Apelidos Vitoriense: China Contador

Dando continuidade a nossa coluna de “Apelidos Vitorienses”, hoje vamos revelar a origem do vulgo do nosso amigo Carlos Alberto Ferreira do Nascimento, o conceituado profissional da contabilidade “CHINA CONTADOR”.

Contou-nos CHINA, que é natural da cidade de Escada, que logo que veio morar em Vitória, no início da década de 60, ainda garoto gostava de jogar bola, algo natural para os garotos da época. Descobriu, através de amigos, os campinhos  de futebol no terreno cheio de pé de jurubeba, naquele tempo afastado da cidade, local hoje onde se encontra o bairro do Cuscuz.

Naquele tempo o amigo China, já portador da deficiência visual conhecida por ASTIGMATISMO  jogava nos times aspirantes, que tinha como regra fazer os jogos iniciais antes  dos chamados “jogos principais”. Sendo assim, jogava CHINA e seus amigos da mesma idade, sempre no início da tarde, ou seja com sol escaldante.

Pois bem, o nosso amigo Carlos Alberto, em muito momento precisa forçar a visão para poder enxergar a bola, coisa que muitas vezes não conseguia, contudo, seus companheiros de time sem entender absolutamente nada das suas dificuldades ficavam ARRETADOS   dizendo: “abre o olho chinês” ou ainda “vai chinês, pega a bola!”.

Sendo assim, podemos afirmar que o apelido “China” foi mais um, entre tantos, que surgiram nos campos de peladas da nossa cidade, sendo o amigo   Carlos Alberto Ferreira do Nascimento a ser mais um vitoriense conhecido mais pelo apelido de que pelo próprio nome.