O mais jovem vereador eleito, Lourinaldo Junior está animado para começar…

Mesmo antes da proclamação das urnas, no que diz respeito ao resultado da nova configuração do Poder legislativo local, nos bastidores, as negociações para a mesa diretora da casa, a partir de janeiro de 2017, já haviam começado. Políticos mais experientes e com a certeza da vitória, já se articulavam, apesar das muitas variantes. Uma das quais e mais decisiva: o novo prefeito eleito.

Pois bem, com dezenove vereadores, como havia falado aqui em várias ocasiões, o poder tende a ficar menos concentrado. Isto posto, contudo, nada impedi que o entendimento seja construído. Mas, particularmente, defendo a tese de que quanto mais os políticos se entenderem mais o povo vai sair perdendo. É apenas uma tese…


Recentemente, encontrei o amigo e vereador eleito Lourinaldo Junior. Dei-lhe os parabéns pela vitória e colocamos o papo em dia. Sobre a sua votação (2.431 votos), o 5º candidato mais bem votado da cidade, ele disse que, junto com seu pai, Lourinaldo Martins, trabalharam muito para conseguir e reconhece que a atividade  desenvolvido por seu pai,  nas ultimas décadas,  abriram muitas portas.

Com sua peculiar humildade e maturidade – apesar dos vinte e poucos anos, como diz  o cantor Fábio Junior – disse que  aprendeu bastante  com a campanha e que ainda tem muito o que aprender com a  atividade política. Com relação ao trabalho parlamentar que começará a exercer,  de fato,  a partir de janeiro de 2017, disse-me que está animado e quer contribuir com suas novas ideias.

Ao final, disse-lhe que sua responsabilidade é grande, pois apesar de não pertencer as tradicionais famílias de políticos da cidade, obteve, logo na primeira tentativa, uma quantidade de votos maior que a soma de dois colegas para a mesma legislatura. Ou seja: que a sua atuação deveria ser dobrada. Ele, naturalmente, abriu um sorriso e  saiu dizendo que não iria decepcionar ninguém…

AGTRAN continua “cochilando”…

img_2263-copiar

Por ocasião da recente reforma ocorrida na Praça Diogo de Braga, o entorno da mesma, antes com sinalização proibindo o estacionamento de veiculo, hoje, encontra-se sem nenhuma placa de trânsito. Os motoristas, claro, aproveitando-se do “cochilo” dos técnicos da AGTRAN estão economizando, pois ao invés de pagar a chamada “zona azul” estão deixando seus veículos na chamada “zona esquecida”.

img_2307

A AGTRAN, órgão que foi o criado com o objetivo de cuidar das coisas relativas ao trânsito da nossa cidade, no que diz respeito à rápida e eficiência prestação de serviço à comunidade, parece trabalhar em rotação “sonolenta”. Já com relação ao sistema de arrecadação financeira atua diferente bem diferente.

À mobilidade urbana, em função do constante aumento da frota de veículos nas ruas, das cidades brasileiras, tornou-se algo imperativo. A qualidade de vida das pessoas está intrinsecamente vinculada ao trânsito, quer seja nos deslocamentos individual ou coletivo. Apesar de alguns avanços pontuais, até porque não existia praticamente nada na cidade nessa área, a  atual direção da AGTRAN sairá de cena com saldo negativo, claro, no que diz respeito à boa prestação de serviço à cidade.

Prefeito eleito, Aglailson Junior, apresenta sua equipe de transição.

img_2331

Conforme anunciado, aconteceu na manhã de hoje (20) o evento que teve como objetivo a apresentação da equipe de transição, nomeada pela o recém-eleito prefeito da nossa Vitória de Santo Antão, Aglailson Junior. A coletiva de imprensa ocorreu no Teatro Silogeu José Aragão e contou com praticamente todos os órgãos de comunicação da cidade.

Com a casa cheia, Doutor Saulo e Aglailson Junior, em breves palavras, agradeceram a presença de todos. Após a abertura dos trabalhos o coordenador da equipe, Lívio Amorim, assim como outros membros do grupo explanaram sobre o trabalho que, na prática, já começaram desenvolver.

img_2318

Durante a sabatina com o prefeito-eleito Aglailson Junior, realizada pelos membros da imprensa local, o mesmo demonstrou segurança nas respostas. Falou da sua preocupação com o verdadeiro “desmonte” que está ocorrendo na prefeitura e anunciou reinterada vezes, que irá apurar tudo que está acontecendo.

img_2313

Sobre a AGTRAN, um dos motes da sua campanha, disse que irá dar-lhe uma nova feição. Com relação aos “ônibus dos estudantes”, pergunta formulada pelo blogueiro Márcio Souza, sinalizou na direção do melhoramento da frota. Com relação ao carnaval 2017, já que será o primeiro grande evento da sua gestão, falou que apesar dos “tempos difíceis” que se anunciam, pretende promover uma boa festividade.

Entre tantos outros temas a que foi provocado o novo prefeito, Aglailson Junior, quase sempre recorreu ao que havia sido debatido na recente campanha eleitoral, vez por outra, inclusive, usou da ironia, referindo-se à “tal família 55” (do bem) em detrimento ao  “povo do mal”.

Também presente ao evento, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, professor Pedro Ferrer, usou da palavra para realçar à tradicional boa relação da entidade com os familiares do novo prefeito Aglaison Junior, desejando, naturalmente, que os laços de amizade  sejam mantidos com o mesmo no comando da prefeitura. Veja o vídeo:

Ao final do evento foi disponibilizado aos membros da imprensa cópias dos dois ofícios já encaminhados na direção do atual prefeito, Elias Lira, para que o mesmo cumpra o que determina a Lei, ou seja: “fornecer as informações solicitadas pela comissão de transição, bem como apoio técnico e administrativo”.

Estes foram, portanto, os primeiros movimentos públicos da chapa vencedora do pleito municipal, ocorrido no último dia 02 de outubro. Resta-nos, contudo, torcer para que o intercâmbio administrativo, ora deflagrado, siga no rumo que contemple os melhores resultados para todos os vitorienses. Aproveito, assim como o fiz no Teatro Silogeu na minha intervenção oral, para parabenizar o Agllailson Junior com maneira pela qual deu publicidade aos seus atos, na qualidade de futuro gestor da nossa cidade.

img_2323 img_2321

Centro Acadêmico da Vitória continua ocupado pelos estudantes.

img_2291

Na tarde ontem (19) estive no Centro Acadêmico da Vitória (UFPE) para registrar o “Movimento de Ocupação”, deflagrado pelos alunos desde a última segunda feira (17). Vale salientar que este movimento também acontece simultaneamente em outros educandários.

O movimento tem como objetivo vários pontos, segundo o estudante do curso de história,  Afonso. Desde a votação da PEC-241 e reformulação do ensino médio em todo país, passando por problemas interno que ocorre no próprio CAV e chegando até ao sucateamento dos ônibus usado pelos universitários. Veja o vídeo:

A amplitude da pauta reivindicatória é difusa e de extrema complexidade no que diz respeitos à sua contemplação por total, contudo  não podemos dizer que a luta é ilegítima. Neste delicado momento de “crise existencial” na Democracia Brasileira os estudantes  e professores jogam um  papel importante no processo de consolidação da mesma.


img_2293 img_2299 img_2300 img_2304

Prefeito Elias Lira continua sem pagar o salário do funcionalismo municipal.

img_2266

Desde que foi decretada o fim da eleição municipal, a gestão do Governo de Todos entrou em “parafuso”. Além do desmonte administrativo, no que se refere ao atendimento básico, o prefeito Elias Lira também vem castigando o funcionalismo com atrasos nos salários.

Após a frustrante reunião ocorrida no Prédio da Promotoria local, ontem (18), a categoria decretou greve geral. Hoje (19) pela manhã registramos, em frente ao Prédio da Prefeitura,  um novo movimento reivindicatório. Segundo a presidente do sindicato dos professores, Roseane Oliveira, “o Ministério Público, praticamente, lavou as mãos”. Veja o vídeo:

O prefeito Elias Lira, diante de toda essa “Torre de Babel” administrativa continua IMPÁVIDO. Além de não se comunicar com os grevistas e muito menos com a população, através dos meios de comunicação, continua pondo seu maquiavélico projeto político de não “assinar” o recibo pela derrota do “seu” candidato a prefeito, Paulo Roberto.

img_2274

Caso o prefeito Elias Lira não saia da sua “zona de conforto”, certamente seu filho, Joaquim Lira, será o mais prejudicado, do ponto de vista eleitoral, nas próximas eleições. Independente de qualquer coisa, caso a solução não chegue rápido,  o movimento  grevista só tende a crescer, pois outros grupos começaram a se solidarizar, como é o caso dos alunos do CAV. Veja o vídeo:

Portanto, a cidade continua em estado de alerta, aguardando o desenrolar dos fatos, uma vez que, segundo  comentários  no local,  os motoristas dos ônibus dos estudantes – com dois meses de salário atrasado – também paralisaram  suas atividades. Com a palavra os gestores do Governo de Todos: Elias Lira, Veraluci Lira, Maria José Lira e etc…

Apresentação da Equipe de Transição: coletiva de imprensa.

Recebemos na manhã de hoje (19) ofício  circular enviado pela Frente Popular da Vitória – Coligação Partidária que elegeu Aglailson Junior e Doutor Saulo, prefeito e vice respectivamente – para coletiva de imprensa que tem como objetivo apresentar a Equipe de Transição. O evento acontecerá no Teatro Silogeu Professor José Aragão.

img_2282

Muito bem, o recém-eleito prefeito da Vitória de Santo Antão, Aglailson Junior, com este ato, já começa se diferenciar pois tratar a imprensa local com respeito e atenção não deixa de ser começar com “pé direito” o futuro governo.

Zé Maria do Seguro: UM SUJEITO SANGUE BOM !!

img_2258
Apesar de não haver expediente no comércio local, em função da comemoração do Dia do Comerciário, na manhã de ontem (17), ao circular nas ruas centrais da nossa cidade encontrei e bati um alongado papo com o amigo Zé Maria do Seguro, sujeito da melhor qualidade que conheço desde que me entendo por gente.

Zezinho”, como lhe chamo, na época da juventude foi um membro atuante da Turma da Praça. Na condição de criança, na medida do possível, eu acompanhava meus irmãos mais velhos que também faziam parte daquela turma.

No calçadão da Igreja da Matriz – famoso plantão – acompanhei muitas “promoções”. Disputas do “Qual é a música?”. Concurso para saber quem sabia mais nome de rua da cidade e até eleição da diretoria do time futebolístico “Praça Futebol Clube”. Lembro também que até pastoril da igreja, na condição de apresentador, Zé Maria participava.

Pois bem, no nosso encontro de ontem falamos, entre outras coisas,  sobre política. Zé Maria, como tantas outras pessoas pensantes na Vitória de Santo Antão, são leitoras assídua do nosso Jornal eletrônico, intitulado Blog do Pilako.

Zezinho, na condição de eleitor do grupo político “vermelho”, ainda está comemorando a recente vitória nas urnas. Aliás, ele é uma dessas pessoas que podemos dizer que faz parte da “cozinha” do pessoal.

Ao final da nossa conversa, uma vez que existe muita especulação referente aos nomes que deverão compor a nova equipe administrativa, do recém-eleito prefeito Aglailson Junior, falei que ele – Zé Maria – seria uma pessoa qualificada para assumir uma função de relevo na próxima gestão, uma vez que goza de bom prestigio junto aos lideres do  grupo político e que também é uma pessoa articulada e com capacidade, inclusive, de dialogar com praticamente todos segmentos da sociedade local.

Ele, naturalmente, agradeceu-me pelas palavras elogiosas e disse, sem nenhuma vaidade, que independente de qualquer coisa gostaria muito que a cidade melhorasse e que se pudesse ajudar não se furtaria em colocar sua experiência em favor da nova gestão municipal. Concluímos nossa agradável conversa – como sempre – com alegria e brincadeiras…

Entra prefeito, saí prefeito, fica prefeito e até agora NADA!!!

Alheios aos mais diversos problemas e mudanças na cidade, os porcos continuam circulando livremente pelas vias e logradouros públicos da Vitória. Na tarde do domingo, por exemplo, no Pátio da Matriz, uma “família” de porcos caçava lixo para comer.

img_2253
Entra prefeito, saí prefeito, fica prefeito e até o presente momento este grave problema de saúde pública continua insolúvel. Não podemos, em pleno século XXI, numa cidade do porte da nossa, convivermos em espaços públicos com animais de grande porte achando  isso normal. Porco é porco e gente é gente…

Apelidos Vitorienses: BAMBAM ÁGUA

img_1510

Dando continuidade à coluna “Apelidos Vitorienses”, que tem por finalidade revelar a origem do apelido dos vitorienses que são mais conhecidos pela alcunha de que pelo próprio nome, hoje,  revelaremos  a origem do apelido dos senhor Gleidson Carlos dos Santos.

Contou-nos o senhor Gleidson que seu apelido lhe foi dado por uma tia, quando ele ainda era criança. Por gostar muito de assistir um seriado infantil na televisão e identificar-se  com um dos personagens da “família Flintstone”, acabou sendo chamado por “BAMBAM”.

Em função da sua atividade comercial, exercida há mais de 15 anos, o apelido do amigo Gleidson virou marca comercial. “Bambam Água”, hoje, na cidade, é um dos empresários mais estruturados no fornecimento de água, através do caminhão pipa.

Outra coisa curiosa é que ele também adotou, como uma espécie de “logomarca” da sua empresa, uma simbologia de outro seriado da TV, ou seja: a marca do Batman. Alguns dos seus clientes que tem filhos pequenos, inclusive,  também o reconhece como a água do “carro de Batman”.

Portanto, revelamos aqui que o senhor  Gleidson Carlos dos Santos é um vitoriense que é mais conhecido na cidade pelo apelido – BAMBAM ÁGUA – do que próprio nome. Veja o vídeo:

Câmara de Vereadores: tem que melhorar e elevar o debate na nova legislatura.

331-3

Passados alguns dias do pleito eleitoral municipal, na nossa Vitória de Santo Antão, cada um dos mais de 200 candidatos a vereador já pode avaliar com mais precisão suas experiências nas urnas. Alguns “marinheiros de primeira viagem” certamente já devem ter notado que ganhar nesse jogo não é fácil.

Além das regras formais serem excludentes, pois as manipulações e preferências partidárias já desequilibram o jogo na hora da “partida”, o eleitor também não ajuda na hora de escolher. Numa linguagem mais profunda lembramos que também existe a “ditadura da maioria”. Ora! Nem sempre a maioria está certa! Nem sempre a regra escolhida pelo maior número de congressistas representa o caminho mais acertado.

img_1892-2

As regras eleitorais são pensadas para haver a menor renovação possível. Também é verdade que os partidos políticos viraram uma “sopa de letrinhas” com vocação à promiscuidade eleitoral. Os partidos políticos e seus respectivos membros mudam mais de “ideologia” e lado que as roupas de uma manequim na vitrina de uma loja.

Pois bem, é dentro deste contexto  que adentramos no resultado eleitoral da eleição proporcional na nossa Vitória de Santo Antão. Se bem observado, a cada eleição municipal,  uma novasafra” de candidatos a vereador é colocada no “mercado”. Alguns seguem carreira e depois de várias tentativas até conseguem se  eleger. Já outros começam a entender que ser candidato é uma atividade comercial lucrativa, pois já na hora da  filiação  em um determinado  partido “X”, – dependendo da sua perspectiva eleitoral –  já sai na  vantagens material, ou seja: ganha dinheiro, terreno, emprego e etc.. A busca pelo voto do eleitor , para esses “candidatos comerciantes”,  normalmente passa a ser apenas mais um detalhe.

Apesar de alguns novos nomes que estarão na Casa Diogo de Braga, a partir de 2017, outros candidatos que nunca foram vereadores que  na minha modesta opinião elevariam o debate na casa, ficaram de fora.  Uns por falta de  voto e já outro por conta do chamado “coeficiente eleitoral”.

votados2

Nessa lista, sem  nenhum demérito aos demais, citaria o professor Marcelo De Marco, o advogado Aristides Felix, o consultor público Elias Martins e o ativista social André Carvalho. Todos, pelos seus históricos de atuação e por serem portadores de um bom conjunto de informações, sem sombra de duvidas,  estariam credenciados a “esquentar” as discussões no Plenário da Casa Legislativa local.

Portanto, ao eleitorado mais esclarecido e aos futuros candidatos  que visão o chamado “voto consciente” e “voto de opinião” resta apenas, manter o ritmo, cobrar e fiscalizar o trabalho dos novos edis.

Já já o dinheiro vai aparecer…

elias-lira-melhor-prefeito

O inicio dessa semana, na nossa Vitória de Santo Antão, ficará  grafada na história política\administrativa local. A paralisação dos serviços básicos – educação, saúde e etc – deflagrada pelo funcionalismo público municipal por não receber seus salários  rendeu,  e ainda renderá,  muito desgaste ao prefeito Elias Lira e ao seu filho, deputado Joaquim Lira.

Todo esse “jogo de cena” do prefeito com pagamentos a conta-gotas e fracionados, faz parte do teatro eleitoral conduzido por ele, recentemente. Como já falei anteriormente, se Elias Lira efetuasse o pagamento do pessoal logo após o fechamento das urnas, no dia 02 de outubro, “assinaria recibo” da traição efetuada em cima de Paulo Roberto e de todo seu grupo amarelo.

Na minha modesta opinião, acho que o dinheiro para o pagamento do funcionalismo,  referente ao mês de setembro (2016), sempre esteve assegurado e disponível para o pagamento. Esse “segredo” certamente será  mais um,  entre tantos,  guardado por  Elias e sua equipe  gestora do “dinheiro azul e branco”.

Portanto, baixada a poeira eleitoral e os ânimos se acalmarem, o dinheiro vai aparecer afinal, Elias Lira foi condecorado com o prêmio de melhor gestor do Nordeste pela UBD, em função da sua austeridade na condução administrativa e pela sua correção e zelo com o dinheiro público. Vale lembrar  também a frase do amigo Ozias Valentim, proferida nos microfones da Rádio Vitória FM: “Elias é um prefeito legalista. Gosta de tudo dentro da Lei”.

elias-rindo

 

Nossa Vitória de Santo Antão sob o olhar da Sociologia.

img_2184

Por volta do meio de ontem (12) – feriado nacional –  juntamente com familiares, dirigi-me ao Vitória Park Shopping para almoçar. Por lá, encontrei várias pessoas amigas e tantas outras conhecidas. Deixei o centro de compras por voltas 14h. O “Shopping”, como a maioria dos vitorienses o chamam, aos poucos, vem mudando o cotidiano das famílias da nossa cidade, principalmente, nos final de semana e feriados.

Não quero aqui, nesse momento, entrar no mérito do fetiche do consumo ou mesmo na chamada indústria cultural, cada dia mais forte no nosso sistema capitalista feroz  proveniente do Mundo mercantil  cada vez mais globalizado. Não! Apenas quero “abrir os olhos” à mudança do hábito da nossa população assim como das cidades circunvizinhas.

Para as famílias da Vitória – possuidoras de um poder aquisitivo melhor – a Capital Pernambucana sempre foi, e continua sendo, o roteiro comum, quer seja nos finais de semana ou nos feriados. As casas nas mais diversas praias no Litoral Sul, majoritariamente,  no verão, sempre reuniu as famílias vitorienses mais abastadas financeiramente. E continua reunindo. Isso é fato. Refiro-me, aqui, claro, depois  da introdução  maciça do automóvel na  vida  dos brasileiros. E Vitória, não é um ilha.

Já para as famílias da classe média local, até pouco tempo inseridas numa outra estratificação social, as opção de lazer não raramente foram escassas. Geralmente, o entretenimento fora de casa agregado ao lazer para o conjunto familiar sempre contou com um custo elevado para sua realidade financeira.

As excursões para o litoral e, hoje, as piscinas coletivas espalhadas praticamente em todos os bairros periféricos da nossa Vitória de Santo Antão, aos domingos e feriados, se configuram em real  opções de lazer  para nossa população. O Vitória Park Shopping, indiscutivelmente, vem tornando-se outra opção viável  no passeio em família de boa parte da população vitoriense, inclusive,  de todas as classes sociais. Isso é fato.

Essa é, portanto,  mais uma mudança social pela qual nossa Vitória de Santo Antão vem passando. A ciência que estuda, entre outras coisas, o comportamento humano em sociedade,   chamada de SOCIOLOGIA, certamente explicará, mais adiante, que a população da Vitória de Santo Antão acompanhou uma mudança macroeconômica e que, na condição de Capital da Zona da Mata, coube à ela (Vitória) ser a locomotiva nesse  processo  de transformação na região..

O menino Lucas está precisando da sua ajuda!

oelodacorrente01

Através do amigo Guga da Cunha Lima, pessoa que conheço desde criança, na manhã de ontem (12), tomei conhecimento de uma corrente solidária que visa arrecadar uma quantia (R$ 7.000,00) para ser utilizada em uma  intervenção cirúrgica numa criança. A amiga Marcela Leal, pessoa que goza de toda credibilidade, também está engajada nessa campanha do bem.

O menino Lucas tem o tendão curto e precisa dessa intervenção cirúrgica o quanto antes, pois, há vários meses, sem sucesso, sua mãe tenta realizar a operação na rede pública de saúde e não consegue. Até agora, nada.

A criança continua sofrendo com dores intensas e já começa apresentar dificuldades para andar. A mãe  do Lucas, LUCICLEIDE MARIA BEZERRA DA SILVA, está pedindo ajuda a todos. Portanto segue, abaixo, os dados bancários:

CAIXA ECONOMICA
Agência 0626

Operação 013
Conta poupança 00056234 – 9
Lucicleide Maria Bezerra da Silva

Dia das Crianças: Baby Alegria faz a festa da criançada.

img_2201

Na tarde de ontem (12) – Dia das Crianças – a Agremiação Carnavalesca Baby Alegria fez a festa da criançada. O evento festivo também deu inicio às comemorações dos vinte anos de fundação, do referido bloco infantil.

Como acontece há vários anos, antes do bloco “ganhar” as principais ruas da cidade, os pequenos assistiram uma peça teatral encenada no palco da Praça Dom Luis Brito, produzida pela companhia vitoriense Máquina Teatral.

img_2191 img_2203

Reunidos no mesmo trio elétrico, vários artistas locais comandaram a festa. Entre eles,  Nildo Ventura e Jonatha Chocolat. Por volta das 17h o Bloco Infantil Baby Alegria deu inicio a sua apresentação. Parabéns, mais uma vez, ao casal amigo Charles e Lisandra pela organização da festa.

img_2216

Elias Lira e o seu “CRIME PERFEITO” em cima de Paulo Roberto, o “bobo da vez”.

Foto: Reprodução/FACEBOOK

Foto: Reprodução/FACEBOOK

Na nossa Vitória de Santo Antão, nos últimos dias, não se fala em outra coisa: A PARALISAÇÃO  DO FUNCIONALISMO PÚBLICO MUNICIPAL,  POR  FALTA DE PAGAMENTO.  Os colégios, os postos de saúdes, os motoristas dos ônibus e etc estão todos  numa situação difícil. Não se pode cobrar mais sacrifício, afinal o pessoal que “bate ponto” e cumpre carga horária tem todo direito de reivindicar seus direitos. É legitimo!!

Na minha modesta opinião para entendermos melhor o que está ocorrendo na área administrativa municipal, na  nossa cidade, precisamos buscar informações na ceara política eleitoral. Também é fato que, logo após o anuncio da derrota nas urnas do candidato a prefeito  apoiado pela máquina pública, Paulo Roberto,  os eleitores do grupo amarelo começaram a dizer – a uma só voz – que “Elias Lira não queria eleger, de fato,  o Paulo Roberto“.

Pois bem, sobre essa questão de Elias Lira não ter interesse em fazer o sucessor, gostaria de pedir licença ao internauta para falar: EU JÁ HAVIA DITO ISTO, HÁ MAIS DE DOIS ANOS. Aliás, testemunhas é o que não falta, até porque o fiz também, em várias oportunidades e de maneira pública, aqui pelo nosso Jornal Eletrônico.

Em algumas das  ocasiões fui chamado até de doido e complicado. Um amigo nosso, certa vez, apos escultar atentamente minhas explicações, em uma mesa de bar,  disse: “esse rapaz é muito complicado!! Ele quer ir ao Recife, mas primeiro tem que passar por Caruaru”. Não custa nada lembrar que em junho de 2015 postei  uma matéria aqui no blog, cujo título foi: ELIAS LIRA JÁ COMEÇOU AMOLAR O SEU PUNHAL DA TRAIÇÃO”.

1315eb4

Na circunscrição política local tudo que está acontecendo, hoje, foi programado e planejado pelo prefeito Elias Lira. Aliás, devo dizer também que logo após a reeleição do atual prefeito, em  (2012),  fui a primeira  pessoa a  anunciar, publicamente,  a candidatura a deputado estadual  do Joaquim Lira. Eles negavam – pai e filho –  de “pés juntos” que não havia essa história de candidatura. Moral da história: eu estava certo.

Disse também, lá atrás (2014), inclusive ao amigo Ozias Valentim então secretário da gestão do Governo de Todos que,  logo após Joaquim fosse eleito deputado estadual, Elias Lira  cuidaria – pessoalmente – de dividir seu grupo político para que não houvesse a menor chance do seu candidato ganhar a eleição municipal em 2016. Se alguém tem duvida do que estou dizendo, basta perguntar ao  próprio Ozias Valentim… Ora !! Se tinha  uma pessoa que sabia,  antecipadamente,  que a divisão do grupo levaria a derrota eleitoral mais à frente, esse alguém era o próprio Elias Lira.

O curioso é que quando ele quis eleger Joaquim deputado (2014), dando-lhe uma votação expressiva na cidade, ele soube muito bem  juntar “gregos e troianos” num mesmo palanque. Trabalhou para abortar a então candidatura a deputado de Edvaldo Bione, deixou “subir no seu palanque” outros candidatos a deputado federal, além do seu, André de Paula. Ele sabia o que queria… Todos devem se lembrar exatamente do que estou dizendo agora.

caindo

Depois de “destronar” da presidência da Câmara de Vereadores, antes do tempo, Edmo Neves e desempregar das tetas da prefeitura o pessoal de Henrique Queiroz, Elias Lira cuidou de dividir a sua  própria “cozinha” política,  na medida em que  inventou e até inflou à suposta candidatura de Ozias Valentim a prefeito. Achando pouco, ainda criou um cenário para desagradar o presidente do PMDB local, Alexandre Ferrer. Ao final, à revelia de tudo e todos, escolheu para liderar o processo sucessório o candidato  que menos agregava. Paulo Roberto gastou uma “energia” gigantesca para  tentar ajustar as diferenças no próprio grupo e para  aparar as arestas, muitas das quais,  por ele mesmo criada. Ainda  tentou de tudo para  juntar o que havia perdido antes,  mas não conseguiu porque Elias fez o trabalho  bem feito,  ou seja: dividiu  “com força”.

edmo

Conhecedor de perto da astúcia, da vontade e da sede de Paulo Roberto ascender ao trono do Palácio Municipal, Elias Lira também era sabedor, do ponto de vista financeiro, da capacidade de Paulo Roberto avançar no curso da campanha. Para não correr o risco de “morrer na praia” e ver seu plano maquiavélico escapar das mãos,  na última hora, Elias Lira cuidou de desmontar a máquina pública na reta final da campanha, para assegurar a derrota do “seu” candidato, Paulo Roberto. Para criar “discurso interno”, entre outras coisas, ele até inaugurou a reforma da Praça Diogo de Braga “em cima” da eleição,  para demonstrar  que estava  ajudando  Paulo… Elias fez tudo que estava ao seu alcance para derrotar  o Paulo Roberto.

Apenas para relembrar:  na sua reeleição para prefeito (2012) Elias criou um cenário de prosperidade na cidade. Muito marketing. Muitas ordens de serviço. Muitos Fogos. Até os carros de coleta de lixo circulavam com alto falante alardeando musicas e benfeitorias da gestão. Na Rádio Vitória FM, criou-se  até um programa: “bom dia secretário”. Aliás, o slogan era: O QUE TÁ BOM, VAI FICAR MELHOR – “Agora as contas da  prefeitura estão equilibradas”, frase repetida muitas vezes  pelos seus apoiadores.

Já na campanha do seu sucessor – Paulo Roberto –  Elias não pagou o funcionalismo em dia. Deixou vários movimentos,  contra o governo crescerem. Elias  também deixou a saúde pública municipal  na UTI e não contra-atacou à agenda negativa produzida pela AGTRAN. Se Paulo disputou a eleição até os 45 do segundo tempo, deve-se à sua capacidade financeira e o conjunto partidário do qual estava inserido, sem contar, claro da sua “sede pessoal”.

caminhao-de-lixo-com-luz-e-som-7207260

Isto posto, portanto, nos dá uma pequena dimensão de quanto a política partidária, ocorridas nos bastidores do palanque e nas “coxias” eleitoral, se constitui em uma “mundo” bem distante do que pensa a esmagadora maioria dos eleitores.

Portanto, para encerrar, gostaria de dizer que certamente  toda  essa “suposta dificuldade financeira” e desmonte administrativo que vem passando o nosso município é mais  uma ARMAÇÃO DO PREFEITO ELIAS LIRA, pois todo esse atraso e confusão, na minha  modesta observação,  É PROPOSITAL. Raciocine comigo:

Ora! Se o prefeito pagasse o salário dos funcionários com poucos dias, após o pleito, estaria aí, então,  a “PROVA DO CRIME”, ou seja: “a assinatura do recibo” que Paulo Roberto e os eleitores do grupo amarelo precisam para não ter mais dúvida que Elias Lira HAVIA TRAÍDO PAULO E  TODO SEU  GRUPO POLÍTICO.

Contudo, quero acreditar que toda essa bagunça administrativa é apenas mais um “MIGUÉ”, mais uma “PAIMA” do prefeito Elias Lira. Na nossa cidade, infelizmente, PARECE QUE  O MELHOR E MAIS SEGURO  PARTIDO POLÍTICO É O  P-P-F, ou seja:   PARTIDO DE PAI PRA FILHO.

joaquim-elias1

Indignado, internauta registra o mau atendimento da Caixa Econômica Federal na Vitória de Santo Antão.

Recebi, agora a pouco, um vídeo de um internauta que pediu para ser identificado, que demonstrou toda sua indignação com o atendimento da Caixa Econômica Federal, agência Vitória de Santo Antão. No vídeo, gravado e narrado por ele, visualizamos uma enorme fila. Veja o vídeo:

Cavaletes e disciplinadores, usados no dia da eleição, continuam nas calçadas atrapalhando o ir e vir da população.

Após o último pleito eleitoral, ocorrido no  dia 02 de outubro, onde mais de  oitenta mil vitorienses compareceram as urnas para escolher seus legítimos representantes, aqui pelo blog, emitimos nossos parabéns aos condutores do organizado esquema de rua montado. Juízes, Promotores e Comandante da Polícia Militar se anteciparam aos fatos e conseguiram êxito.

img_2166

Muito bem o problema, agora, é que mesmo se passando mais de uma semana do domingo eleitoral os cavaletes e disciplinadores, essências à montagem no esquema “do dia” ainda repousam  sob as calçadas,  complicando a vida da população que precisa continuar “indo e vindo” na volta da sua rotina. Fica apenas algumas  perguntas: DE QUEM É A CULPA? É da Justiça Eleitoral ou da Prefeitura? Seria injusto, agora, colocar a culpa na prefeitura, pois as palmas pelo acerto foram na direção da Justiça Eleitoral. Portanto a quem cabe terminar o serviço?

img_2169

Boa Sorte ao amigo e “correspondente internacional” do Blog do Pilako, Gabriel Lima !!

img_2151

No final da tarde do domingo (09) nosso amigo Gabriel Lima compareceu ao “ponto” da Corriola da Matriz, como bem diz o professor, pensador e poeta vitoriense Sosígenes Bittencourt, para se despedir do pai, Paulinho Lima, rumo à cidade de Ouricuri para assumir seu posto de trabalho, a partir de hoje (10), na condição de analista do Tribunal Regional Federal,  após aprovação em concurso público. Doravante, Gabriel deverá voltar à Vitória a cada 15 dias.

Em função das muitas viagens ao exterior e totalmente sintonizado com as novas ferramentas tecnológica da comunicação, “empossei” o amigo Gabriel no cargo de  correspondente internacional do Blog do Pilako, claro, sem  nenhuma remuneração, pois se fosse depender do “salário” do nosso Jornal Eletrônico, ele,  certamente não iria chegar nem na nossa “Buenos Aires”, localizada na Mata Norte do nosso estado de Pernambuco.

Pois bem, após dar-lhe um forte abraço e desejar-lhe boa sorte nessa mais nova  empreitada provoquei-o a pesquisar, na “sua nova cidade”, sobre o movimento ocorrido na segunda metade do século XIX – Voluntário da Pátria – que teve na cidade de Ouricuri forte influência, sobretudo na figura de uma mulher que se chamava Jovita. Aliás, sobre este assunto  já estou pesquisando há algum tempo, justamente para traçar um paralelo com a nossa Mariana Amália do Rego Barreto, baluarte do referido movimento na nossa cidade,  em função da Guerra do Paraguai.

Portanto, espero em breve reencontrar nosso “correspondente internacional”, Gabriel Lima,  para saber mais detalhes sobre os acontecimentos históricos ocorridos lá,  na cidade sertaneja de Ouricuri. Desde já, mais uma vez, desejo ao Gabriel tudo de bom!! Ao casal amigo,  Ana e Paulinho,  parabens mais uma vez.

img_2147

Varanda do Tadeu: “salada musical”.

img_2126-web

Na tarde do sábado (08) aconteceu mais um Encontro dos Amantes da Boa Musica no Restaurante Varanda do Tadeu. Por lá, como sempre, muita musica de qualidade. O talentoso  Edmilson Silva, mais uma vez, comandou a festa e abriu espaço para todos “cantores” presentes. Além dele o  Sandro, Tadeu, Aldenisio, Léo, Willams e Daniel também usaram o microfone para deixar se recado musical. Veja os vídeos:

Porcos da nossa cidade viraram “especialistas”.

img_2123

Na noite da sexta (07), em uma das Esquinas do Cruzamento das Ruas Cônego Américo Vasco com  a Horácio de Barros registramos, mais uma vez, à ação dos porcos na promoção da sujeira e imundice nas vias públicas.

Na questão da fiscalização e  do recolhimento dos animais de grande porte nas vias e logradouros comuns da nossa Vitória de Santo Antão, indiscutivelmente, podemos afirmar que o prefeito Elias Lira e sua tropa também fracassaram. Esperamos que o próximo gestor, a partir de 2017, esteja atento à este grave problema de saúde pública que foi ignorado pela gestão do Governo de Todos, ao longo de todos dos últimos anos. Por incrível que pareça, aqui, os porcos viraram “especialistas” em abrir bolsa de lixo do tipo de “xeco-xeco” para providenciarem o alimento diário. Veja o vídeo: