Dentro da matéria “Expectativa Para O Carnaval 2017” o parlamentar e presidente da Câmara de Vereadores, Novo da Banca, disse que o carnaval desse anos vai superar o do anos passado. Veja o vídeo:
Arquivo do Autor: Cristiano Pilako
Tempo Voa Vídeo Carnaval – Baile no Leão – 1992
A gente morrendo, e a calua vivendo…
“A calua quer dinheiro, quem não der é pirangueiro… A calua quer dinheiro quem não der é pirangueiro…”. Essa era a cantiga, com a qual, no Pátio da Matriz e nas ruas do seu entorno, quando criança, cantávamos e brincávamos. Pois bem, na tarde\noite do último domingo (05), no mesmo Pátio da Matriz, acompanhei e registrei as mesmas cenas, com a mesma alegria e, ao mesmo tempo, “sentindo” aquele mesmo susto, de quem achava que a calua poderia promover algum mal. Faz parte do contexto, afinal ser criança tem suas vantagens e também suas desvantagens. Envelhecer é bom, é natural. Mas o mundo lúdico é extraordinário. O tempo não para e a vida segue, inexoravelmente, para o seu final, mas que bom que a calua vivesse eternamente…
MUSICARNAVAL DA VITÓRIA – mais um projeto que sai do papel, pelas do produtor cultural Aldenisio Tavares.
Gozando de prestigio e credibilidade no meio artístico local, o compositor Aldenisio Tavares acaba de efetivar mais um projeto cultural independente na nossa cidade. Com a chancela da MPV – Música Popular Vitoriense, criado por ele mesmo, o cd MUSICARNAVAL DA VITÓRIA é uma prova inconteste do celeiro de talentos que brota na terra de Nestor de Holanda.
Reunindo artistas das mais variadas tendências e compositores de gerações distintas o novo projeto musical tem por objetivo promover e revelar novas ideias na cena musical. Aldenisio, que além de compositor é advogado e funcionário da COMPESA, há mais de trinta anos, é a materialização clássica do “amor à causa” e da identificação com a música, pois banca cultura com recursos próprios e ainda “incomoda” os amigos para comprar, fazendo assim “caixa” para novos projetos.
Em parceria com o também amigo e idealista Samuka Voice, Aldenisio, vara as madrugadas gravando e produzindo os CDs. Não bastasse à sua IMORTALIDADE, por ser membro da AVLAC – Academia Vitoriense de Leras, Artes e Ciência – o compositor com mais músicas gravadas da nossa cidade, Aldenisio, também será sempre lembrado pela capacidade de efetivar projetos e de dá continuidade às ideias e propósitos. Ao nosso amigo e colunista do Blog do Pilako, Aldenisio Tavares, nossos efusivos PARABÉNS !!!
ABTV segue com seu cronograma de reuniões…
Aconteceu na noite de ontem (07) mais uma reunião ordinária da ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória, ocorrida na sua sede, localizada à Rua Saldanha da Gama, bairro do Livramento. Após uma avaliação do sucesso da 6ª edição do evento promovido pela entidade – FEIJOADA DA ABTV – a pauta se concentrou em medidas que visa melhorar à fluidez dos desfiles, assim como na acertada decisão do prefeito Aglailson Junior em proibir, via decreto, à utilização indiscriminada dos chamados “paredão de som”. A ABTV segue com seu cronograma de reunião até o carnaval.
Tempo Voa Vídeo Carnaval – Os Cabaceiros – 1993
Moisés Sales fala do “racha” que aconteceu no “Praça” e que fez surgir “Os MONKEYS”.
Com a virada do ano, não tem jeito: o papo que mais rola nas mesas dos bares, praças e esquinas da nossa cidade é sobre o carnaval vitoriense. Cada qual que conte uma história. Pois bem, na tarde\noite do último domingo (05), no “Encontro da Corriola” da Matriz, surgiu a história sobre “rachas” nas diretorias das agremiações carnavalescas locais.
O amigo Moisés Sales, pessoa dinâmica e com muitas histórias para contar, relembrou de um “racha” que aconteceu no “Praça Futebol Clube” que provocou o surgimento de uma outra agremiação carnavalesca, ou seja: “Os MONKEYS”. Aliás, muitas agremiações que hoje estão aí, desfilando e abrilhantando o nosso carnaval foi fruto de dissidências.
Pois bem, antes de reproduzir a narrativa do Moisés é importante relembrar que “O Praça Futebol Clube” surgiu na década de 1960 como time de futebol, e só virou clube de carnaval a partir de 1979, por sugestão do professor Geraldo e Gilvan – artista plástico à época.
Formada por um grupo de jovens articulados que se reunião na calçada da Igreja da Matriz, a agremiação carnavalesca “Praça Futebol Clube” ganhou força e projeção na cidade. Além dos vários eventos sociais promovidos pelos então “meninos da Matriz”, o pessoal ainda chegou a desfilar com os “famosos esquadrões”- grupos que faziam uma espécie de abe-alas, montados a cavalo, “puxando” o desfile. Aliás, resgatamos em nossos arquivos um vídeo que mostra a pujança do “Praça”, no carnaval de 1991. Veja o vídeo:
Voltando às histórias do nosso amigo Moisés Sales, que provocou boas risadas na turma e revelou muitos fatos curiosos, inclusive envolvendo pessoas conhecidas na cidade, resolvemos gravar um vídeo com o “eterno camisa 10” do Praça, onde ele fala, com detalhes, dos fatos que provocaram o “RACHA” na diretoria da então agremiação carnavalesca “Praça Futebol Clube”. Veja o vídeo:
SAUDADE 2017: PREÇO DO SEGUNDO LOTE.

Após ampla divulgação, ocorrida nas mais diversas plataformas de comunicação – rádio, tv, blog, rede social, divulgadoras e carro de som – nossa Agremiação Carnavalesca – SAUDADE – concluiu, no último sábado (04), o fechamento das vendas dos kits, com preço do primeiro lote, conforme planejado.
Hoje, terça-feira (07), contudo, já abrimos vendas dos kits com os preços do segundo lote, que seguem até o dia 22 de fevereiro, quando estaremos promovendo a entrega dos “kit-fantasia” aos vendedores e consequentemente aos foliões. Aliás, não custa nada lembrar: NA SAUDADE A GENTE BRINCA MELHOR !!!!
Serviço:
Kit Saudade:
-Preço 2º lote: à vista R$ 80,00 ou em 5 vezes de R$ 17,00 no cartão.
-Trio Asas da América e Orquestra Super Oara
-Saída – Segunda-feira de carnaval – 27 de fevereiro.
Abrindo a série “expectativa para o carnaval 2017”, Guilherme Pajé.

Como sempre fazemos, todos os anos, estamos começando a série: EXPECTATIVA PARA O CARNAVAL. Nesse formato de matéria, de maneira espontânea e casual, procuramos entrevistar carnavalesco e foliões vitorienses sobre suas impressões e perspectiva sobre nossa festa maior – CARNAVAL DA VITÓRIA.
Para abrir a temporada 2017, colhemos um depoimento do nosso amigo e contemporâneo Guilherme Pajé, uma das maiores autoridades do nosso estado no tema carnaval. Pajé, com a simplicidade que lhe é peculiar, realçou um pouco da rica história carnavalesca da nossa cidade e disse ainda: “em 2017 teremos mais agremiações nas ruas”. Veja o vídeo:
Tempo Voa Vídeo Carnaval – Semana Pré-carnavalesca – 1990
Gestores municipais constatam “IN LOCO” dificuldades no percurso do carnaval.

Logo após a procissão do nosso padroeiro – O GLORIOSO SANTO ANTÃO – ocorrida no dia 17 de janeiro, postei matéria aqui no blog relatando a dificuldade dos organizadores da mesma em circular com o andor pelas ruas centrais da cidade, em função da altura dos fios que cruzam as vias.
Pois bem, não é de hoje que a ABTV – Associação dos Blocos de Trios da Vitória – denuncia e cobrar das autoridades competentes providencias, afinal esse problema é de todos e não apenas das agremiações que desfilam com carros alegóricos e trio elétrico.
Dias atrás, mais uma vez, a ABTV provocou, no bom sentido da palavra, um encontro com todos os atores envolvidos nessa questão para que, “IN LOCO”, pudéssemos observar os problemas e, em conjunto, procurarmos soluções rápidas e seguras.
O secretário municipal de Cultura, Turismo e Esporte, Marcos Rocha, compareceu à “vistoria” e constatou a necessidade de convocar uma reunião com as empresas que prestam serviços de telefonia e internet na nossa cidade, uma vez que a maior parte dos problemas advém da maneira pouco profissional com que essas empresas promovem seus cabeamentos. Veja o vídeo:
Portanto, nós que fazemos parte da ABTV, assim como os diretores das agremiações que desfilam com carros alegóricos, comerciantes e todos os fies do Santo Antão hipotecamos nossa confiança e esperança na nova administração municipal, sob o comando do prefeito Aglailson Junior, para que o referido problema seja solucionado, de uma vez por todas.
ACTV – Associação do Carnaval Tradicional Vitoriense, com novo espaço.
Com nova diretoria, ânimo e entusiasmo, na noite da sexta (03), a ACTV – Associação do Carnaval Tradicional Vitoriense – inaugurou um espaço para congregar e fortalecer o sentimento pelo carnaval da nossa cidade. Acomodado em um dos galpões da Antiga Estação Ferroviária o local servirá, provisoriamente, de sede da ACTV.
Sobre o novo local, a presidente da entidade, Viviane Ramos, falou da sua alegria e satisfação em poder estar promovendo o carnaval da Vitória de Santo Antão. “Temos a pretensão de manter o espaço aberto durante todo carnaval para proporcionar ao turista mais conhecimento sobre o nosso carnaval”. Disse a presidente. Veja o vídeo:
O evento inaugural reuniu diretores de agremiações, compositores, músicos, carnavalescos, foliões e curiosos. No evento também não faltou estandartes, fotografias e peças que relembram as nossas famosas alegorias. Várias Orquestras de frevo marcaram o tom da noite festiva.
Urso Branco, Sai Na Marra, Boi Dela e Pistolão botaram os folões pra pular….
Conforme anunciado aconteceu na noite do sábado (04), ao som da Orquestra Ciclone, regida pelo Maestro Givaldo, o ensaio de ruas das Agremiações Carnavalescas Urso Branco, Sai Na Marra, Boi Dela e Pistolão. Da varanda da nossa redação, acompanhamos a passagem dos foliões pelo “Largo da Estação”. Veja o vídeo:
Tempo Voa Vídeo Carnaval: Cebola Quente – 1993
Dona Eunice Xavier: “SAUDADE VIVE DA SAUDADE” – música nova para o desfile 2017.

Independente da sua origem e da sua forma de viver todo grande agrupamento humano, em qualquer parte do mundo, também se expressa através da música. Contar histórias coletivas ou individuais, para marcar momentos na chamada linha do tempo, não deixar de ser uma das funções da musicalidade.
Assim sendo, nesse ano de 2017, a Agremiação Carnavalesca SAUDADE, através de uma composição em parceria – Aldenisio Tavares e Cristiano Pilako – resolveu imortalizar a cena e a atitude da professora Eunice de Vasconcelos Xavier que toda segunda-feira de carnaval, durante anos, ficava “plantada” em uma das janelas do seu casarão esperando “A SAUDADE” passar.
Diz a letra:
Mas a saudade é a saudade da Eunice
Que ficava esperando a saudade passar
Super Oara tocava Turbilhão
Mas a saudade vive da saudade Saudade é carnaval recordação
Zito lá em cima ainda diz
Saudade não se mata se alimenta
Eunice que chega bem feliz
Nas nuvens lindamente nos acena
Que a saudade é carnaval da emoção
As ruas da Vitória a se alegrar
Venha viver essa paixão
Que na saudade todo mundo quer estar
Tô na saudade
Viver é recordar
Tô na saudade
Venha pra ruas brincar
Ao cantor vitoriense, Nildo Ventura, nossos agradecimentos pela bela interpretação.
ESCUTE A MÚSICA NOVA !!
ABTV: 20 anos promovendo o carnaval na Vitória de Santo Antão.
No carnaval 2017 a ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória está completa 20 anos de fundação. Entre outros motivos para o seu surgimento, apesar de alguns ainda ignora-lo, se socorreu na formatação de um novo modelo de financiamento para as agremiações carnavalescas. Devemos recordar, porém, que o tradicional “Livro de Ouro” e as indesejadas rifas não mais estavam cumprindo os seus papeis, antes, alicerçado no comercio local e nas tradições familiares.
Aos poucos, com a introdução da venda dos kits, as agremiações carnavalescas locais ganharam “vida própria”. Aliás, não fosse a “cultura” do kit, tantas outras agremiações, nas últimas décadas, animadas por orquestra de frevo não teriam surgido e crescido no cenário carnavalesco local, à exemplo da Troça Boi Dela, sinônimo de organização e amor ao frevo.
Portanto, para concluir com as matérias alusivas à 6ª edição da Feijoada da ABTV, que tem por finalidade, entre outras, “juntar”, antecipadamente, toda comunidade vitoriense para promover uma verdadeira confraternização carnavalesca, procurando, na medida do possível, contemplar aquilo que existe de igual em todo ser humano, ou seja: AS DIFERENÇAS, segue, vídeo contando um pouco da história da instituição, como também realçando os melhores momentos do encontro. Veja o vídeo:
Girafa 2017: Agora é a vez da Silvana Salazar !!!
Das atrações que subiram ao palco na 6ª edição da Feijoada da ABTV, ocorrida no último sábado (28), no Restaurante Gamela de Ouro, indiscutivelmente, a mais observada e analisada foi a artista Silvana Salazar. Dentre outros motivos podemos dizer que ela é uma novidade na nossa festa maior que se chama Carnaval da Vitória. Deve-se analisar, então, algo como normal toda essa expectativa em torno do seu nome, visto que comandará a tradicional e importante agremiação “Girafa” – de todos a maior!!
Pois bem, no meu modesto entendimento sobre os dotes artísticos da referida artista confesso que a “danada” me surpreendeu!! Além de ser muito bonita e simpática, Salazar tem pique e swing para não deixar nenhum “girafeiro” sem remexer o esqueleto durante todo percurso.
Na festa, como já falei, ela cantou apenas três músicas, mas tirou onda, como se diz na gíria!! Dançou com todo mundo, subiu na cadeira, cantou a música da Girafa e deixou todo mundo impressionado com o seu carisma e sua energia vibrante. Veja o vídeo:
Não podemos, contudo, imaginar que a Silvana Salazar, ou quem quer que seja, preencherá, por completo, o sentimento e o desejo dos milhares de “girafeiros e girafeiras“ espelhados pelos quatro cantos da cidade, afinal, “A Girafa” tem sessenta e sete anos e já passou por algumas metamorfoses sem nunca haver perdido sua força popular e o respeito dos foliões e carnavalescos da nossa cidade, assim como deixou de ser amada pelos seus fundadores e diretores. SEJA BEM VINDA SALAZAR, AGORA É A SUA VEZ !!! Veja o vídeo:
Rádios vitorienses entrando no clima da folia.
Os Já tradicionais programas carnavalescos, promovido pelas rádios locais, terão inicio a partir desse sábado, 04 de fevereiro. A Vitória FM promoverá seu encontro no Studio da própria emissora, a partir das 11h. Já a Rádio Atual FM, montará sua estrutura no Restaurante Gamela de Ouro para receber diretores dais mais diversas agremiações. A Rádio Tabocas FM transmitirá na íntegra a sempre animada prévia do ETSÃO da Cascatinha do Daniel.
Fim de semana com várias prévias na Vitória de Santo Antão !!!

O carnaval vitoriense se aproxima e as prévias começaram acontecer. Nesse sábado (04), por exemplo, o “casal espacial” – Etesão e Etsuda – aquece o carnaval na Cascatinha do Daniel, a partir das 11h. A agremiação Carnavalesca “100 Noção” reúne seu pessoal, com muita animação na Matriz. Desfilando pelas principais ruas da cidade, ao som da Orquestra de Frevo Ciclone, regida pelo Maestro Givaldo, as Agremiações Carnavalescas Urso Branco, Sai Na Marra, Boi Dela e Pistolão devem arrastar muito foliões.
No domingo pela manhã (05), contudo, é a vez da Agremiação Carnavalesca Barriga Da Água animar os foliões, partindo do bairro do Sítio do Meio ao som da Orquestra Venenosa, regida pelo Maestro Silvano. Já a partir das 16h, o embalo acontece no Espaço Gamela de Ouro com a prévia intitulada: “O Maior Encontro de Blocos de Vitória” que promete reunir vários artistas locais e regionais.






























