selo musical MPV – Música Popular Vitoriense. Com mais um trabalho na rua, em parceria com o também compositor Guilherme Pajé, o cd “Nas Nuvens”, que tem como objetivo eternizar o trabalho de artistas que já não estão mais entre nós, vem ganhando espaço e encontrando apoiadores.

Carnaval 2017: Vendedores Autorizados: ZEFINHA.

 

Nem só de frevo e folia vive o carnaval da Vitória. Enquanto muita gente se diverte e toma umas e outras um grupo de pessoas planeja, participa e executa a chamada economia criativa. Dentro deste contexto encontram-se também os VENDEDORES AUTORIZADOS, cadastrado pela ABTV e também pelas mais diversas agremiações.

Doravante, na medida do possível, estaremos postando fotos com endereço e número  de telefone de alguns deles. Hoje, destacaremos a Vendedora Autorizada Zefinha, do Bairro de Águas Branca.

Procissão do Glorioso Santo Antão!!


Com a procissão e a missa campal, ambas comandadas pelo Monsenhor Mauricio Diniz, chegou ao fim a 392ª edição das festividades do nosso Glorioso Santo Antão. Após programação litúrgica diária, festividades culturais e com o parque de diversão voltando ao  Pátio da Matriz, podemos dizer que o tradicional evento deu uma revigorada.

À frente da Igreja da Matriz de Santo Antão já estava lotada de fies quando às 16h30 as imagens de São Sebastião e Santo Antão “puxaram” a procissão pelas principais ruas da cidade. Veja os Vídeos:

Com o retorno das imagens a Igreja da Matriz um bom numero de fies se aglomeram no pátio, mais uma vez, para acompanhar a missa campal em respeito ao Glorioso Santo Antão. Veja o vídeo:

Em função de uma série de mudanças, ocorridas esse ano, a Festa de Santo Antão nos fez recordar os tempos de outrora. O evento religioso não só trouxe de volta fies à igreja e para a procissão, fez ressurgir diversão em família em função da criança nos  brinquedos. Na minha modesta avaliação, avalio como positivas as mudanças.


Última noite da Festa de Glorioso Santo Antão 2017.

Na noite do último dia da Festa do Padroeiro Santo Antão, ocorrida do dia 08 ao dia 17 de janeiro(2017), várias atrações com estilos diferentes se apresentaram no palco da Praça D. Luiz de Brito. Não podemos deixar de registrar, contudo, à apresentação dos alunos do CEMUVI – Centro de Música da Vitória, ocorrida na noite de ontem (17) – dia do encerramento. Veja os vídeos:

No palco, a banda comandada por Edilma e João Caverna, animou o publico tocando um rico e eclético repertório, especialmente moldado para a festa. Veja o vídeo.

Artur Andrade: um gentlemen com “cara de menino”.

Após reverenciarmos o nosso Glórioso Santo Antão, hoje, 18 de janeiro, é o dia de parabenizarmos o engenheiro e carnavalesco Artur Andrade, por mais uma passagem natalícia. Faltando apenas um ano para chegar ao meio século de vida, Artur ainda conserva a “cara de menino”. No trato com as pessoas, o aniversariante do dia, é o exemplo material daquilo que catalogamos como um gentlemen.

Vitória agora tem uma loja especializada em fantasias para o carnaval.

Desde a Antiguidade, nas festas que derivou o que hoje chamamos de carnaval, até os escravos se fantasiavam de rei e comandavam os cortejos pelas vias públicas. Naquele tempo as rígidas regras eram relaxadas e os cativos ganhavam uma espécie de liberdade temporária. Curiosamente só foi a partir do século XI, com a implantação da semana santa, pela Igreja Católica, que o carnaval foi tomando feição. Não à toa –  por sermos a maior nação católica do Mundo – o nosso Brasil é o País do Carnaval.

Pois bem, falando em carnaval, recentemente, foi inaugurada na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, uma loja que tem como finalidade alimentar a imaginação lúdica que existe na cabeça de todo ser humano.

Situada à Rua Eurico Valois (Estrada Nova) a FANTASY  – UM MUNDO DE FANTASIA – Loja de Fábrica, é um espaço dedicado apenas ao comércio de fantasias. Por lá encontram-se peças variadas para o carnaval e o são João, assim como se produz,  sob encomenda,  qualquer fantasia, sobretudo para as festas temáticas, durante o ano todo.

Com a experiência de quem estar há mais de uma década no ramo de fantasia, o empresário Maderlon – que antes só atendia em grosso – agora, também resolveu investir no Show Room para atender diretamente ao consumidor. Veja o vídeo:

Portanto, para o folião vitoriense que deseja viver um personagem nesse carnaval 2017, para brincar no ETSÂO ou desfilar no Bloco “AS Virgens da Vitória”,   ou até criar grupos fantasiados a loja FANTASY, do amigo Maderlon, sem sombra de duvida,  é a melhor opção.