Apelidos Vitorienses: PINDURA

pindura

Dando continuidade a nossa coluna, “Apelidos Vitorienses”, onde catalogamos vitorienses que são mais conhecidos na cidade pelo apelido que pelo próprio nome,  iremos hoje revelar a origem do apelido do senhor Samuel Francisco do Nascimento.

Contou-nos o amigo Samuel Francisco que, lá pelo final da década de 60 e início dos anos 70, ele então com 20 anos, tinha o costume de entrar nos circos que se instalavam na cidade, por debaixo da lona, para não pagar o ingresso.

Pois bem, desta feita um circo daqueles sem estrutura – popular “lona furada”- levantou acampamento no bairro do Matadouro. O dono do circo, que fazia de “um tudo”, trabalhava de vigia a palhaço principal.

Certa vez, durante o espetáculo, o palhaço do circo, que se chamava Palhaço PINDURA, “nessa altura do campeonato” já irritado com as “manobras” por debaixo da lona do amigo Samuel, parou no meio do seu show e disse: “o circo vai deixar a cidade, mais Vitória ganhou um  palhaço de verdade, ele se chama PALHAÇO PINDURA” – DISSE APONTANDO PARA O AMIGO SAMUEL FRANCISCO DO NASCIMENTO.

Desse dia em diante, os amigos de Samuel passou a chama-lo de Pindura. Portanto, este foi o motivo pelo qual o senhor Samuel Francisco do Nascimento, passou a ser mais conhecido na cidade pelo apelido – PINDURA – de que pelo próprio nome.  Veja o vídeo:

Veja outros Apelidos Vitorienses:

5 pensou em “Apelidos Vitorienses: PINDURA

  1. Sempre ouvi falar neste cidadão Pindura, homem digno, muito conhecido em nossa cidade por este apelido curioso, tenho um amigo evangélico que trabalhava consigo nos cuidados de um sítio que o mesmo possui lá para as bandas de Ladeira de Pedra. Quando o mesmo mencionava este nome, sempre me lembrei de um dono de circo, que era além de proprietário, palhaço, malabarista, equilibrista, fazia um teatro no circo, que haverei de morrer e jamais esquecerei, o quanto ri, chorei, quando o mesmo representava o casamento do palhaço, coração de luto, um teatro em homenagem aquela música interpretada por Texeirinha, Na verdade Pindura foi o melhor artista de circo que conheci em toda minha vida, era um cidadão muito forte, moreno claro, era muito assediado pelas mulheres por sua criatividade em que executava seu talento artístico. Eu Tinha apenas 9 anos, o seu circo passou uma boa temporada em Vitória, Eu vendia pirulito, vendia água buscada no chafariz e com os lucros sempre tinha o pagamento do ingresso, Quando não, saia as ruas gritando atras do palhaço para atrair a população para ao espetáculo da noite e consequentemente ganhava o direito a assistir o espetáculo.
    Quando nosso amigo Pindura deu esta entrevista, fiquei muito feliz, trouxe a tona uma lacuna que havia em minha Alma. Por onde anda o palhaço Pindura?
    Gostaria de agradecer ao nosso homem de negócio Pindura por tão esclarecedora entrevista, Me orgulha saber que um cidadão digno se orgulha de ser chamado pelo nome de um artista que alegrou tanto nossa infância, saber que o artista foi assassinado, Mas alguém de espírito tão nobre se ORGULHA EM PRESERVAR O SEU APELIDO.

  2. Pingback: Internauta Paulo souza comenta na coluna “Apelidos Vitorienses” | Blog do Pilako

  3. Pingback: Apelidos Vitorienses: GIBA DO BOLO. | Blog do Pilako

  4. Pingback: Apelidos Vitorienses: Mané Mané | Blog do Pilako

  5. Pingback: Apelidos Vitorienses: Zé Catinga. | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *