Amigo Luciano: um talento “made in Vitória”…..

Em recente e casual encontro com o amigo Luciano, ocorrido no Restaurante Varanda do Tadeu Souza, tomei conhecimento, mesmo que de maneira superficial, através das suas abreviadas palavras e por fotos no aparelho celular, do seu trabalho acadêmico no qual  prospecta a restauração do nosso Mercado de Farinha. Um trabalho extraordinário! Perfeitamente aplicável,  onde não se perdeu de vista os conceitos históricos e o uso prático,  transitando, paralelamente, pelo requinte e o conforto. Algo, podemos assim dizer, sintonizado, também, com a modernidade e o futuro.

Para a confecção de todo esse trabalho, realizado com a orientação dos professores, confidenciou-me o amigo Luciano: “Pilako,  o seu blog foi de fundamental importância. Os registros fotográficos, antigos e atuais assim como as informações históricas e os seus comentários foram  de grande  utilidade  na construção do contexto deste trabalho”.

Concluo essas linhas dizendo que nossa cidade, Vitória de Santo Antão, possui talentos em praticamente todas as áreas. O amigo Luciano, naturalmente,  é uma das materializações dessa afirmativa. Parabéns!!!

Nosso Tiro de Guerra “convoca” seus ex atiradores para uma “missão” cívica.

Os atuais instrutores do nosso Tiro de GuerraSubtenente Sidiclei e Sargento Clauberrobson, juntamente com o nosso eterno comandante,  Major Eudes,  estão “convocando” os ex atiradores para formar um pelotão, com vistas ao desfile cívico do próximo dia 7 de setembro, em nossa cidade.

Para ilustrar a ideia e animar os “velhos soldados de guerra”,  segue, abaixo, um dos vídeos que gravamos em edições passadas.

Portanto, caso você seja um ex atirador do nosso Tiro de Guerra e tenha ficado  com vontade  de desfilar conosco,  no próximo dia 7 de setembro, favor entrar em contato com o Tiro de Guerra, através do telefone 3523-3307, para dá o nome e confeccionar a camisa.

Trânsito da Vitória: A BAGUNÇA CONTINUA!!

Passados os oito primeiros meses da nova administração da AGTRAN, por incrível que pareça, ainda não consegui enxergar uma luz no fim do túnel. Traduzindo: A AGTRAN CONTINUA ENGARRAFADA! Até o presente momento o amadorismo é a ordem do dia.

Se havíamos, na gestão anterior, mesmo que pontualmente, no sentido coletivo, avançado, hoje, praticamente, voltamos à “estaca zero”. Para exemplificar: o monitoramento eletrônico dos semáforos. Se os contratos celebrados, entre a referida empresa com a municipalidade,  estavam bem acima dos preços praticados no mercado, conforme me falou o próprio prefeito,  tudo bem! Foi correto estancar essa “sangria”. Mas deixa-los (semáforo) sem monitoramento, evidentemente,  não foi alternativa mais acertada! Aliás, os atuais gestores já deveriam ter aberto um novo processo licitatório para habilitar outras empresas (prestando o mesmo serviço – ou melhor)  com preços menores. Isso é  a governança.  Ou seja: Fazer mais com menos.

Existem inúmeras ações que AGTRAN já deveria ter implementado,  sem gastar “rios de dinheiro”- se realmente estivesse empenhada em avançar no coletivo, na chamada mobilidade urbana. À retirada do estacionamento, que fica em frente à Casa dos Pobres (ao lado da Igreja Assembleia de Deus) é apenas um exemplo do que já deveria ter ocorrido. Hoje (30) pela manhã, mais uma vez, fiquei “enganchado” naquela retenção “crônica”. Não sei se  é falta de capacidade ou interesse de agir? Só sei que a cidade não pode parar, por conta gestões lerdas…..

No início da noite de ontem (29),  ao caminhar pelo centro comercial, registrei outro problema recorrente,  que aborrece a todos. Com inteligência, ação integrada e um pouco de boa vontade se evitaria inúmeros transtornos no trânsito local.  E o é melhor de tudo:  sem  precisar investir “um real” sequer,  pata sua solução.

Na Rua Senador João Cleofas de Oliveira – única via de ligação entre os bairros Matriz/Centro/Livramento (nesse sentido) – na qual já existe uma placa regulamentando que não se pode nem parar, ontem,  um caminhão estacionou,  em horário de “pico”,  descarregou mercadorias na calçada, sem ao menos ser “incomodado” por um agente de trânsito ou fiscal da prefeitura, no que diz respeito ao ordenamento do comercio local.

Esses são apenas exemplos de problemas “clássicos” que ocorrem na nossa cidade. Poderia citar inúmeros. Aliás, para esses problemas aventados as soluções seriam de caráter meramente paliativas. Pois, nossa cidade, Vitória de Santo Antão, para o trânsito,  está precisando de profissionais competentes, com capacidade comprovada para prover ações integradas. Mas, ao que parece, na atual gestão municipal teremos o mesmo “modus operandi” da gestão anterior:  ou seja: os problemas serão levados com a barriga.

Reviravolta na ação judicial envolvendo a prefeitura e o Centro Social União e Trabalho.

Com relação a disputa pela posse do prédio público, localizado em Terra Preta, travada entre o Centro Social União e Trabalho – Ozias Valentim – com a atual gestão municipal, comandada pelo prefeito Aglailson Junior, recentemente, por uma decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco a mesma (posse) volta para municipalidade.

“Diante do exposto, presentes os requisitos constantes do art. 4º, caput e §7º da Lei nº 8.437/92, defiro o pedido de suspensão dos efeitos da liminar proferida nos autos do processo nº 0001140- 28.2017.8.17.3590, limitando a eficácia da presente decisão suspensiva até ulterior manifestação de órgão colegiado deste Tribunal. Publique-se. Cumpra-se. Recife, 18 de agosto de 2017. Des. Leopoldo de Arruda Raposo Presidente do TJ-PE PODER JUDICIÁRIO ESTADO DE PERNAMBUCO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gabinete da Presidência”

A decisão não é definitiva. Novos capítulos virão. Sobre este assunto, aqui no blog, estão convidados a se posicionarem as partes envolvidas, ou seja: os representantes legais do Centro Social União e Trabalho e da Prefeitura.

Segue, abaixo, decisão judicial.

Segunda Festa da Saudade: música de qualidade para se ouvir e dançar!!

Já está marcado para o próximo dia 16 de setembro a Segunda Festa da Saudade. O evento dançante acontecerá no Clube dos Motoristas “O Cisne” e será animado por dois conjuntos musicais. Abrindo a festa o Grupo “Quinteto Dourado”, liderado pelo amigo Edmilson Silva, executará o melhor da chamada “Jovem Guarda”. Aliás, por ocasião da primeira edição do evento (2016), o referido grupo musical lançou um CD Ao Vivo, gravado na festa.

Na qualidade de melhor orquestra de baile do Nordeste e uma das melhores do Brasil, a SUPER OARA, nossa parceira, comandará a festa, como sempre, para não deixar ninguém ficar parado. Com um repertório extraordinário – que vai de “A a “Z” – o sempre animadíssimo Elaque Amaral manterá o ritmo. Aliás, cantar e tocar em Vitória é motivo de muita alegria, como ele mesmo diz: “ em Vitória eu me sinto em casa”.

Com relação à venda das mesas, para a Segunda Festa da Saudade, já estamos “em campo”. Os que marcaram presença, ano passado, já confirmaram e  alguns estão até adquirindo mais de uma mesa, para levar familiares e amigos. Portanto, esse é um evento que estamos buscando juntar pessoas mais “maduras”,  que curtem as velhas e boas canções, tais quais nos bailes de antigamente. Veja o vídeo:

Serviço – 2ª Festa da Saudade.

 Local: Clube dos Motoristas “O Cisne”

Dia: 16 de setembro de 2017

Atração: Orquestra Super Oara

Valor da Mesa: R$ 200,00 (quatro pessoas)

Reservas: Cristiano Pilako – 9.9192.5094  – Zap 9.8456.4281

Obs: Não haverá vendas de ingressos individuais.

CURIOSIDADE TRIBUTÁRIA: Execução Fiscal Municipal.

A partir de hoje, vez por outra, nosso amigo advogado tributarista, Ivair Queiroz, irá contribuir com artigos de utilidade pública, que visão alertar os internautas (contribuintes) no que diz respeito ao fisco federal, estadual ou municipal. Segue, portanto, abaixo, o primeiro artigo:

Em conversa amistosa com um servidor da prefeitura local fui informado que a secretaria de finanças, através de seus procuradores, está a todo vapor no que se refere ao acionamento jurídico, com o propósito de exigir dos contribuintes os tributos vencidos.

Neste contexto, vários contribuintes da nossa cidade vêm recebendo CITAÇÕES da Justiça informando que a prefeitura através de sua procuradoria vem ingressando com AÇÃO DE EXECUÇÃO contra aqueles, que em sua maioria correspondem aos tributos IPTU, ISS, TAXA DE POLÍCIA entre outros.

A Ação de Execução é a maneira que o Poder Executivo Municipal tem de cobrar aos contribuintes os créditos tributários atrasados, dessa forma é necessária que o cidadão comum fique atento para os procedimentos que devem ser adotados após ser CITADO, pois, se não for tomadas as providencias – apresentação dos Embargos no prazo estipulado no corpo da Citação – a Justiça poderá procurar outras formas de satisfazer a Execução. Como por exemplo: bloquear valores em conta bancárias, veículos, Imóveis e outros bens.

Verifiquei que no nosso município os valores das Execuções Fiscais, em sua maioria, são relativamente baixos, dessa forma o contribuinte, em princípio, deve se dirigir a Procuradoria Municipal e procurar quitar a referida dívida através de pagamento à vista ou até mesmo parcelado, assim feito o próprio fisco municipal, conforme fui informado, está solicitando à justiça a suspensão do Processo de Execução, até a quitação total da dívida.

No entanto, nesse contexto, devemos ficar atentos, pois podem existir situações em que o valor cobrado apresente inconsistência por alguns motivos, tais como: prescrição, tributos já pagos ou até mesmo valores majorados de maneira desproporcional, sendo este o caso, contudo, o contribuinte deve procurar um Advogado de sua confiança para que este analise o caso concreto e veja se será necessário apresentar uma defesa Judicial ou Administrativa. FICA A DICA!

Por: Ivair Queiroz de Albuquerque

Nosso Tiro de Guerra “convoca” seus ex atiradores para uma “missão” cívica.

Os atuais instrutores do nosso Tiro de GuerraSubtenente Sidiclei e Sargento Clauberrobson, juntamente com o nosso eterno comandante,  Major Eudes,  estão “convocando” os ex atiradores para formar um pelotão, com vistas ao desfile cívico do próximo dia 7 de setembro, em nossa cidade.

Para ilustrar a ideia e animar os “velhos soldados de guerra”,  segue, abaixo, um dos vídeos que gravamos em edições passadas.

Portanto, caso você seja um ex atirador do nosso Tiro de Guerra e tenha ficado  com vontade  de desfilar conosco,  no próximo dia 7 de setembro, favor entrar em contato com o Tiro de Guerra, através do telefone 3523-3307, para dá o nome e confeccionar a camisa.

Livros – Apelidos Vitorienses – continuam disponíveis à venda!!

Aos amigos conterrâneos, quer estejam residindo ou não na nossa terra-mãe, informo que ainda possuo exemplares do nosso Projeto Cultural, intitulado “Apelidos Vitorienses”, disponíveis à venda. No volume um, narramos à origem dos seguintes apelidos:

Além do meu apelido (Pilako), catalogamos: Americano, Batifino, Baleado, China Contador, Doutor do Posto, Fernando Diamante, Furão, Giba do Bolo, Heleno da Jaca, João de Qualidade, Lavoura, Mané Mané, Manga Rosa, Matuto, Nanãe, Natal do Churrasquinho, Olho de Pires, Moleza, Pindura, Pirrita, Toco, Tonho Trinpa, Torto e Zé Catinga.

Nesse segundo volume estão: Babai Engraxate, Novo da Banca, Pea Preta, Branca, Gongué, Vei Eletricista, Brother, Bambam Água, Zé Ribeiro, Regis do Amendoim, Val da Banca, Pirraia do Feijão, Pituca, Junior Facada, Pezão, Moreno, João Potó, Touro, Lino, Eraldo Boy, Cocota, Castanha, Miro da Cachorra, Nininho e Neném da Joelma.

Local de venda – Redação do Blog do Pilako – Praça Leão Coroado.

Valor: Volume 01 – R$ 30,00 / volume 02 R$ 30,00

Contato: 9.9192.5094 ou pelo zap 9.8456.4281

Obs: Para as vendas fora da cidade acrescer despesas postais.

Monte das Tabocas foi o palco do Primeiro Encontro de Drone da Vitória.

Conforme anunciado, aconteceu na manhã do domingo (27) o Primeiro Encontro de Drone da nossa cidade. O evento, articulado pelo empresário e droneiro Breno Valois, se materializou  no Monte das Tabocas. Para lá convergiram pessoas de cidades diferentes com propósito  únicos, ou seja: interagir, “voar” e captar novas imagens.

Essa atividade é uma das que mais cresce no Brasil e no Mundo. O evento congregou pessoas que tem o drone como hobby e também pessoas que os utilizam profissionalmente, como o caso do nosso amigo Djalma Andrade. Na ocasião gravamos um vídeo no qual  ele fala das múltiplas utilidades do equipamento. Veja vídeo.

De maneira descontraída e informal o grupo trocou ideias e experiências. Em conversa com os droneiros mais experientes, presente ao encontro, os mesmos revelaram-me que nos últimos anos os novos equipamentos  que estão chegando  ao mercado são bem mais sofisticados e com preços bem inferiores, ou seja: daqui pra frente outros membros deverão ser  incorporados a esse movimento.

Na ocasião, fizemos um registro muito interessante. Ao mesmo tempo e bem próximos, registramos uma cena de filme de ficição, uma espécie de “invasão de discos voadores”. Veja o vídeo:

Os participantes também tiveram informações básicas sobre o nosso Sítio Histórico – Monte das Tabocas -, nunca antes registrado dessa maneira.   Ao final do evento, gravamos um pequeno vídeo com anfitrião, Breno Valois, que demonstrou satisfação e animação com o formato do primeiro encontro local. Veja o vídeo.

Beto do Cavaco e Reinado: “consagrados cantores da terra que Luis Gonzaga deixou seu coração”.

Na tarde do sábado (26),  no Restaurante Varanda do Tadeu Souza, dentre as boas canções interpretadas, que se configura com uma espécie de “cartão de visita” da Casa, também contribuíram com sua apresentações musicais, os amigos Beto do Cavaco e Reinado. Ambos, na qualidade de cantores não profissionais, já são “consagrados” na terra que Luis Gonzaga deixou o seu coração. Veja os vídeos.

O nosso Tiro de Guerra comemorou o Dia do Soldado.

Participamos na manhã da sexta, 25 de agosto, das atividades comemorativas ao Dia do Soldado. A data é uma referência direta ao dia de nascimento do Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, ocorrido em 1803. O renomado oficial é o Patrono do Exercito. Veja o vídeo.

Por ocasião do evento, atiradores foram condecorados pelo bom desempenho no concurso de tiro ao alvo. O instrutor chefe do nosso Tiro de Guerra, Subtenente Sidiclei, em ato de reconhecimento, pelos relevantes serviços prestados ao Tiro de Guerra, diplomou alguns  membros da sociedade local, dentre eles destacamos o presidente do nosso Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, professor Pedro Ferrer e o Cabo da Polícia Militar Jailton, ex atirador.

Em conversa com amigo Jailton, hoje, com mais de vinte e cinco anos na Polícia Militar, o mesmo realçou a importância do Tiro de Guerra na sua formação como cidadão e profissional. Disse-me, também, que  foi  o Tiro de Guerra  que “abriu as portas na sua vida”. Veja o vídeo:

Ao final do evento cívico, como sempre acontece, a tropa desfilou dentro e fora do quartel, que fica localizado no Alto do Reservatório. Veja os vídeos e os registros fotográficos  do evento.

Vídeo institucional do lançamento do Livro Apelidos Vitorienses II.

Concluindo as matérias, atinente ao evento de lançamento do nosso Livro “Apelidos Vitorienses II”, posto o vídeo institucional, no qual retratamos um pouco do sentimento desse projeto cultural,  genuinamente local. Escrever, antes de tudo, é estabelecer um diálogo consigo mesmo. É ato unilateral para fins coletivo. Registrar fatos e pessoas nas páginas de um livro, por incrível que nos possa parecer, é continuar conversando com o Mundo,  mesmo depois, a contragosto,  de seguirmos para viagem sem volta. Obrigado aos que prestigiaram nosso trabalho.

Apesar da Nota da Prefeitura, os PORCOS continuam rasgando as sacolas com lixo nas vias públicas e promovendo a maior sujeira.

Por volta do meio de ontem (24) nossas lentes registraram uma porca, circulando livremente pelas via públicas e  se alimentando de lixo, colocado pelas donas de casa nas calçadas. O fato “aporcalhado” aconteceu na Praça Luis Boaventura, próximo ao Prédio da Guarda Municipal. Veja o vídeo:

Não é de hoje que essa imundície acontece na nossa cidade. EntrA prefeito, fica prefeito, entra novo prefeito e nada muda. Recentemente, a prefeitura emitiu nota dizendo que iria “intensificar o trabalho na fiscalização e recolhimentos desses animais”.

Com relação ao problema recorrente – bichos nas ruas – a atual gestão municipal,  comandada pelo prefeito Aglailson Junior, está seguindo a risca o “roteiro” desenhado pela administração anterior, ou seja:  escalando várias pessoas para cuidar do mesmo  problema! Conclusão: O PROBLEMA CONTINUA. Primeiro, era o amigo Biu da Morepe (Serviços Públicos).  Agora é o comandante da pasta da Agricultura, o amigo Darlan. Os porcos, alheios ao organograma administrativo da prefeitura, continuam “dando as cartas” na cidade.

O Encontro de Drone acontece nesse domingo, no Monte das Tabocas.

Pela primeira vez na história da nossa cidade, Vitória de Santo Antão, acontecerá um evento vinculado ao equipamento DRONE – uma das maravilhas modernas. O Encontro Diurno Drone Recife – Agosto 2017, tem articulador o droneiro antonense, Breno Valois.

O inédito movimento acontecerá no nosso Monte das Tabocas, na manhã do próximo domingo (27). Os participantes, oriundos das mais variadas localidades do nosso Estado, serão recepcionados com uma mesa de frutas tropicais e uma breve narrativa sobre a importância do nosso Sítio Histórico.

Encontro diurno Drone Recife Agosto 2017

Local: Monte das Tabocas – Vitória de Santo Antão

Data: 27/08/2017

Horário: 09h

Contato no dia do encontro:

Breno Valois – 98863 0435

Leo – 98154-0306

Parlamento em Movimento: Lourinaldo Junior e Mano Holanda.

Da tribuna da Câmara, na quarta-feira (23), entre outras coisas, o vereador Lourinaldo Junior cobrou explicações ao Poder Executivo local,  sobre  a notificação extrajudicial de inatividade do Espaço Vida, uma vez que a instituição vem cumprindo o que determina o contrato de comodato celebrado com a municipalidade. Segundo o parlamentar  “o Espaço Vida é a única instituição do Nordeste que – em convênio com a APAMI  – vem desenvolvendo tratamento com natação,  nos casos das crianças com microcefalia, pessoas idosas e deficientes”.  Solicitou,  também, o jovem edil, melhoria para Zona Rural.

Acuso  o recebimento dos  ofícios  212 e 229,  enviados pela nossa Casa Legislativa, por solicitação do vereador Mano Holanda. No primeiro, segue veemente apelo à secretária de saúde municipal, Tereza Priore, no sentido de agilizar um mutirão para prevenção e diagnóstico sobre o Linfoma, visto que o mês de agosto é data referência no tratamento.

No segundo (229), o edil, juntamente com seus pares, através do Projeto de Lei  028/2017 aprovaram,  por unanimidade,  que a via pública que fica da Igreja Batista Monte Sinai e o Velório Irmãos Unidos até a nova BR 232 (Estrada de Natuba)  seja denominada Avenida Elmo Cândido Carneiro.

Prefácio do Livro Apelidos Vitorienses II – pelo advogado amigo, Jairo Medeiros.

É numa tarde corrida que vou ao encontro, no seu escritório, do amigo “Pilako” e, após uma conversa que tem foco institucional e que tergiversa com o cenário apocalíptico político brasileiro, fui instado a prefaciar o seu segundo livro “Apelidos Vitorienses II”.

Naquele instante, após o convite, o pensamento rodopiou em espiral na velocidade da luz e, pensando na responsabilidade, dos afazeres, do labor forense, saltou-se o sentimento que poderia traduzir numa palavra: lisonja. Aprendi na Caserna de Casa Forte que “missão dada, é missão cumprida” e, aquiescendo aceitei a empreitada. Ainda, lembrei-me do que, um dia, um cancioneiro lusitano vaticinou: “Para ser grande, sê inteiro; nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes; assim em cada lago, a lua toda brilha porque alta vive”.

É, Fernando Pessoa acertou! Temos que fazer tudo com o máximo esmero possível e, pensando na vivaz apresentação do jornalista vitoriense José Edalvo no primeiro volume da obra ‘Apelidos Vitorienses’, restou-me perquirir a exação introdutória para uma obra que retrata a nossa cidade através dos ‘apelidados’.

Neófito em abrir a narrativa do alvissareiro opúsculo sobre “Apelidos” que representaria o “saber vivencial” de personagens que forjam a nossa querida Terra das Tabocas, a nossa histórica Vitória de Santo Antão. O passo foi pesquisar a estrutura dos prefácios, ver como são escritos nos livros que possuo para que, entendendo o seu conteúdo, possa ao leitor de forma ‘prima facie’ (de imediato), compreender o (com) texto da obra.

Apelido é substantivo masculino que se expressa em ação através do verbo apelidar cuja ação é “designar, cognominar” segundo ensino contido no Dicionário (BUENO, 1076). O próprio autor do opúsculo narra sua experiência, na qual, em tenra idade, o nosso festejado Cristiano de Melo Vasconcelos Barros, ao suplicar insistentemente outra viagem familiar à cidade de Arapiraca e depois do balbuciar do nome dessa (Arapiraca, pilaca…), incorporou e deu origem do apelido “Pilako” dentre seus irmãos e, eternamente, ao convívio nosso.

Ainda, dissecando a forma e semântica do vernáculo “Apelido” – tema central do livro – é comumente lembrarmos que há sentido afetivo, de carinho, amizade nele que ao revés, em sentido, por vezes pejorativo, temos na palavra “alcunha”, “apodo”, “zombaria”, “motejo” ou o “vulgo” de alguém. Nesse ínterim, lembro-me da minha saudosa avó materna Luziana que tinha o apelido de “Nazeth” e que me chamava de “Jajá” e cantava para mim:

“Já já, futuca seu Felipe Vamos pro Araripe Que os Gonzaga vão chegar

Já, já, te apeia Mané Bento Amarra teu jumento Pega Zefa pra dançar (bis)

A minha terra é pobre Porém meu povo é nobre

Eu quero ver o meu velho novo Exu Meu pé de mulungú Que me traz recordação

Eu quero ver, Da. Ceça de Lulu Descer de do caititu Dando vivas ao São João”

Somente com arrimo e consulta ao meu primo Lourinaldo Júnior, o qual, via Facebook, me lembrou o que pensei ser uma composição de uma anedota para mim, na verdade, era uma música do Gonzagão em Velho Novo Exu com coautoria de Silvio Moacir de Araújo. E, nesse momento, em que a memória adentra na “p-brana” universal de Stephen Hawking e volto – mesmo estático – e soergo-me a outra dimensão espaço-temporal, onde a alma vibra e a reminiscência do homem que se encanta de tempos imemoriais que cada ser humano traz consigo e, o meu apelido dado pela minha avó representa mais do que uma comezinha palavra como a todos os que são reverenciados na obra literária, e sim, sentimentos e lembranças do que se é e o que se foi…

O meu pretérito apelido não vingou… Os apelidos além deste caráter saudosista, sentimental, têm, também, a acepção jocosa que, na nossa “pernambucanidade”, a ‘greia’ não pode ser esquecida. Há, outrossim, a relação de vínculo e afeição a alguém ou a algum lugar. Os apelidos, por vezes, forjam os mitos universais e nacionais a exemplo do ícone “Pelé”, nascido Edson Arantes… Veja-se, que alguns ‘apelidos’ têm o caráter de identidade e que vincula alguém a algum lugar. Não raro, é comum estrangeiros em entrevistas associar o nome do “Pelé” ao Brasil… Destacaria inúmeros outros como o do ex-presidente Luiz Inácio, o mundialmente também conhecido, “Lula”.

O livro “Apelidos Vitorienses – vol. II” traz consigno uma lauda dimensão por ocasião do instrumento que engendrou seu surgimento: o “Blog do Pilako”. E na sua essência e lema “O centro do meu mundo é a minha cidade” fez o chamamento dos cidadãos vitorienses a expressar através da “grande teia global” (world wide web), as suas jocosas histórias pessoais. Esse “Admirável mundo novo” trouxe inovações tecnológicas que a cada dia quebram barreiras, tais como, a distância e a lógica do espaço-tempo…

A obra “Apelidos Vitorienses” guarda siamesa relação com as mídias digitais; enfaticamente ao “centro do mundo parte de Vitória” na menção da ‘frontspage’ do Blog do Pilako e que se originou a partir dos vídeos postados no ‘Youtube’ com entrevistas esclarecedoras e, no mais das vezes, lúdicas. De forma clara, objetiva e lógica os vídeos que engendraram o livro trazem um contato que se exterioriza ao leitor com a cristalina transparência do “veículo digital” que, a partir do “epicentro vitoriense” leva ao mundo o conhecimento de personagens locais que são alçados à abissal audiência das ‘novas mídias digitais’ como blogs, whatssapp, Facebook e demais redes sociais, Youtube…

O opúsculo transportou do sítio eletrônico os entrevistados, incorporou o ‘mundo bit’ ao impresso e com a inserção do “QR-Code”, no qual ao focar no holograma que é uma espécie nova de código de barra, os leitores, com seus ‘smartphones’, podem assistir os ‘donos dos apelidos’, em quaisquer momentos e lugares, o que, de certo modo, lembra o brocardo latino “Verba volant, scripta manent” (as palavras voam, mas os escritos ficam). E o que fazem os apelidos? Alguns marcam e acompanham seus personagens mais, inclusive, do que seus nomes próprios…

A sociedade contemporânea exige a proatividade colaborativa e democratização das comunicações e, neste sentido, os Produtores de Conteúdo de Mídias Digitais na Rede (Web) propõem incrementar a participação e cidadania de modo que, dentre outros motivos, de serem ações instantâneas e dinamicamente reproduzidas pelas informações ocorridas no local e que se tornem geral e, por vezes, global.

Reportando-me ao descrito ‘encontro institucional’, esclareço que o nobre amigo Pilako é, também, diretor e sócio fundador da AblogPE. A Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco, entidade primogênita no país, é associação civil de Blogs, redes sociais e mídias alternativas no Brasil e congrega associados de todas as regiões de Pernambuco com mais 400 membros e que tem o escopo primordial de buscar proativamente a democratização dos meios de comunicação e que com a vigência da Lei Federal n.º 12.965/2014, conhecida como Marco Civil da Internet, impõe o respeito à liberdade de expressão com a finalidade de promover o reconhecimento em escala mundial da rede, nos direitos humanos, o desenvolvimento da personalidade e o exercício da cidadania em meios digitais, da pluralidade e a diversidade; da abertura e a colaboração; da livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor; e da finalidade social da rede.

Mario Rosa in A Reputação na velocidade do pensamento (2006, pág. 114) descreve que “transparência, assim, significa conquistar maior segurança sobre os poderes do Estado, de seus representantes, das corporações e seus gestores. E esse poder se materializa no acesso a informações relevantes.” E, de certa forma, quando se trata de “apelidos” estamos falando de imagem e reputação de alguém e que, em seu livro, Pilako destaca com transparência, as idiossincrasias de seus interlocutores.

O Blog do Pilako é um dos instrumentos valiosos contidos na AblogPE que, observando, debatendo, dando voz ao povo (“vox Populi, vox Dei”), por vezes denunciando com fundamentação lógica as mazelas municipais, interagindo com a sociedade vitoriense, chama a cidade à razão e funciona como verdadeiro edil vitoriense sem ter assento na casa legislativa, cumpre a previsão (dever ser) da norma constitucional (art. 5º, XXIII) ao atender a função social. E, ainda, denuncia a omissão da vedação de monopólio e oligopólio do sistema de comunicação em que os grandes meios de comunicação de massa, mesmo que por previsão de norma expressa no art. 220,§5o da Carta Magna, que creio eu se tratar de norma de aplicação imediata, quer seja, que não reger a edição de norma infraconstitucional para que seu conteúdo e previsão (mens legislatore) opere e incida no ‘mundo fático’, de aplicação instantânea. Assim, soma voz e força a luta pela democratização dos meios de comunicação brasileiros e engrandece com suas “expertises” a nossa AblogPE.

E foi, também, por obra e graça do Blog do Pilako e construção de abnegação coletiva ímpar para forjar a AblogPE que inicioamos a frutífera convivência harmônica com o preclaro Cristiano de Melo Vasconcelos Barros, o nosso ‘Pilako’. A entidade joga um papel fundamental convergindo unidade na pluralidade de atos dos quatros quantos pernambucanos.

Os amigos BIANCHI e BORGES in “Blogueir@s uní-vos! (mas nem tanto)” ao capitular na obra literária “A revolução da internet” afirmam que “o internauta deixa de ser um sujeito passivo e mero receptor do que é escrito ou transmitido pelos veículos tradicionais monopolizados e manipuladores. Ele adquire a possibilidade de se tornar um produtor de conteúdo, postando os seus textos, fotos, áudios, vídeos. Ele também interage com outros internautas, num processo de comunicação compartilhada que enriquece os seus horizontes e dá vazão à sua criatividade. Neste novo mundo de oportunidades, mesmo que limitadas pelo poder dos impérios midiáticos, a comunicação sofre visíveis mutações”.

Se for certo que “contra números, não há argumentos”, ao perquirir o primado da excelência deste prefácio pela lisonja me dada pelo amigo autor, busquei dados que não poderiam ser contestados por tudo que até aqui o nobre leitor se ateve. A Presidência da República, por obra realizada pela Secretaria de Comunicação Social (SECOM), que coletou informações primorosas contidas na Pesquisa de Opinião Pública inserida na Pesquisa Brasileira de Mídia – 2016 RELATÓRIO FINAL (vide em http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-depesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratosatuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2016.pdf/view) cujos objetivos específicos são, dentre outros, conhecer como se informam os diversos segmentos socioeconômicos e as características de seus hábitos de uso de mídia e o nível de confiança da população em diversas fontes de notícia (rádio, jornais impressos, revistas, sites, blogs, redes sociais); Avaliou o peso dos veículos online e das novas mídias no consumo e/ou exposição à informação trouxe valiosas informações que, indiscutivelmente, legitimam a obra e o autor de “Apelidos Vitorienses”.

Importante frisar o caráter eminentemente científico dos dados estatísticos que, por exemplo, num universo de 150 milhões de brasileiros aptos a votar nas derradeiras eleições, as pesquisas sondam, no mais das vezes uma amostragem de 2.002, eleitores com margem de erro de 3% (três por cento) após o resultado nas urnas, consagram com precisão o resultado de forma confiante e segura. E o que dirá do tamanho total da amostra Nacional que foi fixado em 15.050 entrevistas, distribuídas em todo o país, realizada com base no Censo Demográfico Brasileiro de 2010 e da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) 2014 feitas pelo IBGE?

Dentre as conclusões da pesquisa e que aqui importa, temos que: “entre os entrevistados, aproximadamente dois em cada três acessam a internet, o ambiente domiciliar é predominante entre os locais de maior uso. O telefone celular supera e muito o computador como o dispositivo mais utilizado no acesso à internet e algo em torno de três em cada dez respondentes que utilizam a internet declaram utilizar somente um dispositivo para tal atividade. O tempo médio de acesso diário, considerando tanto o meio de semana quanto o final de semana, fica um pouco acima das quatro horas e trinta minutos”.

Ainda para correlacionar a giga dimensão do Blog do Pilako com o livro “Apelidos Vitorienses” no qual de forma inovadora introduz um “QR-Code” após o “who´s who” (quem é quem) dos seus personagens transmudados para o vídeo do Youtube num singelo clique, em homenagem à baila argumentativa aqui esposada, apresenta dados trazidos do sítio eletrônico e-commerce – especializado em vendas pela internet (vide em https://www.e-commerce.org.br/produtos-maisvendidos-na-internet-em-2016/) sobre os PRODUTOS MAIS VENDIDOS NA INTERNET EM 2016, o que corrobora com os insofismáveis números aqui apresentados, tendo como produtos mais vendido, os SMARTPHONES E CELULARES que, em sua análise mercadológica faz “prospectar clientes que gostam de trocar seus smartphones a cada novidade do mercado. Parecer mágica! É só a propaganda ir ao ar e uma montanha de gente investe consideráveis recursos para ter o que há de mais novo no mercado. Internet móvel virou uma religião, e os adeptos não podem ficar para trás na hora de estarem conectados à sua rede social preferida ou para saber como andam as contratações do seu time do coração. Incluir smartphones no e-commerce é atirar no alvo!”

Concluo, salvo melhor juízo, que o livro “Apelidos Vitoriense II” é bem aceito, contemporâneo, o é em virtude do veículo e de quem o divulgou: Pilako e seu Blog traduz a pujança colossal acima desta numericamente destacada. Por fim, destaque-se que a Pesquisa mostra claramente que no Brasil a internet somente perde – por enquanto – em audiência, para a Televisão… As rádios já foram “googladas” pela internet e os blogs pautam os conteúdos de seus programas. E não à toa o governo golpista atual tenta aprovar legislação tributária que irá cobrar sobre o uso e transmissão de dados móveis; mídias novas como o ‘Netflix’, que espolia inexorável e drasticamente a audiência dos canais abertos de TV…

A moção prefacial a mim confiada é fruto de uma amizade construída por objetivos comuns como os ditos anteriormente. O Cristiano de Melo Vasconcelos Barros – Pilako – com a edição do 2º volume da obra, congratula a todos nós e lhe é fácil porque, agregador, inteligente e “antenado ao novo mundo bit” e que “sin perder la ternura jamás” e se “Verba volant, scripta manent”, condensa com sinergia as suas competências e virtudes nesta obra que é singela mas de abissal sentimentos dos seus personagens. A literatura faz parte da cultura e do “Ethos” de um povo e o livro traz a inerente correlação entre a cultura e a história que, falando em nível local – mutatis mudandis – dialoga com o Brasil e o mundo nesta colossal ‘teia global’…

“Faraway, so close”… Longe de tudo, muito perto do coração, ops, do smartphone, eu agradeço a lisonja e estima da missão prefacial, ao passo que ao leitor e personagens caberá o discernimento que, ao cunhar os seus apelidos, estes são incorporados e eternizados juntamente com o nome natalício. Eu me despeço relembrando dos acordes e letra da canção da banda inglesa Pink Floyd em “Talkin´Hawkin” (“falando”) em que afirma: “With the technology at our disposal The possibilities are unbounded All we need to do is make sure we keep talking’ (Com a tecnologia à nossa disposição as possibilidades são ilimitadas Tudo o que precisamos fazer é ter certeza de que continuemos falando)…

JAIRO Vieira MEDEIROS
Advogado e Assessor Jurídico

Solução para os bichos soltos nas ruas: até agora nada! Com a palavra o prefeito Aglailson Junior e o secretário Darlan…

Recentemente tomei conhecimento que a gestão municipal, comandada pelo prefeito Aglailson Junior, “declarou guerra” aos animais de grande porte que vivem perambulando pelas vias públicas: Deve-se entender, logicamente, que os chamados “criadores urbanos”, doravante,  deverão ser enquadrados, uma vez que os animais são inimputáveis.

Muito bem, não é de hoje que cobramos solução para esse grave problema de saúde pública. Vez por outra, realcei, também, que esse problema (animais soltos nas ruas) não é algo novo à pólis antonense . Mas devemos entender que já adentramos no século XXI e não é razoável se conceber que porcos, cavalos, vacas burros e etc sejam criados em meio a paisagem urbana, promovendo imundície pelas calçadas, levando risco aos condutores de veículos e, principalmente, transmitindo doenças, sobretudo às crianças.

A gestão municipal anterior, comandada pelo prefeito Elias Lira, fracassou nessa demanda administrativa. Duas campanhas foram promovidas, vários auxiliares direto do prefeito foram escaldos para resolver a “parada”e, ao final do período administrativo (2016), nada havia mudado, ou seja: os bichos continuavam circulando pelas ruas, praças e etc. Eis a nota emitida, à época,  pela gestão do Governo de Todos:

Atenção vitória! Atenção vitorienses.

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão comunica aos criadores de animais que, a partir do dia 01 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos adotará todas as medidas cabíveis para apreensão de animais que estiverem soltos nas ruas, avenidas e praças da cidade.

A prefeitura comunica também aos comerciantes ambulantes, que deverão retirar suas barracas, carros de mão, painéis e cavaletes que se encontram nas calçadas da Avenida Mariana Amália e demais áreas do centro da cidade, obstruindo a passagem de pedestres e contrariando o que dispõe os artigos 85 e 86 do Código de Postura do Município, que garantem a ordem, a segurança, o livre trânsito e bem estar dos transeuntes.

As medidas serão tomadas a partir de 01 de fevereiro deste ano, decorrente da necessidade de ordenamento das vias urbanas, em especial pela preservação das condições de higiene e saúde pública, atendendo apelos da população e autoridades constituídas.

A Prefeitura da Vitória agradece, desde já, pela atenção, colaboração e compreensão de todos os ambulantes e criadores de animais.

Evite constrangimento. Mantenha sua cidade limpa.

Prefeitura da Vitória de Santo Antão

Com a chegada da nova gestão, em janeiro de 2017, casualmente, encontrei-me com  o secretário de serviços público  Biu da Morepe, no Prédio da Promotoria Pública, por ocasião dos preparativos para o carnaval. Ao questiona-lo sobre o problema dos bichos,  já que o tema é  pauta perene do blog, desde o seu nascedouro, disse-me ele que iria tratar do problema mais adiante. Aqui pelo blog, dias após o nosso encontro, postei matéria dizendo que o “deixaria  em paz” até a pamonha dos festejos juninos. E assim foi feito. Eis a nota emitida, dias atrás,  pelos atuais gestores da prefeitura.

“A Prefeitura da Vitória através da Secretaria Municipal de Agricultura intensificou os trabalhos para retirada de animais soltos nas ruas da cidade. A medida visa coibir que estes aninais espalhem lixos e provoquem acidentes, principalmente no centro da cidade. Eles são recolhidos para o Engenho Bento Velho, onde lá são tratados por profissionais e depois entregues aos proprietários.

Para recuperar o animal, o proprietário não pagará nada, a não ser em caso de reincidência. A população pode colaborar com a prefeitura denunciando os casos através do telefone: (81) 9 8825-7888″.

Pois bem, após o prazo estipulado por mim, comecei as devidas cobranças em julho. Ao que parece, mesmo depois da nota da prefeitura, os bichos que vivem perambulando pelas ruas  ainda não foram  “avisados” ou “incomodados”,  pela nova intensão dos gestores.

De sábado (19) pra cá, por exemplo,  já encontrei jumentos  e porcos  em várias localidades. A saber: (Sábado) Cruzamento das Ruas Silvino Lopes com Elzanira Bezerra (Cajá),  (terça) Canteiro do Terminal Rodoviário – Avenida Henrique de Holanda e, por duas ocasiões, porcos na Rua Primitivo de Miranda (não tive como fazer o registro fotográfico).

Estamos torcendo e acreditando que a nova gestão municipal (prefeitura) resolverá o referido problema. Daqui pra frente, o secretário a ser cobrado por essa atividade é o amigo Darlan – gestor da pasta da agricultura. Independente de qualquer coisa, estaremos denunciando e cobrando ações, na fiscalização e recolhimentos dos animais de grande porte das ruas da nossa Vitória de Santo Antão.

Nosso Tiro de Guerra “convoca” seus ex atiradores para uma “missão” cívica.

Os atuais instrutores do nosso Tiro de GuerraSubtenente Sidiclei e Sargento Clauberrobson, juntamente com o nosso eterno comandante,  Major Eudes,  estão “convocando” os ex atiradores para formar um pelotão, com vistas ao desfile cívico do próximo dia 7 de setembro, em nossa cidade.

Para ilustrar a ideia e animar os “velhos soldados de guerra”,  segue, abaixo, um dos vídeos que gravamos em edições passadas.

Portanto, caso você seja um ex atirador do nosso Tiro de Guerra e ficou com vontade  de desfilar conosco,  no próximo dia 7 de setembro, favor entrar em contato com o Tiro de Guerra, através do telefone 3523-3307, para dá o nome e confeccionar a camisa.

Terceiro Flash fotográfico do lançamento do Livro Apelidos Vitorienses II.


Conforme prometido, estamos postando o “terceiro flash” fotográfico, relacionado  ao lançamento do segundo Livro Apelidos Vitorienses, ocorrido na noite da sexta (18), no Vitória Park Shopping. Nesse contexto, não canso de agradecer a presença de todos. Mais uma vez, MUITO OBRIGADO!!