Vereadores Celso Bezerra e Antonio Gabriel: muita “fé religiosa” ou “má-fé política-eleitoral?”

A pauta não é local, é nacional. Nesse sentido qualquer pessoa ou autoridade, se assim desejar, poderá opinar. A nossa Carta Magna nos garante o direito à “Liberdade de Expressão”. Vivemos num Estado laico. Esse é o Brasil de hoje!!

Está previsto, porém, para ser discutido no plenário da nossa Câmara de Vereadores, amanhã, dia 06, o projeto 069/2017.

No bojo do seu conteúdo o mesmo dispõe que “fica proibida a inserção na grade curricular das escolas do Município da Vitória de Santo Antão a orientação política pedagógica aplicada à implantação e ao desenvolvimento de atividades pedagógicas que visem à reprodução do conceito de ideologia de gênero”.

Independente da minha opinião sobre tal debate até porque, nesse caso, é o que menos devemos levar em consideração, gostaria de dizer que o Ministério Publico local, ontem (04/2017), emitiu recomendação aos vereadores pela rejeição da matéria. Ao prefeito, caso o referido projeto seja aprovado, que o mesmo use o seu poder constitucional de veto. Abaixo reproduzimos a recomendação MP.

Pois bem, dias atrás os vereadores Celso Bezerra e Antônio Gabriel (Toninho) se utilizaram de um vídeo, postado nas redes sociais, convidando a população para participar dos debates. Celso Bezerra, vereador de primeiro mandato, tem vinculo com o segmento evangélico. Já o Toninho, que se coloca como representante dos católicos e das famílias, estar exercendo o seu segundo mandato na Casa Diogo de Braga.

Com relação aos dois parlamentares, gostaria de dizer que a exposição midiática, sobretudo na direção dos eleitores de boa fé lhes geram dividendos eleitorais. Aliás, é bom que se diga: em todo segmento evangélico e no seio do chamado “católico praticante” essa matéria é uma unanimidade.

Já com relação ao tema – na seara política – poderíamos afirmar que os mesmos – Celso e Toninho –  estão “jogando para a plateia”,  uma vez que essa mesma matéria, na legislatura passada, na  mesma Casa Diogo de Braga, segundo informações, já foi arquivada por ser inconstitucional.

Com todo respeito aos dois amigos vereadores, não irei joga-los na “vala comum” dos despreparados, pois não saber das suas competências constitucionais já seria um claro atestado público de incompetência para qualquer legislador.

Contudo, vejo na ação dos dois nobres vereadores um ato de deslealdade – aquilo que no nosso arcabouço jurídico chamamos de “litigância de má-fé”.  Ora! Quem mais sabe que essa matéria é inconstitucional são os dois citados vereadores, mas para ficarem “bem na fita” com os incautos eleitores, sobretudos com os “irmãos de fé”,  nas suas respectivas denominações religiosas, procuram requentar uma agenda na tentativa apenas de ganharem simpatizantes e eleitores. Isso, no meu modesto entendimento, chama-se deslealdade!!

Concluo, portanto, parabenizando o amigo e ex-candidato a vereador André Carvalho, pela provocação ao Ministério Público local. Não obstante a nossa Câmara de Vereadores haver  aumentado de onze para dezenove cadeiras continuamos pobres,  no que diz respeito à qualidade dos nossos legisladores. Uma pena!!!!

“Corriola da Matriz” promoveu sua confraternização natalina!

Na qualidade de participante da “corriola da Matriz” e bom anfitrião o amigo João Vitor abriu as portas do seu sítio, localizado em Terra Preta, para promover a tradicional confraternização natalina. A ocasião também serviu para o mesmo ser “condecorado” com uma medalha, em função de uma “aposta futebolística” que sempre realiza comigo.

Ele, torcedor do “tricolor do Arruda”, eu,  “sofredor alvirrubro”, há três anos consecutivos realizamos apostas “peculiares” envolvendo nossas equipes que passa o ano inteiro rolando.  Em 2015,  ele ganhou. Já em 2016 e 2017 sagrei-me bicampeão. Quem perde recebe a medalha – “Otário do Ano”. A premiação é insignificante diante da brincadeira e do clima de festa.

Regada a um bom churrasco, com variados tipo de carne, já que o dono da casa é um profundo conhecedor de carne de boi, uísque e cerveja gelada, o encontro foi coroado com uma suculenta feijoada. Boa música, boas companhias e muitas histórias e fatos antigos  rechearam nosso encontro harmonioso e agradável. Que venha 2018!!

Silvana Salazar botou todo mundo para dançar na Confraternização da KIKO Produções!

Mantendo a tradição a KIKO PRODUÇÕES, comandada pelo casal amigo Lizandra e Charles Romão, realizou na noite do sábado (02), na Quadra na Universidade Federal, no Alto do Reservatório, mais uma confraternização que tem como objetivo, entre outros, reunir “empresas” locais assim como profissionais liberais para um grande encontro dançante.

Contando com três atrações musicais, a festa teve seu ponto alto na apresentação da talentosa, simpática e sempre animada Silvana Salazar. Chamando o pessoal para dançar ela transformou o evento num grande salão de dança, ao cantar as tradicionais músicas do carnaval pernambucano. Veja o vídeo:

De parabéns mais uma vez o amigo Charles e toda sua equipe. Promover festão organizada não é tarefa das mais fáceis.

Vereador Lourinaldo Júnior: Audiência Pública sobre o Carnaval

Registramos o recebimento do convite para “Audiência Pública”, enviado pelo vereador Lourinaldo Junior, que tem como objetivo debater e discutir “O CARNAVAL VITORIENSE NA CULTURA, NA ARTE, NA GERAÇÃO DE RENDA E NA MANISFESTAÇÃO DEMOCRÁTICA POPULAR”.

O encontro acontecerá na Câmera de Vereadores, na próxima quinta-feira (07) às 18h30h. Abaixo, portando, segue convite na integra.

NOVOS TEMPOS: para qual lugar a internet está nos condunzindo?

Fans of Brazil’s Gremio watch their team during the 2017 Copa Libertadores game against Argentina’s Lanus on the streets of Porto Alegre, Brazil, on November 29, 2017. / AFP PHOTO / Jefferson BERNARDES (Photo credit should read JEFFERSON BERNARDES/AFP/Getty Images)

Acompanhado do meu filho Gabriel assisti, na noite da quarta (29), a final da Taça  Libertadores da América,  na qual o Grêmio sagrou-se campeão. Entre essa conquista e a última da equipe gaúcha, do mesmo certame, lá se vão vinte e dois anos. Lembro exatamente da primeira conquista e à partida final, em 1983, entre os times do Grêmio e do Penãrol (equipe uruguaia). Nesse jogo, aliás,  o atual técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, recebeu cartão vermelho e foi expulso de campo.

Pois bem, sem ter nada haver um fato com o outro, hoje, 1º de dezembro de 2017, foi o dia escolhido para deixar de circular o jornal, na versão impressa, do Diário Oficial da União. O mesmo já chegou a circular com noventa mil exemplares. Atualmente seis mil já cumpria bem a mesma  função. A Lei imperial (1177) que instituiu o referido instrumento,  que dava publicidade aos atos do governo,  foi de 9 de setembro de 1862 – há 155 anos.

Pois bem, esses dois acontecimentos, aparentemente sem qualquer relação entre si, ocorridos essa semana, me fez refletir sobre o papel da internet na sociedade contemporânea e na sua aplicação na sociedade, sobretudo no comportamento das pessoas.

Os jornais de papel, diferentemente dos livros, está fadado ao desaparecimento. Isso é fato!! Quando inventado por Gutenberg, no final do século XV (1468), o mesmo (jornal -imprensa) foi um dos elementos do chamado “tempos modernos”. Mesmo com 90% da população analfabeta, naquela ocasião,  o jornal impresso  foi um instrumento de muito impacto social. Passados cinco séculos da sua criação a logística da distribuição, o tempo entre o fato e a impressão da notícia, assim como o custo da sua produção  estrangulou o negócio e, infelizmente, os jornas impressos estão agonizando  nos seus últimos suspiros.

Lanús, Argentina, 29 de novembro de 2017 – COPA LIBERTADORES DA AMERICA – FINAL – LANUS-ARG X GREMIO-BRA – Jogadores do Grêmio-BRA comemoram o tri campeonato da Copa Libertadores da América no Estádio Ciudad de Lanús – Néstor Díaz Pérez. Foto: Pedro H. Tesch/Agência Eleven

Na outra ponta, ao ver os atuais jogadores dos Grêmio Futebol Clube porto alegrense vibrando e dialogando com seus fãs, através da tela dos seus respectivos aparelhos celulares, sem dá “muita bola” ou preocupa-se  com os repórteres das TVs abertas, bem diferente daqueles jogadores do título de 1983, onde a televisão era detentora exclusiva da transmissão da imagem “ao vivo”, constatei, definitivamente, que existia um modelo de  “mundo” antes da internet e o outro que surge, doravante, em função das múltiplas possibilidades nos relacionados entre os viventes,  dessa verdadeira aldeia global.

Os dois fatos aqui citados, na verdade, como já falei, não tem ligações entre si (Vitória do Grêmio e Diário Oficial da União), mas, se bem observados pelas lentes sociológicas , revelam uma nova  relação que nos inclina a refletir e pensar: PARA QUAL LUGAR A INTERNET ESTÁ NO CONDUNZINDO?

Direção da AGTRAN: continua inativa e irracional!!!

Na tarde de ontem (30), por volta das 16h, em pleno “vuco-vuco” do nosso centro comercial, nossas lentes registraram, mais uma vez, a “famosa” carroça,  carregada de bancos de madeira,  trafegando no sentido contrário ao fluxo de veículo, pela movimentada Rua Senador João Cleofas.

Lembremos então: a referida via é a única opção disponível aos motoristas, pelo centro, no sentido Matriz/Livramento, ou seja:  na ligação dos dois mais importantes bairros da Vitória de Santo Antão só existe uma opção!

Mesmo após (quase) um ano no poder os novos gestores da AGTAN ainda não conseguiram apresentar algo novo aos munícipes. Não obstante seu diretor e auxiliares mais próximos estarem recebendo salários bastante expressivos  para cuidar  e pensar exclusivamente do trânsito da nossa cidade.

Ora!! Essa manobra – carroça subindo pela contramão – é uma das  marcas emblemáticas da incompetência e incapacidade gerencial da gestão anterior, na qual não conseguiu, em oito anos, buscar alternativas para essa “irracionalidade”, na chamada MOBILIDADE URBANA. Infelizmente o mesmo modelo gerencial continua.

As ações engendradas pelos nossos atuais gestores, no sentido da melhora do nosso trânsito, até agora, estão catalogadas como uma espécie de “CONJUNTO VAZIO”. A bagunça é reinante, faltam ideias e soluções que tenham como objetivo atenuar os efeitos nocivos da presença dos veículos, cada vez em maior número, na nossa  urbe.

O trânsito da nossa cidade, Vitória de Santo Antão, segue à deriva. Não temos planejamento, somos desprovidos de ações inteligentes e ainda por cima, circula a ideia nas mentes despreparadas,  que recebe dinheiro público para pensar  que,  se disciplinar, fiscalizar e organizar o transido, perde-se-á  sufrágios…….. Durma com uma bronca dessa!!!

Zé Luis Ferrer: um sujeito “sangue bom”.

Semanas atrás encontrei o amigo e ex-vereador da Vitória,  Zé Luis Ferrer,  no Pátio da Matriz. Ele, de pronto, sapecou a seguinte frase: “Pilako, você nem me convidou para o lançamento do seu segundo livro dos apelidos nem foi no armazém me vender um exemplar”.

Restou-me, na hora, apenas lhe pedir desculpas. Realmente seu nome não constou na relação de convidados, mas, para atenuar minha falha, por assim dizer, comprometi-me em ir até o seu estabelecimento comercial e oferta-lhe um exemplar do segundo livro dos “Apelidos Vitorienses”.

Na manhã de ontem (30), contudo, cumpri o prometido e recebei seu “perdão”,  pela nossa falha. Aliás, papear com o Zé Luis, sem duvida alguma, se configura em bom aprendizado, principalmente quando o assunto é  sobre a nossa cidade ele, já “maduro”, sabe tudo e guarda na memória  boas histórias dos nossos antepassados. Concluo, dizendo: “missão cumprida”.

Banco Popular da Vitória: verdadeiramente “tudo pelo social”

Ainda sem o devido tempo para “mergulhar” no livro do doutor Salatiel Barbosa de Araujo no qual narra o surgimento da nossa “Casa dos Pobres”, em apenas uma vista,  rápida um fato já chamou minha atenção, causando-me surpresa!

Dentre a lista dos maiores doadores, para que o empreendimento de caráter eminentemente filantrópico saísse do papel e ganhasse forma física,  encontra-se, com uma doação no valor de 500$000 (quinhentos mil réis),  o Banco Popular da Vitória.

Pois bem, passado mais de oitenta anos, e não obstante o sistema bancário nacional ser detentor de alto poder econômico e com mídia acentuada no quesito da Responsabilidade Social, levando-se em consideração, também,  os altos lucros auferidos no nosso município por todo sistema bancário, desconheço qualquer ação, no sentido social na direção do nosso povo, dos bancos que atuam na nossa “praça”.

Possivelmente o sistema financeiro como um todo gaste cem ou até mil vezes mais recursos com propaganda e mídia na televisão, tentando criar uma imagem de que verdadeiramente se preocupa com o social, de que com a ação propriamente dita. Ou seja: obra para inglês ver!!

Resta-nos apenas dizer: que saudade do Banco Popular da Vitória!!!

Trabalho da produtora cultural Herika Araujo é reconhecido nacionalmente!

De  maneira eufórica, a produtora cultural antonense, Herika Araujo, nos enviou e-mail realçando às conquistas por ela articulada. De antemão, segue nossos parabéns. Herika é uma pessoa que respira cultura/arte e escolheu esse “mundo” para viver de corpo e alma. Segue o conteúdo do e-mail.

Pilako, vou resumir nossas conquistas culturais:

Edital de Seleção Pública Culturas Populares: Edição Leandro Gomes de Barros(Esse edital foi uma seleção nacional e contemplou Mestres e Grupos que fortalecem a cultura popular.Nesse premio apresentei 8 propostas, dessas, 5 foram contempladas. são eles:

De vitória – Fernandes Rodrigue categoria Mestre com nota 97

Literatos de Rafael Oliveira com nota 9,0 categoria Grupo.

Foram classificados ainda Caluas de Pirituba (7,0)e Raphael Gustavo (81,5), mas não conseguiram nota suficiente para serem premiados. mas foram classificados o que é um reconhecimento importante a nível  nacional eles tambem sairam no listão.

(Tb aprovei na cidade de Gloria – José Lopes nota 97, Cirleide nota 100 mamulengueira – detalhe Pernambuco teve 8 notas 100 uma foi a dela. Mestre Zé de Bibi do Cavalo Marinho nota 97,  esse é o único patrimônio histórico do cavalo marinho do Brasil.

Bem! Cada um desses ganhou um premio de “R$ 10 mil contos”.

Mais um prêmio para o consagrado artista vitoriense Fernandes Rodrigues!

Nem só de aplausos vivem os artistas. Pois bem, o consagrado mestre  vitoriense, Fernandes Rodrigues, acaba de ser agraciado com o reconhecimento e um “bônus”  no valor de R$ 10,000,00 (dez mil reais),  pela 5ª edição do Prêmio Culturas, realizado pelo Ministério da Cultura.

Fernandes é sujeito que merece todo nosso respeito e admiração. É um artista “militante”, por assim dizer. Pelo seu reconhecido talento, sua entrega à causa e sua disposição para trabalhar não fica difícil imaginar que muitos outros prêmios estão pó vir. Parabéns Fernandes!!!

Apelidos Vitorienses: Keke

Dando continuidade à construção do terceiro livro do nosso projeto cultural,  “Apelidos Vitorienses”, hoje, contaremos a história da “mudança” do nome do senhor Nivaldo Gonçalves de Lima para o popular Keke.

Contou-nos Keke, que sempre foi um craque de bola, que antes dos onze anos de idade seus familiares e vizinhos lhe chamavam pelo carinhoso apelido de “Guigo”. Em 1974, morando na comunidade de Jardim Betânia, ele, na categoria de  atleta “mirim”,  foi impedido de participar do campeonato de futebol escolar, por não possuir um sapato conga para treinar.

Na verdade,  o amigo Nivaldo não soube precisar exatamente o fato em  que fez seu apelido mudar, ou seja: deixar de ser “Guigo” e passar a ser “Keke”,  muito menos quem foi a pessoa que lhe rebatizou com o seu novo nome social.

O fato é que,  atualmente, o nosso amigo Nivaldo Gonçalves de Lima, já  com mais de meio século de vida, só lembra apenas de uma pessoa que lhe chama pelo nome de batismo (seu cunhado). No mais,  familiares,  vizinhos, clientes, amigos e toda cidade aprendeu a lhe chamar pela alcunha, ou seja: Keke.

Vitória de Santo Antão: o cruel sistema vigente!

Passados os primeiros onze meses da nova gestão municipal, comandada pelo prefeito Aglailson Junior, nota-se que não houve novidades substancias no ritmo administrativo. Passado o ápice do velho “mantra” da crise financeira e do desmonte administrativo, imputado à gestão anterior, a maioria das pessoas não consegue enxergar algo novo, algum “sinal de fumaça”,  que as coisas possam verdadeiramente ganhar outro contorno. Como diz a frase: “tudo como dantes no quartel de Abrantes”.

Apenas para ficar na questão da rotina da limpeza nas galerias pluviais do nosso centro comercial constatamos, na tarde de ontem (28), na Praça Leão Coroado, que as mesmas permanecem totalmente entupidas.

É impossível imaginar que,  até o presente momento,  o prefeito, juntamente com todo seu secretariado, ainda estejam “arrumando a casa”. Varrer ruas, trocar lâmpadas, podar árvores, limpar galerias e coletores pluviais, por exemplo, devem estar catalogados em “rotina administrativas”, algo elementar, na chamada governança……simples assim!

Nesse primeiro ano de gestão o prefeito Aglailson Junior, aos olhos da maioria,  mais decepcionou que surpreendeu. Aliás, as pesquisas para consumo interno devem lhe dizer exatamente isso. Mas, como na cabeça dos políticos o ano de 2017 foi apenas “uma travessia”,  o leme administrativo já deve está sintonizado com as eleições de 2018, quando, através dos seus candidatos,  deverão ser novamente avaliados pelos eleitores. Mesmo não sendo nada racional, a população já se acostumou com isso e, mais uma vez, deverá chancelar o modelo,  indo às urnas para hipotecar sua solidariedade ao cruel sistema vigente.

Como Surgiu a Casa do Pobres?: Livro do doutor Salatiel Barbosa de Araujo.

Na tarde/noite de ontem (27) bati um alongado papo com o doutor Salatiel Barbosa de Araujo. Nosso reencontro se deu em um dos bancos da Praça Leão Coroado, após marcarmos por telefone. Na ocasião ofertou-me um dos seus livros que fala exatamente do surgimento da nossa  “Casa dos Pobres”.

Natural da cidade de Paudalho e morando em Bonança há mais de quarenta anos o doutor Salatiel tem fortes ligações com Vitória de Santo Antão. Entre outras coisas, foi administrador do hospital João Murilo durante boa parte da década de 60 (1960).

Recebendo a “missão” do Monsenhor Maurício Diniz de  registrar os primeiros passos de um dos mais consistentes empreendimentos filantrópicos da nossa cidade – Casa dos Pobres – o doutor Salatiel recebeu total apoio da diretoria da instituição assim como do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, na pessoa do presidente,  professor Pedro Ferrer.

De maneira pública agradeço sua atenção,  em ofertar-me um volume da sua obra que conta a história  da “Casa dos Pobres”. Aliás, tudo que diz respeito à história da nossa Vitória de Santo Antão,  “de partida”,  me interessa. Abaixo, contudo, posto o vídeo gravado com o doutor Salatiel e o professor Pedro Ferrer, no Pátio da Matriz, no início do ano de 2016, quando o referido opúsculo ainda se configurava apenas num projeto.

Sandro Sorriso convida a população para o seu espetáculo em praça pública!

O sempre simpático e animado amigo Sandro Sorriso, também conhecido por “Palhaço Sorriso”,  está convidando toda população vitoriense, sobretudo a criançada, para um grande espetáculo que acontecerá na tarde do dia 17 de dezembro, na “Praça do Livramento”.

Na ocasião o Grupo Sorriso, com a turma cover da Galinha Pintadinha e Patati Patatá, Palhaços Riso e Risadinha também estarão lançando um CD. O evento também contará com piscina de bolinha, cama elástica, basquete infantil e outros entretenimentos.

Ao encontra-lo no nosso centro comercial, ontem (27), fiz questão de gravar um vídeo para que o amigo Sorriso convide a todos de “viva voz”, com seu largo sorriso!!! Veja o vídeo:

Acidente de Trânsito: a segunda maior causa morte não natural do nosso País!!

O noticiário de hoje, segunda-feira (27), deu amplo destaque ao acidente ocorrido na Zona Norte do Recife, que teve vários feridos e duas vítimas fatais. A colisão, envolvendo dois veículos, foi grave e vem alimentar, de maneira emblemática, essa  verdadeira “calamidade publica” que não para de crescer.

Segundo informações, um motorista jovem, embriagado e com histórico de multas (mal condutor) avançou o sinal e colidiu noutro veiculo que trafegava com uma família inteira. Devemos lembrar também que por trás do jovem também tem uma família atingida com menos gravidade e que também é vitima desse trânsito que já é a segunda maior causa morte não natural do nosso País.

Mais ou menos nesse mesmo horário que ocorreu esse grave acidente no Recife, eu estava trafegando, pela Rodovia Luiz Gonzaga com destino à Vitória, depois de uma visita com a família ao Shopping Rio Mar. Nesse deslocamento, ao passar por Bonança fui obrigado a redobrar minha atenção aos constatar  duas motocicletas – cada qual com dois ocupantes  sem o devido capacete – circulando “toda pagada” e ainda por cima em alta velocidade. Em certo momento cruzaram, pela passagem dos pedestres, de um lado para o outro da citada rodovia, na altura do semáforo que indica redução de velocidade.

Para quem é curioso como eu, nas questões relacionadas ao trânsito, logo associei a referida cena de abuso, irresponsabilidade e porque não dizer criminosa, à mais uma triste constatação das pesquisas nacionais: a maioria dos motociclistas indenizados (DPVAT) sofreu acidente no horário noturno, com predominância entre ás 17h e 20h.

O trânsito no Brasil é um dos que mais mata no Mundo. Para tal não existe uma única causa, existe sim um conjunto de fatores, sobretudo ausências de responsabilidades de toda ordem. Tanto dos motoristas como dos governantes,  por não cumprirem suas obrigações no que se refere à aplicação correta e proativa dos recursos que são destinados à sinalização e  às campanhas educativas.

Diz a Lei que 5% do que se arrecada deverá ser destinado ao Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset). Em regra geral, somos um povo com baixa escolaridade e regidos por histórico de impunidade no trânsito. Essa “equação”, convenhamos, É MORTAL.

Portanto, eis aí, um problema (PRAGA) que ninguém está imune. Tanto faz se o seu carro é novo ou velho. Caro ou barato. Se sua moto é “novinha” ou uma “baranga”. Se você é rico ou pobre ou até se trafega no banco da frente do carro ou na garupa de um mototaxis. O acidente de trânsito não é seletivo. Ele mata a todos, sem distinção!! Se tem uma coisa que nos torna iguais, nessa sociedade moderna, é o risco de MORRER,  VÍTIMA DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO!!!!

Para a abertura da V Semana da Consciência Negra, o Instituto Histórico contou com a palestra dos senhor Adalberto Cândido – filho do líder da “Revolta da Chibata”, João Cândido – o “Almirante Negro”.

Sendo o Brasil o último País do hemisfério ocidental a abolir a escravidão, ocorrida em 1888, o movimento que ficou conhecido como a “Revolta da Chibata”, que teve como líder o militar negro, João Cândido Felisberto – também conhecido por “Almirante Negro”- pois fim, através de um motim, aos maus tratos praticados pelos oficiais “brancos” da Marinha Brasileira, que subjugava os militares negros e pardos.

Pois bem, para abrir a V Semana da Consciência Negra, promovida pelo nosso Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, a diretoria da instituição articulou a palestra do senhor Adalberto Cândido, filho do “Almirante Negro” e líder do motim histórico, João Cândido. Na ocasião, antes dele subir ao palco, fizemos uma entrevista com o senhor Adalberto na qual ele destacou que o seu pai “nunca recebeu  uma chibatada na Marinha”. Veja o vídeo:

E tome BLACK FRIDAY no “juízo do povo”…

Em função da badalada e propagada BLACK FRIDAY o nosso Centro Comercial, hoje (24), amanheceu agitado. Nas mais diversas ruas centrais os consumidores caminharam em busca dos prometidos descontos e das tão sonhadas promoções. Durante todo dia, as lojas permaneceram com um movimento acima do normal.

Não obstante o referido evento comercial ser uma coisa nova para a “cultura brasileira” – a primeira edição no País só ocorreu no dia 28 de novembro de 2010 – não seria nenhum absurdo dizer que, em função da grande exposição midiática, a BLACK FRIDAY já marca, definitivamente, o calendário comercial nacional, configurando-se no inicio da temporada das “compras do final de ano”.

Criada nos EUA, precisamente no estado da Filadélfia, no início dos anos 90 a ação promocional teve como objetivo estimular o consumo varejista. O evento ocorre na primeira sexta-feira do mês de novembro em função do feriado nacional norte americano do “Dia de Ação de Graça”, instituído pelo então presidente Abraham Lincoln, em 1863, acontecendo sempre na 4ª  quinta-feira de mês de novembro.

Em função da sua liderança regional, sobretudo no contexto comercial, nossa cidade, Vitória de Santo Antão, ganha com esse evento que, a partir da liderança econômica dos EUA já influencia no mercado interno de outros países,  além do nosso, claro.  Neste momento,  de acentuada desaceleração na atividade comercial varejista brasileira,  a BLACK FRIDAY cumpre a função de injetar ânimo nas “veias do consumidor”, na direção das caixas registradoras dos mais variados segmentos comerciais.

Banda do Colégio 3 de Agosto: O SUCESSO NÃO OCORRE POR ACASO!!

“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”. A frase não é minha. Aliás, convenhamos, é mais um clichê, entre tantos. Recentemente, casualmente, acompanhei um ensaio da Banda do Colégio 3 de Agosto, ocorrido aqui, na Praça Leão Coroado.

Pois bem, impressionado pela dinâmica e disciplina dessa garotada, acabei fazendo esse registro aqui no blog. Ontem (23), porém, recebi um vídeo produzido pela BRASIL BANDAS, postado no Youtube que bem reflete a grandeza e o alto nível em que se encontra a nossa Banda do Colégio 3 de Agosto. Aliás, um patrimônio de todos os vitorienses!! Veja o vídeo:

O deputado federal Augusto Coutinho entrou em contato com o blog e se posicionou com relação ao destino das suas emendas parlamentares.

Em função da nossa matéria, postada recentemente,  cujo  o título  foi “Os deputados André de Paula, Felipe Carreras e Augusto Coutinho receberam os votos do povo da Vitória, se elegeram, e deram uma “banana” para cidade!”  Gostaríamos de dizer que, até agora, apenas o deputado federal Augusto Coutinho, através da sua assessoria, se posicionou publicamente.

Conforme o seu assessor de comunicação, Manoel Guimarães, o deputado destinou uma emenda no valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) “para a pavimentação de ruas na cidade”. Ainda segundo ele, “A tramitação desses recursos está em fase final.”

Em ato continuo informou que “Também através de articulação do deputado, o Incra realizou a perfuração de poços em Vitória de Santo Antão, atendendo a cerca de 200 famílias em assentamentos como Livramento, Galileia I, Açude Grande e Caricé.”

Questionado sobre a não inclusão do nome da nossa cidade – Vitória de Santo Antão –  na divulgação do relatório do Diário de Pernambuco – fonte da minha pesquisa – ele sentenciou: “A matéria do Diário destacou alguns municípios para os quais cada deputado direcionou verbas, mas também colocou um valor para os outros embaixo. A emenda para Vitória consta na parte “outros”, que engloba R$ 13,9 milhões.

Ao ser questionado sobre o trecho da matéria, no qual postamos a frase que realça à possibilidade do deputado Augusto Coutinho  “haver sido “ludibriado” pelo experiente deputado estadual Henrique Queiroz”, o senhor Manoel Guimarães preferiu silenciar. O que nos dá margem para múltiplas interpretações.

Concluo dizendo: desconheço no bairro do Livramento da nossa Vitória de Santo Antão algum tipo de assentamento, muito menos que tenha recebido  algum tipo de ação do INCRA, relacionada à perfuração de poço. Se possível, gostaria de receber da assessoria do deputado mais informações dessa ação, por ele articulada.

Para relembrar,  segue uma entrevista em vídeo que realizamos com o deputado Augusto Coutinho, ocorrida em nossa cidade,  em fevereiro de 2016, por ocasião da solenidade de outorga de título de “Cidadão Vitoriense” ao médico,  e então vereador,  Saulo Albuquerque. Naquela  ocasião ele falou nas possíveis  “quedas” do Eduardo Cunha e da Dilma assim como na possibilidade do Doutor Saulo disputar uma vaga majoritária na eleição de 2016.