Banda do Colégio 3 de Agosto: UM PATRIMÔNIO DE TODOS OS VITORIENSES!

Foto: Nossa Vitória

Na noite de ontem (21), excepcionalmente, estava na redação do blog, localizado aqui, na Praça Leão Coroado. Pois bem, quebrando o costumeiro  silêncio noturno  do nosso centro comercial eis que surge um ensaio da nossa magnífica Banda do Colégio 3 de Agosto. Naturalmente que, convidado pelo ritmo harmonioso e ao mesmo tempo frenético que fui à varanda para acompanhar.

Coincidência ou não, hoje, 22 de novembro, comemora-se o dia da Música e dos Músicos. A data é uma alusão direta a Santa Cecília – Padroeira da Música e dos Músicos – que segundo nos conta a tradição ela (Santa Cecília) cantava com tanta doçura que um anjo desceu do céu para ouvi-la.

Aliás, aqui na nossa Vitória de Santo Antão, contam os livros que em 11 de dezembro de 1926 foi fundado pelo musicista competente, José Francisco de Mendonça, o “Orfeão Santa Cecília” com o objetivo de cultivar a boa musica.

O grupo musical reunia “cerca de 20 senhorinhas da melhor sociedade vitoriense e alguns rapazes”. O “Orfeão” contava com pianistas, violonistas, bandolinistas e flautistas que ensaiavam em sua sede à Praça Dom Luiz de Brito.

A histórica musical clássica na nossa terra, Vitória de Santo Antão, é rica e nos remete ao inicio do século XIX, quando ainda éramos a Vila de Santo Antão. Hoje, a Banda do Colégio 3 de Agosto, sob a batuta do competente  Maestro Pacheco,  apoiado pelo o ex integrante da mesma, atualmente na qualidade de gestor  do educandário, Max Bley, tem honrado a nossa tradição musical muito além dos nossos territórios.

Apenas para ter uma ideia da força da nossa Banda 3 de Agosto, em 2017, foi campeã em todos os concursos que participou e está “escalada” para representar Pernambuco num certame nacional.

Abaixo, portanto, segue alguns vídeos gravados do ensaio da banda que virou um PATRIMÔNIO DE TODOS OS VITORIENSES!

Esta entrada foi publicada em A Lupa, Editorial. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *