“Eu sou Santa Cruz de corpo e alma”…

Carnaval também um espaço para paixões. Mesmo está correspondendo o time do “Tricolor do Arruda”, o famoso “Santinha”, continua arrebatando os corações. Em pleno carnaval registrei um torcedor – atualmente sofredor” – em cima da sua bicicleta,  todo enfeitado e, ainda por cima, fazendo barulho, com um monte lata velha…. .Veja o Vídeo:

Duque de Caxias: a verdadeira apoteose do nosso carnaval!!

Desde a chegada ao poder do então governador Eduardo Campos que Pernambuco vem adotando, nas mais diversas regiões do Estado, os chamados “Polos de Carnaval”. Muito bem, para as cidades que não tem tradição carnavalesca, esse formato de festa pode até ser interessante, mas, para alguns municípios que tem cultura própria, ou seja, que tem um carnaval secular,  como é o caso da nossa Vitória de Santo Antão, a introdução desse  formato de festa, a médio e longo prazo, não soma em nada, muito pelo contrário: enfraquece o modelo que já se tem!!.

Para os “descarnavalizados” ficou provado, mais uma vez, que o “Quartel General do Frevo” da Vitória de Santo Antão é a Praça Duque de Caxias. Apoteose momesca no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues é coisa de quem não sabe conjugar o verbo “brincar”, no sentido carnavalesco.

Pois bem, mesmo não acompanhando os movimentos festivos “na Duque”, todos os dias, pude observar, nas vezes que em que estive presente, que o nível do repertório carnavalescos dos respectivos conjuntos musicais, ficou a desejar. Lembremos, porém, que é o próprio Governo do Estado que investe nessas bandas para desfigurar o nosso maior patrimônio musical – FREVO.

Com relação ao palco “na Duque” presenciei, na noite da terça (13), por ocasião do desfile do Clube dos Motoristas “O Cisne”, uma cena lamentável. O senhor “Marreta”, artista consagrado na nossa região, ignorar o desfile, pelo corredor oficial da folia, de um dos mais tradicionais clube da nossa cidade.

Faltou, mais uma vez, no palco, uma coordenação profissional e proativa. No meu modesto entendimento, as atrações principais do nosso carnaval são as agremiações locais que, sob uma ação articulada poderiam, muito bem, interagir com os artistas do palco. Nunca,  porém, serem ignoradas. Portanto, segue uma nota próxima de zero,  para o “senhor Marreta”.

Concluo dizendo que a Praça Duque de Caxias é, e sempre foi, o termômetro do nosso carnaval. Precisa-se entender que a verdadeira apoteose do nosso carnaval configura-se no cruzamento/passagem das nossas agremiações  pelo referido local.

Carnaval da Vitória: festa aberta a todas as manifestações!!

Na noite do domingo de carnaval registramos, no Pátio da Matriz, um movimento “não carnavalesco”, promovido por um grupo de jovens evangélicos. Como não poderia deixar de ser, de forma ordeira e organizada o grupo promoveu uma peça teatral, aliás, bem criativa. Eis aí, portanto, uma prova que o carnaval é festa democrática e com espaço para todas as manifestações.

Baby Alegria, agora, só no DIA DAS CRIANÇAS!!!

O comandante do Baby Alegria avisou: Desfile do Baby, agora, só no dia das crianças (12 de outubro). Pois bem, lá trás a Agremiação Carnavalesca Baby Alegria desfila no domingo de carnaval. Mais adiante, passou a desfilar no domingo antes do carnaval. Esse ano, porém, o seu presidente, Charles Romão, anunciou que “O Baby”, doravante, só vai pra rua no dedicado a criançada, ou seja: 12 DE OUTUBRO – DIA DAS  CRIANÇAS – FERIADO NACIONAL. Veja o vídeo:

O circuito oficial do carnaval foi bem cuidado pelo pessoal da LOCAR.

Não obstante estarmos empenhados e focados no desfile da nossa agremiação (SAUDADE), ocorrido na noite da segunda-feira de carnaval, estivemos, na medida do possível, observando o carnaval antonense como um todo. Dentre as várias atribuições da prefeitura, determinada pelo TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – podemos dizer que, no tocante à limpeza das vias públicas, pertencentes ao “Circuito Oficial da Folia”, o serviço  transcorreu de maneira satisfatória.

Independente do volume de pessoas acompanhando uma troça, após sua passagem, a sujeira fica. As latinhas de alumínio, é bem verdade, são “caçadas” pelo pessoal da reciclagem, mas nem tudo é reaproveitado. De modo que, entre os desfiles das agremiações, o pessoal da LOCAR entrava em cena e deixava tudo limpo, novamente. Olhe aí um serviço que funcionou bem,  no nosso carnaval!!!

“Ricos Por Um Dia” e “O Tocador Quer Beber” animaram o “domingo da ressaca”.

Na tarde do “domingo (18) da ressaca” registramos alguns foliões resistentes, se divertindo  no Pátio da Matriz. Salve engano, até porque não acompanhei em detalhes, ontem (18), as agremiações carnavalescas, “Ricos Por Um Dia” e “O Tocador Quer Beber”, foram pra rua, fazer suas respectivas  festas.  Veja o vídeo:

Blocos da ABTV animaram o carnaval 2018 em Vitória de Santo Antão!

Com o apoio de várias empresas locais, assim como o da prefeitura da Vitória de Santo Antão, o carnaval da antonense manteve a tradição de promover uma das maiores folias do interior de Pernambuco. Pelo percurso oficial, organizado pelo poder público local, as mais de cem agremiações desfilaram garbosamente.

Apoio:

Dentre os blocos que “ganharam” as ruas o destaque, por assim dizer, foram os afiliados a ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitoria: “A Saudade”, “A Girafa”, “O Fera”, “O Papaléguas” e “O Marias e Lampiões”. Por ocasião desfile do último citado, fizemos algumas imagens. Veja o Vídeo.

SAUDADE 2018: com chuva e tudo A SAUDADE agradou a todos!!!

Concluo as postagens atinentes aos desfiles das agremiações antonenses com a nossa – A SAUDADE. De antemão peço desculpas aos diretores das agremiações não registradas, afinal, como já falei em postagem anterior, nesse carnaval, em função das minhas atividades carnavalescas, faltou-me “pernas” para acompanhar tudo, da maneira que desejava.

Com relação a participação da nossa agremiação – A SAUDADE – podemos dizer que, ao final, deu tudo certo! Não obstante sermos surpreendidos, no meio da festa,  por uma repentina tempestade, onde fomos obrigados a empreender  um esforço descomunal,  para só assim continuarmos com o desfile, encerramos nossa apresentação dentro do horário previsto pelo TAC – Termo de Ajustamento de Conduta –

Nesse contexto, contudo, expressamos os nossos mais sinceros agradecimentos, sobretudo aos foliões que, de maneira impressionante, não se intimidaram com a chuvarada e se mantiveram firmes, brincando  até o fim. Deixo aqui, também, um duplo voto de aplausos: equipe técnica do trio Asas da América e todo grupo da Orquestra Super Oara, pela entrega e profissionalismo.

Aos patrocinadores, deixamos o MUITO OBRIGADO DE SEMPRE. A minha equipe, que junto comigo, veio trabalhando, há meses, renovamos nosso preito de gratidão. Aos vendedores,  deixamos um reconhecimento da sua importância no contato com os foliões. À toda equipe da logística – distribuição de bebidas, cordeiros e seguranças – fica a certeza da renovação da imprescindível parceria.

Concluo, porém, realçando o sucesso do nosso “Primeiro Concurso de Adereço de Cabeça” que agregou um novo visual ao desfile e promoveu um belíssimo espetáculo. Em breve, estaremos postando fotos e detalhes dos vencedores,  assim como o nosso já tradicional “Vídeo Institucional”. Forte Abraço em Todos!!!

Girafa 2018: três dias de festa e folia.

Com a força de quem desfila há quase sete décadas “A Girafa” marcou presença no circuito oficial da folia nos três dias oficiais do reinado de momo vitoriense. Domingo (11) e segunda (12), sempre ao som do trio Asas da América, os foliões dançaram e pularam animados pela Banda Asas da América. Veja os vídeos.

Já terça-feira gorda – como se dizia antigamente – o bloco foi conduzido pelo renomado artista Geraldinho Lins. Com repertório voltado mais para as raízes, Geraldinho  interpretou canções genuínas da “Terra dos Altos Coqueiros”.Veja os vídeos.