Praça Futebol Clube: Moisés Sales conta como tudo começou…

img_2585x

Por ocasião de um vídeo gravado com o amigo Zé Ribeiro, que foi postado aqui no blog e que servirá de conteúdo para o segundo livro Apelidos Vitoriense, o mesmo revelou uma das facetas vivenciada por um grupo de jovens,  que depois veio se formalizar no contexto do “Praça Futebol Clube” e Clube Carnavalesco “ A Praça”.

Sobre o referido vídeo, disse-me o então famoso “camisa 10 da Praça”, Moisés Sales: “Pilako, eu assisti o vídeo de Zé Ribeiro e fiquei muito emocionado. Tudo verdade. Quem levava a radiola com os discos para a calçada da Igreja da Matriz, era eu. Fizemos muitos quadros do “QUAL É A MÚSICA?”,  naquela época a gente  imitava  o programa de Silvio Santos”.

Pois bem, no feriado de “finados”, ocorrido na última quarta (02), bati um alongado papo com o amigo Moisés Sales, onde o mesmo contou-me várias histórias envolvendo a “Turma da Praça”. Sugeri, inclusive, que  gravássemos  uma serie de vídeos (ele aceitou) contando os muitos fatos daquele período que compreendeu o final dos anos 60 até a metade dos anos 90.

Como ponto de partida para os registros que serão feitos, doravante, questionei  sobre o inicio do time da Praça. Como tudo começou. Disse-me Moisés que nos primeiros anos da segunda metade da década de 60, muitos garotos, inclusive ele, se reuniam no Pátio da Matriz para jogar bola. À época de chão batido. Tudo começou, de fato, em 1968.

Segundo Moisés, foi o desportista vitoriense que se chamava  Seu Antônio da Cobal, então presidente da Liga Vitoriense, que, ao promover um torneio de futebol infanto-juvenil, no Campo do Dique, despertou o interesse da turma que bati pelada na praça, participar pela primeira vez de um jogo de futebol de campo. Isso ocorreu em fevereiro 1968.

Sem nenhuma experiência em futebol de campo e com um padrão de camisa alugado,  disputando no modelo “mata-mata”, o time dos meninos foi empatando os jogos sem gols e ganhando nos pênaltis. Segundo Moisés os destaques nas penalidades foram o goleiro Nau (filho de Seu Badinho do Leão) e Misso de Mané Maques. “Nau pegou tudo e Misso foi o cara”. Disse Moisés Sales.

Para surpresa de todos, inclusive dos próprios, o então incipiente Time da Praça sagrou-se campeão do Torneio Vitoriense Infanto-Juvenil, sem marcar um gol sequer. Com muita festa e animação o grupo, ao regressar ao Pátio da Matriz, deu uma volta triunfal na Praça, empunhando o troféu de campeão. Este, portando, foi o inicio do Praça Futebol Clube que começou em 1968 e seguiu até o inicio da década de 80 (82\83) e que depois também chegou a participar do carnaval vitoriense, inclusive com alegoria. Veja o vídeo:

1 pensou em “Praça Futebol Clube: Moisés Sales conta como tudo começou…

  1. Pingback: Moisés Sales: “tomei uma atitude indigesta. Hoje, eu não tomaria (….) Joel Neto ficou chateado, com razão”. | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *