Se Mexeu: a AGTRAN deu sinal de vida!!!!

No início desse mês confeccionamos uma nota realçando a bagunça do trânsito no cruzamento das Avenidas Henrique de Holanda com Silva Jardim. Nesse local, no sentido centro/subúrbio, segundo a placa de trânsito, o condutor de veiculo é obrigado a virar à direita. Por falta de uma fiscalização efetiva e também pela “comodidade” dos motoristas, cada qual fazia o que bem entendesse.

Pois bem, eis que na manhã de ontem (18), no local aludido, registrei uma ação importante realizada pela AGTRAN, no sentido de coibir os abusos e disciplinar a bagunça. Uma ação simples, sem custo e inteligente!!

Apenas a título de sugestão, para melhorar e tonar a ação mais eficaz, deveriam os técnicos da AGTRAN aumentar o numero de cones, fazendo um fechamento completo, partindo da ilha central (Av. Silva Jardim) e fazendo o contorno à direita e à esquerda,  até o início da Avenida Henrique de Holanda – com os cones colados, para não dá margem aos motoqueiros furar o “bloqueio”. Aliás, isso deveria ser repetido todos os dias, inclusive aos domingos e feriados………É assim e com multas, que se “educa” os motoristas “desatentos”……….

 

Espaço Parlamentar: André de Bau atento à Mobilidade Urbana.

Através do vereador André Saulo dos Santos Alves – André de Bau – foi apresentado à Mesa da Câmara de Vereadores, recentemente, dois requerimentos – 358/2018 e 363/2018 – solicitando ao prefeito Aglailson Junior,  providencias atinentes ao melhoramento da chamada Mobilidade Urbana.

O requerimento 358/2018 refere-se ao estacionamento “sem noção” que a AGTRAN insiste em manter na via (Rua Praça Professor Juca) ao lado da Igreja Assembleia de Deus, próximo à Casa dos Pobres. Já o outro – 363/2018 – solicita à recuperação da rede de esgoto e o recapeamento asfáltico no trecho da Avenida Henrique de Holanda, próximo a TV Vitória.

Agradeço e parabenizo a ação do edil – André de Bau – pela solicitação do envio das cópias dos referidos requerimentos. As referidas e pontuais reivindicações, inclusive, já foram objetos de matérias em nosso Jornal eletrônico, intitulado Blog do Pilako.

Momento Cultural: PARA MINHA NETINHA – Por Diva Holanda.

Plim Plim! Parece conto de fadas ou mesmo boato infundado mas, o que é fato é verdade e não pode ser contestado: Diva vai ser vovó ela que parecia querer ver em Mano um menino de repente o viu crescer. Cresceu deu nova vida a quem não foi programada mas que será com certeza das filhas a mais amada. Nascendo em tempo tão ruim onde não se tem esperança, estou apostando em você minha doce e terna criança. De você vou ser vovó de fadas vou lhe falar vou cantar mesmo sem voz lindas canções de ninar. E a vovó que daria bolões de feijão e amor, que hoje é da guarda você vai levar uma flor. E no seu mundo encantado com baleias navegando, sem guerra e sem fuzis você vai crescendo pesando: Que Drumond não morreu nunca Que Deus é bom e perdoa, Que a vida já é história De um pensamento que voa.

Dra. Diva de Holanda Bastos, vitoriense, filha de Manoel de Holanda Cavalcanti e de Noêmia de Andrade de H. Cavalcanti. Professora universitária e odontóloga. Oradora do “Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão”. Pertence a uma família de poetas, não poderia deixar de versejar, o que faz com muita graça e beleza.

O Tempo Voa: Semana da Pátria (1977).

Semana da Pátria – 7 de Setembro de 1977 (segunda administração de dr. Ivo Queiroz)

Solenidade no Tiro de Guerra, prédio da antiga Prefeitura – na Praça do Anjo.

Por traz: Dr. José Xavier de Moraes – Juiz da 1ª vara, Antonio Ageu de Lima – Vereador. Na frente: Dr. Ivo Queiroz – Prefeito, Dr. Rômulo Gomes (falando) – Juiz da 2ª vara, Umberto da Costa Lins – vereador, Evandro Couceiro Costa – Sec. educação e cultura,  José de Alves Filho, Sr. Jose Eudes de Souza – Instrutor Tiro de Guerra.

COITO DE GATO – Sosígenes Bittencourt.

De madrugada, a lamúria de gatos em reprodução parecia um pranto de enlutados sobre um caixão. Seres humanos caem no choro quando perdem o objeto amado, ou partem para perpetrar crime, quando são vítimas de violenta paixão. Não há veterinário que me explique tanta choradeira num coito, como fazem os gatos, do Alasca à Terra do fogo.

Sosígenes Bittencourt

Carnaval da Comemoração: AGORA É A VEZ DO NÁUTICO!!

 

Aproveitando o feriado do próximo sábado – 21 de abril – os torcedores vitorienses do Clube Náutico Capibaribe estão convidando toda “nação-alvirubra” para participar das comemorações alusivas à conquista de mais um título: CAMPEÃO PERNAMBUCANO 2018.

O evento festivo comemorativo terá início às 12h, no Pátio da Matriz. Para animar o encontro do Náutico a torcida campeã contratou uma Orquestra de Frevo e o Trio Pilque. O arrastão do Náutico será comandado pelo cantor Thiaguinho – a pressão.

A organização desse  evento marcante também conta com uma equipe de campeões. Entre outros, os amigos Léo dos Monges, Rui Alves e Silvio Feliz. É HORA DE COMEMORAR!!!

 

A vitoriense Bruna Nunes está precisando do seu voto, no quandro “Batalha dos Cabeleireiros”, da Rede Record News.

 

Com vida profissional estabelecida em São Paulo, mais precisamente no Salão VC ATUAL – unidade Jardins – a vitoriense Bruna Nunes está precisando da torcida e do voto de todos os seus conterrâneos, para seguir na disputa da “Batalha dos Cabeleireiros”, quadro da emissora de televisão Record News.

Desde criança, ainda morando em Vitória, a Bruna sempre sonhou com o mundo artístico. Residindo na capital paulista,  há mais ou menos cinco anos, Bruna começou sua vida profissional como cabeleireira em um pequeno negócio, montado com muito sacrifico e bastante dificuldade. Em seguida, por suas habilidades técnicas e evolução nos novos conceitos, foi convidada e contratada por uma grande empresa do mesmo ramo.

Hoje, no auge da sua carreira profissional, Bruna Nunes (24 anos ) está representando a empresa em que trabalha – Salão VC ATUAL (unidade Jardins) –  em um dos maiores desafios da sua vida. Nesse contexto, porém, conta com a participação de todos os seus amigos e parentes da terra que lhe viu nascer. Esta precisando do seu voto para continuar na disputa do quadro “Batalha dos Cabeleireiros”,  da Rede Record News.

Para votar – até o dia 25.

http://programaquebeleza.com.br/enquetes/batalha-de-cabeleireiros-tema-zodiaco/

 

https://www.youtube.com/watch?v=M5ptStai9cA&feature=youtu.be

 

Momento Cultural: E lá estava ele (poesia) – Por Elmo Freitas

Impedido de mergulhar nas suas próprias dores
Sufocado com suas próprias palavras
Febril com seus próprios medos
Sórdido com seu próprio eu
Perdido nas sombras dos dias
Acalentado pelo silêncio da noite
Aprisionado no tempo
Contemplado com a ilusão
Embriagado com a lua
Soterrado com a solidão
Entorpecido com o silêncio
Mergulhado na aflição.

Elmo Freitas – Poeta do “Os Confundidos”

Cachaçaria Pitú lança latinhas personalizadas para o Abril pro Rock 2018.

 

A cachaçaria pernambucana Pitú se reinventou em mais uma edição do Abril pro Rock lançando, em todas as regiões do País, três milhões de latinhas de 350 ml da tradicional aguardente com layout em homenagem ao consagrado festival da cena musical brasileira.

O presidente da Pitú, Alexandre Ferrer, explica que a embalagem temática com a ilustração oficial do Abril pro Rock 2018 já é aguardada pelo público “rockeiro” e colecionadores de todo o Brasil, sendo uma forma de estreitar as relações afetivas entre a marca, o festival e o consumidor de cachaça.

O evento será realizado na casa de shows Baile Perfumado, na zona oeste do Recife, nos próximos dias 27 e 28 de abril. No local, também será possível encontrar as latinhas personalizadas da Pitú.

A adaptação da embalagem com a ilustração do Abril pro Rock tem adaptação assinada pela agência Ampla Comunicação.

ENCONTRO CASUAL GRAMATICAL.

Encontrei-me, casualmente, com o curioso amigo Cristiano Pilako, na avenida 15 de novembro, em Vitória de Santo Antão, ladeado por minhas mãe Damariz e tia Ricardina, quando fui interpelado sobre uma dúvida na área da Língua Portuguesa.

Na realidade, a pergunta era a seguinte: quando se deveria usar “tem de” e “tem que”.

O uso correto, desde antigamente, é “tem de”, porque o “que” refere-se a um termo anterior, é pronome relativo. Como no exemplo: É possível que você tenha que me emprestar o carro hoje. (Observe que “tenha que” refere-se ao termo anterior “você” e indica uma possibilidade.)
Já, na oração, “A Prefeitura teve de indenizar os garis” – observe que “teve de” refere-se a um termo posterior “os garis” e indica obrigatoriedade ou necessidade. Compreende?

Agora, por causa do uso coloquial do “tem que”, praticado como uma anomalia gramatical prepositiva, foi absorvido como normal, não causando demérito a quem usa nem reprovando o incauto usuário.

Sosígenes Bittencourt.