Banda do Colégio 3 de Agosto: UM PATRIMÔNIO DE TODOS OS VITORIENSES!

Foto: Nossa Vitória

Na noite de ontem (21), excepcionalmente, estava na redação do blog, localizado aqui, na Praça Leão Coroado. Pois bem, quebrando o costumeiro  silêncio noturno  do nosso centro comercial eis que surge um ensaio da nossa magnífica Banda do Colégio 3 de Agosto. Naturalmente que, convidado pelo ritmo harmonioso e ao mesmo tempo frenético que fui à varanda para acompanhar.

Coincidência ou não, hoje, 22 de novembro, comemora-se o dia da Música e dos Músicos. A data é uma alusão direta a Santa Cecília – Padroeira da Música e dos Músicos – que segundo nos conta a tradição ela (Santa Cecília) cantava com tanta doçura que um anjo desceu do céu para ouvi-la.

Aliás, aqui na nossa Vitória de Santo Antão, contam os livros que em 11 de dezembro de 1926 foi fundado pelo musicista competente, José Francisco de Mendonça, o “Orfeão Santa Cecília” com o objetivo de cultivar a boa musica.

O grupo musical reunia “cerca de 20 senhorinhas da melhor sociedade vitoriense e alguns rapazes”. O “Orfeão” contava com pianistas, violonistas, bandolinistas e flautistas que ensaiavam em sua sede à Praça Dom Luiz de Brito.

A histórica musical clássica na nossa terra, Vitória de Santo Antão, é rica e nos remete ao inicio do século XIX, quando ainda éramos a Vila de Santo Antão. Hoje, a Banda do Colégio 3 de Agosto, sob a batuta do competente  Maestro Pacheco,  apoiado pelo o ex integrante da mesma, atualmente na qualidade de gestor  do educandário, Max Bley, tem honrado a nossa tradição musical muito além dos nossos territórios.

Apenas para ter uma ideia da força da nossa Banda 3 de Agosto, em 2017, foi campeã em todos os concursos que participou e está “escalada” para representar Pernambuco num certame nacional.

Abaixo, portanto, segue alguns vídeos gravados do ensaio da banda que virou um PATRIMÔNIO DE TODOS OS VITORIENSES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *