Neide & Pepeu no Restaurante Gamela de Ouro.

No próximo dia dois de agosto, véspera de feriado municipal, acontecerá o show dos artistas vitorienses, Neide & Pepeu. O evento dançante  acontecerá no Restaurante Gamela de Ouro. Com um repertório herdado do pai – Seu Bí do Violão – Neide interpreta o que melhor existe no ritmo da seresta. Já comprei a “mesa” e marcarei presença, para ouvi-los, prestigia-los  e apreciar uma boa noitada.

Sem “disse-me-disse”: Governo de Todos deixa débito milionário na empresa SERVITIUM.

Na manhã da última sexta (14), na nossa redação, recebemos o secretario especial do prefeito Aglailson Junior, Doutor Paulo Texeira. Sua visita teve como objetivo a entrega de uma documentação relativa ao débito deixado pela gestão anterior – comandada pelo prefeito Elias Lira – com a empresa SERVITIUM. Disse-me ele, ainda, que já está providenciando as cópias de outros débitos para nos enviar.

Pois bem, vale lembrar que semanas atrás, casualmente, na abertura do evento intitulado Feirão da Casa Própria, ocorrido no Vitória Park Shopping, bati um alongado papo com o atual prefeito Aglailson Junior, no qual, ao ser questionado sobre esse negócio de dizer que a prefeitura não tem dinheiro, sem mostrar documentos, é algo ultrapassado e “sem graça” na nossa cidade, ou seja:  as coisas sempre  ficam no campo do “disse-me-disse”, ele (o prefeito),  na ocasião, retrucou e foi taxativo, prometendo enviar os documentos, para provar a verdade dos fatos.

Com relação à documentação que já chegou em nossas mãos, posso dizer que ainda estou fazendo levantamentos e outras considerações para, só assim, postar o detalhamento do seu conteúdo, ou seja: notas fiscais e placas dos veículos utilizados nas locações. No entanto posso adiantar que, segundo os diretores da empresa SERVITIUM, os débitos são referentes à prestação de serviços às seguintes secretárias: Educação, Finanças, Gtran, infraestrutura, Obras, Obras e Urbanismo, Serviços Públicos, Transporte e Gabinete do prefeito.

De resto, contudo, posso dizer, também, que o valor devido é algo considerável,  para um município do interior do Nordeste Brasileiro. Na medida do possível estaremos postando essa matéria que tem, entre outros motivos, trazer esclarecimento a fatos que diz respeito a todos munícipes.

A mesma “viela”, o mesmo problema, o mesmo sistema administrativo…

Dias atrás, vindo da Capital Pernambucana, ao deixar a BR 232 e adentrar na principal VIELA que dá acesso a nossa cidade, deparei-me com uma cena lamentável. Se já não bastasse o “açude” que toma conta da metade da referida  via, na outra metade, disponível para “travessia”, o motorista tem que se ligar,  para não cair numa cratera. Restando-nos, apenas, para seguir viagem com segurança a METADE DA METADE DE UMA VIELA.

O atual prefeito da nossa cidade, Aglailson Junior, na última campanha eleitoral, prometeu que, caso ganhasse a parada, administraria o município diferente do seu antecessor. Pois bem, o tempo passou, já estamos no sétimo mês de “nova” gestão e até agora o sistema é o mesmo!! Esse mesmo problema, na entrada da cidade, já foi por mim denunciado várias vezes, na Era do Governo de Todos. Estamos sim! Vivenciando uma gestão de continuidade. Uma pena…

Opção nas Férias: Fest Games no Vitória Park Shopping

Na manhã do sábado (15), com meu filho Gabriel, fui conferir a estrutura e as opções do evento Fest Games, que é promovido pelo Vitória Park Shopping e patrocinado pela NAGEM. Confesso que não sou muito ligado nesse tipo de entretenimento, mas a turma jovem e até alguns marmanjos, principalmente os que são apaixonados por futebol, são vidrados nessas paradas.

Por lá, arrisquei-me a competir. Nenhuma surpresa: “quebrei a cara” em todas as modalidades e partidas. Perdi todas. O evento segue  até o próximo dia trinta e é totalmente grátis. Na programação também consta campeonatos e disputas.

Torcedores vitorienses do Sport: carnaval pelo 41º título de Campeão Pernambucano.

Na tarde do domingo (16) a “Nação Rubro-Negra” da Vitória de Santo Antão “ganhou” as principais ruas da cidade, em comemoração ao quadragésimo primeiro título de Campeão Pernambucano. Ao som do trio elétrico, animado pelo artista vitoriense e também torcedor do Leão da Ilha, Nildo Ventura, o pessoal caiu na farra, cantando, entre outras músicas, o famoso “casá-casá-casá”. Veja o vídeo.

A concentração ocorreu no Pátio da Matriz. Não obstante o frio e o dia chuvoso, aos poucos, o pessoal foi chegando e entrando no clima comemorativo. Como sempre acontece nessas ocasiões, apareceram alguns torcedores espirituosos e empolgados, acaba trazendo para a festa algumas curiosidades e bonecos. Apesar de “sofredor” alvirrubro, marquei presença para registrar a brincadeira e registrar no nosso jornal eletrônico, intitulado Blog do Pilako.

Pedro Ferrer – 75 anos: um homem com mais passado do que futuro!!

Completando setenta e cinco anos de vida, no domingo (16), o professor Pedro Ferrer reuniu, em sua residência, na noite do sábado (15), um pequeno grupo de amigos para “jogar conversa fora”. Na comemoração informal, por assim dizer, além dos deliciosos petiscos e do vinho do Porto, conversamos de “um tudo”.

Na qualidade de presidente do nosso Instituto Histórico e de escritor circunscrito ao universo antonense, Pedro, atualmente, indiscutivelmente, é o maior conhecedor da nossa história e dos fatos relevantes –  e dos irrelevantes também –  que forjou a Vitória de Santo Antão  atual, assim como seus costumes e suas incongruências.

Aproveitei a oportunidade para, em vídeo, fazer-lhe a seguinte indagação: Pedro, já que você tem mais passado do que futuro, o que você pensa da vida?  Veja o vídeo:

Parabéns para Tamires!!

Na qualidade de amigo da família participei, na noite do sábado (15), da festa  comemorativa pelas três décadas de vida da Tamires. O casal,  Aurinha e Elisiel, aproveitou a oportunidade para agradecer a Deus pela celebração e também pelos os filhos – biológicos e adotivos. Veja o vídeo:

Festejar é sempre uma ótima oportunidade. Nesse contexto a festa de aniversário da Tamires, que é uma pessoa muita ligada aos movimentos da Igreja Católica, possibilitou à reunião de familiares, amigos e irmãos de fé. Parabéns para Tamires!

2ª Festa da Saudade: Orquestra Super Oara – 16 de setembro.

Com a intenção de reviver os tradicionais bailes dançantes da nossa cidade, ano passado, criamos a FESTA DA SAUDADE. O encontro dançante, entre outras coisas, tem como objetivo proporcionar uma noite agradável, para se curtir com a família e os amigos,  ao som das boas musicas tradicionais, isto é: uma festa para coroas!!

O local escolhido, novamente, foi o Clube dos Motoristas “O Cisne”. Animará a festa, além da banda de abertura, a espetacular Orquestra Super Oara – Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos – sob a batuta do sempre animado e carismático Elaque Amaral.

Os amigos que participaram o ano passado aprovaram o formato do encontro e já garantiram a reserva da mesa, alguns deles, inclusive, solicitaram mais de uma mesa para levar grupos.

Portanto, nas próximas semanas, estaremos entrando em contato com todos aqueles que participaram e até outras pessoas que não puderam marcar presença, em função de outros compromissos.

VÁ SE PROGRAMANDO:

2ª Festa da Saudade.
Local: Clube dos Motoristas “O Cisne”.
Dia: 16 de setembro de 2017.
Atração: Orquestra Super Oara
Valor da Mesa: R$ 200,00 (quatro pessoas)
Reservas: Cristiano Pilako – 9.9192.5094  – Zap 9.8456.4281.
Obs: Não haverá vendas de ingressos individuais.

Prêmio Pernambuco Imortal: Carlinhos Brasil.

Registramos o convite da Revista Folha para entrega do Prêmio Pernambuco Imortal. O evento, articulado pelo publicitário Carlinhos Brasil, homenageará várias personalidades, nas suas respectivas áreas de atuação. O encontro ocorrerá no Vitória Park Shopping.

Prêmio Pernambuco Imortal
Local: Vitória Park Shopping
Dia: 22 de julho 2017
Hora: 10h

Avante Lava Jato: ventos novos sopram noutra direção!!

Os mais recentes e variados pereceres jurídicos foram taxativos: “no Brasil a corrupção é sistêmica”. Nesse sentido, podemos dizer: desde o porteiro da repartição ao presidente do País a moeda corrente é o famoso “jeitinho brasileiro”. Os princípios que deveriam norteia as administrações públicas,  nos três poderes,  parece que só existem, de fato, no papel.

Para aliviar a consciência dos que ficam estarrecidos, com tal afirmativa, podemos dizer que não somos os criadores de nada, na verdade herdamos quase tudo dos nossos colonizadores e do sistema implantado por eles. O sentido real do inicio da nossa existência (Brasil), após o “descobrimento”, em boa medida, socorreu-se da possibilidade do lucro fácil e da exploração que gerou, mais adiante, à mistura continua do público com o privado.

Aliás, não seria nenhum exagero afirmar: aos poucos, os políticos brasileiros foram  sendo PRIVATIZADOS pelo poder econômico. Legislar para os interesses de alguns (ricos), via de regra, tornou-se a atividade fim da classe política, nas mais variadas  situações, sobretudo na chamada “Casa  do Povo”– Câmara de Vereadores, Assembleias Legislativas, Câmara dos Deputados e Senado Nacional.

Pois bem, no meu modesto entendimento, nesses três anos da Operação Lava Jato, onde hoje temos uma penca de políticos trancafiados, diretores de estatais devolvendo dinheiro ao erário, conselheiros de Tribunais de Contas no banco dos réus, empresários – ricos de verdade – vendo o sol nascer quadrado e até um ex-presidente da república, condenado por crime comum não deixa de ser, para nós, simples mortais, um alento e uma esperança que aquela pequenina luz, lá  no final do túnel,  não irá se apagar.

Queiram ou não queiram os pessimistas; aceitem ou não aceitem os eleitores ideológicos, participem ou não os indiferentes, mas de uma coisa eu tenho absoluta certeza: NADA MAIS SERÁ COMO ANTES. Ventos novos sopram noutra direção… Avante Lava Jato!!!

Atenção Bio da Morepe: PORCOS SOLTOS NAS RUAS!!!

Conforme havia prometido, no início do ano, só após os festejos juninos (segundo semestre) é que iria tratar do problema relacionado aos animais soltos nas vias públicas. Esse hiato temporal, no que tange essas postagens, foi por mim julgado suficiente para que a nova gestão municipal pudesse realizar um planejamento e implementar as ações necessárias, até porque a gestão anterior passou oito anos e não teve competência e capacidade para resolver essa bronca. Aliás, até nota pública fizeram, mas ao final, os bichos venceram!!

Na gestão do Governo de Todos, vale lembrar, vários foram os responsáveis pela fiscalização e recolhimento dos bichos soltos: Severino Roberto, Roberto Bezerra, Beto Lira e depois as secretárias de saúde e serviços públicos. Ao final, todos fracassaram!

Pois bem, nessa nova administração, sob o comando do prefeito Aglailson Junior, o “cara” dos bichos é o amigo secretário Bio da Morepe. Sua pasta – Serviços Públicos – é responsável, entre outras coisas, para cuidar da fiscalização e recolhimento dos animais de grande porte, que ficarem perambulando pelos  logradouros e vias públicas da nossa cidade.

A verdade é a seguinte: Até o presente momento tudo continua como antes, ou seja: OS BICHOS CONTINUAM DANDO AS CARTAS NA CIDADE. Por volta do meio dia de ontem (10), por exemplo, na Rua José Rufino – “Principal do Cajá” – uma porca com seus porquinhos se alimentavam e promoviam a maior sujeira e imundice.

Portanto, recomeçamos nossas postagens perguntando: BIO DA MOREPE QUANDO É QUE OS BICHOS SERÃO RECOLHIDOS DAS RUAS? Não devemos esquecer que porcos nas ruas,  configura-se num GRAVE PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA…

Banco do Brasil: serviço deficitário nos terminais eletrônicos!!

Desde a fundação do primeiro estabelecimento bancário na nossa cidade, que trouxe na sua diretoria apenas membros locais, tendo usado como nome “Cooperativa Banco Popular da Vitória”, surgida precisamente no ano 1926, que a quantidade de estabelecimento do gênero, clientes e correntistas, só fez crescer. De modo, a pensar, naturalmente, que esse é um segmento que não sabe o que é crise nem “aperto”.

Se antes, na chamada “automação bancária”, a discussão girava no entorno da falta de funcionários,  para o devido atendimento, hoje, além da  continua escassez de pessoal, aqui na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, parece que o Banco do Brasil também está promovendo uma espécie de “aposentadoria” dos caixas eletrônicos.

No último final de semana (sexta -08 – e sábado – 09) os clientes que tiveram necessidade de  sacar dinheiro foram obrigados a testar a paciência, para  enfrentar filas e falta de respeito. Na sexta, por exemplo, durante todo expediente e até durante o inicio da noite, apenas dois terminais funcionavam para o saque. O restante permaneceu fechado ou disponível apenas para consulta ou depósito. No sábado, para saque, apenas um terminal.

Por lá, muitas queixas dos clientes. Todos se perguntavam: “qual o motivo de não ativar os terminais eletrônicos?” Outros falavam: “meu Deus, a gente paga até o ar que respira aqui e somos tratados com total desprezo!”.

De resto fica a indignação coletiva,  de todos aqueles que são clientes e usuário do referido sistema. Apenas uma pergunta: O DEFEITO ESTAVA NAS MÁQUINAS OU NOS HUMANOS?

Vereador Mano Holanda também concorda que as agências Bancárias são deficitárias no atendimento aos vitorienses.

Em recente evento social encontrei o amigo e vereador Mano Holanda.  Utilizei-me da ocasião para provocar-lhe, no bom sentido da palavra, sobre o “calvário diário” que a população vitoriense vem passando nas agências bancárias locais, sobretudo com relação à Lei que estabelece um tempo máximo para o atendimento, dentro das mesmas.

Disse-me ele que já havia ocorrido na Câmara de Vereadores, na legislatura anterior, debates sobre essa questão e que o vereador Geraldo Filho, oportunamente, havia apresentado proposta regulamentando a matéria. Com relação à eficácia dessas medidas, na prática, nada mudou para os que são obrigados a perder horas nas filas, todos os dias.

As agências bancárias na nossa cidade, sem nenhuma fiscalização de quem quer que seja, prestam um péssimo serviço aos respectivos clientes, fazendo-os de “gato e sapato”.  Isso é fato. Nesse ponto todos concordam. Pois bem, aproveitei a ocasião para solicitar ao edil que, junto com seus pares, colocassem essa questão na ordem do dia, para cobrar dos bancos um melhor atendimento à população. Mano, que também é usuário do sistema, prontificou-se à empreitada.

Férias da garotada: curso de ROBÓTICA aqui em Vitória.

No final da tarde do sábado (08) um robô, circulando no Pátio da Matriz, chamou minha atenção. Ao me aproximar tomei conhecimento que se tratava de uma campanha promocional para um curso de férias sobre robótica, que será ministrado pela vitoriense Camila Prohaska. Veja o vídeo:

Direcionado às crianças e adolescentes (7 a 14 anos ) o curso tem como proposta iniciar os conhecimentos na construção de robôs, tanto na parte teórica quanto na prática. Portanto, para “ocupar” essa garotada nesse período de férias, eis aí uma boa opção. Entre em contato pelos fones: 9.9782.7025 – 9.8338.9904

Datas: 10/07 até 14/07

Turno: Manhã

Idades:  07 a 10 anos

Horário:08 as 11:00

Datas: 10/07 até 14/07

Turno: Tarde

Idades:  11 a 14 anos

Horário: 13:00 as 16:00

Datas: 17/07 até 21/07

Turno: Manhã

Idades:  11 a 14 anos

Horário:08 as 11:00

Datas: 17/07 até 21/07

Turno: Tarde

Idades:  7 a 10 anos

Horário: 13:00 as 16:00

Manoel Camilo é o novo presidente do Rotary da Vitória.

Na noite da sexta (08) aconteceu o evento promovido pelo Rotary da Vitória de Santo Antão que teve como objetivo empossar o seu novo conselho diretor, para o período de 2017/2018. Na ocasião o novo presidente, Manoel Camilo, na sua fala, agradeceu aos seus pares pela confiança, realçou sua alegria e satisfação pelo momento assim como pontuou seus novos desafios.

Vitória de Santo Antão no tempo do cinema mudo e do FONÓGRAFO.

Em tempos de acalorados debates sobre a arcaica legislação trabalhista e suas possíveis mudanças, não me canso de dizer: as ideias de Karl Marx, ao seu tempo, configuraram-se em grandes avanços para sociedade ocidental. Hoje, em grande medida, foram vencidas pelo tempo. Atrevo-me, falando: daqui pra frente o grande inimigo dos trabalhadores é à aplicação da tecnologia na nova arrumação produtiva, que além de tirar o posto de trabalho, varrerá muitas empresas do mercado. Por incrível que possa parecer, até agora não consigo entender  o porquê desse debate não haver avançado na sociedade, sobretudo nos colégios e nas faculdades.

Pois bem, outro dia lendo meus arquivos sobre a Vitória de Santo Antão de outrora (1930) encontrei uma notícia, apesar de antiga, que reflete bem o tema atual, acima mencionado. Comentava o Jornal “O LIDADOR” que, em função do novo e possante “Rádio – Vitrola”,  as pequenas orquestras e o piano, que até então acompanhavam, nos cinemas, a projeção dos filmes mudos, aos poucos,  DESAPARECERIAM.

Assim “falava” a notícia do lidador:

“A reprodução e a ampliação do eco e do ruído é feita por eletricidade e apanha as irradiações dos Estados do Brasil e da Argentina. Nos dias em que não houver projeção na tela, a Empresa organizará sessões especiais de rádio, apanhando as irradiações da Rádio Clube de Pernambuco”.

Acrescentava a noticia:

“Para a inauguração foi organizado o seguinte programa: Hino Nacional, pela Banda dos Fuzileiros Navais, Grande Sinfonia do Guarani (1ª e 2ª parte), Minha Viola, canção, e Cismando Valsa.”

Aliás,  quando nossa cidade, Vitória de Santo Antão, ainda nem possui energia elétrica, foi apresentado à sociedade, pelo senhor Fagner, em 20 de fevereiro 1892 (há cento e vinte e cinco anos) o FONÓGRAFO.

Sobre essa apresentação, publicou “O Lidador” de 27 de fevereiro do mesmo ano:

“Ouvimos o fonógrafo e confessamo-nos maravilhados, pois é uma das mais aperfeiçoadas invenções que a mentalidade humana pode produzir………O fonógrafo repete com precisão as peças que nele forem recolhidas, reproduzindo corretamente as palavras com o timbre de voz natural, bem como o som de qualquer instrumento”.

Na ocasião, reproduziu  também,  o mesmo jornal, mais adiante, que só no inicio do século XX é que as famílias mais organizadas financeiramente puderam adquirir-los  e usa-los, nos encontros festivos, juntamente com familiares e amigos e até nas tardes recreativas dos domingos.

Devemos lembrar, porém, que até 15 de novembro de 1922 nossa cidade não possui sistema de energia elétrica.

Conta ainda o jornal “O Lidador” que em 1929 os aparelhos foram incrementados com um  pequeno motor elétrico, passando a se chamar “ELETROLA”. Não tardou e começou aparecer, então, as “RADIO-ELETROLAS”, aparelho que conjugava o receptor de rádio ao fonógrafo eletrificado e aperfeiçoado.

Pois bem, apesar de estarmos distantes temporamente dessas notícias, devemos entender que as mudanças sempre existiram. O grande detalhe é justamente com relação à velocidade dos fatos. Hoje, por exemplo, já temos tratores, nos campos brasileiros,  trabalhando sem a figura do operador. No Japão, agora mesmo, já é possível ser hóspede em um hotel,  por alguns dias, sem que seja necessário se relacionar com os humanos, apenas, com máquinas e robôs.

Na nossa Vitória de Santo Antão do século 21, totalmente integralizada ao mundo globalizado da internet, nada mais nos separa do resto do planeta. A grande pergunta que fica é: será que a qualidade de vida, na nossa cidade de antigamente,  era melhor ou pior?  O TEMPO NÃO PARA……

As invasões nos espaços públicos já começaram “sufocar” a cidade!!

Dias atrás, ao me deslocar à Capital pernambucana, logo pela manhã, deparei-me com uma retenção no trânsito, na sempre movimentada Avenida Henrique de Holanda, na altura do Hospital João Murilo.  Até aí, tudo bem! Vale salientar que na última década, no nosso País, onde a frota veicular cresceu exponencialmente e os investimento em estradas e novas vias públicas praticamente ficaram estáticos, convenhamos que enfrentar engarrafamentos não é mais algo próprio apenas das capitais.

Mas, tenho a absoluta certeza, que se os últimos prefeitos da nossa cidade não tivessem, no gozo dos seus mandatos eletivos, praticado à “complacência” e até a conveniência nas chamadas INVASÕES URBANAS certamente, hoje, teríamos mais espaços para planejarmos melhor o nosso crescimento urbano e, na medida do possível, atenuarmos os malefícios dele (crescimento urbano).

Pois bem, com relação a essa praça – se é que podemos chamar de praça – já falei inúmeras vezes aqui no blog, que o seu “surgimento” – na gestão do Governo Que Faz –  apenas serviu para dá alinhamento às invasões contíguas (prédios comerciais).

O tempo passou e atualmente,  além de não dispormos mais do espaço para a construção de um via local, que certamente desafogaria o fluxo de veículos na faixa de rolamento de trânsito rápido – Henrique de Holanda –, ainda somos obrigados a suportar à incompetência dos técnicos da AGTRAN,  que ainda não sabem que o local deve ser  regulamentado  com uma  placa de ESTACIONAMENTO PROIBIDO.

Evidentemente que essa ação prejudicaria os comerciantes da localidade, mas essa é uma das “faturas”, esse é o preço que deve ser pago por pessoas  e empresas que ocupam espaços públicos, com prédios irregulares, sem nenhum planejamento ou preocupação com a coletividade. Aliás, se formos falar em invasões a espaços públicos na nossa cidade, teremos que escrever, sem parar, até o final do ano!!!!