Trabalho e exploração infantil na Vitória de Santo Antão !!

img_3141

Recentemente li uma matéria no Diário de Pernambuco que teve por objetivo realçar alguns números e algumas causas do trabalho infantil no Brasil. Segundo dados do PNAD (2014) mais 3,3 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, estão em situação de trabalho infantil.

Falar de “exploração” do trabalho infantil num pais como o nosso, sobretudo da região na qual estamos inseridos (Nordeste) é sempre um tema muito delicado. Uma coisa são as leis e os programas que são apresentados, na prática sabemos que as coisas ficam muito aquém do minimamente do razoável.

Existe uma “linha muito sensível” para ser observada. Onde começa o abuso dos pais, em fazer com que seus filhos trabalhem precocemente, muitas das vezes em atividades desenvolvidas para o sustento da própria família,  e  em que ponto termina sua responsabilidade de criar seus filhos,  com direito a brincar e conviver com outras crianças na comunidade cujo estado mantém-se totalmente ausente  e que o chefe do tráfico de droga é o sujeito que cria e executa as Leis  vigentes?  A discussão é muito ampla.

Na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, para observar crianças trabalhando não precisa de nenhuma operação especial: basta caminhar na feira livre, principalmente aos sábados. O problema,  imagino, não é detectar e constatar que existe  criança  trabalhando, o “X” da questão é saber o que o governo propõe e assegura para que a mesma possa viver condignamente com atividades alusivas ao seu tempo etário. Todos os pais, indiscutivelmente, querem o melhor para seus filhos. O problema, contudo, está justamente entre o querer e o poder.

Ainda segundo a matéria do Diário de Pernambuco, dos 184 prefeitos eleitos em Pernambuco em 2016, somente 33 assinaram o compromisso com a Fundação Abrinq – Organização que tem como  objetivo mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência. Até o presente momento, o prefeito eleito da nossa cidade, Aglailson Junior, não firmou parceria com a referida fundação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *