O dia da votação foi calmo e tranquilo.

img_1979

Desde a última eleição municipal (2012) que os condutores do processo eleitoral local – Juízes e Promotores – conseguiram se antecipar aos problemas recorrentes do dia da votação, onde, antes, os próprios políticos juntamente com sua militância promoviam e disseminavam a bagunça e a algazarra  nas principais ruas e locais de votação da cidade.

Com o bloqueio de algumas ruas a circulação dos  veículos ficou comprometida. É verdade que algumas pessoas reclamaram do ponto de vista da mobilidade, mas também é verdade que tal iniciativa ceifou pela raiz aquelas manifestações “espontâneas” das mini-carreatas e desfiles dos candidatos na garupa de uma motocicleta.

img_1964

O inteligente isolamento de alguns locais de votação (prédio) proporcionou tranquilidade e segurança ao eleitor que não estava engajado nas campanhas políticas. Mais uma vez, observamos que pessoas foram contratadas para servir de “paisagem colorida” nas ruas, sobretudo próximos aos locais de votação.

Com atuação marcante a Polícia Militar se fez presente. Apesar das dificuldades inerentes a uma operação dessa natureza onde a esmagadora maioria dos delitos via de regra,  são cometidos por pessoas que não tem histórico criminal, aumentar a sensação de segurança com deslocamentos estratégicos e demonstração de força é uma ação frutífera. À proibição da venda de bebida alcoólica foi outra medida coerente tomada pelos magistrados.

img_1995

Portanto, assim como em 2012, parabenizamos, mais  uma vez,  os condutores do nosso pleito pela organização do dia da votação. Já com relação ao combate ostensivo à chamada “compra de votos”, praticadas nas caladas da noite,  nas 48 horas que antecedeu o dia “D”, infelizmente precisamos de medidas mais amplas e duras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *