Na manhã de hoje (27) estivemos na Rádio Atual FM para participar do programa “A Cidade em Ação”, pilotado pelo amigo e xará Cristiano Bassan. Na ocasião, nossa intervenção oral foi relacionada ao desfile da SAUDADE, para o carnaval 2017. Por lá, como sempre, um programa movimentado e com a participação dos ouvintes. Entre outras coisas, realçamos à importância de homenagear, agora em 2017, o Centenário da Praça Leão Coroado. Aproveitamos a ocasião também para falar sobre o carnaval vitoriense como um todo.
Arquivo do Autor: Cristiano Pilako
ABTV promove reunião com representante da CELPE.
Aconteceu na noite de ontem (26) mais uma reunião ordinária da ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória. Entre outros assuntos da pauta, recebemos a presença do representante da CELPE, o senhor José Luis Junior, que veio tratar de questões ligadas à altura dos fios, fixados no percurso oficial do nosso carnaval.
Tempo Voa Vídeo Carnaval – CEBOLA QUENTE – 1988
16ª edição do Amparo Fest acontece nesse final de semana.

Os amigos produtores culturais, Fábio Hilux e Sandro Sorriso, mandam avisar aos internautas que a 16ª edição do evento Amparo Fest ocorre nesse final de semana – sábado e domingo. Com atrações locai e regionais a festa deve movimentar o bairro de Nossa Senhora do Amparo e adjacência.

Publicitário Arijado Carvalho visita redação do Blog do Pilako.
Na manhã de hoje, quinta-feira (26), recebi em visita de cortesia na redação do Blog do Pilako o conterrâneo, amigo e renomado publicitário, Arijaldo Carvalho. Antes de tudo, gostaria de dizer que Arijaldo é um desses filhos ilustres da terra que não esquece as origens.
Nascido no bairro do Dique, conta Arijaldo, saiu da Vitória para morar em outra cidade por conta da grande cheia de 1975. Com passagem nos maiores veículos de comunicação do estado e com uma vasta experiência no ramo publicitário, Arijaldo, de maneira dinâmica e vibrante, atualmente, edita três revistas por mês, convenhamos, tarefa para poucos!!
Articulando mais uma matéria sobre nossa cidade, desta feita sobre a história do nosso carnaval e um pouco da perspectiva para os festejos que se avizinham (2017), Arijaldo pretende divulgar nossa festa maior em todo estado de Pernambuco. Aproveitei a ocasião para gravar um vídeo com o amigo Arijaldo Carvalho. Veja o vídeo:
Doutor Olavo Holanda e sua gargalhada inconfundível…
Na hora do almoço de ontem (25), ao entrar no Restaurante Spargus, encontrei o bom vitoriense Olavo Holanda. Ainda lembro quando Dr Olavo morava no bairro da Matriz, próximo a minha casa. Na qualidade de criança e adolescente sentávamos na calçada da sua casa e fazíamos muita zoada. Ele sempre simpático e tolerante com aquela “algazarra normal”, para época.
Pois bem, no nosso reencontro de ontem, após algumas palavras disse ele: “você é um dos filhos de Zito, num é?” Ele, naturalmente, não tinha a menos obrigação de lembrar do meu nome, evidentemente. Hoje, com mais de noventa anos de vida e, incrivelmente, com a mesma aparência, continua com toda vitalidade e emitindo sua inconfundível gargalhada.
Para brindar a ocasião, segue, abaixo, um registro fotográfico relativo às comemorações do Centenário do Anjo da Vitória, ocorrido em 2005, onde ele aparece ao lado de meu pai, Zito Mariano, de quem era grande amigo.
Carlos Americano é o CARA do xadrez vitoriense !!
Na qualidade de apaixonada pelo XADREZ e também articulador para o crescimento do mesmo no nosso município, o amigo das antigas, Carlos Americano, juntamente com outros vitorienses praticantes da modalidade esportiva, participaram de mais um evento do gênero, na Capital pernambucana. Segundo Americano, o 3º Festival Recifense de Xadrez, ocorrido no luxuoso hotel Courtard, localizado em Boa Viagem, foi um sucesso!!!
A PÁTRIA DO BARULHO – por Sosígenes Bittencourt.
Em função do nosso recente questionamento realçando à barulheira provocada por PAREDÕES DE SOM, “pilotados” por pessoas que parecem não ligar para as boas regras de convivência civilizada, segue, abaixo, a crônica escrita, em 2011, pelo professor, pensador e poeta vitoriense, Sosígenes Bittencourt.
A PÁTRIA DO BARULHO – 01 de março de 2011

O que me leva a escrever sobre barulho é a consequência de festas realizadas em minha rua e uma crônica escrita por Cláudio de Moura Castro em fevereiro deste ano. O economista viveu 15 anos entre a Suíça e os Estados Unidos. Mesma sorte não tive eu, sempre residindo aqui, no foco da zoada. Não sei se me adaptaria à Suíça que, de tão silenciosa, deva ser monótona. Pelo menos para mim, habituado a frevo e maracatu, samba do crioulo doido, trio-elétrico e porta-malas que falam.
Outro dia, conheci duas austríacas que falavam mais por gestos do que por palavras. Imaginei que beijassem em meneios de valsa, como se bailassem.
Nos dias de festa em minha rua, os meus pais septuagenários não dormem, não sossegam, e minhas elucubrações intelectuais são capituladas. Segundo Cláudio, na Suíça, “os cães não latem e as crianças não berram”. Literalmente, “é proibido cortar grama aos domingos, por causa do barulho das máquinas”. Relata que “em muitos edifícios é proibido tomar banho e puxar a descarga após as 10 horas da noite. Aviões barulhentos não pousam lá”.
Bem sei que ninguém tem tempo de estar lendo ou se incomodando com essas coisas como faço agora, mas alguém tem de desabafar pelos que sofrem. Um dos momentos mais pitorescos, dentro da descrição do economista em torno do país dos decibéis, é quando denuncia que aqui “Muitos urram fora da lei. Os pneus cantam nas curvas. A cachorrada da vizinhança tem cordas vocais de aço-molibdênio. As igrejas e os cultos confundem decibéis com fé”.
Penso que Cláudio tem muito o que reclamar nesse seu retorno à pátria do barulho. Eu o aconselharia a entrar numa dessas festas onde a juventude se embriaga ao som e o ritmo de “Lapada na rachada”, para estudar a ideia que hoje se inculca na população sobre os órgãos genitais e o exercício do prazer.
Sosígenes Bittencourt.
Tempo Voa Vídeo Carnaval – TABOQUINHAS 2000
Paredões de Som: Se não tomar uma atitude, a bagunça vai continuar!!!

Nas últimas edições do carnaval vitoriense a bagunça reinou. Isso é fato. Apenas para ficar na questão do descontrole dos chamados “paredões de som”, onde nem prefeitura, nem polícia e nem AGTRAN deu jeito, gostaria de dizer que, pelo andor da carruagem, aparentemente, a “ZONA VAI CONTINUAR”.
Na tarde do último domingo (22), por exemplo, além da flagrante infração de trânsito, um proprietário de paredão de som desfilou pelo Pátio da Matriz tocando músicas de campanha política. Evidentemente que prefeito Aglailson Junior não tem a menor culpa por um dos seus partidários estar cometendo tal abuso, mas, indiscutivelmente, há, por parte da população em geral, uma ilação direta da referida atitude com a nova gestão municipal.
Agremiações carnavalescas animadas por paredões de som, com hora para começar, percurso definido e com horário previsto para o seu encerramento, é uma coisa. Já paredões de som estacionado em lugar incerto ou circulando de maneira aleatória, tocando musicas impróprias e com volume muito acima do aceitável, é outra coisa!!! Portanto, regulamentar essa questão por decreto, para o festejo momento que se avizinha, na minha modesta opinião, seria uma medida acertada e urgente que os atuais gestores municipais deveriam tomar.
Não se preocupe: SUA FANTASIA JÁ ESTÁ LHE ESPERANDO NA FANTASY – Loja de Fábrica!!
Com as prévias carnavalescas “pegando vento” e o carnaval 2017 batendo na porta, a solução para fazer bonito e cair na folia, no clima, é passar já na Fantasy, a loja especializada em fantasias carnavalescas. Onde fica? Na Rua Eurico Valois (Estrada Nova). Lá também confecciona a fantasia que você desejar. Veja o vídeo:
No próximo sábado (28) acontece a 6ª FEIJOADA DA ABTV !!!

Com uma programação organizada e pautada nas homenagens aos que contribuíram para nossa festa maior – Carnaval – a 6ª Feijoada da ABTV também contará com algumas das atrações artísticas, já confirmadas pelos diretores dos blocos. Silvana Salazar (Girafa), Vânia América (Virgens), Bolsa de Madame (Papaleguas) e Serginho (Baby Alegria) são algumas das presenças garantidas no evento. Para participar, basta comprar a pulseira\ingresso e “chegar junto” para comer a feijoada preparada pelo senhor “Olho de Pires”.
Serviço.
Evento: 6ª Feijoada da ABTV.
Local: Restaurante Gamela de Ouro
Dia: 28 de janeiro (sábado)
Hora: 11h.
Preço pulseira\ingresso: R$ 20,00
Vendas: diretores dos blocos associados, kiko, e na portaria do evento.
Lançamento do DVD de Getúlio Cavalcanti é no dia 10 de fevereiro.

Como já havia postado anteriormente, prestigiei a gravação do DVD do artista pernambucano Getúlio Cavalcanti, ocorrido no Teatro Santa Isabel. Pois bem, recentemente, recebi outro convite: o lançamento do DVD e a comemoração dos setenta e cinco anos de vida do renomado cantor. Olhe aí uma boa prévia carnavalesca !!!
“Emocionado pela matéria, agradeço de coração a forma e o carinho dedicados a esse trabalho que com a ajuda da REDE GLOBO NORDESTE, pude concretizar. O lançamento do DVD está programado para o dia 10 de fevereiro na AABB, quando estarei festejando 75 primaveras, sendo 55 dedicadas ao nosso carnaval. Aguardo o ilustre blogueiro com um abraço carnavalesco”.
Getúlio Cavalcanti.
Mayara também é vendedora da SAUDADE !!
Vendedores Autorizados -> Maria Mayara
Rua: São Severino no Jardim Ipiranga
Whatsaap: 9.8463.6260
#asaudadetanarua
Tempo Voa Vídeo Carnaval – O PINTO DO MAUÉS – 2000
Secretario de Educação, Jarbas Dourado, visita redação do Blog do Pilako.
Na tarde de ontem (23), em visita de cortesia a nossa redação, recebi o amigo Jarbas Dourado, atual Secretario de Educação do município. Antes de tudo gostaria de grifar que, não obstante o nosso jornal eletrônico, intitulado Blog do Pilako estar no ar há quase seis anos, essa foi a primeira vez que um gestor municipal esteve no blog para falar da sua atuação administrativa.
Pois bem, no nosso bate papo Jarbas externou a sua intenção de melhorar o serviço de educação pública municipal, procurando promover um trabalho voltado ao atendimento da população.
Com relação ao calendário letivo para 2017, na rede municipal, Jarbas garantiu que o mesmo foi fechado com o que está previsto na lei, apesar do retardo no inicio das atividades escolares, ou seja: só no inicio de março. “Devido ao sucateamento da rede física nas escola”. Disse ele, justificando o motivo pelo qual ocorreu a adequação.
Quando questionado sobre a mudança administrativa, em relação à gestão anterior e os problemas que já são de conhecimento público, o novo secretário de educação, Jarbas Dourado, fez questão de lembrar da promessa do prefeito Aglailson Junior: “Vitória vai ter um administrador, não é um político: é um administrador”. Veja o vídeo:
Contando atualmente com sessenta e três escolas na circunscrição municipal – 26 no perímetro urbano e 37 na zona rural – e com cerca de dezenove mil alunos matriculados, o novo gestor demonstrou animação para as atividades relativas à sua pasta. Jarbas é um sujeito com experimentado na área inclusive, entre outras atividades, já foi gestor da gerência regional de ensino estadual.
Portanto, nós que fazemos o Blog do Pilako, desejamos ao amigo Jarbas Dourado sucesso e serenidade nessa sua nova empreitada e que ao longo dos próximos anos ele possa nos visitar mais vezes para prestar contas das suas atividades para população, como ele mesmo realçou na sua fala.
Ozias Valentim colocar Informativo na rua !!
Recebi das mãos do amigo Ozias Valentim, dias atrás, um exemplar do jornal que vem sendo editado por ele e que se chama: Informativo – Vitória Minha Vida! Na ocasião, disse-me que pretende dá sequência nessa ferramenta de comunicação, uma vez que a primeira edição foi lançada na sua pré-campanha eleitoral para disputa majoritária municipal do ano passado (2016).
Pois bem, após dá uma olhada no conteúdo do material, conforme lhe prometi, chego à conclusão que o amigo Ozias continuará atuando na política partidária, algo que já faz há décadas.
Aliás, nesse nosso casual encontro, ocasião em que tivemos oportunidade de alongar o papo, aproveitei para fazer alguns comentários sobre o pleito eleitoral de 2016.

Entre outras coisas, sobre sua pessoa, disse-lhe que certamente Elias Lira havia se surpreendido com ele, na medida em que ele avançou mais do que o seu chefe e mentor havia programado para sua pré-candidatura a prefeito, chegando a causar-lhe, inclusive, dificuldades para posicionar outros “atores”, no então cenário político.
Disse-lhe também que apesar de haver criado “musculatura” própria, no processo pré-eleitoral, em função do seu “jogo de cintura” no trato com as pessoas, o mesmo havia se apequenado, ao final do processo, em aceitar ser candidato a vice, pois, aos meus olhos, não valeu de nada haver alavancado seu nome para depois ter que se sujeitar aos caprichos do cabeça da chapa e ser ator coadjuvante de algo, eleitoralmente, menor que ele.
De resto, espero que amigo Ozias bote seu jornal para “moer” e procure fiscalizar e opinar com firmeza os atos dos atuais gestores. Essa é a postura que a população vitoriense espera dele.
Avô, filho e neto: uma história empresarial de sucesso na Vitória de Santo Antão!!
Se no Brasil empreender é uma tarefa desafiante, na medida em que metade das empresas fecham suas portas após os primeiros quatro anos de atividade, na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, apesar de sermos um povo vocacionado à livre iniciativa, as coisas também não são muito diferentes.
Pois bem, poucas pessoas daqui sabem que no nosso Centro Comercial tem uma empresa que está completando 81 anos de atividades ininterruptas, no mesmo local e com a mesma finalidade, apesar das grandes transformações sociológicas e tecnológicas, ocorridas no transcurso do século passado (XX) e no inicio do atual (XXI).
Ao caminhar pela Travessa Capitão Fagundes, mais conhecido pelo “Beco do Cornélio”, quase a totalidade dos transeuntes não imaginar estar passando defronte de um dos empreendimentos familiares de maior solidez da nossa cidade.
A Palmeira Moveis, hoje administrada pelo amigo Cornélio, foi iniciada há mais de oito décadas pelo seu avô – que também se chamava Cornélio – e, de tão famoso, acabou emprestando seu nome para servir de referência à via pública, aonde hoje continua funcionando a mesma empresa.
Nesse contexto não podemos deixar de fazer uma referência ao elo que serviu de ligação entre o avô e o neto (ambos Cornélio) ou seja: o filho. Seu Marcos Pereira, que também é conhecido por Marcos de Cornélio, casado com Dona Letice, pais do amigo Cornélio, juntos, se configuram como peças importantes nessa história empresarial de sucesso, que continua ativa na nossa Vitória de Santo Antão.
Portanto, pela vocação comercial, pela dedicação e correção nos atos, não só comerciais como na vida privada do amigo empresário Cornélio, certamente a Palmeira Móveis permanecerá servindo aos vitorienses, assim como aos clientes das cidades circunvizinha por mais uns oitenta anos!!
6ª Feijoada da ABTV: uma festa para quem gosta de carnaval!

No próximo sábado (28) acontecerá o 6ª Feijoada da ABTV. O evento é, indiscutivelmente, a largada para os festejos momescos na nossa cidade. O referido encontro, entre outros, tem como objetivo promover uma CONFRATERNIZAÇÃO CARNAVALESCA.
Como já virou tradição a ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória – procura homenagear entidades e pessoas que ajudaram construir a festa maior da cidade de José Marques de Senna. Contudo, essa edição (6ª ininterrupta) além das homenagens póstumas e a agremiação carnavalesca Boi Dela, a ABTV estará também condecorando todos aqueles que por ela passou, ao longo dos últimos vinte anos.
Portanto, você, carnavalesco ou folião, não deixe de participar desse momento único do Carnaval Vitoriense !!!
Serviço.
Evento: 6ª Feijoada da ABTV.
Local: Restaurante Gamela de Ouro
Dia: 28 de janeiro (sábado)
Hora: 11h.
Preço pulseira\ingresso: R$ 20,00
Vendas: diretores dos blocos associados, kiko, e na portaria do evento.











