Governador Paulo Câmara continua estático!!

Segundo informações recentes o Banco do Brasil pretende fechar uma dúzia de agencia em Pernambuco. As informações não são claras. Fala-se em desmonte e reestruturação, assim como inviabilidade dos agentes financeiros localizados nas cidades pequenas, tais como Poção, Jataúba, Riacho das Almas, Vertentes e etc.

O fato é que as explosões de caixas eletrônicos no interior do nosso estado, promovidas por quadrilhas estruturadas, tem criado muitos problemas para o setor. Os bancos cobram mais segurança ao Governador Paulo Câmara. Muitas das agencias danificadas continuam desativadas  sem atender a população, fazendo com que seja necessário o deslocamento para outras cidades. O comércio local sofre pela evasão da já escassa receita. A gritaria é geral. O Governador Paulo Câmara continua estático.

Eis aí, portanto, um exemplo clássico do adágio popular que diz: “na briga do mar com o rochedo, quem se lasca é o caramujo”.

O curioso dessa história é que os bancos oficiais – do governo – não cumprem sua função, que seria o social. Ora!! Bancos não podem ser comandos por políticos. Praticamente todos  os bancos dos estados brasileiros fecharam – em Pernambuco o Bandepe. Critérios e regras  políticas,  em negócios bancários fomentam campeões nacionais em corrupção. Produz malas com dinheiro. O ex-vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima, sabe muito bem como essas coisas funcionam.

Apelidos vitorienses – BIUZINHO DO CHUCHU

O senhor Severino Ferreira da Silva também foi uma das “vitimas” do maior colocador de apelido da nossa cidade, ou seja:  “Seu” Sitonho do Posto. Desde criancinha Severino já atendia pelo carinhoso apelido de “Biuzinho”.

Com origem na Zona Rural o senhor Severino sempre teve como atividade comercial principal o cultivo e a venda do chuchu. Pois bem, certa vez, no Posto Esso PITÚ, com o caminhão carregado de chuchu, “Seu” Sitonho, para facilitar na identificação do cliente, rebatizou-o de “Biuzinho do Chuchu”.

Tempos depois o senhor Severino Ferreira da Silva, pelo “novo” nome – Biuzinho do Chuchu – foi consagrado nas urnas e tornou-se vereador da cidade. Certa vez, contou-nos o Biuzinho, que lhe foi enviado um convite para participar de um coquetel, promovido  por uma grande empresa de automóvel, na capital pernambucana, mas como no convite constava o seu nome de batismo  o mesmo não lhe foi entregue por ser identificado, motivo pelo qual perdeu o evento.

De maneira que o senhor Severino Ferreira da Silva é um vitoriense que é mais conhecido pela alcunha – Biuzinho do Chuchu – do que pelo próprio nome. Aliás, atualmente, Biuzinho do Chuchu é uma das maiores referencias do nosso estado, no que diz respeito aos negócios relativos ao chuchu.

Os deputados André de Paula e Felipe Carreras são dois maus exemplos, no sistema político brasileiro.

Amanhã, quarta feira, dia 25 de outubro, acontecerá mais uma votação decisiva para o presidente Michel Temer. Habilidoso e com a caneta na mão, Temer, infelizmente, se safará novamente. Isso é o que dizem os especialistas, lá da Capital da Maracutaia. Os deputados federais já sabem que na busca dos votos para a reeleição, em 2018, independente de qualquer coisa, os eleitores mais esclarecidos deverão optar pelo voto nulo ou dificilmente hipotecarão seus sufrágios nos atuais detentores de mandatos. Portanto, votar a favor ou contra Temer, pouco influenciará na próxima disputa, sobretudo, para os postulantes  que fazem política nos ricões e, majoritariamente, na base da compra de votos. Lamentavelmente essa é a realidade.

Ministros e secretários estaduais, dos mais diversos estados da federação, estão reassumindo seus respectivos mandatos na Câmara Federal para cumprir as exigências partidárias. Esse é o jogo. Manda quem pode, obedece que tem juízo. Cada qual que faça seu “joguinho e cena”, mas a realidade é outra. O jogo é sujo, a parada é sinistra!!

Pois bem, é nesse conjunto de arrumadinho que mais uma vez chamo a atenção dos eleitores esclarecidos,  para o seguinte detalhe:

Estamos com uma “reforma eleitoral” que acabou de sair do forno. O curioso é que em nenhum momento discutiu-se à proibição de detentores de mandatos legislativos se afastarem – sem perca de mandato – para assumirem cargos no poder executivo federal ou estadual, ministros e secretário, respectivamente.

Essa promiscuidade administrativa, para não chamar de “suruba-partidária”, é uma das muitas esquizofrenias do nosso sistema político/partidário/administrativo. Ora!! O camarada se elege para um determinado cargo e, ao logo de todo tempo, o que menos faz é exercer o mandato, para o qual foi eleito.

No nosso condado – Vitória de Santo Antão – temos dois maus exemplos bem próximos:

Primeiro: o deputado Felipe Carreras, que nunca teve nenhum vínculo com Vitória, foi apresentado, no último pleito (2014), pelo grupo do atual prefeito,  Aglailson Junior. Depois de colocar mais de oito mil votos no seu saco, partiu, foi ser secretário estadual e nunca mais colocou os pés na nossa cidade,  muito menos trabalhou pela mesma,  em qualquer  frente,  para retribuir os sufrágios recebidos dos antonenses.

Segundo: O deputado André de Paula, velho conhecido do eleitorado local, foi outro que ignorou os votos recebidos na nossa cidade. Após receber uma penca de votos do  nosso incauto eleitorado, em 2014, resolveu se abrigar numa das pastas (Cidades) do governo Paulo Câmara, deixando os interesses do povo vitoriense desprovido de qualquer eco lá em Brasília. Aliás, dizem alguns que André, exercendo o mandato ou não, sempre foi um parlamentar afônico, na qualidade de interlocutor dos vitorienses,

Concluo dizendo: o  sistema eleitoral brasileiro, apesar das muitas reformas, remendos e “puxadinhos” continua sendo talhado sob medida, na tentativa de preservar  as elites partidárias no poder. Ainda, somos sim!!! UMA REPUBLIQUETA VAGABUNDA.

OVERBOARD no Pátio da Matriz disponíveis para locação.

Recentemente, no Pátio da Matriz, encontrei o amigo e contemporâneo, Dilson Lira Junior. Entre outros assuntos, falamos sobre uma dessas invenções modernas que atende pelo nome de OVERBOARD. Falamos também, na ocasião, do nosso  tempo  de criança, no qual alugávamos bicicleta para circular pelas então desertas  ruas da nossa Vitória de Santo Antão.

Pois bem, atualmente, face ao elevado custo do OVERBOARD –  valor  que  a maioria das famílias não dispõe no orçamento para compra-lo –  o amigo Dilson está disponibilizando o equipamento para locação, tal qual ocorria com as bicicletas, num passado nem tão distante assim. Na ocasião, gravamos um vídeo onde ele explica, de maneira simplificada, o funcionamento e as utilizações práticas do OVERBOARD. Veja o vídeo:

Existe também o mesmo OVERBOARD numa versão diferente, no qual se assemelha a um “carrinho de rolimã”. Os equipamentos estão disponíveis para locação no Pátio da Matriz, a partir das quartas até o domingo e o uso por 10 minutos custa R$ 10,00.

“Somos Todos do Jardim da Infância”: um bom espetáculo, uma boa reflexão!!

Certa vez disse um pensador: “a expectativa faz parte do prazer”. Esse, portanto, era o sentimento que saltava do semblante das pessoas que esperavam, pacientemente, as portas do Teatro Silogeu José Aragão se abrirem,  na noite do sábado (21), para assistir a peça teatral “Somos Todos do Jardim da Infância”.

Como uma das atrações da XX Mostev – Mostra de Teatro e Dança da Vitória – coordenada pelo produtor cultural Leonardo Edardna –  o espetáculo aludido, com texto de Domingos de Oliveira e direção de Wedson Garcia e Thamiris Mendes é mais uma produção do Núcleo de Pesquisas Cênicas de Pernambuco, criado na nossa cidade em 2014.

O espetáculo retrata a experiência de um grupo de quatro jovens amigos que, de maneira divertida e contextualizada,  em tempos remotos,  expõe suas dúvidas inerentes a todo ciclo jovial: os estudos, seus amores, seus temores, a descoberta da sexualidade, a família, a escolha da profissão e o desejo de triunfar. Tudo isso em um ambiente de regime ditatorial, afinal, o recorte temporal proposto sugere o Brasil na década de 1970 no qual, comemorava-se, também,   o terceiro título mundial de futebol da seleção verde/amarela,  comanda por Pelé e companhia.

O roteiro também nos leva a refletir sobre política e suas artimanhas, suas incongruências e suas mentiras, perpassando, de maneira sútil,  pelos momentos sombrios, hoje, vivenciados por todos brasileiros. Melhor que qualquer julgamento ou crítica de minha parte é retratar, em vídeo, à euforia da plateia,  ao final do espetáculo.  Parabéns a todos!!! Veja o vídeo abaixo.

 

“O Monte das Tabocas é um patrimônio que vai muito além da história da Vitória de Santo Antão” – disse o arqueólogo e professor Marcos Albuquerque.


Dentro do evento promovido pelo Instituto Histórico da Vitória e a Fundação Paranã-buc, intitulado I Ciclo de Palestras – Arqueologia e Patrimônio – aconteceu, na manhã do sábado (20), no Salão Nobre da Casa do Imperador, a explanação do professor Marcos Albuquerque, realçando o contexto do período holandês em terras brasileiras.

Na qualidade de profundo conhecedor sobre o tema, o professor Marcos promoveu uma excelente palestra. Portador de uma cultura geral extraordinária o mesmo foi muito além da visão técnica da sua área de atuação – arqueologia. A culminância do evento ocorreu no Monte das Tabocas, local emblemático vinculado ao tema.

Aproveitamos a ocasião para fazer um registro em vídeo com o professor Marcos Albuquerque sobre a importância do nosso Sitio Histórico no contexto da historiografia. Entre outras coisas, disse ele: “estamos jogando fora grandes oportunidades de se fazer um turismo cultural nesse país”. Veja o vídeo:

Dedé também é fissurado numa novelinha…

Uma turma das boas, nas noites de sexta, celebra a vida e comemora o fechamento de mais um  ciclo semanal. Em meio a boas conversas, gargalhadas e muita descontração, o pessoal fala de tudo. De briga de galo à eleição norte americana. Aliás, em meio a tudo isso, inclusive, já fundou-se  até  uma agremiação carnavalesca – “PORQUE HOJE É SEXTA”.

Pois bem, a rotina do encontro, que sempre acontece no Pátio da Matriz,  foi quebrada na na sexta (20) por conta do último capitulo de uma das novelas da Rede Globo – A Força do Querer. O amigo Demétrius Lisboa, um dos mais falantes do grupo, aboletou-se defronte do aparelho de televisão do “OBA-OBA” para não perder nada. O restante do grupo também esteve ligado na trama global. No nosso País a novela – queiram ou não queiram os juízes –  é  uma paixão nacional.

Nessa”guerra idiota”, produzida pelos políticos, de qual lado você ficará?

Segundo pesquisas de opinião, dos mais variados institutos, a classe política brasileira nunca esteve tão em baixa. São escândalos e desmoralização de toda ordem. Em regra geral para a maioria esmagadora da população, a palavra “POLÍTICO” virou sinônimo de ladroagem, safadeza, pilantragem e coisa errada. Quem mais sabe disso são os próprios…

Pois bem, contando com o mau humor do eleitorado, numa proporção nunca vista antes, os senhores postulantes, sobretudos os detentores de mandatos – os verdadeiros profissionais do ramo político – já começaram a traçar suas manobras para escapar do julgamento da eleitor mais atento.

Sem poder tratar do tema honestidade e ética, por exemplo, uma vez que praticamente todos os partidos são contribuintes da chamada corrupção sistêmica nacional, alguns segmentos políticos estão  “investindo” pesado nos temas polêmicos,  para “distrair” o eleitor da agenda central das disputas, ou seja: àquelas que deveriam esclarecer o eleitorado e instrui-lo,  para melhor escolher seus “legítimos representantes”,  no pleito que se avizinha (2018).

Um bom exemplo disso é o conteúdo de caráter religioso e profano que estão tomando conta dos grandes meios de comunicação de massa, sobretudo nas redes sociais. Os postulantes – tipo vigaristas ideológicos – que integram os partidos com vocação mais à esquerda, se colocam em favor das minorias – que atuam como verdadeiros bolsões eleitorais – sob o argumento da liberdade de expressão, do poli-amor e da arte extravagante.

Já os políticos do tipo “vigaristas comportados”, aqueles que carregam o fruto do roubo dentro de uma bíblias, por exemplo,  defendem os bons costumes e vociferam em favor das famílias. Ora!! Em tempos  de falta do que dizer aos eleitores, transforma Jesus Cristo e Nossa Senhora em “cabos eleitorais”, ou exigir respeito às comunidade LGBTs,  ou coisa do gênero, é incentivar a divisão  do eleitorado, esperar o dia da eleição, e “correr para o abraço”. Ou seja: é preparar o novo paletó para ser empossado novamente.

A maioria do eleitorado, coitado, não tem noção de como as coisas se processão na cabeça dessa raça (políticos). Infelizmente, essa é uma realidade que todos nós teremos de enfrentar, afinal,  vivemos em um regime democrático. Nesse contexto,  sobram votos para os dois lados antagônicos vencerem e continuarem no poder. Certa vez, disse o pensador pernambucano,  Nelson Rodrigues: “Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos”.

Santo Antão continua nos protegendo!!!!

Foto: Blog Nossa Vitõria

Próximo de completar o seu primeiro ano de governo o prefeito Aglailson Junior ainda não conseguiu afeiçoar sua gestão. Com apenas modificações pontuais e de pouca monta, os vitorienses continuam vivenciando a mesma bagunça urbanística, o mesmo desinteresse pelas as ações estruturadoras e o continuísmo do similar “faz de conta” nas questões referentes à  mobilidade,  continuam na ORDEM DO DIA – apenas para ficar nesses três itens.

Prometendo impor um ritmo administrativo diferente do seu antecessor, o atual comandante-mor do Palácio José Joaquim da Silva, ainda não conseguiu sair do “feijão com arroz”. A tática da herança maldita – discurso tão comum em nossa polis –  não mais se sustenta. O sentimento da população, antes de esperança, inevitavelmente, começa caminhar para frustração e decepção.

Hoje pela manhã, por exemplo, registramos uma cena que bem reflete a inércia administrativa, aqui, elencada.  De um lado a “feira do milho verde” – que deveria ser um evento junino –  obriga o transeunte a caminhar por entre os carros e motos. Do outro, um caminhão baú, estacionado de maneira totalmente irregular, expõe mais ainda os passante a todo tipo de risco iminente de acidente. Só mesmo Santo Antão para nos proteger!!!

“Vitória que o Tempo Levou”: uma agradável leitura……

Pela boa vontade e generosidade do amigo Rubem de Deus, que me emprestou o livro “Vitória que o Tempo Levou”, publicado em 1991,  pelo senhor Edson da Costa Lins – primo do renomado escritor vitoriense Osman Lins, enriqueci meus conhecimentos sobre a história da nossa Vitória de Santo Antão assim como de personagens que marcaram época no nosso torrão.

Foi bebendo nessa fonte que descobri, por exemplo, que o jornalista Antão Borges Alves que, aos vinte e dois anos, publicou o primeiro jornal da nossa cidade – “O Vitoriense” -, em 05 de novembro de 1866, foi apelidado pelos familiares de “Menino Antão”, para diferencia-lo do pai, que também se chamava Antão.

O livro, com mais de duzentas páginas, retrata, em boa medida, como o próprio título diz, memórias de uma Vitória de Santo Antão do passado, realçando basicamente fatos e curiosidades ocorridas no  final do século XIX e na primeira metade do século XX.

Por já ter um bom nível de conhecimento nesse contexto, a leitura foi bastante prazerosa. Boa parte das histórias já constava nas paredes da minha memória. Demos, portanto, os parabéns a todos aqueles que, por elevado desprendimento, se dispuseram a escrever o cotidiano e os “causos” dos nossos antepassados.

Boa notícia: EXPRESSO CIDADÃO no Vitória Park Shopping.

Não obstante estarmos vivenciando uma das maiores recessões econômica já catalogada em nosso País, sobretudo no que diz repeito ao mercado varejista, dizem os especialistas da área macroeconômica que o pior já passou. Como se diz no popular: “deixamos o fundo do poço”.

É bem verdade que números recentes já demonstram tendências da retomada econômica, apesar do mercado ainda opera com certa desconfiança, mediante à instabilidade política e jurídica, protagonizada pelo pessoal do “andar de cima” da nossa sociedade.

Pois bem foi nesse contexto de aguda queda na atividade econômica, ocorrida nos últimos cinco anos, onde os grandes investimentos sofreram retrações e até suspensão, que o Vitória Park Shopping iniciou suas atividades na Vitória de Santo Antão. Valendo lembrar: o primeiro shopping da Zona da Mata.

Com instalações modernas e seguras o centro de compras – Vitória Park Shopping – tonou-se a referência da região. Com lojas âncoras, praça de alimentação compatível com o empreendimento, cinemas e a promoção de  eventos dos mais variados segmentos o local também passou a oferecer serviços essências à população em geral.

Após a chegada da Caixa Econômica Federal e do DETRAN – ambos em plena atividade – o centro de compras deverá abrigar nos seus corredores uma unidade do EXPRESSO CIDADÃO – com inauguração prevista para o próximo mês dezembro.

O EXPRESSO CIDADÃO é um programa do Governo de Estado de Pernambuco, vinculado à secretária de administração, que reúne órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal, além de empresas privadas. O referido órgão tem como objetivo simplificar a vida do cidadão, disponibilizando diversos serviços reunidos num só lugar, com qualidade, rapidez, eficiência e conforto.

Um órgão governamental com uma gama de serviços dessa envergadura – que pode chagar a agregar 21 órgãos distintos num só lugar – no meu modesto entendimento, definitivamente, torna o Vitória Park Shopping, além do maior e melhor centro de compras e entretenimento da região da Zona da Mata, uma das maiores referências  em prestação de serviços do Estado de Pernambuco.

Portanto, eis aí, uma boa notícia para os vitorienses e moradores das cidades circunvizinhas. Parabéns aos diretores e gestores do Vitória Park Shopping.

As coisas estão mudando, mas a tática da defesa continua a mesma……

Faltando pouco menos de um ano para um novo encontro dos eleitores brasileiros com as urnas, podemos dizer: nada será como antes! Por mais que alguns digam que o nosso Brasil é “incorrigível”, tenho a absoluta certeza que, do ponto de vista da chamada “corrupção sistêmica”,  estamos no alvorecer de um novo tempo.

É natural que haja uma certa dose de ceticismo. Afinal, nossa geração foi educada com a  “máxima social” que “nem rico nem político seriam presos no Brasil”. Bem!! Os fatos atuais já demonstram claramente  que essa “verdade absoluta” já não se sustenta. Tem rico – rico de verdade – que tá “comendo” uma cadeiazinha há quase três anos. Tem ex-governador, acostumado a pegar jatinho para jantar em Paris,  que atualmente  é “inquilino” do presídio que ele mesmo inaugurou, lá no estado do Rio de Janeiro. O ex-todo poderoso presidente da Câmara dos Deputados, o Eduardo Cunha (o Caranguejo) já baixou a bola. Se antes ele era uma  “maquina de arrecadar dinheiro”, como bem disse, em delação, o  ex-deputado Pedro Correia, , hoje, não passa de mais um “leproso” no xadrez eleitoral.

A tática dos políticos acuados continua  mesma. Desde a “gangue do PT” aos seus algozes do PMDB – NÃO MENOS VIGARISTAS. Segundo eles, os acusadores devem ser desqualificados. A tese de conspiração vira discurso central e  colocada em prática. Abaixo, portanto, seguem algumas justificativas, em tempos diferentes, dos senhores Luis Inácio da Silva e Michel Temer.

“E descobri que tanto os meus acusadores, quanto uma parte da imprensa brasileira estão mais enrascados, mais comprometidos do que eles pensam que eu estava. Porque eles construíram uma mentira, uma inverdade, como um enredo de uma novela e tá chegando o fim do prazo. Afinal de contas, já cassaram o (ex-deputado) Eduardo Cunha, elegeram o (Michel) Temer pela via indireta, golpe, cassaram a Dilma. Agora tem que concluir a novela, o desfecho, acabar com a vida política do Lula porque não existe outra explicação para o espetáculo de pirotecnia”

“Para mim é inadmissível. Não posso silenciar. Não devo silenciar. Tenho sido vítima desde maio de torpezas e vilezas que pouco a pouco, e agora até mais rapidamente, têm vindo à luz. Jamais poderia acreditar que houvesse uma conspiração para me derrubar da Presidência da República. Mas os fatos me convenceram. E são incontestáveis”

XX MOSTEV: Mostra de Teatro e Dança da Vitória segue até o próximo dia 22.

A XX MOSTEV – Mostra de Teatro e Dança da Vitória – começou no último dia 13 de outubro e segue até o próximo dia 22. As apresentações estão ocorrendo no Teatro Silogeu José Aragão. Com uma robusta programação,  que inclui peças teatrais para o público adulto e infantil,  danças, oficinas e palestras, o empreendimento cultural vem sendo  prestigiado por um bom números de pessoas.

Na noite de ontem (10) marquei presença. Acompanhei várias apresentações. Grupos de outras cidades também estão fazendo parte da extensa programação. Mais uma vez, parabenizo o produtor cultural antonense Leonardo Edardna,  pela liderança que, junto com sua equipe, vem promovendo nossa cidade, Vitória de Santo Antão, no cenário artístico estadual.

Um ponto de ligação entre o Papa Francisco, os Mártires da Rio Grande do Norte e o nosso Monte das Tabocas.

Em Cerimônia, ocorrida na Praça de São Pedro do Vaticano, nesse domingo (15), o Papa Francisco canonizou os “30 mártires do Rio Grande do Norte”, considerados os primeiros mártires do Brasil. O derramamento de sangue, em dois massacres distintos, com aproximadamente cento e cinquenta mortos, partiram dos  holandeses calvinistas na direção dos católicos, em julho e outubro de 1645.

Os trágicos eventos marcaram de forma emblemática a “guerra religiosa”, então  travada entre holandeses e portugueses,  nas terras do Nordeste Brasileiro. Em um dos ataques, às margens do Rio Uruaçú,  oitenta católicos, adultos e crianças – uma com apenas dois meses de vida – foram despidos e mortos, por não aceitarem se converter ao protestantismo.

Muito bem, para os mais atentos e com um pouco mais de conhecimento histórico, naturalmente, entende-se  que os “falsos profetas”, em nome de Deus,  cometeram todo tipo de atrocidade. Religião e Estado, Fé e Poder são “irmãos siameses” e “primos carnais”, respectivamente, isto é: indissociáveis…

Pois bem, saindo da seara religiosa concentro-me, agora,  no “ponto de ligação” entre o ato administrativo do atual  Pontífice com a nossa polis, particularmente com o nosso Sítio Histórico do Monte das Tabocas. A épica batalha, travada e vencida nas nossas terras, entre os luso-brasileiros e flamengos, em 03 de agosto de 1645, configura-se, de maneira prática, como o ponto de partida para a restauração do domínio português nos trópicos, antes sob a batuta dos holandeses, que perdurou vinte e quatro anos – 1630 a 1654.

De resto, como antonense observador da cena local e sintonizado com as boas causas,  atinentes  ao nosso torrão, entendo que a canonização dos “mártires de Cunhaú e Uruacú” “adubam”,  ainda mais,  à importância histórica do nosso Monte das Tabocas. Aliás, pelo dinamismo da historiografia cada dia que se passa  O MONTE ganha  “mais corpo e musculatura”,  no contexto do mundo acidental.

Infelizmente a “miopia administrativa” e o desinteresse irresponsável, assim como o despreparo intelecto/cultural que adorna e adornou as “mentes brilhantes” dos nossos atuais e últimos gestores municipais,  nos inclina a dizer que tudo continuará como antes, ou seja: ADORMECIDO E DESPREZADO!!!

 

Na figura da professora Acidalia Tavares, parabenizamos os mestres!!

Foi ainda no Brasil Imperial, no dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila, que D. Pedro I baixou o Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil. De acordo com o decreto, dali  em diante, “todas as cidades, vilas e lugarejos” teriam suas escolas, para ensinar as primeiras letras. Isso ocorreu exatamente no dia 15 de outubro de 1827.

Ainda no bojo do decreto especificava-se: “para os meninos, a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática. Às meninas, sem qualquer embasamento pedagógico, estavam excluídas as noções de geometria. Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, cozinhar etc) para a economia doméstica”.

Foi um professor paulista – cento e vinte anos depois -, precisamente em 1947, que teve a ideia de homenagear os professores no dia 15 de outubro. No discurso do professor Becker, surgiu a famoso pela frase “Professor é profissão. Educador é missão

Pois bem, foi só com o Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963, que o dia passou a ser feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”. Nesse contexto, é na figura emblemática da professora vitoriense Acidalia Tavares, que parabenizamos todos os Mestres antonenses…

Doutor Carlos Rios: “Patrimônio Arqueológico Subaquático de Pernambuco”.

Dentro do evento promovido pelo Instituto Histórico da Vitória e a Fundação Paranã-buc, intitulado I Ciclo de Palestras – Arqueologia e Patrimônio – aconteceu, na manhã do sábado (14), no Salão Nobre da Casa do Imperador, a exposição do Doutor Carlos Rios, realçando o Patrimônio Arqueológico Subaquático de Pernambuco.

Depois de uma rápida introdução sobre o assunto o palestrante “mergulhou” literalmente no tema. Com referências sobre a legislação vigente e informações oficiais já catalogadas sobre os naufrágios, ocorridos na costa pernambucana, o mesmo oportunizou informações preciosas e curiosas sobre o tema, muitas das quais bem distantes do nosso cotidiano.

O Baby Alegria fez a festa da criançada na tarde do feriado.

Na tarde de ontem (12) – Dia das Crianças – a Agremiação Carnavalesca Baby Alegria fez a festa da criançada. Como acontece há vários anos, antes do bloco “ganhar” as principais ruas da cidade, os pequenos, juntamente com seus pais e o público em gera,  assistiram uma peça teatral,  encenada no palco da Praça Dom Luiz Brito, produzida pela companhia vitoriense Máquina Teatral. Veja o vídeo:

No trio elétrico, a artista vitorienses Watusi comandou a festa. Com um repertório alegre e “pra cima”,  ela interpretou musicais que agradou a criançada, assim como fez os pais e os avós relembrarem do tempo de meninice. Veja o vídeo:

De  Parabéns, contudo,  mais uma vez,  está o casal amigo,  Charles e Lisandra,  pela organização da festa que, de certa forma alegrou toda cidade no dia dedicado a criançada.

Em Vitória as Óticas Diniz também participam da campanha nacional – ” DINIZ SOCIAL”.

A maior Rede de óticas do País – Óticas Diniz -, em parceria com fornecedores e profissionais liberais estar promovendo,  mais uma edição da campanha “Diniz Social”. Esse projeto, entre outros objetivos, busca promover solidariedade e desencadear a chamada “corrente do bem”. Em toda Brasil mais de dez mil crianças estão sendo beneficiadas pela campanha.

Na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, o evento intitulado “Diniz Social” é uma  iniciativa da direção das Óticas Diniz, que é coordenado pela gerente comercial Jakyelle Medeiros. Num primeiro momento, em idade escolar, através das diretoras e professoras de escolas públicas, crianças que apresentavam alguma insuficiência no aprendizado são  selecionadas para receber um diagnóstico e, posteriormente, se necessário, receber das Óticas Diniz os óculos correspondente. Tudo isso sem qualquer custo para as respectivas famílias.

Também fazendo parte dessa corrente, na qualidade de empresas parceiras, as Clínicas OFTALMOPLUS, na pessoa do doutor Antonio Quintino  e  a COVI – Clinica Oftalmológica da Vitória, sob a coordenação do Doutor Mário Emery Filho expressaram satisfação e sentimento de dever cumprido, por ser mais um ele da corrente do bem. Na ocasião, registramos, em vídeo, o depoimento dos profissionais que  participaram.

Na nossa cidade mais de vinte crianças serão beneficiadas. As Óticas Diniz, na Vitória de Santo Antão,  atendem o público, clientes e amigos em três endereços: Rua Dr Aluísio de Melo Xavier, na Avenida Mariana Amália e no Vitória Park Shopping.