Arquivo do Autor: Cristiano Pilako
ABTV – 20 ANOS – MARCOS ROCHA
2ª edição do Baile de Máscara foi um sucesso !!
Através do convite do presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, professor Pedro Ferrer, participei da segunda edição do Baile de Máscara, promovido pela Paróquia de Santo Antão, que aconteceu nos salões do Clube Abanadores “O Leão”, na noite do sábado (18).
O evento festivo foi animado por dois conjuntos musicais. A vitoriense Watusi, com repertório eclético, agradou a “gregos e troianos”, ou seja: tocou de tudo. Veja os vídeos:
Com um estilo mais tradicional a Orquestra Avalovara não deixou a peteca cair e manteve a animação da festa até o seu final. Veja os vídeos:
Com a casa cheia e muita organização o evento, de certa forma, nos fez recordar os tradicionais bailes carnavalescos, ocorridos nas sedes dos nossos tradicionais clubes. Um animado concurso também foi realizado para escolher a fantasia mais bonita da festa. Veja o vídeo:
Como não poderia deixar de ser a festa foi um sucesso, muita animada, prestigiada e configurando-se, da melhor maneira possível, daquilo que podemos chamar de um evento carnavalesca sem exageros. Tudo dentro da normalidade. Ao final, um dos organizadores do evento, o sempre animado Zózimo, agradeceu a Deus pela confraternização vivenciada. Veja o Vídeo:
“Porque Hoje É Sexta” na sua 5ª edição.
Na sua 5ª edição a Agremiação Carnavalesca “Porque Hoje É Sexta” promoveu seu tradicional encontro aos “pés” do importante monumento que marcou Ana nossa cidade a passagem do século XIX para o século XX, ou seja: A PIRÂMIDE.
Regado a bebida, comida e muito bate papo, a festa contou com um novo formato que teve por objetivo, entre outros, organizar a distribuição dos produtos aos associados que é formado um grupo onde todos conhecem todos.
Após a apresentação da Orquestra Venenosa, regida pelo Maestro Silvano, a turma realizou seu desfile pelo Pátio da Matriz. Veja o vídeo:
Na ocasião registramos a diretoria juntamente com um dos foliões emblemático da nossa cidade, o amigo Demétrius Lisboa.
“Acorda Corno”, “Pereirinha” e “Bambubox” reuniu a galera em prévia.
ABTV – 20 ANOS – PEDRO FERRER
ABTV – 20 ANOS – SILVIO MARCOS
Tempo Voa Vídeo Carnaval – Rainha do Carnaval – 1993
Orquestra Ciclone com CD novo praça.
Recebemos na tarde de ontem (16) na nossa redação, em visita de cortesia, o Maestro e comandante da Orquestra Ciclone, Givaldo Barros. Além da programação para o carnaval 2017 – a partir do dia 12 de fevereiro ao dia 05 de março – o amigo Givaldo também me ofertou o novo cd produzido pela Orquestra Ciclone.
Com clássicos pernambucanos e hinos das mais variadas agremiações vitorienses, o cd também trás, na sua faixa 03, a música produzida homenageando o diretor do Engarrafamento Pitú – Alexandre Ferrer no Frevo. A Orquestra Ciclone está na estrada desde de 1997 e é, junto com a Orquestra Venenosa, uma referência em frevo da nossa cidade.
“Os Barrigas da Água”: UM CARNAVAL PARA O POVO.
Configurando-se como uma das maiores força do carnaval tradicional da nossa cidade a Agremiação Carnavalesca, “Os Barrigas d’Água”, promove no domingo, dia 19, seu já tradicional desfile. Partindo da sua concentração, na comunidade do Sítio do Meio e adjacências, a multidão segue até o percurso oficial do carnaval, área central da cidade para marcar sua participação no carnaval vitoriense 2017.
Animados por duas orquestras de frevo – Ciclone e Venenosa – a agremiação produz, na sua essência, a mais pura tradução do carnaval popular, ou seja: UM CARNAVAL PARA O POVÃO. Sua diretoria, unida e comprometida, é um exemplo de amor à causa. Recentemente, por exemplo, registramos a animação e expectativa de alguns dos seus diretores por ocasião da execução do hino da agremiação, Veja o Vídeo:
ABTV 20 anos – Virgens e Baby Alegria desfilam nesse final de semana.

Duas agremiações que são afiliadas a ABTV – Associação dos Blocos de Trio da Vitória irão desfilar nesse final de semana. No sábado, dia 18, “As Virgens da Vitória” promete manter a tradição de colorir o percurso oficial do carnaval vitoriense com muito brilho confete e purpurina. A artista Vânia América é quem anima a festa.

Já na tarde do domingo, dia 19, a Agremiação Carnavalesca Baby Alegria promove, a partir do Pátio da Matriz, uma grande festa para criançada. Com peça teatral, guloseimas e distribuição de vários produtos voltados para o público infantil, o cantor Serginho promete tocar músicas para agradar pais e filhos.
ABTV – 20 anos – Aluisinho Ferrer.
Tempo Voa Vídeo Carnaval – Clube dos Motoristas “O Cisne” – 1990
Batfino é a cara do carnaval vitoriense.
Indiscutivelmente o nosso amigo Batfino é um dos grandes foliões da nossa cidade. Sua presença é a confirmação de animação e criatividade. Recentemente, por ocasião da prévia dos “Monges”, Batfino interagiu com os componentes da Orquestra Temperada fazendo uma coreografia digna daqueles foliões que se entregam de corpo e alma ao Reinado de Momo. Veja o Vídeo:
ABTV – 20 anos – José Edalvo.
Aplicativo com informações do Carnaval – Bruno Valois explica como surgiu
Bom, primeiramente como sou sócio-diretor de uma empresa focada no desenvolvimento de sites e aplicativos (Pontual TI). Aproveitei nossos conhecimentos técnicos para desenvolver algo que ajudasse a fortalecer ainda mais o carnaval da nossa cidade … que como você mesmo sabe, tem um história incrível.
No carnaval do ano passado, era muito difícil ter em mãos a programação do carnaval, logo, quando estávamos na rua, não tínhamos um jeito fácil de descobrir qual bloco ou troça estava saindo e de onde ele estava saindo.
A partir dessa dificuldade, eu imaginei que poderia existir um aplicativo que ajudasse o folião nisso, pois todas informações estariam disponíveis ali, em seu celular (visto que praticamente ninguém sai de casa hoje sem o celular).
Aproveitamos a ideia de disponibilizar o dia, local e horário das atrações para informar o folião com notícias e fotos, também do carnaval da nossa cidade.
Outra coisa legal que disponibilizamos foram alguns telefones úteis, que as vezes o folião precisa e tem muita dificuldade de encontrar. O legal também é que o folião pode fazer a ligação diretamente do aplicativo … sem necessariamente precisar digitar o número. Com 1 clique … a chamada já é realizada.
Enfim, nossa ideia é ajudar o folião e também contribuir para o crescimento do carnaval da nossa cidade.
Segue o link para baixar o aplicativo para os aparelhos ANDROID
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.pontualti.carnavaldavitoria&hl=pt_BR
Antônio Freitas: UM MAESTRO DA FOLIA DE MOMO
Na qualidade de um dos mais entusiasmado carnavalesco e folião da nossa cidade, Antônio Freitas, acima de tudo é um estudioso do nosso carnaval. Tonho, quando assunto é carnaval, sobretudo o vitoriense, tem uma “memória de elefante”. Ele é uma espécie de baú ambulante. Além de conta as histórias ainda marca as datas dos acontecimentos, assim como dá “consultoria” grátis aos diretores e curiosos da nossa festa maior. Pois bem, no último domingo (12), por ocasião da prévia dos Monges, a Orquestra Temperada executou uma das músicas carnavalescas mais importante pra ele (Coelho Machão). Não teve dúvida: saiu do seu lugar e foi reger a orquestra… Veja o vídeo:
ABTV – 20 anos – Demétrius Lisboa
Ery Melo “levantou a galera”.
Na qualidade de um dos artistas mais experientes da nossa cidade e com o sangue carnavalesco que corre nas veias, o amigo Ery Melo, acompanhado da Orquestra Temperada, deu uma canja no ensaio dos Monges, ocorrido no último domingo (12), na Cascatinha do Daniel. Com o talento que deus lhe deu, Ery levantou a galera. Veja o Vídeo:































