Prefeito Elias Lira “convoca” ambulantes para invadir calçadas no Centro Comercial da Vitória.

img_3118-logo

Durante a campanha municipal de 2008 o então deputado Elias Lira consorciado com o também deputado Henrique Queiroz, alardearam nos quatro cantos da cidade que, caso ganhassem a disputa, promoveriam uma “cidade bem administrada”.

No transcurso dos quatro anos do mandato, basicamente empregaram os parentes na prefeitura, acomodaram os seus respectivos cabos eleitorais e foram “empurrando os problemas mais urgentes com a barriga”, uma vez que faltava argumento ao seu principal opositor para questiona-lo sobre os mesmos (problemas), num provável novo confronto eleitoral, mais adiante.  Na campanha de 2012 o mantra desenvolvido por Elas Lira foi: “o que tá bom, vai ficar melhor”.

Reeleito, em 2013, o prefeito Elias Lira começou seu quarto mandato como prefeito da Vitória. Na partida  “contratou” a Rede Globo de Televisão para fazer uma reportagem  falando  mal dos ambulantes que ocupavam as calçadas do Centro Comercial  como  também para chancelar que o trânsito local era uma verdadeira  bagunça. Aliás, por mim já catalogado como uma espécie de trânsito “salve-se quem puder”.  Em seguida,  criou uma agência de trânsito e emitiu a seguinte nota:

Atenção vitória! Atenção vitorienses!  

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão comunica aos criadores de animais que, a partir do dia 01 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos adotará todas as medidas cabíveis para apreensão de animais que estiverem soltos nas ruas, avenidas e praças da cidade. 

A prefeitura comunica também aos comerciantes ambulantes, que deverão retirar suas barracas, carros de mão, painéis e cavaletes que se encontram nas calçadas da Avenida Mariana Amália e demais áreas do centro da cidade, obstruindo a passagem de pedestres e contrariando o que dispõe os artigos 85 e 86 do Código de Postura do Município, que garantem a ordem, a segurança, o livre trânsito e bem estar dos transeuntes. 

As medidas serão tomadas a partir de 01 de fevereiro deste ano, decorrente da necessidade de ordenamento das vias urbanas, em especial pela preservação das condições de higiene e saúde pública, atendendo apelos da população e autoridades constituídas. 

A Prefeitura da Vitória agradece, desde já, pela atenção, colaboração e compreensão de todos os ambulantes e criadores de animais. 

Evite constrangimento. Mantenha sua cidade limpa. 

Prefeitura da Vitória de Santo Antão

 

Com relação aos animais soltos nas ruas, avenidas e praças que  a gestão do Governo de Todos prometeu apreender e resolver, vale salientar:  FOI UM FRACASSO TOTAL. Já com relação ao comercio ambulante, exercido nas calçadas do Centro, parcialmente, a bronca foi resolvido.

A operação denominada de “Novo Centro”, segundo informação do site da própria prefeitura, à época, contou com “um total de 60 profissionais”. Na ocasião, sobre o referido projeto,  disse o diretor da AGTRAN, Hildebrando Lima: “o trabalho está no caminho certo e o vitoriense vai aos poucos se acostumando com esse novo modelo de gestão”.

Foto: Reprodução/Site da Prefeitura Municipal de Vitória

Foto: Reprodução/Site da Prefeitura Municipal de Vitória

Muito bem, sem querer entrar na recente disputa eleitoral municipal, neste momento, apenas farei referência à situação em que se encontram,  novamente, as calçadas das ruas do nosso Centro Comercial. Vale a pena lembrar que um pouco antes e muito fortemente após o pleito eleitoral do dia 02 de outubro (2016),  os ambulantes voltaram para as mesmas calçadas, desta vez,  “com força total”.

Foto: Reprodução/Site da Prefeitura Municipal de Vitória

Foto: Reprodução/Site da Prefeitura Municipal de Vitória

O curioso disso tudo é que ainda estamos sob o comando da mesma administração onde os atuais secretários disseram, lá no inicio da gestão (2013), que precisavam “devolver as calçadas aos pedestres e ordenar o comércio ambulante”. Pergunto ,  então: em qual dos dois houve mudança, na necessidade dos pedestres ou  no interesse dos gestores?

Implicitamente, contudo, o abandono total  do controle do comércio ambulante no Centro, entre tantas outras operações, é mais uma “bola quadrada” que o prefeito Elias Lira deixa de herança maldita  para o seu sucessor, prefeito eleito Aglailson Junior.

elias-e-agla

Algumas pessoas incrédulas (aparentemente) estão falando desse lado macabro do prefeito Elis Lira, que elas  apenas ouviam falar,  mas não acreditavam. Uns até me confessaram: “Pilako, quando tu colocava matérias no blog falando de algumas coisas sobre Seu Elias, eu não gostava, mas hoje sou obrigada a dizer que eu é que estava enganada”.

Portanto, eis aí, alguns registros que devem ser levados em consideração pelos escritores da história da Vitória de Santo Antão, iniciada brilhantemente pelo professor Aragão e que vem sendo alimentada e continuada  por outros também ilustres escritores antonenses.

2 pensou em “Prefeito Elias Lira “convoca” ambulantes para invadir calçadas no Centro Comercial da Vitória.

  1. Os vendedores ambulantes não atrapalha em nada ha espaço pra todo mundo a população nunca aprovou esta perseguição nojenta aos ambulantes.

    • Vendedores ambulantes não atrapalham a passagem dos pedestres? Como assim? Dois corpos não ocupam um mesmo lugar no espaço. O que você falou, Evaldo, não tem sentido algum. As calçadas precisam estar desocupadas para que os pedestres, inclusive cadeirantes e deficientes visuais, caminhem sem obstáculos. É assim que funciona em qualquer cidade civilizada e desenvolvida de todo o planeta Terra. Abra a sua mente e não partidarize suas convicções toscas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *