MOMENTO CULTURAL: Estou Quase me Entregando – STEPHEM BELTRÃO‏.

Estou quase me entregando
Saindo do banheiro de toalha
Caminhando de cueca pela casa
Tomando café em copo
Fazendo barba com navalha.

Achando que ciúme é amor
Trocando cega por surda
Levando tapa e achando graça
Achando que pasto é pastor
Andando descalço na praça.

Dormindo com chupeta
Usando meias listradas
Tomando banho com paletó
Confiando no fim do mundo
Bebendo cerveja na calçada.

Invejando os defeitos dos outros
Jogando no Pernambuco dá Sorte
Trocando a noite pelo dia
Roubando doce da boca de criança
Achando que está chovendo pra cima
Acreditando que tristeza é alegria.

Com a nova Lei de Trânsito, motorista embriagado que se envolver em acidente, não tem choro nem vela, É CADEIA!!!

 

Para os que costumam dirigir após aquela “bicadinha”, esse final de semana será o primeiro em que novas regras estão em vigor. A partir de agora o condutor de veiculo que se envolver em acidentes não mais poderá ter sua fiança arbitrada pelo delegado. Em outras palavras: ficará preso. Só um juiz poderá conceder o relaxamento da prisão.

Se antes,  o motorista  embriagado que causasse acidente com mortes – enquadrados na Lei de Trânsito por homicídio culposo  (sem intenção de matar) – poderia ser condenando de 2 a 4 anos de prisão, com a nova lei a pena agora é de 5 a 8 anos de prisão.

Já com relação ao flagrante do bafômetro – na barreira da “Lei Seca” – nada mudou. Continua multa de R$ 2.934,70 além da suspensão da carteira de habilitação por um ano, mesmo que o condutor do veiculo se recuse a fazer o teste. A nova lei também trás penas mais severas para as chamadas “exibição ou demonstração de perícia” – “cavalo de pau”, por exemplo.

Punir é preciso. Mas educar o motorista é mais eficaz. Diz todas as pesquisas. Portanto, alerto aos internautas do Blog do Pilako e amigos que gostam de “celebrar a vida” todos os finais de semana,  que não deixe para mudar seus “hábitos sociais” depois de passar por severos constrangimentos. Acidentes ao volante acontecem,  mesmo quando  estamos sóbrios………..Já pensou se acontecer algo inesperado depois de tomarmos apenas uma cerveja na hora do almoço? Agora, não tem choro nem vela, É CADEIA……………………PENSE NISSO!!!

Recorte do tempo – um sorriso eternizado!!

Dias atrás, casualmente passando pela Praça Padre Felix, localizada no bairro do Livramento, encontrei um grupo de amigos papeando. Sapecou-me uma indagação, um deles: PIlako, ver quem sou eu nessa foto?

O registro fotográfico remete-nos ao início da década de 80 –  há mais ou menos trinta e cinco anos. Realça uma formação do clube Vera Cruz – categoria mirim. Como não poderia deixar de ser, essa garotada morava no bairro do Maués –  bairro berço do referido clube.

Atualmente a idade dessa turma gira em torno dos 47 aos 50 anos. Confesso que só consegui identificar apenas um desses garotos. Se prestarmos bem atenção à foto – sem nenhum demérito aos demais – apenas um garoto está “mostrando os dentes” no largo sorriso.

Não à toa, esse cidadão, hoje com 47 anos, continua “mostrando os dentes” constantemente. Aliás, seu nome social é “Sandro Sorriso”.

Cineclube Avalovara: O SILÊNCIO DA NOITE É QUE TEM SIDO TESTEMUNHA DAS MINHAS AMARGURAS.

O Cineclube Avalovara chega em seu 5º ano de existência e resistência. Ao longo desse tempo foram muitos momentos compartilhados. Momentos de união, de força, de reafirmação da importância da luta, sobretudo em tempos sombrios em que todas/os estamos vivendo. E o Avalovara não tinha chegado até aqui se não fosse a participação de vocês a cada sessão, debate, intervenção. Vocês nos dão forças para continuar e nos fazem acreditar que é possível sim continuar resistindo em uma cidade do interior pernambucano mesmo com todas as adversidades. 

Diante disso, convidamos todas/os a participarem da Sessão Especial de Aniversário de 5 anos do Cineclube Avalovara no próximo dia 22/04/2018, às 17h, no Silogeu do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão.

Como parte da programação especial de aniversário, em parceria com a Inquieta Produtora e Distribuidora, haverá a estreia em Vitória do filme “O silêncio da noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras”, de Petrônio Lorena (2018), que contou com a participação do poeta conterrâneo Rildo de Deus, autor de diversos livros e membro da Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência.
Após a sessão haverá um pocket show com Petrônio Lorena seguido de intervenção poética com artistas da cidade.

O Cineclube Avalovara é um projeto aprovado no 10º Edital do Programa de Desenvolvimento da Produção Audiovisual de Pernambuco (Funcultura 2016 – 2017), e tem apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão (IHGVSA) e da Federação Pernambucana de Cineclubes (Fepec)..

Sinopse:

Numa região do sertão, na divisa de Pernambucano com a Paraíba, se passa um fenômeno curioso. Pessoas nascem, vivem e morrem poetas, convivendo dia a dia com a arte da rima, entranhada no cotidiano da população, que perpetua a tradição ao longo de gerações. Aos versos de métricas exigentes fundem-se declamadores, sonetistas, cantadores, violas e o improviso. Além de Severina Branca, cuja noite é que tem sido testemunha de suas amarguras.

SERVIÇO
Cineclube Avalovara exibe O SILÊNCIO DA NOITE É QUE TEM SIDO TESTEMUNHA DAS MINHAS ARMAGURAS
Classificação indicativa: 14 anos
Data e hora: 22/04/2018 (dom), às 17h
Local: Silogeu do IHGVSA
Entrada Franca

Momento Cultural: JÁ QUE TE FIZ SOFRER – por Heitor Luis Carneiro Acioli.

Que crueldade fiz a ti! É imperdoável o que te fiz. Mas “minha fada”, não me deixe! Prometo os sete mares velejar para pôr um fim naquilo que te faz sofrer. Se te fiz algo errado, perdão e volta pra mim! Vou até o fim do mundo pra me redimir contigo.

Se quiseres que eu extinga minha vida, farei sem problemas, afinal é o mínimo que posso fazer, já que te fiz sofrer.

(Meu jeito em versos e prosas – Heitor Luis Carneiro Acioli – pág. 03).

Momento Grau Técnico Vitória.

Os alunos do Curso Técnico em Administração, da turma ADM13 do turno da noite, participaram de uma Visita Pedagógica Orientada (VPO) na Fábrica da Felicidade da Coca Cola, localizada em Cabo de Santo Agostinho /PE, muito proveitosa com a orientação profissional dá instrutora Valquíria Santana. O objetivo dessa visita foi apresentar a história de uma das maiores empresas de refrigerante do mundo Coca-Cola. Aprenderam a elaborar estratégias, criar plano de Marketing para atingir sucesso nas vendas. Agregando conhecimento prático na disciplina Empreendedorismo, do Módulo 1. Através dessa visitação, nossos alunos foram preparados para diversas situações que irão vivenciar no mercado de trabalho.

MPV – FERNANDO SILVA.

FERNANDO SILVA – Nasceu na cidade de Glória do Goitá-PE, na década de 40, era da Polícia Militar de Pernambuco. Seresteiro dos Bons, além de participar do carnaval da nossa cidade nos bailes, na frevioca cantando pelas ruas da Vitória. No ano de 1991,  compôs e gravou o frevo-cançâo “O Coelho Sai na Rua”. Foi para as NUVENS na primeira década do novo milênio.

 

Se Mexeu: a AGTRAN deu sinal de vida!!!!

No início desse mês confeccionamos uma nota realçando a bagunça do trânsito no cruzamento das Avenidas Henrique de Holanda com Silva Jardim. Nesse local, no sentido centro/subúrbio, segundo a placa de trânsito, o condutor de veiculo é obrigado a virar à direita. Por falta de uma fiscalização efetiva e também pela “comodidade” dos motoristas, cada qual fazia o que bem entendesse.

Pois bem, eis que na manhã de ontem (18), no local aludido, registrei uma ação importante realizada pela AGTRAN, no sentido de coibir os abusos e disciplinar a bagunça. Uma ação simples, sem custo e inteligente!!

Apenas a título de sugestão, para melhorar e tonar a ação mais eficaz, deveriam os técnicos da AGTRAN aumentar o numero de cones, fazendo um fechamento completo, partindo da ilha central (Av. Silva Jardim) e fazendo o contorno à direita e à esquerda,  até o início da Avenida Henrique de Holanda – com os cones colados, para não dá margem aos motoqueiros furar o “bloqueio”. Aliás, isso deveria ser repetido todos os dias, inclusive aos domingos e feriados………É assim e com multas, que se “educa” os motoristas “desatentos”……….

 

Espaço Parlamentar: André de Bau atento à Mobilidade Urbana.

Através do vereador André Saulo dos Santos Alves – André de Bau – foi apresentado à Mesa da Câmara de Vereadores, recentemente, dois requerimentos – 358/2018 e 363/2018 – solicitando ao prefeito Aglailson Junior,  providencias atinentes ao melhoramento da chamada Mobilidade Urbana.

O requerimento 358/2018 refere-se ao estacionamento “sem noção” que a AGTRAN insiste em manter na via (Rua Praça Professor Juca) ao lado da Igreja Assembleia de Deus, próximo à Casa dos Pobres. Já o outro – 363/2018 – solicita à recuperação da rede de esgoto e o recapeamento asfáltico no trecho da Avenida Henrique de Holanda, próximo a TV Vitória.

Agradeço e parabenizo a ação do edil – André de Bau – pela solicitação do envio das cópias dos referidos requerimentos. As referidas e pontuais reivindicações, inclusive, já foram objetos de matérias em nosso Jornal eletrônico, intitulado Blog do Pilako.