7ª Feijoada da ABTV – Engarrafamento PITÚ – Barriga DÁgua – Paulo Freitas.

Já fazendo parte do calendário carnavalesco vitoriense, acontecerá no dia 13 de janeiro, no Restaurante Gamela de Ouro mais edição da Feijoada da ABTV. O evento, entre outros, tem como objetivo reunir a comunidade carnavalesca para homenagear figuras, empresas e agremiações que contribuíram e que ainda continuam engrandecendo o carnaval vitoriense.

Na edição de 2018, três homenagens estão programadas: Engarrafamento Pitú – Agremiação Carnavalesca Barriga da Água – Paulo Freitas (póstuma).

O evento também contará com orquestra de frevo e participação de vários artistas que se apresentarão nos blocos filiados a entidade (ABTV). O encontro festivo tem inicio as 11h e a pulseira/ingresso ao valor de R$ 20,00.

SAUDADE 2018: homenageia Pitú e Super Oara!

Mantendo a tradição a SAUDADE desfilará na segunda-feira de carnaval pelas ruas da Vitória de Santo Antão. No desfile serão lembrados os 80 anos do Engarrafamento Pitú e os 60 da Orquestra Super Oara.

Serviço:

SAUDADE – segunda-feira de carnaval – Trio Asas da América – Orquestra Super Oara.

Kit por R$ 75,00 à vista ou em 5x R$ 16,00 no cartão, no primeiro lote até o dia 20 de janeiro.

Ponto de vandas: Óticas Diniz – Posto BR Vitória – Farmácia Nossa Senhora de Fátima – Escritório do Blog do PIlako – Vendedores autorizados.

Associação do Carnaval Tradicional (ACTV) realiza sua confraternização com muito fervo.

Foi com muita fruta e PITÙ, Frevo no pé e animação que a Diretoria da ACTVAssociação do Carnaval Tradicional da Vitória – juntou o pessoal das agremiações e os foliões em geral para  sua Confraternização de final de ano, ocorrida na noite da sexta (29), no Clube dos Motoristas “O Cisne”, no bairro do Cajá.

Na ocasião, também foi comemorado a passagem dos vinte anos da Orquestra Ciclone, comandada pelo Maestro Givaldo. Na sua fala, o compositor e comunicador Guilherme Pajé  relembrou o acontecimento e sentenciou: “Vitória é a terra do frevo! E ponto final.”

Após tocar vários frevos na sede do “Cisne”, as Orquestras Ciclone e Venenosa realizaram um “arrastão” até o Pátio da Matriz. Pelo clima da festa, o folião vitoriense estar contando dias para cair no frevo.

Andréa Teixeira foi a primeira ganhadora do KIT DA SAUDADE!!!

Conforme anunciado, realizamos no último dia 30 o sorteio do Kit da Saudade. O mesmo aconteceu “ao vivo” através de uma LIVE na nossa página oficial do facebook. A ganhadora desse primeiro sorteio foi a carnavalesca/internauta Andréa Teixeira. Desde já, ela tem até o dia o dia 05 de janeiro – próxima sexta – para comparecer na redação do blog do Pilako para pegar o seu comprovante. PARABÉNS!!! Fique ligado, em breve teremos outro!!

https://www.facebook.com/asaudadetanarua/videos/1543995395636761/

ETESÃO: ensaio já é no próximo sábado, na Cascatinha do Daniel!

Prepare a fantasia! Para começar o ano com muito frevo e animação, no próximo sábado (06), a partir da 11h, na Cascatinha do Daniel a Agremiação Carnavalesca “ETESÃO” promoverá o  seu ensaio de rua, visando o carnaval 2018. O encontro será animado por duas orquestras de frevo.  A Venenosa e a Ciclone. “O Etesão”, pela sua tradição e força, constitui-se numa das mais emblemática marcas do nosso carnaval. Tem no seu hino, composto pelo talentoso Gustavo Ferrer, um chamamento para o folião cair no passo…

O ano da virada chegou: em 2018 o juiz é você!!

Gostando ou não, com ou sem a sua permissão,  estamos “em cima” da virada do ano. Com ou sem fé,  que tudo irá mudar no ano que se avizinha, temos que admitir que o clima se torna-se favorável para seguirmos por novos caminhos, desde que os já trilhados não estejam mais confortáveis. Só o fato de estarmos nos auto-avaliando já é, por demais, positivo.

A palavra “Réveillon”, no idioma francês, tem origem no verbo “Réveiller” que significa acordar ou reanimar (em sentido figurado). Desde criança, escuto que não devemos deixar o “ano velho”,  e receber o “ano novo” dormindo. Segundo a crença dos mais velhos, isso dá azar!

Na qualidade de vitoriense das antigas ainda guardo nas paredes da memória aquele “apagão” na hora da virada,  que acontecia na cidade. Hoje pode parecer bobagem, mas, na cabeça das pessoas que vivenciaram aquela  tipo de “travessia”,  o mesmo funcionava como  uma espécie de divisor, de ponte, isto é, deixava-se o ano velho e adentrava  num novo tempo!!

A simbologia é algo importante na vida do ser humano. A simples virada de um  ano, por sí só, não muda ninguém. A perspectiva da mudança, muitas vezes, por mais que não aceitemos, reside latente dentro de nós. A vontade de abandonar velhas práticas e vícios que nos incomoda, por exemplo, com a chegada do novo ano, ganha um incentivo quase que universal e acaba, de qualquer forma,  influenciando todos coletivamenet.

Para nós brasileiros, particularmente, o ano de 2018 será emblemático. Após a pior crise econômica já vivenciada no País, onde “lambemos as sobras do fundo poço”, precificam os especialistas que 2018 será a hora da virada. No mundo futebolístico, ano de Copa do Mundo, os apaixonados sonham em devolver aos alemães aqueles 7X1 do Mineirão.

Já no campo político, que deveria ser tratado com menos paixão e mais razão, mais uma vez,  encontra-se nas mãos do eleitor a oportunidade de fazer surgir uma NOVA NAÇÃO. Temos que, na assepsia da palavra, renovar e mudar. Com o nosso voto temos  que mandar os germes e as bactérias da política brasileira para o fundo das grades. Na urna, todos nós seremos juízes.

Para nós vitorienses ou antonenses, ou até mesmo santonenses, a virada de ano nos joga literalmente, de corpo e alma,  nos braços do Glorioso Santo Antão.  Em clima de euforia e festa cairemos dentro da nossa festa maior, ou seja: O CARNAVAL VITORIENSE. Portanto, com essa postagem, concluímos  o ano de 2017 do nosso Jornal eletrônico, intitulado Blog do Pilako. Continuaremos juntos em 2018. Nessa hora, vale a  costumeira e sempre atual frase: FELIZ ANO NOVO!

O Primeiro Natal da Paz: uma boa iniciativa!

Na noite do último sábado (23) estava no Pátio da Matriz e registrei o desfile do Papai Noel, promovido pela prefeitura. O Natal da Paz, como assim ficou intitulado, foi uma boa iniciativa da gestão. Se a decoração natalina aplicada nos logradouros públicos não foi a “melhor do mundo”, a mesma cumpriu a sua função, ou seja: deu clima natalino a cidade e levantou o astral da criançada.

A força da tradição exige que os gestores municipais sejam sensíveis à causa. A força do catolicismo e o interesse do comércio com as festas do final de ano muda o astral da população,  nos quatros cantos do Brasil.

Para as famílias mais humildes, que não dispõe de recursos financeiros para viagens e programações mais sofisticadas encontrar o Papai Noel desfilando nas ruas da sua cidade, sobretudo para as crianças, é algo inesquecível. Todos nós já fomos crianças e acreditávamos que o presente recebido havia sido uma “obra” do bom velhinho, faz parte do imaginário lúdico infantil…

Fica provado também, principalmente para os que acham que as coisas boas só são encontradas fora da cidade,  que somos  autossuficiente em produções artística.  O que precisa, evidentemente, é mais investimento e oportunidade aos artistas da terra.

Esperamos, contudo, que essa promoção natalina não seja mais uma “chuva de verão”. Para o primeiro anos tudo foi válido. Fica, portanto, o prefeito Aglailson Junior e toda sua equipe no compromisso de montar, para o natal de 2018, uma programação mais elástica e com muito mais atrativos, recrutando, evidentemente mais artistas locais para montarem as chamadas “super produções”.

Confraternização da ACTV – Associação do Carnaval Tradicional da Vitória.

Logo mais à noite, com inicio previsto para 20h, haverá a confraternização da ACTV – Associação do Carnaval Tradicional da Vitória. O encontro será no Clube dos Motoristas e será animado pela Orquestra de Frevo Ciclone. Na ocasião também acontecerá uma homenagem  à passagem dos vinte anos da Orquestra Ciclone e ao Maestro Givaldo. Em desfile pelas ruas da cidade o evento tem como ponto de encerramento o Pátio da Matriz.

Regis do Amendoim: “agradeço a Deus e ao pessoal da APAMI”.

Convalescendo de intervenção cirúrgica, ocorrida no último dia vinte, o amigo Reginaldo de Barros, o popular Régis do Amendoim, passou o Natal no “estaleiro”. Na manhã do último domingo (24), estive em sua residência para lhe fazer uma visita. Como ele conversa muito, cheguei lá por volta das 10h e sai após as 11h.

Falou-me de todos os preparativos e dos seus temores, quando chegou a “hora da faca”. Demonstrando animação e muita fé em Deus, aproveitou minha passagem para gravar um vídeo. Agradeceu a todas as pessoas envolvidas no processo, sobretudo a equipe da APAMI. Veja o vídeo:

Mais uma placa da sinalização de trânsito tombada no chão…

Exatamente há sessenta dias postei uma matéria aqui cujo título foi: Alerta: a placa de trânsito poderá cair na sua cabeça!!! Pois bem, hoje pela manhã a referida placa tombou e tomará o mesmo destino de tantas outras congêneres. Ou seja: LIXO.

O pior disso tudo, segundo informações das pessoas que trabalham nas proximidades, foi que a placa, no momento do tombo, por pouco não atingiu pessoas que estavam caminhando  na calçada.

A AGTRAN continua sucateada. Ao que parece sua principal função, tal qual na gestão anterior, também não será posta em prática, ou seja: planejar, desenvolver, disciplinar  e executar questões voltadas à mobilidade urbana. Estamos fechando o primeiro ano da nova gestão e ainda não conseguimos observar nada, absolutamente nada que possamos sublinhar ou destacar como ação consistentes e transformadoras.

“O BARRO É MÁGICO”: sentenciou o renomado artista vitoriense, Fernandes Rodrigues

Recentemente, assisti um vídeo – abaixo reproduzido – retratando a relação do artista vitoriense, Fernandes Rodrigues, com o seu trabalho. Dizem os  técnicos  que o bom orador se faz, já o artista nasce feito.

Dentro dessa perspectiva Fernandes revela que desde criança já brincava com o barro, fazendo peças ingênuas que retratava o cotidiano da  sua origem , isto é: Zona Rural.

Foi com dedicação e esmero, muito trabalho e humildade que Fernandes tornou-se um profissional da arte. Suas peças, hoje, são expostas e admiradas nos quatro cantos do Mundo. Sem esquecer, evidentemente, que seu trabalho também ganhou forma e materializou-se em algumas praças da nossa cidade.

O Mestre Fernandes Rodrigues conseguiu o sonho de todo artista: VIVER DA SUA ARTE. “ Eu vivo o barro, o barro foi quem me escolheu… Quando você entra no mundo dele… Não dá sede, não dá fome… Você trabalha fora de hora… Você fica ali… O barro é mágico”. Sentenciou o amigo Fernandes Rodrigues…

SPG Studio: cada dia mais estiloso e equipado!

Em recente visita ao SPG STUDIO, comandado pelo talentoso artista Samuka Voice, para gravar a chamada da SAUDADE – Carnaval 2018 – fiquei surpreso com o novo layout e as modernas instalações. Na qualidade de autodidata, o Samuka é quem desenha, planeja e executa as mudanças no seu próprio espaço. No dia que esse cara inventar algum tipo de objeto para voar, pode ficar certo!! O negócio vai voar…

Bambam: um guerreiro do bem!!!

É na hora difícil que conhecemos os verdadeiros amigos. É no desespero dos necessitados que surgem as pessoas solidárias e comprometidas com o bem comum. O Gleidson Santos, nosso amigo Bambam, que aliás foi um dos nossos “apelibiografado” do nosso segundo livro – Apelidos Vitorienses – recebeu na sua firma, recentemente,  a equipe da Rede Globo de Televisão para contar um pouco da sua história e do seu empreendedorismo.

Quem teve ou tem algum tipo de contato com o Bambam conhece o seu “alto-astral”, assim como o seu comprometimento profissional. Bambam é um camarada que avançou no “mundo dos negócios” colocando a “mão na massa”, de inverno a verão e quando as boas oportunidades surgiram ele estava preparado para transforma-las em realidade.

Com relação ao seu protagonismo, em relação ao  trágico incêndio, ocorrido recentemente no Supermercado Palácio do Alimentos, vale lembrar, que o mesmo já tem como “regra de vida” ser solidário. Ele já fez a mesma coisa em outros episódios não menos trágicos. Aliás, o Bambam já foi,  certa vez,  homenageado pela instituição do Corpo de Bombeiros.

Portanto, eis aí, na figura do nosso amigo Gelidson Santos – O BAMBAM – uma pessoa que merece nossa admiração e respeito. Recentemente, antes mesmo da reportagem da Rede Globo ser exibida, gravamos um vídeo com o amigo Bambam,  no Pátio da Matriz, onde o mesmo  se coloca a disposição da população para qualquer incêndio,  que por ventura possa vir  ocorrer. Veja o vídeo:

Agradeço a todos vocês…

Não irei citar nomes para não correr o risco de escapulir algum e, assim sendo, tornar-me injusto. Mas garanto que todos foram devidamente registrados. Refiro-me às mensagens de felicitações pela passagem, ontem (26), do meu aniversário.

Pessoalmente, por telefone, por e-mail, no face ou no zap, todas foram importantes e acolhidas com o carinho merecedor. De maneira que quero agradecer a todos. Muito obrigado mesmo!!! Do fundo do meu coração…

Pedro Ferrer, ainda em recuperação, volta ao seu torrão…

Para marcar o retorno do professor Pedro Ferrer ao nosso convívio, em função de uma intervenção cirúrgica nos olhos, que lhe “obrigou” o repouso absoluto por oitenta dias, sócios e amigos do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória compareceram,  na manhã do sábado (23), no Restaurante “Zé da Mula”, localizado no bairro do Jardim São Pedro,  para comer e beber em comemoração.

Em rápidas palavras, o professor Pedro agradeceu a solidariedade dos amigos e relatou um pouco do seu calvário,  dizendo que aproveitou o tempo ocioso para pensar ainda mais no nosso Instituto Histórico. Veja o vídeo: