Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes é entregue restaurado ao povo pernambucano.

Após meses de acordos e restauros, a população pernambucana recebeu, nesta sexta-feira (17), o Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes, de autoria do artista plástico pernambucano Francisco Brennand, totalmente recuperado e em local de destaque no Recife: na Via Mangue, no Pina, próximo ao antigo aeroclube.  

Com a entrega, concluiu-se um trabalho que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) iniciou há dois anos, quando, em dezembro de 2019, fez a primeira inspeção ao monumento, ainda em seu local de origem no girador da Rodovia BR 232 (Praça Camilo Pereira Carneiro), no bairro do Curado.  

“Um dia importante para Pernambuco. O MPPE teve participação importante nessa inauguração histórica, em um local mais visível, de uma obra restaurada do grande artista Francisco Brennand. Foi por iniciativa da nossa instituição que empresas e entidades públicas se irmanaram para recuperar o monumento e entregá-lo ao povo pernambucano”, destacou o procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto Freitas. 

A restauração e a transferência de local devem-se à sensibilidade de empresas e entidades públicas, que se uniram em torno do objetivo de recuperar a obra, que é um patrimônio histórico, artístico e cultural de Pernambuco. Foram responsáveis pela reparação a empresa Concrepoxi Engenharia Ltda, Instituto Histórico Arqueológico e Geográfico de Pernambucano, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Instituto Francisco Brennand, Polícia Militar de Pernambuco, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).  

Cada entidade ficou responsável por obrigações definidas na recuperação do monumento. O DNTI o doou à Cidade do Recife. O patrocínio ficou a cargo da CHESF. A Concrepoxi Engenharia assumiu a remoção, restauro e requalificação do monumento. O Instituto Francisco Brennand garantiu a originalidade e a autenticidade integral da obra, fabricando três novas cabeças dos guerreiros que foram destruídas pelo vandalismo. Os serviços de infraestrutura de base e de instalação elétrica ficaram a cargo da Emlurb. Já o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano doou a placa descritiva do fato histórico, que ficará anexada ao monumento. A Polícia Militar se encarregará de proteger do monumento contra a ação de criminosos e vândalos após sua inauguração.  

“Hoje, realizamos uma tríplice reparação. Com a obra, estamos homenageando os heróis da Batalha dos Guararapes, fato histórico definidor da formação da pátria brasileira. Estamos prestando reverência à memória de Francisco Brennand, um dos maiores artistas plásticos pernambucanos, que retratou a história de Pernambuco e de sua gente. E com o povo pernambucano, que recebe de volta um símbolo histórico e artístico de inestimável valor”, avaliou o promotor de Justiça José da Costa Soares, responsável pelo Acordo Extrajudicial e Resolutivo, que agregou as empresas e instituições no restauro do monumento.

Todo o processo de restauro das peças ficou a cargo de profissionais especializados, que atuaram desde a retirada do monumento original, remoção da argamassa de fixação das placas cerâmicas, restituição precisa das faces das placas e restauração da face vitrificada. Já as três esculturas que ficam em cima do monumento tiveram suas cabeças danificadas reconstruídas e só foram removidas e reimplantadas quando a nova base de concreto, na Via Mangue, foi concluída, devido ao tamanho (1,90m) e ao peso (1,5 ton) de cada uma. Elas representam os heróis da Batalha dos Guararapes André Vidal de Negreiros, Henrique Dias e Antônio Filipe Camarão.

“Os heróis estavam combalidos, mas foram reavivados. Essa é a obra mais importante de meu pai e, agora, está à vista das próximas gerações de pernambucanos”, atestou Maria Helena Brennand, filha de Francisco Brennand.

“O MPPE mostra o fortalecimento de seu trabalho em defesa do patrimônio artístico-cultural, com a articulação que finalizou na restauração dessa obra, juntando poder público e empresas privadas em torno desse propósito, que hoje se mostra exitoso”, salientou o prefeito do Recife, João Campos.

A solenidade de entrega do monumento encerra as comemorações da Semana do MP, em 2021.

História – A obra Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes é datada do ano de 1980. Encontrava-se abandonada, pichada, fragmentada, sem manutenção, de difícil acesso, cercada por mato sem capinação. Além de recuperada, a obra estará iluminada e posta em local de destaque. Assim, voltará a ser apreciada pelo povo recifense, com a memória de Francisco Brennand homenageada e em reverência aos dois anos da morte do artista, a serem completados em 19 de dezembro deste ano.

A Batalha dos Guararapes foi a luta armada que durou de abril de 1648 a fevereiro de 1649, no Monte dos Guararapes, região do município de Jaboatão dos Guararapes. Ela envolveu os luso-brasileiros e o exército invasor holandês pelo domínio da região Nordeste do Brasil. É considerada um marco simbólico quanto à origem de um sentimento de patriotismo e de nacionalismo brasileiro. Decisiva, portanto, para a formação da identidade da pátria brasileira.

Exposição – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) lançou, no dia 9 de dezembro, a exposição fotográfica Tríplice Reparação – Retratos da restauração, requalificação e transplante do Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes, com imagens que retratam as etapas de restauração do Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes. A mostra estará disponível para visitação até fevereiro de 2022 na galeria no térreo do Centro Cultural Rossini Alves Couto, no Recife.

ASSESSORIA. 

1 pensou em “Monumento aos Heróis da Batalha dos Guararapes é entregue restaurado ao povo pernambucano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *