Radicada do Rio de Janeiro, há quarenta e cinco anos, a conterrânea Marise foi das participantes do 5º Encontro das Amigas da Vitória que viajou exclusivamente para participar da festa, ocorrida no último sábado (30), no Restaurante Gamela de Ouro. Com relação as suas lembranças do tempo de juventude, disse ela: “a Praça da Matriz era o nosso ponto de Encontro”. Veja o vídeo:
Arquivo do Autor: Cristiano Pilako
Salada de Fruta Geladinha: UM EXEMPLO DE SUCESSO!!

Quase que diariamente – nos chamados dias úteis – escuto o nosso amigo do “caminhão da fruta”. De maneira alegre e animada, como manda as práticas básicas do marketing, o nosso amigo da Salada de Frutas – que não estou lembrando o seu nome agora – trafega pelo nosso Centro Comercial, negociando seu produto, manipulado por ele mesmo. Bom no verbo e na criação, ele dialoga com sua clientela de maneira original. Aliás, ele acaba servindo, também, de propagandistas das empresas cujos funcionários são seus clientes. Eis aí, portanto, uma boa aula de empreendedorismo que não se aprende nas faculdades ou nas palestras proferidas pelas “autoridades no assunto”. Aqui, nesse caso em tela, as coisas acontecem de verdade, sem máscaras ou subterfúgios….
Colégio Santo Inácio: “O Reino Encantado de Pernambuco”.
Dias atrás participei de uma promoção pedagógica/festiva, promovida pelo Colégio Santo Inácio. O evento ocorreu no Clube Pitú Em Folia, localizado no bairro do Maués. Com o título “O Reimo Encantado de Pernambuco” o 9º Sarau Poético evidenciou elementos da nossa cultura, seus costumes e suas representações.
Com uma boa estrutura de som de e iluminação – DJ Marcone – as apresentações, realizada pelos adolescentes, foram satisfatória, no que diz respeito ao conteúdo e à encenação. No palco foi lembrado: desde a Feira de Caruaru ao artista Chico Science, do forró ao frevo, do Cais ao Sertão…
Em tempos de músicas descartáveis, de importação de costumes, de modas globalizadas com fins capitalistas e etc fazer essa garotada “mergulhar” no universo cultural local é algo louvável e imprescindível. Na figura do casal, Neide e Roque, parabenizo toda equipe do Santo Inácio.
5º Encontro das Amigas da Vitória: Guilherme Mesquita.
Conforme prometido segue, até a próxima sexta (06), mais fotos e vídeos realçando o clima do 5º Encontro das Amigas da Vitória, ocorrido no último sábado (30), no Restaurante Gamela de Ouro. Hoje, postaremos o depoimento do amigo Guilherme Mesquita. Entre outras coisas, disse ele: “acho que esse encontro deve fazer parte do calendário oficial de Vitória”. Veja o vídeo:
5º Encontro das Amigas da Vitória: festa, alegria, memória e amizade….
Durante o dia do sábado (30) aconteceu no Restaurante Gamela de Ouro o 5º Encontro das Amigas da Vitória. Esse evento, como todos sabem, nasceu de forma sui generis, ou seja: Graça Arruda, do outro lado Oceano Atlântico, imaginou encontrar um pequeno grupo de amigas. A semente germinou, cresceu e frutificou. Veja o Vídeo.
Esse ano, além das Orquestras Avalovara e Venenosa, que já participaram de outras edições, o artista Roberto Barradas também marcou presença para abrilhantar a festa. Veja os vídeos.
Contando com vitorienses que se deslocaram das cidades circunvizinhas e até de outros Estados, imbuídos pelo sentimento da amizade e do pertencimento, o grupo celebrou, mais uma vez, a VIDA! Passar do meio século de existência, sem perder a juventude, o interesse pela brincadeira e, sobretudo, preservando as amizades da adolescência, é algo que poderíamos chamar de “formula da felicidade eterna”.
No semblante dos que participaram do evento estava estampado, de maneira evidenciada, um recorte temporal que, sem sobra de duvida, permanece intacto e preservado, nas paredes das respectivas memórias. Cada qual interagindo, compartilhando e alimentando os elementos que enriquecem aquilo que apredemos chamar de SAUDADE!
Portanto, aos organizadores da festa, imagino haver ficado a certeza da responsabilidade da manutenção desse espaço festivo, que buscar, entre outras coisas, manter acesa a “chama da juventude”, assim como à preservação da memória coletiva de toda uma geração. Viva o Encontro e o Reencontro!!!
Obs: no transcorrer da semana postaremos outros vídeos.
AVLAC – Academia Vitoriense de Letras promoveu o 4º Encontro de Literatura Infantil.
A AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência – promoveu na tarde do domingo (01) o 4º Encontro de Literatura Infantil. O evento de caráter sócio/educativo/literário reuniu acadêmicos, artistas e público em geral, que circulava pelo Vitória Park Shopping.
Despertar o prazer da leitura numa criança é algo transformador. Em tempos de múltiplos entretenimentos digitais, disponíveis a todos, conseguir provocar no leitor, através dos livros, o interesse pelo “novo mundo” que se descortina nas páginas do papel, é algo desafiante. A leitura é a grande viagem…
Música de qualidade na “Varanda do Tadeu Souza”.
Aconteceu na tarde do sábado (30), no Restaurante Varanda do Tadeu Souza, mais um Encontro dos Amantes da Boa música. Comandando a festa, a inconfundível e sempre animada seresteira, Wilma de Gravatá. Veja o vídeo:
O “consagrado” cantor vitoriense, Tadeu Souza, juntamente com Memeu de Gravatá, nas suas participações, também produziram um belo espetáculo, com a voz e com o pandeiro, respectivamente. Veja o vídeo.
Monsenhor Maurício Diniz concedeu entrevista para falar da origem e da expectativa para Missa do Vaqueiro da Vitória de Santo Antão.
Sob a coordenação do Monsenhor Maurício Diniz, acontecerá no próximo dia 08 de outubro a 3ª Missa do Vaqueiro. O evento acontecerá no histórico Engenho Bento Velho e contará com uma programação recheada de atividades. Esse ano, especialmente, o evento tem como finalidade arrecadar fundos para ser usados na reforma da Igreja Matriz de Santo Antão.
Oportunamente estive na sede do Engenho Bento Velho para registrar um bate papo com o religioso sobre o referido evento que, diga-se de passagem, traz na ideia e no seu formato, as digitais Monsenhor Maurício. Aliás, por dever de justiça, devemos reconhecer na sua pessoa, uma figura agregadora e articulada, um dinamismo que vem proporcionado grande visibilidade às atividades do catolicismo na nossa circunscrição territorial.
Esse ano o evento estará prestando, também, uma homenagem ao Vaqueiro Bosco, recém falecido e um dos grandes incentivadores do evento. Na ocasião o Monsenhor Maurício falou da sua origem e do seu interesse pela vida campo, assim como do desejo de que o próximo padre que venha lhe substitui dê continuidade com esse evento. Veja o vídeo:
Abaixo, portanto, segue programação completa da 3ª Missa do Vaqueiro da Vitória de Santo Antão, realizada no Engenho Bento Velho.
Trânsito e Comercio bagunçado: AS COISAS ESTÃO PIORANDO!!!
Por volta do meio-dia de ontem (28), ao caminha pelo comércio registrei, mais uma vez, que a BAGUNÇA continua sendo a regra por aqui. Pois bem, um caminhão tipo baú, de uma transportadora, sabe-se lá de que lugar, chegar em uma das principais vias da cidade, abre as postas no meu da rua e despeja mercadorias como se nossa cidade fosse um terreno qualquer abandonado.
O prefeito Aglailson Junior e seus secretários estão precisando entender que já se passaram nove meses de administração e as coisas, nesse quesito citado, ao invés de melhorar está piorando. Ora! Se os eleitores resolveram mudar é porque desejavam mudanças e melhoria… Infelizmente sob a condução da nova administração o trânsito e a bagunça no comercio estão piorando!!!
Governador Paulo Câmara e seus camaradas do PSB são no mínimo INGRATOS…

Recebi ontem (28), através das redes sociais, um vídeo, no qual o conceituado comunicador Geraldo Freire repudia o descaso das autoridades do legislativo e executivo do nosso estado com relação à memória do eterno CAPIBA. No vídeo ele diz que a casa que serviu de moradia “a vida inteira” para o renomado compositor está disponível à venda e que, possivelmente, a memória do Mestre Capiba será esquecida, uma vez que o comprador poderá fazer do imóvel o que quiser, inclusive derrubar para construir um novo prédio. Veja o vídeo:
Na qualidade de carnavalesco e ouvinte do comunicador Geraldo Freire, que reconheço nele credencias para tal questionamento, endosso suas palavras. Infelizmente os políticos, com raríssimas exceções, produz o mais do mesmo, inclusive aqueles que entram na política pela porta do afilhadismo, sob o argumento do “surgimento dos novos quadros” e da tão necessária “renovação política”.
Não obstante, nos períodos de campanha eleitorais, os então candidatos realçarem nossa cultura, nossas raízes e demais elementos de pertencimento, evidenciando como algo “importante” e “fundamental”, ao que parece – e os fatos estão comprovando isso – tudo que é central no guia eleitoral torna-se-á periférico no exercício do mandato. Com Paulo Câmara não está sendo diferente…..
Aliás, não fosse o critério da INDIFERENÇA, estariam todos do grupo do PSB do nosso estado “condenados” pelo crime da INGRATIDÃO, até porque, a canção símbolo que embalou à vitória do líder-mor, Eduardo Campos, em 2006, e serve de referência nas convenções partidárias do PSB, por aqui, é justamente uma composição do velho Capiba, que fala em INJUSTIÇA – Madeira que Cupim Não Rói…….Esse pessoal parece que não tem memória e muito menos CORAÇÃO…..VIVA O ETENO CAPIBA!!!
Evento do Partido Verde na nossa cidade comemora os 10 anos de filiação de Carlos Alberto.
A direção do Partido Verde de Pernambuco promove amanhã, sábado (30), na Câmara de Vereadores da Vitória um evento festivo para comemorar os dez anos de filiação do atual presidente da sigla, em nosso município.
Carlos Alberto dos Santos, mais conhecido na cidade por “Carlos do PV” tem história de militância na referida agremiação. De origem humilde, oriundo do bairro de Redação e sem laços sanguíneos com grupos políticos tradicionais, Carlos teve seus primeiros contatos com a política por conta da sua participação nos movimentos de quadrilhas juninas, em 1992 – “Quadrilha Felicidade”, do bairro de Redenção.
Na qualidade de membro da executiva estadual do Partido Verde, hoje, goza de prestigio junto aos seus pares que vem se articulando para lançar candidaturas competitivas nas próximas eleições. O vento contará com lideranças políticas locais e estaduais. O evento está previsto para começar as 17hs.
O 5º Encontro das Amigas da Vitória acontece amanhã – sábado (30).

O 5º Encontro das Amigas da Vitória acontece amanhã – sábado (30) – no Restaurante Gamela de Ouro. Contando com três atrações musicais o evento tem como principal objetivo reunir vitorienses de uma mesma geração, que hoje, por questões naturais da vida, encontram-se distantes.

O evento surgiu por obra da amiga Graça Arruda – hoje morando na Espanha – que, inicialmente, imaginou reunir algumas amigas da época de estudante para um almoço informal. Desde então a “turma toda” passou a se reunir no último sábado de setembro.
Vitorienses participaram do Primeiro Seminário Portugal 360º.
Através do convite do amigo vitoriense e contemporâneo Wilson Santos, participei, na manhã de ontem (27), do evento intitulado Primeiro Seminário Portugal 360º. O encontro ocorreu no Hotel Courtyard By Marriott, em Boa Viagem e teve como público alvo os pernambucanos que têm interesse em residir ou fazer investimentos no país europeu, hoje um dos destinos mais procurados por brasileiros que buscam por qualidade de vida e estabilidade política, financeira e econômica. O evento foi uma promoção da Direct Portugal, braço europeu da Direct Empreendimentos Imobiliários.
Na oportunidade, oradores se revezaram ao microfone para evidencia e realçar o passo a passo das operações. Tudo de maneira muito transparente e profissional. Informações relacionadas à legislação tributária portuguesa, sistema financeiro e até os novos tipos de negócios realizados por brasileiros na terra dos patrícios foram esmiuçados.
“A Direct Portugal atende aos nichos por completo, oferecendo uma gama de serviços e assessorando os pernambucanos que planejam desenvolver um negócio em Portugal. Primeiramente o interessado explana os seus interesses em determinados segmentos de atuação. A partir disso, nós fazemos um levantamento daqueles mercados no país europeu e apresentamos as possibilidades identificadas, com uma estrutura que engloba contador, escritório de advocacia, financiamento bancário, agendamento de entrevistas para requerimento do Golden Visa, indicação de moradia, entre outras soluções personalizadas” – detalhou Gustavo Morais, na sua fala.
Na qualidade de pernambucano que já faz negócio em solo lusitano, inclusive no ramo imobiliário, com elevado grau de satisfação, o vitoriense Wilson Santos subiu ao palco para narrar sua exitosa experiência e atestar o auspicioso momento em que vive Portugal. Veja o vídeo:
Também se fizeram presente alguns vitorienses, dentre eles o articulado corretor de imóveis, Manoel Camilo que, pela experiência que tem na atividade, confidenciou-me se tratar de uma excelente oportunidade de negócio. Aos que participaram do evento foram ofertadas hospedagens em Portugal para, se necessário, conhecer mais de perto as novas oportunidades na Terra do Marquês de Pombal.
Mano do Cartório e Jairo Medeiros: um no norte e outro sul…
Em tempo de acalorados debates políticos locais e nacionais, questões de gênero, imposições religiosas e equidade racial, situações que geralmente esgarça a convivência dos que pensam antagonicamente, ressaltemos, porém, que recentemente registrei um bate papo civilizadíssimo, ocorrido entre dois amigos em comum que tem visões de mundo bem diferentes.
Mano do Cartório e Jairo Medeiros são pessoas bem conhecidas na nossa cidade. Mas em se tratando das questões acima mencionadas são pessoas com ideias e testemunhos totalmente opostos. Para ficar só na questão política: um é simpatizante dos militares e, por tabela, eleitor, no próximo pleito presidencial, do Bolsonaro. O outro é ativista dos movimentos sociais desde a juventude e enxerga nas ideias de Marx o caminho para uma sociedade melhor. Eis aí, portanto, uma boa partida para o debate bemacalorado…
DJ Marcone: fazendo e acontecendo…
No que diz respeito a palco, som, iluminação e estrutura metálica para eventos festivos e comerciais nossa cidade, Vitória de Santo Antão, está bem servida. Com quase duas décadas nesse ramo de atividade a empresa Marcone Sonorização, dirigida pelo amigo Marcone Nunes (DJ Marcone) é, sem sombra de dúvidas, a maior referência local.
Recentemente, nos eventos ocorridos no Vitória Park Shopping e no Clube dos Motoristas (Segunda Festa da Saudade), o trabalho da referida empresa foi bastante elogiado. Marcone é um sujeito responsável, dedicado e, sobretudo, apaixonado pela atividade que exerce!!
Apelidos Vitorienses: BATATA.
Dentro do planejado – projeto cultural Apelidos Vitorienses – mais uma vez, realçaremos os conterrâneos que são mais conhecidos na cidade pelo apelido do que pelo próprio nome.
Em virtude da sua silhueta (gordinho), ainda criança – com doze..treze anos – o amigo Marinaldo Silvio de Santana recebeu do seu pai – Zé do Queijo – o apelido de BATATA. Inicialmente, sua alcunha lhe rendeu muitas brigas com os colegas de mesma idade. Ele não gostava do seu apelido.
Apesar de na escola, pelos professores, o senhor Marinaldo ser tratado pelo nome de batismo, no meio dos colegas, o seu apelido pegou. Atualmente, segundo ele, pouquíssimas pessoas lhe tratam pelo nome que consta na sua certidão de nascimento. Só mesmo alguns amigos “das antigas” é que sabe do seu verdadeiro nome.
Eis aí, portanto, a origem do apelido do senhor Marinaldo Silvio de Santana, que acabou tornando-se mais conhecido na cidade pelo apelido – BATATA – do que pelo próprio nome.
Sábado acontece o 5ª Encontro das Amigas da Vitória: “muitas emoções”, disse Joel Neto.
Na manhã de ontem (26), na Praça Leão Coroado, encontrei com o amigo Joel Neto. Ele, na qualidade de um dos articuladores do 5º Encontro das Amigas da Vitória, que foi idealizado pela amiga Graça Arruda, hoje, radicada na Espanha, acontecerá no próximo sábado (30) e , segundo o sempre animado Joel, será uma festa com “muitas emoções”. O encontro festivo voltará a ser realizado no Restaurante Gamela de Ouro e contará com três atrações musicais: Roberto Barradas, Orquestra Avalovara e Venosa. Veja o vídeo:
Tatu Lanches: um exemplo de sucesso no uso das redes sociais…
Na semana pré-carnavalesca, juntamente com algumas pessoas, estive no ponto comercial do amigo Tatu Lanches, que funciona no horário noturno, na Avenida Mariana Amália. Após encher o bucho disse-lhe que já havia identificado seu apelido – Tatu – para fazer parte da minha coletânea (Apelidos Vitorienses) e que também reconhecia nele um dos vitorienses que mais havia se popularizado, utilizando-se das modernas ferramentas tecnológicas – nas redes sociais – isto é: que fazia um uso proativo e inteligente, expondo-se de maneira peculiar, para promover sua atividade comercial. Uma boa sacada!!
Pois bem, meses depois, por ocasião do feriado da Independência, ao caminhar pelo Centro Comercial, encontrei novamente o Tatu. Ele, naturalmente, como faz com todos que encontra, pediu para fazer um registro fotográfico, a famosa selfie – palavra inglesa que quer dizer foto de si mesmo ou autorretrato.
Evidentemente que só a exposição não é garantia de sucesso e popularidade. Isso ocorre quando o “ator” principal é alguém “real”, ou seja: não é um produto inventado pelos os outros. O Tatu é um cara simpático, comunicativo, guerreiro e desenrolado… A rede, simplesmente, reproduz e amplifica aquilo que lhe é próprio. Eis, portanto, no meu modesto entendimento, a chave do seu sucesso. Ele se apresenta como é na “vida real” …..sem máscaras ou rótulos………Tatu é o cara!!!
DETRAN do Shopping: atendimento rápido e eficiente!
À presença do Estado brasileiro no cotidiano do cidadão comum é algo penoso, doloroso, autoritário e ineficiente. Isso é fato! É o hospital que não tem vaga. É a estrada esburacada e sem sinalização que mata. É o excesso de interferência do fisco, na renda do trabalhador. São as agências reguladoras, feitas para proteger o direito do consumidor, sendo gerida por “consórcios políticos” com interesses escusos e etc.. Enfim, em alguns momentos, chegamos a crer que o nosso maior problema são os nossos governantes…
Não obstante o estado de Pernambuco ser um dos maiores cobradores de impostos da federação, com taxas muito acima dos outros estados confederados – para os serviços idênticos – não posso deixar de fazer o registro da eficiência no atendimento do posto de atendimento do DETRAN, localizado no Vitória Park Shopping. Semana passada estive lá e, em menos de dez minutos, sem filas ou burocracia, resolvi minha necessidade. Eis aí, portanto, um serviço que funciona e que deveria ser exemplo na nossa cidade!
Em muitos casos a burocracia é “planejada e programada” para gerar dividendos para alguns poucos, sobretudo para os políticos. Na prestação dos serviços referente à saúde, por exemplo, ser INEFICIENTE, em muitos casos, é algo rentável para alguns privilegiados… Apenas para refletir: Quantos vereadores da nossa cidade foram eleitos “desenrolando” exames para os eleitores? Esses serviços foram pagos pelo Estado, mas, a corrupção é gerada contra o cidadão que, incauto, se acha ainda devedor do favor ao vereador… Infelizmente, essa é a mentalidade reinante nas classes sociais menos favorecidas…
Parque Roberta Urquiza realizou sua 6ª Grande Vaquejada de Vitória de Santo Antão.
A vaquejada é uma das representações mais emblemáticas do povo do Nordeste Brasileiro. Realcemos, porém, que a vida nos trópicos começou no campo, no lombo do cavalo e, entre outras, com forte inserção na atividade agropastoril. De modo que a vaquejada é algo que está intimamente ligada à forma da nossa gente viver.
Nesse contexto nossa cidade, Vitória de Santo Antão, torrão com quase quatrocentos anos de história, produziu vaqueiros que foram campeões nacionais e hoje são verdadeiras lendas vivas nesse segmento. “Na Vaquejada Vitória tem tradição”, diz a música composta por Aldenisio Tavares e interpretada por Vanildo de Pombos.
Pois bem aconteceu nesse fim de semana (22, 23 e 24) no Parque Roberta Urquiza, a 6ª Grande Vaquejada de Vitória de Santo Antão. Com premiação R$ 190. 000,00 mil reais e uma dezena de atração musical. O evento se configura numa das maiores promoções festiva do nosso município.
Por volta das 18h do sábado (23) estive presente ao parque e acompanhei o momento da apresentação das bandeiras e a benção dos vaqueiros. O Monsenhor Maurício Diniz, Pároco da Matriz de Santo Antão, comandou a celebração. Veja o vídeo:
O evento, mais uma vez, contou com vaqueiros de cidades dos mais variados estados do Nordeste, o que faz desse evento uma das referências de Pernambuco. Parabéns a família “Urquiza” e, em particular, ao amigo Romero Urquiza.


















































































