Momento Cultural: OLHOS BIZARROS – por Teixeira de Albuquerque.

Olhos de feiticeira, olhos de graça,
olhos encomendados no Japão,
olhos de grilo, de mulher brejeira,
olhos de luz, de sombra, de ilusão.

Olhos de sol, de sol ou de fogueira?
olhos de rosa, de interrogação
olhos de urtiga, olhos de laranjeira,
olhos de queimar cheios de emoção.

Os meus sonhos, em vós, cantam a Gueixa
e pensam em compor uma sonata
cheia de amor, de idílios e de queixa

De vossa dona que é a vossa nata,
– deixa-me repousar um pouco, deixa,
à sombra dessa, pálpebra que mata.

“O LIDADOR” 29.V.1926

José Teixeira de Albuquerque, nasceu na fazenda Porteiras, Vitória de Santo Antão aos 23 de agosto de 1892. Seus pais: Luiz Antonio de Albuquerque e Dontila Teixeira de Albuquerque. Estudou medicina na Faculdade da Bahia, porém desistiu do estudo no 3º ano. Casou em segundas núpcias com a conterrânea Marta de Holanda, também poetisa e escritora. Publicou o livro de versos MINHA CASTÁLIA e colaborou em várias revistas e jornais; tanto da Vitória como do Recife. Foi funcionário do Arquivo da Diretoria das Obras Públicas do Estado,com competência e zelo. Faleceu no Recife, no dia 2 de outubro de 1948. Não deixou filhos. Sua morte foi muito sentida entre os intelectuais, que não se cansaram de elogiar sua prosa e seus versos.

Aos poucos, a “bicharada” tá voltando às ruas…….

Por volta do meio-dia de ontem (23) porcos fizeram a festa na Rua Primitivo de Miranda, localizada no nosso centro comercial.  Animais de grande porte,  circulando livremente pelas vias públicas configura-se num péssimo “cartão de visita” para nossa cidade, assim como um grave problema de saúde pública.

Aparentemente a gestão comandada pelo prefeito Aglailson Junior relaxou na fiscalização e recolhimento dos bichos soltos nas ruas. De alguns dias prá cá, nos lugares que costumo circular, a “bicharada” tá voltando a rasgar as sacolas de lixo, colocada pelas donas de casa nas calçadas. A sujeira é inevitável. Ao que parece, a equipe da prefeitura que estava a frente dessa operação foi desarticulada.

Rui Alves e Léo dos Monges: dois alvirrubros de sangue vermelho e branco!!!

Por ocasião do evento ocorrido no último sábado (21), que como objetivo reunir os torcedores vitorienses do Clube Náutico Capibaribe, tivemos a oportunidade de registrar, em vídeo, o sentimento de dois emblemáticos participantes. Rui Alves e Léo dos Monges, ambos alvirrubros desde crianças, expressaram o sentimento que nutrem pelas cores do seu time. Além do mais, são dois conhecedores do “mundo da bola”. Veja os vídeos.

Apresentação do fenômeno musical ZEZO acontece no próximo sábado!!

Promovido pela “L.I. Produções” –  coordenada pelo casal amigo Lucivânia e Ivanildo –  a expectativa da cidade gira em torno da apresentação do fenômeno musical ZEZO. O evento acontecerá no próximo sábado  (28) no Haras Bela Vista. ZEZO em Vitória é garantia de casa cheia. Abaixo, o vídeo da sua última apresentação aqui.

 

Momento Cultural: Cérebro – por Henrique de Holanda.

 

Na mocidade,

a razão quase sempre se encandeia,

tornando a vida uma mera ingenuidade.

O cérebro da humana criatura

– quem é moço concebe

ser uma taça de ilusões bem cheia

que o coração segura e a alma bebe.

Mas, a velhice vem

fermentando a bebida outrora pura…

e o coração, que forças já não tem,

vendo a alma fugir, derrama a taça,

que ao se precipitar de grande altura

no chão se despedaça…

 

(Muitas rosas sobre o chão – Henrique de Holanda – pág. 25).

Carnaval do Náutico aconteceu na tarde do sábado.

Conforme anunciado aconteceu no sábado (21) – feriado nacional – o “Carnaval do Náutico”,  para comemorar o título de Campeão Pernambucano 2018.  Alvirrubros de todas as tendências marcaram presença na festa. Alguns fazendo piada. Uma torcedora, por exemplo,  compareceu exibindo “o filho de kuki”.

Como já virou tradição nas comemorações futebolísticas na nossa cidade, uma orquestra de frevo deu inicio aos festejos, além das já conhecidas musicais carnavalescas o hino do campeão não foi esquecido. Veja o vídeo.

Com animação, o cantor Thiaguinho – a pressão -, no  comando trio Pileque, após uma apresentação no Pátio da Matriz, “puxou” os torcedores para o percurso até a Praça Duque de Caxias, retornando,  em seguida,  à Matriz.

A torcida do Clube Náutico Capibaribe, de maneira geral, estava precisando comemorar um título do “Timbu”. Os torcedores vitorienses, em especial, estão de parabéns pela vibração ES e sentimento de lealdade ao seu time de coração.

Enquanto os eventos de Garanhuns crescem os da Vitória……….

Aconteceu na charmosa cidade de Garanhuns mais uma edição do Festival Viva Dominguinhos. Sucesso total! Os gestores da cidade parecem que entenderam que a cidade tem vocação para o turismo consistente, ou seja: não investe pontualmente, apenas para juntar gente em ano de eleição. Aliás, no transcorrer do tempo, nenhum gestor tentou desmantelar o evento criado pelo seu antecessor. Moral da história: “todo mundo ganha”, principalmente o povo e os artistas de Garanhuns.

A cidade do Mestre Dominguinhos tem números, população e arrecadação semelhante a nossa. Lá, ao que parece, os políticos e gestores são intimamente  comprometidos com o resultado das ações administrativas. Na nossa, os políticos de todas correntes estão intimamente interessados na perpetuação da “espécie” familiar…..

Apenas a título de exemplo, só o  carnaval da nossa cidade, se bem estudado, mostrará que  sempre foi  um evento maior e com mais raiz de que todos os eventos (juntos) de Garanhuns. Hoje, após décadas de atuação de gestores descompromissados e incompetentes, estamos assistindo nossa  festa maior evaporar feito éter. Que o Mestre Dominguinhos, lá de cima, possa nos orientar nessa área……

“Fábio Russo e Artur Andrade”: retalhos de uma época!!!

Na noite fria da última sexta (20) –  véspera de feriado – deu-se uma sessão musical voltada aos anos 80, auge do chamado “rock nacional”. Fábio Russo no violão e Artur Andrade no vocal foram os principais entusiastas do show. Entre outras coisas, a música marca uma geração e uma forte conexão com os valores da referida época.  Não obstante o “coroa” Artur ainda ser um sujeito vistoso, foi cantando e dançando as músicas de Legião Urbana e Cazuza, por exemplo,  que o mesmo marcou época nos “embalos dos sábados à noite”, na nossa querida Vitória de Santo Antão………..