Um “Dia de Finados” diferente de todos da nossa história!!!

Instituído  pela Igreja  Católica desde o século XIII, o dia 02 de novembro passou a ser o dia dedicado aos mortos. O famoso “Dia de Finados” ou mesmo “Dia dos Fiéis Defuntos”. Na nossa “aldeia” – Vitória de Santo Antão – o Cemitério São Sebastião é o palco principal dessa devoção católica.

Antes, porém, do dia 09 de maio de 1875 –  data da inauguração do Cemitério São Sebastião na nossa cidade – os nossos defuntos, por assim dizer, foram distribuídos em vários “cemitérios”: na Bairro da Matriz, no entorno da Igreja Matriz, nos vários “mini” cemitérios dos engenhos, nos “clandestinos” e até nos dos “coléricos”, local em que hoje configura a via conhecida como “Estrada Nova”.

Nesse contexto, nesses quase 400 anos de história do nosso lugar, hoje, 02 de novembro de 2020, em particular do Cemitério São Sebastião, nunca antes vivenciamos um dia “oficial” dedica aos mortos em que, para ter acesso ao local, se fez necessário  medir a temperatura corporal,  higienizar as mãos com álcool e ser obrigado a usar a máscara.

Alguém, então, poderia alertar: Pilako, o cemitério foi inaugurado no ano de  1875, mas em 1918 também ocorreu  um momento pandêmico, “A Gripe Espanhola”,  em que o uso da máscara foi recomendado. Nesse sentido, segue a resposta:  Sim, é verdade, mas, salvo pesquisa mais aprofundada, nunca encontrei nos arquivos locais nenhuma referência sobre esse assunto. Assim sendo, podemos afirmar que hoje, 02 de novembro de 2020, nesse particular,  é um dia que devemos cataloga-lo como “histórico” para os antonenses.

Com efeito, para marcar essa passagem, de maneira “IN LOCO”, estive logo cedo no nosso cemitério – São Sebastião. Por lá, tudo tranquilo e sem o costumeiro alvoroço dos fiéis e dos sempre eufóricos  ambulantes que comercializam os “produtos do dia”, ou seja: flores e velas.

Portanto, na qualidade de estudioso da história local, esse é mais um registro,  a título de contribuição às próximas gerações que postamos no nosso jornal eletrônico, intitulado Blog do Pilako.  A história é dinâmica e viva!!

Esta entrada foi publicada em A Lupa, Curiosidades Vitorienses, O Tempo Voa Documento. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Um “Dia de Finados” diferente de todos da nossa história!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *