Novo da Banca: o vereador que participa do carnaval, em ano com eleição e sem eleição!!

Anos atrás, nos microfones da Rádio Vitória FM, realcei o descaso dos políticos vitorienses  com a nossa festa maior. Na ocasião, por dever de justiça, sublinhei, apenas, o nome do vereador Novo da Banca, como alguém verdadeiramente identificado com a festa mais popular do Brasil – o carnaval. Não errei!!! Escrevo, hoje, para reafirmar o que disse!

Em ano que tem eleição para câmara de vereadores, no carnaval, tem até candidato evangélico no meio da folia, abraçando o pessoal e querendo patrocinar agremiação. É bem verdade que não é obrigação do legislador municipal gostar de carnaval nem investir seu dinheiro na folia, mas, para os mais atentos, esse tipo de expediente revela um caráter, uma linha, um perfil…

De modo que renovo maus parabéns ao vereador Novo da Banca pela sua atuação carnavalesca, quer seja participando na qualidade de folião ou como patrocinador, através da sua empresa ou até mesmo sendo solidário no apoio logístico, com o seu carro de som.

Sem medo de errar: Novo da Banca é o vereador do Carnaval Vitoriense. Marcou presença em praticamente todas as festividades momescas locais. Parabéns pela atuação e pela continuidade atuação, em ano com eleição e também no ano que não tem eleição!

Carnaval 2019: RETIRADA DOS CARROS DE MÃO DO PERCURSO OFICIAL DO CARNAVAL !!!

Com a finalização do carnaval vitoriense 2018, mais uma vez, fica a certeza de que ainda estamos deficitários, sobretudo no quesito estrutura e organização. Não obstante a atual gestão municipal não haver criado obstáculos e problemas às agremiações carnavalescas, como ocorreu durante vários anos, inclusive havendo um excesso de autoridade, quando, em 2014, se “jogou” a polícia “em cima” dos verdadeiros promotores do evento, ficou evidente que a  atual equipe,  montada pelo prefeito Aglailson Junior,  não é detentora da experiência necessária, na condução de um evento dessa magnitude. Eventos de grande porte se faz necessário muito planejamento e material humano específico para cada função a ser desempenhada.

Como já falei anteriormente, acertou a gestão quando “ativou” o nosso “Quartel General do Frevo” – Praça Duque de Caxias. Precisando, evidentemente, de uma maior coordenação. Esse ano, ao invés do fechamento das ruas,  realizados com correntes utilizou-se os equipamentos conhecidos como “disciplinadores”. Ficou melhor! No entanto  várias agremiações sofreram com carros estacionados no corredor oficial da folia, atrapalhando o desfile. Reconheço, aqui, o esforço e a boa vontade dos agentes da AGTRAN, sobretudo do Evaristo e do Barros, mas, independente de qualquer coisa, o prefeito tem que investir em pessoal extra para trabalhar no carnaval.

Se existe uma unanimidade no nosso carnaval, a mesma atende por uma só vontade: RETIRADA DOS CARROS DE MÃO DO PERCURSO OFICIAL DO CARNAVAL. Não adianta empurrar o problema para debaixo do tapete. Não adianta fazer de conta que os carros de mão é algo “normal” ao carnaval. Todo mundo reclama!!!. “Carro de Mão” é um dos maiores focos de problemas do nosso evento. Machuca os foliões, atrasa o andamento dos desfiles das agremiações (orquestra e trio) e ainda promove um visual horrível para a festa. Fica quase impossível se fazer um registro fotográfico, realçando o público, sem que apareçam as placas feitas em papelão – mal pintadas – no meio da multidão. É simplesmente HORRÍVEL  e depõe contra toda a organização da nossa festa maior!!

Sem contar, evidentemente, que todo esse descontrole, por parte da prefeitura, favorece,  ainda mais,  à bagunça e prejudica os pequenos comerciantes da nossa cidade. Na noite do sábado (10), por exemplo, registrei uma camionete, lotada de isopor, bebidas e carro de mão, oriunda de uma cidade vizinha, chegando para ocupar o espaço que deveria ser dos ambulantes da nossa cidade, ou seja: Pessoas de fora da cidade, que não tem nada haver com o evento, além de levar o dinheiro daqui,  ainda promovem a maior  esculhambação e bagunça.

Portanto, se o prefeito Aglailson Junior quiser entrar para história carnavalesca da nossa Vitória de Santo Antão, entre outras coisas, deveria ele promover  a organização do comercio ambulante da festa. Isso é uma atribuição exclusiva do poder público municipal. Se assim proceder, poderá ele eliminar os “empresários” dos carros de mão,  e promover pontos fixos de vendas de bebidas e comidas, favorecendo, então,  os pequenos comerciantes vitorienses, que necessitam de ganhar seu dinheiro no carnaval.

Concluo, contudo, destacando o planejamento do prefeito da cidade de Olinda – professor Lupércio – que realizou um dos maiores carnavais do Brasil sem usar um centavo dos cofres da prefeitura. Seria uma ação que vai além dos interesses carnavalesco, isto é: diz respeito a  todos os vitorienses!!! Quem brinca e também quem não brinca……

Clarins: uma lembrança adormecida na nossa memória…….

Por ocasião do desfile dos “Monges”, ocorrido na noite do sábado de Zé Pereira, registramos  uma aula sobre a tradição dos clarins no carnaval. Segundo o músico Roberto Sena, nos carnavais de outrora, antes mesmo das invenções eletrônicas –  como carro de som – era o toque dos clarins que anunciava a festa.

Formado pelos amigos músicos Regis, Vasconcelos e Roberto Sena o abre-alas dos Monges nos fez recordar aquela memória auditiva que permanece adormecida na nossa memória, sobretudo nos foliões vitorienses. Oportunamente registramos alguns toques tradicionais: vitória, coca-cola, abre-alas, relógio e etc. Veja o vídeo:

Monsenhor Maurício: “ESSE PADRE É POP”!!

Aos que militam no “mundo mágico” da história a linha do tempo é uma espécie de espiral, ou seja: as coisas sempre se repetem. Mudam os atores e as circunstancias, mas os fatos se voltam para que possamos fazer uma nova releitura!!

Na Bucólica e majoritariamente católica Vitória de Santo Antão de 1910 o Monsenhor Laurino Justiniano Ferreira Douetts, no carnaval, causou espanto e até uma certa indignação dos fies. Naquele tempo, dizem os livros que contam a história dos nossos antepassados, que quase todos clubes – inclusive os maracatus – começavam seus respectivos desfiles do calçadão da nossa imponente Igreja da Matriz.

De maneira surpreendente, o Monsenhor Douetts mandou colocar no adro da igreja, duas cadeiras para os reis dos dois maracatus se sentarem. Ao saber que foi censurado e muito criticado pela ação saiu-se com a seguinte expressão: “É assim que se atrai o povo à Igreja”.

Pois bem, com quase cento e vinte anos depois, no recente carnaval (2018), o Monsenhor Maurício Diniz, ao ser convidado para abençoar o desfile da Companhia do Monges em Folia, ocorrido na noite do sábado de Zé Pereira (10/02), no calçadão da Igreja do Rosário, de maneira singular, protagonizou aquilo que chamamos de missão.

Solicitou aos diretores “Dos Monges” e a todos carnavalescos e foliões presentes contribuição às obras da igreja. Por lá, com sua simpatia singular, o monsenhor – no bom sentido da palavra – ROUBOU A CENA. Todos queriam tirar uma fotografia com o Monsenhor Maurício. Concluo essas linhas, repetindo a expressão do Monsenhor Douetts: : É assim que se atrai o povo à Igreja”.

Respeito e profissionalismo no nosso carnaval!!!

Por falta de sincronia dos coordenadores do palco, instalado na Praça Duque de Caxias, durante o carnaval 2018,  aconteceu um cruzamento frontal em “A Girafa” e “O Galo Do Cajá”. Em bonita atitude de respeito e profissionalismos os diretores da “Girafa” e o artista que estava no comando musical do desfile – Geraldinho Lins – deram “um tempo” no show. Parabéns a todos os envolvidos !!!

Zezinho e uma nova versão para a música do “Pereirinha”.

Por mais um ano encontrei, no meio da folia, o amigo carnavalesco Zezinho. Ele, que nas horas vagas também é compositor, fez uma nova versão – atualizando os fatos – da Agremiação Carnavalesca “O Pereirinha” – O Bloco do Javan. Nela, ele ressalta à nova diretoria, assim como reafirma que a folia “começa no sábado à tarde e só termina no domingo de manhã”. Veja o vídeo:

Emprego: Agência de Encaminhamento Grau Técnico!!!

Em recente acontecimento o Centro de Ensino Grau Técnico da Vitória inaugurou sua própria “Agência de Encaminhamento” ao mercado de trabalho. A partir de agora, além dos alunos se qualificarem de maneira plena, os mesmos também estarão mais próximos do tão sonhado primeiro emprego.

Em parceria com as empresas cadastradas, O Centro de Ensino Grau Técnico, quando solicitada, buscará no seu banco de dados alunos e ex-alunos com o perfil exigido. Dessa forma, ganham todos: Empresas, Grau Técnicos e principalmente os novos profissionais.

Saudade 2018: VÍDEO OFICIAL – OBRIGADO A TODOS!!!

Segue, abaixo, o vídeo institucional (oficial) do desfile da SAUDADE – carnaval 2018. É sempre gratificante contemplar essas imagens. Através delas enxergamos muita coisa que não conseguimos apurar ao vivo. Aliás, é também pelas fotos e filmagens que “encontramos” os amigos e as pessoas que prestigiaram o nosso desfile.

É no semblante das pessoas que reside o claro atestado de tudo aquilo que foi planejado e executado, funcionou plenamente. Aproveito para agradecer mais uma vez. Aos foliões, patrocinadores, equipe de produção, colaboradores, Orquestra Super Oara e Elaque Amaral, Trio Asas da América, vendedores autorizados, fornecedores e parceiros, cordeiros e seguranças... Parabéns para todos nós… A Saudade foi show… 2019 é logo ali….

O presidente da Pitú, Alexandre Ferrer, também gosta da “Resenha”!!!!

De maneira criativa e inovadora o marketing do Engarrafamento Pitú vem investindo num novo formato de comunicação, para interagir com o seu público consumidor. A figura do “Reporte Resenha”, através de peças bem humoradas e inteligentes, postada no youtube e nas mais diversas plataformas das redes sociais, tem repercutido positivamente para o fortalecimento da marca genuinamente vitoriense.

Pois bem, na terça-feira gorda, como se dizia antigamente, livre das minhas obrigações carnavalescas acompanhei “A GIRAFA”. Na qualidade de blogueiro registrei uma cena que bem se enquadra no espírito do “Reporte Resenha”. Ou seja: o presidente da Pitú, Alexandre Ferrer, dançando com uma lata de Pitú na cabeça… Resenha é Resenha… Veja o vídeo:

No nosso carnaval, mais uma vez, ninguém viu a “cara” das “indústrias vitorienses” que receberam “meio mundo” de incentivos governamentais!!!

Apesar da pujança do nosso secular carnaval o entrudo antonense ainda continua carente de investimentos, não obstante sermos detentores de mais de um século de festa. Temos agremiações para todos os gostos. É bem verdade que,  ao longo do tempo, sobretudo nas últimas décadas,  nossa festa maior perdeu “gordura” e identidade.

Por força da tradição o nosso carnaval se vale, financeiramente, do empresariado local e da animação do folião que, invariavelmente, investe seu “suado e minguado” recurso na festa, contribuindo com os  clube, troças e blocos,  da sua preferência.

Apesar de muitas indústrias haverem aportado em nosso território, por força de incentivos fiscais, financiamentos “camaradas” dos bancos oficiais e doação de terrenos valiosos pela municipalidade, continuamos, no nosso carnaval, sendo ignorados por esses grupos empresariais. Não tivemos, ainda, o privilégio de sabermos o gosto que tem um pedaço de mortadela, ou mesmo se o chocolate produzindo por aqui é doce ou salgado!!

Imagino, na qualidade de consumidor e ativista social,  haver chegado o momento e a hora  certa de sairmos da passividade e cobrarmos das grandes industrias uma contrapartida para a nossa festa maior. Não podemos nos contentar, apenas,  com ações realizadas por essas empresas que apenas servem para justificar,  na mídia,  suas obrigações protocolares, ou seja: ATIVIDADES PARA INGLÊS VER…

Estou pensando seriamente em criar um movimento articulado,   para que os diretores dessas grandes indústrias que chegaram à Vitória,  comecem a tomar um “chá de bússola”, isto é: PRECISAM  SE ORIENTAR!!!

Paredão de Som: foi o Padre Murilo que resolveu a parada!!!!

Não é de hoje que os chamados “Paredões de Som” veem atrapalhando os desfiles carnavalescos na nossa cidade. Aliás, não só os desfiles carnavalescos, a maioria dos proprietários desses equipamentos, de maneira geral, são mal educados e tem também “as costas largas”, ou seja: são protegidos por pessoas influentes e poderosas. Eles “casam e batizam” e fica por isso mesmo!!!

No ano passado o prefeito da nossa cidade, Aglailson Junior, emitiu um decreto proibindo a utilização indiscriminada. Não adiantou de nada!!! Esse ano, mais uma vez, ficou estabelecido no TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – a maneira pela qual seria possível sua utilização. Aliás, independente de TAC, já existe Lei para coibir esse abuso, bastando, apenas aplica-la.

Pois bem, diante de todo esse arcabouço jurídico proibitivo, devemos atribuir o recolhimento desses equipamentos pela Polícia Militar à delegacia da nossa cidade, ao Padre Murilo que, durante uma missa, por ele celebrada, não aguentou o barulho, interrompeu  a mesma e se dirigiu aos “senhores” donos dos paredões – estacionados  no Pátio da Matriz – para exigir respeito. Moral da história: o vídeo do padre Murilo circulou pelas redes sócias, ganhou repercussão e obrigando assim as autoridades tomarem uma atitude. Portanto, para todos nós que gostamos das coisas organizadas e de um carnaval ordeiros, devemos agradecer ao Padre Murilo pela retirada dos infernais PAREDÕES DE SOM…Veja o vídeo que circulou nas redes sociais.

Música: não se espante!! Ainda temos espaço para piorar…

Não me canso de falar: BRINCAR NA SAUDADE NÃO É UMA QUESTÃO DE IDADE. É SIM! UMA QUESTÃO DE SENSIBILIDADE MUSICAL. Desfilam conosco pessoas de todas as tendências, no entanto, indiscutivelmente, todas elas estão intimamente ligadas pelo apurado gosto musical.

No quesito música, quer seja no carnaval ou não, estamos todos empobrecidos. A produção da música popular brasileira caminha para o fundo do poço. Há quem diga que chegamos. Mas, infelizmente, todos os dias, ainda estamos conseguindo piorar… Lamento por essas gerações!! Não terão do que ter saudade.

Assim sendo, nesse contexto, registramos uma bonita cena ocorrida no desfile da SAUDADE quando, da varanda da Pousada Matriz, uma foliã (idosa)  interage, dançando e cantando,  com o artista Elaque Amaral. SAUDADE DOS VELHOS CARNAVAIS E DAS BOAS MÚSICAS. Veja o vídeo:

O MUNICÍPIO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO ENCERRA O CARNAVAL DE 2018 COM ALTA NA ECONOMIA LOCAL E RECORDE DE TURISTAS.

Sinônimo de sucesso, a ACTV – Associação do Carnaval Tradicional Vitoriense em parceria com Prefeitura da Vitória de Santo Antão, comemora o sucesso do carnaval tradicional, deixando os foliões encantados com os desfiles dos carros alegóricos, fantasias luxuosas, cortejos das orquestras de frevo, apresentações dos estandartes, bonecos gigantes, bois, caluas, maracatus e bloco de fados. Nos despedirmos do Carnaval de 2018 agradecendo aos turistas e investidores pela confiança e parceria de mais um glorioso e majestoso carnaval vitoriense. Até 2019!

Apoio: 

Alheios a chuvarada os foliões da SAUDADE deram um banho de animação e alegria.

Não é todo dia que estamos dispostos a tomar banho de chuva. Quando criança até que estamos mais propensos, mas, depois de adultos, as coisas mudam um pouco de figura. Pois bem, por incrível que pareça, a inesperada chuvarada,  ocorrida no meio do desfile da SAUDADE, para os foliões foi uma das melhores coisas que poderia ter acontecido – palavras deles. Na qualidade de produtor do evento, não comungo da mesma opinião. Certamente, se ali estivesse na qualidade de brincante compartilharia desse mesmo sentimento.

A operação logística para cobrir um trio elétrico em pleno movimento não é uma tarefa das mais fáceis. Em virtude da rapidez com que a chuva caiu a primeira providencia foi cobrir com lonas os equipamentos eletrônicos. Para depois, em local seguro e parado, realizar o procedimento padrão. Ou seja: colocar a ferragem e cobrir com a lona apropriada toda superfície do trio. Tudo isso de maneira articulada, para que não haja interrupção na apresentação artística. Em alguns momentos, o Elaque Amaral cantou sozinho, segurou na capela e no gogó… não deixou a peteca cair… Realço, também, o profissionalismo e o empenho de toda equipe técnica do trio Asas da América… os caras são feras…

Bem!!! Passado todo sufoco, onde corremos o sério risco de encerramos o desfile no bairro do Livramento, São Pedro aliviou a barra e encerrou a chuva. Com todo esse atropelo sanado, porém, surge outro problema: terminarmos a festa dentro do horário previsto pelo TAC – Termo de Ajustamento de Conduta.

Literalmente, tivemos que apressar o passo!!! Corremos no limite máximo… e chegamos ao ponto final faltando apenas nove minutos para o horário limite. Os foliões, alheios a tudo isso, deram um show!! Após a chuva, não se intimidaram nem foram pra casa. Mesmo molhados e encharcados brincaram e se divertiram com mais animação. São por essas e outras que falamos: NA SAUDADE, A GENTE BRINCA MELHOR!!

Segundo o folião Jerônimo, “Os Monges”, agora, vai ser obrigado a dobrar a bebida…

A Companhia dos Monges em Folia é uma das agremiações carnavalescas mais criativas do nosso carnaval. Sua diretoria, formada por pessoas inteligentes e comprometidas, desenvolve um lado filosófico curioso. O “Monge Mago”, o Rivaldo, roqueiro apaixonado e antenado nas coisas do mundo, “viaja”, todos os anos,  para incrementar a troça.

Não bastasse seu horário de saída curioso – 21h32 – “Os Monges” também promove, todos os anos, uma espécie de batismos dos novos “mongeano”. Pois bem, em 2018, os agraciados com a honraria foram os carnavalescos Fernando Teixeira, Josimar Cavalcanti e Regis Souza.

Sobre a essas três novas aquisições para “Os Monges”, o amigo folião, Jerônimo, que goza de da estreita amizade dos “batizados” disse-nos que, agora, a troça vai ter que redobrar a bebida. Veja o vídeo:

Por mais um ano, a iluminação do carnaval vitoriense foi deficitária…

Dizem os mais velhos que quando os diretores de clubes e carnavalescos em geral questionavam o então prefeito da Vitória, Doutor Ivo Queiroz, sobre à falta de iluminação pública no carnaval vitoriense, dizia ele: “Ou meu filho… como é que você quer que os carros alegóricos da noite realcem?”

Pois bem, o tempo passou,  os carros alegóricos em nosso carnaval estão cada vez em menor numero, mas a escuridão parece ser uma mal crônico. Não obstante a prefeitura haver realizado na semana pré-carnavalesca alguns reparo na iluminação regular, o corredor da folia, mais uma vez, ficou escuro. Não houve reforço. Aliás, até alguns postes do Pátio da Matriz estavam com lâmpadas apagadas.

Já com relação à ornamentação não podemos dizer a mesma coisa. Não obstante o carnaval 2018 ser “muito em cima”, a mesma foi aplicada com “uma certa” antecedência,  o que favorece o clima de carnaval na cidade e proporciona visibilidade ao nosso entrudo.

Evidentemente que a ornamentação – há muito tempo – não corresponde à estatura do  carnaval antonense – nossa festa maior. Pelo menos para mim fica claro, que na nossa cidade existe artistas talentosos e com capacidade para avançar nessa seara, mas, para que isso aconteça, se faz necessário de mais investimento por parte da prefeitura.

“Camarote do Cornélio”: o melhor da cidade!!!

Por mais um ano tive o privilégio de participar do camarote exclusivo do amigo Cornélio. Localizado em pleno corredor da folia – Praças 3 de Agosto e Restauração – o mesmo nos proporciona uma vista privilegiada da festa, sobretudo da passagem das agremiações.

O amigo Cornélio, ao lado dos seus pais – “Seu” Marcos e professora Letice – são especialistas em receber bem. Com um acolhimento de primeira qualidade, uma vista privilegiadíssima e comida e bebida passando da conta só posso dizer que já estou me candidatando a ser convidado, novamente,  para o carnaval 2019… Valeu Cornélio!!!!

Ingá e Carnaval: tudo haver!!

Desde criança me acostumei a encontrar INGÁ no carnaval. Não importa a data do entrudo. Seja em fevereiro ou em março. O Ingá sempre aparece, sendo oferecido pelos comerciantes ambulantes. Esse ano não foi diferente. Por mais de uma vez deparei-me com a oferta do fruto. Nas paredes da minha memória o Ingá tem tudo haver com o carnaval.

AVLAC: planejamento para 2018…

Depois do recesso das festividades do final do ano e dos movimentos do Rei Momo aconteceu, na manhã do último domingo (18), no Prédio do Sobradinho – sua sede – a primeira reunião ordinária da AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência.

Sob a coordenação do novo presidente, professor Serafim Lemos, o encontro serviu para discutir a pauta administrativa interna, assim como  prospectar as atividades para o ano de 2018.

O “Primeiro Concurso de Adereço de Cabeça” da SAUDADE foi um SUCESSO!!!

Através de uma live,  na página oficial da SAUDADE no Facebook, concluímos na tarde do domingo (18) o “Primeiro Concurso de Adereço de Cabeça” da SAUDADE. De antemão, agradeço a todos os envolvidos. Aos participantes, aos que votaram na internet, à comissão julgadora, assim como toda equipe envolvida no processo – Pronto Placas, Tia Lú –  sobretudo ao amigo Adriano, proprietário do Barretus Studio.

O principal objetivo foi alcançado!! Tornamos o desfile da SAUDADE mais bonito e carnavalesco, por assim dizer… Todo processo se deu de maneira transparente e com muita seriedade. Eis ai, portanto, as vencedoras nas três categorias:

Categoria Individual:  Andréa Teixeira – premiação: R$ 100,00 e 01 kit Saudade 2019

Categoria Dupla: Jacilânia e Francicleide – premiação: R$ 100,00 e 02 kits Saudade 2019

Categoria Grupo: Elisângela e Amigas – premiação: 05 kits Saudade 2019.

Aproveito também para agradecer aos foliões que, mesmo sem participar da disputa, entrou clima desfilou com seu adereço, tornando assim a noite mais bonita e lúdica. Nesse primeiro  participaram diretamente da sessão de fotografias mais de sessenta pessoas, o que nos dá um indicativo que a ideia foi boa e deverá, nos próximos anos frutificar. Agradeço, mais uma vez, a todos os envolvidos.